Google Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

09 - SEPTEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Parte 5 de 7)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
dos dias 25 e 26 de setembro
Jonas & Miquéias


EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 





reading the bible photo: The Bible with God'sLight from Above bible_light_above_hb.gif


Psalm 119
 111 Thy testimonies have I taken 
as an heritage for ever: 
for they are the rejoicing of my heart. 
112 I have inclined mine heart 
to perform thy statutes alway, even unto the end. 






Spain






reading the bible photo: The Bible with God'sLight from Above bible_light_above_hb.gif


Salmo 119
 111 Por heredad he tomado 
tus testimonios para siempre; 
Porque son el gozo de mi corazón.
112 Mi corazón incliné á poner por obra 
tus estatutos de continuo, hasta el fin.







Portugal








reading the bible photo: The Bible with God'sLight from Above bible_light_above_hb.gif


Salmo 119
111 Os teus testemunhos tenho eu tomado 
por herança para sempre, 
pois são o gozo do meu coração.
112 Inclinei o meu coração a guardar 
os teus estatutos, para sempre, até ao fim. 













CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
SEPTEMBER

Old Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Ezekiel
17 18 19
2
Ezekiel
20 21
3
Ezekiel
22 23
4
Ezekiel
24 25 26
5
Ezekiel
27 28
6
Ezekiel
29 30 31
7
Ezekiel
32 33
8
Ezekiel
34 35 36
9
Ezekiel
37 38
10
Ezekiel
39 40
11
Ezekiel
41 42 43
12
Ezekiel
44 45
13
Ezekiel
46 47 48
14
Daniel
1 2
15
Daniel
3 4
16
Daniel
5 6
17
Daniel
7 8
18
Daniel
9 10
19
Daniel
11 12
20
Hosea
1 2 3 4 5 6 7
21
Hosea
8 9 10 11 12 13 14
22
Joel
1 2 3
23
Amos
1 2 3 4 5
24
Amos 
Obadiah
Amos 6 7 8 9

25
Jonah 
Micah
Jonah  1 2 3 4
Micah  1 2
26
Micah
3 4 5 6 7
27
Nahum
Habakkuk
Nahum  1 2 3
Habakkuk  1 2 3
28
Zephaniah
Haggai
Zephaniah  1 2 3
Haggai  1 2
29
Zechariah
1 2 3 4 5 6
30
Zechariah
7 8 9 10
           


  

Spain


SEPTIEMBRE

El Antiguo Testamento


   

DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Ezequiel
17 18 19
2
Ezequiel
20 21
3
Ezequiel
22 23
4
Ezequiel
24 25 26
5
Ezequiel
27 28
6
Ezequiel
29 30 31
7
Ezequiel
32 33
8
Ezequiel
34 35 36
9
Ezequiel
37 38
10
Ezequiel
39 40
11
Ezequiel
41 42 43
12
Ezequiel
44 45
13
Ezequiel
46 47 48
14
Daniel
1 2
15
Daniel
3 4
16
Daniel
5 6
17
Daniel
7 8
18
Daniel
9 10
19
Daniel
11 12
20
Oseas
1 2 3 4 5 6 7
21
Oseas
8 9 10 11 12 13 14
22
Joel
1 2 3
23
Amós
1 2 3 4 5
24
Amós
Abdias
Amós 6 7 8 9
25
Jonás
Miqueas
Jonás  1 2 3 4
Miqueas 1 2
26
Miqueas
3 4 5 6 7
27
Nahum
Habacuc
Nahum  1 2 3
Habacuc  1 2 3
28
Sofonías
Hageo
Sofonías  1 2 3
Hageo 1 2
29
Zacarías
1 2 3 4 5 6
30
Zacarías
7 8 9 10






Portugal


SETEMBRO

Velho Testamento




DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Ezequiel
17 18 19
2
Ezequiel
20 21
3
Ezequiel
22 23
4
Ezequiel
24 25 26
5
Ezequiel
27 28
6
Ezequiel
29 30 31
7
Ezequiel
32 33
8
Ezequiel
34 35 36
9
Ezequiel
37 38
10
Ezequiel
39 40
11
Ezequiel
41 42 43
12
Ezequiel
44 45
13
Ezequiel
46 47 48
14
Daniel
1 2
15
Daniel
3 4
16
Daniel
5 6
17
Daniel
7 8
18
Daniel
9 10
19
Daniel
11 12
20
Oséias
1 2 3 4 5 6 7
21
Oséias
8 9 10 11 12 13 14
22
Joel
1 2 3
23
Amós
1 2 3 4 5
24
Amós
Obadias
Amós 6 7 8 9

25
Jonas
Miquéias
Jonas  1 2 3 4
Miquéias  1 2
26
Miquéias
3 4 5 6 7
27
Naum
Habacuque
Naum 1 2 3
Habacuque  1 2 3
28
Sofonias
Ageu
Sofonias  1 2 3
Ageu  1 2
29
Zacarías
1 2 3 4 5 6
30
Zacarías
7 8 9 10



ESTUDO BÍBLICO 
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO

Autor: Pr Forrest Keener





[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento




Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.



(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America







ESTUDO BÍBLICO 
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos

Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.





ÍNDICE

LIVROS PROFÉTICOS


[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS




"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.

Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."




Palavra Prudente
BrazilUnited States of America










O IMPÉRIO ASSÍRIO  
(The Assyrian Empire)

assyrian empire photo: Neo-Assyrian Empire EmpireAssyriaHR.jpg

A Queda de Samaria 
e o Cativeiro Assírio de Israel 
 (The  Fall of Samaria and the Assyrian Captivity of Israel)
722 a.C.

THE ASSYRIAN SIEGE OF SAMARIA IN 721 B.C. photo FALL_OF_SAMARIA_.jpg





















introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)


Reino Dividido
Israel & Judá
(Divided Kingdom - Israel & Judah)


Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)



Kings of ...
(Reis de...)
Start
of reign
(Início do Reinado
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado
(anos)
Prophets to ...
(Profetas para...)
Judah
(Judá)
Israel
Judah
(Judá)
Israel
1. Rehoboam
931 BC
0
17
1. Jeroboam
931 BC
0
22
(Ahijah)
2. Abijah
913 BC
18
3
3. Asa
911 BC
20
41
2. Nadab
910 BC
21
2
3. Baasha
909 BC
22
24
(Jehu)
4. Elah
886 BC
45
2
5. Zimri
885 BC
46
7 days
6. Omri
885 BC
46
12
7. Ahab
874 BC
57
22
(Elijah)
4. Jehoshaphat
870 BC
61
25
(Micaiah)
8. Ahaziah
853 BC
78
2
(Elisha)
9. Joram
852 BC
79
12
5. Jehoram
848 BC
83
8
6. Ahaziah
841 BC
90
1
10. Jehu
841 BC
90
28
7. Queen Athaliah
841 BC
90
6
8. Joash
(Joás)
835 BC
96
40
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese)
11. Jehoahaz
814 BC
117
17
12. Jehoash
798 BC
133
16
9. Amaziah
796 BC
135
29
Jonah (to Nineveh) (approx)
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29

782 BC
149
41
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7; 
2 Crônicas 26.1-23

767 BC
164
52
Isaiah (until Hezekiah)

14. Zechariah
753 BC
178
6 months
15. Shallum
752 BC
179
1 month
16. Menahem
752 BC
179
10
17. Pekahiah
742 BC
189
2
18. Pekah
740 BC
191
20
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8

740 BC
191
16
Micah (until Hezekiah)
Miquéias (até Ezequias)
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27

732 BC
199
16
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23)
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
732 BC
199
9
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21; 
2 Crônicas 29.1-32.33

716 BC
215
29
14. Manasseh
687 BC
244
55
15. Amon
642 BC
289
2
Nahum (to Nineveh) (approx)
16. Josiah

640 BC
291
31
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)

17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
609 BC
322
3 months
18. Jehoiakim

609 BC
322
11
Habakkuk (approx)
19. Jehoiachin

597 BC
334
3 months
20. Zedekiah

597 BC
334
11
592 BC
339
Ezekiel,
Daniel
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez)
335
Obadiah (to Edom)
Obadias 
(para Edom)
520 BC
411
Haggai, Zechariah
(Esther)
478 BC
453
(Ezra)
458 BC
473
(Nehemiah)
445 BC
486
433 BC
498
Malachi

Nota: BC = a.C








Nínive, capital da Assíria


nineveh, photo: NINVEH nineveh.jpg

A Perversidade em Nínive
Jonas 1:2



A Idolatria em Nínive



Deusa Istar

goddess ishtar photo: Ishtar Ishtar.jpg




NÍNIVE


Capital do Império da Assíria. Os hebreus compunham toda a população que rodeava a cidade e ocupavam o distrito na confluência do Tigre, e o Alto Zabe, sob a denominação de Nínive, a grande cidade, Gn 10.11,12; Jn 1.2; 3.3; Judite 1.1. Nínive, na acepção mais restrita, achava-se situada na margem oriental do Tigre, na foz do pequeno tributário, hoje conhecido pelo nome de Khoer, 50 quilômetros acima da confluência do Zabe. Foi construída por gente de origem babilônica, Gn 10.11. Tinha como divindade tutelar a deusa Istar, onde desde tempos remotos possuía um templo. Este santuário prendeu a atenção de Sansiramã no ano 1800 A.C., e tendo caído em decadência, foi reconstruído com grande esplendor, por Asurubali no ano 1400 A.C. Assur, situada a 111 quilômetros ao sul de Nínive, na margem fronteira do rio, havia servido de sede do governo, mas Salmanasar, construiu um palácio em Nínive pelo ano 1300 A.C., e fez dela a capital do império. (...) Os assírios eram grandes guerreiros e levavam para a capital os despojos das naçções vencidas para lhes servir de adorno. (...)


Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis


2) Nínive



   Capital da Assíria, localizada no norte da Mesopotâmia na margem oriental do rio Tigre. Jonas e Naum profetizaram ao povo de Nínive.

Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família


3) Nínive



Capital do império Assírio (Gn 10:12), ao nordeste da Palestina. Jonas tinha que pregar contra os seus pecados, que eram tão grandes, que exigiam a intervenção divina (o modo de dizer isto é “subiram até Deus”, embora seja óbvio que Deus sempre veja tudo).


Fonte:  Bíblia Vida Nova










1. Sobre o Ministério do Profeta  JONAS







1) Jonas



Jonas, filho de Amitai. Este profeta viveu em Samaria durante o reinado de Jeroboão II (782-753 a.C.) quando Israel ainda não percebia que a Assíria estava prestes a destruí-la (cf Am 7:10, que mostra a tentativa de Amós em dar-lhe o alarme).




Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova


2) Jonas


JONAS, Pomba.

Nome de um dos profetas de Israel, filho de Amitai, natural de  Gate. Antes de findar o reinado de Jeroboão II, profetizou que Israel recobraria os antigos limites desde a entrada de Hamate até ao mar no deserto, 2 Rs 14.25; Jn 1.1. (...)


2 Reis 14:25 Foi ele que restabeleceu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até o mar da Arabá, conforme a palavra que o Senhor, Deus de Israel, falara por intermédio de seu servo Jonas filho do profeta Amitai, de Gate-Hefer.

Jonas 1: 1 Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:


(...) O objetivo deste livro é mostrar que a graça de Deus não se limitava a beneficiar os filhos de Abraão, e que os gentios, conquanto ainda fora do alcance da lei, também poderiam participar dos favores divinos. Além desta grande lição, o livro de Jonas oferece ilustrações de grande valor espiritual. (...)



Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis


3) Jonas




Gatehefer - (Gath-hepher)



Jonas era Galileu, da cidade de Gatehefer, perto de Nazaré. Os fariseus no tempo de Cristo evidentemente não repararam isso, quando disseram que jamais algum profeta veio da Galiléia (7:52). Ministrou às Dez Tribos no reinado de Jeroboão II, durante o qual profetizou referente à restauração de algum território israelita (II Reis 14:25-27). Quando terminou o ministério de Eliseu, começou o seu; Jesus mesmo deu testemunho da existência da pessoa de Jonas, do seu livramento milagroso e do seu ofício profético (Mat. 12:40).

Fonte: “Através da Bíblia Livro por Livro”










2. Sobre o Ministério do Profeta MIQUÉIAS



Morasti - (Moresheth)




Miquéias 1:1 Palavra do SENHOR, que em visão veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, sobre Samaria e Jerusalém. [BVN]





1) Miquéias



Nome de um profeta natural de Morasti (*), cidade que parece ter pertencido a Judá, não distante de Gate, e que por algum tempo serviu de dependência dos filisteus. Miquéias profetizou nos reinados de Jotão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá, Miq 1.1; Jr 26.18. Começou, portanto, a sua carreira, pouco depois do seu contemporâneo Oséias e também depois de Isaías, cf. 1.1 com Is 1.1 e Oséias 1.1. (...).
(...) O livro de Miquéias é o sexto dos profetas menores. Seu autor profetizou nos reinados de Jotão, de Acaz e de Ezequias, 1.1. O seu conteúdo mostra que foi escrito depois dos reinados de Onri e de Acabe, 6.16, no tempo em que a Assíria era potência temida pelos israelitas, 5.5,6, e pelo menos, em parte, quando a Samaria e o reino do norte ainda existiam, 1.6-14; porém, não se pode dizer quanto tempo antes da queda de Samaria, foram proferidas as palavras contidas no cap, 1.5-7; porque, desde os dias de Ozias e de Jotão, os profetas ainda estavam anunciando a queda de Samaria, Os 1.6; 3.4; 5.9; Am 2.6; 3:12; 5.1-3,27; 6.1,7-11,14; Is 7.8,9; 8.4; e a desolação de Judá, Os 5.10; Am 2.4; Is 6.1;11-13; 7.17-25. A alusão à queda de Basã e Gileade poderá indicar um período mais distante do que 733-732 A.C., quando Tiglate-Pileser invadiu aquele território e levou cativos os seus habitantes, Mq 7.14, onde a expressão “dias antigos” se refere à ocupação da região de Israel, desde o tempo da conquista e daí para diante, cp. Os vv. 14 e 20. A profecia do cap. 3.12, foi anunciada durante o reinado de Ezequias, Jr 26.18, se bem que Miquéias poderia ter tratado do mesmo assunto algum tempo antes.
As profecias de Miquéias, referem-se especialmente a Judá, e são dirigidas ao povo do reino do sul, mas, nem por isso, deixam de compreender todo o Israel, 1.1,5-7, 9-16. As transições abruptas indicam que o livro é antes um sumário dos ensinos do profeta, do que uma série continuada de discursos distintos. (...).


(*) Morasti, ou Moresete

Fonte:  Dicionário da Bíblia John D. Davis




2) Miquéias



O nome significa “quem é como o Senhor?” Era natural de Moresete-Gate (mencionada no v 14, do cap. 1), daí se chamar morastita. A época do seu ministério, 739-686 a.C., indica-se pelos nomes dos reis de Judá que se dão neste versículo: Jotão, 739-731; Acaz, 731-715; Ezequias, 715-686. Na época deste profeta, o “progresso” e a “civilização” tinham levado o povo a se esquecer das virtude reais, entregando-se a uma competição comercial que reduziu a nada os menos habilidosos, que nem ficavam com os pequenos terrenos que cada família tinha recebido desde os tempos antigos. Novos métodos internacionais de desenvolvimento, cultura, comércio e indústria se faziam acompanhar por novos pensamentos: a idolatria das nações.

Fonte:  Bíblia Vida Nova

















I. JONAS





English - [KJV]


 1 2 3 4




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4





Português - [JFA]

 1  2 3 4







       ESBOÇO

        O PROFETA REBELDE, 1:1-17


Jonas, um profeta em Israel


A Vocação de Jonas, a sua Fuga e o seu Castigo, 1:1-17

O Senhor Chama, Jonas se Rebela, 1:1-3

Nínive


Tarsis






A vocação de Jonas








Jonah 1

1 Now the word of the LORD came unto Jonah the son of Amittai, saying, 
2 Arise, go to Nineveh, that great city, and cry against it; for their wickedness is come up before me. 


Jonas 1
1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 




A Fuga de Jonas

de Jope (Joppa)
Moderna Jafa - (Modern Jaffa)

para Tarsis (Tarshish)






Jonas 1:3 But Jonah rose up to flee unto Tarshish from the presence of the LORD, and went down to Joppa; and he found a ship going to Tarshish: so he paid the fare thereof, and went down into it, to go with them unto Tarshish from the presence of the LORD. 


Jonas 1:3 E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR. 












1.3 Társis.  Provavelmente uma cidade que ficava no sul da Espanha, de onde os fenícios traziam o metal que ali se refinava, em troca de outras mercadorias. A fuga de Jonas tinha por finalidade, escapar de um incumbência difícil, e, talvez, evitar a conversão e a preservação daquela nação que seria uma ameaça para Israel. Jope era realmente o porto marítimo mais acessível a Judá e a Israel: de lá, Jonas pretendia ir ao lugar mais afastado de Nínive que ele conhecia.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




O Senhor Interpõe uma Tempestade, 1:4-6




A Grande Tempestade no Mar


sea storm photo:  war_sea_horses_background.jpg





Jonah 1

4 But the LORD sent out a great wind into the sea, and there was a mighty tempest in the sea, so that the ship was like to be broken. 
5 Then the mariners were afraid, and cried every man unto his god, and cast forth the wares that were in the ship into the sea, to lighten it of them. But Jonah was gone down into the sides of the ship; and he lay, and was fast asleep.
6 So the shipmaster came to him, and said unto him, What meanest thou, O sleeper? arise, call upon thy God, if so be that God will think upon us, that we perish not. 



Jonas 1
4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.
5 Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono.
6 E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.








                Os Marinheiros Intervêm, 1:7-16




Jonas é lançado ao Mar







Jonah 1
7 And they said every one to his fellow, Come, and let us cast lots, that we may know for whose cause this evil is upon us. So they cast lots, and the lot fell upon Jonah.  
8 Then said they unto him, Tell us, we pray thee, for whose cause this evil is upon us; What is thine occupation? and whence comest thou? what is thy country? and of what people art thou? 
9 And he said unto them, I am an Hebrew; and I fear the LORD, the God of heaven, which hath made the sea and the dry land. 
10 Then were the men exceedingly afraid, and said unto him, Why hast thou done this? For the men knew that he fled from the presence of the LORD, because he had told them. 
11 Then said they unto him, What shall we do unto thee, that the sea may be calm unto us? for the sea wrought, and was tempestuous. 
12 And he said unto them, Take me up, and cast me forth into the sea; so shall the sea be calm unto you: for I know that for my sake this great tempest is upon you. 
15 So they took up Jonah, and cast him forth into the sea: and the sea ceased from her raging. 



Jonas 1
7 E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 
8 Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? 
9 E ele lhes disse: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. 
10 Então, os homens se encheram de grande temor e lhe disseram: Por que fizeste tu isso? Pois sabiam os homens que fugia de diante do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. 
11 E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se acalme? Por que o mar se elevava e engrossava cada vez mais. 
12 E ele lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade. 
15 E levantaram Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. 














1.9 Temo ao Senhor.  A Bíblia fala de dois tipos e temor: 1) Há o medo dos homens e das coisas, demonstrado pelos marinheiros no v 10; 2) Há o temor do Senhor, que é a piedade, o respeito para com as coisas eternas, que traz consigo o ódio ao mal, Sl 19:9; Pv 1:7; 8:13. Este temor foi demonstrado por Jonas de uma maneira bem, imperfeita, por causa da sua desobediência (v 3) e se descontentamento (4:10-11).


1:12 Por minha causa. Jonas, a esta altura, já sabia que a sua desobediência era a causa do problema (cf v 4 com Hb 12:6,11).

 Fonte:  Bíblia Vida Nova







O Senhor Envia um Grande Peixe, 1:17




Jonas é Tragado por um Grande Peixe









Jonah 1:17 Now the LORD had prepared a great fish to swallow up Jonah. And Jonah was in the belly of the fish three days and three nights.


Jonas 1:17 Deparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.












Tubarão Baleia photo tubarao20baleia201.jpg 
O Tubarão Baleia 
é exemplo de grande peixe



1.17 Deparou...um grande peixe. Deus havia preparado um meio de restaurar Jonas à vida, e levá-lo a cumprir sua missão. Note-se que não era uma baleia (que não é um peixe, mas sim, um mamífero, e que aliás não tem garganta de tamanho suficiente para tragar um homem). Este foi um dos muitos milagres que sempre acompanharam a interferência divina na história humana, e das quais a mensagem bíblica está repleta, foi mencionado pelo Senhor Jesus Cristo e por Ele interpretado (Mt 12:39,40).


 Fonte:  Bíblia Vida Nova





    O PROFETA RESTAURADO, 2:1-3:10

     A Oração de Jonas no Ventre do Peixe, 2:1-10
              Jonas Ora, 2:1-9



A Oração de Jonas 

no Ventre do Peixe






Jonah 2
1 Then Jonah prayed unto the LORD his God out of the fish's belly,
2 And said, I cried by reason of mine affliction unto the LORD, and he heard me; out of the belly of hell cried I, and thou heardest my voice.
(...)



Jonas 2
1 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. 
(...)







O Senhor Livra a Jonas, 2:10




O Peixe Vomita Jonas 

na Praia







Jonah 2:10 And the LORD spake unto the fish, and it vomited out Jonah upon the dry land.


Jonas 2:10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra.











2:10 O peixe só restaurou Jonas à terra, depois de em seu coração se ter restaurado o desejo de pôr em prática a sua vocação missionária. Agora estava em condições físicas e espirituais para ouvir a palavra do Senhor que lhe veio a segunda vez (3:1), uma palavra mansa que oferecia uma segunda oportunidade. Foi perdoado da desobediência do passado, havendo então uma verdadeira submissão da parte de Jonas.

 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Jonas Obedece à Chamada, 3:1-4



Jonas vai a Nínive









Jonah 3
3 So Jonah arose, and went unto Nineveh, according to the word of the LORD. Now Nineveh was an exceeding great city of three days' journey. 



Jonas 3
3 E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.







Jonas Prega em Nínive, 3:1-4




Jonas prega aos Ninivitas








Jonah 3
4 And Jonah began to enter into the city a day's journey, and he cried, and said, Yet forty days, and Nineveh shall be overthrown.


Jonas 3
4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. 








O Arrependimento dos Ninivitas, 3:5-10


O Rei e os Súditos Ninivitas se Arrependem, 3:5-9




Os Ninivitas se Arrependem











Jonan 3
5 So the people of Nineveh believed God, and proclaimed a fast, and put on sackcloth, from the greatest of them even to the least of them.  
6 For word came unto the king of Nineveh, and he arose from his throne, and he laid his robe from him, and covered him with sackcloth, and sat in ashes.


Jonas 3
5 E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor. 
6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. 















3:5 Creram em Deus. Em primeiro lugar, acreditaram no aviso que o profeta lhes trouxe, reconhecendo que seus caminhos não atiniam com uma vida digna diante de Deus e que mereciam a destruição. Era o passo fundamental da fé (cf Rm 10:17), assim como o arrependimento é o primeiro passo para a aceitação do evangelho (Mc 1:15). Este arrependimento via-se entre os ninivitas nos símbolos externos de proclamar um jejum e se vestir de saco (vestimenta grosseira, pobre e desconfortável, feita de cabelo de cabritos, ou de crina). 

 Fonte:  Bíblia Vida Nova





O Senhor Adia o Julgamento, 3:10




Adiamento do Juízo 

por causa da Conversão




Jonas 3:10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.











O PROFETA SE RETIRA, 4:1-11



A Queixa de Jonas e a Resposta de Deus, Cap. 4


O Descontentamento de Jonas, 4:1-5




O Descontentamento de Jonas


Adicionar legenda






Jonah 4
1 But it displeased Jonah exceedingly, and he was very angry. 
2 And he prayed unto the LORD, and said, I pray thee, O LORD, was not this my saying, when I was yet in my country? Therefore I fled before unto Tarshish: for I knew that thou art a gracious God, and merciful, slow to anger, and of great kindness, and repentest thee of the evil. 


Jonas 4
1 Mas desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou todo ressentido. 
2 E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal. 













  4:1 Desgostou-se Jonas. Jonas preocupa-se com o  fato de sua profecia não se ter cumprido, por causa do arrependimento dos ninivitas. Não sabia que até há júbilo diante dos anjos de Deus por um único pecador que se arrepende (Lc 15:10)



4:2 Que Deus é misericordioso até para com os gentios, Jonas já havia entendido; o que estava fora da visão dele é que nada devia impedir que a mensagem do amor de Deus fosse pregada até aos confins da terra, para que nada limitasse o alcance da graça divina.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova





A Lição do Senhor, 4:6-11

Jonas Desagrada ao Senhor, 4:6-10




A Lição do Senhor








Jonah 4
6 And the LORD God prepared a gourd, and made it to come up over Jonah, that it might be a shadow over his head, to deliver him from his grief. So Jonah was exceeding glad of the gourd. 
7 But God prepared a worm when the morning rose the next day, and it smote the gourd that it withered. 


Jonas 4
6 E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira. 
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte, ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. 















 4:8 Jonas aprendeu a dar valor a uma planta, mas ainda teve que entender que a compaixão de Deus se estende a todas as suas criaturas.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




O SENHOR  demonstra Grande Misericórdia, 4:11





A Grande Misericórdia do SENHOR




Jonah 4
10 Then said the LORD, Thou hast had pity on the gourd, for the which thou hast not laboured, neither madest it grow; which came up in a night, and perished in a night: 
11 And should not I spare Nineveh, that great city, wherein are more than sixscore thousand persons that cannot discern between their right hand and their left hand; and also much cattle?


Jonas 4
10 E disse o SENHOR: Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que, em uma noite, nasceu e, em uma noite, pereceu; 
11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?















4:11  120.000 pessoas sem diretrizes religiosas formam um objeto mais digno da compaixão do missionário, do que o conforto próprio.

 Fonte:  Bíblia Vida Nova




     
      ANÁLISE



Devido ao seu conteúdo e espírito, o livro de Jonas revela a universalidade e a compaixão da graça de Deus. Isso fica indicado em 3:10 e é dito de modo geral em 4:11.
O livro é biográfico. Começa e termina com o Senhor falando com Jonas. Em primeiro lugar, Jonas recebe uma comissão de Julgamento; finalmente, o Senhor retrata a Sua misericórdia e compaixão. Entre essas duas expressões do caráter do Senhor jaz a reação de Jonas à justiça e à compaixão de Deus. Jonas recusou-se a aceitar a comissão do Senhor a fim de que os pagãos não viessem a arrepender-se e Deus não viesse a mostrar misericórdia. O coração magnânimo de Deus, perdoando os pagãos arrependidos, aparece em violento contraste com o espírito estreito, cheio de preconceitos e indisposto a perdoar, de Jonas.

      AUTOR




Visto que o livro apresenta qualquer asseveração sobre o seu autor, pode-se conjecturar razoavelmente que seu autor foi o próprio Jonas. Ele é filho de Amitai (1:1), sendo indubitavelmente o mesmo filho de Amitai que profetizou durante o reinado de Jeroboão II (cf 2 Rs 14:25)









JONAH

Notes on Jonah




Notes on
Jonah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. The disobedience of the prophet chs. 1—2

A. Jonah's attempt to flee from God 1:1-3

B. Jonah's lack of compassion 1:4-6

C. Jonah's failure to fear his sovereign God 1:7-10

D. The sailors' compassion and fear of God 1:11-16

E. Jonah's deliverance by God 1:17—2:1

F. Jonah's psalm of thanksgiving 2:2-9

G. Jonah's deliverance from the fish 2:10


II. The obedience of the prophet chs. 3—4

A. Jonah's proclamation to the Ninevites 3:1-4

B. The Ninevites' repentance 3:5-10

C. Jonah's displeasure at God's mercy 4:1-4

D. God's rebuke of Jonah for his attitude 4:5-9

E. God's compassion for those under His judgment 4:10-11





The following outline points out some of the parallels in the story nicely.29


I. A Hebrew sinner saved (1:1—2:10 [11])

A. Jonah's disobedience (1:1-3)

B. Jonah's punishment; heathen homage (1:4-16)

C. Jonah's rescue (1:17—2:10 [2:1-11])

1. God's grace (1:17 [2:1])
2. Jonah's praise (2:1-9 [2-10])
3. God's last word (2:10 [11])


II. Heathen sinners saved (3:1—4:11)


A. Jonah's obedience (3:1-4)

B. Nineveh's repentance (3:5-9)

C. Jonah's rebuke (3:10—4:11)

1. God's grace (3:10)
2. Jonah's plaint (4:1-3)
3. God's last word (4:4-11)



29 Allen, p. 200. The verse numbers in brackets are those in the Hebrew text. See also Robert B. Chisholm Jr., Handbook of the Prophets, pp. 408-9, for a similar outline.







google translate photo: Google Translate GoogleTranslate.png 












II. MIQUÉIAS





English - [KJV]


 1  2 3 4 5 6 7




Español - [RV 1909]

 1 2 3 4 5 6 7




Português - [JFA]


 1 2 3 4 5 6 7





Micah Commentaries & Sermons

https://www.preceptaustin.org/micah_commentaries

 



      ESBOÇO


I. IDENTIFICAÇÃO, 1:1







Micah 1:1 The word of the LORD that came to Micah the Morasthite in the days of Jotham, Ahaz, and Hezekiah, kings of Judah, which he saw concerning Samaria and Jerusalem. 


Miquéias 1:1 Palavra do SENHOR que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém. 








II. DENÚNCIA, Caps. 1-3

Repreensão Contra Samaria e Judá, 1:2-3:12



Ameaças contra Israel e Judá, 1:1-16






Ameaças

contra Israel & Judá




Micah 1
3 For, behold, the LORD cometh forth out of his place, and will come down, and tread upon the high places of the earth. 
4 And the mountains shall be molten under him, and the valleys shall be cleft, as wax before the fire, and as the waters that are poured down a steep place.
5 For the transgression of Jacob is all this, and for the sins of the house of Israel. What is the transgression of Jacob? is it notSamaria? and what are the high places of Judah? are they not Jerusalem? 
6 Therefore I will make Samaria as an heap of the field, and as plantings of a vineyard: and I will pour down the stones thereof into the valley, and I will discover the foundations thereof. 


Miquéias 1
3 Porque eis que o SENHOR sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. 
4 E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam em um abismo. 
5 Tudo isso por causa da prevaricação de Jacó e dos pecados da casa de Israel; qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém? 
6 Por isso, farei de Samaria um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas, e farei rebolar as suas pedras no vale, e descobrirei os seus fundamentos. 














1:5 Transgressão. Refere-se tanto à idolatria, como à injustiça, das quais as duas capitais, Samaria e Jerusalém, se haviam tornado centros; o abandono dos campos em busca da prosperidade urbana não tinha produzido um tipo de vida condizente com a piedade e o amor.


1:6 Por isso farei. Os vários passos que levaram à destruição final de Samaria, descrevem-se profeticamente nos vv 6-16, nos quais os nomes das cidades são o roteiro normal de qualquer invasor. Foi de fato o caminho seguido pelos assírios em 725 a.C. quando foram cercar Samaria, cuja destruição foi a primeira do rei Sargom II, em 722, depois de cercarem-na os exércitos, de seu pai, Salmaneser V. Esta é a invasão descrita em 2 Rs 17:1-18. 


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Ai dos opressores gananciosos, 2:1-5






Profecia Contra a Opressão




Micah 2
1 Woe to them that devise iniquity, and work evil upon their beds! when the morning is light, they practise it, because it is in the power of their hand. 
2 And they covet fields, and take them by violence; and houses, and take them away: so they oppress a man and his house, even a man and his heritage. 


Miquéias 2
1 Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão! 
2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. 











2:1 Maquinam o mal. O contexto sugere que o mal que está sendo cogitado é um modo legalmente viável de extorquir os bens do pobre, evitar os deveres cívicos e as exigências da consciência, de fazer grandes negociatas com lucros injustos, e burlar as leis.  O castigo divino, portanto, também vai ser “projetado”, v 3.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova



             Contra os falsos profetas, 2:6-11




Profecia Contra os Falsos Profetas







Micah 2:9 The women of my people have ye cast out from their pleasant houses; from their children have ye taken away my glory for ever.



Miquéias 2:9 Lançastes fora as mulheres do meu povo, da casa das suas delícias; dos seus meninos tirastes o meu louvor para sempre. 














2:9. Os perseguidores eram rápidos em exigir a desapropriação e o despejo dos pobres, também seriam desapropriados do favor divino, da sua herança celestial (v 10). Tendo recusado a mensagem da Palavra de Deus, evitando a misericórdia, não lhes haveria mais possibilidade de escutar nem entender nada além das palavras dos bêbados (v 11).

 Fonte:  Bíblia Vida Nova



O SENHOR congrega o restante de Israel, 2:12,13

         Ameaças contra os chefes, sacerdotes e falsos profetas, 3:1-12




Ameaças contra Chefes, Sacerdotes e Falsos Profetas 




Micah 3:5 Thus saith the LORD concerning the prophets that make my people err, that bite with their teeth, and cry, Peace; and he that putteth not into their mouths, they even prepare war against him. 



Miquéias 3:5 Assim diz o SENHOR contra os profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra. 





Poder do Espírito do Senhor







Micah 3:8 But truly I am full of power by the spirit of the LORD, and of judgment, and of might, to declare unto Jacob his transgression, and to Israel his sin. 


Miquéias 3:8 Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado. 













3:5 Paz. Os cartomantes e adivinhadores “profetizam” a felicidade para o cliente que lhes paga bem; assim também eram os falsos profetas que, como os mendigos, amaldiçoam aos que nada lhes dão (cf v 11).


3:8 Estou cheio do poder. Ao contemplar a obra dos falsos profetas, Miquéias, um aparte, proclama a natureza do verdadeiro profeta, vocacionado por Deus, recebendo uma missão específica e poder para cumpri-la; estas palavras,  juntamente com Am 3:7, definem a palavra “Profeta”. Pelo poder do Espírito Santo, Miquéias continua a obra começada por Amós, uns vinte anos antes, reverberando a ganância, a injustiça, a falta de caridade e a desobediência à vontade de Deus.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova





III. CONSOLAÇÃO, Caps. 4-7






A Esperança Consoladora de um Futuro Remidor, 4:1-5:15


O anúncio do chamamento dos gentios, 4:1-5:1, Is 2.1-4


               O nascimento do Messias e o seu reinado, 5:2-15








Profecia

 sobre o Nascimento do Messias

em Belém Efrata

Miquéias 5:2 com Mateus 2:5.6


bethlehem ephrata photo: Bethlehem 131218Shepherds-Watch-Their-Flocks-.jpg






Micah 5:2 But thou, Bethlehem Ephratah, though thou be little among the thousands of Judah, yet out of thee shall he come forth unto me that is to be ruler in Israel; whose goings forth have been from of old, from everlasting. 


Miquéias 5:2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 













5:2 E tu,. Belém Efrata. A Belém próxima a Jerusalém, onde nasceu Davi, rei iedal de Judá e de Israel, e onde haveria de nascer o Messias, o Senhor Jesus Cristo (Mt 2:5-6). Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o profeta é bem explícito em indicar o lugar desse acontecimento, dando-lhe seu antigo nome aramaico Efrata, além do nome hebraico Belém, ambos significando “Casa de Pão”. Tanto a divindade como a humanidade de Cristo são claramente apresentadas neste versículo: como Homem, nasceu na estrebaria em Belém; como Deus, existia “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (cf Is 7:13-14; 9:6-7).


5:5 Este será a nossa paz. Cristo possibilitou a paz entre nós e Deus quando derramou Seu sangue na Cruz (Ef  2:15-16); Ele é a nossa paz, (Ef 2:14); Ele traz paz ao coração, no novo nascimento (Rm 5:1; Jo 14:27); na Sua volta, Ele trará paz para o mundo (Is 9:7; Sl 72:3,7).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova


Grande Questão do Senhor com Israel, 6:1-7:20


         Deus e Seu povo em juízo, 6:1-8






Justiça - Misericórdia - Humildade







Micah 6:8 He hath shewed thee, O man, what is good; and what doth the LORD require of thee, but to do justly, and to love mercy, and to walk humbly with thy God? 


Miquéis 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus? 













6:8 N. Hom. O homem de Deus imita ao Senhor: 1) No tocante à ética, ele é justo; 2) No que tange à vida social, demonstra a misericórdia que perdoa e exalta; 3) No campo espiritual, submete-se alegre e humildemente à vontade divina (cf Rm 12:2; Cl 1:9,10).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova



   A injustiça terá seu castigo, 6:9-16




Acabe & Elias
I Reis 16:29 - 22:40


wicked king ahab and queen jezebel photo: ElijYah and King Ahab elijahandkingahab.jpg
O mau Rei Acabe & Rainha Jezabel
(wicked King Ahab and Queen Jezebel)




Micah 6:16 For the statutes of Omri are kept, and all the works of the house of Ahab, and ye walk in their counsels; that I should make thee a desolation, and the inhabitants thereof an hissing: therefore ye shall bear the reproach of my people.


Miquéias 6:16 Porque se observam os estatutos de Onri e toda a obra da casa de Acabe, e vós andais nos conselhos deles; para que eu faça de ti uma desolação e dos seus habitantes um assobio; assim, trareis sobre vós o opróbrio do meu povo.














6:16 Acabe. O mais idólatra dos reis do reino do norte, Israel. 

 Fonte:  Bíblia Vida Nova




A corrupção moral de Israel, 7:1-7





Corrupção Moral 

dentre as quais,

 Conflitos no Lar







Micah 7:6 For the son dishonoureth the father, the daughter riseth up against her mother, the daughter in law against her mother in law; a man's enemies are the men of his own house. 


Miquéias 7:6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora, contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. 





Esperança em Deus







Micah 7:7 Therefore I will look unto the LORD; I will wait for the God of my salvation: my God will hear me. 


Miquéias 7:7 Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. 














7:7 Eu, porém, olharei para o Senhor. O profeta mesmo, continua a confiar em deus, enquanto a nação, ao seu redor, incorre na prática do paganismo. Como parte legítima do remanescente fiel, é ele que tem de interceder a favor da sua nação, fazendo sua confissão e sua oração em conjunto com a nação pecaminosa (vv 8-20).

 Fonte:  Bíblia Vida Nova




         O SENHOR se compadece de Israel, 7:8-20






A Compaixão Divina







Micah 7
18 Who is a God like unto thee, that pardoneth iniquity, and passeth by the transgression of the remnant of his heritage? he retaineth not his anger for ever, because he delighteth in mercy.
19 He will turn again, he will have compassion upon us; he will subdue our iniquities; and thou wilt cast all their sins into the depths of the sea. 


Miquéias 7
18 Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e que te esqueces da rebelião do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade. 
19 Tornará a apiedar-se de nós, subjugará as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.













7:19 Nas profundezas do mar. Esta expressão simboliza um lugar de onde nada poderia voltar. Os pecados perdoados por Deus nunca mais poderão nos acusar, por muito que Satanás assim o queira; seu castigo, suas consequências eternas, até suas marcas no caráter, o próprio Deus apaga pelo sacrifício de Cristo na Cruz (Rm 8:31-49).




 Fonte:  Bíblia Vida Nova




      ANÁLISE



Os três primeiros capítulos da profecia de Miquéias apresentam os juízos do Senhor contra Judá e Israel, bem como a iminente condenação que aguardava aquelas nações. Os capítulos quarto e quinto oferecem consolação e esperança em  vista da questão dos idas vindouros, quando a casa do Senhor será restabelecida sobre o monte de paz permanente; um remanescente regressará a Sião, libertado do cativeiro na Babilônia; um libertador proveniente de Belém fará o Seu remanescente justo ser uma bênção no globo; e a terra prometida será expurgada de sua idolatria e opressão. Os capítulos sexto e sétimo declaram o caminho da salvação por meio da analogia de uma grande questão em tribunal de lei: o Senhor é o querelante e Israel é o réu. Relembrando o Seu povo de como fora livrado do Egito, e falando-lhes sobre a natureza da verdadeira adoração, o Senhor deplora seus tesouros de iniquidade e opressão. Isso é seguido pela confissão de culpa por parte de Israel e por uma oração para que o Senhor volte para pastorear o Seu povo como anteriormente. Miquéias conclui seu livro com um jogo de palavras baseado na significação de seu próprio nome: “Quem é semelhante a Deus?” Somente Deus pode perdoar e mostrar compaixão ao povo com o qual estabelecera a Sua aliança.

      AUTOR



Miquéias refere-se a si mesmo como o “morastita”. Era nativo de Moresete, perto de Gate, no norte da Filistia, cerca de trinta e dois quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Provavelmente, fora aldeão fazendeiro. Sua atividade como profeta cobre o reinado de três reis, desde  aproximadamente 738 até 698 a.C. O nome de seu pai não é mencionado, pelo que os eruditos concluem que sua família era de posição insignificante e humilde. Miquéias é um mestre no uso que faz da poesia hebraica. Ele defende a causa dos aldeões oprimidos contra os ricos arrogantes. Seu apelo em favor da religião autêntica só é equiparada pelo apelo semelhante de Tiago (cf 6:6-8 com Tg 1:27).




 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd





MICAH

Notes on Micah




Notes on
Micah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Heading 1:1

II. The first oracle: Israel's impending judgment and future restoration 1:2—2:13

A. The judgment coming on Israel 1:2-7

B. Lamentation over the coming judgment 1:8-16

1. Micah's personal response 1:8-9
2. Micah's call for the people's response 1:10-16

C. The sins of Judah 2:1-11

1. Sins of the wealthy 2:1-5
2. Sins of the false prophets and the greedy 2:6-11

D. A prediction of future regathering and leadership 2:12-13

III. The second oracle: the guilt of Israel's leaders and her future hope chs. 3—5

A. Condemnation of Israel's leaders ch. 3

1. The guilt of Israel's civil leaders 3:1-4
2. The guilt of Israel's religious leaders 3:5-8
3. The indictment of Israel's leaders 3:9-12

B. Blessing for Israel in the future chs. 4—5

1. The exaltation of Zion 4:1-8
2. The might of Zion 4:9—5:1
3. The King of Zion 5:2-5a
4. The peace of Zion 5:5b-6
5. The vindication of Zion 5:7-9
6. The purification of Zion 5:10-15

IV. The third oracle: God's case against Israel and the ultimate triumph of His kingdom chs. 6—7

A. The Lord's indictment against His people 6:1-5

B. Micah's response for the Israelites 6:6-8

C. The Lord's sentence of judgment 6:9-16

1. Israel's sins 6:9-12
2. Israel's punishment 6:13-16

D. Micah's lament over his decadent society 7:1-7

E. Micah's confidence in the Lord 7:8-20

1. Advice to the ungodly 7:8-13
2. Prayer for deliverance 7:14-17

3. Praise for forgiveness 7:18-20








google translate photo: Google Translate GoogleTranslate.png 










Atlas Bíblico








 

Photobucket.png





Free Bible images





wikipedia photo: wikipedia logo wikipedia-logo.jpg


BiblesNet.com


Royalty Free Stock Photography Community


Download & Purchase
Pictures used with permission from 
http://www.theglorystory.com

Renewed Strength


CLIPARTBEST.com

God's Word First Christian Ministry with God's Word First International Christian Ministry with Daniel Sweet



Visual Bible Alive

Gifs, Cliparts, Images, Greeting Cards











Nenhum comentário:

Postar um comentário