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terça-feira, 25 de novembro de 2014

11 - NOVEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 2i of 5)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
referente aos dias 7 e 8 de novembro
João, 11:1 - 12:11

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
NOVEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Luke
21 22
2
Luke
23 24
3
John
1 2 3
4
John
4 5
5
John
6 7
6
John
8 9
7
John
10 11
8
John
12 13
9
John
14 15 16
10
John
17 18
11
John
19 20 21
12
Acts
1 2 3
13
Acts
4 5 6
14
Acts
7 8
15
Acts
9 10
16
Acts
11 12 13
17
Acts
14 15 16
18
Acts
17 18
19
Acts
19 20
20
Acts
21 22
21
Acts
23 24 25
22
Acts
26 27 28
23
Romans
1 2 3
24
Romans
4 5 6 7
25
Romans
8 9 10
26
Romans
11 12 13 14
27
Romans
15 16
28
1 Corinthians
1 2 3 4
29
1 Corinthians
5 6 7 8
30
1 Corinthians
9 10 11
       


  

Spain


NOVIEMBRE

Nuevo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
Juan
1 2 3
4
Juan
4 5
5
Juan
6 7
6
Juan
8 9
7
Juan
10 11
8
Juan
12 13
9
Juan
14 15 16
10
Juan
17 18
11
Juan
19 20 21
12
Hechos
1 2 3
13
Hechos
4 5 6
14
Hechos
7 8
15
Hechos
9 10
16
Hechos
11 12 13
17
Hechos
14 15 16
18
Hechos
17 18
19
Hechos
19 20
20
Hechos
21 22
21
Hechos
23 24 25
22
Hechos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Corintios
1 2 3 4
29
1 Corintios
5 6 7 8
30
1 Corintios
9 10 11
      
  




Portugal


NOVEMBRO

Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
João
1 2 3
4
João
4 5
5
João
6 7
6
João
8 9
7
João
10 11
8
João
12 13
9
João
14 15 16
10
João
17 18
11
João
19 20 21
12
Atos
1 2 3
13
Atos
4 5 6
14
Atos
7 8
15
Atos
9 10
16
Atos
11 12 13
17
Atos
14 15 16
18
Atos
17 18
19
Atos
19 20
20
Atos
21 22
21
Atos
23 24 25
22
Atos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Coríntios
1 2 3 4
29
1 Coríntios
5 6 7 8
30
1 Coríntios
9 10 11
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America






Palestina no Tempo do Novo Testamento





Ministério de Jesus na Galiléia





Ministério de Jesus na Judéia
Jesus está ensinando nesta área
João 10:40 - 11:54


1 - John 10:40-42

2 -  John 11:1-44

3 -  John 11:54


I. A Ressurreição de Lázaro
11.1-45







John 11:25 Jesus said unto her, 
I am the resurrection, and the life: 
he that believeth in me, 
though he were dead, yet shall he live: 


Juan 11:25 Dícele Jesús: 
Yo soy la resurrección y la vida: 
el que cree en mí, aunque esté muerto, vivirá. 


João 11:25 Disse-lhe Jesus: 
Eu sou a ressurreição e a vida; 
quem crê em mim ainda que esteja morto, viverá; 





Última Jornada de Jesus para Jerusalém

Jesus's Last Journey to Jerusalem




II. Maria Unge com Unguento 

os Pés de Jesus
12:1-11
(Mt 26:6-13; Mc 14:3-9)





I. JOÃO





JOÃO


Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.


Evangelho de João: “Evangelho da Fé”


Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.



Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família

















João, 11:1-12:11






English - [KJV]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Português - [JFA]

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Lesson




EBD Lição 8

"O Início do Fim - Chegada a Jerusalém"

(João, Caps. 11 e 12)

https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2019/04/ebd-licao-8-o-inicio-do-fim-chegada.html






Commentaries




ESBOÇO

 (...)

REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25

(...)

Os Grandes Sinais e os Discursos Públicos, 2.1-12.11

(...)

Oitavo Sinal: A Ressurreição de Lázaro, 11.1-46

A ressurreição de Lázaro, 11.1-46

O plano para tirar a vida de Jesus, 11.47-57

Jesus ungido por Maria, em Betânia, 11.55-12.11

Jesus ungido por Maria em Betânia, 12.1-8; Mt 26.6-13; Mc 14.3-9
O plano para tirar a vida a Lázaro, 12.9-11

(...)





English - [KJV]

  11 




Español - [RV 1909]

  11 




Português - [JFA]

 11 








commentary photo: Commentary Commentary.png


I. A Ressurreição de Lázaro 



Cap 11 O tema deste capítulo – o oitavo sinal e o clímax – revela a Jesus como o doador da vida e vencedor da morte (1 Co 15; Hb 2:14).

11:1 Betânia fica a 15 estádios (v 18), ou cerca de 3Km de Jerusalém.

11:2 Ungiu, Cf 12:3. Maria. Cf Lc 10:38ss; Mc 14:3.


11:4 A fim...glorificado. A ressurreição de Lázaro:

1) mostrou o poder divino de Jesus;

2) provocou os judeus a tentar eliminá-lo pela crucificação (11:47-57) que
resultou na Sua glorificação.


11:6 Demorou. Cf as demoras de Jesus em 2:4; 7:6ss.

N. Hom. Duas Provas na Escola de Jesus:

A. Prova de fé na Sua palavra. Realmente Maria e Marta confiavam que 
Jesus:

1) Era amigo chegado;

2) Amava a Lázaro (v 3);

3) Ficou inconformado (v 4) e prometera que a doença não “era para 
morte” (v 4), embora o irmão querido tivesse morrido.

B. Prova da lealdade dos discípulos:



1) Desafiados a enfrentar novamente a ameaça da morte com Jesus 
(vv 7,8);

2) A solução não está na fuga (andar de noite), mas em ficar ao lado de 
Cristo (andar de dia) e obedecer as Suas ordens (ver a luz).

Conclusão: contra o desespero das irmãs, Jesus dá vida a Lázaro; os 
discípulos não sofrem nenhum dano; pelo contrário testemunham a
ressurreição de Jesus em Jerusalém no primeiro domingo da Páscoa.

11:9 Doze horas. O plano de Deus não permite o “por acaso”.

11:12 Estará salvo (gr sõthêsetai). Tem dois sentidos: 1) recuperação física (v 43s); 2) ressurreição no último dia (5:25,29n; Rm 5:10).

11:16 Tomé era leal ainda que duvidoso (20:24ss). Dídimo. Gêmeo.

11:19 Muitos. A família de Lázaro era proeminente. O milagre foi presenciado por um grande público que se dividiu na opinião (v 45).


11:21 Se estiveras aqui. (v 32). Revela um sentido profundo a respeito da escatologia da Igreja, i.e., ainda que o Senhor demore para voltar. Sua presença espiritual é necessária para alimentar a esperança da ressurreição em face da morte.

11:24 A ressurreição no último dia não é toda a esperança do crente.





11:25,26 N. Hom. A pessoa e obra de Cristo transforma a realidade da 
morte.

1) Os crentes mortos de todos os tempos (como Lázaro) serão
 ressuscitados (v 25b).

2) Os crentes que creem em Cristo e compartilham de Sal vida são 
transformados pela morte e pela ressurreição de Cristo para gozar da vida
eterna agora (v 26).

Conclusão: a morte física não passa dum intervalo temporário até à 
ressurreição (vv 11-13; 1 Ts 4:13s, 1 Co 15:55). Cristo proporciona a vida
aos mortos física e espiritualmente (cf 5:24ss).


11:27 Que devia vir. Uma frase que indica o Messias 
(4:25; Mt 11:3; Lc 7:20). Maria confessa sua fé real (cf 4:29; 5:15; 6:69; 
9:33,38).


11:33-36 Agitou-se. A emoção, do Senhor foi Sua reação de simpatia junto aos amigos (vv 33,36) e indignação com a maldição da morte. No espírito, não o Espírito Santo, mas em Si mesmo.

11:39 Quatro dias. Parece que havia uma opinião geral no judaísmo que a alma deixa o corpo três dias após a morte (contraste Mc 5:35).




11:40 A ressurreição será a culminante manifestação da glória de Deus para todos crerem, os líderes, porém, não veem mais do que seu poder ameaçado (11:46-57; cf 9:41).


11:41-42

11:41 Graças te dou. Jesus orava antes. Ele queria mostrar que o poder vem do Pai.

11:43


11:44 Desatai-o. No seu próprio caso Jesus não precisou ser liberado dos lençóis (19:40), sendo que o corpo espiritual (1 Co 15:44) não encontrou impedimento na matéria: Ele atravessou o invólucro de panos que o envolveu (20:8n).


O Plano para Tirar a Vida de Jesus


11:45,46. A reação dos simpatizantes era a fé; a dos líderes era maquinar Sua morte. Temeram: 1) um número crescente de seguidores de Jesus; 2) a destruição do templo e Jerusalém pelos romanos (João nota isto ironicamente, porque de fato isto ocorreu em 66-70 d.C.).

11:48 Nosso lugar, o templo que era o “lugar santo” dos judeus.

11:49 Naquele ano. Quer dizer o ano em que Cristo foi crucificado.

11:51 Profetizou. O sumo sacerdote deveria ser o portador da voz de Deus bath kol). Pela (gr huper, “no lugar de”). A morte substitutiva de Jesus foi anunciada pelo sumo sacerdote que uma vez por ano fazia expiação pela nação no Santo dos Santos (Hb 9:7ss). Mas ele mesmo não sentiu nenhuma necessidade de sangue de Cristo para purificar os seus pecados.

11:52 Reunir em um só (corpo, não está no gr). Caifás pensava na volta à Palestina dos israelitas espalhados pelo mundo. Noutro sentido, os verdadeiros filhos de Deus (judeus e gentios) serão reunidos pela morte de Cristo na Igreja Universal (10:16; 12:32).

11:54 Efraim, pode ser uma vila perto de Betel, a 25km de Jerusalém.


11:55... a páscoa... Esta frase está em 2:13 que inicia o trecho sobre a purificação do templo. Os judeus subiam para se purificarem (por imersão e roupas limpas) enquanto, Jesus purificará por Si próprio os Seus discípulos antes da festa da páscoa (13:1-11; 15:3).







English - [KJV]

 12 




Español - [RV 1909]

  12 




Português - [JFA]

  12 






II. Jesus Ungido por Maria

Jesus Ungido por Maria em Betânia
12:1-11
(Mt 26:6-13; Mc 14:3-9)




Cap. 12 nos traz três episódios significantes: 1) a unção do Rei para o sepultamento; 2) a entrada e a aclamação do Rei; 3) a petição dos gregos – o império mundial do Rei (12:20-36).

12:2 Maria servia (gr diekonei). Nela temos uma ilustração das diaconisas da Igreja que serviam com fidelidade (At 9:36; Rm 16:1,6s, 1 Tm 3:11). Compare Lc 10:38.



12:3 Maria. Sem fundamento histórico é a tradição de que “a mulher pecadora” (Lc 7:39) era Maria Madalena que também seria esta Maria.  Encheu-se...perfume. Igualmente, se não se quebrar o coração egoísta aos pés de Cristo, não haverá perfume de vida para alegrar a Casa de Deus (2 Co 2:14-16).

12:4-6

12:5 Trezentos denários. Um denário, o salário diário dum operário. Judas exemplifica aquele que pela carne, quer fazer boas obras; ao contrário de Maria que cultua a Jesus, sem substituto, com gratidão.

12:7-8

12:7 Maria, uma amiga, endossa o auge da missão de Jesus no sepultamento (cf 11:50). Ela exemplifica os cristãos que, pagando preço altíssimo, ungem a Jesus como seu Rei único.




Mateus 26:13 Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.








preacher photo: Preacher Preacher.gif




Jesus Is the Resurrection and the Life






 Esta enfermedad...es...para la gloria de Dios 
(Juan 11:1-10) 

  





 Evangelho de João Capítulo 11







ANÁLISE


O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).

Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.

Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).

Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através  de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.

Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).


(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo 
(cf João 1:1ss)

         AUTOR


Embora o quarto evangelho em parte alguma dê definidamente o nome de seu escritor, pouca dúvida existe de que João, “o discípulo amado”, foi o seu autor. Somente uma testemunha ocular dentre o círculo mais íntimo dos seguidores do Senhor (cf 12:16; 13:29) poderia fornecer os detalhes íntimos que aparecem no livro. Outrossim, o relato especial e algumas vezes indireto da participação de João parece confirmar igualmente e sua autoria (1:37-40; 19:26; 20:2,4,8; 21:20,23,24). O fragmento de uma antiga cópia, que data do início do segundo século, indica que o original, naturalmente, é mais antigo ainda e pertencente ao período da vida de João. Os eruditos conservadores situam-no depois da escrita dos outros evangelhos, ou seja, algum tempo entre 69 d.C. (antes da queda de Jerusalém) e 90 d.C.



 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JOHN

Notes on John




Notes on
John
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-18

A. The preincarnate Word 1:1-5
B. The witness of John the Baptist 1:6-8
C. The appearance of the Light 1:9-13
D. The incarnation of the Word 1:14-18

II. Jesus' public ministry 1:19—12:50

A. The prelude to Jesus' public ministry 1:19-51

1. John the Baptist's veiled testimony to Jesus 1:19-28
2. John the Baptist's open identification of Jesus 1:29-34
3. The response to John the Baptist's witness 1:35-42
4. The witness of Andrew and Philip 1:43-51

B. Jesus' early Galilean ministry 2:1-12

1. The first sign: changing water to wine 2:1-11
2. Jesus' initial stay in Capernaum 2:12

C. Jesus' first visit to Jerusalem 2:13—3:36

1. The first cleansing of the temple 2:13-22
2. Initial response to Jesus in Jerusalem 2:23-25
3. Jesus' conversation with Nicodemus 3:1-21
4. John the Baptist's reaction to Jesus' ministry 3:22-30
5. The explanation of Jesus' preeminence 3:31-36

D. Jesus' ministry in Samaria 4:1-42

1. The interview with the Samaritan woman 4:1-26
2. Jesus' explanation of evangelistic ministry 4:27-38
3. The response to Jesus in Samaria 4:39-42

E. Jesus' resumption of His Galilean ministry 4:43-54

1. Jesus' return to Galilee 4:43-45
2. The second sign: healing the official's son 4:46-54

F. Jesus' second visit to Jerusalem ch. 5

1. The third sign: healing the paralytic 5:1-9
2. The antagonism of the Jewish authorities 5:10-18
3. The Son's equality with the Father 5:19-29
4. The Father's witness to the Son 5:30-47

G. Jesus' later Galilean ministry 6:1—7:9

1. The fourth sign: feeding the 5,000 6:1-15
2. The fifth sign: walking on the water 6:16-21
3. The bread of life discourse 6:22-59
4. The responses to the bread of life discourse 6:60—7:9

H. Jesus' third visit to Jerusalem 7:10—10:42

1. The controversy surrounding Jesus 7:10-13
2. Jesus' ministry at the Feast of Tabernacles 7:14-44
3. The unbelief of the Jewish leaders 7:45-52
[ 4. The woman caught in adultery 7:53—8:11 ]
5. The light of the world discourse 8:12-59
6. The sixth sign: healing a man born blind ch. 9
7. The good shepherd discourse 10:1-21
8. The confrontation at the Feast of Dedication 10:22-42

I. The conclusion of Jesus' public ministry chs. 11—12

1. The seventh sign: raising Lazarus 11:1-44
2. The responses to the raising of Lazarus 11:45-57
3. Mary's anointing of Jesus 12:1-8
4. The official antagonism toward Lazarus 12:9-11
5. Jesus' triumphal entry 12:12-19
6. Jesus' announcement of His death 12:20-36
7. The unbelief of Israel 12:37-50

III. Jesus' private ministry chs. 13—17

A. The Last Supper 13:1-30

1. Jesus' washing of the disciples' feet 13:1-20
2. Jesus' announcement of His betrayal 13:21-30

B. The Upper Room Discourse 13:31—16:33

1. The new commandment 13:31-35
2. Peter's profession of loyalty 13:36-38
3. Jesus' comforting revelation in view of His departure 14:1-24
4. The promise of future understanding 14:25-31
5. The importance of abiding in Jesus 15:1-16
6. The warning about opposition from the world 15:17-27
7. The clarification of the future 16:1-24
8. The clarification of Jesus' destination 16:25-33

C. Jesus' high priestly prayer ch. 17

1. Jesus' requests for Himself 17:1-5
2. Jesus' requests for the Eleven 17:6-19
3. Jesus' requests for future believers 17:20-26

IV. Jesus' passion ministry chs. 18—20

A. Jesus' presentation of Himself to His enemies 18:1-11
B. Jesus' religious trial 18:12-27

1. The arrest of Jesus and the identification of the high priests 18:12-
14
2. The entrance of two disciples into the high priest's courtyard and
Peter's first denial 18:15-18
3. Annas' interrogation of Jesus 18:19-24
4. Peter's second and third denials of Jesus 18:25-27

C. Jesus' civil trial 18:28—19:16

1. The Jews' charge against Jesus 18:28-32
2. The question of Jesus' kingship 18:33-38a
3. The Jews' request for Barabbas 18:38b-40
4. The sentencing of Jesus 19:1-16

D. Jesus' crucifixion 19:17-30

1. Jesus' journey to Golgotha 19:17
2. The men crucified with Jesus 19:18
3. The inscription over Jesus' cross 19:19-22
4. The distribution of Jesus' garments 19:23-24
5. Jesus' provision for His mother 19:25-27
6. The death of Jesus 19:28-30

E. The treatment of Jesus' body 19:31-42

1. The removal of Jesus' body from the cross 19:31-37
2. The burial of Jesus 19:38-42

F. Jesus' resurrection 20:1-29

1. The discovery of Peter and John 20:1-9
2. The discovery of Mary Magdalene 20:10-18
3. The appearance to the Eleven minus Thomas on Easter evening
20:19-23
4. The transformed faith of Thomas 20:24-29

G. The purpose of this Gospel 20:30-31

V. Epilogue ch. 21

A. Jesus' appearance to seven disciples in Galilee 21:1-14
B. Jesus' teachings about motivation for service 21:15-23
C. The writer's postscript 21:24-25













 










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