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&
Palabra de Dios
(Word of God)
Palavra de Deus
(Word of God)
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
Fonte: http://www.miketaylor.org.uk/xian/bible/timeline.html (com adaptações)
Jeremias 1
1 PALAVRAS de Jeremias, filho de Hilquias,
dos sacerdotes que estavam en Anatote, na terra de Benjamim:
2 Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom,
rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
3 E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim,
filho de Josias, rei de Judá,
até ao fim do ano undécimo de Zedequias,
filho de Josias, rei de Judá,
até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
LOGO, antes da leitura do LIVRO DE JEREMIAS, é conveniente lembrarmos que o fundo histórico do referido livro, encontra-se nos Livros de II Reis e II Crônicas, como se pode constatar da leitura de Jeremias 1:1-3, acima citado, combinado com alguns versículos de 2 Reis e 2 Crônicas, como seguem:
Chamada e Comissão de Jeremias
Israel adorou a Baal, 2:20-37
Necessidade de Arrependimento e Conversão
O Templo não Protege a Nação Iníqua
Cegueira espiritual, 8:4-9:1
Cegueira Espiritual
Jeremias 8:7 Até a cegonha no céu conhece as suas estações;
a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação;
mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
CANAÃ
As Doze Tribos
O Cinto de Linho
Batalha de Jeremias, 14:1-33:26
A vida solitária do profeta, figura do
povo, 16:1-21
Confiança somente no Senhor
Jesus Cristo
O Renovo de Davi
Jeremias 23:1-8 com Isaías 6:13; 11:1ss
Denúncia contra os Falsos Profetas
Promessa de Restauração
Firmada nova aliança com Israel, 31:31-40
Uma predição da Queda de Jerusalém, 26-35
Uma promessa de Restauração, 36-44
Jesus Cristo
O Renovo de Justiça
Jeremias 23:5-6; 33:14-26
JEREMIAS, UM VIGIA DE DEUS: APRESSANDO A PALAVRA, 34:1-45:5
A Palavra de Deus é lançada no fogo
O Império Babilônico
(The Babylonian Empire)
Jeremias e os restantes do povo ficam com Gedalias, 40:1-12
Mizpá
Jeremias é levado ao Egito
Julgamento de Deus por causa da idolatria
Jeremias é contraditado, 44:15-19
O Poder e a Queda de Babilônia, 51:1-64
ANÁLISE
AUTOR
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica Diária
de 7 a 24 de agosto
Jeremias
Jeremias
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
(Word of God)
(Word of God)
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
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AUGUST
Old Testament
DAY
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BOOK
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CHAPTER
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1º
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Isaiah
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2
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Isaiah
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3
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Isaiah
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Isaiah
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5
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Isaiah
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6
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Isaiah
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7
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Jeremiah
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8
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Jeremiah
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9
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Jeremiah
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Jeremiah
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Jeremiah
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Lamentations
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Lamentations
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Ezekiel
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Ezekiel
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Ezekiel
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Ezekiel
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31
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Ezekiel
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AGOSTO
El Antiguo Testamento
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LIBRO
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CAPÍTULO
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1º
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Isaías
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2
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Isaías
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3
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Isaías
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4
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Isaías
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5
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Isaías
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6
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Isaías
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7
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Jeremías
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8
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Jeremías
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9
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Jeremías
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10
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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13
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Jeremías
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14
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Jeremías
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15
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Jeremías
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16
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Jeremías
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Jeremías
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18
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Jeremías
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Jeremías
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20
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Jeremías
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21
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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25
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Lamentaciones
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26
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Lamentaciones
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27
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Ezequiel
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28
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Ezequiel
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Ezequiel
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30
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Ezequiel
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31
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Ezequiel
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AGOSTO
Velho Testamento
DIA
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LIVRO
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CAPÍTULO
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1º
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Isaías
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2
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Isaías
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3
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Isaías
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4
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Isaías
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5
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Isaías
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6
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Isaías
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7
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Jeremías
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8
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Jeremías
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9
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Jeremías
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10
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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16
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Jeremías
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17
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Jeremías
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18
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Jeremías
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19
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Jeremías
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Lamentações
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26
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Lamentações
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27
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Ezequiel
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Ezequiel
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Ezequiel
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Ezequiel
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31
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Ezequiel
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ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos
Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.
ÍNDICE
LIVROS PROFÉTICOS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS
"Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."
Palavra Prudente
(Introdução)
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Quando Jeremias profetizou ?
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Kings of ... (Reis de...) | Start of reign (Início do Reinado | Years since Solomon (Anos desde Salomão) | Length of reign (years) Duração do Reinado (anos) | Prophets to ... (Profetas para...) | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Judah (Judá) | Israel | Judah (Judá) | Israel | ||||
1. Rehoboam | 931 BC | 0 | 17 | ||||
1. Jeroboam | 931 BC | 0 | 22 | (Ahijah) | |||
2. Abijah | 913 BC | 18 | 3 | ||||
3. Asa | 911 BC | 20 | 41 | ||||
2. Nadab | 910 BC | 21 | 2 | ||||
3. Baasha | 909 BC | 22 | 24 | (Jehu) | |||
4. Elah | 886 BC | 45 | 2 | ||||
5. Zimri | 885 BC | 46 | 7 days | ||||
6. Omri | 885 BC | 46 | 12 | ||||
7. Ahab | 874 BC | 57 | 22 | (Elijah) | |||
4. Jehoshaphat | 870 BC | 61 | 25 | (Micaiah) | |||
8. Ahaziah | 853 BC | 78 | 2 | (Elisha) | |||
9. Joram | 852 BC | 79 | 12 | ||||
5. Jehoram | 848 BC | 83 | 8 | ||||
6. Ahaziah | 841 BC | 90 | 1 | ||||
10. Jehu | 841 BC | 90 | 28 | ||||
7. Queen Athaliah | 841 BC | 90 | 6 | ||||
8. Joash | 835 BC | 96 | 40 | Joel (guesswork) | |||
11. Jehoahaz | 814 BC | 117 | 17 | ||||
12. Jehoash | 798 BC | 133 | 16 | ||||
9. Amaziah | 796 BC | 135 | 29 | Jonah (to Nineveh) (approx) | |||
13. Jeroboam II | 782 BC | 149 | 41 | Amos, Hosea (until Hezekiah) | |||
10. Uzziah (Azariah) (Uzias) | 767 BC | 164 | 52 | Isaiah (until Hezekiah) (Isaías até Ezequias) | |||
14. Zechariah | 753 BC | 178 | 6 months | ||||
15. Shallum | 752 BC | 179 | 1 month | ||||
16. Menahem | 752 BC | 179 | 10 | ||||
17. Pekahiah | 742 BC | 189 | 2 | ||||
18. Pekah | 740 BC | 191 | 20 | ||||
11. Jotham (Jotão) | 740 BC | 191 | 16 | Micah (until Hezekiah) | |||
12. Ahaz (Acaz) | 732 BC | 199 | 16 | ||||
19. Hoshea | 732 BC | 199 | 9 | ||||
13. Hezekiah (Ezequias) | 716 BC | 215 | 29 | ||||
14. Manasseh | 687 BC | 244 | 55 | ||||
15. Amon | 642 BC | 289 | 2 | Nahum (to Nineveh) (approx) | |||
16. Josiah (Josias) | 640 BC | 291 | 31 | Zephaniah, Jeremiah (into exile) Sofonias, Jeremias (até exílio) | |||
17. Jehoahaz | 609 BC | 322 | 3 months | ||||
18. Jehoiakim (Jeoiaquim) | 609 BC | 322 | 11 | Habakkuk (approx) | |||
19. Jehoiachin | 597 BC | 334 | 3 months | ||||
20. Zedekiah (Zedequias) | 597 BC | 334 | 11 | ||||
592 BC | 339 | Ezekiel, Daniel | |||||
587 BC (maybe) | 335 | Obadiah (to Edom) | |||||
520 BC | 411 | Haggai, Zechariah | |||||
(Esther) | 478 BC | 453 | |||||
(Ezra) | 458 BC | 473 | |||||
(Nehemiah) | 445 BC | 486 | |||||
433 BC | 498 | Malachi |
Nota: BC = a.C.
COM EFEITO, Jeremias profetizou nos dias do Rei Josias, do Rei Jeoiaquim, e do Rei Zedequias:
a) Jeremias 1:2 c.c. 2 Rs 22.3-23.27; 2 Cr 34.8-35.19 - Josias;
b) Jeremias 1:3 c.c. 2 Rs 23.36-27.7; 2 Cr 36.5-8 - Jeoiaquim;
c) Jeremias 1:3 c.c. 2 Rs 24.18-25.21; 2 Cr 36.10-21 - Zedequias.
JEREMIAS
INTRODUÇÃO
·
Jeremias
Filho de Hilquias e profeta israelita
em Judá por 40 anos. Jeremias profetizou durante os reinados dos cinco últimos
reis de Judá: Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Ele ficou
conhecido por ser ignorado por quase todo mundo em Judá, embora todos quisessem
sua atenção. Jeoaquim queimou um rolo com as profecias de Jeremias; Zedequias
mandou colocá-lo na prisão; vários funcionários da Corte tentaram matá-lo. A
história e as profecias de Jeremias estão registradas no livro de Jeremias. Os profetas Sofonias e Habacuque foram seus
contemporâneos.
·
Jeremias, livro de
Vigésimo quarto livro do Antigo
Testamento e segundo dos profetas maiores.
O livro mostra como Deus deu a Jeremias as palavras que deveria dizer, o que ele
disse ao povo de Judá e o que aconteceu quando o povo se cansou de ouvir todas
essas más notícias. O livro de Jeremias é conhecido por terminar exatamente
como Deus predisse que faria. O livro de Habacuque foi escrito durante o mesmo
período..
■ Fonte: Dicionário
Bíblico Ilustrado para a Família.
ESBOÇO
JEREMIAS, UM GUERREIRO DE DEUS,
1:1-33:26
A Convocação: Chamada e Comissão de
Jeremias, 1:1-19
A vocação de Jeremias, 1:1-10
ANATOTE
(moderna Anata)
ANATHOTH
Anathoth,
modern Anata,
was Jeremiah's birthplace.
The possible ruins of ancient Anathoth
may be here at Ras el-Harrubeh in Israel.
Anatote,
moderna Anata,
foi a cidade natal de Jeremias.
As possíveis ruínas da antiga
Anatote
podem estar aqui em Ras el-Harrubeh em Israel
Jeremiah 1
4 Then the word of the LORD came unto me,
saying,
5 Before I formed thee in the belly I knew thee; and before thou camest
forth out of the womb I sanctified thee, and I ordained thee a prophet unto the
nations.
6 Then said I, Ah, Lord GOD! behold, I cannot speak: for I am a child.
7 But the LORD said unto me, Say not, I am a child: for thou shalt go to
all that I shall send thee, and whatsoever I command thee thou shalt speak.
8 Be not afraid of their faces: for I am with thee to deliver thee, saith
the LORD.
9 Then the LORD put forth his hand, and touched my mouth. And the LORD
said unto me, Behold, I have put my words in thy mouth.
Jeremías 1
4 Fué pues palabra de Jehová á mí, diciendo:
5 Antes que te formase en el vientre te conocí, y antes que salieses de la
matriz te santifiqué, te dí por profeta á las gentes.
6 Y yo dije: Ah! ah! Señor Jehová! He aquí, no sé hablar, porque soy
niño.
7 Y díjome Jehová: No digas, soy niño; porque á todo lo que te enviaré
irás tú, y dirás todo lo que te mandaré.
8 No temas delante de ellos, porque contigo soy para librarte, dice
Jehová.
9 Y extendió Jehová su mano, y tocó sobre mi boca; y díjome Jehová: He
aquí he puesto mis palabras en tu boca.
Jeremias 1
4 Assim veio a mim a palavra do SENHOR,
dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da
madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou
um menino.
7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a
quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o
SENHOR.
9 E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na
boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
A visão da panela ao fogo, 1:13-19
N.Hom. Este capítulo nos ensina que é a vocação de Deus que forma um profeta e não a educação humana. É Deus que o chama, v 5; é Deus que inspira sua pregação, v 7; é Deus que o protege, v 8; é Deus que determina a forma da sua ação, v. 10. Obedecer à vocação já traz consigo mesmo o poder para cumpri-la, mas desobedecer produz a derrota total, v 17.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jeremiah 1
13 And the word of the LORD came unto me the
second time, saying, What seest thou? And I said, I see a seething pot; and the
face thereof is toward the north.
14 Then the LORD said unto me, Out of the north an evil shall break forth
upon all the inhabitants of the land.
Jeremías 1
13 Y fué á mí palabra de Jehová segunda vez,
diciendo: ¿Qué ves tú? Y dije: Yo veo una olla que hierve; y su haz está de la parte
del aquilón.
14 Y díjome Jehová: Del aquilón se soltará el mal sobre todos los
moradores de la tierra.
Jeremias 1
13 E veio a mim a palavra do SENHOR segunda
vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face
está para o lado do norte.
14 E disse-me o SENHOR: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os
habitantes da terra.
Jeremias 1
13 Outra vez me meio a palavra do SENHOR, dizendo:
Que vês? Eu respondi: Vejo uma panela ao fogo,
cuja boca se inclina do norte.
14 Disse-me o SENHOR:
Do norte se derramará o mal
sobre todos os habitantes da terra.
(BVN)
13. Panela, um utensílio doméstico para cozer alimentos ou lavar roupas. Era levada à fervura, soprando-se o fogo. Norte, a região de onde vêm as calamidades.
14. Do norte. Era o caminho normal de qualquer invasão das grandes nações de então, a não ser o Egito, que viria do sul.
Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova
N.Hom. Este capítulo nos ensina que é a vocação de Deus que forma um profeta e não a educação humana. É Deus que o chama, v 5; é Deus que inspira sua pregação, v 7; é Deus que o protege, v 8; é Deus que determina a forma da sua ação, v. 10. Obedecer à vocação já traz consigo mesmo o poder para cumpri-la, mas desobedecer produz a derrota total, v 17.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Situação de Judá, 2:1-13:27
Enfermidade, 2:1-6:30
O amor de Deus e a rebeldia do povo, 2:1-8
Perfídia sem exemplo, 2:9-19
Jeremias 2:15 Os leões novos rugiram
contra ele, levantaram a sua voz; da terra dele fizeram uma desolação; as suas
cidades estão queimadas, e não há que nelas habite. (BVN)
15. Leões. Símbolo da Assíria e de suas
frequentes invasões contra Israel. No singular, um símbolo de Nabucodonosor de
Babilônia, e mais tarde de Ciro da Pérsia, que realmente eram continuadores das
obras da Assíria.
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
Israel adorou a Baal, 2:20-37
Infidelidade e Iniquidade
Jeremias 2:21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava? [BVN]
Jeremias 2:22 Pelo que ainda que te laves com salitre, e amontoes potassa, continua a mácula da sua iniquidade perante mim, diz o SENHOR Deus. [BVN]
N. Hom. O segundo capítulo descreve o
paganismo, a rebelião e a desgraça total que sempre surgem quando os ministros
procuram ser fiéis a Deus, pregando e vivendo Sua palavra. Compare vv 4, 8, e
37.
Fonte: Bíblia Vida Nova
A clemência de Deus apesar da
infidelidade do povo, 3:1-4:4
N. Hom. A prostituição descrita neste capítulo
é o fato de ir-se atrás de outros deuses, da maneira descrita em Dt 13:1-11, ou
deixar de adorar a Deus da maneira descrita em Rm 12:1-2, servindo-O integralmente.
A falta de fidelidade à nossa vocação cristã é uma das formas mais condenáveis
da prostituição.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Vem do norte o mal, 4:5-31
N. Hom. O quarto capítulo mostra-nos que uma
reforma religiosa que não traz o verdadeiro arrependimento e a religião em
espírito e em verdade, é como semear entre espinhos e preparar a destruição
descrita nos vv 5-31. Há necessidade de haver conversão (v 1), vida moral (v
2), renovação do ser (v 3), e pureza de coração (v 4).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Os pecados de Jerusalém e de Judá,
5:1-31
N. Hom. O quinto capítulo ensina-nos que: 1) A
desgraça nacional é o efeito imediato de todas as classes sociais viverem longe
de Deus, vv 1-6; 2) A idolatria causa uma série de imoralidades que levam à
retirada do apoio divino, 7-11; 3) Quando a palavra de Deus não é fielmente
pregada (13) e respeitada (12), torna-se um objeto de condenação e de
destruição (14) (cf Rm 7:7-14); 4) Viver longe de Deus é insensatez e rebelião
(21,23).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jerusalém será sitiada, 6:1-8
As iniquidades de Jerusalém são a causa
de sua queda, 6:9-21
Jeremiah 6:16 Thus saith the LORD, Stand ye in the ways,
and see, and ask for the old paths, where is the good way, and walk therein,
and ye shall find rest for your souls. But they said, We will not walk therein.
Jeremías 6:16 Así dijo Jehová: Paraos en los caminos, y
mirad, y preguntad por las sendas antiguas, cuál sea el buen camino, y andad
por él, y hallaréis descanso para vuestra alma. Mas dijeron: No andaremos.
Jeremias 6:16 Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos,
e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por
ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos
nele.
16 Veredas...caminhos. Se procurassem as veredas antigas
encontrariam o caminho do Senhor e o descanso (Dt 32:7). Judá não queria nem
procurar nem seguir tal caminho.
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
O inimigo do Norte, 6:22-26
O trabalho inútil de Jeremias, 6:27-30
Insensatez, 7:1-8:3
O templo não protege a nação iníqua,
7:1-15
O Templo não Protege a Nação Iníqua
Jeremiah 7:3 Thus saith the LORD of hosts, the God of Israel,
Amend your ways and your doings, and I will cause you to dwell in this place.
Jeremías 7:3 Así ha dicho Jehová de los ejércitos, Dios
de Israel: Mejorad vuestros caminos y vuestras obras, y os haré morar en este
lugar.
Jeremias 7:3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de
Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar
neste lugar.
Jeremias 7
1 Palavra que da parte do SENHOR foi dita
a Jeremias:
2 Põe-te à porta da casa do SENHOR, e
dize:
Ouvi a palavra do SENHOR, todos de
Judá,
vós os que entrais por estas portas,
para adorardes ao SENHOR.
3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o
Deus de Israel:
Emendai os vossos caminhos e as vossas
obras,
e eu vos farei habitar neste lugar.
4 Não confieis em palavras falsas,
dizendo:
Templo do SENHOR, templo do SENHOR é
este.
(BVN)
7:1-15 O Sermão do templo (comp com 26:4-6). V
4, a presença do templo era ilusoriamente interpretado como certeza necessária
da proteção de Deus (Is 31:4; para uma tríplice ênfase, comp. Jr 22:29; Is
6:3). Jeremias discordava (Mq 3:12); era necessária uma completa transformação
moral (v 5,6; com Os 4:2; Mq 6:8). Assim como Silo (29 quilômetros ao norte de
Jerusalém), o centro mais antigo de adoração, fora destruída (em cerca de 1050
a.C., nos dias de Samuel; comparar com 1 Sm 4-6; Sl 78:56-72), semelhantemente
também esta casa, contaminada pela
idolatria, seria destruída (v 11; comp. Mt 21:13). Imediatamente depois desse
sermão, Jeremias foi aprisionado (vd 26:8).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
A intercessão do profeta não salvará o
povo rebelde, 7:16-20
Jeremias 7
16Tu, pois, não intercedas por este
povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te
ouvirei.
(BVN)
16 Não intercedas.
Deus proíbe a Jeremias interceder por Judá, embora isso fizesse parte de
seu ofício profético. Deus não ouviria (15:1).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
A mera multiplicação dos sacrifícios é debalde,
7:21-28
Judá rejeitada por Deus, 7:29-8:3
N.Hom. O sétimo capítulo nos
ensina que nada que possuímos, nem mesmo o próprio templo, e nada que fazemos,
nem mesmo os próprios sacrifícios prescritos na lei, podem nos tonar justos
perante Deus e merecedores do seu favor. Não podemos nem mesmo depender das
intercessões dos servos de Deus. O único caminho é aceitar o perdão e a
restauração que só Deus pode conceder, o que Ele faz graciosamente (Rm 5:1-11).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Cegueira espiritual, 8:4-9:1
Jeremias 8:4-9:1; 5:21;
Salmo 82:5;
Isaías 6:9,10; 43:8; 56:10; 59;10; João 12:40
Jeremiah
5:21 Hear now this, O foolish people,
and without understanding; which
have eyes,
and see not; which have ears, and hear not:
Jeremías
5:21 Oid ahora esto, pueblo necio
y sin corazón, que tienen ojos y no ven,
que tienen oídos y no oyen:
Jeremias
5:21 Ouvi agora isto, ó povo insensato,
e sem coração, que tendes olhos e
não vedes,
que tendes ouvidos e não ouvis.
O castigo é inevitável, 8:4-17
A dor do profeta por causa da ruína do
povo, 8:18-9:1
a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação;
mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
7 Lista de aves migratórias da Palestina, conhecidas por sua
pontualidade na partida e na chegada, em estações próprias. Judá, porém, não
podia reconhecer que já passara o tempo de retornar a Jeová, por ignorância de
leis morais e espirituais.
N.Hom. O oitavo
capítulo nos ensina que converter-nos e buscar a deus é nosso culto racional, a
única maneira de vier digna de um ser humano. É tão natural como um homem que
tropeçou levantar-se, como um viajante se conservar perto da estrada, como um
simples pássaro migrar segundo as estações, 1-7. É tão lógico que só um falso
pastor, um teólogo inimigo da palavra de Deus (v 8) poderia persuadir ao povo
de que a paz com Deus se obtém superficialmente (v 11), sem a plenitude da
conversão.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Traição, 9:2-22
Ameaças de ruína e exílio, 9:2-22
Idolatria, 9:23-10:25
Conhecer a Deus constitui a glória do
homem, 9:23-26
N.Hom. O nono capítulo
ensina-nos que as coisas que os homens buscam com grande cobiça, das quais se
jactam depois de obtê-las, não constituem a glória e a felicidade do homem. A
riqueza é esbanjada (Lc 15:11-24), a sabedoria se transforma em loucura (1 Co 1:18-25),
o poder desfalece (Sl 102:23), mas a misericórdia de Deus não tem medida (Sl
103:8-14), e Sua palavra permanece eternamente, (Is 40:6-8). Conhecer a Deus é
a chave da vida (9:23-26).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Contraste entre o SENHOR e os ídolos,
10:1-16
Lamento sobre a desolação de Judá,
10:17-25
Infidelidade, 11:1-12:17
A aliança é violada, 11:1-17
Conspiração contra Jeremias, 11:18-23
Jeremias 11
2 Ouve as palavras desta aliança, e fala aos homens de Judá,
e aos habitantes de Jerusalém:
(BVN)
11:2 Aliança. Há duas espécies de aliança entre Deus
e o homem:
1)
Alianças incondicionais, como as promessas a Noé (Gn 9:8-17); a Abraão (Gn
12:1-3); a Davi (2 Sm 7:14,15; Jr 33:17); a Israel para o futuro (Jr 31:31-34);
2) Alianças condicionais, como as que foram
dadas a Moisés para Israel (Êx 19:5,6,10); a Israel quanto a sua volta à
Palestina (Dt 30:1-10).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Conspiração contra Jeremias, 11:18-23
Jeremias 11:19 Eu era como manso
cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos
contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto; a ele cortemo-lo da
terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. (BVN)
19 Mansos cordeiros. Confiantes, sem suspeita. Tramavam. Lit. tecer como se fosse um
material, mostrando assim astúcia, como um artífice tecendo em sentido
malicioso.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jeremias 11:20 Mas, ó SENHOR dos
Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua
vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa . (BVN)
20 Deus conhece as emoções e as afeições do homem, bem como seus
pensamentos e propósitos (17:10; 20:12; Sf 7:9; 26:2). Íntimo do coração, lit testa os rins e o coração. Rins. O “eu” mais íntimo, que simboliza a sede dos sentimentos (Pv 23:16; Sl
16:7; 73:21; Jó 19:27). A palavra “coração” é usada para significar a sede do
entendimento (Pv 15:14; 20:5).
Fonte: Bíblia Vida Nova
As Doze Tribos
N.Hom. O décimo primeiro capítulo
nos ensina que as promessas de Deus, Sua graça e Seu amor, se tornam em castigo
e tormento para os rebeldes que recusam-se a aceitá-las, 1-7. Quando o povo de
Israel recebeu a Terra Prometida, foi cientificado de que a terra lhe seria uma
maldição se desobedecesse à Palavra de Deus, Lv 26:14-39; são as ameaças da aliança, v 8. Assim acontece também com os que
não creem em Jesus, Jo 3:18-36.
Fonte: Bíblia Vida Nova
A queixa de Jeremias,
12:1-4
A resposta de Deus,
12:5,6
Deus castiga os
devastadores do país, 12:7-13
As finalidades do
castigo de Deus, 12:14-17
Teimosia, 13:1-27
O cinto de linho, 13:1-11
O Cinto de Linho
Jeremiah 13:11 For as the girdle cleaveth to the loins of
a man, so have I caused to cleave unto me the whole house of Israel and
the whole house of Judah, saith the LORD; that they might be unto me for a
people, and for a name, and for a praise, and for a glory: but they would not
hear.
Jeremías 13:11 Porque como el cinto se junta á los lomos
del hombre, así hice juntar á mí toda la casa de Israel y toda la casa de Judá,
dice Jehová, para que me fuesen por pueblo y por fama, y por alabanza y por
honra: empero no escucharon.
Jeremias 13:11 Porque, como o cinto está pegado aos lombos
do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá,
diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória;
mas não deram ouvidos.
13:1 Linho Era
o material usado para as vestes dos sacerdotes (Êx 28:42), pelo que Israel
seria um povo santo e sacerdotal. Era considerado o melhor dos materiais, por
evitar o suor com seu cheiro desagradável, servindo assim de símbolo apropriado
para o povo escolhido por Deus. Cinto.
Denota a proximidade especial e o propósito ornamental de Israel para Jeová. Não o metas na água. Possivelmente para
diminuir seu conforto no uso, ou para ilustrar o pecado do povo ao mostrar quão
sujos estavam.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O jarro quebrado, 13:12-14
O Jarro quebrado
O Jarro quebrado
Jeremiah 13
12 Therefore thou shalt speak unto them this
word; Thus saith the LORD God of Israel, Every bottle shall be filled with
wine: and they shall say unto thee, Do we not certainly know that every bottle
shall be filled with wine?
13 Then shalt thou say unto them, Thus saith the LORD, Behold, I will fill
all the inhabitants of this land, even the kings that sit upon David's
throne, and the priests, and the prophets, and all the inhabitants of Jerusalem,
with drunkenness.
14 And I will dash them one against another, even the fathers and the sons
together, saith the LORD: I will not pity, nor spare, nor have mercy, but
destroy them.
Jeremías 13
12 Les dirás pues esta palabra: Así ha dicho
Jehová, Dios de Israel: Henchiráse de vino todo odre. Y ellos te dirán: ¿No
sabemos que todo odre se henchirá de vino?
13 Entonces les has de decir: Así ha dicho
Jehová: He aquí que yo lleno de embriaguez todos los moradores de esta tierra,
y á los reyes de la estirpe de David que se sientan sobre su trono, y á los
sacerdotes y profetas, y á todos los moradores de Jerusalem;
14 Y quebrantarélos el uno con el otro, los padres con los hijos
juntamente, dice Jehová: no perdonaré, ni tendré piedad ni misericordia, para
no destruirlos.
Jeremias 13
12 Portanto, dize-lhes esta palavra: Assim diz
o SENHOR Deus de Israel: Todo o odre se encherá de vinho; e dir-te-ão:
Porventura não sabemos nós muito bem que todo o odre se encherá de vinho?
13 Mas tu dize-lhes: Assim diz o SENHOR: Eis que eu encherei de embriaguez
a todos os habitantes desta terra, e aos reis da estirpe de Davi, que estão
assentados sobre o seu trono, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos os
habitantes de Jerusalém.
14 E fá-los-ei em pedaços atirando uns contra os outros, e juntamente os
pais com os filhos, diz o SENHOR; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles
compaixão, para que não os destrua.
14 Uns contra os outros. A intoxicação do povo de Judá tornar-se-ia
uma origem de destruição mútua.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Apelo e ameaças finais, 13:15-27
N.Hom. Capítulo 13 nos
ensina que um povo ou igreja que deixa de ficar em íntima comunhão com Deus, é
lançado fora da presença divina, restando-lhe então a completa destruição
(1-11), comp. Jo 15:1-11; Rm 14-32. A
mesma coisa acontece com o corpo humano que, criado para ser templo do Espírito
Santo, se entrega às dissoluções (12-14). Comp. 1 cor 6:19; Rm 12.1.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Batalha de Jeremias, 14:1-33:26
Ternura por Judá, 14:1-15:9
Grande seca em Judá, 14:1-6
Rejeitada a primeira intercessão de Jeremias,
14:7-12
Rejeitada a segunda intercessão de
Jeremias, 14:13-18
Rejeitada em absoluto a terceira
intercessão de Jeremias, 14:19-15:9
Amargura por causa de Judá, 15:10-21
O SENHOR conforta ao seu profeta,
15:10-21
Jeremiah 15:16 Thy words were found, and I did eat them;
and thy word was unto me the joy and rejoicing of mine heart: for I am called
by thy name, O LORD God of hosts.
Jeremías 15:16 Halláronse tus palabras, y yo las comí; y
tu palabra me fué por gozo y por alegría de mi corazón: porque tu nombre se
invocó sobre mí, oh Jehová Dios de los ejércitos.
Jeremias 15:16 Achando-se as tuas palavras, logo as comi,
e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu
nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.
16 A vocação do servo de Deus é deixar Sua palavra ser a fonte vital
que determina suas atividades e seus pensamentos.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Solidão em Judá, 16:1-21
Jeremiah 16:19a “O LORD, my strength, and my
fortress, and my refuge in the day of affliction,...”
Jeremías 16:19a “Oh Jehová, fortaleza mía, y fuerza
mía, y refugio mío en el tiempo de la aflicción; ...”
Jeremias 16:19a “O SENHOR, fortaleza minha, e força minha,
e refúgio meu no dia da angústia; ...”
Testemunho a Judá, 17:1-27
O pecado engana e destrói, 17:1-11
Jeremiah 17
7 Blessed is the man that trusteth in the
LORD, and whose hope the LORD is.
8 For he shall be as a tree planted by the waters, and that spreadeth out
her roots by the river, and shall not see when heat cometh, but her leaf shall
be green; and shall not be careful in the year of drought, neither shall cease
from yielding fruit.
9 The heart is deceitful above all things, and desperately wicked: who can
know it?
10 I the LORD search the heart, I try the reins, even to give every man
according to his ways, and according to the fruit of his doings.
Jeremías 17
7 Bendito el varón que se fía en Jehová, y
cuya confianza es Jehová.
8 Porque él será como el árbol plantado junto á las aguas, que junto á la
corriente echará sus raices, y no verá cuando viniere el calor, sino que su
hoja estará verde; y en el año de sequía no se fatigará, ni dejará de hacer
fruto.
9 Engañoso es el corazón más que todas las cosas, y perverso; ¿quién lo
conocerá?
10 Yo Jehová, que escudriño el corazón, que pruebo los riñones, para dar á
cada uno según su camino, según el fruto de sus obras.
Jeremias 17
7 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja
confiança é o SENHOR.
8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas
raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica
verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o
conhecerá?
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a
cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
7 Este é o único penhor da vida eterna e da comunhão com Deus aqui
na terra.
8 Vd Salmo 1, palavras do rei Davi, resumidas neste versículo.
9 Enganoso, traiçoeiro, astucioso. Corrupto. Perigosamente enfermo,
incurável.
10 Somente Deus pode julgar o homem por seus sentimentos secretos.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jeremias clama a Deus que o socorra dos
seus inimigos, 17:12-18
Jeremiah 17:14 Heal me, O LORD, and I shall be healed;
save me, and I shall be saved: for thou art my praise.
Jeremías 17:14 Sáname, oh Jehová, y seré sano; sálvame, y
seré salvo: porque tú eres mi alabanza.
Jeremias 17:14 Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e
serei salvo; porque tu és o meu louvor.
A santificação do sábado, 17:19-27
N.Hom. O sábado (19-27), é a festa religiosa semanal
relembrando que tudo o que somos e o que temos é dado somente por Deus, o
Criador. Observa-se pelo descanso das atividades diárias, como tempo de
refrigério espiritual e mental, um dom de Deus concedido aos homens. Êx 16:29;
Mc 2:27. O domingo dos crentes aponta para a nova Criação, eterna e gloriosa,
garantida pela ressurreição de Jesus.
SÁBADO - Comentários sobre o Sábado:
1. Should Christians Worship on Saturday or Sunday?
2. Trinta Razões porque não guardo o Sábado https://solascriptura-tt.org/Seitas/TrintaRazoesNaoGuardoSabado-AmiltonJustos.htm
3. Porque o Domingo e não o Sábado
A Visita à Casa do Oleiro, 18:1-23
O vaso do oleiro, 18:1-17
Me arrependerei do mal. “Arrepender-se”
neste sentido quer dizer apenas “desviar-se” “voltar atrás”; e a palavra “mal”
quer dizer “desgraça” e “punição”.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O profeta ora contra contra seus
inimigos, 18:18-23
N.Hom. O décimo oitavo
capítulo revela a soberania de Deus sobre a história humana, assim como o
oleiro determina que tipo de vaso vai fabricar, devolvendo-o à forma de matéria-prima
bruta se não fica à altura da intenção do criador, vv 1-9. Há, porém no caso do
homem, a possibilidade do arrependimento, v 11. Se o homem não se converter,
então fica mais afastado da intenção do Criador, do que qualquer coisa em toda a natureza, vv 13-17.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O Despedaçamento do Vaso de Barro,
19:1-15
A botija quebrada, 19:1-15
Jeremiah 19
10 Then shalt thou break the bottle in the
sight of the men that go with thee,
11 And shalt say unto them, Thus saith the LORD of hosts; Even so will I
break this people and this city, as one breaketh a potter's vessel, that cannot
be made whole again: and they shall bury them in Tophet, till there be no place
to bury.
Jeremías 19
10 Y quebrarás la vasija ante los ojos de los
varones que van contigo,
11 Y les dirás: Así ha dicho Jehová de los ejércitos: Así quebrantaré á
este pueblo y á esta ciudad, como quien quiebra un vaso de barro, que no puede
más restaurarse; y en Topheth se enterrarán, porque no habrá otro lugar para
enterrar.
Jeremias 19
10 Então quebrarás a botija à vista dos homens
que forem contigo.
11 E dir-lhes-ás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei
eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode
mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para
os enterrar.
O Encontro com Pasur, 20:1-18
Amaldiçoado Pasur, que meteu o profeta
no tronco, 20:1-6
Jeremiah 20
1 Now Pashur the son of Immer the priest, who
was also chief governor in the house of the LORD, heard
that Jeremiahprophesied these things.
2 Then Pashur smote Jeremiah the prophet, and put him in the
stocks that were in the high gate of Benjamin, which was by the house of
the LORD.
Jeremías 20
1 Y PASHUR sacerdote, hijo de Immer, que
presidía por príncipe en la casa de Jehová, oyó á Jeremías que profetizaba
estas palabras.
2 E hirió Pashur á Jeremías profeta, y púsole en el cepo que estaba á la
puerta de Benjamín en lo alto, la cual conducía á la casa de Jehová.
Jeremias 20
1 E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que
havia sido nomeado presidente na casa do SENHOR, ouviu a Jeremias, que
profetizava estas palavras.
2 E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta
superior de Benjamim, na casa do SENHOR.
20:1,2 Pasur...presidente, no heb, dirigente. Alto funcionário
que neste caso é o assistente do sumo sacerdote. Ele estava encarregado dos
guardas do templo que açoitaram a Jeremias (Dt 25:3; 2 Co 11:24). Tronco, lit., aquilo que distorce. A
cabeça, as mãos e os pés eram colocados em cinco perfurações separadas. O corpo
era mantido numa posição vergada, torta ou distorcida, que causava dor.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O lamento do profeta, 20:7-13
Jeremiah 20
8 For since I spake, I cried out, I cried
violence and spoil; because the word of the LORD was made a reproach unto me,
and a derision, daily.
9 Then I said, I will not make mention of him, nor speak any more in his
name. But his word was in mine heart as a burning fire shut up in my bones, and
I was weary with forbearing, and I could not stay.
Jeremías 20
8 Porque desde que hablo, doy voces, grito,
Violencia y destrucción: porque la palabra de Jehová me ha sido para afrenta y
escarnio cada día.
9 Y dije: No me acordaré más de él, ni hablaré
más en su nombre: empero fué en mi corazón como un fuego ardiente metido en mis
huesos, trabajé por sufrirlo, y no pude.
Jeremias 20
8 Porque desde que falo, grito, clamo:
Violência e destruição; porque se tornou a palavra do SENHOR um opróbrio e
ludíbrio todo o dia.
9 Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome;
mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou
fatigado de sofrer, e não posso mais.
20:8 Opróbrio. Palavra que significa, vergonha, desonra, ignomínia. A raiz do termo significa "inundar". Ludibrio. Derivado do vocábulo desprezar, falar de modo ininteligível (como que imitando um estrangeiro), zombar, escarnecer. O mundo é tão pecador que os que anunciam a mensagem de Deus, são considerados pelo mundo marginais.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jeremias amaldiçoa o dia de seu
nascimento, 20:14-18
Conselho sobre Rendição, 21:1-14
Predita a destruição de Jerusalém por
Nabucodonosor, 21:1-14
Exigência de Justiça, 22:1-23:8
Profecia contra a casa real de Judá,
22:1-9
Contra Salum, rei de Judá, 22:10-12
Contra Jeoaquim, rei de Judá, 22:13-23
Contra Jeonias, rei de Judá, 22:24-30
O Renovo de Davi, 23:1-4
O Renovo de Justiça, 23:5-8 (Jr
33:14-16)
O Renovo de Davi
23:1-4
O Renovo de Davi
Jeremias 23:1-8 com Isaías 6:13; 11:1ss
Jeremiah 23:5 Behold, the days come, saith the LORD, that
I will raise unto David a righteous Branch, and a King shall reign
and prosper, and shall execute judgment and justice in the earth.
Jeremías 23:5 He aquí que vienen los días, dice Jehová, y
despertaré á David renuevo justo, y reinará Rey, el cual será dichoso, y hará
juicio y justicia en la tierra.
Jeremias 23:5 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que
levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e
praticará o juízo e a justiça na terra.
23:5 Renovo Justo. Uma referência clara a Jesus, como
Messias reinante.
Jesus
não reinou por ocasião de Seu primeiro advento, pelo que isso é uma profecia
sobre acontecimentos ainda futuros. E em todas as profecias devem ser aplicadas
as regras dadas pelo próprio Jeremias (Jr 18:7-9).
23:6 Senhor Justiça Nossa, no heb. Jeová-Tsidkenu ou Jeová Justiça Nossa.
Isso
faz do Renovo, Jesus Cristo, co-possuidor do “glorioso nome” de Sl 72:19;
83:18; Is 42:8. Uma observação de Jesus declarava Sua própria igualdade com o Pai (Jo 5:18; F 2:6). A presença
de Jeová a reinar no monte Sião (Mq 4:7; Zc 14:3,4,9,16,17) deve ser uma referência
ao futuro reino terrestre do Senhor Jesus Cristo. Jesus é a fonte de nossa
retidão. Foi prometida restauração tanto a Judá como a Israel, sob o seu
reinado.
Uma Denúncia contra os Profetas Falsos,
23:9-40
Contra os falsos profetas, 23:9-40
Jeremiah 23
23 Am I a God at hand, saith the LORD, and not
a God afar off?
24 Can any hide himself in secret places that I shall not see him? saith
the LORD. Do not I fill heaven and earth? saith the LORD.
Jeremías 23
23 ¿Soy yo Dios de óo acá, dice Jehová, y no
Dios de mucho ha?
24 ¿Ocultaráse alguno, dice Jehová, en
escondrijos que yo no ó vea? ¿No hincho yo, dice Jehová, el cielo y la
tierra?
Jeremias 23
23 Porventura sou eu Deus de perto, diz o
SENHOR, e não também Deus de longe?
24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o
SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? Diz o SENHOR.
Denúncia contra os Falsos Profetas
Jeremiah 23
30 Therefore, behold, I am against the prophets,
saith the LORD, that steal my words every one from his neighbour.
31 Behold, I am against the prophets, saith the LORD, that use their
tongues, and say, He saith.
32 Behold, I am against them that prophesy false dreams, saith the LORD,
and do tell them, and cause my people to err by their lies, and by their
lightness; yet I sent them not, nor commanded them: therefore they shall not
profit this people at all, saith the LORD.
Jeremías 23
30 Por tanto, he aquí yo contra los profetas,
dice Jehová, que hurtan mis palabras cada uno de su más cercano.
31 He aquí yo contra los profetas, dice
Jehová, que endulzan sus lenguas, y dicen: El ha dicho.
32 He aquí yo contra los que profetizan sueños mentirosos, dice Jehová y
contáronlos, é hicieron errar á mi pueblo con sus mentiras y con sus lisonjas,
y yo no los envié, ni les mandé; y ningún provecho hicieron á este pueblo, dice
Jehová.
Jeremias 23
30 Portanto, eis que eu sou contra os
profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu
próximo.
31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua
própria linguagem, e dizem: Ele disse.
32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o
SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as
suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram
proveito algum a este povo, diz o SENHOR.
N. Hom. O capítulo 23 ensina-nos sobre os
falsos profetas: são a causa da desgraça da nação inteira (9-10), e de si
mesmos (12). Alguns pregam um teologia errada (13); outros, pelo seu comportamento
errado, dão uma desculpa para os pagãos não se converterem (14). Se erro básico
é não falar segundo a vontade de deus (16,18,21), e ainda, falar em nome de
Deus aquilo que lhes ocorre à mente (25-32).
Fonte: Bíblia Vida Nova
As Duas Cestas de Figos, 24:1-10
A visão dos dois cestos de figos,
24:1-10
Jeremiah 24
5 Thus saith the LORD, the God of Israel;
Like these good figs, so will I acknowledge them that are carried away captive
ofJudah, whom I have sent out of this place into the land of the Chaldeans for
their good.
8 And as the evil figs, which cannot be eaten,
they are so evil; surely thus saith the LORD, So will I give Zedekiah the king
ofJudah, and his princes, and the residue of Jerusalem, that remain in
this land, and them that dwell in the land of Egypt:
Jeremías 24
5 Así ha dicho Jehová Dios de Israel: Como á
estos buenos higos, así conoceré la trasportación de Judá al cual eché de este
lugar á tierra de Caldeos, para bien.
8 Y como los malos higos, que de malos no se
pueden comer, así, ha dicho Jehová, daré á Sedechîas rey de Judá, y á sus
príncipes, y al resto de Jerusalem que quedaron en esta tierra, y que moran en
la tierra de Egipto.
Jeremias 24
5 Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Como a
estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os
quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.
8 E como os figos ruins, que se não podem
comer, de ruins que são (porque assim diz o SENHOR), assim entregarei
Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o restante de Jerusalém, que
ficou nesta terra, e os que habitam na terra do Egito.
A Taça de Fúria de Deus, 25:1-38
ancient Babylonian
Setenta anos de cativeiro, 25:1-14
O cálice da ira de Deus contra as
nações, 25:15-38
O Conflito da Fé, 26:1-29:32
Conflito com os Inimigos, 26:1-24
Jeremias ameaçado de morte, 26:1-19
A execução do profeta Urias, 26:20-24
N. Hom. O capítulo 26 mostra que o ser humano
anda tão rebelde contra Deus, que qualquer mensagem que os profetas falam por
Sua inspiração é rejeitada, se não fica de acordo com os desejos carnais dos
homens (7-9; 20-24). Felizmente, sempre há uma minoria que respeita mais a
palavra de Deus do que à palavra dos homens, como aconteceu no caso destes
príncipes (12-19).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Conflito com os Falsos Profetas, 27:1-22
Os canzis simbólicos, 27:1-22
O jugo da Babilônia
Conflito com Hananias e Semaias, 28:1 - 29:32
Hananias e Semaias: Falsos Profetas
A luta de Jeremias com o falso profeta
Hananias, 28:1-17
A carta de Jeremias aos cativos de Babilônia, 29:1-23
Jeremiah 29
11 For I know the thoughts that I think toward
you, saith the LORD, thoughts of peace, and not of evil, to give you an
expected end.
12 Then shall ye call upon me, and ye shall go and pray unto me, and I
will hearken unto you.
13 And ye shall seek me, and find me, when ye shall search for me with all
your heart.
Jeremías 29
11 Porque yo sé los pensamientos que tengo
acerca de vosotros, dice Jehová, pensamientos de paz, y no de mal, para daros
el fin que esperáis.
12 Entonces me invocaréis, é iréis y oraréis á mí, y yo os oiré:
13 Y me buscaréis y hallaréis, porque me buscaréis de todo vuestro
corazón.
Jeremias 29
11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho
a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar
o fim que esperais.
12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso
coração.
29:13. Uma chave da religião é reconhecer que Deus se revela na nossa vida somente quando estamos prontos a Lhe entregar tudo o que somos e que temos.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Conflito com Semaias, 29:24-32
A Substância da Fé, 30:1-31:40
Deus promete trazer do cativeiro o Seu
povo, 30:1-24
30:8,9 Nunca mais...escravo (Ez 37:26) O povo hebreu haveria de ver
o jugo das nações do mundo tirado de
seu pescoço. Seu jugo...teu pescoço.
Em ambos os casos, terceira pessoa, o
que é uma referência ao futuro livramento de Israel, e não uma referência ao
Israel dos dias de Jeremias. Os capítulos 30-33 esboçam os detalhes do reinado
de Cristo: 1) O Messias seria rei sobre Israel (30:9; 33:15-17); 2) Israel será
restaurada à terra da Palestina (30:1-14,18-20; 31:10-14,23-38; 32:15-37; 33:7);
3) Israel converter-se-á ao Senhor (30:22; 31:11,31-34; 32:28-40; 33:11); 4
Israel viverá em segurança com a alegria do Senhor como sua porção (30:10;
33:11); 5) O reino milenar de Cristo (Ap 20:6) assinalará o cumprimento das
promessas feitas a Israel. Essas promessas estão estabelecidas no eterno amor
de Deus e descansam seguramente sobre a Sua fidelidade (31:1-3; 33:14)
Fonte: Bíblia Vida Nova
Promessa de Restauração
Jeremiah 30:17 For I will restore health unto
thee, and I will heal thee of thy wounds, saith the LORD; because they called
thee an Outcast, saying, This is Zion, whom no man seeketh after.
Jeremías 30: 17 Mas yo haré venir sanidad para
ti, y te sanaré de tus heridas, dice Jehová; porque Arrojada te llamaron,
diciendo: Esta es Sión, á la que nadie busca.
Jeremias 30:17 Porque te restaurarei a saúde,
e te curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a repudiada,
dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela.
Lamento transformado em júbilo, 31:1-30
Esperança de Restauração, 1-14
Esperança em Deus
Tristeza de Raquel se transforma em alegria, 15-30
Jeremiah 31:3 The LORD hath appeared of old
unto me, saying, Yea, I have loved thee with an everlasting love:
therefore
with lovingkindness have I drawn thee.
Jeremías 31:3 Jehová se manifestó á mí ya
mucho tiempo há, diciendo: Con amor eterno te he amado;
por tanto te soporté
con misericordia.
Jeremias 31:3 Há muito que o SENHOR me
apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei,
por isso com benignidade
te atraí.
Esperança em Deus
Jeremiah 31:17 And there is hope in thine end,
saith the LORD,
that thy children shall come again to their own border.
Jeremías 31:17 Esperanza también hay para tu
fin, dice Jehová,
y los hijos volverán á su término.
Jeremias 31:17 E há esperança quanto ao teu
futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus termos.
Firmada nova aliança com Israel, 31:31-40
Jeremiah 31
31 Behold, the days come, saith the LORD, that
I will make a new covenant with the house of Israel, and with the house
ofJudah:
32 Not according to the covenant that I made with their fathers in the day
that I took them by the hand to bring them out of the land of Egypt; which
my covenant they brake, although I was an husband unto them, saith the
LORD:
33 But this shall be the covenant that I will make with the house
of Israel; After those days, saith the LORD, I will put my law in their
inward parts, and write it in their hearts; and will be their God, and they
shall be my people.
34 And they shall teach no more every man his neighbour, and every man his
brother, saying, Know the LORD: for they shall all know me, from the least of them
unto the greatest of them, saith the LORD: for I will forgive their iniquity,
and I will remember their sin no more.
Jeremías 31
31 He aquí que vienen días, dice Jehová, en
los cuales haré nuevo pacto con la casa de Jacob y la casa de Judá:
32 No como el pacto que hice con sus padres el día que tomé su mano para
sacarlos de tierra de Egipto; porque ellos invalidaron mi pacto, bien que fuí
yo un marido para ellos, dice Jehová:
33 Mas éste es el pacto que haré con la casa de Israel después de aquellos
días, dice Jehová: Daré mi ley en sus entrañas, y escribiréla en sus corazones;
y seré yo á ellos por Dios, y ellos me serán por pueblo.
34 Y no enseñará más ninguno á su prójimo, ni ninguno á su hermano,
diciendo: Conoce á Jehová: porque todos me conocerán, desde el más pequeño de
ellos hasta el más grande, dice Jehová: porque perdonaré la maldad de ellos, y
no me acordaré más de su pecado.
Jeremias 31
31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que
farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei
pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha
aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles
dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu
coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão,
dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao
maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me
lembrarei dos seus pecados.
31:31 Nova Aliança. Vd nota em 11:2, os dois reinos
compartilharão juntos dessa aliança (eterna
aliança, 32:40). Vd 31:31-34; 32:37-41; Hb 8:7-13; 10:15-18. As condições
dessa aliança são:
1)
Substituirá a antiga aliança que Israel havia quebrado (31:32; Hb 8:7,8);
2)
Uma aliança de graça e não de obras (31:32; Hb 8:60;
3)
A nova aliança promete o novo nascimento
mediante a qual a lei de Deus é escrita nos corações de Seu povo (31:33;
32:39; Hb 8:10; 10:16);
4)
A nova aliança promete a conversão da nação de Israel a Deus (31:33-34; 32:38;
Hb:10);
5)
A nova aliança promete o perdão dos pecados (31:34; Hb 8:12; 10:17);
6)
A nova aliança promete a vinda de bênçãos de Deus sobre Israel (32:39,40);
7)
A nova aliança é um pacto eterno (32:40);
8)
Embora a nova aliança tivesse sido expressamente feita com os filhos de Israel,
a epístola aos Hebreus aplica os benefícios da geração, que fluem dessa nova
aliança, à Igreja. O atual ministério de nosso Senhor baseia-se em Seu ofício
medianeiro de Seu melhor pacto (Hb 8:6). O privilégio dos crentes, durante
nosso tempo, de entrar no Santo dos Santos através do sangue de Jesus, diz respeito
a essa nova aliança (Hb 10:14-22). A ceia do Senhor baseia-se sobre a nova
aliança (Lc 22:20). Isso não significa que a nova aliança deve ser entendida
como declaração de que as promessas milenares a Israel não tenham de ser
observadas. Essas promessas serão cumpridas (cf Rm 11:26).
Fonte: Bíblia Vida Nova
A Ação da Fé, 32:1-44
Jeremias compra um campo em Anatote,
32:1-15
Jeremias pede esclarecimentos a Deus,
32:16-25
Jeremiah 32:17 Ah Lord GOD! behold, thou hast
made the heaven and the earth by thy great power and stretched out arm, and
there is nothing too hard for thee:
Jeremías 32:17 Oh Señor Jehová! he aquí que tú
hiciste el cielo y la tierra con tu gran poder, y con tu brazo extendido, ni
hay nada que sea difícil para ti:
Jeremias 32:17 Ah Senhor DEUS! Eis que tu
fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido;
nada há que te seja demasiado difícil;
A resposta de Deus, 32:26-44
Jeremiah 32:27 Behold, I am the LORD, the God
of all flesh: is there any thing too hard for me?
Jeremías 32:27 He aquí que yo soy Jehová, Dios
de toda carne; ¿encubriráseme á mí alguna cosa?
Jeremias 32:27 Eis que eu sou o SENHOR, o Deus
de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?
Uma promessa de Restauração, 36-44
N. Hom. O cap 32 encerra uma lição de fé e de
obediência:
1)
A situação desesperadora, 1-5;
2)
Escutando a Palavra de Deus, 6-7;
3)
Obedecendo à Palavra de Deus, 8-12;
4)
A consolação e inspiração que brotam desta obediência, 13-15;
5)
O resultado final: poder para distinguir os tempos do presente (25-35), e do
futuro (36-44), para ser um verdadeiro profeta de Deus.
Fonte: Bíblia Vida Nova
A Visão da Fé, 33:1-26
Jeremiah 33:3 Call unto me, and I will answer thee, and shew
thee great and mighty things, which thou knowest not.
Jeremías 33:3 Clama á mí, y te responderé, y te enseñaré
cosas grandes y dificultosas que tú no sabes.
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e
anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Promessas de paz e prosperidade,
33:1-13
O Renovo de justiça, 33:14-26 (Jr
23:5-6)
O Renovo de Justiça
Jeremias 23:5-6; 33:14-26
Jeremiah 33
14 Behold, the days come, saith the LORD, that
I will perform that good thing which I have promised unto the house
of Israel and to the house of Judah.
15 In those days, and at that time, will I cause the Branch of
righteousness to grow up unto David; and he shall execute judgment and
righteousness in the land.
Jeremías 33
14 He aquí vienen días, dice Jehová, en que yo
confirmaré la palabra buena que he hablado á la casa de Israel y á la casa de
Judá.
15 En aquellos días y en aquel tiempo haré producir á David Pimpollo de
justicia, y hará juicio y justicia en la tierra.
Jeremías 33
14 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que
cumprirei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá;
15 Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça,
e ele fará juízo e justiça na terra.
15 Davi. A aliança com Davi (2 Sm 7:8-17).
Promessas:
1)
Te fará casa, isto é, família,
posteridade. Vd também Is 1:26;
2)
Para sempre o trono do Seu reino,
autoridade real;
3)
Reino, isto é, uma esfera de
governo;
4)
Para sempre, perpetuidade;
5)
Com uma condição: a desobediência resultará em castigo mas não em abrogação da
aliança (2 Sm 7:15,16; Sl 89:20-37; Is 24:5; 54:3).
A
aliança foi confirmada à Maria (Lc 1:31-33; At 2:29-32; 15:14-17). Vd 33:20-26.
Uma forte confirmação à aliança davídica.
16 Senhor, Justiça Nossa. Comparar com 23:5,6. Aqui o título se
refere a Jerusalém e não somente ao Messias, que dá seu nome a ela. Ap 3:12. Vd
também Is 1:26.
Fonte: Bíblia Vida Nova
N. Hom. Cap 33 nos ensina que, mesmo no meio da
destruição pronunciada contra o povo desobediente (4-5), o arrependimento e a
invocação de Deus trará da parte do Senhor as bênçãos de sabedoria (3); Saúde
(6); Segurança (6); Restauração (7); Purificação (8); e Júbilo (11). A garantia destas promessas amoráveis é
a própria pessoa do Senhor Jesus Cristo, quem nos justifica pela aliança eterna
(14-26).
Fonte: Bíblia Vida Nova
JEREMIAS, UM VIGIA DE DEUS: APRESSANDO A PALAVRA, 34:1-45:5
Escravos Libertados, 34:1-22
Prediz-se a sorte de Zedequias, 34:1-7
As ameaças de Deus por causa da
escravatura, 34:8-22
N.Hom. O cap 34 nos mostra que até a sorte dos
reis depende da sua obediência à vontade de Deus (1-5), e que esta vontade
deve, em geral, imperar nas leis cívicas da nação, 8-11: a chave da compaixão
humana é o amor que o próprio Deus mostra para com pessoas fracas e
escravizadas, 17-22.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Cap.
35-36 Nesses dois capítulo regressamos ano reinado de Jeoaquim.
Cronologicamente, seguem-se no capítulo 26.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Os Recabitas, 35:1-19
A fidelidade dos recabitas, 35:1-19
A Fidelidade dos Recabitas
35:2 Recabitas. Vd 2 Sm 4:2. Eram descendentes de
Hobabe, cunhado de Moisés Eram queneus, não eram adoradores de ídolos, mas
foram com Israel para Canaã. Estabeleceram-se ao sul de Judá, perto do deserto
de Cades. Eram Nômades (Jz 1:16; 1 Sm 15:6, 27:10).
35:6-10 Vd 2 Rs 10:15-28. Os recabitas
afirmavam que a vida fácil em Canaã impedia a pureza de adoração a Jeová.
Portanto, voltaram ao modo de vida no deserto, vivendo em tendas, sendo
pastores, e abstendo-se do vinho por motivos simbólicos (não por convicções
religiosas). O uso que Jeremias fez deles como uma ilustração, tinha a intenção
de mostrar como alguns homens são mais fiéis às doutrinas humanas do que Israel
o era aos mandamentos de Jeová.
Fonte: Bíblia Vida Nova
N.Hom. O cap 35 ensina-nos a fé cominada com a
obediência, que formam a soma chamada “fidelidade”. Preceitos humanos, porém
com intentos de uma adoração mais pura de Deus, seguiram-se à risca durante
muitos séculos, 6-11. A família dos recabitas viu nisto sua razão de ser. Muito
mais, pois, o povo de Deus, fundamentado sobre as alianças de Deus,
especialmente a nova aliança firmada na pessoa de Jesus Cristo (cf 1 Co 11:25)
deve refletir a natureza e a vontade de Cristo em toda a sua doutrina, suas
atitudes e suas ações (comp. 13-17, com Jo 14:15; 15:10).
Fonte: Bíblia Vida Nova
A Palavra de Deus Transcrita, 36:1-32
O rolo de Jeremias é lido no templo, 36:1-19
O rei Jeoiaquim lança o rolo no fogo, 36:20-26
A Palavra de Deus é lançada no fogo
O mau rei Jeoaiaquim queima a Palavra de Deus - Jeremias 36:21-32
(Wicked king Jehoiakim burns the Word of God - Jeremiah 36:21-32)
Jeremiah 36
22 Now the king sat in the winterhouse in the
ninth month: and there was a fire on the hearth burning before him.
23 And it came to pass, that when Jehudi had read three or four leaves, he
cut it with the penknife, and cast it into the fire that was on the hearth,
until all the roll was consumed in the fire that was on the hearth.
Jeremías 36
22 Y el rey estaba en la casa de invierno en
el mes noveno, y había un brasero ardiendo delante de él;
23 Y fué que, como Jehudí hubo leído tres ó cuatro planas, rasgólo con un
cuchillo de escribanía, y echólo en el fuego que había en el brasero, hasta que
todo el rollo se consumió sobre el fuego que en el brasero había.
Jeremias 36
22 Ora, o rei estava assentado na casa de
inverno, pelo nono mês; e diante dele estava um braseiro aceso.
23 E sucedeu que, tendo Jeudi lido três ou quatro folhas, cortou-as com um
canivete de escrivão, e lançou-as no fogo que havia no braseiro, até que todo o
rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro.
23 Cortou-o. O verbo subentende uma ação repetida:
“ficou cortando”. O rei queimo-o pedaço a pedaço.
24 Registra-se aqui o endurecimento do coração de um povo que, ao
ouvir a palavra de Deus, não se sente comovido nem arrependido.
26 Silenciar a voz que quer falar à consciência é o caminho falso dos
pagãos, que pensam em obter assim a paz de espírito.
28 A palavra de Deus não se
deixa emudecer por meios humanos.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Baruque reescreve o livro, 36:27-32
A Palavra de Deus Comunicada,
37:1-38:28a
Jeremias na prisão (cárcere), 37:1-21
15 Cárcere. Jeremias experimentou cinco tipos de
aprisionamento:
1)
Foi aprisionado sob a falsa acusação de traição e lançado na cova (37:11-15);
2)
Foi-lhe permitido sair da cova para permanecer na corte com guardas (37:21);
3)
Foi posto na cova lamacenta de Malaquias (38:6);
4)
Novamente foi solto e mantido no pátio da prisão (38:10-13);
5)
Foi levado para fora da cidade, em cadeias, por Nebuzaradã, capitão da guarda,
e finalmente solto em Ramá (40:1-4). E também esteve aprisionado no tronco (20:2).
Príncipes...Jônatas, o escrivão. Esses não são os príncipes amigos, e Safã, que aparecem ao capítulo
anterior, que mui provavelmente estavam exilados em Babilônia ou haviam
morrido. Os acontecimentos do capítulo anterior se desenrolaram em cerca de 604
a.C. Os deste capítulo pertencem a 588 até 586 a.C.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O etíope Ebede-Meleque salva Jeremias
da cisterna, 38:1-13
Jeremias é lançado na cisterna, 1-6
Zedequias consulta o profeta, 38:14-28a
A Palavra de Deus Cumprida,
38:28b-39:18
N.Hom. O cap. 38 nos mostra quantas vezes o interesse dos grandes quer abafar a plenitude da mensagem de Deus (1-6), enquanto o desinteresse dos humildes pode salvar a situação com simples serviços práticos prestados na hora da necessidade (7-13). A fidelidade à vocação sagrada acaba merecendo o respeito de reis (14-16), mas isto não é motivo para um servo de Deus medir palavras em declarar toda a vontade de Deus aos soberanos (17-23).
Fonte: Bíblia Vida Nova
QUEDA DE JUDÁ
(Fall of Judah)
A queda de Jerusalém, 24:20-25:7; Jr 39:1-7; 52:3-11
Nabucodonosor toma Jerusalém, 39:1-10 (2 Rs 24.20; 25.12;
2 Cr 36.17-21; Jr 53.1-16)
Fuga e Prisão de Zedequias, 4-5
Jeremiah 39
1 In the ninth year of Zedekiah king
of Judah, in the tenth month, came Nebuchadrezzar king
of Babylon and all his army against Jerusalem, and they besieged
it.
2 And in the eleventh year of Zedekiah, in the fourth month, the ninth day
of the month, the city was broken up.
Jeremías 39
1 EN el noveno año de Sedechîas rey de Judá,
en el mes décimo, vino Nabucodonosor rey de Babilonia con todo su ejército
contra Jerusalem, y cercáronla.
2 Y en el undécimo año de Sedechîas, en el mes cuarto, á los nueve del
mes, fué rota la ciudad;
Jeremias 39
1 No ano nono de Zedequias, rei de Judá, no
décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de Babilónia, e todo o seu exército, contra
Jerusalém, e a cercaram.
2 No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma
brecha na cidade.
39:1,2
O cerco de Jerusalém, até sua captura, durou
dezoito meses. Undécimo ano. Ao
completar dez anos no trono.
Fonte: Bíblia Vida Nova
(The Babylonian Empire)
Queda e Cativeiro do Reino de Judá
Judá levado para Babilônia
(Judah taken to Babylon)
Chapter 11
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The Babylonian Exile
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079
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079a
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079b
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080
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Tradução:
Capítulo 11 O Exílio Babilônico
Judá durante o Exílio
O Reino de Judá
Exílio; Palestina no Período Pós-Exílico
Judeus Exilados na Babilônia
Judeus Refugiados no Egito
Nabucodonosor cuida de Jeremias,
39:11-18
39:11-14 Nabucodonosor se preocupava com
Jeremias, possivelmente porque sua mensagem ao povo era de que deveriam
submeter-se ao jugo babilônico, não o sentido de colaborar com os invasores,
mas sim, com a sentença que Deus pronunciara contra o povo de Judá.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O Governo de Gedalias, 40:1-41:18
Jeremias e os restantes do povo ficam com Gedalias, 40:1-12
Ismael conspira contra Gedalias,
40:13-41:10
Mizpá
The site of Mizpah, where Gedaliah governed Judah
in the time of Jeremiah.
Gedaliah was murdered here
by Ishmael and some men.
(cf Jeremiah 41:1-3)
O lugar de Mizpá, onde Gedalias,
governou Judá no tempo de Jeremias.
Gedalias foi
assassinado aqui
por Ismael e alguns homens (cf Jeremias 41:1-3)
Joanã livra os cativos, 41:11-18
Palavra Final em Judá, 42:1-43:7
Jeremias exorta o povo a não ir ao
Egito, 42:1-22
Jeremias é levado ao Egito pelo povo,
43:1-7
Jeremias é levado ao Egito
Jeremiah 43
2 Then spake Azariah the son of Hoshaiah, and
Johanan the son of Kareah, and all the proud men, saying unto Jeremiah,
Thou speakest falsely: the LORD our God hath not sent thee to say, Go not
into Egypt to sojourn there:
7 So they came into the land of Egypt:
for they obeyed not the voice of the LORD: thus came they even to
Tahpanhes.
Jeremías 43
2 Dijo Azarías hijo de Osaías, y Johanán hijo
de Carea, y todos los varones soberbios dijeron á Jeremías: Mentira dices; no
te ha enviado Jehová nuestro Dios para decir: No entréis en Egipto á peregrinar
allí.
7 Y entraron en tierra de Egipto; porque no
obedecieron á la voz de Jehová: y llegaron hasta Taphnes.
Jeremias 43
2 Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e
Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes
mentiras; o SENHOR nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para
ali habitar;
7 E entraram na terra do Egito, porque não
obedeceram à voz do SENHOR; e vieram até Tafnes.
Palavra Final no Egito, 43:8-44:30
Jeremias profetiza a conquista do Egito
por Nabucodonosor, 43:8-13
Jeremiah 43
9 Take great stones in thine hand, and hide
them in the clay in the brickkiln, which is at the entry of Pharaoh's house in
Tahpanhes, in the sight of the men of Judah;
10 And say unto them, Thus saith the LORD of hosts, the God
of Israel; Behold, I will send and take Nebuchadrezzar the king ofBabylon,
my servant, and will set his throne upon these stones that I have hid; and he
shall spread his royal pavilion over them.
11 And when he cometh, he shall smite the land of Egypt, and deliver
such as are for death to death; and such as are for captivity to captivity; and
such as are for the sword to the sword.
Jeremías 43
9 Toma con tu mano piedras grandes, y cúbrelas
de barro en un horno de ladrillos que está á la puerta de la casa de Faraón en
Taphnes, á vista de hombres Judíos;
10 Y diles: Así ha dicho Jehová de los
ejércitos, Dios de Israel: He aquí que yo envío, y tomaré á Nabucodonosor rey
de Babilonia, mi siervo, y pondré su trono sobre estas piedras que he
escondido, y tenderá su dosel sobre ellas.
11 Y vendrá, y herirá la tierra de Egipto: los que á muerte, á muerte, y
los que á cautiverio, á cautiverio, y los que á cuchillo, á cuchillo.
Jeremias 43
9 Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as
no barro, no forno que está à entrada da casa de Faraó, em Tafnes, perante os
olhos dos homens de Judá,
10 E dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que
eu enviarei, e tomarei a Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e porei o
seu trono sobre estas pedras que escondi; e ele estenderá a sua tenda real
sobre elas.
11 E virá, e ferirá a terra do Egito; entregando para a morte, quem é para
a morte; e quem é para o cativeiro, para o cativeiro; e quem é para a espada,
para a espada.
Repreendida a infidelidade dos judeus
no Egito, 44:1-14
Jeremias é contraditado, 44:15-19
Jeremias prediz castigo, 44:20-30
Jeremias Admoesta a Baruque, 45:1-5
A mensagem de Jeremias a Baruque,
45:1-5
JEREMIAS, UMA TESTEMUNHA DE DEUS À
NAÇÃO: O SENHOR ONIPOTENTE REINA, 46:1-52:34
“O
Profeta às Nações”, 46:1; Egito, 46:2-28; Filistia, 47:1-7; Moabe, 48:1-47;
Amom, 49:1-6; Edom, 49:7-22; Damasco, 49:23-27; Quedar, 49:28-29; Hazor, 49:30-33;
Elã, 49:34-39; Babilônia, 50:1-51:64; Judá, 52:1-34
Profecia a respeito do Egito, 46:1-28
N.Hom. O cap. 46 mostra a inutilidade de uma
nação que vive longe da comunhão com Deus, preparar-se para guerra (2-4),
tentar expandir sua influência (7-9), procurar seus ídolos nacionais (15), dos
seus líderes (17), e dos seus aliados (21). Cada cidadão deve abrir sua Bíblia
e ver quais os males nacionais que pode ajudar a sanear pela fé, pela oração,
pela ação.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Profecia a respeito dos filisteus,
47:1-7
Profecia a respeito de Moabe, 48:1-47
Profecia a respeito dos amonitas,
49:1-6
Profecia a respeito dos edomitas,
49:7-13
Os pecados e o castigo de Edom,
49:14-22
Profecia a respeito de Damasco,
49:23-27
Profecia a respeito da Arábia: Quedar e reinos de Hazor, 49:28-33
Profecia a respeito dos elamitas,
49:34-39
Profecia a respeito da Babilônia,
50:1-46
N.Hom. O cap 50 mostra a derrota da idolatria
(2-3) a conversão verdadeira do povo de Deus (4-5), com a consequente remoção
do seu opróbio (7), isto envolve a derrota dos perseguidores dos fiéis (9-13 e
21-32) enquanto estes receberam a restauração física (19) e espiritual (20). Tudo
isto depende da atividade do próprio Redentor (34) que rege os destinos do
mundo (39,41).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jeremiah 51
15 He hath made the earth by his power, he
hath established the world by his wisdom, and hath stretched out the heaven by
his understanding.
16 When he uttereth his voice, there is a multitude of waters in the
heavens; and he causeth the vapours to ascend from the ends of the earth: he
maketh lightnings with rain, and bringeth forth the wind out of his
treasures.
Jeremías 51
15 El es el que hizo la tierra con su
fortaleza, el que afirmó el mundo con su sabiduría, y extendió los cielos con
inteligencia;
16 El que da con su voz muchedumbre de aguas
del cielo, y hace subir las nubes de lo postrero de la tierra; él hace
relámpagos con la lluvia, y saca el viento de sus tesoros.
Jeremias 51
15 Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou
o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento.
16 Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e
faz subir os vapores desde o fim da terra; faz os relâmpagos com a chuva, e
tira o vento dos seus tesouros,
Profecia a respeito de Judá, 52:1-34
52:1-3 Quase completamente idêntica a 2 Rs
24:18-20. Trata-se de um breve sumário e avaliação do reinado de Zedequias. Este
capítulo repete a história dos reis até 2 Rs 25:30. Foi um apêndice escrito não
por Jeremias, mas para demonstrar que suas profecias foram cumpridas.
Fonte: Bíblia Vida Nova
A queda de Jerusalém e o cativeiro de
Judá, 52:1-30; (2 Rs 24.20; 25.12; 2 Cr 36.10-21; Jr 39.1-10)
Libertado e honrado o rei Joaquim,
52:31-34 (2 Rs 25.27-30)
ANÁLISE
O longo ministério de Jeremias, de mais
de quarenta anos, se estendeu desde 625 a.C. até poucos anos depois que Judá
deixou de existir como estado, em 586 a.C. Mais de cinquenta anos de apostasia
religiosa de Josias (621-607 a.C.), Jeremias sustentou a reforma com
entusiasmo, até que percebeu que isso não estava mudando os corações do povo.
Dois anos depois da morte de Josias, a batalha de Carquemis (605 a.C.)
estabeleceu o controle babilônico sobre a Ásia ocidental. Desde então Jeremias
advogava submissão à Babilônia, mas sem sucesso. Sob os últimos quatro reis de
Judá, vinte e um anos de apostasia religiosa e fraqueza política tornavam
inevitáveis a queda de Jerusalém, em 586 a.C., e o exílio.
As desencorajadas circunstâncias sob as
quais Jeremias trabalhou, e a extraordinária extensão em que a idolatria substituiria
a religião revelada em Judá, são claramente refletidas nas profecias de
Jeremias. Também vemos o reflexo da angústia espiritual de Jeremias ocasionada
por essa apostasia. Não obstante, Jeremias não era nenhum pessimista. Era
essencialmente o guerreiro de Deus, mas um guerreiro que era igualmente vigia e
testemunha. O capítulo primeiro descreve a chamada de Jeremias ao sacerdócio.
Os capítulos 2 a 13 capacitam-nos a reconstituir as condições em que ele
profetizou, enquanto que os capítulos 14 a 33 refletem como tinha consciência
de Deus e comunhão com Ele (cf. também 1:1-19). O guerreiro, então, surge como
vigia de Deus (34:1-45:5) e como testemunha de Deus (46:1-52:34).
Nos oráculos de Jeremias, Deus, o
governador moral do mundo, é o Deus da aliança de Israel. Através de Israel Ele
procurava atingir propósitos morais. Infelizmente os adultérios espirituais da
nação do norte com os baalins compeliram Deus a divorciar-se (isto é, o exílio)
dela. Judá, a nação do sul, não aproveitou a lição da experiência de Israel. Ultrapassou
Israel em impurezas sexuais, ainda que repelisse as acusações de infidelidade
religiosa. Por conseguinte, Deus precisava julgá-la.
O arrependimento, apesar disso, poderia
ter interrompido o processo do divórcio (exílio), a despeito de seus
adultérios, tão grande é a graça do Senhor. Porém, Judá estava tão firmada em
sua concupiscência que era irascível à correção moral. Gradualmente foram
desaparecendo as virtudes sociais. Sacrifícios e rituais falharam como
substitutos do arrependimento e da retidão. A espantosa pecaminosidade de Judá significa
que aquele pecado era congênito, o que explica sua inaptidão moral. Resultava
de uma natureza pecaminosa. O julgamento era inevitável, expresso no exílio.
Mas o exílio ainda não era a palavra final.
Um remanescente haveria de retornar
para viver sob o império do Messias, em segurança religiosa e social. O reto
governo do Messias sobre um povo justo, ajuda a explicar a doutrina de Jeremias
sobre o Novo Pacto. Os indivíduos seriam retos porque seus corações seriam
renovados. Obedeceriam às leis de Deus de todo o coração, espontaneamente. O
Novo Pacto, assegurando perdão e dinâmica moral interna, transcenderia o
legalismo do Antigo Pacto. Finalmente, através da morte sacrificial de Cristo,
a atividade interna e regeneradora do Espírito Santo, o Novo Pacto se tornou
uma realidade.
AUTOR
Nenhum princípio pode ser discernido no
arranjo das profecias de Jeremias. Os oráculos pertencentes aos últimos cinco
reis de Judá não seguem uma sequência cronológica. A sequência de capítulos, no
hebraico, difere da ordem apresentada na Septuaginta, e esta última exibe omissões
consideráveis, ainda que destituídas de importância. Isso sugere uma diferente
revisão editorial. Jeremias ditou suas profecias e Baruque as registrou
(36:1-8,32). O arranjo desordenado pode ser uma evidência de caráter primitivo.
O novo Testamento contém numerosas referências a Jeremias.
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA]
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
JEREMIAH
Notes on
Jeremiah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Introduction ch. 1
A.
The introduction of Jeremiah 1:1-3
B.
The call of Jeremiah 1:4-19
1.
The promise of divine enablement 1:4-10
2.
Two confirming visions 1:11-19
II. Prophecies about Judah chs. 2—45
A.
Warnings of judgment on Judah and Jerusalem chs. 2—25
1.
Warnings of coming punishment because of Judah's guilt chs. 2—6
2.
Warnings about apostasy and its consequences chs. 7—10
3.
Warnings in view of present conditions 11:1—15:9
4.
Warnings in view of Judah's hardheartedness 15:10—25:38
B.
Controversies concerning false prophets chs. 26—29
1.
Conflict with the people ch. 26
2.
Conflict with the false prophets in Jerusalem chs. 27—28
3.
Conflict with the false prophets in exile ch. 29
C.
The Book of Consolation chs. 30—33
1.
The restoration of all Israel chs. 30—31
2.
The restoration of Judah and Jerusalem chs. 32—33
D.
Incidents surrounding the fall of Jerusalem chs. 34—45
1.
Incidents before the fall of Jerusalem chs. 34—36
2.
Incidents during the fall of Jerusalem chs. 37—39
3.
Incidents after the fall of Jerusalem chs. 40—45
III. Prophecies about the nations chs.
46—51
A.
The oracle against Egypt ch. 46
1.
Egypt's defeat in Syria 46:1-12
2.
Egypt's defeat in Egypt 46:13-24
3.
Egypt's defeat and Israel's deliverance 46:25-28
B.
The oracle against the Philistines ch. 47
C.
The oracle against Moab ch. 48
1.
The destruction of Moab 48:1-10
2.
The complacency of Moab 48:11-17
3.
The catastrophe of Moab 48:18-28
4.
The pride of Moab 48:29-39
D.
The oracle against Ammon 49:1-6
E.
The oracle against Edom 49:7-22
F.
The oracle against Damascus 49:23-27
G.
The oracle against the Arab tribes 49:28-33
H.
The oracle against Elam 49:34-39
I.
The oracle against Babylon chs. 50—51
1.
An overview of Babylon's future 50:1-10
2.
The fall of Babylon 50:11-16
3.
The restoration of Israel 50:17-20
4.
Divine vengeance 50:21-28
5.
Human arrogance 50:29-32
6.
Israel's future redemption 50:33-40
7.
Babylon's agony 50:41-46
8.
The certainty of Babylon's judgment 51:1-14
9.
Yahweh's sovereignty over Babylon 51:15-19
10.
Babylon's destroyer 51:20-26
11.
God's instruments of Babylon's destruction 51:27-33
12.
Judah's complaint against Babylon 51:34-40
13.
Babylon's fate 51:41-48
14.
A call to flee from Babylon 51:49-53
15.
The justice of Babylon's judgment 51:54-58
16.
Babylon's fall dramatized 51:59-64
IV. Conclusion ch. 52.
A.
The fall of Jerusalem and the capture of Zedekiah 52:1-16
B.
The sacking of the temple 52:17-23
C.
The numbers deported to Babylon 52:24-30
D.
The release of Jehoiachin from prison 52:31-34
BIBLE ATLAS
(Atlas Bíblico)
(...)
Chapter 10
|
Judah Alone amid
International Powers
|
|
072
|
||
072a
|
||
073
|
||
074
|
||
075
|
||
076
|
||
077
|
||
077a
|
||
077b
|
||
078
|
||
Chapter 11
|
The Babylonian
Exile
|
|
079
|
||
079a
|
||
079b
|
||
080
|
||
081
|
||
(...)
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