Google Translate

segunda-feira, 12 de maio de 2014

06 - JUNE - Daily Bible Reading Commentaries in English, Spanish and Portuguese - (Parte 1 de 2)

psalm 119 photo: Psalm 119:105 Psalm119105.jpg




BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica Diária
de 1 a 17 de junho 
(Esdras 9 e 10 - Neemias - Ester - Jó)

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS

United Kingdom 



animated lights photo: Animated Lights animated_lights.gif


Psalm 119:105 Thy word is a lamp unto my feet, 
and a light unto my path. 
[KJV]






Spain





animated lights photo: Animated Lights animated_lights.gif


Salmo 119:105 Lámpara es á mis pies tu palabra, 
Y lumbrera á mi camino. 
[RV 1909]





Portugal





animated lights photo: Animated Lights animated_lights.gif



Salmo 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra 
e luz, para o meu caminho. 
[JFA] 








CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
JUNE

Old Testament 



DAY

BOOK

CHAPTER

Ezra
9
2
Nehemiah
1
3
Nehemiah
4
4
Nehemiah
7
5
Nehemiah
9
6
Nehemiah
7
Esther
1
8
Esther
4
9
Esther
8
10
Job
1
11
Job
6
12
Job
13
Job
14
Job
15
Job
16
Job
17
Job
18
Psalms
1
19
Psalms
20
Psalms
21
Psalms
22
Psalms
23
Psalms
24
Psalms
25
Psalms
26
Psalms
27
Psalms
28
Psalms
29
Psalms
30
Psalms



       


  

Spain


JUNIO

El Antiguo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Esdras
9
2
Nehemíah
1
3
Nehemíah
4
4
Nehemíah
7
5
Nehemíah
9
6
Nehemíah
7
Ester
1
8
Ester
4
9
Ester
8
10
Job
1
11
Job
6
12
Job
13
Job
14
Job
15
Job
16
Job
17
Job
18
Salmos
1
19
Salmos
20
Salmos
21
Salmos
22
Salmos
23
Salmos
24
Salmos
25
Salmos
26
Salmos
27
Salmos
28
Salmos
29
Salmos
30
Salmos


  




Portugal


JUNHO

Velho Testamento



DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Esdras
9
2
Neemias
1
3
Neemias
4
4
Neemias
7
5
Neemias
9
6
Neemias
7
Ester
1
8
Ester
4
9
Ester
8
10
1
11
6
12
13
14
15
16
17
18
Salmos
1
19
Salmos
20
Salmos
21
Salmos
22
Salmos
23
Salmos
24
Salmos
25
Salmos
26
Salmos
27
Salmos
28
Salmos
29
Salmos
30
Salmos













NEEMIAS, ESTER, JÓ, SALMOS
Tema - Autor - Tempo - Assuntos tratados



A BÍBLIA O VELHO TESTAMENTO

(...)

11. Neemias

Tema: Reconstrução dos Muros de Jerusalém e o Desenvolvimento do Governo Civil na Palestina.

Autor: Neemias
Tempo: 12 anos da Historia dos Judeus (até o reino do Dario)

Escrita entre 424-395 a.C.

Palavras Chaves: "orar" 1.4 "trabalhar" 6.3

O último livro histórico do Velho Testamento escrito cronologicamente. O livro de Ester tem acontecimentos que precederam este livro em 30 anos.

O Governo de Palestina que Neemias desenvolveu continua em grande parte até hoje em Israel.

Assuntos tratados:

A reconstrução dos muros e o governo desenvolvidos por ele preparou a cidade e o país para o Novo Testamento.

Pode ser vista a separação racial e religiosa do povo Judeu que existe até hoje. Por exemplo, cap. 13 ensina de ser separados do mundo.

A mão de Deus com seu povo obediente é vista. 9.19

O povo tenta colocar o Senhor como primeiro nas suas vidas.


12. Ester

Tema: As Lutas Vitoriosas dos Judeus Dispersos

Autor: Mardoqueu

Tempo: 12 anos. Talvez durante os 58 anos entre as duas viagens de volta à Jerusalém que Esdras relatou.

Versículo chave: 4:14 "e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" A mão providencial de Deus vista.

Veio uns 30 anos antes de Neemias. Pois sem Ester, não teria um Neemias nem a restauração que ele relata.

Não consta a palavra "Deus" no livro, mas a Sua mão gloriosamente se vê. Os escritos foram tomados da biblioteca dos Assírios que não aceitavam nem a Jeová e nem aos Judeus.

A origem da Festa de Purim (9.20-32). Ester mostra que só o que a lei de Moisés dita pode ser observado ou o que a história conclua que é fato.

A mão de Deus preserva Seu povo, assim segurando a linhagem da semente de Abraão para o Messias.

Não pode fazer o erro numa maneira aceitável a Deus.

Virtude, fidelidade, perseverança no bem, e confiança em Deus são lições deste livro.
C. Poéticos - 5 livros - Sabedoria Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão

Essa seção descreve as experiências do Povo de Deus.
É poesia, mas poesia hebraica, baseada nas seguintes maneiras com exemplos:

Repetição (Sl 25.4)

Contraste (Sl 1.6)

Elaboração de idéias (Jó 11.18)

Trata de problemas práticos (Provérbios) questões morais e espirituais (Salmos), materialismo, fatalismo, pessimismo (Eclesiastes) e sofrimentos dos justos (Jó).


1. Jó

Tema: Fé não depende das circunstâncias externas, nem de explicações mas no Deus onipotente e onisciente 


Tempo: escrito entre 2.583-2.058 a.C.
Jó mencionado como pessoa histórica. Ezequiel 14.14,20.

Não é parábola, mas história real. Trata de pessoas, lugares e acontecimentos reais. Citado em: Ez 14.14; 1 Cr 3.19; Tg 5.11

No cânon do Velho Testamento, o primeiro livro da sabedoria é Jó com Provérbios e Eclesiastes seguindo.

Encaixa na cronologia depois do dilúvio (Gn 10) e antes de Abraão (Gn 12) pelas seguintes razões:

Ausência da menção da lei, do povo de Israel, tabernáculo ou templo.

Referências geográficas do livro.

Sua vida longa (igual à antes dos patriarcas)

A maneira de revelações; visões, sonhos ao gentil.

Mostra o grau de revelação do conhecimento de Deus mesmo antes das Escrituras serem concedidas.

Nos ensinam conceitos sobre Deus, Satanás, o homem, justiça, redenção e a ressurreição

Vejamos a verdade pelo livro que Deus não se explica, se aceita pela fé 


Passagens importantes: 12.15; 19.25; 33.23,24

(...)





(*) 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America
 





E
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO

Autor: Pr Forrest Keener





[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[
[




Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.



(*) 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America
 











ESDRAS
(continuação)

INTRODUÇÃO

Persian Empire - (Império Persa)
persian empire photo: Mede's & Persian Empire MedesPersianEmpire.jpg

Ciro, rei da Pérsia conquista a Babilônia

KING CYRUS OF PERSIA, ENTERS BABYLON AS A CONQUERING LIBERATOR!!! photo CYRUS_ENTERS_BABYLON_800x_-1.jpg


ESBOÇO



A VOLTA DOS EXILADOS DA BABILÔNIA PARA JERUSALÉM,  1:1-11

         O Decreto de Ciro
             Ciro convida os judeus a voltarem para Jerusalém e a edificarem o templo (JFA)

THE LORDS ANNOINTED, CYRUS THE GREAT, KING OF PERSIA, GRACIOUSLY RESTORES THE STOLEN TEMPLE TREASURES AND ALLOWS THE JEWS TO RETURN TO ISRAEL AND EVEN PAYS TO REBUILD THE TEMPLE OF GOD IN JERUSALEM photo CYRUS_PROCLAMATION_CONCERNING_THE_TEMPLE_.jpg

Ezra 1:1 Proclamation from Cyrus King Of Persia (blue)
Ezra 1:7 Cyrus Brought Out The Articles Of The Temple (black)


Ezra 1:2 God Appointed Cyrus To Build Him A House (red)




Esdras 1
1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de  Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá.
3 Quem dentre vós é de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá, e edifique a casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. (BVN)



1:1 Ciro, rei da Pérsia. No ano 550 a.C. Ciro subiu ao trono da Pérsia e dominou sobre o império da Média, logo em seguida conquistando o reino da Lídia e anexando todo antigo território dos assírios; porém, só em 539  a.C. é que conquistou a Babilônia, e é desta data em diante que se contam os anos de Ciro como Imperador. A Pérsia é chamada Irã, atualmente. Aquele antigo império só durou até a vinda de Alexandre Magno, da Macedônia, em 331 a.C.

Senhor. Nome divino (Jeová), que tinha a conotação de “o Deus revelado”, “o Deus fiel à Sua aliança com Israel”, cf Êx 3:15 e sua nota. Esse  nome é ressaltado neste momento dramático da restauração de Israel (v 3).

Por boca de Jeremias. Jeremias profetizara essa restauração 70 anos antes (Jr 25:12,29:10)





O CILINDRO DE CIRO
(Esdras 1:2-4)

cyrus cylinder photo: Cyrus Cylinder Cyrus_cilinder.jpg


O decreto de Ciro, restaurando a nação de Israel juntamente com seu culto nacional,  faz parte do seu decreto geral em prol de várias nações, como é definido no “Cilindro de Ciro”, uma descoberta arqueológica que confirma esta narrativa, antes duvidada.


Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova





       A volta dos exilados da Babilônia para Jerusalém, 1:1-11

     

       REGISTRO DOS QUE REGRESSARAM, 2:1-70

Ezra 2:1 These Are The People Who Came Into Captivity Whom  King Nebuchadnezzer Took To Babylon (red)

     EREÇÃO DO ALTAR E O ALICERCE DO TEMPLO, 3:1-13

Ezra 3:4 They celebrated the Feast of Booths (beige)
Ezra 3:8 The Returned To Jerusalem And Began To Build The Temple (yellow)

      INTERRUPÇÃO DA OBRA POR CAUSA DA OPOSIÇÃO, 4:1-24

      RENOVAÇÃO DA OBRA E TÉRMINO DO TEMPLO, 5:1-6:22

      A MISSÃO DE ESDRAS, 7:1-28

Ezra 7:10 Ezra Set His Heart To Study God's Law (yellow)
Ezra 7:10 Ezra Set His Heart To Study God's Law (white)

      VIAGEM DE ESDRAS, 8:1-36

       O PROBLEMA DOS CASAMENTOS MISTOS, 9:1-10:44

A oração e confissão de Esdras, 9:1-15


Os israelitas despedem suas mulheres hetéias, 10:1-44






NEEMIAS

Reconstruindo os Muros de Jerusalém
(Rebuilding the Walls of Jerusalem)

Neemias



Chapter:  





Capítulo:  




Capítulo:  





NEEMIAS




ESBOÇO



A ORAÇÃO DE NEEMIAS SOBRE A AFLIÇÃO DE JERUSALÉM, 1:1-11
Neemias ora por Jerusalém
Neemias, sabendo o triste estado de Jerusalém, ora a Deus [JFA]



Nehemiah 1:3 The Remnant Are In Great Distress (yellow)
Nehemiah 1:4 He Sat Down And Wept And Mourned (red)
Nehemiah 1:4 He Sat Down And Wept And Mourned (yellow)
Nehemiah 1:5 God Preserves His Covenant With Kindness (red)
Nehemiah 1:6 I Pray Night And Day For The Children Of Israel (windows)09:22







ORAÇÃO DE NEEMIAS
Neemias 1:4-11a


Nehemiah 1
4 And it came to pass, when I heard these words, that I sat down and wept, and mourned certain days, and fasted, and prayed before the God of heaven, 
5 And said, I beseech thee, O LORD God of heaven, the great and terrible God, that keepeth covenant and mercy for them that love him and observe his commandments: 

6 Let thine ear now be attentive, and thine eyes open, that thou mayest hear the prayer of thy servant, which I pray before thee now, day and night, for the children of Israel thy servants, and confess the sins of the children of Israel, which we have sinned against thee: both I and my father's house have sinned. 

7 We have dealt very corruptly against thee, and have not kept the commandments, nor the statutes, nor the judgments, which thou commandedst thy servant Moses. 

8 Remember, I beseech thee, the word that thou commandedst thy servant Moses, saying, If ye transgress, I will scatter you abroad among the nations: 

9 But if ye turn unto me, and keep my commandments, and do them; though there were of you cast out unto the uttermost part of the heaven, yet will I gather them from thence, and will bring them unto the place that I have chosen to set my name there. 

10 Now these are thy servants and thy people, whom thou hast redeemed by thy great power, and by thy strong hand. 

11 O LORD, I beseech thee, let now thine ear be attentive to the prayer of thy servant, and to the prayer of thy servants, who desire to fear thy name: and prosper, I pray thee, thy servant this day, and grant him mercy in the sight of this man. ...”




Nehemías 1
4 Y fué que, como yo oí estas palabras, sentéme y lloré, y enlutéme por algunos días, y ayuné y oré delante del Dios de los cielos. 
5 Y dije: Ruégote, oh Jehová, Dios de los cielos, fuerte, grande, y terrible, que guarda el pacto y la misericordia á los que le aman y guardan sus mandamientos; 

6 Esté ahora atento tu oído, y tus ojos abiertos, para oír la oración de tu siervo, que yo hago ahora delante de ti día y noche, por los hijos de Israel tus siervos; y confieso los pecados de los hijos de Israel que hemos contra ti cometido; sí, yo y la casa de mi padre hemos pecado. 

7 En extremo nos hemos corrompido contra ti, y no hemos guardado los mandamientos, y estatutos y juicios, que mandaste á Moisés tu siervo. 

8 Acuérdate ahora de la palabra que ordenaste á Moisés tu siervo, diciendo: Vosotros prevaricaréis, y yo os esparciré por los pueblos: 

9 Mas os volveréis á mí, y guardaréis mis mandamientos, y los pondréis por obra. Si fuere vuestro lanzamiento hasta el cabo de los cielos, de allí os juntaré; y traerlos he al lugar que escogí para hacer habitar allí mi nombre. 

10 Ellos pues son tus siervos y tu pueblo, los cuales redimiste con tu gran fortaleza, y con tu mano fuerte. 

11 Ruégote, oh Jehová, esté ahora atento tu oído á la oración de tu siervo, y la oración de tus siervos, quienes desean temer tu nombre: y ahora concede hoy próspero suceso á tu siervo, y dale gracia delante de aquel varón. ...”




Neemias 1
4 E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. 
5 E disse: Ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! 

6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos. 

7 De todo nos corrompemos contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. 

8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. 

9 E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os fareis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam no cabo do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. 

10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão. 

11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo e dá-lhe graça perante este homem. ...”







VOLTA DE NEEMIAS A JERUSALÉM COMO GOVERNADOR, 2:1-11
Neemias mandado a Jerusalém, 2:1-11
Artaxerxes permite a Neemias ir a Jerusalém e edificar os muros [JFA]


Nehemiah 2:4 What Would You Request (red)


OS PLANOS PARA REEDIFICAR O MURO DA CIDADE, 2:12-20

Neemias anima ao povo a reedificar os muros, 2:12-20



Nehemiah 2:12 I Arose In The Night, I And A Few Men With Me (aqua)
Nehemiah 2:18 tHe Hand Of My God Had Been Good Upon Me (beige)

OS EDIFICADORES DOS MUROS, 3:1-32

Dos que trabalharam na reedificação dos muros, 3:1-32


Nehemiah 3:1 Eliashib And The Priests And Built The Sheep Gate (yellow)



AMEAÇAS À EDIFICAÇÃO, 4:1-6:14

Os Inimigos pretendem retardar a edificação dos muros, 4:1-23 [JFA]
A Defesa contra os Adversários, 4:1-23

Sarcasmo Desencorajador, 4:1-6

Os ataques do Inimigo, 4:7-23


"... O nosso Deus pelejará por nós." (4:20b)


Desunião Interna, 5:1-19
Os pobres murmuram contra os ricos, e Neemias repreende os últimos, 5:1-19 [JFA]
Medidas contra a usura, 5:1-12



O bom exemplo de Neemias, 5:13-19



Nehemiah 5:19 Remember Me O Lord (yellow)

Acusações Falsas, 6:1-14
Os inimigos conspiram para intimidar Neemias, 6:1-14 [JFA]



TÉRMINO DOS MUROS, 6:15-7:4

Terminada a reconstrução do muro, 6:15-19



Neemias estabelece guardas em Jerusalém, 7:1-4

REGISTRO DOS EXILADOS QUE VOLTARAM, 7:5-73

Neemias faz uma relação dos que primeiro vieram a Jerusalém, 7:1-73 [JFA]
A Relação dos que voltaram a Jerusalém, 7:5-69; Esdras 2:1-70
Contribuições para o Templo, 7:70-73

LEITURA E EXPOSIÇÃO DA LEI, 8:1-18

Esdras lê a Lei diante do Povo, 8:1-13


Nehemiah 8:2 Ezra The Scribe Brought The Book Of The Law (yellow)

Nehemiah 8:10 The Joy Of The Lord Is Your Strength (yellow)
Nehemiah 8:10 The Joy Of The Lord Is Your Strength (red)






Nehemiah 8:10 Then he said unto them, Go your way, eat the fat, and drink the sweet, and send portions unto them for whom nothing is prepared: for this day is holy unto our LORD: neither be ye sorry; for the joy of the LORD is your strength. 


Nehemías 8:10 Díjoles luego: Id, comed grosuras, y bebed vino dulce, y enviad porciones á los que no tienen prevenido; porque día santo es á nuestro Señor: y no os entristezcáis, porque el gozo de Jehová es vuestra fortaleza. 


Neemias 8:10 Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. 



A Festa dos Tabernáculos, 8:12-18

ORAÇÃO DE ARREPENDIMENTO E PACTO DE OBEDIÊNCIA, 9:1-10:39

Arrependimento e confissão do pecado, 9:1-37



nehemiah 9 photo: Nehemiah 9:5 nehemiah9_5-2.jpg


Nehemiah 9:5 Then the Levites, Jeshua, and Kadmiel, Bani, Hashabniah, Sherebiah, Hodijah, Shebaniah, and Pethahiah, said, Stand up and bless the LORD your God for ever and ever: and blessed be thy glorious name, which is exalted above all blessing and praise. 


Nehemías 9:5 Y dijeron los Levitas, Jesuá y Cadmiel, Bani, Hosabnías, Serebías, Odaías, Sebanías y Pethaía: Levantaos, bendecid á Jehová vuestro Dios desde el siglo hasta el siglo: y bendigan el nombre tuyo, glorioso y alto sobre toda bendición y alabanza. 


Neemias 9:5 E os levitas, Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade; ora, bendigam o nome da tua glória, que está levantado sobre toda bênção e louvor. 



Nehemiah  9-10 God God Did Signs And Wonders Against Pharoah (blue)

A Aliança do povo sobre guardar a lei, 9:38-10:39
Os nomes dos que selaram o concerto, 10:1-39 [JFA]

REGISTRO DOS HABITANTES DE JERUSALÉM E DAS VILAS, 11:1-12:26

Relação dos que habitaram em Jerusalém, 11:1-19
Relação dos que habitaram nas cidades de Judá, 11:20-36
Os Sacerdotes que vieram para Jerusalém com Zorobabel, 12:1-26 [JFA]


DEDICAÇÃO DOS MUROS E ARRANJOS PRA A ADORAÇÃO, 12:27-47

A Dedicação dos Muros, 12:27-43
O Ministério do Templo, 12:44-47 [JFA]
A Manutenção dos Sacerdotes e Levitas, 12:44-47

REFORMAS DE NEEMIAS, 13:1-31

Neemias remove diversos abusos, 13:1-31 [JFA]
Os Estrangeiros separados de Israel, 13:1-3
Tobias expulso do Templo, 13:4-9
Restaurada a manutenção dos Levitas, 13:10-14
Restabelecimento da Observância do Sábado, 13:15-22
Condenação casamento misto, 13:23-29
As Reformas de Neemias, 13:30,31

ANÁLISE

O livro é uma lição sobre oração, sacrifício e tenacidade. Neemias, a personagem principal, desistiu de uma posição responsável e bem paga, perante o rei da Pérsia, em 445 a.C., a fim de reedificar os muros de Jerusalém e reunir os judeus como uma nação (1:1-3:32). Sua obra despertou intensa oposição por parte de homens poderosos ao derredor, mas Neemias venceu as ameaças de ataques tomando sábias medidas defensivas (4:1-23), a desunião interna enfrentado francamente o problema e dando exemplo pessoal (5:1-19), e as acusações falsas mediante discernimento e coragem (6:1-14)
Quando o muro foi terminado, Neemias providenciou para tornar a cidade plenamente habitada (6:15-7:73), mas, acima de tudo, combinou com Esdras pra que fosse lida a lei, a fim de que o povo pudesse amoldar suas vidas pela mesma (8:1-18). Ele e a nação confessaram os pecados nacionais, buscaram o perdão, e puseram seu selo numa aliança renovada com Deus (9:1-10:39). Pessoas foram levadas para dentro da cidade, foram feitos arranjos pra a adoração, e os muros foram dedicados (11:1-12:47). Mas, com a passagem dos anos, o povo continuou declinando dos ideais apresentados por Deus, e Neemias teve de levar a efeito novas reformas, em face mesmo da oposição (13:1-31).
O livro demonstra a necessidade de oração e de firmeza no trabalho de Deus. As orações de Neemias nos fornecem um excelente estudo.

AUTOR

Usualmente se pensa que Esdras e Neemias originalmente formavam um único livro. O compilador, nesse caso, teria feito uso das memórias pessoais de Neemias, além de outros materiais.








ESTER




Ester




Chapter: 





Capítulo: 






Capítulo:  





ESTER




Esther 1:1 It Took Place In The Days Of Ahasuerus (purple)

Esther 1:1 It Took Place In The Days Of Ahasuerus (beige)



1:1 Assuero

2:5 Mordecai.

2.7 Hadassa


Fonte: Bíblia Vida Nova



ESBOÇO


VASTI É DEMITIDA, 1:1-22

O Banquete de Assuero, 1:1-9



Vasti, a rainha, recusa assistir ao banquete, 1:10-22


Esther 1:19 Let The King Give Her Royal Position To Another More Worthy Than She (red)
Esther 1:19 Let The King Give Her Royal Position To Another (yellow)



ESTER É PROMOVIDA, 2:1-23


Esther 2:6 Kish A Benjamamite Had Been Taken Into Exile From Jerusalem (red)
Esther 2:6 Kish A Benjamamite Had Been Taken Into Exile From Jerusalem (gray)

Esther 2:10 She did not revealed her nationality (black)


Assuero casa com Ester, 2:1-20
          Ester feita rainha, 2:1-20


Esther 2:15 Esther Found Favor In The Eyes Of All Who Saw Her (beige)


Mordecai descobre uma conspiração contra o rei, 2:21-23



Mordecai pede para a rainha Ester avisar o rei, 2:21-23



IRA DE HAMÃ, 3:1-15

         Hamã é exaltado, e cria ódio a Mardoqueu ([JFA]




         Hamã pretende matar todos os judeus, 3:7-15



Mordecai odiado por Hamã, 3:1-6

Hamã pretende matar todos os judeus, 3:7-11

O rei decreta a morte dos judeus, 3:12-15


O PALCO ARMADO POR ESTER, 4:1-5:8

A Consternação e Tristeza dos Judeus, 4:1-17 [JFA]


The Prisoner of the Lord (devotional) (green) - Esther 4:14
Esther 4:14 For Such A Time As This (beige)

Ester promete interceder pelo seu povo, 4:15-17









Ester 4

15 Então, disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
16 Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço. 


16 Jejuai por mim


Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova



Ester convida o rei e Hamã para banquete, 5:1-8




HAMÃ É LIQUIDADO, 5:9-7:10

          Hamã forçado a honrar a Mordecai, 5:9-6:14



      O rei lê as crônicas e determina honrar Mordecai, 6:1-14 [JFA]






          Ester denuncia Hamã, que é enforcado, 7:1-10 






MORDECAI (E ESTER) EXALTADOS, 8:1-10:3




Os Judeus são autorizados a resistir, 8:1-17
O rei concede a Mordecai um edito em favor dos judeus, 8:1-17 [JFA]

Os Judeus matam os seus inimigos, 9:1-16

A Festa de Purim, 9:17-32



Esther 9:17 Purim On 14th Day Of Adar (aqua)
Esther 9:17 Purim On 14th Day Of Adar (red)


A FESTA DE PURIM

26 Purim


Fonte: Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova



Esther 9:32 The Decree of Esther Established Purim. (pink)

Exaltação de Mordecai, 10:1-3 [JFA]


Esther 10:3 Mordacai The Jew Was Seeking The Good Of His People (red)
Esther 10:3 Mordecai was second only to King Ahasuerus (red)
Esther 10:3 Mordecai was second only to King Ahasuerus (green)

O renome de Mordecai, 10:1-3




ANÁLISE

O livro de Ester pinta graficamente as vigorosas lutas dos judeus dispersos durante o tempo do rei persa. Assuero, contra as tramas nefandas de certo primeir0-ministro chamado Hamã. Embora o nome de Deus não seja mencionado uma vez sequer nesse livro. Sua mão se manifesta continuamente em todas as circunstâncias detalhadas do relato. Ester, por sua beleza, suplanta Vasti como rainha: Mordecai, por sua habilidade suplanta Hamã, como primeiro ministro. Todas as personagens desde o rei até o escravo servil desempenham seus papéis no momento. Hamã é a encarnação da maldade; Mordecai a essência da bondade; Assuero, embora fraco e manuseável, também tinha pontos fortes em seu caráter. Ester,  prima e tutelada de Mordecai, tornou-se a heroína da história, devido à sua disposição em arriscar sua vida e posição, a pedido de Mordecai em prol de seu próprio povo e em seu período de urgente necessidade.

AUTOR

Nenhuma evidência certa se pode ter a respeito do autor do livro de Ester. Tem sido obra atribuída a diversos indivíduos (Esdras, Jeoaquim, Mordecai, membros da Grande Sinagoga). Nada existe de intrinsecamente improvável em atribuir-se o livro a Mordecai, a personagem principal e guardião de todos os fatos relevantes envolvidos.
Diferentemente de obras de ficção e romance, o livro de Ester está inteiramente entrincheirado na história e é documentado por informes específicos. Esse livro, semelhantemente à profecia de Ageu (1:1,15; 2:1,10,20), é datado de conformidade com o reinado de Assuero, o qual é comumente identificado com Xerxes I (485-465 a.C.) dos tempos antigos. As modernas escavações efetuadas em Susã (isto é, Susa) têm confirmado substancialmente a exatidão histórica do autor do livro, que deve ter possuído conhecimento pessoal do povo e dos acontecimentos do relato.
Talvez nenhum outro livro da Bíblia tenha sido atacado com tanta amargura e veemência como o livro de Ester. Por causa de seu espírito de nacionalismo e de vindita, os críticos tê-no declarado indigno de figurar no cânon sagrado. Se, entretanto, nos aproximarmos com reverência da história, dependendo humildemente do Espírito de Deus para d’Ele receber ensino, encontraremos verdades que satisfarão a mente e edificarão a alma. Quanto mais se estuda essa inigualável história, tanto mais se conclui que suas profundas verdades devem ser desencavadas como pepitas de ouro.


















Chapter: 






Capítulo:  






Capítulo:  










ESBOÇO

PRÓLOGO, 1:1-2:13

A virtude e riqueza de Jó, 1:1-12
O Caráter de Jó, 1:1-5

Job 1:1 There Was A Man From Uz Whose Name Was Job Who Was Blameless (white)


O Infortúnio de Jó, 1:6-2:10


Job 1:6 Satan Came Among The Sons Of God (blue)

As Aflições e Paciência de Jó, 1:13-2:10


Job 1:21 The Lord Gave And Has Taken Away (green)

Job 2:4 A Man Will Give All He Has For His Own Life (blue)

Job 2:10 You Speak As A Foolish Woman (pink)
Job 2:10 Shall We Accept Good From God And Not Evil (green)

Os Amigos de Jó, 2:11-13

AJOB11.jpg JOB BEFORE HIS 'FRIENDS'
Job 2:13 They Sat On The Ground With Job Seven Days re
Os amigos de Jó tentam confortá-lo - Jó 2:11-13
(Job's friends try to comfort him - Job 2:11-13)


A SOLUÇÃO DOS TRÊS AMIGOS, 3:1-31:40

Primeiro Ciclo de Discursos, 3:1-14:22
Jó amaldiçoa o seu nascimento, 3:1-26


Job 3:1 Job Cursed The Day Of His Birth (beige)
Job 3:1 Job Cursed The Day Of His Birth (green)

Jó amaldiçoa o seu nascimento e lamenta a sua miséria, 3:1-26 [JFA]
Elifaz repreende a Jó, 4:1-21


Job 4:6 Is Not Your Fear Of God Your Confidence (yellow)


8-11

12-21 Aqui, notamos que Elifaz é um místico. No seu debate, depende muito da sua experiência pessoal; fala do que aprendeu em visões e sonhos. O que se imprimiu na sua consciência naquela visão noturna, é a pureza absoluta de Deus, e falibilidades de todas as criatura. Cita o caso, para levar Jó a reconhecer que deve haver forçosamente uma falha na sua vida, o que teria provocado todas as suas desgraças.


Fonte: Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova


Elifaz exorta a Jó a que busque a Deus, 5:1-27


Job 5:18 He Crushes And Strikes But He Binds And Heals (blue)

Jó justifica as suas queixas, 6:1-30



6:15-16





25-30


Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova


Jó contende com Deus, 7:1-31

Bildade afirma a justiça de Deus, 8:1-22
Bildade refuta as palavras de Jó e justifica a Deus, 8:1-22 [JFA]




8:1-9 N.Hom.  Bildade agora entra no debate. Está horrorizado com a aparente blasfêmia de Jó. Bildade é tradicionalista por excelência, e exorta Jó a curvar-se perante a sabedoria da tradição. Repreende Jó pelas suas palavras impetuosas (2), defende a absoluta justiça de Deus, (3), e lança a acusação aos filhos de Jó que cometeram pecado (4). Adote a humildade e a suplicante atitude do arrependido, seja Jó puro e reto (6), e a colheita que ceifará ultrapassará as melhores colheitas anteriores.


Fonte: Bíblia Vida Nova


Jó confessa a justiça de Deus e pede alívio para a sua miséria, 9:1-10:22 [JFA]
Jó é incapaz de responder a Deus, 9:1-35
Jó protesta contra a severidade de Deus, 10:1-22



Zofar acusa Jó de iniquidade, 11:1-20
Zofar repreende Jó, mostra a sabedoria de Deus e exorta ao arrependimento, 11:1-20 [JFA]




11:1-6 Zofar é um legalista. Infelizmente, os Zofares da vida tudo baseiam, não na Palavra de Deus, mas nas suas interpretações falhas da Palavra. Zofar adota o tom de escarnecedor e acusador, apesar de que Jó, em nenhuma palavra, tinha declarado inimizade contra Deus.


Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova


Job 11:7 Can You Fathom The Depth Of God (gold)
Job 11:7 Can You Fathom The Depth Of God (black)

Jó se defende das acusações de seus amigos, 12:1-25
Jó defende a sua integridade, 13:1-14:22


Jó confia em Deus e deseja conhecer os seus pecados, 13:14-28 [JFA]


Job 13:15 Though He Slay Me I Will Trust Him (red)


Jó roga o favor de Deus por causa da brevidade e miséria da vida humana, 14:1-22 [JFA]




Segundo Ciclo de Discursos, 15:1-21-34
Elifaz acusa Jó de impiedade, 15:1-16
Elifaz mostra o justo castigo dos perversos, 15:17-35
Elifaz mostra que o ímpio é atormentado nesta vida, 15:17-35 [JFA]
Jó acusa a seus amigos de falta de compaixão e misericórdia, 16:1-17:16 [JFA]
Jó se queixa do trato de Deus, 16:1-22
Jó nada mais espera desta vida, 17:1-16
Bildade descreve a sorte dos ímpios, 18:1-21
Bildade acusa Jó de presunção e impaciência, 18:1-21 [JFA]


O SEGUNDO DISCURSO DE BILDADE

18:1-21

3


Fonte: Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova




Jó queixa-se da obstinação e dureza dos seus amigos, 19:1-29 [JFA]
Jó, embora sofrendo, sabe que seu Redentor vive, 19:1-29

Job 19:25 I Know My Redeemer Lives (yellow)




MEU REDENTOR VIVE


my redeemer lives photo: MY REDEEMER LIVES Redeemer.gif

Job 19
25 For I know that my redeemer liveth, and that he shall stand at the latter day upon the earth: 

26 And though after my skin worms destroy this body, yet in my flesh shall I see God: 
27 Whom I shall see for myself, and mine eyes shall behold, and not another; though my reins be consumed within me. 


Job 19
25 Yo sé que mi Redentor vive, Y al fin se levantará sobre el polvo: 

26 Y después de deshecha esta mi piel, Aun he de ver en mi carne á Dios; 
27 Al cual yo tengo de ver por mí, Y mis ojos lo verán, y no otro, Aunque mis riñones se consuman dentro de mí. 


Jó 19
25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 

26 E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. 
27 Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim. 



ESPERANÇA NO DESESPERO


N.Hom. Esperança no desespero. 19:25

1) Jó possuía um Amigo verdadeiro no meio dos seus amigos cruéis:

a) seu Parente, Jesus – Hb 2:11; Rm 8:35;
b) seu Defensor – Sf 3:2; Ap 12:10;
c) seu Redentor – Is 47:4; 2 Tm 1:12;

2) Jó encerrava possessões no meio da sua pobreza – seu Redentor:

a) Sua vida está nas mãos d’Ele;
b) Ele é seu protetor;
c) Ele é sua esperança na vida e na morte;

3) Jó desfrutava de um Parente vivo no meio de uma família morta:

a) Jesus, cabeça da casa;
b) Jesus, o intercessor, para orar em seu favor no céu;
c) Jesus, o advogado de defesa, para preservar seus direitos na terra;
d) Jesus, o justo, para pronunciá-lo justo no dia final;

4) Jó fruía de uma certeza no meio de tanta incerteza “eu sei”:

a) a sua fé lhe deu certeza;
b) as provas não o levaram a duvidar;
c) as dificuldades não perturbaram sua confiança no Redentor;
d) os amigos não destruíram sua confiança de que Deus haveria de livrá-lo


Fonte: Bíblia Vida Nova



Zofar descreve as calamidades dos perversos, 20:1-29
Jó descreve a prosperidade dos perversos, 21:1-34
Jó mostra que os ímpios muitas vezes gozam prosperidade nesta vida, 21:1-34 [JFA]

Terceiro Ciclo de Discursos, 22:1-31:40

Elifaz acusa a Jó de grandes pecados, 22:1-30
Elifaz acusa Jó de diversos pecados e o exorta ao arrependimento, 22:1-30
Jó deseja apresentar-se perante Deus, 23:1-17
Jó deseja apresentar-se perante Deus e confia na Sua misericórdia, 23:1-17 [JFA]






Job 23:10b He Knows The Way I Take (black)



A IMUTABILIDADE DE DEUS
(Jó 19:13, Salmo 33:11; Malaquias 3:6; Hebreus 1:12...)


Job 19:13 But he is in one mind, and who can turn him? and what his soul desireth, even that he doeth. 

Job 19:13 Empero si él se determina en una cosa, ¿quién lo apartará? Su alma deseó, é hizo. 

Jó 19:13 Mas, se ele está contra alguém, quem, então, o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. 


N.Hom. “O Deus imutável”. É Deus que resolve as coisas.

1) Deus cumpre Suas resoluções no plano do universo:

a) Há um plano para este mundo, feito por Deus, Ef 1:11;

b) Este plano é perfeito. Jó 37:16; Sl 104:42; Pv 3:19;

c) O plano está definitivamente executado, Nm 11:23; Jó 42:2; Sl 33:9;


2) É Deus que resolve o assunto do pecado do homem, definindo-o:

a) como abominação a Deus, Dt 25:16; Sl 5:4; Pv 15:9; Jr 44:4;

b) como um perigo para o homem, Nm 32:23; Dt 29:18; Jó 5:2; Ef 5:6;



3) É Deus que resolve e executa o plano da salvação, At 4:12:

a) Antes do dilúvio – através da fé na semente da mulher, Gn 3:15;

b) Nos dias dos patriarcas – pela fé no Filho prometido a Abraão, Gn 12:3;

c) Nos dias de Moisés – pela fé no carneiro sacrificado, Hb 9:8-10; 10:3;

d) Nos dias da monarquia – pela fé no Filho de Davi, 2 Sm 7:15;

e) Nos dias de Isaías – pela fé no Servo Sofredor, Is 53:1;

f) Nos dias de hoje – pela fé na semente da mulher, no Filho prometido, no Cordeiro sacrificado, no Filho de Davi, no Servo Sofredor, todos sintetizados em um só – Jesus Cristo, 2 Co 5:21.



Fonte: Bíblia Vida Nova


Jó contesta que os perversos muitas vezes não são castigados, 24:1-25
Jó contesta que os ímpios, muitas vezes, fiquem sem castigo nesta vida, 24:1-25 [JFA]
Bildade nega que o homem possa justificar-se diante de Deus, 25:1-6
Bildade sustenta que o homem não pode, sem presunção, justificar-se diante de Deus, 25:1-6 [JFA]
Jó afirma a soberania de Deus, 26:1-14


Job 26:14 Behold  These Are The Fringes Of His Ways (aqua)

Jó repreende Bildade e exalta o poder de Deus, 25:1-6 [JFA]
Jó descreve a sorte dos perversos, 27:1-23
Jó sustenta sua integridade e sinceridade, 27:1-23 [JFA]
O homem apropria-se das riquezas da terra, 28:1-28
O homem tem ciência das coisas da terra, mas a sabedoria é dom de Deus, 28:1-28 [JFA]
Jó lembra-se do seu primeiro estado feliz, 29:1-25
Lamentação de Jó lembrando-se do seu primeiro estado, 29:1-25 [JFA]



RECAPITULAÇÃO DA VIDA



29:1-25. Jó esboça uma recapitulação da sua vida, um exame dos seus passados dias ideais, antes de perder tudo. Não acha que aquela fora uma vida que merecesse as acusações dos seus amigos, do tipo das enumeradas por Elifaz no cap. 22, analisa seu presente farto de sofrimentos (cap. 30), e evidencia como sua consciência esclarecida não o deixou pecar (cap. 31)


SÁBIO CONSELHO
Jó 29:21-25


Job 29
21 Unto me men gave ear, and waited, and kept silence at my counsel. 

22 After my words they spake not again; and my speech dropped upon them. 

23 And they waited for me as for the rain; and they opened their mouth wide as for the latter rain. 

24 If I laughed on them, they believed it not; and the light of my countenance they cast not down. 

25 I chose out their way, and sat chief, and dwelt as a king in the army, as one that comforteth the mourners.


Job 29
21 Oíanme, y esperaban; Y callaban á mi consejo. 

22 Tras mi palabra no replicaban, Y mi razón destilaba sobre ellos. 

23 Y esperábanme como á la lluvia, Y abrían su boca como á la lluvia tardía. 

24 Si me reía con ellos, no lo creían: Y no abatían la luz de mi rostro. 

25 Calificaba yo el camino de ellos, y sentábame en cabecera; Y moraba como rey en el ejército, Como el que consuela llorosos.


Jó 29
21 Ouvindo-me, esperavam e em silêncio atendiam ao meu conselho. 

22 Acabada a minha palavra, não replicavam, e minhas razões destilavam sobre eles; 

23 porque me esperavam como à chuva; e abriam a boca como à chuva tardia. 

24 Se me ria para eles, não o criam e não faziam abater a luz do meu rosto; 

25 se eu escolhia o seu caminho, assentava-me como chefe; e habitava como rei entre as suas tropas, como aquele que consola os que pranteiam.






29:21-25.  “Conselho saudável”

1) A qualidade do conselho:

a) cheio de sabedoria;
b) baseado na experiência;
c) dado com simpatia.

2) A utilidade do conselho:

a) revelar as falhas da vida;
b) retificar a vida;
d) estabelecer um padrão para a vida;

3) A aceitação do conselho:

a) com humildade;
b) com discernimento;
c) com gratidão.

A atuação de Jó era algo como tudo isso.




Fonte: Bíblia Vida Nova



Jó lamenta a miséria em que caiu, 30:1-31
Jó descreve o estado miserável em que caiu, 30:1-31 [JFA]
Jó declara sua integridade, 31:1-40
Jó declara a sua integridade nos seus deveres, 31:1-40 [JFA]

A SOLUÇÃO DE ELIÚ, 32:1-37:24

Eliú repreende Jó e os seus três amigos, 32:1-22 [JFA]



Eliú irado contra Jó e seus três amigos, 32:1-5
Eliú vinga o seu direito de responde a Jó, 32:6-22
Eliú repreende a Jó, 33:1-33
            Eliú acusa Jó de se opor a Deus e de entender mal os Seus caminhos, 33:1-33




33:14-30 N. Hom.  A filosofia da instrução divina:

1)Os métodos da instrução divina, 14:23:

a)nos sonhos, 15-18;
b) na aflição, 19-22;
c) na pessoa de um intercessor, 23;

2) Os propósitos da instrução divina, 16-18,24,30:

a) apartar ao homem do seu desígnio, 17a;
b) livrar-se ao homem da soberba, 17b;
c) instruir ao homem, 16;
d) salvar ao homem da morte, 18,24,30;

3) Os resultados da instrução divina, 24,26-28,30:

a) libertação, 24,28;
b) aceitação, 26;
c) alegria, 27;
d) iluminação, 30.


Fonte: Bíblia Vida Nova




Eliú justifica a Deus, 34:1-37
Eliú acusa Jó de falar injustamente de Deus, 34:1-37




LIÇÕES DA AFLIÇÃO


Job 34
31 Surely it is meet to be said unto God, I have borne chastisement, I will not offend any more: 
32 That which I see not teach thou me: if I have done iniquity, I will do no more. 





Job 34
31 De seguro conviene se diga á Dios: Llevado he ya castigo, no más ofenderé: 
32 Enséñame tú lo que yo no veo: Que si hice mal, no lo haré más. 





Jó 34
31 Na verdade, quem disse a Deus: Sofri, não pecarei mais; 
32 o que não vejo, ensina-mo tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer? 





31-32 N. Hom.

1) Oração, 31a;

2) Paciência, 31b;

3) Humildade, 31c;

4) Aptidão, 32a;

5) Confiança, 32b.


Fonte: Bíblia Vida Nova



Deus não ouve os aflitos, porque estes não têm fé, 35:1-16
O bem e o mal não podem afetar a Deus, mas algumas vezes, por falta de fé dos aflitos, não os ouve, 35:1-16 [JFA]
Eliú justifica a Deus e diz a Jó que o seu pecado estorva a Sua bênção, 36:1-23 [JFA]
No sofrer do homem Deus lhe visa o bem, 36:1-23


Job 36:22 God Is Exalted In His Power (red)

Eliú exalta a majestade de Deus, 36:24-37:24
O homem, por conhecer as obras de Deus e a Sua sabedoria, deve temê-Lo, 37:1-24



A GRANDEZA DE DEUS



22-33  N. Hom. Uma mensagem sobre a grandeza de Deus:

1) Absoluto na Sua soberania, 22a;

2) Incomparável na Sua instrução;

3) Perfeito na Sua santidade, 23;

4) Insondável na Sua pessoa, 26a;

5) Eterno na Sua existência, 26b;

6) Maravilhoso na Sua obra, 27-30;

7) Benéfico na Sua administração, 31a;

8) Glorioso na Sua manifestação, 32-33.


Fonte: Bíblia Vida Nova



A SOLUÇÃO DO SENHOR, 38:1-42:6

O Primeiro Discurso, 38:1-40:2

O SENHOR convence a Jó de ignorância, 38:1-40:2

Job 38:4 Were You There When I Laid The Foundation Of The Earth (black)

A Resposta Humilde de Jó, 40:3-5



A RESPOSTA HUMILDE DE JÓ


40:1-5. O orgulho de Jó é abatido; é a resposta humana à revelação da palavra divina. Deus aceitara o desafio de Jó e entrara em debate com ele (38:3, cf 13:3). Terá Jó alguma resposta a dar após escutar aquelas impressivas palavras sobre as maravilhas da natureza? Agora a língua de Jó está silenciada; ele se arrepende amargamente das suas lamentações.


Fonte: Bíblia Vida Nova



O Segundo Discurso, 40:6-41:34
As manifestações do poder de Deus, 40:6-41:34
A Resposta de Jó, 42:1-6


Job 42:2 You Can Do All Things (yellow)
Job 42:5 I The Hearing Of The Ear (gray)

Jó humilha-se perante Deus e dá-Lhe glória, 42:1-6 [JFA]




EPÍLOGO, 42:7-17

Repreensão do Senhor aos Três Amigos, 42:7-9
Deus repreende os três amigos de Jó, 42:7-9
Deus manda os amigos de Jó ir ter com ele e oferecer sacrifícios, 42:7-9 [JFA]
O Senhor Restaura a Jó, 42:10-17



Deus restaura a prosperidade de Jó, 42:10-17


Have You Considered How And Why  (devotional) (gold) - Job 42:10
Job 42:10 And The Lord Turned The Captivity Of Job When He Prayed For His Friends (utmost)06:20






Intercessory Prayer
(Oração Intercessória)
Jó 42:10


 


Job 42:10 And the LORD turned the captivity of Job, 
when he prayed for his friends: 
also the LORD gave Job twice as much as he had before. 


Job 42:10 Y mudó Jehová la aflicción de Job, 
orando él por sus amigos: 
y aumentó al doble todas las cosas que habían sido de Job.


Jó 42: 10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, 
quando orava pelos seus amigos; 
 o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía. 




 “When You Pray” – (Quando Você Orar)
 






Deus confere a Jó o dobro da prosperidade que antes tinha, 42:10-17 [JFA]

ANÁLISE

O padrão claramente desenvolvido do livro – prólogo, discursos e epílogo, além dos ciclos dentro dos próprios discursos – mostra que se trata de uma interpretação teológica sobre certos acontecimentos da vida de um homem chamado Jó. Do início ao fim, o autor tem a intenção de responder a uma pergunta básica: Qual é o significado da fé?
Um chefe tribal, de notável piedade e integridade como era Jó, foi abençoado por Deus com uma prosperidade terrena tal, que se tornara “o maior de todos (os homens) do Oriente” (1:3). Subitamente, porém, Jó experimentou uma reversão completa da fortuna. Foi vitimado por uma série de grandes calamidades, tendo sido privado de todas as suas possessões e dos seus filhos (1:13-19). Seu corpo ficou coberto por uma enfermidade repulsiva (2:7). Três amigos, que vieram ostensivamente para consolar a Jó, insistiam que o seu sofrimento era um castigo contra o seu pecado, e que, portanto, seu único recurso era o arrependimento. Mas Jó rejeita veementemente essa solução, afirmando sua retidão, e a consequente incapacidade de compreender sua desgraça. Um outro amigo, Eliú, sugere que Jó estaria passando por uma disciplina amorosa enviada por Deus para impedi-lo de cair noutros pecados. Essa interpretação é igualmente rejeitada por Jó. Finalmente Deus responde às repetidas solicitações de Jó para uma explicação direta sobre os seus sofrimentos, não por uma justificação de Suas ações, nem por qualquer solução intermediária, mas por Sua apresentação pessoal em sabedoria e poder. Isso é o suficiente para Jó; ele percebeu que Deus, sendo o que era, tinha de apresentar uma solução, e Jó descansa na mesma pela fé.
Embora o tema do sofrimento e sua causa seja dominante por todo o livro, esse livro serve para o propósito mais lato que havia na mente do autor: mostrar que a certeza da fé não descansa nas circunstâncias exteriores, nem em explicações especulativas, mas no encontro de fé e em um Deus onisciente e onipotente.

AUTOR

O livro de Jó não nos fornece qualquer indicação segura sobre sua autoria ou sobre o tempo de sua composição. Embora muitos estudiosos hoje em dia falem sobre uma autoria exílica ou pós-exílica (séculos VI a III a.C.), tradicionalmente a data tem sido atribuída aos tempos patriarcais (século XVI a.C.), ou aos dias de Salomão (século X a.C.).





1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores 
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e [SBB] Sociedade Bíblica do Brasil 

        2. Fonte dos Comentários e Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd






NEEMIAH








Notes on
Neemiah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE
















ESTHER






Notes on
Esther
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE















JOB






Notes on
Job
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE







 













search photo: search search.gif









ISBE Main Index:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


The ISBE is part of  SwordSearcher Bible Software.










 

Photobucket.png
  



Royalty Free Stock Photography Community


Download & Purchase
Pictures used with permission from 



country flags Logo





Nenhum comentário:

Postar um comentário