BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
&
Leitura Bíblica Diária
de 1 a 17 de junho
(Esdras 9 e 10 - Neemias - Ester - Jó)
(Esdras 9 e 10 - Neemias - Ester - Jó)
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Psalm 119:105 Thy word is a lamp unto my feet,
and a light unto my path.
[KJV]
Salmo 119:105 Lámpara es á mis pies tu
palabra,
Y lumbrera á mi camino.
[RV 1909]
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
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JUNE
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1º
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Nehemiah
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Nehemiah
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Nehemiah
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Esther
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Job
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JUNIO
El Antiguo Testamento
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Esdras
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Nehemíah
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Nehemíah
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Nehemíah
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Nehemíah
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Nehemíah
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Ester
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Salmos
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Salmos
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JUNHO
Velho Testamento
DIA
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LIVRO
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CAPÍTULO
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1º
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Esdras
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2
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Neemias
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Neemias
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Neemias
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Neemias
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Neemias
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Ester
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Ester
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Ester
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Jó
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Jó
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Salmos
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NEEMIAS, ESTER, JÓ, SALMOS
Tema - Autor - Tempo - Assuntos tratados
A BÍBLIA O VELHO
TESTAMENTO
(...)
11. Neemias
Tema: Reconstrução
dos Muros de Jerusalém e o Desenvolvimento do Governo Civil na Palestina.
Autor: Neemias
Tempo: 12 anos da Historia dos Judeus (até o reino do Dario)
Escrita entre 424-395
a.C.
Palavras Chaves:
"orar" 1.4 "trabalhar" 6.3
O último livro histórico
do Velho Testamento escrito cronologicamente. O livro de Ester tem
acontecimentos que precederam este livro em 30 anos.
O Governo de
Palestina que Neemias desenvolveu continua em grande parte até hoje em Israel.
Assuntos tratados:
A reconstrução dos muros
e o governo desenvolvidos por ele preparou a cidade e o país para o Novo
Testamento.
Pode ser vista
a separação racial e religiosa do povo Judeu que existe até hoje. Por
exemplo, cap. 13 ensina de ser separados do mundo.
A mão de Deus com seu
povo obediente é vista. 9.19
O povo tenta colocar
o Senhor como primeiro nas suas vidas.
12. Ester
Tema: As Lutas
Vitoriosas dos Judeus Dispersos
Autor: Mardoqueu
Tempo: 12 anos.
Talvez durante os 58 anos entre as duas viagens de volta à Jerusalém que Esdras
relatou.
Versículo chave: 4:14
"e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" A
mão providencial de Deus vista.
Veio uns 30 anos
antes de Neemias. Pois sem Ester, não teria um Neemias nem a restauração que
ele relata.
Não consta a palavra
"Deus" no livro, mas a Sua mão gloriosamente se vê. Os escritos foram
tomados da biblioteca dos Assírios que não aceitavam nem a Jeová e nem aos
Judeus.
A origem da Festa de
Purim (9.20-32). Ester mostra que só o que a lei de Moisés dita pode ser
observado ou o que a história conclua que é fato.
A mão de Deus
preserva Seu povo, assim segurando a linhagem da semente de Abraão para o
Messias.
Não pode fazer o erro
numa maneira aceitável a Deus.
Virtude, fidelidade,
perseverança no bem, e confiança em Deus são lições deste livro.
C. Poéticos - 5
livros - Sabedoria Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de
Salomão
Essa seção descreve
as experiências do Povo de Deus.
É poesia, mas poesia hebraica, baseada nas seguintes maneiras com exemplos:
Repetição (Sl 25.4)
Contraste (Sl 1.6)
Elaboração de idéias
(Jó 11.18)
Trata de problemas
práticos (Provérbios) questões morais e espirituais (Salmos), materialismo,
fatalismo, pessimismo (Eclesiastes) e sofrimentos dos justos (Jó).
1. Jó
Tema: Fé não depende
das circunstâncias externas, nem de explicações mas no Deus onipotente e
onisciente
Tempo: escrito entre
2.583-2.058 a.C.
Jó mencionado como
pessoa histórica. Ezequiel 14.14,20.
Não é parábola, mas
história real. Trata de pessoas, lugares e acontecimentos reais. Citado em: Ez
14.14; 1 Cr 3.19; Tg 5.11
No cânon do Velho
Testamento, o primeiro livro da sabedoria é Jó com Provérbios e Eclesiastes
seguindo.
Encaixa na cronologia
depois do dilúvio (Gn 10) e antes de Abraão (Gn 12) pelas seguintes razões:
Ausência da menção da
lei, do povo de Israel, tabernáculo ou templo.
Referências
geográficas do livro.
Sua vida longa (igual
à antes dos patriarcas)
A maneira de
revelações; visões, sonhos ao gentil.
Mostra o grau de
revelação do conhecimento de Deus mesmo antes das Escrituras serem concedidas.
Nos ensinam conceitos
sobre Deus, Satanás, o homem, justiça, redenção e a ressurreição
Vejamos a verdade
pelo livro que Deus não se explica, se aceita pela fé
Passagens
importantes: 12.15; 19.25; 33.23,24
(...)
(*)
Palavra Prudente
E
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
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Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*)
Palavra Prudente
ESDRAS
INTRODUÇÃO
Persian Empire - (Império Persa)
Ciro, rei da Pérsia conquista a Babilônia
ESBOÇO
A VOLTA DOS EXILADOS DA BABILÔNIA PARA JERUSALÉM, 1:1-11
O Decreto de Ciro
Ciro convida os judeus a voltarem para Jerusalém e a edificarem o templo (JFA)
Esdras 1
1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá.
3 Quem dentre vós é de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá, e edifique a casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. (BVN)
1:1 Ciro, rei da Pérsia. No ano 550 a.C. Ciro subiu ao trono da Pérsia e dominou sobre o império da Média, logo em seguida conquistando o reino da Lídia e anexando todo antigo território dos assírios; porém, só em 539 a.C. é que conquistou a Babilônia, e é desta data em diante que se contam os anos de Ciro como Imperador. A Pérsia é chamada Irã, atualmente. Aquele antigo império só durou até a vinda de Alexandre Magno, da Macedônia, em 331 a.C.
Senhor. Nome divino (Jeová), que tinha a conotação de “o Deus revelado”, “o Deus fiel à Sua aliança com Israel”, cf Êx 3:15 e sua nota. Esse nome é ressaltado neste momento dramático da restauração de Israel (v 3).
Por boca de Jeremias. Jeremias profetizara essa restauração 70 anos antes (Jr 25:12,29:10)
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
O decreto de Ciro, restaurando a nação de Israel juntamente com seu culto nacional, faz parte do seu decreto geral em prol de várias nações, como é definido no “Cilindro de Ciro”, uma descoberta arqueológica que confirma esta narrativa, antes duvidada.
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
A volta dos exilados da Babilônia para Jerusalém, 1:1-11
REGISTRO DOS QUE REGRESSARAM, 2:1-70
EREÇÃO DO ALTAR E O ALICERCE DO TEMPLO, 3:1-13
INTERRUPÇÃO DA OBRA POR CAUSA DA OPOSIÇÃO, 4:1-24
RENOVAÇÃO DA OBRA E TÉRMINO DO TEMPLO, 5:1-6:22
A MISSÃO DE ESDRAS, 7:1-28
VIAGEM DE ESDRAS, 8:1-36
O PROBLEMA DOS CASAMENTOS MISTOS, 9:1-10:44
Chapter:
Capítulo:
Capítulo:
NEEMIAS
ESBOÇO
A ORAÇÃO DE NEEMIAS SOBRE A AFLIÇÃO DE
JERUSALÉM, 1:1-11
Neemias ora por Jerusalém
Nehemiah 1
4 And it came to pass, when I heard these
words, that I sat down and wept, and mourned certain days, and fasted, and
prayed before the God of heaven,
5 And said, I beseech thee, O LORD God of heaven, the great and terrible
God, that keepeth covenant and mercy for them that love him and observe his
commandments:
6 Let thine ear now be attentive, and thine eyes open, that thou mayest
hear the prayer of thy servant, which I pray before thee now, day and night,
for the children of Israel thy servants, and confess the sins of the
children of Israel, which we have sinned against thee: both I and my
father's house have sinned.
7 We have dealt very corruptly against thee, and have not kept the
commandments, nor the statutes, nor the judgments, which thou commandedst thy
servant Moses.
8 Remember, I beseech thee, the word that thou commandedst thy servant Moses,
saying, If ye transgress, I will scatter you abroad among the nations:
9 But if ye turn unto me, and keep my commandments, and do them; though
there were of you cast out unto the uttermost part of the heaven, yet will I
gather them from thence, and will bring them unto the place that I have chosen
to set my name there.
10 Now these are thy servants and thy people, whom thou hast redeemed by
thy great power, and by thy strong hand.
11 O LORD, I beseech thee, let now thine ear be attentive to the prayer of
thy servant, and to the prayer of thy servants, who desire to fear thy name:
and prosper, I pray thee, thy servant this day, and grant him mercy in the
sight of this man. ...”
Nehemías 1
4 Y fué que, como yo oí estas palabras,
sentéme y lloré, y enlutéme por algunos días, y ayuné y oré delante del Dios de
los cielos.
5 Y dije: Ruégote, oh Jehová, Dios de los cielos, fuerte, grande, y
terrible, que guarda el pacto y la misericordia á los que le aman y guardan sus
mandamientos;
6 Esté ahora atento tu oído, y tus ojos abiertos, para oír la oración de
tu siervo, que yo hago ahora delante de ti día y noche, por los hijos de Israel
tus siervos; y confieso los pecados de los hijos de Israel que hemos contra ti
cometido; sí, yo y la casa de mi padre hemos pecado.
7 En extremo nos hemos corrompido contra ti, y no hemos guardado los
mandamientos, y estatutos y juicios, que mandaste á Moisés tu siervo.
8 Acuérdate ahora de la palabra que ordenaste á Moisés tu siervo,
diciendo: Vosotros prevaricaréis, y yo os esparciré por los pueblos:
9 Mas os volveréis á mí, y guardaréis mis mandamientos, y los pondréis por
obra. Si fuere vuestro lanzamiento hasta el cabo de los cielos, de allí os
juntaré; y traerlos he al lugar que escogí para hacer habitar allí mi nombre.
10 Ellos pues son tus siervos y tu pueblo, los cuales redimiste con tu
gran fortaleza, y con tu mano fuerte.
11 Ruégote, oh Jehová, esté ahora atento tu oído á la oración de tu
siervo, y la oración de tus siervos, quienes desean temer tu nombre: y ahora
concede hoy próspero suceso á tu siervo, y dale gracia delante de aquel varón. ...”
Neemias 1
4 E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras,
assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando
perante o Deus dos céus.
5 E disse: Ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas
o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus
mandamentos!
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para
ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite,
pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos
de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos.
7 De todo nos corrompemos contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os
estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo:
Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.
9 E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os fareis;
então, ainda que os vossos rejeitados estejam no cabo do céu, de lá os
ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu
nome.
10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua
grande força e com a tua forte mão.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu
servo e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar
hoje o teu servo e dá-lhe graça perante este homem. ...”
VOLTA DE NEEMIAS A JERUSALÉM COMO GOVERNADOR, 2:1-11
Neemias mandado a Jerusalém, 2:1-11
Artaxerxes permite a Neemias ir a Jerusalém e edificar os muros [JFA]
OS EDIFICADORES DOS MUROS, 3:1-32
Dos que trabalharam na reedificação dos
muros, 3:1-32
AMEAÇAS À EDIFICAÇÃO, 4:1-6:14
Os Inimigos pretendem retardar a
edificação dos muros, 4:1-23 [JFA]
A Defesa contra os Adversários, 4:1-23
Sarcasmo Desencorajador, 4:1-6
Os ataques do Inimigo, 4:7-23
"... O nosso Deus pelejará por nós." (4:20b)
Desunião Interna, 5:1-19
Os pobres murmuram contra os ricos, e
Neemias repreende os últimos, 5:1-19 [JFA]
Medidas contra a usura, 5:1-12
O bom exemplo de Neemias, 5:13-19
Acusações Falsas, 6:1-14
Os inimigos conspiram para intimidar
Neemias, 6:1-14 [JFA]
TÉRMINO DOS MUROS, 6:15-7:4
Terminada a reconstrução do muro,
6:15-19
Neemias estabelece guardas em
Jerusalém, 7:1-4
REGISTRO DOS EXILADOS QUE VOLTARAM,
7:5-73
Neemias faz uma relação dos que
primeiro vieram a Jerusalém, 7:1-73 [JFA]
A Relação dos que voltaram a Jerusalém,
7:5-69; Esdras 2:1-70
Contribuições para o Templo, 7:70-73
LEITURA E EXPOSIÇÃO DA LEI, 8:1-18
Esdras lê a Lei diante do Povo, 8:1-13
Nehemiah 8:10 Then
he said unto them, Go your way, eat the fat, and drink the sweet, and send
portions unto them for whom nothing is prepared: for this day is holy unto our
LORD: neither be ye sorry; for the joy of the LORD is your strength.
Nehemías 8:10 Díjoles
luego: Id, comed grosuras, y bebed vino dulce, y enviad porciones á los que no
tienen prevenido; porque día santo es á nuestro Señor: y no os entristezcáis,
porque el gozo de Jehová es vuestra fortaleza.
Neemias 8:10 Disse-lhes
mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que
não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor;
portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
A Festa dos Tabernáculos, 8:12-18
ORAÇÃO DE ARREPENDIMENTO E PACTO DE
OBEDIÊNCIA, 9:1-10:39
Arrependimento e confissão do pecado, 9:1-37
Nehemiah 9:5 Then
the Levites, Jeshua, and Kadmiel, Bani, Hashabniah, Sherebiah, Hodijah,
Shebaniah, and Pethahiah, said, Stand up and bless the LORD your God for ever
and ever: and blessed be thy glorious name, which is exalted above all blessing
and praise.
Nehemías 9:5 Y
dijeron los Levitas, Jesuá y Cadmiel, Bani, Hosabnías, Serebías, Odaías,
Sebanías y Pethaía: Levantaos, bendecid á Jehová vuestro Dios desde el siglo
hasta el siglo: y bendigan el nombre tuyo, glorioso y alto sobre toda bendición
y alabanza.
Neemias 9:5 E os
levitas, Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías
disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em
eternidade; ora, bendigam o nome da tua glória, que está levantado sobre toda
bênção e louvor.
A Aliança do povo sobre guardar a lei, 9:38-10:39
Os nomes dos que selaram o concerto, 10:1-39 [JFA]
REGISTRO DOS HABITANTES DE JERUSALÉM E DAS VILAS, 11:1-12:26
Relação dos que habitaram em Jerusalém, 11:1-19
Relação dos que habitaram nas cidades
de Judá, 11:20-36
Os Sacerdotes que vieram para Jerusalém
com Zorobabel, 12:1-26 [JFA]
DEDICAÇÃO DOS MUROS E ARRANJOS PRA A
ADORAÇÃO, 12:27-47
A Dedicação dos Muros, 12:27-43
O Ministério do Templo, 12:44-47 [JFA]
A Manutenção dos Sacerdotes e Levitas,
12:44-47
REFORMAS DE NEEMIAS, 13:1-31
Neemias remove diversos abusos, 13:1-31
[JFA]
Os Estrangeiros separados de Israel,
13:1-3
Tobias expulso do Templo, 13:4-9
Restaurada a manutenção dos Levitas,
13:10-14
Restabelecimento da Observância do
Sábado, 13:15-22
Condenação casamento misto, 13:23-29
As Reformas de Neemias, 13:30,31
ANÁLISE
O livro é uma lição sobre oração,
sacrifício e tenacidade. Neemias, a personagem principal, desistiu de uma
posição responsável e bem paga, perante o rei da Pérsia, em 445 a.C., a fim de
reedificar os muros de Jerusalém e reunir os judeus como uma nação (1:1-3:32).
Sua obra despertou intensa oposição por parte de homens poderosos ao derredor,
mas Neemias venceu as ameaças de ataques tomando sábias medidas defensivas
(4:1-23), a desunião interna enfrentado francamente o problema e dando exemplo
pessoal (5:1-19), e as acusações falsas mediante discernimento e coragem
(6:1-14)
Quando o muro foi terminado, Neemias
providenciou para tornar a cidade plenamente habitada (6:15-7:73), mas, acima
de tudo, combinou com Esdras pra que fosse lida a lei, a fim de que o povo
pudesse amoldar suas vidas pela mesma (8:1-18). Ele e a nação confessaram os
pecados nacionais, buscaram o perdão, e puseram seu selo numa aliança renovada
com Deus (9:1-10:39). Pessoas foram levadas para dentro da cidade, foram feitos
arranjos pra a adoração, e os muros foram dedicados (11:1-12:47). Mas, com a
passagem dos anos, o povo continuou declinando dos ideais apresentados por
Deus, e Neemias teve de levar a efeito novas reformas, em face mesmo da
oposição (13:1-31).
O livro demonstra a necessidade de
oração e de firmeza no trabalho de Deus. As orações de Neemias nos fornecem um
excelente estudo.
AUTOR
Usualmente se pensa que Esdras e
Neemias originalmente formavam um único livro. O compilador, nesse caso, teria
feito uso das memórias pessoais de Neemias, além de outros materiais.
Chapter:
Capítulo:
Capítulo:
ESBOÇO
VASTI É DEMITIDA, 1:1-22
O
Banquete de Assuero, 1:1-9
Vasti,
a rainha, recusa assistir ao banquete, 1:10-22
ESTER É PROMOVIDA, 2:1-23
Mordecai pede para a rainha Ester avisar o rei, 2:21-23
Hamã é exaltado, e cria ódio a Mardoqueu ([JFA]
Mordecai odiado por Hamã, 3:1-6
Hamã pretende matar todos os judeus, 3:7-11
O rei decreta a morte dos judeus, 3:12-15
O PALCO ARMADO POR ESTER, 4:1-5:8
Ester 4
15 Então, disse
Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
16 Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.
16 Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.
16 Jejuai por mim
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
HAMÃ É LIQUIDADO, 5:9-7:10
Hamã forçado a honrar a Mordecai, 5:9-6:14
O rei lê as crônicas e determina honrar Mordecai, 6:1-14 [JFA]
Os
Judeus são autorizados a resistir, 8:1-17
O
rei concede a Mordecai um edito em favor dos judeus, 8:1-17 [JFA]
Os
Judeus matam os seus inimigos, 9:1-16
Exaltação
de Mordecai, 10:1-3 [JFA]
O
renome de Mordecai, 10:1-3
ANÁLISE
O livro de Ester pinta graficamente as
vigorosas lutas dos judeus dispersos durante o tempo do rei persa. Assuero,
contra as tramas nefandas de certo primeir0-ministro chamado Hamã. Embora o
nome de Deus não seja mencionado uma vez sequer nesse livro. Sua mão se
manifesta continuamente em todas as circunstâncias detalhadas do relato. Ester,
por sua beleza, suplanta Vasti como rainha: Mordecai, por sua habilidade
suplanta Hamã, como primeiro ministro. Todas as personagens desde o rei até o
escravo servil desempenham seus papéis no momento. Hamã é a encarnação da
maldade; Mordecai a essência da bondade; Assuero, embora fraco e manuseável,
também tinha pontos fortes em seu caráter. Ester, prima e tutelada de Mordecai, tornou-se a
heroína da história, devido à sua disposição em arriscar sua vida e posição, a
pedido de Mordecai em prol de seu próprio povo e em seu período de urgente
necessidade.
AUTOR
Nenhuma evidência certa se pode ter a
respeito do autor do livro de Ester. Tem sido obra atribuída a diversos
indivíduos (Esdras, Jeoaquim, Mordecai, membros da Grande Sinagoga). Nada
existe de intrinsecamente improvável em atribuir-se o livro a Mordecai, a
personagem principal e guardião de todos os fatos relevantes envolvidos.
Diferentemente de obras de ficção e
romance, o livro de Ester está inteiramente entrincheirado na história e é
documentado por informes específicos. Esse livro, semelhantemente à profecia de
Ageu (1:1,15; 2:1,10,20), é datado de conformidade com o reinado de Assuero, o
qual é comumente identificado com Xerxes I (485-465 a.C.) dos tempos antigos.
As modernas escavações efetuadas em Susã (isto é, Susa) têm confirmado
substancialmente a exatidão histórica do autor do livro, que deve ter possuído
conhecimento pessoal do povo e dos acontecimentos do relato.
Talvez nenhum outro livro da Bíblia
tenha sido atacado com tanta amargura e veemência como o livro de Ester. Por
causa de seu espírito de nacionalismo e de vindita, os críticos tê-no declarado
indigno de figurar no cânon sagrado. Se, entretanto, nos aproximarmos com
reverência da história, dependendo humildemente do Espírito de Deus para d’Ele
receber ensino, encontraremos verdades que satisfarão a mente e edificarão a
alma. Quanto mais se estuda essa inigualável história, tanto mais se conclui
que suas profundas verdades devem ser desencavadas como pepitas de ouro.
JÓ
ESBOÇO
PRÓLOGO, 1:1-2:13
A
virtude e riqueza de Jó, 1:1-12
O
Caráter de Jó, 1:1-5
O
Infortúnio de Jó, 1:6-2:10
As
Aflições e Paciência de Jó, 1:13-2:10
Os
Amigos de Jó, 2:11-13
Os amigos de Jó tentam confortá-lo - Jó 2:11-13
(Job's friends try to comfort him - Job 2:11-13)
A SOLUÇÃO DOS TRÊS AMIGOS, 3:1-31:40
Primeiro Ciclo de Discursos, 3:1-14:22
Jó
amaldiçoa o seu nascimento, 3:1-26
Jó amaldiçoa o seu nascimento e lamenta a sua miséria, 3:1-26 [JFA]
Elifaz
repreende a Jó, 4:1-21
8-11
12-21 Aqui, notamos que Elifaz é um místico. No seu debate, depende muito da sua experiência pessoal; fala do que aprendeu em visões e sonhos. O que se imprimiu na sua consciência naquela visão noturna, é a pureza absoluta de Deus, e falibilidades de todas as criatura. Cita o caso, para levar Jó a reconhecer que deve haver forçosamente uma falha na sua vida, o que teria provocado todas as suas desgraças.
Fonte: Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova
Elifaz
exorta a Jó a que busque a Deus, 5:1-27
25-30
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
Jó
contende com Deus, 7:1-31
Bildade
afirma a justiça de Deus, 8:1-22
Bildade
refuta as palavras de Jó e justifica a Deus, 8:1-22 [JFA]
8:1-9 N.Hom. Bildade agora entra no debate. Está horrorizado com a aparente blasfêmia de Jó. Bildade é tradicionalista por excelência, e exorta Jó a curvar-se perante a sabedoria da tradição. Repreende Jó pelas suas palavras impetuosas (2), defende a absoluta justiça de Deus, (3), e lança a acusação aos filhos de Jó que cometeram pecado (4). Adote a humildade e a suplicante atitude do arrependido, seja Jó puro e reto (6), e a colheita que ceifará ultrapassará as melhores colheitas anteriores.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jó
confessa a justiça de Deus e pede alívio para a sua miséria, 9:1-10:22 [JFA]
Jó
é incapaz de responder a Deus, 9:1-35
Jó
protesta contra a severidade de Deus, 10:1-22
Zofar acusa Jó de iniquidade, 11:1-20
Zofar
repreende Jó, mostra a sabedoria de Deus e exorta ao arrependimento, 11:1-20
[JFA]
11:1-6 Zofar é um legalista. Infelizmente, os Zofares da vida tudo baseiam, não na Palavra de Deus, mas nas suas interpretações falhas da Palavra. Zofar adota o tom de escarnecedor e acusador, apesar de que Jó, em nenhuma palavra, tinha declarado inimizade contra Deus.
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
Jó se defende das acusações de seus amigos, 12:1-25
Jó
defende a sua integridade, 13:1-14:22
Jó
confia em Deus e deseja conhecer os seus pecados, 13:14-28 [JFA]
Jó
roga o favor de Deus por causa da brevidade e miséria da vida humana, 14:1-22
[JFA]
Segundo Ciclo de Discursos, 15:1-21-34
Elifaz
acusa Jó de impiedade, 15:1-16
Elifaz
mostra o justo castigo dos perversos, 15:17-35
Elifaz
mostra que o ímpio é atormentado nesta vida, 15:17-35 [JFA]
Jó
acusa a seus amigos de falta de compaixão e misericórdia, 16:1-17:16 [JFA]
Jó
se queixa do trato de Deus, 16:1-22
Jó
nada mais espera desta vida, 17:1-16
Bildade
descreve a sorte dos ímpios, 18:1-21
Bildade
acusa Jó de presunção e impaciência, 18:1-21 [JFA]
18:1-21
3
Fonte: Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova
Jó
queixa-se da obstinação e dureza dos seus amigos, 19:1-29 [JFA]
Jó,
embora sofrendo, sabe que seu Redentor vive, 19:1-29
Job 19
25 For I know that my redeemer liveth, and
that he shall stand at the latter day upon the earth:
26 And though after my skin worms destroy this body, yet in my flesh shall
I see God:
27 Whom I shall see for myself, and mine eyes shall behold, and not
another; though my reins be consumed within me.
Job 19
25 Yo sé que mi Redentor vive, Y al fin se
levantará sobre el polvo:
26 Y después de deshecha esta mi piel, Aun he de ver en mi carne á Dios;
27 Al cual yo tengo de ver por mí, Y mis ojos lo verán, y no otro, Aunque
mis riñones se consuman dentro de mí.
Jó 19
25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e
que por fim se levantará sobre a terra.
26 E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.
27 Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por
isso, o meu coração se consome dentro de mim.
ESPERANÇA NO DESESPERO
N.Hom.
Esperança no desespero. 19:25
1)
Jó possuía um Amigo verdadeiro no meio dos seus amigos cruéis:
a) seu Parente, Jesus – Hb 2:11; Rm 8:35;
b) seu Defensor – Sf 3:2; Ap 12:10;
c) seu Redentor – Is 47:4; 2 Tm 1:12;
2)
Jó encerrava possessões no meio da sua pobreza – seu Redentor:
a) Sua vida está nas mãos d’Ele;
b) Ele é seu protetor;
c) Ele é sua esperança na vida e na morte;
3)
Jó desfrutava de um Parente vivo no meio de uma família morta:
a) Jesus, cabeça da casa;
b) Jesus, o intercessor, para orar em seu favor no
céu;
c) Jesus, o advogado de defesa, para preservar seus
direitos na terra;
d) Jesus, o justo, para pronunciá-lo justo no dia
final;
4)
Jó fruía de uma certeza no meio de tanta incerteza “eu sei”:
a) a sua fé lhe deu certeza;
b) as provas não o levaram a duvidar;
c) as dificuldades não perturbaram sua confiança no
Redentor;
d) os amigos não destruíram sua confiança de que
Deus haveria de livrá-lo
Fonte: Bíblia Vida Nova
Zofar
descreve as calamidades dos perversos, 20:1-29
Jó
descreve a prosperidade dos perversos, 21:1-34
Jó
mostra que os ímpios muitas vezes gozam prosperidade nesta vida, 21:1-34 [JFA]
Terceiro Ciclo de Discursos, 22:1-31:40
Elifaz
acusa a Jó de grandes pecados, 22:1-30
Elifaz
acusa Jó de diversos pecados e o exorta ao arrependimento, 22:1-30
Jó
deseja apresentar-se perante Deus, 23:1-17
Jó
deseja apresentar-se perante Deus e confia na Sua misericórdia, 23:1-17 [JFA]
(Jó 19:13, Salmo 33:11; Malaquias 3:6; Hebreus 1:12...)
Job 19:13 But he is in one mind,
and who can turn him? and what his soul desireth, even that he doeth.
Job 19:13 Empero si él se
determina en una cosa, ¿quién lo apartará? Su alma deseó, é hizo.
Jó 19:13 Mas, se ele está contra
alguém, quem, então, o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará.
N.Hom. “O Deus imutável”. É Deus que resolve
as coisas.
1) Deus cumpre Suas resoluções no plano do
universo:
a) Há um plano para
este mundo, feito por Deus, Ef 1:11;
b) Este plano é
perfeito. Jó 37:16; Sl 104:42; Pv 3:19;
c) O plano está
definitivamente executado, Nm 11:23; Jó 42:2; Sl 33:9;
2) É Deus que resolve
o assunto do pecado do homem, definindo-o:
a) como abominação a
Deus, Dt 25:16; Sl 5:4; Pv 15:9; Jr 44:4;
b) como um perigo
para o homem, Nm 32:23; Dt 29:18; Jó 5:2; Ef 5:6;
3) É Deus que resolve
e executa o plano da salvação, At 4:12:
a) Antes do dilúvio –
através da fé na semente da mulher, Gn 3:15;
b) Nos dias dos
patriarcas – pela fé no Filho prometido a Abraão, Gn 12:3;
c) Nos dias de Moisés
– pela fé no carneiro sacrificado, Hb 9:8-10; 10:3;
d) Nos dias da
monarquia – pela fé no Filho de Davi, 2 Sm 7:15;
e) Nos dias de Isaías
– pela fé no Servo Sofredor, Is 53:1;
f) Nos dias de hoje –
pela fé na semente da mulher, no Filho prometido, no Cordeiro sacrificado, no
Filho de Davi, no Servo Sofredor, todos sintetizados em um só – Jesus Cristo, 2
Co 5:21.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jó
contesta que os perversos muitas vezes não são castigados, 24:1-25
Jó
contesta que os ímpios, muitas vezes, fiquem sem castigo nesta vida, 24:1-25
[JFA]
Bildade
nega que o homem possa justificar-se diante de Deus, 25:1-6
Bildade
sustenta que o homem não pode, sem presunção, justificar-se diante de Deus,
25:1-6 [JFA]
Jó
afirma a soberania de Deus, 26:1-14
Jó
repreende Bildade e exalta o poder de Deus, 25:1-6 [JFA]
Jó
descreve a sorte dos perversos, 27:1-23
Jó
sustenta sua integridade e sinceridade, 27:1-23 [JFA]
O
homem apropria-se das riquezas da terra, 28:1-28
O
homem tem ciência das coisas da terra, mas a sabedoria é dom de Deus, 28:1-28
[JFA]
Jó
lembra-se do seu primeiro estado feliz, 29:1-25
Lamentação
de Jó lembrando-se do seu primeiro estado, 29:1-25 [JFA]
RECAPITULAÇÃO DA VIDA
29:1-25. Jó esboça uma recapitulação da sua
vida, um exame dos seus passados dias ideais, antes de perder tudo. Não acha
que aquela fora uma vida que merecesse as acusações dos seus amigos, do tipo
das enumeradas por Elifaz no cap. 22, analisa seu presente farto de sofrimentos
(cap. 30), e evidencia como sua consciência esclarecida não o deixou pecar
(cap. 31)
SÁBIO CONSELHO
Jó 29:21-25
Job 29
21 Unto me men gave ear, and
waited, and kept silence at my counsel.
22 After my words they spake not again; and my speech dropped upon them.
23 And they waited for me as for the rain; and they opened their mouth
wide as for the latter rain.
24 If I laughed on them, they believed it not; and the light of my
countenance they cast not down.
25 I chose out their way, and sat chief, and dwelt as a king in the army,
as one that comforteth the mourners.
Job 29
21 Oíanme, y esperaban; Y callaban
á mi consejo.
22 Tras mi palabra no replicaban, Y mi razón destilaba sobre ellos.
23 Y esperábanme como á la lluvia, Y abrían su boca como á la lluvia
tardía.
24 Si me reía con ellos, no lo creían: Y no abatían la luz de mi rostro.
25 Calificaba yo el camino de ellos, y sentábame en cabecera; Y moraba
como rey en el ejército, Como el que consuela llorosos.
Jó 29
21 Ouvindo-me, esperavam e em
silêncio atendiam ao meu conselho.
22 Acabada a minha palavra, não replicavam, e minhas razões destilavam
sobre eles;
23 porque me esperavam como à chuva; e abriam a boca como à chuva tardia.
24 Se me ria para eles, não o criam e não faziam abater a luz do meu
rosto;
25 se eu escolhia o seu caminho, assentava-me como chefe; e habitava como
rei entre as suas tropas, como aquele que consola os que pranteiam.
29:21-25. “Conselho
saudável”
1)
A qualidade do conselho:
a)
cheio de sabedoria;
b)
baseado na experiência;
c)
dado com simpatia.
2)
A utilidade do conselho:
a)
revelar as falhas da vida;
b)
retificar a vida;
d)
estabelecer um padrão para a vida;
3)
A aceitação do conselho:
a)
com humildade;
b)
com discernimento;
c)
com gratidão.
A
atuação de Jó era algo como tudo isso.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Jó lamenta a miséria em que caiu, 30:1-31
Jó
descreve o estado miserável em que caiu, 30:1-31 [JFA]
Jó
declara sua integridade, 31:1-40
Jó
declara a sua integridade nos seus deveres, 31:1-40 [JFA]
A SOLUÇÃO DE ELIÚ, 32:1-37:24
Eliú
repreende Jó e os seus três amigos, 32:1-22 [JFA]
Eliú
irado contra Jó e seus três amigos, 32:1-5
Eliú
vinga o seu direito de responde a Jó, 32:6-22
Eliú
repreende a Jó, 33:1-33
Eliú acusa Jó de se opor a Deus e de entender mal os Seus caminhos, 33:1-33
Eliú acusa Jó de se opor a Deus e de entender mal os Seus caminhos, 33:1-33
33:14-30 N. Hom. A filosofia da instrução divina:
1)Os métodos da instrução divina, 14:23:
a)nos sonhos, 15-18;
b) na aflição, 19-22;
c) na pessoa de um intercessor, 23;
2) Os propósitos da instrução divina, 16-18,24,30:
a) apartar ao homem do seu desígnio, 17a;
b) livrar-se ao homem da soberba, 17b;
c) instruir ao homem, 16;
d) salvar ao homem da morte, 18,24,30;
3) Os resultados da instrução divina, 24,26-28,30:
a) libertação, 24,28;
b) aceitação, 26;
c) alegria, 27;
d) iluminação, 30.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Eliú
justifica a Deus, 34:1-37
Eliú
acusa Jó de falar injustamente de Deus, 34:1-37
LIÇÕES DA AFLIÇÃO
Job 34
31 Surely it is meet to be said
unto God, I have borne chastisement, I will not offend any more:
32 That which I see not teach thou me: if I have done iniquity, I will do
no more.
Job 34
31 De seguro conviene se diga á
Dios: Llevado he ya castigo, no más ofenderé:
32 Enséñame tú lo que yo no veo: Que si hice mal, no lo haré más.
Jó 34
31 Na verdade, quem disse a Deus:
Sofri, não pecarei mais;
32 o que não vejo, ensina-mo tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei
de fazer?
31-32 N. Hom.
1) Oração, 31a;
2) Paciência, 31b;
3) Humildade, 31c;
4) Aptidão, 32a;
5) Confiança, 32b.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Deus
não ouve os aflitos, porque estes não têm fé, 35:1-16
O
bem e o mal não podem afetar a Deus, mas algumas vezes, por falta de fé dos
aflitos, não os ouve, 35:1-16 [JFA]
Eliú
justifica a Deus e diz a Jó que o seu pecado estorva a Sua bênção, 36:1-23
[JFA]
No
sofrer do homem Deus lhe visa o bem, 36:1-23
Eliú
exalta a majestade de Deus, 36:24-37:24
O
homem, por conhecer as obras de Deus e a Sua sabedoria, deve temê-Lo, 37:1-24
A GRANDEZA DE DEUS
22-33 N. Hom.
Uma mensagem sobre a grandeza de Deus:
1) Absoluto na Sua
soberania, 22a;
2) Incomparável na
Sua instrução;
3) Perfeito na Sua
santidade, 23;
4) Insondável na Sua
pessoa, 26a;
5) Eterno na Sua
existência, 26b;
6) Maravilhoso na Sua
obra, 27-30;
7) Benéfico na Sua
administração, 31a;
8) Glorioso na Sua
manifestação, 32-33.
Fonte: Bíblia Vida Nova
A SOLUÇÃO DO SENHOR, 38:1-42:6
O Primeiro Discurso, 38:1-40:2
O
SENHOR convence a Jó de ignorância, 38:1-40:2
A Resposta Humilde de Jó, 40:3-5
A RESPOSTA HUMILDE DE JÓ
40:1-5. O orgulho de Jó é abatido; é a
resposta humana à revelação da palavra divina. Deus aceitara o desafio de Jó e
entrara em debate com ele (38:3, cf 13:3). Terá Jó alguma resposta a dar após
escutar aquelas impressivas palavras sobre as maravilhas da natureza? Agora a língua
de Jó está silenciada; ele se arrepende amargamente das suas lamentações.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O Segundo Discurso, 40:6-41:34
As
manifestações do poder de Deus, 40:6-41:34
A Resposta de Jó, 42:1-6
Jó
humilha-se perante Deus e dá-Lhe glória, 42:1-6 [JFA]
EPÍLOGO, 42:7-17
Repreensão
do Senhor aos Três Amigos, 42:7-9
Deus
repreende os três amigos de Jó, 42:7-9
Deus
manda os amigos de Jó ir ter com ele e oferecer sacrifícios, 42:7-9 [JFA]
O
Senhor Restaura a Jó, 42:10-17
Deus restaura a prosperidade de Jó, 42:10-17
Intercessory Prayer
(Oração Intercessória)
Job 42:10 And
the LORD turned the captivity of Job,
when he prayed for his friends:
also
the LORD gave Job twice as much as he had before.
Job 42:10 Y mudó
Jehová la aflicción de Job,
orando él por sus amigos:
y aumentó al doble todas
las cosas que habían sido de Job.
Jó 42: 10 E o
SENHOR virou o cativeiro de Jó,
quando orava pelos seus amigos;
o SENHOR
acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.
“When You Pray” – (Quando Você Orar)
Deus
confere a Jó o dobro da prosperidade que antes tinha, 42:10-17 [JFA]
ANÁLISE
O padrão claramente desenvolvido do
livro – prólogo, discursos e epílogo, além dos ciclos dentro dos próprios
discursos – mostra que se trata de uma interpretação teológica sobre certos
acontecimentos da vida de um homem chamado Jó. Do início ao fim, o autor tem a
intenção de responder a uma pergunta básica: Qual é o significado da fé?
Um chefe tribal, de notável piedade e
integridade como era Jó, foi abençoado por Deus com uma prosperidade terrena
tal, que se tornara “o maior de todos (os homens) do Oriente” (1:3).
Subitamente, porém, Jó experimentou uma reversão completa da fortuna. Foi
vitimado por uma série de grandes calamidades, tendo sido privado de todas as
suas possessões e dos seus filhos (1:13-19). Seu corpo ficou coberto por uma
enfermidade repulsiva (2:7). Três amigos, que vieram ostensivamente para
consolar a Jó, insistiam que o seu sofrimento era um castigo contra o seu
pecado, e que, portanto, seu único recurso era o arrependimento. Mas Jó rejeita
veementemente essa solução, afirmando sua retidão, e a consequente incapacidade
de compreender sua desgraça. Um outro amigo, Eliú, sugere que Jó estaria
passando por uma disciplina amorosa enviada por Deus para impedi-lo de cair
noutros pecados. Essa interpretação é igualmente rejeitada por Jó. Finalmente
Deus responde às repetidas solicitações de Jó para uma explicação direta sobre
os seus sofrimentos, não por uma justificação de Suas ações, nem por qualquer
solução intermediária, mas por Sua apresentação pessoal em sabedoria e poder.
Isso é o suficiente para Jó; ele percebeu que Deus, sendo o que era, tinha de
apresentar uma solução, e Jó descansa na mesma pela fé.
Embora o tema do sofrimento e sua causa
seja dominante por todo o livro, esse livro serve para o propósito mais lato
que havia na mente do autor: mostrar que a certeza da fé não descansa nas
circunstâncias exteriores, nem em explicações especulativas, mas no encontro de
fé e em um Deus onisciente e onipotente.
AUTOR
O livro de Jó não nos fornece qualquer
indicação segura sobre sua autoria ou sobre o tempo de sua composição. Embora
muitos estudiosos hoje em dia falem sobre uma autoria exílica ou pós-exílica
(séculos VI a III a.C.), tradicionalmente a data tem sido atribuída aos tempos
patriarcais (século XVI a.C.), ou aos dias de Salomão (século X a.C.).
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e [SBB] Sociedade Bíblica do Brasil
2. Fonte dos Comentários e Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
NEEMIAH
Notes on
Neemiah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
ESTHER
Notes on
Esther
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
JOB
Notes on
Job
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
Notes on
Job
BIBLE ATLAS
(Atlas Bíblico)
Chapter 11
|
The Babylonian Exile
|
|
079
|
||
079a
|
||
079b
|
||
080
|
||
081
|
||
Chapter 12
|
The Persian Period
|
|
082
|
||
083
|
||
084
|
||
085
|
||
086
|
||
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