Salmo
119:133 Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim
iniquidade alguma.
[JFA]
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles |
MAY
Old Testament
DAY
|
BOOK
|
CHAPTER
|
1º
|
II Kings
|
|
2
|
II Kings
|
|
3
|
II Kings
|
|
4
|
II Kings
|
|
5
|
II Kings
|
|
6
|
II Kings
|
|
7
|
II Kings
|
|
8
|
I Chronicles
|
|
9
|
I Chronicles
|
|
10
|
I Chronicles
|
|
11
|
I Chronicles
|
|
12
|
I Chronicles
|
|
13
|
I Chronicles
|
|
14
|
I Chronicles
|
|
15
|
I Chronicles
|
|
16
|
I Chronicles
|
|
17
|
I Chronicles
|
|
18
|
II Chronicles
|
|
19
|
II Chronicles
|
|
20
|
II Chronicles
|
|
21
|
II Chronicles
|
|
22
|
II Chronicles
|
|
23
|
II Chronicles
|
|
24
|
II Chronicles
|
|
25
|
II Chronicles
|
|
26
|
II Chronicles
|
|
27
|
II Chronicles
|
|
28
|
II Chronicles
|
|
29
|
Ezra
|
|
30
|
Ezra
|
|
31
|
Ezra
|
MAYO
El Antiguo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
II Reyes
|
|
2
|
II Reyes
|
|
3
|
II Reyes
|
|
4
|
II Reyes
|
|
5
|
II Reyes
|
|
6
|
II Reyes
|
|
7
|
II Reyes
|
|
8
|
I Crónicas
|
|
9
|
I Crónicas
|
|
10
|
I Crónicas
|
|
11
|
I Crónicas
|
|
12
|
I Crónicas
|
|
13
|
I Crónicas
|
|
14
|
I Crónicas
|
|
15
|
I Crónicas
|
|
16
|
I Crónicas
|
|
17
|
I Crónicas
|
|
18
|
II Crónicas
|
|
19
|
II Crónicas
|
|
20
|
II Crónicas
|
|
21
|
II Crónicas
|
|
22
|
II Crónicas
|
|
23
|
II Crónicas
|
|
24
|
II Crónicas
|
|
25
|
II Crónicas
|
|
26
|
II Crónicas
|
|
27
|
II Crónicas
|
|
28
|
II Crónicas
|
|
29
|
Esdras
|
|
30
|
Esdras
|
|
31
|
Esdras
|
MAIO
Velho Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
II Reis
|
|
2
|
II Reis
|
|
3
|
II Reis
|
|
4
|
II Reis
|
|
5
|
II Reis
|
|
6
|
II Reis
|
|
7
|
II Reis
|
|
8
|
I Crônicas
|
|
9
|
I Crônicas
|
|
10
|
I Crônicas
|
|
11
|
I Crônicas
|
|
12
|
I Crônicas
|
|
13
|
I Crônicas
|
|
14
|
I Crônicas
|
|
15
|
I Crônicas
|
|
16
|
I Crônicas
|
|
17
|
I Crônicas
|
|
18
|
II Crônicas
|
|
19
|
II Crônicas
|
|
20
|
II Crônicas
|
|
21
|
II Crônicas
|
|
22
|
II Crônicas
|
|
23
|
II Crônicas
|
|
24
|
II Crônicas
|
|
25
|
II Crônicas
|
|
26
|
II Crônicas
|
|
27
|
II Crônicas
|
|
28
|
II Crônicas
|
|
29
|
Esdras
|
|
30
|
Esdras
|
|
31
|
Esdras
|
LIVROS HISTÓRICOS
II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras
Tema - Autor - Assuntos tratados
Tema - Autor - Assuntos tratados
II Reis
À Nínive - Jonas
Tema: O Relatório Histórico que Mostra a Mão Providencial de Deus no Estabelecimento da Nação de Israel
Autor: Jeremias - Ed 1:1; 2 Cr 36:22 (Segundo a Tradição e o Talmude)
Assuntos tratados:
Preserva um relatório das vidas de 27 reis de Israel e de Judá
O fim da reportagem sistemática da história da nação de Israel.
A linhagem de Davi preservada por escrito.
Deus visto como sendo longânimo, mas firme para efetuar o propósito eterno.
Doze livros (+ ou -) dos profetas eram escritos durante do período destes dois livros de 1 e 2 Reis:
À Nínive - Jonas
À Israel - Amós, Oséias, Joel
À Edom - Obadias
À Judá - Isaías, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Jeremias, Malaquias, Zacarias, Ezequiel
Também durante esta época, foram colocados na sua forma presente os livros de Provérbios. Eclesiastes e Cantares de Salomão.
(...)
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO RESUMIDO
DOS LIVROS HISTÓRICOS
OS REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁ
12) II REIS
II REIS
Fonte: Bíblia Vida Nova
A
queda de Samaria e o cativeiro de Israel, 17:3-6
Nineveh - (Nínive)
O CATIVEIRO DE ISRAEL
ANÁLISE
AUTOR
Salomão proclamado rei, 29:22b-25
Notes on
I Chronicles
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
https://translate.google.com/
ÍNDICE
ESTUDO - INTRODUÇÃO DOS LIVROS HISTORICOS E O LIVRO JOSUÉ POR DAVID ZUHARS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] Introdução e O Livro de Josué
[02] O LIVRO de JUIZES
[03] O LIVRO de RUTE
[04] OS LIVROS DE PRIMEIRO E SEGUNDO SAMUEL
[05] OS LIVROS DE PRIMEIRO E SEGUNDO REIS
[06] OS LIVROS DE PRIMEIRO E SEGUNDO CRÔNICAS
[07] O LIVRO de ESDRAS
[08] O LIVRO DE NEEMIAS
[09] O LIVRO DE ESTER
Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
OS REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁ
REIS DE ISRAEL E JUDÁ
12) II REIS
II REIS
ESBOÇO
O REINO DIVIDIDO, 1 Reis 12:1 – 2 Reis
17:41
(...)
EBD 7 - O REINO DE ISRAEL OU DO NORTE - SAMARIA:
DE ACAZIAS A JEOÁS
□ Texto Bíblico: 1 Reis 15.25 – 22:52-54; 2 Reis 1 - 13:13
□ Texto Áureo: 1 Reis 19:11,12
“E Deus lhe disse: Vem para fora e sobe o monte diante do SENHOR. Então o SENHOR passou, e um grande e forte vento separava os montes e despedaçava os penhascos diante do SENHOR; mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento veio um terremoto; mas o SENHOR não estava no terremoto. E depois do terremoto veio fogo; mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz mansa e suave”.
□ OBJETIVOS:
* Conhecer os reis que reinaram no Reino do Norte. (Saber)
* Descrever os erros cometidos por esses reis. (Fazer)
* Tomar a atitude de não permitir que influências negativas penetrem em seu viver, em sua casa e em sua igreja. (Fazer)
8º Acazias,
de Israel (continuação), 2 Reis 1:1-18
Acazias
e o profeta Elias, 2 Rs 1:1-8
Elias
e os três capitães, 2 Rs 1:9-16
A
morte de Acazias, 2 Rs 1:17-18
Eliseu
é sucessor de Elias, 2:1-14
Elias é elevado ao céu num carro de fogo. 2:1-11 (JFA)
Elias é elevado ao céu num carro de fogo. 2:1-11 (JFA)
Os
discípulos dos profetas procuram Elias, 2:15-18
2:15-17
Eliseu
torna saudáveis as águas de Jericó, 2:19-22
Rapazinhos
zombam de Eliseu, 2:23-25
9º Jeorão, de Israel, último Rei da Quarta
Dinastia, 3:1-27; 8:16-24
O reinado de Jorão sobre Israel, 3:1-3
Eliseu prediz a vitória sobre Moabe,
3:4-20
A derrota de Moabe, 3:21-27
Histórias de Eliseu, 4:1-8:15
Eliseu aumenta o azeite da viúva, 4:1-7
Fonte: Bíblia Vida Nova
4:2 Uma botija de azeite. N. Hom. Eliseu principiara do ponto em que a
mulher se encontrava, no que se refere às suas possessões (cf 1 Rs 17:12-16).
Também dessa forma, Jesus conversou com
a mulher samaritana, primeiro sobre a água (o que ela viera buscar),
depois sobre seu passado pecaminoso (o motivo pelo qual ela vinha em busca d’água
numa hora em que tinha a certeza que não se encontraria com ninguém da cidade),
e só depois falou-lhe sobre as coisas eternas (Jo 4:1-42). Assim também se
efetuou a restauração, cada um construindo o muro defronte à sua própria casa
(Ne 3:10). De igual modo Jesus nos aceita, tal como somos, tendo oferecido Sua
vida em favor dos ímpios, aos quais, só depois de aceitarem Sua redenção na
cruz, é que lhes será concedido poder divino para se tornarem santos (Rm
5:6-11).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Eliseu e a sunamita, 4:8-37
A morte que havia na panela é tirada,
4:38-41
Vinte pães satisfazem a cem homens,
4:42-44
Naamã é curado da lepra, 5:1-19
Reino de Israel & Reino de Aram (Síria)
5:11 Indignou-se. N. Hom. Agora compreende-se porque Eliseu
tratou o general tão abruptamente: O orgulhoso Namaã pensava que, para um
grande homem como ele, forçosamente haveria especiais atenções e uma cura
milagrosa, e mesmo dramática; atitude esta que não se enquadra nos ensinamentos
bíblicos. A mensagem da Bíblia é de igualdade entre os homens na presença de
Deus, e, perante Ele, todos haverão de se apresentar com humildade aceitando a
obra de Jesus Cristo, pela qual nos concede a salvação e as bênçãos eternas (Rm
3:23; At 17:25-26; Tt 3:5)
5:19 Vai em paz. N. Hom. O profeta quis que o general fosse
embora em paz com Deus sem explicar-lhe todas as consequências da sua escolha
religiosa: o próprio Deus o guiaria em seu caminho, segundo Sua própria
vontade, ensinando-o segundo sua capacidade de entender. Assim, o ministro
cristão deve reconhecer como seu principal dever, encaminhar as pessoas a um
contato real com o Senhor Jesus Cristo e a Palavra de Deus, não se preocupando demais
em impor sua própria maneira de entender, de pensar e de agir ao
recém-convertido. Deve confiar em Deus para que o Espírito Santo possa
completar e aperfeiçoar toda boa obra (Fp 1:6)
Fonte: Bíblia Vida Nova
Geazi é atacado de lepra, 5:20-27
Eliseu faz flutuar um machado, 6:1-7
A ação de Eliseu na guerra contra os
siros, 6:8-23
Elisha at Dothan - 2 Kings 6:8-18
(Eliseu em Dotã - 2 Reis 6:8-18)
Reina fome em Samaria, 6:24-30
Eliseu prediz a abundância de víveres,
6:31-7:2
Quatro leprosos revelam a fuga dos
siros, 7:3-15
7:4 A lepra não destruíra o raciocínio daqueles homens: estavam pensando
de maneira bem lógica. Legalmente, não haveria para eles possibilidade de
licença para penetrar na cidade (Lv 13:46; Nm 5:2). Estavam nas mesmas
condições dos sitiados: a morte pela peste ou pela fome dentro da cidade, e
pela espada, ao redor da cidade.
7:9 N. Hom. Estes leprosos tinham recebido riquezas
acima de todas as suas mais ambiciosas expectativas, sem nenhum merecimento ou
qualquer esforço. Aquelas riquezas eram suficientes para abastecer o povo
inteiro, com se vê no versículo 16. Era, portanto, um dia de boas novas, e
esconder aquelas boas novas seria uma grande maldade. De igual modo quem recebe a salvação
eterna, a qual vem da graça de Deus e não do merecimento pelas obras humanas
(Ef 2:8-10), tem grande responsabilidade de espalhar essa boa nova (Mc 16:16: “Pregai
o evangelho a toda criatura”. A melhor pregação é ter vidas frutíferas segundo
a vontade divina. Ef 2:10: “Criados em Cristo Jesus para as boas obras”. Cf Jo 15:1-11).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Cumpriu-se a profecia de Eliseu,
7:16-20
Restaurados os bens da sunamita, 8:1-6
A sunamita volta para a sua terra (JFA)
A sunamita volta para a sua terra (JFA)
Eliseu e Hazael de Damasco, 8:7-15
5º Jeorão e (6º) Acazias, de Judá, 8:16-29
O reinado de Jeorão, 8:16-24; 2 Cr
21:1-20
O reinado de Acazias, 8:25-29; 2 Cr
22:1-6
Período
do Antagonismo Renovado entre Judá e Israel, 9:1-17:41
10º Jeú
de Israel, Fundador da Quinta Dinastia, 9:1-10:36
Jeú é ungido rei de Israel, 9:1-13
Jeú mata Jorão e Acazias, 9:14-29
A morte de Jezabel, 9:30-37
Jeú extermina a casa de Acabe, 10:1-14
Jeú encontra a Jonadabe, 10:15-17
Jeú mata os adoradores de Baal,
10:18-31
A morte de Jeú, 10:32-36
7ª Atalia,
Rainha de Judá, 11:1-21
Atalia
usurpa o trono de Judá, 11:1-3; 2 Cr 22:10-12
8º Joás
ungido rei de Judá, 11:4-13; 2 Cr 23:1-11
A
morte de Atalia, 11:13-16; 2 Cr 23:12-15
A
aliança de Joiada, 11:17-21; 2 Cr 23:16-21
8º Joás,
de Judá, 12:1-21
O
reinado de Joás, 12:1-19; 2 Cr 24:1-14
Joás manda reparar o templo (JFA)
Joás manda reparar o templo (JFA)
A
conspiração contra o rei Joás, 12:20,21; 2 Cr 24:25-27
11º Jeoacaz
e (12º) Jeoás, de Israel, Reis da Quinta Dinastia, 13:1-25
O
reinado de Jeoacaz, 13:1-9
O
reinado de Jeoás, 13:10-13
A
profecia final e morte de Eliseu, 13:14-25
9º Amazias,
de Judá, 14:1-22
O
reinado de Amazias de Judá, 14:1-6; 2 Cr 25:1-4
Amazias
vence os edomitas, 14:7; 2 Cr 25:5-13
Amazias
derrotado por Jeoás, 14:8-14; 2 Cr 25:17-24
A
morte de Jeoás, rei de Israel, 14:15,16
A
morte de Amazias, rei de Judá, 14:17-22; 2 Cr 25-:25-28
EBD 8 - O REINO DE ISRAEL OU DO NORTE – SAMARIA:
DE JEROBOÃO II A
OSÉIAS
Texto
Bíblico: 2 Reis 14:29; 15:8-31; 17:1-41
Texto
Áureo: 2 Reis 17:13,14
“13
E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e
de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai
os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a
vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. 14
Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus
pais, que não creram no SENHOR seu Deus.” [JFA]
□
OBJETIVOS:
*
Compreender que é alto demais o preço que se paga por abandonar o Senhor.
(Saber)
*
Analisar as razões pelas quais o Reino do Norte chegou ao seu triste fim.
(Fazer)
*
Tomar a atitude de não se afastar da presença do Senhor. (Fazer)
13º Jeroboão
II, de Israel, Quinta Dinastia, 14:23-29
O
reinado de Jeoboão II de Israel, 14:23-29
10º Uzias
(Azarias) de Judá, 15:1-7
O
reinado de Azarias de Judá, 15:1-4
Azarias
é atacado de lepra, 15:5-7; 2 Cr 26:16-23
Dias
Caóticos em Israel, Sexta, Sétima e Oitava Dinastias, 15:8-31
14º O reinado de Zacarias de Israel, 15:8-12
Zacarias reina seis meses, 15:8 (JFA)
15º O
reinado de Salum de Israel, 15:13-16
Salum reina em Samaria um mês, 15:13 (JFA)
16º O
reinado de Menaém de Israel, 15:17-22
17º O
reinado de Pecaías de Israel, 15:23-26
18º O
reinado de Peca de Israel, 15:27-31
11º Jotão
e (12º) Acaz, de Judá, 15:32-16:20
O
reinado de Jotão de Judá, 15:32-38; 2 Cr 27:1-9
O
reinado de Acaz de Judá, 16:1-4; 2 Cr 28:1-4
Acaz
pede socorro aos assírios, 16:5-9; 2 Cr 28:16-21
A
idolatria de Acaz, 16:10-18; 2 Cr 28:22-25
O altar de Damasco (JFA)
O altar de Damasco (JFA)
A
morte de Acaz, 16:19,20; 2 Cr 28:26,27
19º Oséias
de Israel, Nona Dinastia. Colapso Final de Israel, 17:1-41
O
reinado de Oséias de Israel, 17:1,2
QUEDA DE ISRAEL
(Fall of Israel)
The Assyrian Empire - (O Império Assírio)
Nineveh, the capitol of the Assyrian Empire of Antiquity
(Nínive, a capital do Império Assírio da Antiguidade)
The Assyrian Empire and the Fall of Samaria - 2 Kings 17:1-6
(O Império Assírio e a Queda de Samaria - 2 Reis 17:1-6)
(O Império Assírio e a Queda de Samaria - 2 Reis 17:1-6)
A
causa do cativeiro, 17:7-23
O
rei da Assíria renova a população de Samaria, 17:24-28
O rei da Assíria leva para Samaria muitos estrangeiros (JFA)
O rei da Assíria leva para Samaria muitos estrangeiros (JFA)
O
culto misto dos samaritanos, 17:29-41
17:6 O rei da Assíria. Naquele ano de grandes acontecimentos
internacionais, é bom que se defina a vida deste rei. Em 734 a.C.,
Tiglate-Pileser III invadiu as fortalezas do norte de Israel (15:29). Seu reinado
foi de 745-727 a.C. Em 724 a.C. Salmaneser V, que reinou na Assíria em 727-722
a.C., investiu contra Israel, e Oséias lhe ofereceu tributo (v. 3); depois de
examinar bem a situação, Salmaneser notou que Oséias se rebelava,
fortalecendo-se através da intriga internacional, razão por que o encarcerou
(v. 4) e avançou contra a capital, Samaria. O estado de sitio durou de 724 até
722, três anos, pelo calculo oriental (v. 5) e, enquanto Salmaneser se
preocupava com a situação bélica, Sargom II (722-705 a. C.) usurpou o trono da
Assíria. Foi a este último que se atribuiu o feito de ser o último conquistador
de Samaria. Pelo menos foi ele quem realizou as grandes deportações que tinham
a finalidade de destruir toda e qualquer consciência nacional de Israel.
Fonte: Bíblia Vida Nova
17:7-18 N. Hom. Aqui começa o “Epitáfio do reino de
Israel”, e os versículos chaves de 1 e 2 Reis. Descreve a causa moral da queda
e da destruição total do Reino. A chave está no versículo 7. Deus salvando Seu
povo da escravidão no Egito, quis, ainda naquela contingência, continuar sendo
o Salvador do Seu povo, mas os israelitas entenderam que a chave da
prosperidade e da sabedoria seguiriam o culto pagão dos cananitas, cuja “cultura”
(carnalmente falando), era mais “alta” do que a dos fugitivos do cativeiro. Os
pormenores do paganismo são descritos nos vv 8-18; tais atos se praticavam
apesar dos mensageiros que Deus sempre enviou ao Seu Povo (v 13). A ira de Deus
(v 11) inflamou-se sobremaneira ao serem recusados os Seus mensageiros (vv
14-18). Daí a razão dessa severidade.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O REINO ÚNICO – JUDÁ, APÓS A QUEDA DE
ISRAEL, 18:1-25:30
O
reinado de Ezequias de Judá, 18:1-12; 2 Cr 29:1,2
Ezequias restabelece o culto do Senhor (JFA)
Ezequias restabelece o culto do Senhor (JFA)
Senaqueribe
invade Judá, 18:13-18; 2 Cr 31:1-8; Is 36:1-3
Rabsaqué
afronta a Ezequias, 18:19-37; 2 Cr 32:9-20; Is 36:4-22
Ezequias
consulta a Isaías, 19:1-7; Is 37:1-7
A
carta do rei da Assíria, 19:8-13; Is 37:8-13
A
oração de Ezequias, 19:14-19; Is 37:14-20
O
profeta Isaías conforta a Ezequias, 19:20-34; Is 37:21-35
A
destruição do exército dos assírios, 19:35-37; 2 Cr 32:21-23; Is 37:36-38
A
doença de Ezequias e a sua cura maravilhosa, 20:1-11; 2 Cr 32:24-32; Is 38:1-8
A
embaixada de Babilônia, 20:12-19; Is 39:1-8
A
morte de Ezequias, 20:20,21; 2 Cr 32:32,33
14º Manassés
e (15º) Amom, de Judá, 21:1-26
O
reinado de Manassés de Judá, 21:1-9; 2 Cr 33:1-9
A impiedade de Manassés e as ameaças de Deus (JFA)
A impiedade de Manassés e as ameaças de Deus (JFA)
O
juízo a respeito de Judá, 21:10-16
A
morte de Manassés, 21:17-18; 2 Cr 33:18-20
O
reinado de Amom de Judá, 21:19-26; 2 Cr 33:21-25
Amom é um mau rei, e os seus servos o matam (JFA)
Amom é um mau rei, e os seus servos o matam (JFA)
O
reinado de Josias, 22:1,2; 2 Cr 34:1-7
O
rei repara o templo, 22:1-7; 2 Cr 34:8-13
Hilquias
acha o Livro da Lei, 22:8-10; 2 Cr 34:14-18
Josias
manda consultar a profetisa Hulda, 22:11-20; 2 Cr 34:19-28
Josias
renova a aliança ante o SENHOR, 23:1-3; 2 Cr 34:29-33
A
purificação do templo e do culto, 23:4-14; 2 Cr 34:3-7
Josias ajunta todo o povo e renova o pacto do Senhor (JFA)
Profanado
e derribado o altar de Betel, 23:15-20
A
celebração da páscoa, 23:21-23; 2 Cr 35:1-19
A
piedade de Josias, 23:24-27
A
morte de Josias, 23:28-30; 2 Cr 35:20-37
Os
Últimos Dias de Judá, 23:31-25:21
17º O
reinado e deposição de Jeoacaz, 23:31-35; 2 Cr 36:1-4
Jeoacaz reina, e é levado cativo para o Egito (JFA)
Jeoacaz reina, e é levado cativo para o Egito (JFA)
18º O
reinado de Jeaquim, 23:36-24:7; 2 Cr 36:5-8
19º O
reinado de Jeoaquim (ou, Jeconias), 24:8,9; 2 Cr 36:9
Nabucodonosor
leva cativa a nobreza de Jerusalém, 24:10-17
20º O
reinado de Zedequias, 24:18,19; 2 Cr 36:10-16; Jr 52:1-3
Zedequias reina, e é levado, com o povo, cativo para Babilônia (JFA)
QUEDA DE JUDÁ
(Fall of Judah)
A
queda de Jerusalém, 24:20-25:7; Jr 39:1-7; 52:3-11
The Southern Kingdom of Judah, is taken to Babylon to begin there 70 years of Captivity
(O Reino do Sul de Judá, é levado para a Babilônia para iniciar lá 70 anos de Cativeiro)
Babylonia, Ishtar Gate
(Babilônia, Porta Ishtar)
O CATIVEIRO DE JUDÁ
Babylonia, Ishtar Gate
(Babilônia, Porta Ishtar)
25:16 Deus usou Nabucodonosor como Seu instrumento para esmagar Judá, política, econômica e religiosamente, cujo motivo é explicado em 2 Cr 36:14-17.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Gedalias,
25:23-26
Ismael
mata a Gedalias, 25:23-26
Gedalias governa, mas Ismael mata-o (JFA)
Gedalias governa, mas Ismael mata-o (JFA)
Observação
Final, 25:27-30
Libertado
e honrado o rei Joaquim, 25:27-30; Jr 52:31-34
25:30 O livro termina com o último
representante do rei Davi, vivendo em honra e saúde. A linhagem real continuou,
segundo a descrição dada em Mt 1:11-16, até chegar ao Verdadeiro Rei do Povo de
Deus, o Leão de Judá, o Rei dos Reis, o Resplendor da Glória de Deus, que
sustenta todo o universo pela palavra do Seu poder; a Imagem do Deus Invisível,
o Primogênito de toda Criação, no qual reside a plenitude de tudo o que há no
universo, visível ou invisível, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Deus
bendito para todo o sempre.
Fonte: Bíblia Vida Nova
O alvo desses livros (I e II Reis) em
parte alguma é claramente afirmado. Mas até mesmo uma leitura casual deixa
claro que o escritor tinha em vista demonstrar o fato que, embora Israel
estivesse em relação de aliança com Deus, a maioria dos seus reis rejeitaram e
ultrajaram as obrigações do pacto.
Tanto os reis de Judá como os de Israel
são passados em revista e, até onde é viável, são tratados contemporaneamente.
O valor de cada rei é determinado mediante uma comparação com dois dos reis
anteriores: o rei Davi, que se manteve apegado firmemente à aliança, e o rei
Jeroboão, de Israel, que abandonou o pacto.
Assim sendo, a comparação mostra se um
determinado rei “andou nos caminhos de Davi, seu pai” ou se “andou nos caminhos
de Jeroboão, filho de Nabate”.
É evidente que o escritor de Reis
descobriu que, nessa base, bem poucos dos reis de Israel ou de Judá observaram
a aliança com Deus. Exceções notáveis foram Asa (1 Rs 15), Josafá (1 Rs 22),
Ezequias (2 Rs 18-20) e Josias (2 22-23), e até esses tiveram alguns defeitos.
Davi percebeu o ideal mais claramente
do que qualquer dos outros. O conselho final que deu a seu filho, Salomão, é
que ele deveria guardar os mandamentos de Deus (1 Rs 2:3). Exclusivamente disso
dependia a esperança de prosperidade e paz. Desviar-se desse caminho era
arriscar-se ao juízo divino.
A lealdade ao pacto com Deus era uma
exigência antiga em Israel. Deriva-se de Abraão, mas encontrou expressão
nacional no tempo do Êxodo, quando Israel, recentemente libertado do Egito,
esteve no monte Sinai e entrou em um solene pacto com Deus (Êx 19:5; 24:3-8).
Dali por diante Israel seria o próprio povo de Deus, separado das nações,
obediente aos Seus Mandamentos e leal a Ele. Os israelitas foram proibidos de
entrar em alianças com outras nações ou com outros deuses. A aderência à
aliança com Deus resultaria numa bênção; o desviar-se da mesma resultaria em
maldição e julgamento. Esses princípios são claramente postos em vigor em 2 Rs
17-23.
O escritor traça a história dos reis de
Israel desde Salomão até o último dos reis de Judá. De modo franco e honesto,
registra a triste história da rejeição ao pacto pela maioria dos governantes. O
colapso final de Israel, perante a Assíria (2 Rs 17), e de Judá, perante a
Babilônia (2 Rs 25), foi uma demonstração da
verdade do princípio que sublinha o livro, e não aconteceu com uma
surpresa para indivíduos dotados de discernimento espiritual.
Em dias posteriores, os dois livros de
Reis permaneceram como uma advertência para o remanescente do povo de Deus, e
assim proviam uma lição prática sobre a verdade que a rejeição ao pacto com
Deus, sendo um ato pecaminoso e rebelde, só pode trazer como resultado, o juízo
divino.
AUTOR
O autor dos livros de Reis é desconhecido.
Ele teve acesso a registros escritos tais como o “livro da história de Salomão”
(1 Rs 11:41), ou o “livro da história dos reis de Israel” (1 Rs 14:19, e
noutros lugares), ou ainda como o “livro da história dos reis de Judá” (1 Rs
14:29), e outros lugares), que provavelmente eram anais oficiais. É possível
que ele também tenha usado compilações mais antigas, possivelmente preparadas
por algum dos profetas.
O compilador final deve ter vivido
depois da queda de Judá em 586 a.C., pois registrou o livramento de Joaquim, em
cerca de 560 a.C. (2 Rs 25:27-30).
Pelo interesse que o autor demonstrou
na aliança, podemos especular que ele teria sido um profeta, mais ou menos
contemporâneo de Jeremias, e que escreveu na primeira metade do século sexto
a.C.
II KINGS
Notes on
2 Kings
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
https://translate.google.com/
II KINGS
Notes on
2 Kings
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
OUTLINE
(Continued from notes on 1 Kings)
3. Ahaziah's evil reign in Israel 1 Kings 22:51—2 Kings 1:18
(continued)
4. Jehoram's evil reign in Israel 2:1—8:15
5. Jehoram's evil reign in Judah 8:16-24
6. Ahaziah's evil reign in Judah 8:25—9:29
C. The second period of antagonism 9:30—17:41
1. Jehu's evil reign in Israel 9:30—10:36
2. Athaliah's evil reign in Judah 11:1-20
3. Jehoash's good reign in Judah 11:21—12:21
4. Jehoahaz's evil reign in Israel 13:1-9
5. Jehoash's evil reign in Israel 13:10-25
6. Amaziah's good reign in Judah 14:1-22
7. Jeroboam II's evil reign in Israel 14:23-29
8. Azariah's good reign in Judah 15:1-7
9. Zechariah's evil reign in Israel 15:8-12
10. Shallum's evil reign in Israel 15:13-16
11. Menahem's evil reign in Israel 15:17-22
12. Pekahiah's evil reign in Israel 15:23-26
13. Pekah's evil reign in Israel 15:27-31
14. Jotham's good reign in Judah 15:32-38
15. Ahaz's evil reign in Judah ch. 16
16. Hoshea's evil reign in Israel 17:1-6
17. The captivity of the Northern Kingdom 17:7-41
III. The surviving kingdom chs. 18—25
A. Hezekiah's good reign chs. 18—20
1. Hezekiah's goodness 18:1-12
2. Sennacherib's challenge to Hezekiah 18:13-37
3. Yahweh's immediate encouragement 19:1-13
4. Hezekiah's prayer 19:14-19
5. Yahweh's answer 19:20-37
6. Hezekiah's illness and recovery 20:1-11
7. The prophecy of Babylonian captivity 20:12-19
8. Hezekiah's death 20:20-21
B. Manasseh's evil reign 21:1-18
C. Amon's evil reign 21:19-26
D. Josiah's good reign 22:1—23:30
1. Josiah's goodness 22:1-2
2. Josiah's reforms 22:3—23:27
3. Josiah's death 23:28-30
E. Jehoahaz's evil reign 23:31-35
F. Jehoiakim's evil reign 23:36—24:7
G. Jehoiachin's evil reign 24:8-17
H. Zedekiah's evil reign 24:18—25:7
I. The captivity of the Southern Kingdom 25:8-30
https://translate.google.com/
13) I CRÔNICAS
ESBOÇO
O REINO DE DAVI, 10:1-29:30
Davi é ungido rei, 11:1-3; 2 Sm 5:1-5
I CRÔNICAS
ESBOÇO
AS GENEALOGIAS, 1 Crônicas 1:1-9:44
Genealogias da Raça Humana, 1:1-2:2
Descendentes
de Adão, 1:1-4; Gn 5:1-32
Descendentes
dos filhos de Noé, 1:5-23; Gn 10:1-32
Descendentes
de Sem, 1:24-27; Gn 1:10-26
Descendentes
de Ismael, 1:28-31; Gn 25:12-18
Descendentes
de Abraão e Quetura, 1:32-34; Gn 25:1-6
Descendentes
de Esaú, 1:35-37; Gne 36.1-14
Descendentes
de Seir, 1:38-42; Gn 36:20-30
Reis
e príncipes de Edom, 1:43-54; Gn 36.31-43
Descendentes
de Jacó, 2:1,2; Gn 35.22-26
Genealogias de Judá, 2:3-4:23
Descendentes
de Judá, 2:3-55
Filhos
de Davi, 3:1-9; 2 Sm 3.2-5
Descendentes
de Salomão, 3:10-24
Descendentes
de Judá, 4:1-23
1
Chronicles 4:10 And Jabez called on the God of Israel, saying, Oh that thou wouldest bless me indeed, and enlarge
my coast, and that thine hand might be with me, and that thou wouldest keep me
from evil, that it may not grieve me! And God granted him that which he
requested.
1
Crónicas 4:10 E invocó Jabes al Dios de Israel, diciendo: Oh si me dieras
bendición, y ensancharas mi término, y si tu mano fuera conmigo, y me libraras
de mal, que no me dañe! E hizo Dios que le viniese lo que pidió.
1
Crônicas 4:10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me
abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e
fizeres que do mal não seja aflito!... E Deus lhe concedeu o que lhe tinha
pedido.
Genealogias de Simeão, Rúben, Gade e
Manassés, 4:24-5:26
Descendentes
de Simeão, 4:24-43
Descendentes
de Rúben, 5:1-10
Descendentes
de Gade, 5:11-17
A história das tribos transjordânicas, 5:18-26
Doze Tribos de Israel
A história das tribos transjordânicas, 5:18-26
Doze Tribos de Israel
Tribos Transjordânicas (5:18-26):
1) Rúben
2) Gade
3) ½ Manassés
5:18-22 N. Hom. Vitórias e Vítimas:
1) Instrumentos da vitória: Homens
valentes (18b):
a)
equipados;
b)
destros na guerra;
c)
numerosos;
2 Razão da vitória:
a)
clamaram a Deus (20b);
b)
Deus lhes deu ouvidos;
c)
confiaram em Deus;
d)
a peleja era de Deus (22);
3) Resultados da vitória:
a)
ganharam animais (21b);
b)
apossaram-se de boas terras.
Os
mesmos princípios regem na luta espiritual (cf Ef 6:10-20).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Genealogias de Levi; suas Habitações,
6:1-81
Descendentes
de Levi, 6:1-30
Cantores
levitas, 6:31-53
As
cidades dos levitas, 6:54-81; Js 21:1-42
6:57 Cidades de refúgio. Das cidades aqui mencionadas, apenas
Hebrom era cidade de refúgio. Duas letras do texto hebraico foram trocadas, as
quais, quando invertidas, dão a forma singular que se conforma com Js 21:13, o
que explica tal diferença. Havia seis cidades levíticas de refúgio (Êx 21:13;
Dt 19:1-13; Js 20:7-9). Hebrom e Siquém (vv 57,67), Golã (v 71); Quedes (v 76);
Bezer (v 78), e Ramote, de Gileade (v 80). Tinham tal nome porque colocavam sob
sua proteção o homicida involuntário que procurasse a qualquer delas, quando
perseguido pelo vingador. Na cidade de refúgio o criminoso era julgado. Se
inocente, gozava do asilo da mesma. A
cidade de refúgio é um belo símbolo de Cristo que, na cruz, absolve e perdoa o
pecador que nele se refugia, arrependendo-se de seus pecados e confiando nele. “Nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo” (Rm 8:1,2).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Genealogias de Issacar, Benjamim,
Naftali, Manassés Ocidental, Efraim e Aser, 7:1-40
Descendentes
de Issacar, 7:1-5
Descendentes
de Benjamim, 7:6-13
Descendentes
de Manassés, 7:14-19
Descendentes
de Efraim, 7:20-29
Descendentes
de Aser, 7:30-40
Outras Genealogias de Benjamim,
incluindo Saul, 8:1-9:44
Descendentes
de Benjamim, 8:1-40
Habitantes
de Jerusalém depois do cativeiro, 9:1-44
O REINO UNIDO: DAVI
O REINO UNIDO: DAVI
· · Texto
Bíblico: I Samuel 1 - 21; I Reis 1,2; II Crônicas 11 - 29
· Texto
Áureo: II Samuel 5:1-3
□
OBJETIVOS:
* Compreender que o pecado e suas consequências negativas, caminham sempre juntos.
(Saber)
* Descrever as grandezas e os fracassos na vida de Davi. (Fazer)
O REINO DE DAVI, 10:1-29:30
A Queda da Casa de Saul, 10:1-14
A
derrota de Israel e a morte de Saul, 10:1-7; 1 Sm 31:1-7
A morte de Saul e de seus filhos (JFA)
A morte de Saul e de seus filhos (JFA)
A
sepultura de Saul, 10:1-14; 1 Sm 31:8-13
1 Cr 10:13 Assim morreu Saul. As principais causas da derrota de Saul
e seu fracasso foram:
1) Transgressão
contra Deus (1 Sm 13:8-14; 15:1-23);
2) Consulta a uma
necromante (consultadora de mortos) (1 Sm 28:7-25);
3) Não consultou ao
Senhor (1 Sm 28:3)
1 Sm 28:3 Samuel era morto (ver 25:1). A mediunidade é pecado
gravíssimo, condenado pela Bíblia de ponta a ponta, onde é castigada com a pena
máxima, pena de morte (Lv 20:27; Dt 18:10-12; At 16:18; Ap 21:8). Dizer que
Deus permitiu o aparecimento de Samuel mediante a pitonisa (v 11), é afirmar
que Deus permitiu a Samuel pecar gravemente. Consultar os “mortos”, ou os
falsos mortos, é pecado igual ao de feitiçaria e ao de idolatria (15:23a). É pecado
cuja prática Deus não permitiu a ninguém, absolutamente a ninguém, e muito
menos a Samuel, que era o segundo dos profetas, quanto à importância depois de
Moisés no A. T. (Jr 15:1)
Fonte: Bíblia Vida Nova
Davi e Seus Heróis, 1:1-12:40
Davi é ungido rei, 11:1-3; 2 Sm 5:1-5
11:1-3; 2 Sm 5:1-5
Davi
conquista Sião, 11:4-9; 2 Sm 5:6-10
Os
valentes de Davi, 11:10-47; 2 Sm 23:8-39
O
exército de Davi, 12:1-22
Os que vieram a Davi em Ziclague, 12:1-22 (JFA)
Os que vieram a Davi em Ziclague, 12:1-22 (JFA)
O
exército que proclamou a Davi rei de Hebrom, 12:23-40
Uzá Morre ao Tocar na Arca, 13:1-14
Davi
dispõe-se a trazer a arca a Jerusalém, 13:1-4
Davi
procura trazer a arca, 13:5-14; 2 Sm 6:1-11
A arca é depositada em casa de Obede-Edom, 13:13,14 (JFA)
Quiriate-Jearim - 13:5,6
A Casa, a Família e Vitórias de Davi,
14:1-17
O
reinado de Davi reconhecido por Hirão, 14:1,2; 2 Sm 5:11,12
Os
filhos de Davi que nasceram em Jerusalém, 14:3-7; 2 Sm 5:13-16; 1 Cr 3:5-9
Davi
derrota os filisteus, 14:8-17; 2 Sm 5:17-25
14:10 Davi consultou a Deus. N. Hom. Razões por que Davi era “homem segundo
o meu coração” (At 13:22):
1)
Reconhecia que Deus o fizera rei (14:2) e que era apenas um instrumento da
graça de Deus;
2)
Inquiria a Deus em tempos de tribulação e não confiava em sua própria sabedoria
(14:10);
3)
Dava a Deus a glória pelas suas vitórias (14:11);
4)
Destruiu os pagãos em obediência à ordem de Deus (14:12);
5)
Esperava pelo sinal de Deus para fazer algo
(14:14);
6)
Obedecia sem perguntas ou reservas, e assim obtinha a vitória.
Davi
era humano e, portanto, um pecador, mas Deus encontrou nele admiráveis
qualidades.
A Arca Levada a Jerusalém: Arranjos da
Adoração, 15:1-16:43
Os
levitas designados para levar a arca, 15:1-15
Designados
os músicos para o templo, 15:16-24
A
arca é levada para Jerusalém, 15:25-28
A arca é levada da casa de Obede-Edom para Jerusalém (JFA)
A arca é levada da casa de Obede-Edom para Jerusalém (JFA)
15:29
Mical
despreza a Davi, 15:29; 2 Sm 6:16,20-22
Oferta
de sacrifícios, 16:1-6
Outros
dispositivos para o culto, 16:37-43
O Propósito de Davi, de Edificar uma
Casa para Deus, 17:1-27
A
aliança do SENHOR com Davi, 17:1-15; 2 Sm 7:1-17
Ações
de graça de Davi, 17:16-27; 2 Sm 7:18-29
Davi se Lança em Muitas Guerras,
18:1-20:8
Diversas
vitórias de Davi, 18:1-13; 2 Sm 8:1-14
Oficiais
de Davi, 18:14-17; 2 Sm 8:15-18; 30:23-26
Davi
derrota os amonitas e os siros, 19:1-19; 2 Sm 10:1-19
O rei dos amonitas ultraja os mensageiros de Davi, e este castiga-os (JFA)
O rei dos amonitas ultraja os mensageiros de Davi, e este castiga-os (JFA)
Davi
conquista Rabá, 20:1-3; 2 Sm 12:26-31
Gigantes
mortos pelos homens de Davi, 20:4-8; 2 Sm 21:15-22
O Pecado de contar o Povo, 21:1-30
O
levantamento do censo, 21:1-6; 2 Sm 24:1-9
Davi
escolhe o castigo, 21:7-17; 2 Sm 24:10-17
Davi numera o povo, e Deus castiga-o (JFA)
Davi numera o povo, e Deus castiga-o (JFA)
Davi
erige um altar na eira de Ornã, 21:18-27; 2 Sm 24:18-25
O
lugar do templo, 21:28-30
Davi Prepara-se para a Edificação do
Templo, 22:1-19
Davi
faz preparativos para edificar o templo, 22:1-5
Ordens
de Davi a Salomão, 22:6-19
Arranjos para o Culto dos Levitas,
23:1-26:32
Davi faz Salomão rei e ordena os turnos e funções dos levitas (JFA)
Os turnos e funções dos levitas, 23:1-32
Davi divide os sacerdotes em vinte e quatro turnos (JFA)
Os turnos dos sacerdotes, 24:1-31
Os turnos e funções dos levitas, 23:1-32
Davi divide os sacerdotes em vinte e quatro turnos (JFA)
Os turnos dos sacerdotes, 24:1-31
Função
dos cantores, 25:1-31
Funções dos cantores em seus turnos (JFA)
Funções dos cantores em seus turnos (JFA)
Os
porteiros, 26:1-19
Funções dos porteiros (JFA)
Funções dos porteiros (JFA)
Os
guardas dos tesouros, 26:20-28
Os
oficiais e os juízes, 26:29-32
Os Oficiais do Estado: os Últimos Atos
de Davi, 27:1-29:30
O número do povo, e as turmas de serviço para cada mês, 27:1-34 (JFA)
Os turnos de serviço para cada mês, 27:1-15
Os turnos de serviço para cada mês, 27:1-15
Os
chefes das tribos, 27:16-24
Os
administradores das possessões de Davi, 27:25-31
Os
conselheiros do rei, 27:32-34
Davi apresenta a Salomão como seu sucessor, 28:1-10
Davi exorta os príncipes e seu filho Salomão, 28:1-10 (JFA)
Fonte: Bíblia Vida Nova
Davi apresenta a Salomão como seu sucessor, 28:1-10
Davi exorta os príncipes e seu filho Salomão, 28:1-10 (JFA)
28:1-8 Lições dos últimos dias de Davi:
1)
Esforçou-se na obra do Senhor até o fim como Moisés (Dt 31-33) e Josué (Js
23-24; Hb 10:25);
2)
Preocupou-se com a ação de seus sucessores referentemente à designação de seu
filho para construir o templo: que o povo guardasse os mandamentos (v 8);
3)
Uniu em si poder e amor (chamou ao povo de irmãos) (v 2)
4)
Desejava servir ao Senhor, construindo o templo: mas reconheceu a vontade de
Deus (v 2);
5)
Reconheceu a mão de Senhor em sua escolha (vv 4-7).
Fonte: Bíblia Vida Nova
1
Chronicles 28:20 And David said to Solomon his son, Be
strong and of good courage, and do it: fear not, nor be dismayed: for the LORD
God, even my God, will be with thee; he will not fail thee, nor forsake thee,
until thou hast finished all the work for the service of the house of the LORD.
1
Crónicas 28:20 Dijo más David á Salomón su hijo: Anímate y esfuérzate, y
ponlo por obra; no temas, ni desmayes, porque el Dios Jehová, mi Dios, será
contigo: él no te dejará, ni te desamparará, hasta que acabes toda la obra para
el servicio de la casa de Jehová.
1
Crônicas 28:20 E disse Davi a Salomão, seu filho: Esforça-te, e tem bom
ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu
Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes
toda a obra do serviço da Casa do SENHOR.
28:11-21 Como ser bem sucedido num grande
empreendimento:
1)
Seguir as ordens do Senhor; a planta do templo foi dada pelo Espírito (v 12);
as ordens emanavam do Senhor (v 19)
2)
Obter o auxílio de Deus “meu Deus há de ser contigo” (v 20);
3)
Obter a cooperação do povo de Deus: sacerdotes e levitas (v 13); sábios
(artífices, v 21); o povo (v 21);
4)
Manter o poder espiritual (v 20)
Fonte: Bíblia Vida Nova
As ofertas de Davi e dos príncipes, 29:1-9
Oração de Davi, 29:10-22a
A morte de Davi, 29:26-30
I CHRONICLES
Notes on
I Chronicles
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
OUTLINE
I. Israel's historical roots chs. 1—9
A. The lineage of David chs. 1—3
B. The house of Israel chs. 4—7
1. The family of Judah 4:1-23
2. The family of Simeon 4:24-43
3. The families of Transjordan ch. 5
4. The family of Levi ch. 6
5. The remaining families of Israel ch. 7
C. The lineage of Saul chs. 8—9
II. The reign of David chs. 10—29
A. The death of Saul ch. 10
B. David's coronation and capital 11:1-9
C. David's mighty men 11:10—12:40
D. David and the ark chs. 13—16
1. The removal of the ark from Kiriath-jearim ch. 13
2. Restoring fellowship with Yahweh ch. 14
3. The importance of the priests and Levites 15:1-15
4. The joy produced by God's presence 15:16—16:6
5. David's concern for the universal worship of Yahweh 16:7-43
E. God's covenant promises to David chs. 17—29
1. The first account of God's promises to David chs. 17—21
2. The second account of God's promises to David chs. 22—27
3. The third account of God's promises to David chs. 28—29
(Continued in notes on 2 Chronicles)
https://translate.google.com/
14) II CRÔNICAS
II CRÔNICAS
O REINO UNIDO: SALOMÃO
· · Texto Bíblico: I Reis 2 - 11; II Crônicas 1 - 9
· Texto Áureo: I Reis 3:7-9
□ OBJETIVOS:
* Compreender que devemos ter cuidado com as escolhas que fazemos no nosso viver. (Saber)
* Compreender que os bens materiais devem ser motivos de gratidão a Deus. (Saber)
* Tomar atitudes sábias no seu viver. (Refletir)
ESBOÇO
Salomão abençoa o povo e dá graças ao Deus de Israel, 6:1-42 (JFA)
Salomão fala ao povo, 6:1-11; 1 Rs 8:12-21
1º Reoboão e a Revolta das Dez Tribos, 10:1-11:23
2º Abias em Guerra com Jeroboão, 13:1-22
A morte de Asa, 16:11-14; 1 Rs 15:23,24
6º O Mau Reinado de Acazias; Usurpação de Atalia, 22:1-12
11º O Reinado de Jotão; Grande Edificador; Derrota os Amonitas, 27:1-9
Os levitas purificam o templo, 29:12-19
Ezequias regula as contribuições para os sacerdotes e levitas, 31:2-21
14º Manassés e Amom; Ímpios e Idólatras, 33:1-25
Últimos Reis de Judá, 36:1-23
O cativeiro de Judá, 36:17-21; 2 Rs 25:8-12; Jr 39:8-10; 52:12-16
O decreto de Ciro, 36:22,23
ANÁLISE
AUTOR
Notes on
2 Chronicles
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
https://translate.google.com/
Persian Empire - (Império Persa)
Ciro, rei da Pérsia conquista a Babilônia
Ciro, convida os judeus a voltarem para Jerusalém
e a edificarem o Templo
ESBOÇO
REGISTRO
DOS QUE REGRESSARAM, 2:1-70
ANÁLISE
AUTOR
Notes on
Ezra
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
O REINO DE SALOMÃO, 2 Crônicas 1:1-9:31
Salomão Confirmado no Reino: Edifica o
Templo, 1:1-4:22
Salomão
oferece sacrifícios em Gibeom, 1:1-6; 1 Rs 3:3-25
Salomão
pede a Deus sabedoria, 1:7-13
Kings of all the earth come to hear Solomon's wisdom - 1 Kings 4:34
(Reis de toda a terra vem ouvir a sabedoria de Salomão - 1 Reis 4:34)
As
riquezas de Salomão, 1:14-17; 1 Rs 10:26-29
Salomão
faz aliança com Hirão, 2:1-16; 1 Rs 5:1-12
Salomão pede a Hirão, rei de Tiro, que o ajude na construção do templo (JFA)
Salomão pede a Hirão, rei de Tiro, que o ajude na construção do templo (JFA)
Os
preparativos para edificar o templo, 2:17-18; 1 Rs 5:13-18
Os
dois querubins, 3:10-14; 1 Rs 6:23-28
As
duas colunas, 3:15-17; 1 Rs 7:15-22
O
mar de fundição, 4:1-5; 1 Rs 7:23-26
Outros
utensílios para o templo, 4:6-22; 1 Rs 7:27-50
A Arca Removida para o Templo; Discurso
e Oração de Salomão, 5:1-7:22
As
dádivas de Davi colocadas no templo, 5:1; 1 Rs 7:51
Salomão
traz para o templo a arca, 5:2-14; 1 Rs 8:1-11
Salomão abençoa o povo e dá graças ao Deus de Israel, 6:1-42 (JFA)
Salomão fala ao povo, 6:1-11; 1 Rs 8:12-21
Salomão
ora a Deus, 6:12-42; 1 Rs 8:22-53
A
glória de Deus enche o templo, 7:1-3
O fogo e a glória de Deus são os sinais da sua aprovação (JFA)
O fogo e a glória de Deus são os sinais da sua aprovação (JFA)
A
conclusão da solenidade, 7:4-10; 1 Rs 8:62-66
A
aliança do SENHOR com Salomão, 7:11-22; 1 Rs 9:1-9
Deus aparece a Salomão pela segunda vez e lhe faz promessas (JFA)
Deus aparece a Salomão pela segunda vez e lhe faz promessas (JFA)
2
Crónicas 7:14 Si se humillare mi pueblo, sobre los cuales ni nombre es
invocado, y oraren, y buscaren mi rostro, y se convirtieren de sus malos
caminos; entonces yo oiré desde los cielos, y perdonaré sus pecados, y sanaré
su tierra.
2
Crônicas 7:14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e
orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu
ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
O REINO DE JUDÁ, 8:1-36:23
Atos de Salomão e sua Glória, 8:1-9:31
As demais atividades de Salomão, 8:1-18; 1 Rs 9:10-28
Salomão edifica cidades, 8:1-6 (JFA)
Salomão faz tributários os heteus, 8:7-18 (JFA)
Salomão edifica cidades, 8:1-6 (JFA)
Salomão faz tributários os heteus, 8:7-18 (JFA)
A rainha de Sabá visita a Salomão 9:1-12; 1 Rs 10:1-13
As riquezas de Salomão, 9:13-28; 1 Rs 10:14-29
As riquezas e a magnificência de Salomão (JFA)
As riquezas e a magnificência de Salomão (JFA)
A morte de Salomão, 9:29-31; 1 Rs 11:41-43
A DIVISÃO DO REINO:
ROBOÃO E JEROBOÃO
A DIVISÃO DO REINO:
ROBOÃO E JEROBOÃO
· · Texto Bíblico: I Reis 12 - 14; II Crônicas 10 - 12
· Texto Áureo: II Crônicas 12:12,13
□ OBJETIVOS:
* Entender que a divisão do Reino de Israel, se deu por causa do afastamento dos seus líderes de Deus. (Saber)
* Ser prudente na tomadas de decisões. (Saber)
* Tomar a atitude de não se deixar corromper pelos padrões do mundo. (Refletir)
1º Reoboão e a Revolta das Dez Tribos, 10:1-11:23
A Revolta de dez Tribos de Israel, 10:1-19 (JFA)
Reoboão causa separação entre as tribos, 10:1-15; 1 Rs 12:1-15
Reoboão causa separação entre as tribos, 10:1-15; 1 Rs 12:1-15
Dez
tribos seguem Jeroboão, 10:16-19; 1 Rs 12:16-20
Deus
proíbe que Roboão peleje contra as dez tribos, 11:1-4; 1 Rs 12:21-24
As
cidades fortificadas de Roboão, 11:5-12
Sacerdotes
e levitas vem a Jerusalém, 11:13-17
Todos os que temem a Deus vem a Jerusalém (JFA)
Todos os que temem a Deus vem a Jerusalém (JFA)
A
família de Roboão, 11:18-23
A Invasão por Sisaque e os Atos de Reoboão,
12:1-16
Deus castiga Reoboão por causa da idolatria, 12:1-16 (JFA)
A invasão de Sisaque, 12:1-12; 1 Rs 14:25-28
A invasão de Sisaque, 12:1-12; 1 Rs 14:25-28
O
reinado de Roboão, 12:13-16; 1 Rs 14:21-32
O REINO DE JUDÁ OU DO SUL – JERUSALÉM:
DE ABIAS A JEORÃO
· · Texto
Bíblico: I Reis 15:1-24; 22:41-50; II Reis 8:16-24; II Crônicas 13 – 21
· · Texto
Áureo: II Crônicas 20:17,18
□ OBJETIVOS:
* Compreender que Deus promete
bênçãos àqueles que nele confiam e a Ele obedecem. (Saber)
* Refletir sobre as bênçãos de
Deus em sua vida. (Refletir)
2º Abias em Guerra com Jeroboão, 13:1-22
O
reinado de Abias, 13:1-22; 1 Rs 15:1-8
Abias reina e peleja contra Jeroboão (JFA)
Abias reina e peleja contra Jeroboão (JFA)
3º Asa se Opõe à Idolatria; Institui
Reformas, 14:1-15:19
O
reinado de Asa, 14:1-8; 1 Rs 15:9-12
Asa
vence a Zerá, o etíope, 14:9-15
14:11 N. Hom. Clamou Asa. A oração foi a arma vitoriosa de Asa,
na qual se nota:
1)
O reconhecimento do poder de Deus;
2)
A confiança em Deus mais do que no exército armado;
3)
O inimigo fora derrotado porque a causa em disputa era de Deus e não dos
homens.
O
efeito impressionante da vitória se evidencia no fato de os egípcios
interromperem suas pretensões de subjugar Judá, por um período de três séculos.
Só quando Judá começava a procurar alianças políticas, ao invés de depender
somente de Deus, é que ia caminhando em demanda de sua própria destruição (Ez
17:1-15).
As reformas religiosas de Asa, 15:1-19
Asa abole a idolatria e renova o pacto do Senhor (JFA)
O Conflito de Asa com Baasa; Repreendido,
16:1-14
Asa abole a idolatria e renova o pacto do Senhor (JFA)
15:2 N. Hom. Três
fatos indiscutíveis tirados do v 2:
1)
Deus está conosco enquanto nós estamos com Ele (Tg 4:8);
2)
Deus deixa-se achar por aqueles que O buscam (7:14; Is 55:6; Jr 29:13; Mt
6:33);
3)
Quem abandona a Deus será abandonado por Ele.
Isto
diz respeito a qualquer nação ou indivíduo; como se nota em 15:3-6, refere-se à
época dos Juízes (Jz 2:10-23).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Asa e o rei da Síria pelejam contra Baasa, 16:1-14 (JFA)
Asa faz aliança com o rei da Síria, 16:1-6; 1 Rs 15:16-22
Asa faz aliança com o rei da Síria, 16:1-6; 1 Rs 15:16-22
A morte de Asa, 16:11-14; 1 Rs 15:23,24
4º Josafá Prospera; a Aliança Desastrosa
com Acabe, 17:1-18:34
Estabelecido
o reinado de Josafá, 17:1-19
Jeosafá e o seu cuidado em instruir o povo (JFA)
Jeosafá e o seu cuidado em instruir o povo (JFA)
17:1
Josafá. Quer dizer “O Senhor
é Juiz”. Se fortificou contra Israel.
O mau exemplo de Israel era mais perigoso do que as armas.
N. Hom. O que Josafá fez para Deus:
1)
Seguiu a piedade de Davi (17:3);
2)
Buscou a Deus e guardou Seus mandamentos (17:4);
3)
Rejeitou os ídolos de Baal e recusou praticar as obras malignas de Israel
(17:3,4);
4)
Sua coragem e fé levaram-no a destruir os postes-ídolos
(descritos em 14:3 n), 17:6;
5)
Fundou uma obra missionária de educação religiosa (17:7-9); cada verdadeiro
reavivamento tem base na pregação da Palavra de Dus, no estudá-la e ensiná-la.
O
que Deus fez a Josafá:
1)
o Senhor foi com Josafá, abençoando
sua vida, vocacionando-a (17:3; comp. Mt 28:18-20);
2)
O Senhor confirmou o reino, concedendo-lhe
apoio popular e riqueza material (17:5);
3) O
terror do Senhor, impedindo as demais nações a guerrear contra Judá, trouxe
paz e prosperidade (17:10-12).
Fonte: Bíblia Vida Nova
Aliança
entre Josafá e Acabe, 18:1-3; 1 Rs 22:1-4
As
promessas dos falsos profetas, 18:4-11; 1 Rs 22:5-12
A
profecia de Micaías, 18:12-27; 1 Rs 22:13-28
A
morte de Acabe, 18:28-34; 1 Rs 22:29-40
A guerra contra Ramote-Gileade e a morte da Acabe (JFA)
A guerra contra Ramote-Gileade e a morte da Acabe (JFA)
Josafá Inicia a Reforma e é Abençoado,
19:1-20:37
O
profeta Jeú repreende a Josafá, 19:1-3
Nomeação
de Juízes, 19:4-11
A
vitória de Josafá sobre Moabe e Amom, 20:1-30
Deus concede a Jeosafá vitória sobre os seus inimigos (JFA)
Deus concede a Jeosafá vitória sobre os seus inimigos (JFA)
O
reinado e a morte de Josafá, 20:31-37
5º Jeorão Castigado por causa de Pecados,
21:1-20
O
reinado de Jeorão, 21:1-20; 2 Rs 8:16-24
A morte de Jeosafá e a impiedade de Jeorão, JFA
A morte de Jeosafá e a impiedade de Jeorão, JFA
O REINO DE JUDÁ OU DO SUL – JERUSALÉM:
DE ACAZIAS A UZIAS
·
Texto Bíblico: II Reis 8:25 – 9:29; 11; 12;
14:1-22; 15:1-7; II Crônicas 22 – 26
·
Texto Áureo: II Crônicas 26:3-5
□ OBJETIVOS:
* Compreender a importância
das influências positivas na vida cristã. (Saber)
* Compreender que o convívio
com o pecado afasta o homem de Deus. (Saber)
* Estar alerta às influências
negativas com as quais deparamos na caminhada cristã. (Fazer)
6º O Mau Reinado de Acazias; Usurpação de Atalia, 22:1-12
O
reinado de Acazias, 22:1-6; 2 Rs 8:25-29
Jeú
mata a Acazias, 22:7-9
7ª Atalia
usurpa o trono, 22:10-12; 2 Rs 11:1-3
Joiada faz Joás tornar-se Rei, 23:1-21
Joás
ungido rei de Judá, 23:1-1; 2 Rs 11:4-12
Jeoiada, o sacerdote, unge a Joás, como rei de Judá (JFA)
Jeoiada, o sacerdote, unge a Joás, como rei de Judá (JFA)
A
morte de Atalia, 23:12-15; 2 Rs 11:13-16
A
aliança de Joiada, 23:16-21; 2 Rs 11:17-21
8º O Reinado de Joás; Bom e Mau, 24:1-27
O
reinado de Joás, 24:1-16; 2 Rs 12:1-16
Joás dá ordens pra consertar o templo, 24:1-16 (JFA)
Zacarias morto pelo rei, 24:17-22
A idolatria de Joás (JFA)
Joás dá ordens pra consertar o templo, 24:1-16 (JFA)
Zacarias morto pelo rei, 24:17-22
A idolatria de Joás (JFA)
O
juízo de Deus sobre Joás, 24:23-24
A
conspiração contra o rei Joás, 24:25-27; 2 Rs 12:20,21
9º O Reinado de Amazias; Guerras com Edom
e Israel; Idolatria, 25:1-28
O
reinado de Amazias, 25:1-4; 2 Rs 14:1-6
Amazias
vence os edomitas, 25:5-13; 2 Rs 14:7
Deus
castiga Amazias por ser este idólatra, 25:14-16
Amazias
derrotado por Jeoás, 25:17-24; 2 Rs 14:8-14
A
morte de Amazias de Judá, 25:25-28; 2 Rs 14:17-22
10º O Reinado de Uzias; Grande Sucesso;
Presunção, 26:1-23
O
reinado de Uzias (ou Azarias),
26:1-15; 2 Rs 15:1-7
Uzias reina e prospera (JFA)
Uzias reina e prospera (JFA)
Uzias
é atacado de lepra, 26:16-23; 2 Rs 15:5-7
O REINO DE JUDÁ OU DO SUL – JERUSALÉM:
DE JOTÃO A EZEQUIAS
·
Texto Bíblico: II Reis 15:32-38; 16; 18 – 20; II
Crônicas 27 – 32
·
Texto Áureo: II Crônicas 31:20,21
□ OBJETIVOS:
* Compreender que um filho não
tem que repetir os erros do pai (Saber)
* Orar para que os nossos
governantes temam ao Senhor. (Fazer)
* Evitar a soberba a vaidade
em face das riquezas alcançadas. (Fazer)
11º O Reinado de Jotão; Grande Edificador; Derrota os Amonitas, 27:1-9
O
reinado de Jotão, 27:1-9; 2 Rs 15:7
Jotão reina e vence os amonitas (JFA)
Jotão reina e vence os amonitas (JFA)
12º O Reinado de Acaz; Idolatria;
Calamidades, 28:1-27
O
reinado de Acaz, 28:1-21; 2 Rs 16:1-4
Acaz é ímpio e os siros afligem-no (JFA)
Acaz é ímpio e os siros afligem-no (JFA)
Acaz
pede socorro aos assírios, 28:16-21
Acaz busca o socorro dos reis da Assíria e não o acha (JFA)
Acaz busca o socorro dos reis da Assíria e não o acha (JFA)
A
idolatria de Acaz, 28:22-25
A
morte de Acaz, 28:26,27; 2 Rs 16:19,20
13º O Bom Reinado de Ezequias; o Templo;
Páscoa; Reformas, 29:1-31:21
Ezequias
manda abrir o templo, 29:1-11
29:11 N. Hom. Os deveres dos servos de Deus:
1)
Estar diante de Deus, ficando em Sua presença pela oração e pela leitura da Sua
Palavra;
2)
Servir a Deus, dando bom testemunho a outros que precisam de ouvir para serem
salvos e edificados;
3)
Ser ministros de Deus, cuidando das necessidades espirituais do rebanho;
4)
Fazer a obra da oração simbolizada no v 11 pelo incenso (Ap 8:3,4).
Os
que forem escolhidos por Deus não devem ser negligentes.
Fonte: Bíblia Vida Nova
Os levitas purificam o templo, 29:12-19
Ezequias
restabelece o culto de Deus, 29:20-36
A
celebração da páscoa, 30:1-31:1
30:6-9 N. Hom. A epístola de Ezequias:
1)
Uma chamada ao arrependimento. “voltai-vos ao Senhor” (30:6, cf Mq 3:7);
2)
Um aviso contra a influência pecaminosa dos pais e dos irmãos (30:7);
3)
Um convite para confiar no Senhor e passar a servi-Lo (30:8);
4)
Uma promessa para aqueles que se converterem- “acharão misericórdia” (30:9)
Conclusão:
todas as promessas de bênção dependem da conversão, (30:9b)
Fonte: Bíblia Vida Nova
Ezequias regula as contribuições para os sacerdotes e levitas, 31:2-21
O Livramento Miraculoso contra
Senaqueribe; Atos de Ezequias, 32:1-33
Senaqueribe invade Judá, e Deus destrói o seu exército, 32:1-23 (JFA)
Ezequias se prepara para resistir a Senaqueribe, 32:1-8; 2 Rs 18:13-18; Is 36:1-3
Ezequias se prepara para resistir a Senaqueribe, 32:1-8; 2 Rs 18:13-18; Is 36:1-3
Senaqueribe
afronta a Ezequias, 32:9-20; 2 Rs 18:19-37; Is 36:4-22
A
destruição do exército dos assírios, 32:21-23
A
doença de Ezequias, 32:24-31; 2 Rs 20:1-11; Is 38:1-8
A
morte de Ezequias, 32:32,33; 2 Rs 20:20,21
O REINO DE JUDÁ OU DO SUL – JERUSALÉM:
DE MANASSÉS A JEOACAZ
·
Texto Bíblico: II Reis 21:1 – 23:34; II
Crônicas 33:1 – 36:4
·
Texto Áureo: II Crônicas 34:1,2
□ OBJETIVOS:
* Compreender que
arrependimento e confissão é a condição de Deus para esquecer nossos pecados.
(Saber)
* Descrever os atos de
Manassés que o levaram a ser o pior rei de Judá. (Fazer)
* Combater a idolatria.
(Fazer)
14º Manassés e Amom; Ímpios e Idólatras, 33:1-25
O
reinado de Manassés, 33:1-9; 2 Rs 21:1-3
A idolatria de Manassés (JFA)
A idolatria de Manassés (JFA)
O
cativeiro de Manassés, sua oração, 33:10-17
Manasseh's sin and repentance - 2 Chronicles 33:10-17
(Pecado de Manassés e Arrependimento - 2 Crônicas 33:10-17)
33:10 Falou o Senhor. A voz de Deus, ao caso, era a voz do
Seu profeta Isaías. A tradição judaica diz que Manassés mandou serrar Isaías em
duas partes, para silenciar a mensagem que o chamava ao arrependimento.
N. Hom. Se alguém não quiser ouvir a Palavra
divina. Deus tem meios mais severos para despertar-lhe a atenção (33:11).
Quando Manassés, finalmente, a ouvira (33:12), Deus mostrou-lhe que atende ao
pior pecador, quando este realmente se arrepende (33:13), concedendo-lhe a
salvação espiritual e a libertação física. A realidade da benevolência de Deus
se revela no fato dessa conversão genuína, cuja sinceridade foi comprovada
quando Manassés se submeteu à experiência humilhante de destruir os ídolos que
ele mesmo estabelecera. A verdadeira conversão
se revelará pelos resultados, como Jesus dissera (Lc 6:43-45).
Fonte: Bíblia Vida Nova
A
morte de Manassés, 33:18-20; 2 Rs 21:17,18
15º O
reinado de Amom, 33:21-25; 2 Rs 21:19-26
O
reinado de Josias, 34:1,2; 2 Rs 22:1,2
A
purificação do templo e do culto, 34:3-7; 2 Rs 23:4-20
O
rei repara o templo, 34:8-13; 2 Rs 22:3-7
Hilquias
acha o Livro da Lei, 34:14-18; 2 Rs 22:8-10
Josias
manda consultar a profetisa Hulda, 34:19-28; 2 Rs 22:11-20
Hulda, a profetisa, prediz a ruína de Jerusalém (JFA)
Hulda, a profetisa, prediz a ruína de Jerusalém (JFA)
Josias
renova a aliança ante o SENHOR, 34:29-33; 2 Rs 23:1-3
A
celebração da páscoa, 35:1-19; 2 Rs 23:21-23
A
morte de Josias no vale de Megido, 35:20-27; 2 Rs 23:28-30
Josias provoca o rei do Egito e é morto (JFA)
Josias provoca o rei do Egito e é morto (JFA)
O REINO DE JUDÁ OU DO SUL – O FIM DE JUDÁ:
DE JEOIAQUIM A ZEDEQUIAS
·
Texto Bíblico: II Reis 23:35 – 25:30; II
Crônicas 36:5-23
·
Texto Áureo: II Crônicas 36:15,16
“15 E o SENHOR
Deus de seus pais, falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros,
porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. 16 Eles, porém, zombaram
dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus
profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais
nenhum remédio houve. " [JFA]
□ OBJETIVOS:
* Entender quão negativas são
as consequências de abandonar ao Senhor, não dando ouvidos à sua Palavra. (Saber)
* Compreender que para aquele
que teme ao Senhor, o que parece fim pode ser apenas a marca de um recomeço. (Saber)
* Descrever o trágico fim da
cidade de Jerusalém. (Fazer)
Últimos Reis de Judá, 36:1-23
17º O
reinado e deposição de Jeoacaz, 36:1-4; 2 Rs 23:31-35
Jeoacaz é levado cativo para o Egito (JFA)
Jeoacaz é levado cativo para o Egito (JFA)
18º O
reinado de Joaquim, 36:5-8; 2 Rs 23:36-24:7
19º O
reinado de Jeoaquim (ou, Jeconias), 36:9; 2 Rs 24:6,8,9
20º O
reinado de Zedequias, 36:10-16; 2 Rs 24:18,19
Fonte: Bíblia Vida Nova
QUEDA DE JUDÁ
(Fall of Judah)
A queda de Jerusalém, 2 Rs 24:20-25:7;
Jr 39:1-7; 52:3-11
Jr 39:1-7; 52:3-11
O cativeiro de Judá, 2 Cr 36:17-21; 2 Rs 25:8-22;
Jr 39:8-10; 52:12-16
Jr 39:8-10; 52:12-16
2 Crônicas 36
15 O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada.
16 Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum. (BVN)
33:16 Não havia remédio algum. Estas palavras tristes mostram que o
grande Médico desenganara Sua nação, depois de oferecer-lhe todos os remédios:
profetas, pragas, perseguições e reformas.
O cativeiro de Judá, 36:17-21; 2 Rs 25:8-12; Jr 39:8-10; 52:12-16
O decreto de Ciro, 36:22,23
ANÁLISE
Nas Escrituras hebraicas, nossos dois livros de Crônicas eram originalmente um só. Os tradutores da Septuaginta, em grego (cerca de 200 a.C.), foram os primeiros a fazer a divisão. Jerônimo (falecido em 420 d.C.) adotou essa divisão na Vulgata Latina. O título em hebraico era “Dibrey hay-yamim”, isto é, “Atos dos Dias”, ou registro de acontecimentos diários. A Septuaginta chama os livros de Crônicas de “Paralipomena”, que significa “coisas omitidas” nos livros de Samuel e Reis. Os livros de Crônicas, contudo, frequentemente tratam dos mesmos fatos que aqueles outros livros, embora tratem-nos tendo em vista uma finalidade diferente e de modo diverso. O título de Crônicas foi adotado à base do termo empregado por Jerônimo, Chronicon. Não é um nome impróprio.
Parece claro que quando o cronista lançou-se na empreita de cobrir o mesmo terreno que os livros de Samuel e Reis, desejou apresentar a história do povo de Deus, segundo seu próprio ponto de vista, desde os dias de Samuel até o cativeiro. Sua nação necessitava de reedificação sobre uma sólida base espiritual, pois seu longo cativeiro havia provocado uma séria interrupção em suas relações para com os ideais e tradições de seu próprio povo. Anteriormente haviam pertencido a uma teocracia onde os governantes civis e religiosos tinham igualmente a obrigação de honrar a verdade e a lei de Deus.
Ora, sob a monarquia persa, o rei era um estrangeiro pagão que não conhecia o Deus de Israel. Somente através de uma vigorosa organização estritamente eclesiástica é que a unidade religiosa da nação poderia ser mantida. Os judeus sentiam cada vez mais que a prometida perpétua soberania davídica falava mais sobre um reino espiritual do que sobre um reino secular. Isso explica a escrituração dos livros de Crônicas. Não se tratava de alguma astuciosa casta sacerdotal a impor as suas ideias em contradição ao ensino dos profetas, conforme os críticos liberais costumavam afirmar. Aqueles que haviam regressado do cativeiro precisavam ver sua ligação apropriada com o povo de Deus.
Após relatar a história do homem antes do tempo de Davi, o cronista mostra o sentido mais elevado das promessas feitas à linhagem de Davi, especialmente no tocante ao Messias vindouro. A atitude dos reis passados para com as questões religiosas é frisada mais do que suas realizações seculares. A imensa importância do templo, do sacerdócio, dos ritos religiosos e da lei moral é salientada. Fica demonstrado que, quando os reis desonravam à lei de Deus, caía sobre eles um castigo que servia de advertência, enquanto que os reis que honravam as ordenanças de Deus prosperavam. Os livros de Crônicas são assinaladamente didáticos e se demoram sobre as bênçãos que acompanham uma genuína vida religiosa. Deve ter exercido um efeito elevado na religião nacional. São abordados apenas aqueles aspectos de sua história que ilustram as questões religiosas (agora a única esfera sagrada); a história das dez tribos apóstatas, por exemplo, é esquecida, pois não contribui para a elevação espiritual.
AUTOR
Os livros de Crônicas, Esdras e Neemias
estão intimamente ligados, e respiram o mesmo espírito. Os livros de Crônicas
são os antecedentes dos outros dois, que tratam dos acontecimentos após o
cativeiro. O Talmude, e a maioria dos escritores judaicos, bem como os Pais de
Igreja Cristã, atribuem os livros de Crônicas a Esdras. Os livros de Crônicas e
de Esdras são similares quanto à dicção e à atitude. Tem sido apresentada a
objeção de que os livros de Crônicas contêm relatos sobre eventos posteriores
aos dias de Esdras. Mas bem podemos aceitar que Esdras foi seu principal autor
(ou compilador), ainda que algumas adições possam ter sido feitas
posteriormente, embora muitos eruditos conservadores não vejam qualquer
necessidade de reconhecer tais adições.
Os livros de Crônicas foram compilados
à base de uma riqueza de informes históricos em registros anteriores, além dos
livros de Samuel e de Reis. Um estudo cuidadoso dos livros tem levado muitos
eruditos dignos de confiança a colocarem a data de Crônicas entre 430 e 400
a.C. Não há necessidade de postular-se qualquer data posterior a isso.
II CHRONICLES
Notes on
2 Chronicles
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
OUTLINE
(Continued from notes on 1 Chronicles)
III. The reign of Solomon chs. 1—9
A. Solomon's wisdom and prosperity ch. 1
B. The building of the temple 2:1—5:1
1. Preparations for building the temple ch. 2
2. The temple proper 3:1-9
3. The temple furnishings 3:10—5:1
C. The dedication of the temple 5:2—7:10
1. The installation of the ark 5:2-14
2. Solomon's address 6:1-11
3. Solomon's prayer 6:12-42
4. The celebration of the people 7:1-10
D. God's blessings and curses 7:11-22
E. Solomon's successes chs. 8—9
1. Solomon's political success 8:1-11
2. Solomon's religious success 8:12-16
3. Solomon's economic success 8L17—9:28
4. Solomon's death 9:29-31
IV. The reigns of Solomon's successors chs. 10—36
A. Rehoboam chs. 10—12
1. The division of the nation ch. 10
2. Rehoboam's kingdom ch. 11
3. The invasion by Egypt ch. 12
B. Abijah 13:1—14:1
C. Asa 14:2—16:14
1. Asa's wisdom 14:2-15
2. Asa's reform ch. 15
3. Asa's failure ch. 16
D. Jehoshaphat chs. 17—20
1. Summary of Jehoshaphat's reign 17:1-6
2. The strength of Jehoshaphat's kingdom 17:7-19
3. Jehoshaphat and Ahab ch. 18
4. Jehoshaphat's appointment of judges ch. 19
5. Victory over the Moabite-Ammonite alliance 20:1-30
6. Jehoshaphat's failures 20:31-37
E. Jehoram ch. 21
F. Ahaziah ch. 22
G. Athaliah ch. 23
H. Joash ch. 24
I. Amaziah ch. 25
J. Uzziah ch. 26
K. Jotham ch. 27
L. Ahaz ch. 28
M. Hezekiah chs. 29—32
1. The cleansing and rededication of the temple ch. 29
2. Hezekiah's Passover 30:1—31:1
3. Re-establishment of proper worship 31:2-21
4. The invasion by Sennacherib 32:1-23
5. Hezekiah's humility and greatness 32:24-33
N. Manasseh 33:1-20
O. Amon 33:21-25
P. Josiah chs. 34—35
1. Josiah's reforms ch. 34
2. Josiah's Passover 35:1-19
3. Josiah's death 35:20-27
Q. The last four kings 36:1-21
1. Jehoahaz 36:1-4
2. Jehoiakim 36:5-8
3. Jehoiachin 36:9-10
4. Zedekiah 36:11-21
R. The edict of Cyrus 36:22-23
https://translate.google.com/
ESDRAS
Persian Empire - (Império Persa)
Ciro, rei da Pérsia conquista a Babilônia
Ciro, convida os judeus a voltarem para Jerusalém
e a edificarem o Templo
Esdras 1
1 No primeiro ano de Ciro, rei da
Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias,
despertou o SENHOR o espírito de Ciro,
rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por
escrito, dizendo:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O
SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe
edificar uma casa em Jerusalém de Judá.
3 Quem dentre vós é de todo o seu povo,
seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá, e edifique a casa do SENHOR,
Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. (BVN)
1:1 Ciro, rei da Pérsia. No ano 550 a.C. Ciro subiu ao trono da
Pérsia e dominou sobre o império da Média, logo em seguida conquistando o reino
da Lídia e anexando todo antigo território dos assírios; porém, só em 539 a.C. é que conquistou a Babilônia, e é desta
data em diante que se contam os anos de Ciro como Imperador. A Pérsia é chamada
Irã, atualmente. Aquele antigo império só durou até a vinda de Alexandre Magno,
da Macedônia, em 331 a.C.
Senhor. Nome divino (Jeová), que tinha a
conotação de “o Deus revelado”, “o Deus fiel à Sua aliança com Israel”, cf Êx
3:15 e sua nota. Esse nome é ressaltado
neste momento dramático da restauração de Israel (v 3).
Por boca de Jeremias. Jeremias profetizara essa restauração
70 anos antes (Jr 25:12,29:10)
ESBOÇO
A
VOLTA DOS EXILADOS DA BABILÔNIA PARA JERUSALÉM, 1:1-11
O Decreto de Ciro, 1:1-11
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
1:2-4 O decreto de Ciro, restaurando a nação
de Israel juntamente com seu culto nacional, faz parte do seu decreto geral em prol de
várias nações, como é definido no “Cilindro de Ciro”, uma descoberta
arqueológica que confirma esta narrativa, antes duvidada.
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
A Lista dos que voltaram de Babilônia
com Zorobabel, 2:1-70
EREÇÃO
DO ALTAR E O ALICERCE DO TEMPLO, 3:1-13
É Levantado o Altar, 3:1-7
Lançados os Alicerces do Templo, 3:8-13
INTERRUPÇÃO
DA OBRA POR CAUSA DA OPOSIÇÃO, 4:1-24
Os Inimigos fazem parar a Construção do
Templo, 4:1-24
Os samaritanos acusam os judeus ao rei
Artaxerxes, e a construção do templo é proibida (JFA)
RENOVAÇÃO
DA OBRA E TÉRMINO DO TEMPLO, 5:1-6:22
As Exortações de Ageu e Zacarias, 5:1-5
Ageu e Zacarias exortam os judeus a
continuarem a construção do templo (JFA)
Os Adversários consultam a Dario,
5:6-17
O Decreto de Dario, 6:1-12
Completado o Templo, 6:13-15
A Dedicação do Templo, 6:16-18
A Celebração da Páscoa, 6:19-22
Artaxerxes envia Esdras a Jerusalém,
7:1-28
Artaxerxes envia Esdras a Jerusalém
para proclamar o Edito em favor dos judeus (JFA)
Esdras 7:9 Porque el día primero
del primer mes fué el principio de la partida de Babilonia, y al primero del
mes quinto llegó á Jerusalem, según la buena mano de su Dios sobre él
Esdras
7:9 porque, no primeiro dia do primeiro mês, foi o princípio da sua subida
de Babilônia; e, no primeiro dia do quinto mês, chegou a Jerusalém, segundo a
boa mão do seu Deus sobre ele.
VIAGEM
DE ESDRAS, 8:1-36
A Lista dos que Voltaram de Babilônia
com Esdras, 8:1-14
Esdras manda buscar Levitas, 8:15-20
O Jejum, 8:21-23
A Entrega das Contribuições aos
Sacerdotes, 8:24-30
A Chegada a Jerusalém, 8:31-36
O
PROBLEMA DOS CASAMENTOS MISTOS, 9:1-10:44
Esdras sabe que muitos Israelitas
casaram com Mulheres Hetéias, e faz Oração de Confissão a Deus (JFA)
A Oração de Confissão de Esdras, 9:1-15
Os Israelitas despedem suas Mulheres
Hetéias, 10:1-44
ANÁLISE
Este livro contém quase tudo quanto se
sabe acerca da história dos judeus entre 538 a.C., quando Ciro, o persa,
conquistou a Babilônia, e 457 a.C., quando Esdras chegou a Jerusalém. Note-se a
ligação entre 1:1-3 e o fim do segundo livro de Crônicas.
A mão de Deus pode ser vista no fato
que o rei Ciro permitiu aos judeus regressarem do exílio na Babilônia e
reedificarem o templo arruinado (1:1-11). Não obstante, muitos judeus
preferiram o conforto da Babilônia civilizada, em lugar das dificuldades da
Judéia empobrecida (2:1-70). Aqueles que regressaram, começaram dando a Deus o
primeiro lugar (3:1-13), mas, a despeito disso, permitiram que seus inimigos os
impedissem de continuar a edificação do templo e da cidade (4:1-24). Depois de
dezesseis anos, veio o reavivamento através da pregação de Ageu e Zacarias, e o
templo foi completado por volta de 516 a.C., a despeito de mais alguma oposição
(5:1-6:22)
Um hiato de quase sessenta anos se
segue, após 457 a.C., quando então aparece Esdras (7:1-10), comissionado pelo
rei persa para ensinar e pôr em vigor a lei judaica (7:11-28). Esdras reuniu
uma nova geração de exilados para que voltasse com ele, e fez a perigosa viagem
sem escolta (8:1-36). Quase imediatamente teve de enfrentar o problema dos
casamentos mistos entre judeus e mulheres pagãs, mas, após oração e confissão,
foi capas de arrastar consigo a maioria do povo pra fazer um exame completo
sobre esse escândalo, e levou-os a entrar numa nova aliança com o Senhor
(9:1-10:44)
O livro demonstra o uso que Deus faz de
governantes pagãos para cumprimento de Seus propósitos, e fornece encorajamento
e advertência ao povo de Deus. O povo de Deus pode ficar assustado pela
oposição, quando Deus prefere que siga avante; podem ficar contentes com os
padrões do mundo pagão; ou então podem possuir a fé dos profetas e de Esdras.
AUTOR
O autor ou compilador é desconhecido,
mas é possível que tenha sido o próprio Esdras. Ele fez uso de documentos já
existentes quanto aos acontecimentos, dos quais não fora testemunha ocular.
Duas seções do livro foram escritas em aramaico (4:8-6:18 e 7:12-26). Essa
linguagem semítica era comumente empregada por todo o Oriente Próximo naquele
tempo.
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida (JFA)
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida (JFA)
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
EZRA
Notes on
Ezra
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
OUTLINE
I. The first return under Sheshbazzar chs. 1—6
A. The return from Babylon chs. 1—2
1. The edict of Cyrus and its
consequences ch. 1
2. The exiles who returned ch. 2
B. The rebuilding of the temple chs. 3—6
1. The beginning of construction ch. 3
2. The opposition to construction ch. 4
3. The delay of construction ch. 5
4. The completion of construction ch. 6
II. The second return under Ezra chs. 7—10
A. The return to Jerusalem ch. 7—8
1. The decree of Artaxerxes and its
consequences ch. 7
2. The journey itself ch. 8
B. The restoration of the people chs. 9—10
1. The problem of mixed marriages ch. 9
2. The solution to the problem ch. 10
BIBLE ATLAS
(Atlas Bíblico)
Chapter
8
|
The Kingdom of David and Solomon
|
|
051
|
||
051a
|
||
052
|
||
053
|
||
053a
|
||
053b
|
||
054
|
||
055
|
||
055a
|
||
056
|
||
Chapter
9
|
The Kingdoms of Israel and Judah
|
|
057
|
||
057a
|
||
057b
|
||
058
|
||
059
|
||
060
|
||
60a
|
||
061
|
||
061a
|
||
061b
|
||
062
|
||
063
|
||
064
|
||
065
|
||
066
|
||
067
|
||
068
|
||
069
|
||
069a
|
||
070
|
||
071
|
||
Chapter
10
|
Judah
Alone amid International Powers
|
|
072
|
||
072a
|
||
073
|
||
074
|
||
075
|
||
076
|
||
077
|
||
077a
|
||
The Golden Age of King Josiah |
077b
|
|
078
|
||
Chapter
11
|
The
Babylonian Exile
|
|
079
|
||
079a
|
||
079b
|
||
080
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário