Google Translate

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

11 - NOVEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 2J of 5)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 



&

Leitura Bíblica 
correspondente ao período de 8 a 11 de novembro
João 12:12 - 19:42

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
NOVEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Luke
21 22
2
Luke
23 24
3
John
1 2 3
4
John
4 5
5
John
6 7
6
John
8 9
7
John
10 11
8
John
12 13
9
John
14 15 16
10
John
17 18
11
John
19 20 21
12
Acts
1 2 3
13
Acts
4 5 6
14
Acts
7 8
15
Acts
9 10
16
Acts
11 12 13
17
Acts
14 15 16
18
Acts
17 18
19
Acts
19 20
20
Acts
21 22
21
Acts
23 24 25
22
Acts
26 27 28
23
Romans
1 2 3
24
Romans
4 5 6 7
25
Romans
8 9 10
26
Romans
11 12 13 14
27
Romans
15 16
28
1 Corinthians
1 2 3 4
29
1 Corinthians
5 6 7 8
30
1 Corinthians
9 10 11
       


  

Spain


NOVIEMBRE

Nuevo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
Juan
1 2 3
4
Juan
4 5
5
Juan
6 7
6
Juan
8 9
7
Juan
10 11
8
Juan
12 13
9
Juan
14 15 16
10
Juan
17 18
11
Juan
19 20 21
12
Hechos
1 2 3
13
Hechos
4 5 6
14
Hechos
7 8
15
Hechos
9 10
16
Hechos
11 12 13
17
Hechos
14 15 16
18
Hechos
17 18
19
Hechos
19 20
20
Hechos
21 22
21
Hechos
23 24 25
22
Hechos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Corintios
1 2 3 4
29
1 Corintios
5 6 7 8
30
1 Corintios
9 10 11
      
  




Portugal


NOVEMBRO

Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
João
1 2 3
4
João
4 5
5
João
6 7
6
João
8 9
7
João
10 11
8
João
12 13
9
João
14 15 16
10
João
17 18
11
João
19 20 21
12
Atos
1 2 3
13
Atos
4 5 6
14
Atos
7 8
15
Atos
9 10
16
Atos
11 12 13
17
Atos
14 15 16
18
Atos
17 18
19
Atos
19 20
20
Atos
21 22
21
Atos
23 24 25
22
Atos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Coríntios
1 2 3 4
29
1 Coríntios
5 6 7 8
30
1 Coríntios
9 10 11
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America






Palestina no Tempo do Novo Testamento







1. Jesus é Único Caminho para o Céu
João 14:6








John 14:6 Jesus saith unto him, 
I am the way, the truth, and the life: 
no man cometh unto the Father, but by me. 


Juan 14:6 Jesús le dice: 
Yo soy el camino, y la verdad, y la vida: 
nadie viene al Padre, sino por mí. 


João 14:6 Disse-lhe Jesus: 
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. 
Ninguém vem ao Pai, senão por mim.  






2. O Grande Amor de Jesus por nós
João 15:13








John 15:13 Greater love hath no man than this, 
that a man lay down his life for his friends. 

Juan 15:13 Nadie tiene mayor amor que este, 
que ponga alguno su vida por sus amigos. 

João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este: 
de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 








I. JOÃO





JOÃO


Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.


Evangelho de João: “Evangelho da Fé”


Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.



Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família

















1.1 João 12:12 - 19:42





English - [KJV]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Português - [JFA]

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21



      
ESBOÇO

(...)

REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25

(...)

A Grande Semana da Paixão, 12.12-19.42

Entrada Triunfal em Jerusalém (domingo), 12.12-19
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, 12.12-19

Os Gentios Buscam Jesus (terça-feira), 12.20-36
Alguns gregos desejam ver a Jesus, 12.20-36

Os Judeus Rejeitam a Jesus, 12:37-50
A explicação da incredulidade dos judeus, 12.37-43
O resumo do ensino de Jesus, 12.44-50

FESTA: O Messias no Templo: a Páscoa e a Ceia do Senhor (quinta-feira),
13:1-38

Jesus lava os pés dos discípulos, 13.1-11
Uma lição de humildade, 13.12-18
O traidor indicado, 13.21-30
O novo mandamento, 13.31-35
Pedro é avisado, 13.36-38

Discursos de Despedida (Discípulos): O Legado de Cristo a Seus Seguidores,
14.1-16.33

Jesus conforta os discípulos, 14.1-15
Jesus promete outro Consolador, 14.16-31
A videira e os ramos, 15.1-27
A missão do Consolador, 16.1-24
Palavras de despedida, 16.25-33

Oração de Intercessão, 17:1-26

A oração sacerdotal de Cristo, 17.1-26

Traição e Aprisionamento no Getsemane (sexta-feira), 18.1-22

Jesus no Getsêmane, 18.1-12; Mt 26.47-56; Mc 14.43-50; Lc 22.47-53

O Julgamento de Jesus, 18.13-19.16

Jesus perante Anás, 18.13-14
Pedro nega a Jesus, 18.15-18; Mt 26.69-75; Mc 14.66-72; Lc 22.54-62
Anás interroga a Jesus, 18.19-24
De novo Pedro nega a Jesus, 18.25-27
Jesus perante Pilatos, 18.28-32; Mt 27.1,2,11-26; Mc 15.1-15; Lc 23.1-7,13-25
Pilatos interroga a Jesus, 18.33-19.16

A Crucificação e o Sepultamento, 19.17-42

A crucificação, 19.17-22; Mt 27.33-44; Mc 15.22-32; Lc 23.33-43
Os soldados deitam sortes, 19.23-27
A morte de Jesus, 19.28-30; Mt 27.45-56; Mc 15.33-41; Lc 23.44-49
Um soldado abre o lado de Jesus com uma lança, 19.31-37

O sepultamento de Jesus, 19.38-42; Mt 27.57-61; Mc 15.42-47; Lc 23.50-56






English - [KJV]


  12 




Español - [RV 1909]


  12 




Português - [JFA]

  12 








A Entrada Triunfal em Jerusalém

A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém
12:12-19
Mt 21:1-11; Mc 11:1-11; Lc 19:28-40


12:12-19 A multidão, cheia de esperança, proclama Jesus como o Messias, vindo com poder a bênção do Senhor (v 13). Ele é o verdadeiro Rei de Israel (cf 1:51) mas Seu reino não é deste mundo (18:36ss).
12:13 Hosana. Cf Sl 118:25s. Significa “Salva-nos, te rogamos”.
12:14,15 Está escrito. Zacarias (9:9) anunciara, cinco séculos antes, que o Messias inauguraria um domínio pacífico para seus súditos.

Alguns gregos desejam ver a Jesus
12:20-36










12:23,24 Fica ele só. Jesus não compartilha os benefícios da salvação (Sua glória) antes de Ele mesmo ser glorificado pela morte, sepultamento e ressurreição. O grão representa a Jesus. Muito fruto. A semente que se reproduz até milhares de vezes, tem de ser plantada, germinar e crescer. Assim Cristo pel Sua glorificação se estenderá pelo Espírito para toda língua, raça e nação (Ap 7:9).



12:31 Ser julgado (gr krisis “crise”, “tomada de posição”). A morte de Jesus condenou ao mundo (Satanás se tornou príncipe do mundo, cf 1 Jo 5:19) e salva o crente. Essa crise envolve:

1) “a hora” (v 23);
2) “ glorificação” (vv 23,28);
3) o plantar da semente messiânica (v 24; Gl 3:16);
4) o levantamento de Jesus na cruz e Sua exaltação (v 32; At 2:33; 5:31;
 Fp 2:9-11);
5) a atração de todos os homens (v 32);
6) a limitação do tempo para a luz brilhar (v 35) seguida pelas trevas 
(vv 31,35).


A Explicação da Incredulidade dos Judeus
12:37-43


12:36 Ocultou-se deles. Isto marcou o fim do ministério de Jesus dirigido ao mundo. Daqui para frente fala aos discípulos.

12:40 A cegueira dos olhos e o endurecimento do coração dos judeus veio em consequência do amor às trevas (3:19,20), o temor dos fariseus (v 42) e o desejo de alcançar a glória dos homens (v 43; 5:44).


O Resumo do Ensino de Jesus
12:44-50




12:44-50 Um apelo evangelístico sem restrições da parte de Cristo.








English - [KJV]


13 




Español - [RV 1909]


13 




Português - [JFA]

  13 




Jesus Lava os Pés dos Discípulos
13:1-11





13:10 Banhou. A lavagem completa do discípulo simboliza-se no batismo, nesse ato o crente se identifica pela fé com o batismo de Cristo na cruz (cf 3:3,5; At 2:38; Rm 6:1-11; Tt 3:5; Hb 10:22; 1 Pe 3:18ss). Lavar os pés. Representa a necessidade da confissão diária dos pecados para manter a comunhão com Cristo (cf v 8. “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”). Ainda que o crente peque após o batismo, não deve ser rebatizado, mas pela confissão e arrependimento ser restaurado à comunhão com Deus e a Igreja (1 Jo 1:3-9; Tg 5:16).


Uma Lição de Humildade
13:12-20





13:12-20. O significado da ação humilde de Jesus: 1) a igreja deve seguir o exemplo do Senhor, perdoando e restaurando os membros que tropeçam no pecado (G 6:1; Mt 18:15ss). 2) Os membros mais importantes da igreja devem servir os humildes irmãos com o mesmo espírito de abnegação de Jesus.

13:16 Servo (gr doulos, “escravo”). Jesus exemplifica a “escravatura” em serviço do Pai. Seus servos não devem ser mais altivos do que Ele. Enviado (g apóstolos). A comissão apostólica (“enviado”) se revela na relação com Cristo, o escravo-mestre. Note como Paulo chama a si próprio de escravo e apóstolo. (Rm 1:1; Tt 1:1 etc.).

13:18,19 Desde já. Os planos do diabo não tomaram Jesus por surpresa. Não devemos estranhar que “crentes” pretensos venham a comer da “mesa do Senhor” sem serem percebidos (cf 2 Pe 2:13; Jd 12). Jesus previra a ação de Judas quando o escolher (2:24s; 6:64,70).


O Traidor indicado

Jesus prediz que Judas o há de trair
13:21-30




13:23 Aquele a quem ele amava. Tradicionalmente se identifica com João filho de Zebedeu e autor deste evangelho. Podia também ter sido seu irmão Tiago (21:2) que foi martirizado em 44 d.C. (At 12:2).

13:27 Entrou nele Satanás.

N. Hom. O Caráter determina o caminho e o fim.

1) Judas sendo ladrão avarento (12:4-6) deu abertura às sugestões de
 Satanás (v 2);

2) Deliciou-se nesses planos que deram abertura ao domínio completo do
 diabo (v 27);

3) O resultado foi a vergonhosa traição a Jesus e autor-destruição (18:2ss;
At 1:18).


O Novo Mandamento
13:31-35

John 13:34-35 photo John_13--34-35.png




João 13
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.  


  
13:32 Foi glorificado. O primeiro passo na glorificação pelo meio da morte se depara na traição: o curso dos acontecimentos não pararia mais até Jesus ser exaltado à mão direita do Pai (At 2:33).



13:34 Novo Mandamento. A essência de todos os “velhos” mandamentos da lei (cf Rm 13:9ss). Tg 2:8 ensina que a “lei régia” expressa concretamente o amor no modelo de Cristo, amando como Ele nos amou.

13:35 O amor sobrenatural dos cristãos seria um dos principais atrativos entre os mundanos pra levá-los a Cristo. Amar é evangelizar.

Pedro é Avisado
13:36-38













13:38 Ninguém está preparado a dar sua vida até aprender a viver na humilde dependência de Cristo. Pedro estava em falta neste campo.








EBD Lição 9: "Um Momento Difícil" - (João, Cap. 13) 








English - [KJV]


  14 




Español - [RV 1909]


 14 




Português - [JFA]

 14 




Jesus Conforta os Discípulos
14:1-15




14:1 Não se turbe. N. Hom. A base da Paz Cristã:

1) Cristo por nós foi angustiado (gr tarassõ, o mesmo vocábulo em 11:33;
12:27; 13:21) tomando sobre si nosso pecado e morte.

2) Não nos deixará órfãos (v 18): Ele voltará para nos “receber” (v 3).

3) Nossa confiança foi vindicada na ressurreição: daí temos pleno acesso
 às moradas do Templo de Deus (v 2; cf 1 Co 3:16).

4) A separação será de pouca duração (v 19).

5) É necessário que Cristo vá nos preparar o “lugar” celestial (v 3).

6) Os crentes conhecem o caminho (way) até ao Pai por intermédio de Cristo  (v 6).


14:6 N. Hom. A Viagem Celeste é segura em Cristo:

1) O caminho – a cruz que dá acesso ao pecador arrependido pela
 expiação do sacrifício (Hb 9:14);

2) A verdade – a nova aliança que inclui a “lei da liberdade” que
 perfeitamente agrada a Deus (8:32; 1 Co 1:30);

3) A vida – a vida da ressurreição (cf 11:25,26n; 10:10; Cl 3:1ss).


14:8,9 Sem fé em Cristo o homem não pode conhecer o verdadeiro Deus.



14:10  Como o Pai permanece (gr menõ) no Filho, o Espírito (gr menõ) habita com e nos discípulos (v 17). O Pai e o Filho, ambos farão morada (monôn, cf 14:2, deriva-se de menõ) nos crentes reais que os amam e obedecem (v 23). Maiores. Jesus prevê a multiplicação de Sua ação sobrenatural por intermédio da Igreja que se estenderá sem limites.



ORAÇÃO




14:13,14 Meu nome. O crente unido com Cristo tem autorização de orar com a mesma autoridade de Cristo; ao mesmo tempo elimina toda petição egoísta que não seja segundo a vontade de Cristo (Mt 6:10; Mc 14:36).


14:15 O Amor se manifesta na obediência (15:10).


Jesus Promete Outro Consolador
14:16-31



14:23 Não só o Espírito habita no crente (v 17), mas o Deus triuno mora nele. Morada (gr monê só aqui e 14:2). Deus morando no crente, ou na igreja, torna ambos templos santificados (1 Co 3:16; 6:19).



14:26 Enviará. Cristo voltará aos discípulos por meio do Espírito (14:3,18,28). Ensinará... O Consolador, Mestre divino, inspirou os apóstolos e profetas que escreveram o N. T., dando à Igreja tudo o que é necessário para conhecer a Deus e os santos caminhos do Senhor.


A Paz de Jesus 

João 14:27

14:27 Paz. Há paz onde Cristo está (20:19. A partida do Senhor para o Pai não marca a derrota mas a vitória. O Espírito Santo continuará comunicando a paz e a segurança, visto que Ele é o Pacificador de Deus (Is 26:3ss), não eliminando o perigo mas assegurando ao discípulo que deus controla tudo.

14:30 Príncipe. Satanás. Nada tem. Os direitos do diabo se baseiam na rebelião de suas vítimas contra Deus. Cristo era puro de todo pecado.







English - [KJV]


  15 




Español - [RV 1909]


  15 




Português - [JFA]

 15 






A Videira e os Ramos
15:1 - 16:33





João 15:5









15:1-16 Este discurso sobre a videira é uma alegoria.

15:1 Videira verdadeira. Israel era a videira de Deus no A.T. (Sl 80:8-16; Is 5:1-7; Jr 2:21 etc.), mas sempre visto em termos de degeneração e destruição. Falhou na missão de produzir o fruto desejado por Deus. Cristo é o verdadeiro Israel (Gl 3:16) substituindo essa nação na missão de trazer salvação ao mundo. A “Videira” de Jo 15 equivale ao “Corpo” de Cristo nas Epístolas de Paulo.

15:2 Fruto. Não se limita à justiça e santidade (Gl 5:25ss) mas inclui também a evangelização (v 16). Corta (gr airei “tira” “separa”, cf o julgamento do israelita rebelde do A.T. em Lv 20:3,56 etc). Limpa (gr kathairei “poder” “limpar”). O Pai (agricultor) disciplina a Igreja removendo os indivíduos e congregações inúteis (Lc 13:7ss); melhora o crente real pela disciplina para que produza mais fruto (Hb 12:10ss).


15:3 Produção maior de fruto vem do coração purificado pela Palavra.


15:4 N. Hom. Condições de Alta Produtividade:

1) Permanecer (gr mêno, 14:10n) em relação vital continuamente com Cristo;
2) Receber a disciplina das palavras de cristo (v 3) aplicadas pelo Espírito (14:26);
3) Dependência total para com Cristo na comunhão e oração (vv 5,7).


Jesus Cristo é nosso Amigo


Eu tenho um amigo que me ama. Seu nome é Jesus Cristo. 
Jesus Cristo é meu Salvador






15:15 Servos (gr douloi “escravos”). A obediência do amigo emana dum amor voluntário. O escravo serve por exigência (Gl 4).




15:18-27 Apresenta-se a reação do mundo ante a missão de Cristo e Sua Igreja:
1) ódio;
2) alienação;
3) perseguição.


15:26,27 O cristão que dá testemunho se torna sócio do Espírito Santo que
o capacita a dar uma visão convincente de Cristo.




EBD Lição 10: "A Promessa do Espírito Santo" - (João, Caps. 14 e 15) 

 








English - [KJV]


  16 




Español - [RV 1909]


  16 




Português - [JFA]

  16 





A Missão do Consolador
16:1-24





 16:1 Escandalizeis. Lit “tropeceis”. Os discípulos não devem perder a coragem ao enfrentar as perseguições judaicas (executadas “em nome de Deus”, At 22:3,4).


João 16:7



16:8-11 N. Hom. A Obra do Espírito é:

1) convencer o mundo que o pecado fundamental é rejeitar a Cristo;
2) aplicar a justiça imputada pela morte e ressurreição de cristo ao crente 
(Rm 4:25);
3) mostrar que o juízo que Cristo tomou sobre Si venceu a Satanás, o 
príncipe do mundo (v 33; 1 Jo 5:4ss).


16:13 Toda a verdade. Autenticidade de doutrina e prática, se garantem pela revelação do Espírito por meio das Escrituras.



16:16 Jesus fala aqui do intervalo que passaria no túmulo e também do tempo entre a ascensão e a segunda vinda (v 17; Ap 3:11; 22:7,12,20).






16:20,21 O mundo se alegraria com a morte de Cristo, mas a ressurreição e a segunda vinda transformarão essa alegria em tristeza (Ap 6:15-17). O contrário se dará com os filhos de Deus.


16:23 Naquele dia se refere ao derramamento do Espírito no dia de Pentecostes. Então os discípulos a depender completamente do Espírito.


Palavras de Despedida
16:25-33




João 16:33

16:25 Figuras. Cf 10:6n. Vem a hora. Refere-se ao ensino de Jesus após a ressurreição (cf Lc 24:27,45). Talvez haja também uma indicação pra o ensino apostólico e profético do N.T.

16:28 A missão de Jesus foi revelar o Pai e compartilhar a vida eterna. Voltará pra reinar sobre Sua Igreja (Ef 4:7-16).


16:32 Dispersos. Cf 6:66ss; Mt 26:31. A dispersão é consequência da in credulidade (cf 14:1) e a falta de vigilância e oração (Mt 26:41; Mc 14:387). Paz vem pela fé (Fp 4:6,7,9).









English - [KJV]


 17 




Español - [RV 1909]


  17 




Português - [JFA]

  17 




A Oração Sacerdotal de Cristo
17:1-26




17:1 A oração é sacerdotal porque Cristo intercede por Si e pelos discípulos. Três partes: 1-5, Jesus ora por Si mesmo; 6-19, pede pelos discípulos; 20-26, suplica pelos futuros crentes. Glorifica. Por este imperativo de súplica Jesus roga baseado na Sua autoridade de conceder a vida eterna a todos os eleitos (v 2). Visa diretamente  a Paixão. Hora. Ponto central no plano redentor de Deus.

17:2 Autoridade. Cf 1 Co 8:6; Ef 1:10ss. 20-22; Fp 2:9-1; Cl 1:17ss; Hb 2:8; 1 Pe 3:22 etc.



17:3 Que te conheçam a Ti. O verbo está no subjuntivo presente para indicar conhecimento crescente. Deus. O único Deus é Aquele4 que é Pai e Enviador de Jesus Cristo.













17:15 N. Hom. Duas Petições de Cristo pelos Seus: 1) libertação do Maligno (cf Mt 6:13); 2) consagração (v 17). Estes foram os propósitos da expiação segundo Tt 2:14; redimir de toda iniquidade e purificar um povo zeloso de boas obras.


João 17:17 com Salmo 19:7-14

17:17 Verdade...palavra. São títulos de Cristo em 14:6 e 1:1,14.


17:19 Me santifico. Jesus é ao mesmo tempo Sacerdote e Sacrifício.



17:20 Jesus ora em favor dos futuros crentes. Cf 10:16; 15:16.















EBD Lição 11: "A Missão do Consolador" - (João, Caps. 16 e 17)

 








English - [KJV]


  18 




Español - [RV 1909]


 18 




Português - [JFA]

 18 




Getsemane



Jesus é preso no Getsemane
18:1-11
Mt 26:47-56; Mc  14:43-50;  Lc 23:47-53


18:1 Saiu. Talvez da cidade ou do cenáculo (14:31). Jardim. Mateus e Marcos nos informam que era o Getsemane; Lucas o denomina de “Monte das Oliveiras”.

18:2,3 Vários grupos se unem no propósito de destruir a Jesus:
1) Judas, o discípulo traidor;
2) Escolta de soldados romanos (talvez pagos);
3) Principais sacerdotes (e.e., saduceus);
4) Fariseus;
5) Polícia do templo (“guardas”);
6) Pilatos e os soldados (19:1,2).


18:5,6 Todas as forças sob o príncipe deste mundo (12:31; 14:30) recuam e se prostram diante daquele que recebeu toda autoridade do Pai (17:2). Ele tem direito ao nome “Eu Sou” (vv 5,6,8; Êx 3:14; Jo 8:28n). Outra vez João observa que Jesus se entrega voluntariamente. Quando se certificou de que os discípulos ficariam em liberdade, Cristo se entregou (v 8b).

vv 10-11

18:10. Malco. João conhecia o nome deste escravo (gr doulos) porque ele obedeica pessoalmente o sumo sacerdote (15)


Perante Anás
18:12-14


18:14 Caifás foi apontado sumo sacerdote (v 24) pelo governador romano em 15 d.C. Provavelmente, não foi aceito pelos judeus, permitindo Anás a continuar no poder (note-se que Anás é sumo sacerdote em v 19).

Pedro Nega a Jesus
18:15-18
Mt 26:68-75; Mc 14:66-72; Lc 22:54-62


Anás interroga a Jesus
18:19-24


18:22 Uma bofetada. Jesus sofre esta violência porque fez Anás parecer estúpido, não porque o insultou.


Pedro Nega a Jesus
De novo Pedro nega a Jesus
18:25-27


18:27

18:27 Pedro o negou. A queda de Pedro, ocorrendo três vezes, mostra a inerente fraqueza da carne quando privada da assistência sobrenatural do Espírito (Gl 5:16).


Jesus perante Pilatos
18:28 - 19:16
Mt 27:1,2; 11-26; Mc 15:1-15; Lc 23:1-7; 13-25



18:31,32 Segundo a vossa lei. Pilatos manda que os judeus julguem a Jesus, uma vez que o mal de que o acusavam era um infração religiosa de que os romanos não podiam tomar conhecimento. Mas isso não satisfez os interesses dos judeus que não descansariam até Cristo ser morto. As Escrituras predisseram que o modo de morte do Messias seria por cruz (3:14; 12:32). Se os judeus tivessem aplicado a pena capital, Jesus teria sido apedrejado como blasfemo (Lv 20:27; At 7:54-60).










18:36 N. Hom. O Reino de Cristo: 1) Ainda que não seja reino político, tem ministros leais; 2) Não sendo do mundo, sua realidade celestial se demonstra na persuasão do amor, não nas armas. 3) O Rei é cristo que reina pela força da verdade (cf Sl 91:4; 93:1,2,5).



18:38 Que é a verdade? Pilatos levantou cinicamente a maior dúvida da filosofia. Pilatos indaga, “Que”; Jesus já declarara que Ele é a verdade (“quem”).







English - [KJV]


 19 




Español - [RV 1909]


 19 




Português - [JFA]

 19 






19:2,3




19:12 Pilatos, o procurador romano na Palestina, estava envolvido com problemas. Seus erros políticos e administrativos juntos com a impossibilidade de se defender perante o imperador motivaram sua capitulação diante da pressão dos judeus.


Passover, Pesah (Port) Páscoa, Parasceve

19:14 Parasceve. Era dia de preparar os cordeiros antes de celebrar a Páscoa, após o pôr do sol, quando se iniciava o novo dia. Hora sexta. Os evangelhos sinóticos nos informam que Jesus foi crucificado cerca das nove horas da sexta-feira. João talvez usa a marcação romana que começava à meia-noite. Seria seis horas da manhã.


A Crucificação
19:17-22
Mt 27:33-44; Mc 15:22-32; Lc 23:33-43

19:16,17


19:17 Ele próprio, carregando a sua cruz, como Isaque que carregou a lenha do holocausto em Gn 22:6. Gólgota. O local é desconhecido, mas há dois lugares com grande probabilidade.


19:18

19:19,20

19:20 O título anunciava o motivo da condenação da vítima à morte. Pilatos que ficou convencido da inocência de Jesus colocou a acusação de sedição, i.e., que Ele era um inimigo do estado. As três línguas do título mostram que Jesus é de fato o rei do mundo, uma vez que os judeus rejeitaram seu próprio Messias (cf 1:11; 11:52; 12:32).

19:22 Pilatos, pela consciência culpada, não permitiu que a ironia do título fosse removida.

Os Soldados deitam Sortes
19:23-24 com Salmo 22:18



19:23,24 O cumprimento de Sl 22:18 nos mínimos pormenores mostra a grandeza do nosso Deus onisciente que revela eventos futuros.


19:25 Juntando Mc 15:40 com Mt 27:56 deduzimos que a irmã de Maria, mãe de Jesus, era Salomé, mãe de Tiago e João (esposa de Zebedeu). Neste caso Jesus seria primo desses filhos de Zebedeu.


19:26,27 Discípulo amado. Pela tradição se supõe que ele foi João o autor desse evangelho. É provável que José, marido de Maria, já tivesse morrido.

N. Hom. Exclamações reveladoras:

1) “Eis o homem” (v 5);
2) “Eis o vosso rei” (v 14);
3) “Eis aí o teu filho” (v 26);
4) “Eis aí tua mãe” (v 27).


A Morte de Jesus
19:28-30
Mt 27:45-56; Mc 15:33-41; lC 23:44-49


 "Tenho sede"
19:28 com Salmo 69:21




Vinagre (Vinegar)
19:28,29 com Salmo 69:21



19:28 Tenho sede. Jesus era verdadeiro homem. Contraria a teoria gnóstica que afirmava que o Cristo divino veio sobre Jesus, quando foi batizado e o deixou quando morreu. Mas Jesus era realmente humano (cf 4:7) e divino inseparavelmente. Aquele que sofreu a sede na cruz ofereceu Sua vida para saciar a sede espiritual do mundo (7:37-39).



19:30 Está consumado. Cf 4:34; 17:4. Rendeu o espírito. Jesus morreu voluntariamente (10:18), não como mártir, mas como sacrifício de infinito valor (Is 53:10).

Um Soldado abre o lado de Jesus 
com uma lança
19:31-37



19:33-36 com Salmo 34:20


19:35 Aquele...testificou (gr martureõ). Fala do autor do evangelho. Se o discípulo amado foi Tiago, que foi martirizado em 44 d.C. por Herodes Agripa I (At 12:2), então entendemos que ele presenciou e relatou os acontecimentos depois escritos pelo seu irmão João. A veracidade desses fatos se confirmaram no martírio; ninguém morreria para sustentar uma mentira.


João 1:29

19:36 Cf v 33. Aqui notamos que Cristo cumpriu, além de profecia, também tipos, como este do cordeiro pascal (cf 1:29; 1 Co 5:7 com Êx 12:47; Nm 9:12; Sl 34:20).


Traspassaram (Pierced)


19:34,37 com Zacarias 12:10


19:37 Traspassaram. Zc 12:10 e Ap 1:7 indicam que uma parte desta profecia ainda aguarda cumprimento quando Cristo voltar ao mundo. Israel se arrependerá e os gentios incrédulos tentarão fugir da ira de Deus e do Cordeiro (cf Rm 11:25-27; Ap 6:15-17).


O Sepultamento de Jesus
19:38 - 42
Mt 27:57-61; Mc 15:42-47; Lc 23:50-56 

19:39,40

19:41,42

19:38 José era líder entre os judeus e membro do sinédrio junto com Nicodemos (v 39). Compare Mc 15:43 com Gn 50:4-6. Era um discípulo secreto temendo a ira dos judeus. Depois, sem dúvida se converteu.

19:39 Cem libras (i.e., mais de 32kg de especiarias aromáticas). Nicodemos evidentemente era rico (cf 3:1-21; 7:50ss).




EBD Lição 12: "Sofrimento e Morte de Jesus" - (João, Caps 18 e 19)
 









preacher photo: Preacher Preacher.gif 




John 19:1-42 
"He Was Crucified, He Was Dead, He Was Buried"






 "La Obra Redentora de Cristo en La Cruz" 
Juan 19:16-30






Evangelho de João 19

  






ANÁLISE

O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).

Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.

Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).

Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através  de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.

Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).


(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo 
(cf João 1:1ss)

         AUTOR


Embora o quarto evangelho em parte alguma dê definidamente o nome de seu escritor, pouca dúvida existe de que João, “o discípulo amado”, foi o seu autor. Somente uma testemunha ocular dentre o círculo mais íntimo dos seguidores do Senhor (cf 12:16; 13:29) poderia fornecer os detalhes íntimos que aparecem no livro. Outrossim, o relato especial e algumas vezes indireto da participação de João parece confirmar igualmente e sua autoria (1:37-40; 19:26; 20:2,4,8; 21:20,23,24). O fragmento de uma antiga cópia, que data do início do segundo século, indica que o original, naturalmente, é mais antigo ainda e pertencente ao período da vida de João. Os eruditos conservadores situam-no depois da escrita dos outros evangelhos, ou seja, algum tempo entre 69 d.C. (antes da queda de Jerusalém) e 90 d.C.



 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JOHN

Notes on John




Notes on
John
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-18

A. The preincarnate Word 1:1-5
B. The witness of John the Baptist 1:6-8
C. The appearance of the Light 1:9-13
D. The incarnation of the Word 1:14-18

II. Jesus' public ministry 1:19—12:50

A. The prelude to Jesus' public ministry 1:19-51

1. John the Baptist's veiled testimony to Jesus 1:19-28
2. John the Baptist's open identification of Jesus 1:29-34
3. The response to John the Baptist's witness 1:35-42
4. The witness of Andrew and Philip 1:43-51

B. Jesus' early Galilean ministry 2:1-12

1. The first sign: changing water to wine 2:1-11
2. Jesus' initial stay in Capernaum 2:12

C. Jesus' first visit to Jerusalem 2:13—3:36

1. The first cleansing of the temple 2:13-22
2. Initial response to Jesus in Jerusalem 2:23-25
3. Jesus' conversation with Nicodemus 3:1-21
4. John the Baptist's reaction to Jesus' ministry 3:22-30
5. The explanation of Jesus' preeminence 3:31-36

D. Jesus' ministry in Samaria 4:1-42

1. The interview with the Samaritan woman 4:1-26
2. Jesus' explanation of evangelistic ministry 4:27-38
3. The response to Jesus in Samaria 4:39-42

E. Jesus' resumption of His Galilean ministry 4:43-54

1. Jesus' return to Galilee 4:43-45
2. The second sign: healing the official's son 4:46-54

F. Jesus' second visit to Jerusalem ch. 5

1. The third sign: healing the paralytic 5:1-9
2. The antagonism of the Jewish authorities 5:10-18
3. The Son's equality with the Father 5:19-29
4. The Father's witness to the Son 5:30-47

G. Jesus' later Galilean ministry 6:1—7:9

1. The fourth sign: feeding the 5,000 6:1-15
2. The fifth sign: walking on the water 6:16-21
3. The bread of life discourse 6:22-59
4. The responses to the bread of life discourse 6:60—7:9

H. Jesus' third visit to Jerusalem 7:10—10:42

1. The controversy surrounding Jesus 7:10-13
2. Jesus' ministry at the Feast of Tabernacles 7:14-44
3. The unbelief of the Jewish leaders 7:45-52
[ 4. The woman caught in adultery 7:53—8:11 ]
5. The light of the world discourse 8:12-59
6. The sixth sign: healing a man born blind ch. 9
7. The good shepherd discourse 10:1-21
8. The confrontation at the Feast of Dedication 10:22-42

I. The conclusion of Jesus' public ministry chs. 11—12

1. The seventh sign: raising Lazarus 11:1-44
2. The responses to the raising of Lazarus 11:45-57
3. Mary's anointing of Jesus 12:1-8
4. The official antagonism toward Lazarus 12:9-11
5. Jesus' triumphal entry 12:12-19
6. Jesus' announcement of His death 12:20-36
7. The unbelief of Israel 12:37-50

III. Jesus' private ministry chs. 13—17

A. The Last Supper 13:1-30

1. Jesus' washing of the disciples' feet 13:1-20
2. Jesus' announcement of His betrayal 13:21-30

B. The Upper Room Discourse 13:31—16:33

1. The new commandment 13:31-35
2. Peter's profession of loyalty 13:36-38
3. Jesus' comforting revelation in view of His departure 14:1-24
4. The promise of future understanding 14:25-31
5. The importance of abiding in Jesus 15:1-16
6. The warning about opposition from the world 15:17-27
7. The clarification of the future 16:1-24
8. The clarification of Jesus' destination 16:25-33

C. Jesus' high priestly prayer ch. 17

1. Jesus' requests for Himself 17:1-5
2. Jesus' requests for the Eleven 17:6-19
3. Jesus' requests for future believers 17:20-26

IV. Jesus' passion ministry chs. 18—20

A. Jesus' presentation of Himself to His enemies 18:1-11
B. Jesus' religious trial 18:12-27

1. The arrest of Jesus and the identification of the high priests 18:12-
14
2. The entrance of two disciples into the high priest's courtyard and
Peter's first denial 18:15-18
3. Annas' interrogation of Jesus 18:19-24
4. Peter's second and third denials of Jesus 18:25-27

C. Jesus' civil trial 18:28—19:16

1. The Jews' charge against Jesus 18:28-32
2. The question of Jesus' kingship 18:33-38a
3. The Jews' request for Barabbas 18:38b-40
4. The sentencing of Jesus 19:1-16

D. Jesus' crucifixion 19:17-30

1. Jesus' journey to Golgotha 19:17
2. The men crucified with Jesus 19:18
3. The inscription over Jesus' cross 19:19-22
4. The distribution of Jesus' garments 19:23-24
5. Jesus' provision for His mother 19:25-27
6. The death of Jesus 19:28-30

E. The treatment of Jesus' body 19:31-42

1. The removal of Jesus' body from the cross 19:31-37
2. The burial of Jesus 19:38-42

F. Jesus' resurrection 20:1-29

1. The discovery of Peter and John 20:1-9
2. The discovery of Mary Magdalene 20:10-18
3. The appearance to the Eleven minus Thomas on Easter evening
20:19-23
4. The transformed faith of Thomas 20:24-29

G. The purpose of this Gospel 20:30-31

V. Epilogue ch. 21

A. Jesus' appearance to seven disciples in Galilee 21:1-14
B. Jesus' teachings about motivation for service 21:15-23
C. The writer's postscript 21:24-25













 










Atlas Bíblico







Dicionários Bíblicos



search photo: search search.gif












ISBE Main Index:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


The ISBE is part of  SwordSearcher Bible Software.




















 

Photobucket.png













Free Bible images









Nenhum comentário:

Postar um comentário