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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

11 - NOVEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 2K of 5)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
referente ao dia 11 de novembro
João 20:1 - 21:25

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
NOVEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Luke
21 22
2
Luke
23 24
3
John
1 2 3
4
John
4 5
5
John
6 7
6
John
8 9
7
John
10 11
8
John
12 13
9
John
14 15 16
10
John
17 18
11
John
19 20 21
12
Acts
1 2 3
13
Acts
4 5 6
14
Acts
7 8
15
Acts
9 10
16
Acts
11 12 13
17
Acts
14 15 16
18
Acts
17 18
19
Acts
19 20
20
Acts
21 22
21
Acts
23 24 25
22
Acts
26 27 28
23
Romans
1 2 3
24
Romans
4 5 6 7
25
Romans
8 9 10
26
Romans
11 12 13 14
27
Romans
15 16
28
1 Corinthians
1 2 3 4
29
1 Corinthians
5 6 7 8
30
1 Corinthians
9 10 11
       


  

Spain


NOVIEMBRE

Nuevo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
Juan
1 2 3
4
Juan
4 5
5
Juan
6 7
6
Juan
8 9
7
Juan
10 11
8
Juan
12 13
9
Juan
14 15 16
10
Juan
17 18
11
Juan
19 20 21
12
Hechos
1 2 3
13
Hechos
4 5 6
14
Hechos
7 8
15
Hechos
9 10
16
Hechos
11 12 13
17
Hechos
14 15 16
18
Hechos
17 18
19
Hechos
19 20
20
Hechos
21 22
21
Hechos
23 24 25
22
Hechos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Corintios
1 2 3 4
29
1 Corintios
5 6 7 8
30
1 Corintios
9 10 11
      
  




Portugal


NOVEMBRO

Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
João
1 2 3
4
João
4 5
5
João
6 7
6
João
8 9
7
João
10 11
8
João
12 13
9
João
14 15 16
10
João
17 18
11
João
19 20 21
12
Atos
1 2 3
13
Atos
4 5 6
14
Atos
7 8
15
Atos
9 10
16
Atos
11 12 13
17
Atos
14 15 16
18
Atos
17 18
19
Atos
19 20
20
Atos
21 22
21
Atos
23 24 25
22
Atos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Coríntios
1 2 3 4
29
1 Coríntios
5 6 7 8
30
1 Coríntios
9 10 11
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America





Palestina no Tempo do Novo Testamento




1. Jesus Ressuscitou ! Aleluia !





2. Objetivo do Evangelho de João



the gospel of john photo: Gospel of John -lux-ferre-christianity-gospel-of-john.jpg



John 20
30 And many other signs truly did Jesus in the presence of his disciples, which are not written in this book:
31 But these are written, that ye might believe that Jesus is the Christ, the Son of God; and that believing ye might have life through his name.


Juan 20
30 Y también hizo Jesús muchas otras señales en presencia de sus discípulos, que no están escritas en este libro.
31 Estas empero son escritas, para que creáis que Jesús es el Cristo, el Hijo de Dios; y para que creyendo, tengáis vida en su nombre.


João 20
30 Jesus pois operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
  





I. JOÃO





JOÃO


Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.


Evangelho de João: “Evangelho da Fé”


Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.



Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família

















1.1 João 20:1 - 21:25





English - [KJV]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Português - [JFA]

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21



      ESBOÇO

(...)

REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25

(...)

(...)
O Senhor Ressurreto e Sua Família Redimida, 20.1-21:25

O Túmulo Vazio, 20.1-18

A ressurreição de Jesus, 20.1-10; Mt 28.1-10; Mc 16.1-8; Lc 24.1-12
Jesus aparece a Maria Madalena, 20.11-18; Mc 16.9-11

Outras Aparições do Ressuscitado, 20:19-21:2

Jesus aparece aos discípulos, 20.19-23; Lc 24.36-43
A incredulidade de Tomé, 20.24,25
Jesus aparece novamente aos discípulos, 20.26-29
O objetivo deste evangelho, 20.30,31

Instruções a Seus Discípulos, 21.1-23

Jesus aparece a sete discípulos, 21.1-14
Pedro é interrogado, 21.15-23

Post-Scriptum Devocional, 21.24,25

O testemunho de João, 21.24,25






English - [KJV]


  20 




Español - [RV 1909]


 20 




Português - [JFA]

20 










commentary photo: Commentary Commentary.png


A Ressurreição de Jesus


20:1-10

20:1  Primeiro dia. O domingo (“dia do Senhor” Ap 1:10) substitui o sábado judeu  como dia de adoração ao Senhor porque Cristo ressuscitou nesse dia. Cf At 20:7; 1 Co 16:1,2). Leia mais: http://www.christiananswers.net/dictionary/sabbath.html






20:7,8 Viu e creu. Cf 20:29; 9:36-41. Não existe fé real sem fatos e acontecimentos reais. O que convenceu os dois discípulos da realidade da ressurreição foram os lençóis (Lc 24:12). Mostram que o corpo transformado de Jesus traspassara o invólucro de linho e aromas (19:40) sem perturbá-lo. O discípulo amado reconheceu o cumprimento das predições específicas de Jesus (Mc 8:31; 9:9,31; 10:34; Jo 2:19; 10:18).

N. Hom. Fundamentos da Fé:

1) A morte (19:34) e a ressurreição (20:8) de Cristo. O Filho de Deus
 (20:31).

2) Depende de fatos reais e visíveis (19:35; 20:8,m14,25,29).

3) Para crentes que não puderam presenciar os eventos, a fé depende 
do testemunho verídico (19:35) preservado no N. T. e na história 
(20:29ss).

20:9 Compreendido a Escritura. Cf Sl 16:8-11; 2:7; At 2:24-31; 13:32-37; 1 Cor 15:4. O Espírito logo mostraria aos discípulos o significado das passagens da Bíblia que predisseram a ressurreição.



Jesus Aparece a Maria Madalena
20:11-18

20:14-18

20:16 Maria foi incapaz de reconhecer a Jesus pela mudança de Sua aparência e as lágrimas. Chamada pelo nome (10:3) percebeu que era Jesus.



Jesus Aparece aos Discípulos
20:19-23


20:19 Pôs-se no meio. O corpo glorificado do Cristo ressurreto não foi impedido por portas fechadas (cf vv 7,8n).

N.Hom. Cristo abre as portas trancadas por causa do medo e incredulidade, quando Ele se apresenta:

1) Vivo;
2) Visível;
3) Compartilhando Sua paz (vv 19.21);
4) Compartilhando Sua missão (vv 19,21b);
5) Junto com o poder e autoridade do Espírito (vv 22b,23). Cf 1 Co 
16:9; Ap 3:7.


20:21 Enviou (gr apostellô)... Envio (gr pempo). Cristo, o Apóstolo do Pai, (Hb 3:1) foi comissionado para trazer o dom da salvação pelo sacrifício de Si mesmo (3:17). Seus discípulos são enviados para continuar e levar a termo essa missão no mundo ajuntando os convertidos na Igreja de Cristo. Paz surge da convicção que Cristo está vivo e que Ele pagou toda a dívida do pecado (14:27; 16:33).

20:22 Soprou. Lembra-nos do começo da vida humana em Éden (Gn 2:7). Vida natural e espiritual dependem do sopro (o Espírito) de Deus.

20:23 Perdoados...retidos. No grego ambas estão no tempo perfeito. O discípulo não pode perdoar ou reter pecados (1 Tm 2:5), mas pela revelação profética e pelas Escrituras pode assegurar ao pecador que já foi perdoado ou condenado por Deus (cf At 5:4,9; 8:23).


A Incredulidade de Tomé
20:24-25


20:24 Dídimo, i.e., gêmeo (11:16). Tomé era homem moderno, cientista e mui consciente da possibilidade de ser enganado por uma visão ou alucinação. Para ele a ressurreição precisava ser confirmada pelos sentidos.


Jesus Aparece novamente 

aos Discípulos
20:26-29


20:26 Pôs-se no meio. Mesmo depois da ascensão, a presença espiritual de Cristo se espera na reunião dos crentes (1 Co 16:22; Ap 1:13; 2:1; 3:20).

20:27 As marcas da cruz revelam quem Jesus realmente era (8:28).









John 20
28 And Thomas answered and said unto him, 
My LORD and my God. 

29 Jesus saith unto him, Thomas, 
because thou hast seen me, thou hast believed: 
blessed are they that have not seen, 
and yet have believed. 



Juan 20
28 Entonces Tomás respondió, y díjole: ­
Señor mío, y Dios mío! 

29 Dícele Jesús: Porque me has visto, Tomás, creiste: bienaventurados los que no vieron y creyeron. 



João 20
28 Tomé respondeu, e disse-lhe: 
Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; 
bem-aventurados os que não viram e creram. 




20:28,29 Deus meu. Estas palavras vão muito além da mera identificação de Cristo com o Mestre que Tomé seguira anteriormente. A fé de outras gerações partirá não da vista, mas do testemunho dos discípulos.




O Objetivo deste Evangelho


20:31 A finalidade do evangelho é dupla: 1) intelectual, i.e., convencer o leitor que Jesus, Homem perfeito, é o Messias que cumpriu as promessas e esperanças de Israel, e o Filho de Deus que  cumpriu o destino da humanidade; 2) espiritual, compartilhar por essa fé a vida eterna pelo Seu nome.







English - [KJV]






Español - [RV 1909]


 21




Português - [JFA]

 21





commentary photo: Commentary Commentary.png


Jesus Aparece a Sete Discípulos


Mar de Tiberíades (ou, Mar da Galiléia)



Cap. 21, é evidentemente um pós-escrito. Pelo estilo podemos estar seguros que o autor foi João, o autor do evangelho.



21:1 Tiberíades, i.e., o Mar da Galileia.

21:3 Vou pescar. Esta narrativa ilustra a ineficácia de pescar homens (Mt 4:19) sem o Cristo ressuscitado estar presente (15:5). Logo que Ele veio e os discípulos obedeceram Suas ordens, o sucesso foi imediato e tremendo (v 6).

21:5 Filhos (gr paidia). Termo só usado por João aqui e em 1 Jo 2:12,18.


21:7 É o Senhor. O discípulo amado foi o primeiro a reconhecer que era Cristo (cf 20:8,16n). Despido, i.e., trajava apenas a indumentária interna.

21:8 Duzentos côvados seria cerca de 96m.

21:11 Cento e cinquenta e três. Jerônimo achou que este era o número de variedades de peixes; simbolizava a universalidade de evangelização pelos apóstolos.

Galilee fish



21:13 Jesus, tomou...deu. Cf 6:11. O Filho de Deus que preparou este saboroso almoço matinal naturalmente o serve  (Mc 10:45; Jo 13:1-10).

21:14 Terceira vez. Isto é, que Jesus apareceu a grupos (20:19ss; 20:26ss). Durante os quarenta dias entre a ressurreição e a ascensão os quatro evangelhos relatam dez encontros de Jesus com:

1) Maria, Mc 16:9-11; Jo 20:11-18);
2) As mulheres (Mt 28:8-10;
3) Pedro (Lc 24:34; 1 Co 15:5);
4) Dois discípulos (Lc 24:13-32;
5) Dez discípulos (Lc 24:36-43; Jo 20:19-25);
6) Os onze apóstolos (Jo 20:26-31; 1 Co 15:5)
7) A sete no Mar da Galiléia (Jo 21);
8) Os apóstolos e mais de 500 irmãos (Mt 28:16-20; 1 Cor 15:6);
9) Tiago (1 Co 15:7);
10) Quando Jesus subiu ao céu (Lc 24:44-53; At 1:3-12).


Pedro é Interrogado

21:15

21:15 Estes outros tem sentido duplo: 1) Coisas da profissão e 2) Pessoas. Pedro amaria a Cristo mais do que os outros discípulos?

21:16

21:17

21:17 Me amas (gr phileõ “ser amigo”). Após usar agapõ “amar desinteressadamente”, duas vezes, Jesus passa a usar a palavra que Pedro usou três vezes.


21:18,19 Era mais moço, i.e., quando o discípulo pensava apenas em sua própria vontade. Velho, seria quando Deus dirigiria a vida até a morte. Estenderia as mãos. Jesus profetizou a morte de Pedro pela crucificação o que aconteceu entre 64-67 d.C. por ordem de Nero.

21:21 Este. É o discípulo amado que deu testemunho neste evangelho (v 24).


21:22,23 Uma das razões principais pelo acréscimo deste pós-escrito era para desmentir esse mal entendido. Cristo não quer que Sua vinda seja motivo de especulações (At 1:7; 2 Pe 3:10).


  












Lovest Thou Me

   




Juan 21:1-14

    




 Evangelho de João Capítulo 21

  











Lord I Lift Your Name on High 

(Senhor Eu Elevo Teu Nome nas Alturas)







Lord I Lift Your Name on High –
(Senhor Eu Elevo Teu Nome nas Alturas)











Lovest Thou Me ?

(Amas-me Mais ?)











ANÁLISE

O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).

Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.

Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).

Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através  de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.

Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).


(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo 
(cf João 1:1ss)

         AUTOR


Embora o quarto evangelho em parte alguma dê definidamente o nome de seu escritor, pouca dúvida existe de que João, “o discípulo amado”, foi o seu autor. Somente uma testemunha ocular dentre o círculo mais íntimo dos seguidores do Senhor (cf 12:16; 13:29) poderia fornecer os detalhes íntimos que aparecem no livro. Outrossim, o relato especial e algumas vezes indireto da participação de João parece confirmar igualmente e sua autoria (1:37-40; 19:26; 20:2,4,8; 21:20,23,24). O fragmento de uma antiga cópia, que data do início do segundo século, indica que o original, naturalmente, é mais antigo ainda e pertencente ao período da vida de João. Os eruditos conservadores situam-no depois da escrita dos outros evangelhos, ou seja, algum tempo entre 69 d.C. (antes da queda de Jerusalém) e 90 d.C.



 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JOHN

Notes on John




Notes on
John
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-18

A. The preincarnate Word 1:1-5
B. The witness of John the Baptist 1:6-8
C. The appearance of the Light 1:9-13
D. The incarnation of the Word 1:14-18

II. Jesus' public ministry 1:19—12:50

A. The prelude to Jesus' public ministry 1:19-51

1. John the Baptist's veiled testimony to Jesus 1:19-28
2. John the Baptist's open identification of Jesus 1:29-34
3. The response to John the Baptist's witness 1:35-42
4. The witness of Andrew and Philip 1:43-51

B. Jesus' early Galilean ministry 2:1-12

1. The first sign: changing water to wine 2:1-11
2. Jesus' initial stay in Capernaum 2:12

C. Jesus' first visit to Jerusalem 2:13—3:36

1. The first cleansing of the temple 2:13-22
2. Initial response to Jesus in Jerusalem 2:23-25
3. Jesus' conversation with Nicodemus 3:1-21
4. John the Baptist's reaction to Jesus' ministry 3:22-30
5. The explanation of Jesus' preeminence 3:31-36

D. Jesus' ministry in Samaria 4:1-42

1. The interview with the Samaritan woman 4:1-26
2. Jesus' explanation of evangelistic ministry 4:27-38
3. The response to Jesus in Samaria 4:39-42

E. Jesus' resumption of His Galilean ministry 4:43-54

1. Jesus' return to Galilee 4:43-45
2. The second sign: healing the official's son 4:46-54

F. Jesus' second visit to Jerusalem ch. 5

1. The third sign: healing the paralytic 5:1-9
2. The antagonism of the Jewish authorities 5:10-18
3. The Son's equality with the Father 5:19-29
4. The Father's witness to the Son 5:30-47

G. Jesus' later Galilean ministry 6:1—7:9

1. The fourth sign: feeding the 5,000 6:1-15
2. The fifth sign: walking on the water 6:16-21
3. The bread of life discourse 6:22-59
4. The responses to the bread of life discourse 6:60—7:9

H. Jesus' third visit to Jerusalem 7:10—10:42

1. The controversy surrounding Jesus 7:10-13
2. Jesus' ministry at the Feast of Tabernacles 7:14-44
3. The unbelief of the Jewish leaders 7:45-52
[ 4. The woman caught in adultery 7:53—8:11 ]
5. The light of the world discourse 8:12-59
6. The sixth sign: healing a man born blind ch. 9
7. The good shepherd discourse 10:1-21
8. The confrontation at the Feast of Dedication 10:22-42

I. The conclusion of Jesus' public ministry chs. 11—12

1. The seventh sign: raising Lazarus 11:1-44
2. The responses to the raising of Lazarus 11:45-57
3. Mary's anointing of Jesus 12:1-8
4. The official antagonism toward Lazarus 12:9-11
5. Jesus' triumphal entry 12:12-19
6. Jesus' announcement of His death 12:20-36
7. The unbelief of Israel 12:37-50

III. Jesus' private ministry chs. 13—17

A. The Last Supper 13:1-30

1. Jesus' washing of the disciples' feet 13:1-20
2. Jesus' announcement of His betrayal 13:21-30

B. The Upper Room Discourse 13:31—16:33

1. The new commandment 13:31-35
2. Peter's profession of loyalty 13:36-38
3. Jesus' comforting revelation in view of His departure 14:1-24
4. The promise of future understanding 14:25-31
5. The importance of abiding in Jesus 15:1-16
6. The warning about opposition from the world 15:17-27
7. The clarification of the future 16:1-24
8. The clarification of Jesus' destination 16:25-33

C. Jesus' high priestly prayer ch. 17

1. Jesus' requests for Himself 17:1-5
2. Jesus' requests for the Eleven 17:6-19
3. Jesus' requests for future believers 17:20-26

IV. Jesus' passion ministry chs. 18—20

A. Jesus' presentation of Himself to His enemies 18:1-11
B. Jesus' religious trial 18:12-27

1. The arrest of Jesus and the identification of the high priests 18:12-
14
2. The entrance of two disciples into the high priest's courtyard and
Peter's first denial 18:15-18
3. Annas' interrogation of Jesus 18:19-24
4. Peter's second and third denials of Jesus 18:25-27

C. Jesus' civil trial 18:28—19:16

1. The Jews' charge against Jesus 18:28-32
2. The question of Jesus' kingship 18:33-38a
3. The Jews' request for Barabbas 18:38b-40
4. The sentencing of Jesus 19:1-16

D. Jesus' crucifixion 19:17-30

1. Jesus' journey to Golgotha 19:17
2. The men crucified with Jesus 19:18
3. The inscription over Jesus' cross 19:19-22
4. The distribution of Jesus' garments 19:23-24
5. Jesus' provision for His mother 19:25-27
6. The death of Jesus 19:28-30

E. The treatment of Jesus' body 19:31-42

1. The removal of Jesus' body from the cross 19:31-37
2. The burial of Jesus 19:38-42

F. Jesus' resurrection 20:1-29

1. The discovery of Peter and John 20:1-9
2. The discovery of Mary Magdalene 20:10-18
3. The appearance to the Eleven minus Thomas on Easter evening
20:19-23
4. The transformed faith of Thomas 20:24-29

G. The purpose of this Gospel 20:30-31

V. Epilogue ch. 21

A. Jesus' appearance to seven disciples in Galilee 21:1-14
B. Jesus' teachings about motivation for service 21:15-23
C. The writer's postscript 21:24-25











 









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