BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
referente ao dia 3 de novembro
João, 1:1 - 1:51
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation,
and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu;
que es la palabra de Dios;
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação,
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
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NOVEMBER
New Testament
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Romans
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Romans
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1 Corinthians
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1 Corinthians
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30
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1 Corinthians
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NOVIEMBRE
Nuevo Testamento
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1º
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Lucas
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Novo Testamento
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CAPÍTULO
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1º
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Lucas
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João
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Romanos
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1 Coríntios
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1 Coríntios
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(Introdução)
JOÃO
Filho
de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era
um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.
Evangelho de João: “Evangelho da Fé”
Quarto livro do Novo Testamento e
quarto dos Evangelhos. Foi escrito
pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta
razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse
Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos
versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.
Fonte:
Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
João, 1:1 - 1:51
REVELAÇÃO DA PALAVRA NA ETERNIDADE, 1.1,2
REVELAÇÃO DA PALAVRA NA CRIAÇÃO, 1.3,4,9
REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-51
ESBOÇO
I. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA ETERNIDADE, 1.1,2
II. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA CRIAÇÃO, 1.3,4,9
III. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25
I. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA ETERNIDADE, 1.1,2
A Preexistência da Palavra, 1.1,2
II. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA CRIAÇÃO, 1.3,4,9
A Encarnação da Palavra, 1.3,4,9
III. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25
O Lato Testemunho do Prólogo, 1.9-14,
16-18
O Testemunho Coroador da Antiga Dispensação, 1:5-8, 15, 19-28
O testemunho de João Batista, 1:15, 19-28
O Testemunho Inicial da Nova
Dispensação, 1:29-51
João Batista torna a repetir o seu testemunho, 1.29-31
Dois discípulos de João seguem a Jesus,
1:35-42
Filipe e Natanael, 1.43-51
(...)
1:1 No Princípio. Antes da criação (cf Gn 1:1). Verbo (gr logos). Não denota o logos de
Platão que significava a idéia universal e absoluta, nem de Filon que
identificava o logos com a sabedoria
de Deus. Logos para João é uma
pessoa, que comunica a realidade de Deus aos homens pela Sua encarnação e
sacrifício na cruz. Logos. Servia e
termo de ponte entre o mundo grego e
judaico. Sendo Deus, o Logos é a
perfeita expressão de Deus. A revelação no A.T. era perfeita mas incompleta; no
N.T. é perfeita e completa (cf 14:9; Hb 1:1,2). O Verbo era Deus. A falta do artigo no original não quer dizer “um
deus” mas que o Verbo tinha a natureza divina. “O Filho está destacado da
Trindade, mas a Trindade toda não é o Verbo”.
1:3 A atuação de Cristo na criação também se encontra em Cl 1:16,17.
1:5 A luz. É identificada com a vida que Deus
compartilha: é o contrário de trevas, existência sem Deus que equivale à morte
eterna. A luz não pode ser vencida pelo mal, absolutamente (1 Jo 2:8).
1:6,7 Um homem. Foi João o Batizador quem primeiro
apontou Jesus aos homens como luz e foi através da fé desses homens que outros
vieram a crer (cf 5:35).
1:9 Verdadeira luz. Cristo e só Ele, vindo ao mundo,
ilumina a todo homem. Não há salvação das trevas à parte dEle (At 4:12).
1:11 Seu e os
seus. “Seu”, no grego, significa “sua casa”: “Seus” significa Seu povo.
Mesmo rejeitado pela maioria de Israel, Cristo se oferece a todos entre os
quais alguns O recebem.
1:12 Filhos de Deus. Ninguém nasce de Deus pelo primeiro
nascimento, (o carnal). Filiação se limita aos que creem e recebem a Cristo.
1:14 O verbo se fez carne. O eterno Filho, o Verbo de Deus, se
encarnou como homem (cf Rm 8:3). Esta verdade essencial nega terminantemente a
heresia gnóstica que afirmava que a encarnação não foi real (cf 1 João 4:2,3). Habitou, gr skênoô “tabernaculou”. Em Cristo vemos a realidade da glória
divina, o zelo de Deus em se aproximar dos homens mesmo sendo pecadores. Graça. Favor de deus não merecido. Verdade. A fidelidade de Deus.
1:18 Deus unigênito. Esta é uma declaração clara da
deidade de Jesus Cristo. No seio. Modo
hebraico de indicar proximidade de amigos (13:23,25).
1:21 Elias. Ml 4:5 deu origem à esperança do
reaparecimento de Elias (cf Mt 11:14,18; 17:9-13).
1:22 A comissão enviada do Sinédrio não procurou o nome, mas a
pretensão de João, que se enquadra na profecia de Is 40:3.
1:25 O profeta. A comissão indaga se João seria o
cumprimento de Dt 18:18.
1:29 Cordeiro de Deus, i.e. providenciado por Deus (cf Gn
22:8; Rm 8:32). Esta frase ganhou significado para o judeu, do cordeiro pascal
(Êx 12; Nm 9), do Servo Sofredor que, como cordeiro, é levado ao matadouro (Is
53:7,8,12) e do sacrifício diário no templo.
1:30 Antes de mim. João declara a preexistência de Jesus
Cristo.
1:31 A finalidade do batismo de João era de preparar um povo submisso
ao vindouro Rei messiânico (1:49; At 19:4).
1:33 João batizou publicamente para confirmar o arrependimento. Jesus,
o Filho de Deus (v 34) batizará em ou
com o Espírito (3:3,5).
1:35,37 Dois...discípulos. Um era André (v 40). O outro, segundo
opinião corrente, teria sido o autor deste evangelho. Seguiram. Significa seguir literalmente. Os vv 40ss referem-se ao
discipulado.
1:39
N.Hom. Passos para os
discipulados:
1) Vir a Cristo (Mt 11:28-30);
2) Ver o Pai por Seu intermédio (Jo
14:9);
3) Estar com e nEle (Jo 15:2,4-10).
1:41 Messias. Vocábulo aramaico que, como “Cristo”,
significa “Rei ungido” (cf 4:25; Dn 9:25,26; Sl 2:7).
1:43-51 N.Hom. Como Testemunhar:
1) Dar a maior importância à pessoa de
Cristo (v 36);
2) Apelar aos amigos (v 41,45);
3) Convidar outros após sentir a emoção
da descoberta pessoal (v 45);
4) Não debater apenas com argumentos
mas com desafio à investigação
(v 46);
5) Não perder tempo.
"El Testimonio de Juan Acerca del Cordero de Dios"
- Juan 1:18-34
- Juan 1:18-34
Evangelho de João Capítulo 1
1) JESUS CHRIST - The Lamb of God:
He is Our Passover Lamb !
- (Exodus 12:3-11 with John 1:29) and Isaiah 53:7; 1 Corinthians 5:7-8;
1 Peter 1:18,19; 2:24; Revelation 7:14...)
2) JESUS CHRIST - Passion and Death:
Lamb of God - (Cordeiro de Deus)
3) JESUS CHRIST: Blessed Be The Fountain -
(Bendito Cordeiro - Alvos Mais que a Neve -
Grande Fue La Gracia de Dios)
https://gospelhymns.blogspot.com/2009/06/blessed-be-fountain-bendito-cordeiro.html
ANÁLISE
O quarto evangelho declara francamente
o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros
sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o
Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”
(20:30,31).
Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande
clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé:
“Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a
prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero
homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da
Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
Os hebreus, esperando pelo seu Messias
vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de
Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas
provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três
anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de
Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou
ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como
o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única
esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada
em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho
do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações
de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego
de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres
revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a
fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios
inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao
sofrimento da cruz (18:5,6).
Procurando salvar o homem do pecado e
da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno
fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através de Sua graça, homens caídos se tornam
qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas
mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das
profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até
mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável
legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.
Estendendo-se de eternidade a
eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos
gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e
crucificado Logos (*).
(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de
Jesus Cristo (cf João 1:1ss)