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segunda-feira, 17 de novembro de 2014

11 - NOVEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 2D of 5)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 



&

Leitura Bíblica 
referente ao dia 4 de novembro
João, 4:4-54

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
NOVEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Luke
21 22
2
Luke
23 24
3
John
1 2 3
4
John
4 5
5
John
6 7
6
John
8 9
7
John
10 11
8
John
12 13
9
John
14 15 16
10
John
17 18
11
John
19 20 21
12
Acts
1 2 3
13
Acts
4 5 6
14
Acts
7 8
15
Acts
9 10
16
Acts
11 12 13
17
Acts
14 15 16
18
Acts
17 18
19
Acts
19 20
20
Acts
21 22
21
Acts
23 24 25
22
Acts
26 27 28
23
Romans
1 2 3
24
Romans
4 5 6 7
25
Romans
8 9 10
26
Romans
11 12 13 14
27
Romans
15 16
28
1 Corinthians
1 2 3 4
29
1 Corinthians
5 6 7 8
30
1 Corinthians
9 10 11
       


  

Spain


NOVIEMBRE

Nuevo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
Juan
1 2 3
4
Juan
4 5
5
Juan
6 7
6
Juan
8 9
7
Juan
10 11
8
Juan
12 13
9
Juan
14 15 16
10
Juan
17 18
11
Juan
19 20 21
12
Hechos
1 2 3
13
Hechos
4 5 6
14
Hechos
7 8
15
Hechos
9 10
16
Hechos
11 12 13
17
Hechos
14 15 16
18
Hechos
17 18
19
Hechos
19 20
20
Hechos
21 22
21
Hechos
23 24 25
22
Hechos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Corintios
1 2 3 4
29
1 Corintios
5 6 7 8
30
1 Corintios
9 10 11
      
  




Portugal


NOVEMBRO

Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
João
1 2 3
4
João
4 5
5
João
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João
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7
João
10 11
8
João
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9
João
14 15 16
10
João
17 18
11
João
19 20 21
12
Atos
1 2 3
13
Atos
4 5 6
14
Atos
7 8
15
Atos
9 10
16
Atos
11 12 13
17
Atos
14 15 16
18
Atos
17 18
19
Atos
19 20
20
Atos
21 22
21
Atos
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22
Atos
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23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Coríntios
1 2 3 4
29
1 Coríntios
5 6 7 8
30
1 Coríntios
9 10 11
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America






Palestina no Tempo do Novo Testamento









 Localizada entre os Mts. Gerizim (esquerda) e Ebal (direita). 




Ministério de Jesus na Galiléia






I. JOÃO





JOÃO


Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.


Evangelho de João: “Evangelho da Fé”


Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.



Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família

















João, 4:4-54


III. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25


1. Discurso (a Samaritana): Cristo, a Água da Vida
João 4:4-42

        

a) Jesus e a mulher  samaritana
João 4:4-42




2. A cura do filho de um oficial do rei, 4.46-54






English - [KJV]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Português - [JFA]

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




      ESBOÇO


(...)

REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25

(...)

Os Grandes Sinais e os Discursos Públicos, 2.1-12.11

(...)

Discurso (a Samaritana): Cristo, a Água da Vida, 4.4-42
A mulher samaritana, 4.4-18
A verdadeira adoração, 4.19-30
A ceifa e os ceifeiros, 4.31-38


Muitos samaritanos creem em Jesus, 4.39-42



Terceiro Sinal: Curando à Distância, 4.43-54
Jesus volta à Galileia, 4.43-45
A cura do filho de um oficial do rei, 4.46-54







commentary photo: Commentary Commentary.png


Jesus e a Mulher Samaritana





4:2 Jesus mesmo não batizava. Os evangelhos frisam que Cristo batizaria com o Espírito Santo não com água (Mt 3:11; Lc 3:16).

4:4 Necessário... A rota normal dos judeus circundava a província de Samaria seguindo o vale do Jordão para o norte. Jesus põe em prática At 1:8. Começa Seu ministério em Jerusalém (Cap 3) passa para Judéia (3:22-36); em seguida leva as boas novas a Samaria e depois entra em contato com o mundo gentio (4:46-54).


4:5 Sicar. Os arqueólogos a identificam com Siquém (cf Gn 33:19).

4:6 Cansado. A humanidade de Jesus é notável nesta passagem. Ele se cansa, tem sede (v 7) e fome (8:31). Hora sexta – meio dia.



4:7 Jesus se desassocia dos costumes da época:

1) Fala com uma mulher – os fariseus evitavam qualquer contato com mulheres não parentes.

2) Teve contato com uma samaritana – na opinião dos rabinos todos os samaritanos eram ritualmente imundos.

3) Ensinou uma mulher – os fariseus opinaram que seria melhor queimar a Torá (a Lei de Deus) do que entrega-la a uma mulher.

N. Hom. Jesus Ganhador de Almas:

1) Abre o diálogo fazendo um pedido;

2) Suscita curiosidade (v 9);

3) Provoca interesse profundo (v 10);

4) Transforma o interesse em convicção de pecado (vv 16-18; cf Lc 5:8);

5) Revela que Ele é (vv 19,26);

6) Cria o desejo de testemunhar (vv 28,29).


Jesus, a Água da Vida


4:10 Água viva. No sentido natural significava água potável que flui de fonte ou dentro dum poço. Espiritualmente significa a salvação (“dom de Deus”) em Cristo, fonte de vida eterna a jorrar (v 14; cf 19:34) naqueles que vêm para Ele e creem nele (7:37,38). A água simboliza o Espírito Santo em 7:39.





4:12 Jacó Cf 1:47,48n. O poço dado por Jacó, com cerca de 30m de profundidade, tinha suma importância para o sustento da vida física. Cristo, o verdadeiro Israel (cf Gn 32:28) e príncipe com Deus, é o único sustentador da vida eterna (Cl 1:13,17).


Isaiah 55:1


4:14 Jesus cumpre as promessas messiânicas (cf Is 12:3; 35:7; 49:10; 55:1...).

4:15 Como Nicodemos (3:4,9) a mulher pensa em termos materiais. Uma vez convicta do seu pecado (vv 16-18) o modo de pensar mudou.

4:19 É profeta. Cf Dt 18:15,18.

4:20 Neste monte. Seria Gerizim, o monte de bênção (Dt 11:29; 27:12) onde os samaritanos instalaram um templo rival e culto alheio ao de Jerusalém.


A Verdadeira Adoração





4:21,23 A hora vem...e já chegou. Denota a nova era messiânica inaugurada por meio da nova aliança tornada válida no sacrifício de Jesus Cristo (Hb 9:11-28).

N. Hom. A Verdadeira Adoração:

1) A questão do local é insignificante (v 21; At 7:48ss).

2) O objeto – é o Deus que se revela na história, na Bíblia e sumamente em Cristo.

3) O modo:

a) em espírito (Jo 3:5,6; 14:17; 16:13);
b) em verdade (Jo 8:32; 14:6; 17:17).

4:34 A comida ou sustento de Cristo, é sua vida entregue totalmente à vontade do Pai (6:55; Mt 4:4; Dt 8:3; Sl 40:6-8; Hb 10:5-7). Realizar (gr teleiõsõ, “consumar”), Cf 19:30 com 9:4 e 17:4.



4:35 Campos...branquejam. Jesus fala dos samaritanos vindos para ouvir a mensagem da salvação (cf At 8:5,6).



4:36,37 Um é o semeador. Indica o próprio Cristo que semeia Sua vida na morte (para produzir “muito fruto” (2:24).

4:38 Outros trabalharam. Historicamente os patriarcas e profetas do A.T. prepararam o solo. Presentemente era o Senhor que semeou as boas novas entre os samaritanos. Os discípulos são convocados a ceifar o fruto na hora (cf At 8:4-25; Am 9:13).


4:39,42 Contato pessoal com Cristo é essencial para a fé madura. Salvador do mundo. Esta frase rara aparece também em 1 Jo 4:14. Ainda que “a salvação vem dos judeus” (v 22) os samaritanos reconheceram que a salvação de Cristo se estende para toda raça (cf Is 45:2,3).

N. Hom. Três Passos da Fé

1) Crer pelo testemunho de outros (v 39);

2) Crer por experiência própria (v 42s);

3) Crer permanecendo com Cristo (15:4-10).


Galileia


Jesus volta à Galileia

4:44 Sua própria terra. Provavelmente Galileia (Mt 13:54,57); Mc 6:1,4 etc.). Não têm honras. Jesus foi para Galileia para evitar choques precipitados com Seus inimigos na Judéia.

A cura do filho de um oficial do rei


4:46 Oficial (gr basilikos. Josefo usa este termo para qualquer servo do rei). Talvez fosse gentio (cf 4:4n). Teria sido Cuza, procurador de Herodes (Lc 8:3), ou Manaém, colaço do mesmo (At 13:1)?

4:48 Jesus era ciente da fé superficial do oficial e da multidão em volta, fé essa que dependia de vistas (20:29).

4:50 Jesus não entra em contato direto com gentios necessitados (cf 12:20s; Mc 7:24-30; Mt 8:5-13; Lc 7:1-10); cura-os à distância.





4:52 Ontem à hora sétima. Se foi a hora romana seria às 19 horas, que explicaria a demora do pai em voltar para casa.











Jesus and Samaritan Woman at the Wel



Dilema of Faith - John 4:46-54





La Samaritana y Ele Agua de Vida
Juan 4:12-16





Evangelho de João , Capítulo 4 


















Springs of Living Water

Words & Music: John W. Peterson



1) English

1. I thirsted in the barren land of sin and shame,
And nothing satisfying there I found;
But to the blessed cross of Christ one day I came,
Where springs of living water did abound.

Refrain

Drinking at the springs of living water,
Happy now am I, my soul they satisfy;
Drinking at the springs of living water,
O wonderful and bountiful supply.

2. How sweet the living water from the hills of God,
It makes me glad and happy all the way;
Now glory, grace and blessing mark the path I've trod,
I'm shouting Hallelujah every day.

3. O sinner, won't you come today to Calvary?
A fountain there is flowing deep and wide;
The Saviour now invites you to the water free,
Where thirsting spirits can be satisfied.


2) Português

1. Andava triste cego; era pecador.
Não tinha para mim satisfação.
Mas quando fui à cruz de Cristo, o Salvador,
A paz de Deus encheu meu coração.


Refrão

Eu bebi então da água viva,
Fonte divinal, água eternal.
Sim bebi então da água viva,
Fonte d’água viva celestial.


2. O doce manancial de Deus jorrando está.
Felicidade e gozo já me deu.
Um dia junto a Jesus, minh’alma irá,
 por isso, “Aleluia” canto eu.

3. Ó pecador, por que a Cristo não chegar?
Jesus convida: “Vinde vós a mim.”
Dá água viva livremente já tomar,
e sede não terás até o fim.





ANÁLISE

O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).
Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).
Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através  de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.
Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).


(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo (cf João 1:1ss)

         AUTOR


Embora o quarto evangelho em parte alguma dê definidamente o nome de seu escritor, pouca dúvida existe de que João, “o discípulo amado”, foi o seu autor. Somente uma testemunha ocular dentre o círculo mais íntimo dos seguidores do Senhor (cf 12:16; 13:29) poderia fornecer os detalhes íntimos que aparecem no livro. Outrossim, o relato especial e algumas vezes indireto da participação de João parece confirmar igualmente e sua autoria (1:37-40; 19:26; 20:2,4,8; 21:20,23,24). O fragmento de uma antiga cópia, que data do início do segundo século, indica que o original, naturalmente, é mais antigo ainda e pertencente ao período da vida de João. Os eruditos conservadores situam-no depois da escrita dos outros evangelhos, ou seja, algum tempo entre 69 d.C. (antes da queda de Jerusalém) e 90 d.C.



 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JOHN

Notes on John




Notes on
John
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-18

A. The preincarnate Word 1:1-5
B. The witness of John the Baptist 1:6-8
C. The appearance of the Light 1:9-13
D. The incarnation of the Word 1:14-18

II. Jesus' public ministry 1:19—12:50

A. The prelude to Jesus' public ministry 1:19-51

1. John the Baptist's veiled testimony to Jesus 1:19-28
2. John the Baptist's open identification of Jesus 1:29-34
3. The response to John the Baptist's witness 1:35-42
4. The witness of Andrew and Philip 1:43-51

B. Jesus' early Galilean ministry 2:1-12

1. The first sign: changing water to wine 2:1-11
2. Jesus' initial stay in Capernaum 2:12

C. Jesus' first visit to Jerusalem 2:13—3:36

1. The first cleansing of the temple 2:13-22
2. Initial response to Jesus in Jerusalem 2:23-25
3. Jesus' conversation with Nicodemus 3:1-21
4. John the Baptist's reaction to Jesus' ministry 3:22-30
5. The explanation of Jesus' preeminence 3:31-36

D. Jesus' ministry in Samaria 4:1-42

1. The interview with the Samaritan woman 4:1-26
2. Jesus' explanation of evangelistic ministry 4:27-38
3. The response to Jesus in Samaria 4:39-42

E. Jesus' resumption of His Galilean ministry 4:43-54

1. Jesus' return to Galilee 4:43-45
2. The second sign: healing the official's son 4:46-54

F. Jesus' second visit to Jerusalem ch. 5

1. The third sign: healing the paralytic 5:1-9
2. The antagonism of the Jewish authorities 5:10-18
3. The Son's equality with the Father 5:19-29
4. The Father's witness to the Son 5:30-47

G. Jesus' later Galilean ministry 6:1—7:9

1. The fourth sign: feeding the 5,000 6:1-15
2. The fifth sign: walking on the water 6:16-21
3. The bread of life discourse 6:22-59
4. The responses to the bread of life discourse 6:60—7:9

H. Jesus' third visit to Jerusalem 7:10—10:42

1. The controversy surrounding Jesus 7:10-13
2. Jesus' ministry at the Feast of Tabernacles 7:14-44
3. The unbelief of the Jewish leaders 7:45-52
[ 4. The woman caught in adultery 7:53—8:11 ]
5. The light of the world discourse 8:12-59
6. The sixth sign: healing a man born blind ch. 9
7. The good shepherd discourse 10:1-21
8. The confrontation at the Feast of Dedication 10:22-42

I. The conclusion of Jesus' public ministry chs. 11—12

1. The seventh sign: raising Lazarus 11:1-44
2. The responses to the raising of Lazarus 11:45-57
3. Mary's anointing of Jesus 12:1-8
4. The official antagonism toward Lazarus 12:9-11
5. Jesus' triumphal entry 12:12-19
6. Jesus' announcement of His death 12:20-36
7. The unbelief of Israel 12:37-50

III. Jesus' private ministry chs. 13—17

A. The Last Supper 13:1-30

1. Jesus' washing of the disciples' feet 13:1-20
2. Jesus' announcement of His betrayal 13:21-30

B. The Upper Room Discourse 13:31—16:33

1. The new commandment 13:31-35
2. Peter's profession of loyalty 13:36-38
3. Jesus' comforting revelation in view of His departure 14:1-24
4. The promise of future understanding 14:25-31
5. The importance of abiding in Jesus 15:1-16
6. The warning about opposition from the world 15:17-27
7. The clarification of the future 16:1-24
8. The clarification of Jesus' destination 16:25-33

C. Jesus' high priestly prayer ch. 17

1. Jesus' requests for Himself 17:1-5
2. Jesus' requests for the Eleven 17:6-19
3. Jesus' requests for future believers 17:20-26

IV. Jesus' passion ministry chs. 18—20

A. Jesus' presentation of Himself to His enemies 18:1-11
B. Jesus' religious trial 18:12-27

1. The arrest of Jesus and the identification of the high priests 18:12-
14
2. The entrance of two disciples into the high priest's courtyard and
Peter's first denial 18:15-18
3. Annas' interrogation of Jesus 18:19-24
4. Peter's second and third denials of Jesus 18:25-27

C. Jesus' civil trial 18:28—19:16

1. The Jews' charge against Jesus 18:28-32
2. The question of Jesus' kingship 18:33-38a
3. The Jews' request for Barabbas 18:38b-40
4. The sentencing of Jesus 19:1-16

D. Jesus' crucifixion 19:17-30

1. Jesus' journey to Golgotha 19:17
2. The men crucified with Jesus 19:18
3. The inscription over Jesus' cross 19:19-22
4. The distribution of Jesus' garments 19:23-24
5. Jesus' provision for His mother 19:25-27
6. The death of Jesus 19:28-30

E. The treatment of Jesus' body 19:31-42

1. The removal of Jesus' body from the cross 19:31-37
2. The burial of Jesus 19:38-42

F. Jesus' resurrection 20:1-29

1. The discovery of Peter and John 20:1-9
2. The discovery of Mary Magdalene 20:10-18
3. The appearance to the Eleven minus Thomas on Easter evening
20:19-23
4. The transformed faith of Thomas 20:24-29

G. The purpose of this Gospel 20:30-31

V. Epilogue ch. 21

A. Jesus' appearance to seven disciples in Galilee 21:1-14
B. Jesus' teachings about motivation for service 21:15-23
C. The writer's postscript 21:24-25













 










Atlas Bíblico







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