BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
referente ao dia 4 de novembro
João, 4:4-54
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation,
and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu;
que es la palabra de Dios;
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação,
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
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NOVEMBER
New Testament
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1 Corinthians
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Nuevo Testamento
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1º
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Lucas
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Juan
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Novo Testamento
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CAPÍTULO
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1º
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Lucas
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Romanos
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1 Coríntios
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1 Coríntios
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(Introdução)
JOÃO
Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.
Evangelho de João: “Evangelho da Fé”
Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.
Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
ESBOÇO
(...)
REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25
(...)
Os Grandes Sinais e os Discursos
Públicos, 2.1-12.11
(...)
Discurso (a Samaritana): Cristo, a Água da Vida, 4.4-42
A mulher samaritana, 4.4-18
A verdadeira adoração, 4.19-30
A ceifa e os ceifeiros, 4.31-38
Muitos samaritanos creem em Jesus, 4.39-42
Terceiro Sinal: Curando à Distância, 4.43-54
Jesus volta à Galileia, 4.43-45
A cura do filho de um oficial do rei, 4.46-54
Jesus e a Mulher Samaritana
4:2 Jesus mesmo não batizava. Os evangelhos frisam que Cristo
batizaria com o Espírito Santo não com água (Mt 3:11; Lc 3:16).
4:4 Necessário... A rota normal dos judeus circundava a
província de Samaria seguindo o vale do Jordão para o norte. Jesus põe em
prática At 1:8. Começa Seu ministério em Jerusalém (Cap 3) passa para Judéia
(3:22-36); em seguida leva as boas novas a Samaria e depois entra em contato
com o mundo gentio (4:46-54).
4:5 Sicar. Os arqueólogos a identificam com
Siquém (cf Gn 33:19).
4:6 Cansado. A humanidade de Jesus é notável nesta
passagem. Ele se cansa, tem sede (v 7) e fome (8:31). Hora sexta – meio dia.
4:7
Jesus se desassocia dos
costumes da época:
1) Fala com uma mulher – os fariseus
evitavam qualquer contato com mulheres não parentes.
2) Teve contato com uma samaritana – na
opinião dos rabinos todos os samaritanos eram ritualmente imundos.
3) Ensinou uma mulher – os fariseus
opinaram que seria melhor queimar a Torá (a Lei de Deus) do que entrega-la a
uma mulher.
N.
Hom. Jesus Ganhador de
Almas:
1) Abre o diálogo fazendo um pedido;
2) Suscita curiosidade (v 9);
3) Provoca interesse profundo (v 10);
4) Transforma o interesse em convicção
de pecado (vv 16-18; cf Lc 5:8);
5) Revela que Ele é (vv 19,26);
6) Cria o desejo de testemunhar (vv
28,29).
Jesus, a Água da Vida
4:10
Água viva. No sentido natural
significava água potável que flui de fonte ou dentro dum poço. Espiritualmente
significa a salvação (“dom de Deus”) em Cristo, fonte de vida eterna a jorrar
(v 14; cf 19:34) naqueles que vêm para
Ele e creem nele (7:37,38). A água
simboliza o Espírito Santo em 7:39.
4:12
Jacó Cf 1:47,48n. O poço
dado por Jacó, com cerca de 30m de profundidade, tinha suma importância para o
sustento da vida física. Cristo, o verdadeiro Israel (cf Gn 32:28) e príncipe
com Deus, é o único sustentador da vida eterna (Cl 1:13,17).
4:14
Jesus cumpre as promessas messiânicas
(cf Is 12:3; 35:7; 49:10; 55:1...).
4:15
Como Nicodemos (3:4,9) a mulher pensa
em termos materiais. Uma vez convicta do seu pecado (vv 16-18) o modo de pensar
mudou.
4:19
É profeta. Cf Dt
18:15,18.
4:20
Neste monte. Seria
Gerizim, o monte de bênção (Dt 11:29; 27:12) onde os samaritanos instalaram um
templo rival e culto alheio ao de Jerusalém.
A Verdadeira Adoração
4:21,23
A hora vem...e já chegou.
Denota a nova era messiânica inaugurada por meio da nova aliança tornada válida
no sacrifício de Jesus Cristo (Hb 9:11-28).
N.
Hom. A Verdadeira
Adoração:
1) A questão do local é insignificante
(v 21; At 7:48ss).
2) O objeto – é o Deus que se revela na
história, na Bíblia e sumamente em Cristo.
3) O modo:
a) em espírito (Jo 3:5,6; 14:17;
16:13);
b) em verdade (Jo 8:32; 14:6; 17:17).
4:34
A comida ou sustento de Cristo,
é sua vida entregue totalmente à vontade do Pai (6:55; Mt 4:4; Dt 8:3; Sl
40:6-8; Hb 10:5-7). Realizar (gr
teleiõsõ, “consumar”), Cf 19:30 com 9:4 e 17:4.
4:35
Campos...branquejam. Jesus
fala dos samaritanos vindos para ouvir a mensagem da salvação (cf At 8:5,6).
4:36,37
Um é o semeador. Indica o próprio Cristo que semeia Sua vida na morte
(para produzir “muito fruto” (2:24).
4:38
Outros trabalharam.
Historicamente os patriarcas e profetas do A.T. prepararam o solo.
Presentemente era o Senhor que semeou as boas novas entre os samaritanos. Os
discípulos são convocados a ceifar o fruto na hora (cf At 8:4-25; Am 9:13).
4:39,42
Contato pessoal com Cristo é essencial
para a fé madura. Salvador do mundo.
Esta frase rara aparece também em 1 Jo 4:14. Ainda que “a salvação vem dos
judeus” (v 22) os samaritanos reconheceram que a salvação de Cristo se estende
para toda raça (cf Is 45:2,3).
N.
Hom. Três Passos da Fé
1) Crer pelo testemunho de outros (v
39);
2) Crer por experiência própria (v
42s);
3) Crer permanecendo com Cristo
(15:4-10).
Galileia
Jesus volta à Galileia
4:44
Sua própria terra.
Provavelmente Galileia (Mt 13:54,57); Mc 6:1,4 etc.). Não têm honras. Jesus foi para Galileia para evitar choques
precipitados com Seus inimigos na Judéia.
A cura do filho de um oficial do rei
4:46
Oficial (gr basilikos. Josefo usa este termo para
qualquer servo do rei). Talvez fosse gentio (cf 4:4n). Teria sido Cuza,
procurador de Herodes (Lc 8:3), ou Manaém, colaço do mesmo (At 13:1)?
4:48
Jesus era ciente da fé
superficial do oficial e da multidão em volta, fé essa que dependia de vistas
(20:29).
4:50
Jesus não entra em contato direto com
gentios necessitados (cf 12:20s; Mc 7:24-30; Mt 8:5-13; Lc 7:1-10); cura-os à
distância.
4:52
Ontem à hora sétima. Se foi
a hora romana seria às 19 horas, que explicaria a demora do pai em voltar para
casa.
Jesus and Samaritan Woman at the Wel
Dilema of Faith - John 4:46-54
La Samaritana y Ele Agua de Vida
Juan 4:12-16
Evangelho de João , Capítulo 4
Springs of Living Water
Words & Music: John W. Peterson
1) English
1. I thirsted
in the barren land of sin and shame,
And nothing
satisfying there I found;
But to the
blessed cross of Christ one day I came,
Where springs
of living water did abound.
Refrain
Drinking at the springs of living water,
Happy now am I, my soul they satisfy;
Drinking at the springs of living water,
O wonderful and bountiful supply.
2. How sweet
the living water from the hills of God,
It makes me
glad and happy all the way;
Now glory,
grace and blessing mark the path I've trod,
I'm shouting
Hallelujah every day.
3. O sinner,
won't you come today to Calvary?
A fountain
there is flowing deep and wide;
The Saviour now
invites you to the water free,
Where thirsting
spirits can be satisfied.
2) Português
1. Andava triste cego; era pecador.
Não tinha para mim satisfação.
Mas quando fui à cruz de Cristo, o
Salvador,
A paz de Deus encheu meu coração.
Refrão
Eu
bebi então da água viva,
Fonte
divinal, água eternal.
Sim
bebi então da água viva,
Fonte
d’água viva celestial.
2. O doce manancial de Deus jorrando
está.
Felicidade e gozo já me deu.
Um dia junto a Jesus, minh’alma irá,
por isso, “Aleluia” canto eu.
3. Ó pecador, por que a Cristo não
chegar?
Jesus convida: “Vinde vós a mim.”
Dá água viva livremente já tomar,
e sede não terás até o fim.
ANÁLISE
O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).
Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).
Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.
Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).
(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo (cf João 1:1ss)