BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
referente ao dia 3 de novembro
João, 3:1-4:3
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation,
and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu;
que es la palabra de Dios;
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação,
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
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NOVEMBER
New Testament
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1º
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Luke
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John
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Acts
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Romans
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Romans
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Romans
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1 Corinthians
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1 Corinthians
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30
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1 Corinthians
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NOVIEMBRE
Nuevo Testamento
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LIBRO
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CAPÍTULO
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1º
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Lucas
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Lucas
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3
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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8
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Juan
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9
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Juan
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10
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Juan
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11
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Juan
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Hechos
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Hechos
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Hechos
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Hechos
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Hechos
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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1 Corintios
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1 Corintios
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NOVEMBRO
Novo Testamento
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LIVRO
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CAPÍTULO
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1º
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Lucas
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Lucas
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João
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João
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João
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João
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João
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João
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João
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João
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João
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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1 Coríntios
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1 Coríntios
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1 Coríntios
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(Introdução)
I. Estudos Bíblicos
1.1 Estudo Bíblico
Um Estudo Sistemático de Doutrina Bíblica -
Dr. Thomas Paul Simmons, D.Th.(Versão de 1985)
Dr. Thomas Paul Simmons, D.Th.(Versão de 1985)
Palestina no Tempo do Novo Testamento
Ministério de Jesus na Galiléia
JOÃO
Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.
Evangelho de João: “Evangelho da Fé”
Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.
Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
ESBOÇO
(...)
REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25
(...)
Os Grandes Sinais e os Discursos
Públicos, 2.1-12.11
(...)
Discurso (Nicodemos): Cristo, a Fonte da Nova Vida, 3.1-21
Nicodemos visita a Jesus, 3.1-15
A missão do Filho, 3.16-21
Disputa sobre João Batista e Jesus, 3.22-4.3
Outro testemunho de João Batista, 3.22-30
O Filho em relação ao mundo, 3.31-4.3
Deus Ama Todas as Pessoas
Dios Ama a Todas las Personas
God Loves All People
John 3
16 For God so loved the world,
that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not
perish, but have everlasting life.
17 For God sent not his Son into the world to condemn the world; but that the world through him might be saved.
17 For God sent not his Son into the world to condemn the world; but that the world through him might be saved.
Juan 3
16 Porque de tal manera amó Dios
al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree,
no se pierda, mas tenga vida eterna.
17 Porque no envió Dios á su Hijo al mundo, para que condene al mundo, mas para que el mundo sea salvo por él.
17 Porque no envió Dios á su Hijo al mundo, para que condene al mundo, mas para que el mundo sea salvo por él.
João 3
16 Porque Deus amou o Mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o
mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
3:1 Fariseus. Cf Mc 3:6n. Nicodemos era um “principal”,
i.é., membro do Sinédrio, supremo tribunal dos judeus.
3:2 De Novo (gr anöthen tem três significados: 1) “de cima” (v 31); 2) “desde o
início” (Lc 1:3; At 26:5); 3) “de novo” (Gl 4:9). “De cima” é melhor aqui.
3:4,5 Nicodemos, sendo filho de Abraão, observador
meticuloso da Lei e na opinião sua, súdito do Reino, não entendeu. Cristo
declara que sem a implantação da vida do Espírito não há salvação. Água e Espírito. Cf Ez 36:25-27 onde Deus promete transformar o coração
por água pura e pelo Seu Espírito. Água pode significar a confissão de Cristo e
arrependimento realizados normalmente no batismo baseado na fé (At 2.28).
3:6 Jesus ensina que o homem natural não herdará a vida sobrenatural
sem a conversão vinda pelo arrependimento e o Espírito (1:12,13).
3:7 Importa-vos. O plural (vos) declara a necessidade de todos.
3:8 Vento (gr pneuma “espírito”, “vento”). Tal como o vento atua imprevisível e
invisivelmente, mas é percebido em seus efeitos, do mesmo modo o Espírito opera
na vida dos filhos de Deus e a controla (Rm 8:14).
3:9-11 Nicodemos não passa de ser um
materialista religioso. Nunca experimentara a união interior com Deus (v 11).
Cf 1:12,13.
3:13 A revelação da verdade salvadora não depende do homem subir até às
alturas, mas da descida (encarnação) do Filho de Deus (1:18m,51; 8:23,28; Fp
2:5-8).
3:14 Levantou (gr hupsösen “elevar”, “exaltar”). O Cristo crucificado tem de ser
visto pela fé (tipificação na elevação da serpente no deserto). Ao reconhecer a
Jesus como substituto sacrificial, o crente recebe a vida celestial dele (cf
8:28; 12:32).
3:16
O mundo
dos homens, alienado e condenado recebe no dom do amor (agape) de Deus a opção da vida eterna.
N.Hom.
Salvação:
1)
Sua força motriz – o amor;
2)
Seu iniciador – Deus;
3)
Seu mediador – o Filho unigênito;
4)
Seu destinatário – o mundo;
5)
Seu beneficiário – todo aquele que crê;
6)
Seu galardão – a vida eterna.
3:17 Ainda que o propósito principal da vinda de Cristo ao mundo era
trazer a salvação (cf Ez 33:11), não é possível escapar ao fato que a vinda da
luz (Cristo) julga e condena os homens que mais amam o pecado do que a justiça
(v 19).
Luz
Trevas
3:19 As trevas. Metáfora (*) comum no N.T. para apontar
a vida pecaminosa humana, separada de Deus (1 Jo 1:6).
(*) Metáfora: 1. (Gramática) Figura de
estilo ou recurso estilístico que, ao estabelecer uma analogia ou aproximação
entre duas expressões ou vocábulos, determina uma transferência de sentido
entre os dois; (...) (cf o Léxico: Dicionário de Português online http://www.lexico.pt/metafora/ )
3:20,21. Quem escolhe a vida sem Deus, abafa a
convicção de culpa que o pecado traz. Quem se entrega a Cristo aceita de bom
grado a revelação de sua própria pecaminosidade. Pela confissão (isto é,
praticar a verdade) o pecador se aproxima da luz onde alcança a purificação de “todo
pecado” (1 Jo 1:9).
3:27 João confirma a verdade que Jesus revelou a
Nicodemos. O novo nascimento vem de cima (v 3n); João foi comissionado por
Deus.
A Noiva, o Noivo e o Amigo do noivo
A Noiva: a Igreja
Jesus Cristo: o Noivo
O Amigo do noivo: João Batista
3:39 Noiva. Denota os crentes em Cristo (cf 2 Co
11:2; Ef 5:22-32).
Noivo. É Cristo. Amigo do noivo.
João Batista. No casamento oriental o “amigo” cuidou dos arranjos da festa e
presidiu-a. Chegando o noivo ao quarto nupcial, ele se retirava alegremente.
3:31 Quem...alturas. Refere-se a Cristo (v 13). Da terra. João.
3:34 O enviado corresponde ao “Filho unigênito” que Deus
“deu” para salvar o mundo (v 16). Espírito
por medida. Veja vv 5 e 8.
3:35 Confiado ... coisas Cf 17:2; Mt 28:18.
3:36 Se mantém rebelde (g apeithôn).
Esta palavra está colocada em oposição a “crê” indicando que fé em Cristo
inclui obediência (2:23n).
The Blueprint for Being Born Again
(John 3:3)
John MacArthur
God's Role in Regeneration (John
3:1-10)
John MacArthur
Simply Believe (John 3:11-14)
John
MacArthur
Twin Truths: God's Sovereignty and
Man's Responsibility
(John 3:11-21)
John MacArthur
Belief, Judgment, and Eternal Life
(John 3:15-21)
John MacArthur
John
3:1-9 Nicodemus the man with an open heart
"La Salvacion
Proviene de Dios No del Hombre"
Juan 3:16-22
João capítulo 3
O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).
Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).
Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.
Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).
(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo (cf João 1:1ss)