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terça-feira, 18 de novembro de 2014

11 - NOVEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 2F of 5)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 



&

Leitura Bíblica 
referente ao dia 5 de novembro
João, 6:1-71

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
NOVEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Luke
21 22
2
Luke
23 24
3
John
1 2 3
4
John
4 5
5
John
6 7
6
John
8 9
7
John
10 11
8
John
12 13
9
John
14 15 16
10
John
17 18
11
John
19 20 21
12
Acts
1 2 3
13
Acts
4 5 6
14
Acts
7 8
15
Acts
9 10
16
Acts
11 12 13
17
Acts
14 15 16
18
Acts
17 18
19
Acts
19 20
20
Acts
21 22
21
Acts
23 24 25
22
Acts
26 27 28
23
Romans
1 2 3
24
Romans
4 5 6 7
25
Romans
8 9 10
26
Romans
11 12 13 14
27
Romans
15 16
28
1 Corinthians
1 2 3 4
29
1 Corinthians
5 6 7 8
30
1 Corinthians
9 10 11
       


  

Spain


NOVIEMBRE

Nuevo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
Juan
1 2 3
4
Juan
4 5
5
Juan
6 7
6
Juan
8 9
7
Juan
10 11
8
Juan
12 13
9
Juan
14 15 16
10
Juan
17 18
11
Juan
19 20 21
12
Hechos
1 2 3
13
Hechos
4 5 6
14
Hechos
7 8
15
Hechos
9 10
16
Hechos
11 12 13
17
Hechos
14 15 16
18
Hechos
17 18
19
Hechos
19 20
20
Hechos
21 22
21
Hechos
23 24 25
22
Hechos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Corintios
1 2 3 4
29
1 Corintios
5 6 7 8
30
1 Corintios
9 10 11
      
  




Portugal


NOVEMBRO

Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
João
1 2 3
4
João
4 5
5
João
6 7
6
João
8 9
7
João
10 11
8
João
12 13
9
João
14 15 16
10
João
17 18
11
João
19 20 21
12
Atos
1 2 3
13
Atos
4 5 6
14
Atos
7 8
15
Atos
9 10
16
Atos
11 12 13
17
Atos
14 15 16
18
Atos
17 18
19
Atos
19 20
20
Atos
21 22
21
Atos
23 24 25
22
Atos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Coríntios
1 2 3 4
29
1 Coríntios
5 6 7 8
30
1 Coríntios
9 10 11
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America






Palestina no Tempo do Novo Testamento





Ministério de Jesus na Galiléia




Mar da Galiléia



Cafarnaum





I. JOÃO





JOÃO


Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.


Evangelho de João: “Evangelho da Fé”


Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.



Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família

















João, 6:1-71


REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 
1.5-21.25

1. A Multiplicação dos Pães
João 6:1-14



2. Jesus anda sobre o Mar
6:16-21


3. Jesus, o Pão da Vida
6:22-40





John 6:35 And Jesus said unto them, 
I am the bread of life: he that cometh to me shall never hunger; 
and he that believeth on me shall never thirst. 

Juan 6:35 Y Jesús les dijo: 
Yo soy el pan de vida: el que á mí viene, nunca tendrá hambre; 
y el que en mí cree, no tendrá sed jamás. 

João 6:35 E Jesus lhes disse: 
Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; 
e quem crê em mim nunca terá sede.  








English - [KJV]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Português - [JFA]

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21



ESBOÇO


(...)
III. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25

(...)

Os Grandes Sinais e os Discursos Públicos, 2.1-12.11
(...)

Quinto Sinal: Alimentando os Cinco Mil, 6.1-15
A multiplicação dos pães, 6.1-15; Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-
17

Sexto Sinal: Andando sobre a Água, 6.16-21
Jesus anda por sobre o mar, 6.16-21; Mt 14.22-33; Mc 6.45-52

Discurso (Multidões): Cristo, o Pão da Vida, 6.22-59
Jesus, o pão da vida, 6.22-40
A murmuração dos judeus, 6.41-59

Discurso (Discípulos): Cristo, o Espírito de Doador da Vida, 6.60-71
Os discípulos escandalizados, 6.60-65

Muitos discípulos se retiram, 6.66-71



A Multiplicação dos Pães


6:1 Tiberíades. Outro nome para o mar de Galileia. Uma cidade com esse nome foi edificada à beira do lago por Herodes Antipas entre 22-26 d.C., em honra ao imperador romano Tibério (14-37 d.C.).

6:2 Multidão. Agora a popularidade de Jesus atinge seu auge.

6:3 Subiu Jesus ao monte. Seria uma indicação da relação entre este ato messiânico e Moisés subindo o monte Sinai (cf Mt 5:1; Mc 3:13). Jesus “o Profeta” (Dt 18:15,18) supre as necessidades da multidão com pão e peixinhos assim como Moisés com maná e codornizes (Nm 11:31).


6:5,7 Filipe. Prático nos cálculos, pessimista nas conclusões; ele acha que pão no valor de 200 denários (cf Mt 20:2) seria insuficiente.

6:9 Pães de cevada, comum entre os pobres, era pão inferior (2 Rs 4:42ss). Peixinhos. Cozidos ou salgados (gr opsaria, 21:9,10).

6:10 Relva. Confirma que era a primavera, época da páscoa (Mc 6:39).


6:11 Aqui encontramos uma alusão às quatro ações da Ceia...”Tomou”... (Mc 6:41). “abençoou”, deu graças (Lit “tendo feito eucaristia”), “partiu” (só em Mc 6:41) e “distribuiu”. Essa refeição previu a ceia na igreja e finalmente apontava para o banquete dos remidos no futuro Reino de Deus (cf Ap 19:9).

6:13 Doze cestos. Não ajuntaram os pedaços no chão, mas guardaram o pão que sobrou depois que todos se fartaram. Jesus é contrário ao desperdício desnecessário.


jesus crown of thorns photo: Authentic Handcrafted Crown of Thorns thorn-of-crown.jpg

6:15 Rei. Jesus aceitaria apenas uma coroa de espinhos (19:5). A possibilidade da existência do seu reino, “não deste mundo”, (18:36) se baseia na Sua morte e ressurreição.


 


Jesus anda sobre o mar


6:19 Trinta estádios equivalem a cerca de 5 a 6km.

6:20 Em face do temor dos discípulos, Jesus pronuncia “sou eu” (gr egõ eimi; cf Êx 3:14 LXX ). Isso não deixaria de chamar atenção ao fato que Ele se chamava pelo nome divino (cf 8:24,28).

6:21 Logo. N. Hom. O Poder de Nosso Senhor. O milagre demonstrou três características.

1) Andou sobre a água – conquistou a gravidade;

2) Parou a tempestade – controlou o cosmos;

3) Logo (lit. imediatamente) o barco chegou – conquistou o espaço.

 

Jesus , o Pão da Vida


6:24 À sua procura. A busca de Jesus é nobre unicamente quando a motivação é certa. Aqui deparamos puro materialismo (v 26).

6:26 Não porque vistes... fartastes. Salienta-se o contraste entre o milagre e seu significado profundo espiritual.


O Maná
Êxodo 16:14,15


6:27 Comida que perece. Como o maná do deserto que alimentou temporariamente o corpo. A “comida que subsiste para a vida eterna”, refere-se a Cristo que pelo Espírito alimenta continuamente o crente (cf 4:14). Seu selo. O atestado divino do Espírito que todo verdadeiro crente recebe (cf 3:33; 1:32s; Ef 1:13; 4:30).

6:28 Realizar as obras de Deus. Os judeus pensaram na possiblidade de aprender a fazer os milagres como Jesus e Moisés fizeram. Jesus esclarece que a “obra” que antecipa todas as obras (14:12) é a fé submissa em cristo, o Enviado de Deus.


6:30 Que sinal. Os judeus reclamaram que fé necessita de fundamento num sinal autenticador vindo de Deus. Jesus respondeu que: 1) não foi Moisés que doou o maná, mas Deus; 2) e que Seu Pai agora oferece a eles o pão que traz a vida eterna (6:33).



I AM


6:35 Eu sou. Segunda das oito reivindicações introduzidas por “ego eimi” (4:26; 8:12,18), podia produzir o “pão verdadeiro” que dá a vida celestial. Jesus tem em mente a Torá (Lei de Moisés) que os rabinos chamaram de “pão” e que achavam capaz de dar vida a quem a seguisse.

6:34 Dá-nos sempre. Cf 4:15. Não se restringe à época da multiplicação dos pães, mas até a Sua vinda, a mensagem de Cristo alimenta os que creem.







6:35 Eu sou. Primeira das sete reivindicações introduzidas por “ego eimi” (6:35; 8:12,28; 10:7; 11:11,25; 15:1; cf Êx 3:14n).

N. Hom. Como se alimenta de Cristo:

1) Vindo a Ele em contrição e fé (vv 40,44);

2) Vendo e reconhecendo quem Ele é (v 40);

Os benefícios:

1) Satisfação contínua (v 35);

2) Aceitação e proteção permanentes (vv 37,39);

3) Vida eterna agora (v 40);

4) Ressurreição (v 40).


A Murmuração dos Judeus


6:41-59 Objeções dos judeus e respostas de Jesus.

6:42 Os judeus negam a origem celestial de Jesus. Jesus responde que apenas os que forem ensinados por Deus reconhecerão Sua encarnação e nascimento virginal (vv 44,45).



6:49 O maná foi incapaz de afastar a morte para os israelitas. Põe em contraste a mensagem salvadora de cristo, o “Pão do céu”.

6:51 A segunda objeção se levanta contra a declaração de Cristo que Ele era a carne, o pão do céu. Resposta: Sendo vítima sacrificial que pelo corpo crucificado e sangue vertido ofereceu vida ao mundo. A confirmação desta verdade se verificará na ressurreição.

6:52 A terceira objeção: “Como pode este dar-nos a comer sua própria carne”? A resposta é espiritual, não material. Sem comer sua carne crucificada (cf 1:14) pela fé e beber Seu sangue que lava todos os pecados não terão a vida eterna (v 53). “Carne” e “sangue” significam a plena humanidade de Cristo (1 Jo 4:2,3). No sacrifício o sangue obrigatoriamente pertencia a Deus (G 9:4; Dt 16:23) porque nele estava a vida. Jesus declara que se não assimilarmos Sua vida não participamos nele.




6:55 Verdadeira. Quer dizer “a única”. Pode haver neste trecho uma sugestão da Ceia em que se dramatiza a permanência em Cristo pela participação nos símbolos de Sua vida e morte (cf Ap 3:20).


6:57 Eu vivo pelo Pai. A relação entre Cristo e o Pai prefigura a mesma entre o crente e Cristo. A parte dEle não se pode viver.


Os Discípulos Escandalizados


6:60 Duro (gr sidêros) não difícil de entender mas duro de aceitar.

6:61 Escandaliza. (gr skandalizei “provocar tropeço”, Cf Mt 18:7-9. A doutrina da expiação substitucionária tem sido um escândalo para o mundo através dos séculos.


6:62 Subir... Jesus não procura comprovar suas afirmações. Declara que sua ascensão demonstraria a veracidade de sua reivindicação (3:13).



6:63 Espírito...carne. Veja o contraste em 3:6. O espírito do homem fornece ponto de contato com Deus. O Espírito Santo dá o entendimento necessário da verdade que salva (14:26). As palavras de cristo comunicam Sua pessoa e, assim, a vida para quem crê e almeja obedecê-lo. Cf 15:4s com 15:7 onde a pessoa e as palavras se identificam.


Muitos discípulos se retiram



João 6
67 Então disse Jesus aos doze: 
Quereis vós também retirar-vos?
68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: 
Senhor, para quem iremos nós? 
Tu tens as palavras da vida eterna.
69 E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, 
o Filho do Deus vivente. 


6:65,66 N. Hom. Quem é Discípulo de Verdade?

1) Quem for trazido a Jesus pelo Pai (vv 44,65);

2) Quem não abandona a Cristo (Mt 14:13) e anda com Ele (v 66; 
Gl 5:24; Cl 2:6);

3) Quem não é atraído por outrem (v 68; Gl 3:1);

4) Quem fundamenta sua fé nas palavras de Cristo (v 68; 5:24);

5) Quem reconhece Jesus como o Santo de Deus (v 69).

6:66 Discípulos. Além dos doze (Mc 3:14) houve muitos seguidores ocasionais de Jesus impressionados com Ele e Sua mensagem (3:1s).

6:70 Se entre os escolhidos de Jesus houve alguém que em vez de entregar seu coração a Jesus o abriu para o diabo (Jo 13:27), não nos deve surpreender que na Igreja haja casos iguais. No caso de Pedro que se arrependeu, a ocupação satânica foi temporária (Mc 8:33).









preacher photo: Preacher Preacher.gif 

  


I Am The bread of Life - John 6:32-59

   







Una Comida que Perdure, Juan 6:22-29 








 João, Capítulo 6

  






ANÁLISE

O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).

Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.

Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).

Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através  de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.

Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).


(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo (cf João 1:1ss)

         AUTOR


Embora o quarto evangelho em parte alguma dê definidamente o nome de seu escritor, pouca dúvida existe de que João, “o discípulo amado”, foi o seu autor. Somente uma testemunha ocular dentre o círculo mais íntimo dos seguidores do Senhor (cf 12:16; 13:29) poderia fornecer os detalhes íntimos que aparecem no livro. Outrossim, o relato especial e algumas vezes indireto da participação de João parece confirmar igualmente e sua autoria (1:37-40; 19:26; 20:2,4,8; 21:20,23,24). O fragmento de uma antiga cópia, que data do início do segundo século, indica que o original, naturalmente, é mais antigo ainda e pertencente ao período da vida de João. Os eruditos conservadores situam-no depois da escrita dos outros evangelhos, ou seja, algum tempo entre 69 d.C. (antes da queda de Jerusalém) e 90 d.C.



 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JOHN

Notes on John




Notes on
John
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-18

A. The preincarnate Word 1:1-5
B. The witness of John the Baptist 1:6-8
C. The appearance of the Light 1:9-13
D. The incarnation of the Word 1:14-18

II. Jesus' public ministry 1:19—12:50

A. The prelude to Jesus' public ministry 1:19-51

1. John the Baptist's veiled testimony to Jesus 1:19-28
2. John the Baptist's open identification of Jesus 1:29-34
3. The response to John the Baptist's witness 1:35-42
4. The witness of Andrew and Philip 1:43-51

B. Jesus' early Galilean ministry 2:1-12

1. The first sign: changing water to wine 2:1-11
2. Jesus' initial stay in Capernaum 2:12

C. Jesus' first visit to Jerusalem 2:13—3:36

1. The first cleansing of the temple 2:13-22
2. Initial response to Jesus in Jerusalem 2:23-25
3. Jesus' conversation with Nicodemus 3:1-21
4. John the Baptist's reaction to Jesus' ministry 3:22-30
5. The explanation of Jesus' preeminence 3:31-36

D. Jesus' ministry in Samaria 4:1-42

1. The interview with the Samaritan woman 4:1-26
2. Jesus' explanation of evangelistic ministry 4:27-38
3. The response to Jesus in Samaria 4:39-42

E. Jesus' resumption of His Galilean ministry 4:43-54

1. Jesus' return to Galilee 4:43-45
2. The second sign: healing the official's son 4:46-54

F. Jesus' second visit to Jerusalem ch. 5

1. The third sign: healing the paralytic 5:1-9
2. The antagonism of the Jewish authorities 5:10-18
3. The Son's equality with the Father 5:19-29
4. The Father's witness to the Son 5:30-47

G. Jesus' later Galilean ministry 6:1—7:9

1. The fourth sign: feeding the 5,000 6:1-15
2. The fifth sign: walking on the water 6:16-21
3. The bread of life discourse 6:22-59
4. The responses to the bread of life discourse 6:60—7:9

H. Jesus' third visit to Jerusalem 7:10—10:42

1. The controversy surrounding Jesus 7:10-13
2. Jesus' ministry at the Feast of Tabernacles 7:14-44
3. The unbelief of the Jewish leaders 7:45-52
[ 4. The woman caught in adultery 7:53—8:11 ]
5. The light of the world discourse 8:12-59
6. The sixth sign: healing a man born blind ch. 9
7. The good shepherd discourse 10:1-21
8. The confrontation at the Feast of Dedication 10:22-42

I. The conclusion of Jesus' public ministry chs. 11—12

1. The seventh sign: raising Lazarus 11:1-44
2. The responses to the raising of Lazarus 11:45-57
3. Mary's anointing of Jesus 12:1-8
4. The official antagonism toward Lazarus 12:9-11
5. Jesus' triumphal entry 12:12-19
6. Jesus' announcement of His death 12:20-36
7. The unbelief of Israel 12:37-50

III. Jesus' private ministry chs. 13—17

A. The Last Supper 13:1-30

1. Jesus' washing of the disciples' feet 13:1-20
2. Jesus' announcement of His betrayal 13:21-30

B. The Upper Room Discourse 13:31—16:33

1. The new commandment 13:31-35
2. Peter's profession of loyalty 13:36-38
3. Jesus' comforting revelation in view of His departure 14:1-24
4. The promise of future understanding 14:25-31
5. The importance of abiding in Jesus 15:1-16
6. The warning about opposition from the world 15:17-27
7. The clarification of the future 16:1-24
8. The clarification of Jesus' destination 16:25-33

C. Jesus' high priestly prayer ch. 17

1. Jesus' requests for Himself 17:1-5
2. Jesus' requests for the Eleven 17:6-19
3. Jesus' requests for future believers 17:20-26

IV. Jesus' passion ministry chs. 18—20

A. Jesus' presentation of Himself to His enemies 18:1-11
B. Jesus' religious trial 18:12-27

1. The arrest of Jesus and the identification of the high priests 18:12-
14
2. The entrance of two disciples into the high priest's courtyard and
Peter's first denial 18:15-18
3. Annas' interrogation of Jesus 18:19-24
4. Peter's second and third denials of Jesus 18:25-27

C. Jesus' civil trial 18:28—19:16

1. The Jews' charge against Jesus 18:28-32
2. The question of Jesus' kingship 18:33-38a
3. The Jews' request for Barabbas 18:38b-40
4. The sentencing of Jesus 19:1-16

D. Jesus' crucifixion 19:17-30

1. Jesus' journey to Golgotha 19:17
2. The men crucified with Jesus 19:18
3. The inscription over Jesus' cross 19:19-22
4. The distribution of Jesus' garments 19:23-24
5. Jesus' provision for His mother 19:25-27
6. The death of Jesus 19:28-30

E. The treatment of Jesus' body 19:31-42

1. The removal of Jesus' body from the cross 19:31-37
2. The burial of Jesus 19:38-42

F. Jesus' resurrection 20:1-29

1. The discovery of Peter and John 20:1-9
2. The discovery of Mary Magdalene 20:10-18
3. The appearance to the Eleven minus Thomas on Easter evening
20:19-23
4. The transformed faith of Thomas 20:24-29

G. The purpose of this Gospel 20:30-31

V. Epilogue ch. 21

A. Jesus' appearance to seven disciples in Galilee 21:1-14
B. Jesus' teachings about motivation for service 21:15-23
C. The writer's postscript 21:24-25













 









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