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quarta-feira, 19 de novembro de 2014

11 - NOVEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 2G of 5)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 



&

Leitura Bíblica 
referente aos dias 5 e 6 de novembro
João, 7:1 - 8:59

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
NOVEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Luke
21 22
2
Luke
23 24
3
John
1 2 3
4
John
4 5
5
John
6 7
6
John
8 9
7
John
10 11
8
John
12 13
9
John
14 15 16
10
John
17 18
11
John
19 20 21
12
Acts
1 2 3
13
Acts
4 5 6
14
Acts
7 8
15
Acts
9 10
16
Acts
11 12 13
17
Acts
14 15 16
18
Acts
17 18
19
Acts
19 20
20
Acts
21 22
21
Acts
23 24 25
22
Acts
26 27 28
23
Romans
1 2 3
24
Romans
4 5 6 7
25
Romans
8 9 10
26
Romans
11 12 13 14
27
Romans
15 16
28
1 Corinthians
1 2 3 4
29
1 Corinthians
5 6 7 8
30
1 Corinthians
9 10 11
       


  

Spain


NOVIEMBRE

Nuevo Testamento




DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
Juan
1 2 3
4
Juan
4 5
5
Juan
6 7
6
Juan
8 9
7
Juan
10 11
8
Juan
12 13
9
Juan
14 15 16
10
Juan
17 18
11
Juan
19 20 21
12
Hechos
1 2 3
13
Hechos
4 5 6
14
Hechos
7 8
15
Hechos
9 10
16
Hechos
11 12 13
17
Hechos
14 15 16
18
Hechos
17 18
19
Hechos
19 20
20
Hechos
21 22
21
Hechos
23 24 25
22
Hechos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Corintios
1 2 3 4
29
1 Corintios
5 6 7 8
30
1 Corintios
9 10 11
      
  




Portugal


NOVEMBRO

Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Lucas
21 22
2
Lucas
23 24
3
João
1 2 3
4
João
4 5
5
João
6 7
6
João
8 9
7
João
10 11
8
João
12 13
9
João
14 15 16
10
João
17 18
11
João
19 20 21
12
Atos
1 2 3
13
Atos
4 5 6
14
Atos
7 8
15
Atos
9 10
16
Atos
11 12 13
17
Atos
14 15 16
18
Atos
17 18
19
Atos
19 20
20
Atos
21 22
21
Atos
23 24 25
22
Atos
26 27 28
23
Romanos
1 2 3
24
Romanos
4 5 6 7
25
Romanos
8 9 10
26
Romanos
11 12 13 14
27
Romanos
15 16
28
1 Coríntios
1 2 3 4
29
1 Coríntios
5 6 7 8
30
1 Coríntios
9 10 11
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America





Palestina no Tempo do Novo Testamento




Ministério de Jesus na Galileia




Monte das Oliveiras



Templo de Herodes





I. JOÃO





JOÃO


Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.


Evangelho de João: “Evangelho da Fé”


Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.



Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família

















João, 7:1 - 8:59


III. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25

1. FESTA: O Messias no Templo: Tabernáculos, 7.1-52

1.1 Jesus, a Fonte de Água viva, 7.37-44





Juan 7
37 Mas en el postrer día grande de la fiesta, 
Jesús se ponía en pie y clamaba, diciendo: 
Si alguno tiene sed, venga á mí y beba. 

38 El que cree en mí, como dice la Escritura, 

ríos de agua viva correrán de su vientre. 



João 7
37 E no último dia, o grande dia da festa, 
Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: 
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 

38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, 

rios de água viva correrão do seu ventre.  






2. A Mulher Apanhada em Adultério, 7.53-8.11



3. Jesus, a Luz do Mundo, 8.12-30






4. Jesus, a Fonte da Liberdade, 8.31-59








English - [KJV]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Español - [RV 1909]


 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




Português - [JFA]

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21




      


ESBOÇO

(...)
Os Grandes Sinais e os Discursos Públicos, 2.1-12.11

(...)

FESTA: O Messias no Templo: Tabernáculos, 7.1-52

A incredulidade dos irmãos de Jesus, 7.1-9
Jesus na festa dos tabernáculos, 7.10-13
A controvérsia entre Jesus e os judeus, 7.14-24
Os guardas mandados para prender a Jesus, 7.25-36
Jesus, a fonte a Água viva, 7.37-44
Os guardas voltam sem Jesus, 7.45-52

A Mulher Apanhada em Adultério, 7.53-8.11
A mulher adúltera, 7.53-8.11

Discurso (Fariseus): Cristo, a Luz do Mundo, 8.12-30

Jesus, a luz do mundo, 8.12-20
Jesus defende a sua missão e autoridade, 8.21-30


Discurso (Seguidores Professos): Cristo, a Fonte da Liberdade, 8.31-59




 



commentary photo: Commentary Commentary.png


Jesus Ensina no Templo



A Incredulidade dos irmãos de Jesus




7:2 Tabernáculos. A mais popular das festas que celebrava a passagem de Israel pelo deserto juntamente com a colheita anual. Começava no dia 15 de Tishri (set/out), 5 dias após o Dia da Expiação e durava 8 dias.

7:3 Os irmãos de Jesus aconselhavam-no como ganhar aderentes. Eles não entenderam a missão de Jesus (12:32). Discípulos. Os de Jerusalém e Judéia.

7:4 Manifesta-te ao mundo. Jesus mesmo, escolhe o tempo para subir ocultamente (v 10). Assim cumpre a profecia de Ml 3:1.

7:6,8 Meu tempo (gr kairos, “oportunidade“). A paixão de Cristo faz parte dum plano predeterminado e imutável (At 2:23). Sempre. A possibilidade de aproveitar o benefício da redenção de Cristo perdurará durante este século da graça. Mais tarde Tiago e Judas (irmãos de Jesus) foram convertidos. Espera-se o mesmo dos judeus (Rm 11:25,26). Não subo. Cf 3:13; 6:62; 20:17 sugere a crucificação.



Jesus na Festa dos Tabernáculos
7:10-13



A Controvérsia entre Jesus e os judeus



7:15 Letras (gr (gramata) a mesma palavra traduzida em 5:47, “escrituras”. Ser ter estudado. Quer dizer, Jesus não estudara em escola rabínica.





7:17 Para verificar a autenticidade da doutrina de Cristo, o discípulo precisa desejar (gr thelei) fazer (verbo no presente contínuo) a vontade de Deus. Conhecimento não se alcança pela “teoria”, i.e., o raciocinar, mas pelo obedecer. Fala por mim mesmo. Jesus, ao contrário dos rabinos, fundamentava Seu ensino em Deus não em outros rabinos.

7:22 A circuncisão originou com Abraão (Gn 17:10).

7:23 Circuncisão. Para os rabinos este rito curava uma parte do corpo. Se era permitido uma cura parcial quanto mais restauração completa?


Os Guardas mandados para prender a Jesus


7:25-31 Notável neste trecho é a falta de investigação séria a respeito das reivindicações messiânicas de Jesus pelos judeus. Os comentários eram dos mais diversos: homem bom (v 12); enganador (v 12); profeta (v 40); endemoninhado (v 20); homem corajoso (v 26); o Cristo (v 26); incomparável no ensino (v 46).

7:27 Entre os judeus houve a opinião bem divulgada que o Messias apareceria súbita e inesperadamente.


7:28 O quisesse. João frisa no seu evangelho a submissão de Jesus.

7:31 Creram. Fé apenas superficial: necessitava de confirmação.

7:32 Os fariseus e saduceus, normalmente inimigos entre si, uniram-se para prender a Jesus utilizando guardas policiais do templo (cf 18:3,12,18,22,36).

7:33 Pouco... Faltava apenas 6 meses até à Páscoa e crucificação.


7:34 Nem no túmulo vazio nem nos céus, após a ascensão, poderão os inimigos judeus encontrar a Jesus. Eles achavam que falava dum afastamento da Palestina, não de Sua morte e ascensão.


Tanque de Siloé


Jesus, a Fonte da Água Viva






7:37-39 Último dia. Era o oitavo dia da festa dos Tabernáculos, dia sagrado como o sábado. Em todos os dias da festa um jarro de ouro com água do tanque de Siloé era derramado como libação sobre o altar do sacrifício matinal. Jesus já declarara que Ele cumpriria o significado do milagre do maná (6:31-35). Agora afirma que na Sua pessoa o segundo grande milagre de Moisés será cumprido (cf Nm 20:2-13; Ne 9:15; Sl 78:20). Cristo se apresenta como a Rocha da qual a água salvadora flui (cf 1 Co 10:4). Muitos eruditos acham que a pontuação dos vv 37s está errada; sugerem a seguinte tradução “Se alguém tem sede, venha a mim. Quem crer em mim, beba.” Neste caso a frase, “do seu interior” seria uma referência a Cristo que na Sua morte derramou sangue e água (19:34). Sua morte expiatória provê para todo crente o Espírito (v 39). Cristo é a fonte, o cristão o receptáculo do Espírito. (1 Co 6:20).

7:38 Diz A Escritura. Aqui não há uma citação direta, mas uma alusão a uma coletânea de escrituras (cf Is 58:11; 44:3; 55:1; Zc 14:8; Ez 47:1). Rios de água viva são recebidas e derramadas pela fé (cf At 2:16ss; Jl 2:28).

John 7
37 In the last day, that great day of the feast, Jesus stood and cried, saying, If any man thirst, let him come unto me, and drink.
38 He that believeth on me, as the scripture hath said, out of his belly shall flow rivers of living water.
39 (But this spake he of the Spirit, which they that believe on him should receive: for the Holy Ghost was not yet given; because that Jesus was not yet glorified.) 

Juan 7
37 Mas en el postrer día grande de la fiesta, Jesús se ponía en pie y clamaba, diciendo: Si alguno tiene sed, venga á mí y beba.
38 El que cree en mí, como dice la Escritura, ríos de agua viva correrán de su vientre.
39 (Y esto dijo del Espíritu que habían de recibir los que creyesen en él: pues aun no había venido el Espíritu Santo; porque Jesús no estaba aún glorificado.) 

João 7
37 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. 



7:39 Glorificado. Aponta Jesus Sua morte e exaltação (1:14; 13:31s).

7:40-44 Relata-se a reação da multidão. Profeta. Cf Dt 18:15,18.


Os Guardas Voltam sem Jesus



7:48 Autoridades seriam os membros do Sinédrio. Até nesta altura, Nicodemos não confessara sua fé em Cristo abertamente.

7:49 Plebe. O povo sem preparo na lei não teria condições, afirma os judeus, de julgar quem Jesus era de fato.

7:51 Os líderes judaicos, invejosos da popularidade de Jesus, ao julgá-lo, violavam a própria lei que pretendiam exaltar (Dt 1:16ss).




A Mulher Adúltera

 
8:1



8:6 Tentando-o. Era um dilema. Se Jesus discordasse estaria contra Moisés, concordando, seria um subversivo (a pena capital cabia a Roma) e também seria contra os pecadores que Ele veio salvar. Escrevia. Cf v 8. Uns Mss (*) de pouca importância dizem que Jesus revelou “os pecados de cada um” dos acusadores.

(*) manuscritos


8:7 Primeiro atire. Cf Dt 17.7


THE WOMAN CAUGHT IN ADULTERY

8:10,11 O caso contra a mulher deu em nada por falta de acusadores impecáveis. Cristo que nunca pecara (8:46) a perdoou porque tomava os pecados dela em Si mesmo (Rm 8:1,3). Não peques mais. O perdão livre nunca dá licença para pecar (Rm 6:1ss).




Jesus, a Luz do Mundo


8:12 Eu sou a luz. Também na festa dos tabernáculos, além de derramar a água no altar, acendia-se à noite enormes lâmpadas de ouro no Pátio das Mulheres, no Templo. Lembrava a coluna de fogo no deserto.

John 8:12 Then spake Jesus again unto them, saying, I am the light of the world: he that followeth me shall not walk in darkness, but shall have the light of life. 

Juan 8:12 Y hablóles Jesús otra vez, diciendo: Yo soy la luz del mundo: el que me sigue, no andará en tinieblas, mas tendrá la lumbre de la vida. 

João 8:12 Falou-lhes pois Jesus outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 

N. Hom. Jesus, a Luz do Mundo:

1) Só Ele pode iluminar a alma conduzindo-a ao seu destino celeste;

2) Só Ele afasta as trevas do pecado (1 Jo 1:5-9);

3) Só Ele proporciona a vida pela iluminação do Espírito (1:5n,9).

8:14 Jesus sabia donde veio, i.e., do Pai (1:14,18). Os antagonistas não tinham uma noção da encarnação de Cristo. Além do sentimento próprio. Deus Pai testificou a favor dele.

8:15 Julgar segundo a carne, quer dizer, ser insensível diante das realidades espirituais (cf 19; Cl 3:1-3).

8:17 Vossa lei. Pela maneira que os judeus interpretavam a lei, Jesus foi forçado a se desassociar de Moisés (cf 10:34; 15:25). Cf Mt 5:17-20 para conhecer a atitude de Cristo a respeito da lei.


8:18 Testifica de mim, i.e., pela ressurreição (cf 7:34). 


8:19 O conhecimento de Deus vem só por Cristo (14:6-9).






Jesus defende a sua Missão e Autoridade


8:21 Vou retirar-me. Pela crucificação e ressurreição Jesus se afastará. Pela fé podemos ser unidos a Ele nessa morte redentora. O pecado supremo é descrer, pecando, assim, contra a verdade e o Espírito Santo (cf Mt 12:32).




 
8:24 Eu sou. Cristo faz alusão a Êx 3:14; Dt 32:39 onde a LXX tem esta idêntica frase (ego eimi). Veladamente Ele reivindica Sua divindade (cf 6:20; 8:28; 13:10; 19:6) essencialmente um com Deus.

8:25 Desde o princípio. O original grego quer dizer: “desde o início de meu ministério público”,  (há outras interpretações).



8:28 Levantardes. Pela crucificação. Cf 3:14n; 12:32. Nada faço por mim mesmo. Cf 5:19n. Falo ... ensinou. Cf Hb 1:1.

8:29 Agrada. Define-se a genuína santidade como agradar sempre a Deus. Somente Cristo agrada ao Pai sempre (cf Cl 1:10).

8:30 Creram. Eram crentes nominais (no parágrafo seguinte mostram que deixaram de crer – “haviam crido” 31). Cf 2:23ss; 6:60ss.



8:31-59 Novo debate com os “muitos” que abandonaram sua “fé”.

N. Hom. Um Discipulado Genuíno:

1) O que é – submissão obediente (v 31) à palavra de Cristo;

2) O Resultado – conhecimento progressivo da verdade (v 32);

3) Seu benefício – libertação do jugo do pecado (v 36) e direitos de filhos no 
lar de Deus (v 35).



8:32 Conhecereis a verdade, i. e., Cristo, a Verdade pessoal (14:6). O escravo de Cristo experimenta a liberdade real do espírito nos propósitos de Deus (v 36; Rm 8:2-4).

John 8
31 Then said Jesus to those Jews which believed on him, If ye continue in my word, then are ye my disciples indeed;
32 And ye shall know the truth, and the truth shall make you free. 

Juan 8
31 Y decía Jesús á los Judíos que le habían creído: Si vosotros permaneciereis en mi palabra, seréis verdaderamente mis discípulos;
32 Y conoceréis la verdad, y la verdad os libertará. 

João 8
31 Jesus dizia pois aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 



8:34 Escravo do pecado.

N. Hom. Reflexões de Jesus sobre a Queda do homem

1) Quem comete pecado mostra que é escravo do pecado;

2) Mas não reconhece essa escravidão (9:41).

3) Torna-se incapaz de compreender a palavra de Deus (v 43);

4) Sua fonte de satisfação e de valores é o diabo que incute os próprios desejos, a mentira (v 44), o homicídio (v 40) e a própria glória (v 50; 5:44).

A consequência da queda – a morte (v 51ss; Rm 5:12; 6:23). Tanto Abraão como os profetas morreram (v 52). Mas Cristo, o Segundo Adão, anula os efeitos da Queda sendo glorificado pelo Pai (v 54,na ressurreição). Quem guarda a palavra de Cristo compartilhará de sua vitória sobre a Queda (v 51s) e experimentará a verdade, liberdade e pureza.

8:35 Escravo...filho. O não convertido e o genuíno crente.


8:39,40 Jesus nega que os judeus são verdadeiros filhos de Abraão porque o filho reflete qualidades do seu pai. As obras de Abraão eram de ouvir e obedecer a palavra de Deus (Hb 11:8s).

8:41 Bastardos Os judeus rejeitando o nascimento virginal acusam Jesus de ter nascido ilegitimamente.

8:42 Vosso pai Jesus nega que os judeus eram de filiação divina, portanto rejeita seu direito de ser o Israel verdadeiro (Êx 4:22; Fp 3:3).



8:48 Samaritano. Raça mista e hostil aos judeus e sua religião (4:9). Tens demônio. Os fariseus achavam que o poder de expulsar demônios veio do próprio diabo (Mt 12:24ss). Igualmente explicaria para eles a operação de qualquer milagre.

8:53 Maior do que...Abraão. Cf 4:12. Abraão morreu. Cristo ressuscitou e dá vida. Abraão foi pai dos judeus. Cristo é Autor e Consumador da fé dos fiéis, inclusive de Abraão (Hb 12:2).

8:55 Conhecido (gr egnõkate “conhecer progressivamente” 3:10). Conheço (gr oida “conhecer essencialmente, por natureza).

8:56 Ver o meu dia, i.e. quando Abraão vivia no mundo, ou pela fé ou por uma visão, segundo uma tradição rabínica.


8:58 Eu sou (gr egõ eimi; cf 24n). Novamente Jesus se identifica com o eterno “Eu sou” de que se deriva o nome Jeová (heb Yahweh; Êx 3:4; 6:3). Os judeus bem entenderam Sua reivindicação de deidade e por isso concluíram que deviam apedrejá-Lo (v 59).






preacher photo: Preacher Preacher.gif 



Shut Out of Heaven Forever (John 7:25-36)



The Glorious Gospel Invitation (John 7:37-52)

 

The Freedom of True Discipleship (John 8:31-36)

 

Jesus Provokes His Enemies (John 8:48-59)

 









Que Hombre! (Juan 7:40-52)



La Perícopa de la Mujer Adultera (Juan 7:53 -- 8:11) 



La Luz que Transforme (Juan 8:12-20) 



La Conexión Entre la Verdad y la Libertad (Juan 8:31-36) 



Prueba de Paternidad (Juan 8:37-47) 


Jesús Dice Ser Dios (Juan 8:48-59) 











Testemunho do Pastor Marcos Curi ,
Joao 8:16 Se pois o filho vos libertar sereis livres.





ANÁLISE

O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).

Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.

Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).

Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através  de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.

Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).


(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo (cf João 1:1ss)

         AUTOR


Embora o quarto evangelho em parte alguma dê definidamente o nome de seu escritor, pouca dúvida existe de que João, “o discípulo amado”, foi o seu autor. Somente uma testemunha ocular dentre o círculo mais íntimo dos seguidores do Senhor (cf 12:16; 13:29) poderia fornecer os detalhes íntimos que aparecem no livro. Outrossim, o relato especial e algumas vezes indireto da participação de João parece confirmar igualmente e sua autoria (1:37-40; 19:26; 20:2,4,8; 21:20,23,24). O fragmento de uma antiga cópia, que data do início do segundo século, indica que o original, naturalmente, é mais antigo ainda e pertencente ao período da vida de João. Os eruditos conservadores situam-no depois da escrita dos outros evangelhos, ou seja, algum tempo entre 69 d.C. (antes da queda de Jerusalém) e 90 d.C.



 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JOHN

Notes on John




Notes on
John
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-18

A. The preincarnate Word 1:1-5
B. The witness of John the Baptist 1:6-8
C. The appearance of the Light 1:9-13
D. The incarnation of the Word 1:14-18

II. Jesus' public ministry 1:19—12:50

A. The prelude to Jesus' public ministry 1:19-51

1. John the Baptist's veiled testimony to Jesus 1:19-28
2. John the Baptist's open identification of Jesus 1:29-34
3. The response to John the Baptist's witness 1:35-42
4. The witness of Andrew and Philip 1:43-51

B. Jesus' early Galilean ministry 2:1-12

1. The first sign: changing water to wine 2:1-11
2. Jesus' initial stay in Capernaum 2:12

C. Jesus' first visit to Jerusalem 2:13—3:36

1. The first cleansing of the temple 2:13-22
2. Initial response to Jesus in Jerusalem 2:23-25
3. Jesus' conversation with Nicodemus 3:1-21
4. John the Baptist's reaction to Jesus' ministry 3:22-30
5. The explanation of Jesus' preeminence 3:31-36

D. Jesus' ministry in Samaria 4:1-42

1. The interview with the Samaritan woman 4:1-26
2. Jesus' explanation of evangelistic ministry 4:27-38
3. The response to Jesus in Samaria 4:39-42

E. Jesus' resumption of His Galilean ministry 4:43-54

1. Jesus' return to Galilee 4:43-45
2. The second sign: healing the official's son 4:46-54

F. Jesus' second visit to Jerusalem ch. 5

1. The third sign: healing the paralytic 5:1-9
2. The antagonism of the Jewish authorities 5:10-18
3. The Son's equality with the Father 5:19-29
4. The Father's witness to the Son 5:30-47

G. Jesus' later Galilean ministry 6:1—7:9

1. The fourth sign: feeding the 5,000 6:1-15
2. The fifth sign: walking on the water 6:16-21
3. The bread of life discourse 6:22-59
4. The responses to the bread of life discourse 6:60—7:9

H. Jesus' third visit to Jerusalem 7:10—10:42

1. The controversy surrounding Jesus 7:10-13
2. Jesus' ministry at the Feast of Tabernacles 7:14-44
3. The unbelief of the Jewish leaders 7:45-52
[ 4. The woman caught in adultery 7:53—8:11 ]
5. The light of the world discourse 8:12-59
6. The sixth sign: healing a man born blind ch. 9
7. The good shepherd discourse 10:1-21
8. The confrontation at the Feast of Dedication 10:22-42

I. The conclusion of Jesus' public ministry chs. 11—12

1. The seventh sign: raising Lazarus 11:1-44
2. The responses to the raising of Lazarus 11:45-57
3. Mary's anointing of Jesus 12:1-8
4. The official antagonism toward Lazarus 12:9-11
5. Jesus' triumphal entry 12:12-19
6. Jesus' announcement of His death 12:20-36
7. The unbelief of Israel 12:37-50

III. Jesus' private ministry chs. 13—17

A. The Last Supper 13:1-30

1. Jesus' washing of the disciples' feet 13:1-20
2. Jesus' announcement of His betrayal 13:21-30

B. The Upper Room Discourse 13:31—16:33

1. The new commandment 13:31-35
2. Peter's profession of loyalty 13:36-38
3. Jesus' comforting revelation in view of His departure 14:1-24
4. The promise of future understanding 14:25-31
5. The importance of abiding in Jesus 15:1-16
6. The warning about opposition from the world 15:17-27
7. The clarification of the future 16:1-24
8. The clarification of Jesus' destination 16:25-33

C. Jesus' high priestly prayer ch. 17

1. Jesus' requests for Himself 17:1-5
2. Jesus' requests for the Eleven 17:6-19
3. Jesus' requests for future believers 17:20-26

IV. Jesus' passion ministry chs. 18—20

A. Jesus' presentation of Himself to His enemies 18:1-11
B. Jesus' religious trial 18:12-27

1. The arrest of Jesus and the identification of the high priests 18:12-
14
2. The entrance of two disciples into the high priest's courtyard and
Peter's first denial 18:15-18
3. Annas' interrogation of Jesus 18:19-24
4. Peter's second and third denials of Jesus 18:25-27

C. Jesus' civil trial 18:28—19:16

1. The Jews' charge against Jesus 18:28-32
2. The question of Jesus' kingship 18:33-38a
3. The Jews' request for Barabbas 18:38b-40
4. The sentencing of Jesus 19:1-16

D. Jesus' crucifixion 19:17-30

1. Jesus' journey to Golgotha 19:17
2. The men crucified with Jesus 19:18
3. The inscription over Jesus' cross 19:19-22
4. The distribution of Jesus' garments 19:23-24
5. Jesus' provision for His mother 19:25-27
6. The death of Jesus 19:28-30

E. The treatment of Jesus' body 19:31-42

1. The removal of Jesus' body from the cross 19:31-37
2. The burial of Jesus 19:38-42

F. Jesus' resurrection 20:1-29

1. The discovery of Peter and John 20:1-9
2. The discovery of Mary Magdalene 20:10-18
3. The appearance to the Eleven minus Thomas on Easter evening
20:19-23
4. The transformed faith of Thomas 20:24-29

G. The purpose of this Gospel 20:30-31

V. Epilogue ch. 21

A. Jesus' appearance to seven disciples in Galilee 21:1-14
B. Jesus' teachings about motivation for service 21:15-23
C. The writer's postscript 21:24-25























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