BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
referente aos dias 5 e 6 de novembro
João, 7:1 - 8:59
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation,
and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu;
que es la palabra de Dios;
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação,
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
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NOVEMBER
New Testament
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Luke
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Romans
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1 Corinthians
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1 Corinthians
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1 Corinthians
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NOVIEMBRE
Nuevo Testamento
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1º
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Lucas
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Juan
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Hechos
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Hechos
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Romanos
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Romanos
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Romanos
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1 Corintios
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1 Corintios
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1 Corintios
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NOVEMBRO
Novo Testamento
DIA
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LIVRO
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CAPÍTULO
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1º
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Lucas
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2
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Lucas
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João
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João
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João
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(Introdução)
JOÃO
Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.
Evangelho de João: “Evangelho da Fé”
Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.
Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
João, 7:1 - 8:59
III. REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO, 1.5-21.25
1. FESTA: O Messias no Templo: Tabernáculos, 7.1-52
1.1 Jesus, a Fonte de Água viva, 7.37-44
Juan 7
37 Mas en el postrer día grande de
la fiesta,
Jesús se ponía en pie y clamaba, diciendo:
Si alguno tiene sed,
venga á mí y beba.
38 El que cree en mí, como dice la Escritura,
ríos de agua viva correrán
de su vientre.
João 7
37 E no último dia, o grande dia
da festa,
Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo:
Se alguém tem sede, venha
a mim, e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura,
rios de água viva correrão do
seu ventre.
2. A Mulher Apanhada em Adultério, 7.53-8.11
3. Jesus, a Luz do Mundo, 8.12-30
4. Jesus, a Fonte da Liberdade, 8.31-59
(...)
Os Grandes Sinais e os Discursos
Públicos, 2.1-12.11
(...)
FESTA: O Messias no Templo:
Tabernáculos, 7.1-52
A incredulidade dos irmãos de Jesus,
7.1-9
Jesus na festa dos tabernáculos,
7.10-13
A controvérsia entre Jesus e os judeus,
7.14-24
Os guardas mandados para prender a
Jesus, 7.25-36
Jesus, a fonte a Água viva, 7.37-44
Os guardas voltam sem Jesus, 7.45-52
A Mulher Apanhada em Adultério, 7.53-8.11
A mulher adúltera, 7.53-8.11
Discurso (Fariseus): Cristo, a Luz do
Mundo, 8.12-30
Jesus, a luz do mundo, 8.12-20
Jesus defende a sua missão e
autoridade, 8.21-30
Discurso (Seguidores Professos):
Cristo, a Fonte da Liberdade, 8.31-59
Jesus Ensina no Templo
A Incredulidade dos irmãos de Jesus
7:2 Tabernáculos. A mais popular das festas que
celebrava a passagem de Israel pelo deserto juntamente com a colheita anual.
Começava no dia 15 de Tishri (set/out), 5 dias após o Dia da Expiação e durava
8 dias.
7:3 Os irmãos de Jesus
aconselhavam-no como ganhar aderentes. Eles não entenderam a missão de Jesus
(12:32). Discípulos. Os de Jerusalém
e Judéia.
7:4 Manifesta-te ao mundo. Jesus mesmo, escolhe o tempo para
subir ocultamente (v 10). Assim cumpre a profecia de Ml 3:1.
7:6,8 Meu tempo (gr kairos, “oportunidade“). A paixão de Cristo faz parte dum plano predeterminado e imutável (At 2:23).
Sempre. A possibilidade de
aproveitar o benefício da redenção de Cristo perdurará durante este século da
graça. Mais tarde Tiago e Judas (irmãos de Jesus) foram convertidos. Espera-se
o mesmo dos judeus (Rm 11:25,26). Não subo.
Cf 3:13; 6:62; 20:17 sugere a crucificação.
Jesus na Festa dos Tabernáculos
7:10-13
A Controvérsia entre Jesus e os judeus
7:15 Letras (gr (gramata) a mesma palavra traduzida
em 5:47, “escrituras”. Ser ter estudado.
Quer dizer, Jesus não estudara em escola rabínica.
7:17 Para verificar a autenticidade da doutrina de Cristo, o discípulo
precisa desejar (gr thelei) fazer
(verbo no presente contínuo) a
vontade de Deus. Conhecimento não se alcança pela “teoria”, i.e., o raciocinar,
mas pelo obedecer. Fala por mim mesmo.
Jesus, ao contrário dos rabinos, fundamentava Seu ensino em Deus não em outros
rabinos.
7:22 A circuncisão originou com Abraão (Gn 17:10).
7:23 Circuncisão. Para os rabinos este rito curava uma
parte do corpo. Se era permitido uma cura parcial quanto mais restauração
completa?
Os Guardas mandados para prender a
Jesus
7:25-31 Notável neste trecho é a falta de
investigação séria a respeito das reivindicações messiânicas de Jesus pelos
judeus. Os comentários eram dos mais diversos: homem bom (v 12); enganador (v
12); profeta (v 40); endemoninhado (v 20); homem corajoso (v 26); o Cristo (v
26); incomparável no ensino (v 46).
7:27 Entre os judeus houve a opinião bem divulgada que o Messias
apareceria súbita e inesperadamente.
7:28 O quisesse. João frisa no seu evangelho a
submissão de Jesus.
7:31 Creram. Fé apenas superficial: necessitava de
confirmação.
7:32 Os fariseus e saduceus, normalmente inimigos entre si, uniram-se
para prender a Jesus utilizando guardas policiais do templo (cf
18:3,12,18,22,36).
7:33 Pouco... Faltava apenas 6 meses até à Páscoa
e crucificação.
7:34 Nem no túmulo vazio nem nos céus, após a ascensão, poderão os
inimigos judeus encontrar a Jesus. Eles achavam que falava dum afastamento da
Palestina, não de Sua morte e ascensão.
Tanque de Siloé
Jesus, a Fonte da Água Viva
7:37-39 Último dia. Era o oitavo dia da festa dos
Tabernáculos, dia sagrado como o sábado. Em todos os dias da festa um jarro de
ouro com água do tanque de Siloé era derramado como libação sobre o altar do
sacrifício matinal. Jesus já declarara que Ele cumpriria o significado do
milagre do maná (6:31-35). Agora afirma que na Sua pessoa o segundo grande
milagre de Moisés será cumprido (cf Nm 20:2-13; Ne 9:15; Sl 78:20). Cristo se
apresenta como a Rocha da qual a água salvadora flui (cf 1 Co 10:4). Muitos
eruditos acham que a pontuação dos vv 37s está errada; sugerem a seguinte
tradução “Se alguém tem sede, venha a mim. Quem crer em mim, beba.” Neste caso
a frase, “do seu interior” seria uma referência a Cristo que na Sua morte
derramou sangue e água (19:34). Sua morte expiatória provê para todo crente o
Espírito (v 39). Cristo é a fonte, o cristão o receptáculo do Espírito. (1 Co
6:20).
7:38 Diz A Escritura. Aqui não há uma citação direta, mas
uma alusão a uma coletânea de escrituras (cf Is 58:11; 44:3; 55:1; Zc 14:8; Ez
47:1). Rios de água viva são
recebidas e derramadas pela fé (cf At 2:16ss; Jl 2:28).
John 7
37 In the
last day, that great day of the feast, Jesus stood and cried, saying,
If any man thirst, let him come unto me, and drink.
38 He that believeth on me, as the scripture hath said, out of his belly shall flow rivers of living water.
39 (But this spake he of the Spirit, which they that believe on him should receive: for the Holy Ghost was not yet given; because that Jesus was not yet glorified.)
38 He that believeth on me, as the scripture hath said, out of his belly shall flow rivers of living water.
39 (But this spake he of the Spirit, which they that believe on him should receive: for the Holy Ghost was not yet given; because that Jesus was not yet glorified.)
Juan
7
37 Mas
en el postrer día grande de la fiesta, Jesús se ponía en pie y clamaba,
diciendo: Si alguno tiene sed, venga á mí y beba.
38 El que cree en mí, como dice la Escritura, ríos de agua viva correrán de su vientre.
39 (Y esto dijo del Espíritu que habían de recibir los que creyesen en él: pues aun no había venido el Espíritu Santo; porque Jesús no estaba aún glorificado.)
38 El que cree en mí, como dice la Escritura, ríos de agua viva correrán de su vientre.
39 (Y esto dijo del Espíritu que habían de recibir los que creyesen en él: pues aun no había venido el Espíritu Santo; porque Jesús no estaba aún glorificado.)
João
7
37 E
no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se
alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
7:39
Glorificado. Aponta Jesus Sua morte e exaltação (1:14; 13:31s).
7:40-44 Relata-se a reação da multidão.
Profeta. Cf Dt 18:15,18.
Os Guardas Voltam sem Jesus
7:48 Autoridades seriam os membros do Sinédrio. Até
nesta altura, Nicodemos não confessara sua fé em Cristo abertamente.
7:49 Plebe. O povo sem preparo na lei não teria
condições, afirma os judeus, de julgar quem Jesus era de fato.
7:51 Os líderes judaicos, invejosos da popularidade de Jesus, ao
julgá-lo, violavam a própria lei que pretendiam exaltar (Dt 1:16ss).
A Mulher Adúltera
8:6 Tentando-o. Era um dilema. Se Jesus discordasse
estaria contra Moisés, concordando, seria um subversivo (a pena capital cabia a
Roma) e também seria contra os pecadores que Ele veio salvar. Escrevia. Cf v 8. Uns Mss (*) de pouca
importância dizem que Jesus revelou “os pecados de cada um” dos acusadores.
(*) manuscritos
8:7 Primeiro atire. Cf Dt 17.7
8:10,11 O caso contra a mulher deu em nada por
falta de acusadores impecáveis. Cristo que nunca pecara (8:46) a perdoou porque
tomava os pecados dela em Si mesmo (Rm 8:1,3). Não peques mais. O perdão livre nunca dá licença para pecar (Rm
6:1ss).
Jesus, a Luz do Mundo
8:12 Eu sou a luz. Também na festa dos tabernáculos,
além de derramar a água no altar, acendia-se à noite enormes lâmpadas de ouro
no Pátio das Mulheres, no Templo. Lembrava a coluna de fogo no deserto.
John 8:12 Then spake Jesus again unto them, saying, I am
the light of the world: he that followeth me shall not walk in darkness, but
shall have the light of life.
Juan 8:12 Y hablóles Jesús otra
vez, diciendo: Yo soy la luz del mundo: el que me sigue, no andará en
tinieblas, mas tendrá la lumbre de la vida.
João 8:12 Falou-lhes pois Jesus
outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em
trevas, mas terá a luz da vida.
N. Hom. Jesus, a Luz do Mundo:
1)
Só Ele pode iluminar a alma conduzindo-a ao seu destino celeste;
2)
Só Ele afasta as trevas do pecado (1 Jo 1:5-9);
3)
Só Ele proporciona a vida pela iluminação do Espírito (1:5n,9).
8:14 Jesus sabia donde veio, i.e., do Pai (1:14,18). Os antagonistas
não tinham uma noção da encarnação de Cristo. Além do sentimento próprio. Deus
Pai testificou a favor dele.
8:15 Julgar segundo a carne, quer dizer, ser insensível diante das
realidades espirituais (cf 19; Cl 3:1-3).
8:17 Vossa lei. Pela maneira que os judeus
interpretavam a lei, Jesus foi forçado a se desassociar de Moisés (cf 10:34;
15:25). Cf Mt 5:17-20 para conhecer a atitude de Cristo a respeito da lei.
8:18 Testifica de mim, i.e., pela ressurreição (cf 7:34).
8:19 O conhecimento de Deus vem só por Cristo (14:6-9).
Jesus defende a sua Missão e Autoridade
8:21
Vou retirar-me. Pela crucificação e ressurreição Jesus se afastará. Pela fé
podemos ser unidos a Ele nessa morte redentora. O pecado supremo é descrer,
pecando, assim, contra a verdade e o Espírito Santo (cf Mt 12:32).
8:24 Eu sou. Cristo faz alusão a Êx 3:14; Dt 32:39
onde a LXX tem esta idêntica frase (ego
eimi). Veladamente Ele reivindica Sua divindade (cf 6:20; 8:28; 13:10;
19:6) essencialmente um com Deus.
8:25 Desde o princípio. O original grego quer dizer: “desde o
início de meu ministério público”, (há
outras interpretações).
8:28 Levantardes. Pela crucificação. Cf 3:14n; 12:32. Nada faço por mim mesmo. Cf 5:19n. Falo ... ensinou. Cf Hb 1:1.
8:29 Agrada. Define-se a genuína santidade como
agradar sempre a Deus. Somente Cristo agrada ao Pai sempre (cf Cl 1:10).
8:30 Creram. Eram crentes nominais (no parágrafo
seguinte mostram que deixaram de crer – “haviam crido” 31). Cf 2:23ss; 6:60ss.
8:31-59 Novo debate com os “muitos” que
abandonaram sua “fé”.
N. Hom. Um Discipulado Genuíno:
1)
O que é – submissão obediente (v 31) à palavra de Cristo;
2)
O Resultado – conhecimento progressivo da verdade (v 32);
3)
Seu benefício – libertação do jugo do pecado (v 36) e direitos de filhos no
lar
de Deus (v 35).
8:32 Conhecereis a verdade, i. e., Cristo, a Verdade pessoal
(14:6). O escravo de Cristo experimenta a liberdade real do espírito nos
propósitos de Deus (v 36; Rm 8:2-4).
John
8
31 Then
said Jesus to those Jews which believed on him, If ye continue in my
word, then are ye my disciples indeed;
32 And ye shall know the truth, and the truth shall make you free.
32 And ye shall know the truth, and the truth shall make you free.
Juan
8
31 Y
decía Jesús á los Judíos que le habían creído: Si vosotros permaneciereis en mi
palabra, seréis verdaderamente mis discípulos;
32 Y conoceréis la verdad, y la verdad os libertará.
32 Y conoceréis la verdad, y la verdad os libertará.
João
8
31 Jesus
dizia pois aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha
palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
8:34 Escravo do pecado.
N. Hom. Reflexões de Jesus sobre a Queda do
homem
1)
Quem comete pecado mostra que é escravo do pecado;
2)
Mas não reconhece essa escravidão (9:41).
3)
Torna-se incapaz de compreender a palavra de Deus (v 43);
4)
Sua fonte de satisfação e de valores é o diabo que incute os próprios desejos,
a mentira (v 44), o homicídio (v 40) e a própria glória (v 50; 5:44).
A
consequência da queda – a morte (v 51ss; Rm 5:12; 6:23). Tanto Abraão como os
profetas morreram (v 52). Mas Cristo, o Segundo Adão, anula os efeitos da Queda
sendo glorificado pelo Pai (v 54,na ressurreição). Quem guarda a palavra de
Cristo compartilhará de sua vitória sobre a Queda (v 51s) e experimentará a
verdade, liberdade e pureza.
8:35 Escravo...filho. O não convertido e o genuíno crente.
8:39,40 Jesus nega que os judeus são
verdadeiros filhos de Abraão porque o filho reflete qualidades do seu pai. As obras de Abraão eram de ouvir e
obedecer a palavra de Deus (Hb 11:8s).
8:41 Bastardos Os judeus rejeitando o nascimento
virginal acusam Jesus de ter nascido ilegitimamente.
8:42 Vosso pai Jesus nega que os judeus eram de
filiação divina, portanto rejeita seu direito de ser o Israel verdadeiro (Êx
4:22; Fp 3:3).
8:48 Samaritano. Raça mista e hostil aos judeus e sua
religião (4:9). Tens demônio. Os
fariseus achavam que o poder de expulsar demônios veio do próprio diabo (Mt
12:24ss). Igualmente explicaria para eles a operação de qualquer milagre.
8:53 Maior do que...Abraão. Cf 4:12. Abraão morreu. Cristo
ressuscitou e dá vida. Abraão foi pai dos judeus. Cristo é Autor e Consumador
da fé dos fiéis, inclusive de Abraão (Hb 12:2).
8:55 Conhecido (gr egnõkate “conhecer progressivamente” 3:10). Conheço (gr oida “conhecer
essencialmente, por natureza).
8:56 Ver o meu dia, i.e.
quando Abraão vivia no mundo, ou pela fé ou por uma visão, segundo uma tradição
rabínica.
8:58 Eu sou (gr egõ eimi; cf 24n). Novamente Jesus se identifica com o eterno “Eu
sou” de que se deriva o nome Jeová (heb Yahweh;
Êx 3:4; 6:3). Os judeus bem entenderam Sua reivindicação de deidade e por isso
concluíram que deviam apedrejá-Lo (v 59).
Shut Out of Heaven Forever (John 7:25-36)
The Glorious Gospel Invitation (John 7:37-52)
The Freedom of True Discipleship (John 8:31-36)
Jesus Provokes His Enemies (John 8:48-59)
Que Hombre! (Juan 7:40-52)
La Perícopa de la Mujer Adultera (Juan 7:53 -- 8:11)
La Luz que Transforme (Juan 8:12-20)
La Conexión Entre la Verdad y la Libertad (Juan 8:31-36)
Prueba de Paternidad (Juan 8:37-47)
Jesús Dice Ser Dios (Juan 8:48-59)
Testemunho do Pastor
Marcos Curi ,
Joao 8:16 Se pois o
filho vos libertar sereis livres.
ANÁLISE
O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).
Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).
Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.
Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).
(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo (cf João 1:1ss)