BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
referente aos dias 6 e 7 de novembro
João, 9:1 - 10:42
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation,
and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu;
que es la palabra de Dios;
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação,
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
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NOVEMBER
New Testament
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Nuevo Testamento
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Lucas
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Juan
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Juan
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NOVEMBRO
Novo Testamento
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LIVRO
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CAPÍTULO
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1º
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Lucas
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1 Coríntios
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(Introdução)
I. Estudos Bíblicos
1.1 Estudo Bíblico
Um Estudo Sistemático de Doutrina Bíblica -
Dr. Thomas Paul Simmons, D.Th.(Versão de 1985)
Dr. Thomas Paul Simmons, D.Th.(Versão de 1985)
Palestina no Tempo do Novo Testamento
JOÃO
Filho de Zebedeu e irmão de Tiago; discípulo de Jesus; apóstolo. Foi este João que escreveu o Evangelho de João. Ele era um dos três discípulos mais chegados a jesus (junto com Pedro e Tiago) e testemunha ocular da Transfiguração.
Evangelho de João: “Evangelho da Fé”
Quarto livro do Novo Testamento e quarto dos Evangelhos. Foi escrito pelo apóstolo João para provar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Por esta razão, é geralmente chamado de evangelho da fé. Muitos dos detalhes desse Evangelho, não aparecem nos outros três. João contém alguns dos mais conhecidos versículos da Bíblia, particularmente João 3:16; 13:14; 14:6; 15:12 e 16:33.
Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
João, 9:1-10:42
ESBOÇO
(...)
REVELAÇÃO DA PALAVRA NA REDENÇÃO,
1.5-21.25
(...)
Sétimo
Sinal: Cura do Cego de
Nascença, 9.1-41
A cura de um cego de nascença, 9.1-12
Os fariseus interrogam o cego, 9.13-34
Jesus revela-se ao cego, 9.35-41
Discurso (Fariseus): Cristo, o Bom
Pastor, 10.1-21
Jesus, o bom Pastor, 10.1-18
Nova discussão entre os judeus,
10.19-21
FESTA: O Messias no Templo: A
Dedicação, 10:22-42
A festa de dedicação. Jesus é
interrogado, 10.22-42
A Cura de um Cego de Nascença
9:1 A cura do cego de nascença é o sexto sinal escolhido por João. Expõe o problema básico do pecado e sofrimento (cf Jó) com o pano de fundo do debate sobre a identidade de Jesus. O sinal soluciona um problema de nascença, o que o pecado também é (Sl 51:5). Jesus sendo a luz do mundo (v 5, cf 8:12) cumpre a esperança messiânica (Is 35:5). A época continua sendo a Festa dos Tabernáculos.
9:2,3 Quem pecou. Baseados em passagens como Êx 20:5;
Jr 31:29; Ez 18:2 os judeus acharam possível o pecado dos pais passar para os
filhos. Jesus nega que a cegueira fosse punição direta dos pais ou da vítima.
Mas bem era para glorificar a Deus (cf 11:4). Obras de Deus, além de milagres inclui mudar vidas (6:26s).
9:4,5 Façamos. (bons Manuscritos “eu faça”). Dia. A vida de Cristo junto com todo
“enviado” de Deus se compara a um dia que termina com sua morte (v 5). Enquanto
se espera a Segunda Vinda, só se vê a Luz real pela fé. Luz do mundo. O milagre deste capítulo é como uma parábola que
exprime a natureza da iluminação espiritual.
Jesus Cura um Cego de Nascença, 9:1-12
9:6,7a
9:7 Siloé...Enviado. Era o tanque na extremidade dum
túnel, escavado por Ezequias, que traria água da Fonte da Virgem: daí, “águas
enviadas”. Deste tanque as águas cerimoniais foram colhidas (7:37n). Simboliza
o fato que Cristo é o enviado de Deus (v 4). Quem se lava no Seu sangue
purificador ganha a iluminação salvadora (13:8,ss).
9:11 N. Hom. De Cegueira para a Percepção. O cego
confessa
1)
é um homem chamado Jesus;
2)
é um profeta (v 17);
3)
é um adorador de Deus (v 35);
O
ponto culminante se vê na adoração (v 38)
Os Fariseus Interrogam o Cego, 9:13-34
9:17 Que dizes tu... No fim, todo homem terá de responder
esta pergunta. Profeta. Falta o
artigo que 6:14n e &:40n têm. Moisés, Elias e Eliseu operaram maravilhas,
mas os judeus negaram o aparecimento de qualquer profeta até chegar “o Profeta”
(Dt 18:18).
9:20,21 Sabemos (gr oidamen. Usado 11 vezes nesta cap). Põe em relevo a falta da parte
dos judeus de percepção espiritual neste evangelho (4:22,32).
9:24 Dá glória a Deus. Há duplo sentido nesta expressão: 1) “agradecer”
(Lc 17:15-18); 2) “dizer a verdade” (Js 7:19), como aqui.
9:25 Eu era cego e agora
vejo. Espiritualmente mostra distinção absoluta entre as trevas e a luz.
Quem vê não precisa de mais provas. Toda discussão e debate não convencem como
a experiência.
Endurecimento de Coração
9:28 N. Hom. Endurecimento de Coração:
1)
Começa no pré-julgamento de Jesus (v 16);
2)
Segue a incredulidade ante os fatos (v 18); e,
3)
Atribui-lhe pecado (v 24); então,
4)
Fecham os ouvidos (v 27) seguido por,
5)
Injúria (v 28), e,
6)
Expulsão daqueles que discordam (v 34).
9:33 Consistentemente a Bíblia declara que são inseparáveis o culto a Deus
e a prática de Sua vontade; isto falta no falsa religião.
9:34 Nos ensinas. A complacência e auto-justificação
orgulhosa dos judeus obstam o recebimento da verdade (5:44; Lc 18:14).
Jesus Revela-se ao Cego, 9:35-41
9:35 Filho do homem. Título messiânico de Dn 7:13.
Os que não veem
e os que veem
9:39-41 Jesus fala em termos espirituais. Os que não veem. São os que não têm
visão espiritual (salvação) mas têm consciência de sua necessidade. Os que veem, são os judeus de v 41.
9:41 Quem sabe que não vê, reconhecendo sua necessidade
espiritual, poderá ser curado (cf 1 Jo 1:9). Quem nega seu pecado dizendo que “vê”
permanece no pecado (Mc 2:17; Sl 32:3-5).
Jesus, o Bom Pastor
Cap. 10. A conexão com o cap. 9 se
encontra na expulsão do crente (9:34); Cristo, porém, o aceita, abrigando-o no
novo rebanho de Sua Igreja (v 16) e tornando-o uma das Suas ovelhas
(10:3,4,14).
10:1 Verdade... (gr amën, de origem heb. “mûnã,
“fidelidade”, “digno de confiança”. Esta frase demonstra a autoridade messiância
de Jesus (3:3, 5:24 etc.). Não entra
pela porta. São os falsos mestres que rejeitam a Cristo, a Porta (v 7); Cf
9:39-41.
10:3 Porteiro. Talvez seja João Batista que
prefigura os líderes genuínos do povo de Deus (1 Pe 5:2-4). Chama pelos nomes. Cf 1:47s. Conduz... Os crentes em Cristo são
convidados a deixar o judaísmo (veja o livro de Hebreus) para seguir a Cristo.
10:4
Fazer sair. Jesus cumpre a figura de Josué (Nm 27:17).
N.Hom. “Quem é o Bom Pastor?”
1)
O porteiro abre para Ele (v 3; cf 1:29ss);
2)
As ovelhas reconhecem a Sua voz;
3)
Jesus as conhece por nome (v 3);
4)
Ele as conduz para o aprisco real (v 16);
5)
Ele vai adiante para a cruz (cf Mc 8:34).
10:6 Parábola (gr paroimia, “figura”, “adágio”; 16:25,29; 2 Pe 2:22). Os vv 1-5
contêm a parábola; 7-18 têm a explicação feita por Jesus.
Jesus, a porta
10;7,9 Eu sou a porta. Como o único meio de acesso a Deus
(Mt 7:13,14; Jo 14:6). No Seu cuidado por nós, Ele é o Bom Pastor.
10:8 Todos antes de mim, seriam os falsos críticos e líderes
maus dos judeus (cf Ez 34:1ss; Zc 10:3; 11:3,15-17).
10:9 Entrará e
sairá. As ovelhas de Cristo têm a sua proteção (Sl 91).
10:10,11 O bom pastor (gr kalos, “atrativo” “simpático”) cumpre as promessas divinas de Ez
34:23; Zc 11:4-14; cf Sl 23; 78:70-72. Vida...abundância.
A nova vida eterna do Espírito proporcionada pela morte expiatória do Bom
Pastor.
Falsos Pastores e Falsos Mestres
10:12 Pastores mercenários nem amam a Deus
nem as ovelhas (Ez 34: cf Jo 21:15-17; 1 Pe 5:2-4). Lobos são os falsos mestres.
Outras ovelhas
10.16 Outras ovelhas (gr alla, “outras do mesmo tipo”). Refere-se aos crentes gentios que se
unirão ao verdadeiro Israel. Cristo não será Salvador nacional apenas. Rebanho. A Igreja universal com sua
cabeça, Cristo, o supremo Pastor.
10:18 A obediência de Cristo (Rm 5:19)
necessariamente inclui a espontânea entrega de Sua vida. Reavê-la. Pela ressurreição.
A Festa de Dedicação em Jerusalém - Jesus é Interrogado
10:22-30 O diálogo na festa da dedicação ou
luzes. Comemorava a purificação do templo (164 a.C.) após sua contaminação
por Antioco Epifânico (1 Mac 4:36,39). Lembra-nos que o altar cristão é a cruz.
10:23 Pórtico de Salomão. Os cristãos em breve estariam lá
(At 3:11; 5:12).
10:24-30 Reconhecer que Jesus é um com
Deus exige fé para compreender.
As Ovelhas seguem o Bom Pastor
10:27 Me seguem. As ovelhas dependem do Pastor e
obedecem-Lhe a voz.
10:28,29 A segurança do crente depende da
decisão de Cristo e do Pai. Eles estão completamente seguras na mão do Filho e
do Pai (14:23; Cl 3:1ss) pois os dois são um (v 30) em propósito e essência
(1:1).
10:32,33 Obras boas garantiram que Deus estava com
Jesus, portanto a acusação da blasfêmia não cabia.
10:34 Vossa lei, i.e., a Torá ou o A.T. como um
todo, inclusive o Salmos.
10:33-36 Se Deus, o Autor da Bíblia, chama
homens de “deuses” (heb ‘elohim “Deus”,
“deuses”, juízes”, cf Sl 82:6; Êx 21:6; 22:9,28) quanto mais teria o Filho
direito a este título. A Escritura não
pode falhar. A Palavra inspirada de Deus é imutável (2 Tm 3:16). Santificou. Melhor, “consagrou”,
separou para esta missão (Hb 10:10).
10:37 Obras de meu Pai. Os milagres de Cristo não puderam ser
atribuídos a poder satânico.
10:38 Fé, no evangelho de João, antecede o “saber
e compreender”.
Blind for the Glory of God (John 9:1-12)
I Am the Door (John 10:1–10)
El Ciego Sanado, Juan 9:1-23
La Voz del Pastor (Juan 10:1-6)
John 9:25 He answered and said,
Whether he be a sinner or no,
I
know not: one thing I know, that, whereas I was blind, now I see.
Juan 9:25 Entonces él respondió, y
dijo:
Si es pecador, no lo sé:
una cosa sé, que habiendo yo sido ciego, ahora
veo.
João
9.25 Respondeu ele pois, e disse:
Se é pecador, não sei;
uma coisa sei, é que,
havendo eu sido cego, agora vejo.
Surpreendente Graça - (Amazing Grace)
“Amazing Grace” (em 23 idiomas – in 23 languages)
ANÁLISE
O quarto evangelho declara francamente o propósito do livro: “... fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais... Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (20:30,31).
Desde o prólogo 1:1-18 com seu grande clímax: “... e vimos a sua glória...” (v 14), até à confissão final de Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (20:28), o leitor é constantemente impelido a prostrar-se de joelhos em adoração. Jesus Cristo aparece como mais que um mero homem: de fato, mais do que um simples enviado sobrenatural ou representante da Divindade. Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
Os hebreus, esperando pelo seu Messias vindouro, entretanto (1:19-26), necessitavam de prova sobre a reivindicação de Jesus de ser o prometido Messias do Antigo Testamento. João apresenta essas provas. Milagres e discursos selecionados dentre apenas vinte dias dos três anos de ministério público de Jesus validam dramaticamente Sua posição de Cristo, o Filho de Deus. Oito sinais ou ações revelam não apenas o Seu poder, mas igualmente atestam a Sua glória como o divino possuidor da graça redentora. Jesus é o grande “Eu Sou”, a única esperança de uma raça em tudo mais destituída de esperança. Água transformada em vinho; comerciantes e animais para sacrifícios expulsos do templo; o filho do nobre curado à distância; o paralítico curado no sábado; as multiplicações de pães; Jesus a andar sobre a superfície da água; a vista restaurada ao cego de nascença; Lázaro chamado de volta de entre os mortos: todos esses milagres revelam Quem Jesus é e o que Ele faz. Progressivamente, João o retrata como a fonte da nova vida, a água da vida, e o pão da vida. Até os Seus próprios inimigos recuam e caem perante o “Eu Sou”, que se entregava voluntariamente ao sofrimento da cruz (18:5,6).
Procurando salvar o homem do pecado e da condenação, e restaurá-lo à comunhão divina e à santidade, o Logos eterno fez deste mundo Sua habitação temporária (1:14). Através de Sua graça, homens caídos se tornam qualificados para habitar em Deus (14:20) e, finalmente, para entrarem nas mansões eternas (14:2,3). Em Sua própria pessoa, Jesus cumpre o significado das profecias e das festividades do Antigo Testamento. Triunfa, finalmente, até mesmo sobre a morte e a sepultura, e deixa aos Seus seguidores um notável legado para dar prosseguimento à missão misericordiosa, sem igual na história.
Estendendo-se de eternidade a eternidade, o quarto evangelho liga o destino tanto dos judeus como dos gentios, como parte da criação inteira, à ressurreição do encarnado e crucificado Logos (*).
(*) Palavra, Verbo (em grego Logos). Diz respeito aqui à pessoa de Jesus Cristo
(cf João 1:1ss)
(cf João 1:1ss)