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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

COLOSSENSES - (COLOSSIANS - COLOSENSES)











Colossenses 2
13 E, quando vós estáveis mortos 
nos pecados, 
e na incircuncisão da vossa carne, 
vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
14 Havendo riscado a cédula 
que era contra nós nas suas ordenanças, 
a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, 
cravando-a na cruz. 
15 E, despojando os principados
 e potestades, os expôs publicamente 
e deles triunfou em si mesmo. 



Colossians 2
13 And you, being dead in your sins 
and the uncircumcision of your flesh, 
hath he quickened together with him, 
having forgiven you all trespasses;
14 Blotting out the handwriting 
of ordinances that was against us, 
which was contrary to us, 
and took it out of the way, 
nailing it to his cross;
15 And having spoiled principalities 
and powers, 
he made a shew of them openly, 
triumphing over them in it. 



Colossenses 2
13 Y á vosotros, estando muertos en pecados y en la incircuncisión de vuestra carne, 
os vivificó juntamente con él, 
perdonándoos todos los pecados,
14 Rayendo la cédula de los ritos 
que nos era contraria, 
que era contra nosotros, 
quitándola de en medio 
y enclavándola en la cruz;
15 Y despojando los principados 
y las potestades, 
sacólos á la vergüenza en público, 
triunfando de ellos en sí mismo. 













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1. Colossenses Capítulo: 1 2 3 4 [JFA]

2. Colossians Chapter: 1 2 3 4 [KJV]

3. Colosenses Capítulo:  1 2 3 4 [RV]







Colossos
(Colossae, Turkey)

Colossae photo colossaeview.jpg






Epístola 
aos Colossenses








TEMA (1)

Deus da Preeminência –

[  (God of Preeminence) –

(Dios de la Preeminencia) ]


"Colossenses 1:18 E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, 19 porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.”  [ARC]

“Colossians 1:18 And he is the head of the body, the church. He is the beginning, the firstborn from the dead, that in everything he might be preeminent. 19 For in him all the fullness of God was pleased to dwell,” [ESV]

“Colossenses 1:18 y él es la cabeza del cuerpo que es la iglesia, él que es el principio, el primogénito de entre los muertos, para que en todo tenga la preeminencia; 19 por cuanto agradó al Padre que en él habitase toda plenitud,” [RVR1960]


TEMA (2)



A causa pela qual foi escrita a epístola aos colossenses foi a introdução de doutrinas errôneas na Igreja. Parece que apareceu no seu meio um mestre que propagou um sistema doutrinário que era uma mistura de legalismo judaico e filosofia pagã. Era o elemento pagão no sistema - conhecido depois do tempo de Paulo como o gnosticismo - que constituiu o maior perigo para a fé da Igreja. Os gnósticos vangloriavam-se de possuírem uma sabedoria muito mais profunda do que aquela revelada nas Sagradas Escrituras, uma sabedoria que era propriedade de alguns favorecidos ("Gnósticos" vem de uma palavra grega que significa "conhecimento"). Os gnósticos pensavam que a matéria em si fosse essencialmente má, razão por que um Deus santo não a poderia ter criado. Os anjos, diziam eles, eram os criadores da matéria. Um deus puro não tinha comunicação direta com o homem pecador, mas comunicava-se com ele por meio de uma cadeia de anjos intermediários, que formavam quase uma escada da terra ao céu.  

(...) O que se podia fazer? A heresia disse que do Deus essencialmente santo emanou um ser um pouco menos santo, e que deste segundo ser santo emanou um terceiro ainda menos santo, e deste terceiro um quarto e assim por diante, com um enfraquecimento cada vez maior, até que apareceu um (Jesus) que estava tão despojado de divindade e tão semelhante ao homem, que podia entrar em contato com ele". 

É claro que esta heresia destruía a soberania, a divindade e o estado de mediador de Jesus, colocando-O na classe de anjos mediadores. 


Paulo corrige este erro, demonstrando que Jesus, em vez de ser apenas um anjo intermediário, é o Criador do universo, e o Criador dos próprios anjos. Eleva o Senhor Jesus ao lugar designado por Deus como Cabeça do universo e o único Mediador, reconciliando a criação inteira com Deus.


Resumiremos o tema da seguinte maneira: a preeminência de Cristo: Ele é o primeiro na natureza, na Igreja, na ressurreição, na ascensão e na glorificação; Ele é o único Mediador, Salvador e Fonte da Vida.



PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia Livro por Livro. 3. ed. Rio de Janeiro: Empravan Editora. 1974, p.356-357.












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