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sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

12 - DECEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 19 of 20)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
referente ao dia 25 de dezembro

Judas

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
DECEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

1 Corinthians
12 13 14
2
1 Corinthians
15 16
3
2 Corinthians
1 2 3 4
4
2 Corinthians
5 6 7 8
5
2 Corinthians
9 10 11 12 13
6
Galatians
1 2 3 4 5 6
7
Ephesians
1 2 3
8
Ephesians
4 5 6
9
Philippians
1 2 3 4
10
Colossians
1 2 3 4
11
1 Thessalonians
1 2 3 4 5
12
2 Thessalonians
1 2 3
13
1 Timothy
1 2 3
14
1 Timothy
4 5 6
15
2 Timothy
 1 2 3 4

16

Titus/Philemon

Titus  1 2 3

17
Hebrews
1 2 3 4 5
18
Hebrews
6 7 8 9
19
Hebrews
10 11
20
Hebrews
12 13
21
James
1 2 3 4 5
22
1 Peter
1 2 3 4 5
23
2 Peter
1 2 3
24
1 John
1 2 3 4 5



25



2 John, 3 John, Jude 



26
Revelation
1 2 3
27
Revelation
4 5 6 7 8
28
Revelation
9 10 11 12
29
Revelation
13 14 15 16
30
Revelation
17 18 19
31
Revelation
20 21 22
       


  

Spain


DICIEMBRE

Nuevo Testamento





DIA

LIBRO

CAPÍTULO

1 Corintios
12 13 14
2
1 Corintios
15 16
3
2 Corintios
1 2 3 4
4
2 Corintios
5 6 7 8
5
2 Corintios
9 10 11 12 13
6
Gálatas
1 2 3 4 5 6
7
Efesios
1 2 3
8
Efesios
4 5 6
9
Filipenses
1 2 3 4
10
Colosenses
1 2 3 4
11
1 Tesalonicenses
1 2 3 4 5
12
2 Tesalonicenses
1 2 3
13
1 Timoteo
1 2 3 4
14
1 Timoteo
5 6
15
2 Timoteo
1 2 3 4

16

Tito/Filemón

Tito 1 2 3

17
Hebreos
1 2 3 4 5
18
Hebreos
6 7 8 9
19
Hebreos
10 11
20
Hebreos
12 13
21
Santiago
1 2 3 4 5
22
1 Pedro
1 2 3 4 5
23
2 Pedro
1 2 3
24
1 Juan
1  2 3 4 5


25


2 Juan, 3 Juan, Judas


26
Apocalipsis
1 2 3
27
Apocalipsis
4 5 6 7 8
28
Apocalipsis
9 10 11 12
29
Apocalipsis
13 14 15 16
30
Apocalipsis
17 18 19
31
Apocalipsis
20 21 22
      
  




Portugal


DEZEMBRO

Novo Testamento
   



DIA

LIVRO

CAPÍTULO

1 Coríntios
12 13 14
2
1 Coríntios
15 16
3
2 Coríntios
1 2 3 4
4
2 Coríntios
5 6 7 8
5
2 Coríntios
9 10 11 12 13
6
Gálatas
1 2 3 4 5 6
7
Efésios
1 2 3
8
Efésios
4 5 6
9
Filipenses
1 2 3 4
10
Colossenses
1 2 3 4
11
1 Tessalonicenses
1 2 3 4 5
12
2 Tessalonicenses
1 2 3
13
1 Timóteo
1 2 3 4
14
1 Timóteo
5 6
15
2 Timóteo
1 2 3 4

16

Tito/Filemon

Tito 1 2 3

17
Hebreus
1 2 3 4 5
18
Hebreus
6 7 8 9
19
Hebreus
10 11
20
Hebreus
12 13
21
Tiago
1 2 3 4 5
22
1 Pedro
1 2 3 4 5
23
2 Pedro
1 2 3
24
1 João
1 2 3 4 5


25


2 John, 3 John, Judas


26
Apocalipse
1 2 3
27
Apocalipse
4 5 6 7 8
28
Apocalipse
9 10 11 12
29
Apocalipse
13 14 15 16
30
Apocalipse
17 18 19
31
Apocalipse
20 21 22
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America





Império Romano

Roman Empire Map photo: El Imperio Romano en su máxima extensión, durante el reinado de Trajano (hacia el 117) Roman_Empire_Map.png


Expansão da Igreja Primitiva



 O Império Romano

 Áreas alcançadas pelas boas novas durante o primeiro século







Judas (1)

Meio-irmão de Jesus e autor do livro de Judas. Ele não deve ser confundido com Judas Iscariotes. Pouco sabemos sobre sua vida, exceto que, como seu irmão Tiago, só veio a crer que Jesus era o Cristo após sua ascensão.

 Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família


Judas (2)

Nome de um dos doze apóstolos, distinto de Judas Iscariotes, Jo 14.23. Era filho ou talvez irmão de Tiago, Lc 6.16; At 1.13, também chamado Tadeu, Mt 10.3; Mc 3.18. Em outras versões encontra-se o nome Lebeu. Ambos os sobrenomes têm o mesmo sentido: Lebeu vem do hebreu e do aramaico leb, coração, e Tadeu deriva-se do aramaico thad, que quer dizer seio de mãe, significando, ambos, filho amado.

 Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis


Epístola de Judas (1)

Vigésimo sexto livro do Novo Testamento e oitavo das epístolas gerais. Esta carta foi escrita aos cristãos em geral. Ela conclama o povo de Deus a tomar cuidado diante dos falsos profetas.

 Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família


Epístola de Judas (2)

Escritor da epístola que tem o seu nome. Fala de si como sento “irmão de Tiago”, parecendo indicar o autor da epístola de Tiago, o mesmo que fazia parte saliente da igreja de Jerusalém. Sendo assim, era irmão do Senhor e não apóstolo. Esta conclusão tem apoio na lista dos nomes dos irmãos do Senhor, Mt 13.55; Mc 6.3, e pelas aparentes indicações do v. 17, desta epístola, em que o seu autor dá a entender que não era apóstolo. Aqueles que identificam os irmãos do Senhor com os filhos de Alfeu, não obstante, identificam Judas, autor desta epístola, com o apóstolo Judas. Afora o simples nome, nada mais podemos saber, além das inferências que se podem tirar a respeito dos irmãos do Senhor, que não creram nele enquanto viveu sobre a terra, Jo 7.5, mas que depois da ressurreição, se fizeram seus discípulos, At 1.14. Hegésipo, escritor eclesiástico, conta uma história interessante, conservada por Euzébio, Hist. Ecl. 3.20, que vem confirmar a possível inferência baseada na 1 Co 9.5, de que ele era casado e que havia falecido antes do ano 80 A.D.

A epístola católica de Judas é muito curta. Seu autor denomina-se servo de Jesus Cristo e é irmão do Senhor, Mt 13.55; Mc 6.3. Dirige-se àqueles que são amados em Deus Pai e conservados e chamados pela graça de Jesus Cristo, 1. Contudo, de acordo com o caráter da epístola, que parece ter sido escrita para uma ocasião especial, e está cheia de alusões que somente seriam entendidas pelo povo judaico, parece que foi endereçada igualmente a uma corporação cristã, que pelas necessidades do momento deixou de ser mencionada. É mais natural admitir que a epístola foi destinada aos cristãos vindos do judaísmo e que habitavam a Palestina. A epístola reflete-se bastante na 2 de Pedro, cap. 2 e deve ter sido escrita pouco tempo antes dela, aí pelo ano 66. Os defensores da autenticidade da 2ª epístola de Pedro e que discutem a sua prioridade à de Judas, dizem que foi escrita entre o tempo da morte de Pedro no ano 68 e a subida de Domiciano ao trono do império romano, no ano 81. A razão de fixar a data de 81 como o limite deste período, baseia-se em uma tradição citada por Euzébio sob a autoridade de Hegésipo, que escreveu nos princípios do ano 170, pela qual se vê que Judas, irão do Senhor, morreu antes do reinado de Domiciano, ou logo no princípio dele. A epístola teve por fim combater uma heresia nascente com tendências imorais, talvez semelhantes ao gnosticismo, condenadas nas epístolas pastorais e no Apocalipse, vv 3,4,10,15,16,18, e destinadas a salvar as igrejas de sua influência perniciosa, 1,2, assinala o motivo de a escrever, 3,4, anuncia a condenação reservada para os falsos mestres, 5-16, mostra qual seja o dever dos cristãos ema tais circunstâncias, 17-23, terminando com uma rica e apropriada doxologia, 24,25. Sem dúvida por causa de sua brevidade, esta epístola não é claramente citada pelos pais primitivos da Igreja. Na última parte do segundo século, contudo, sabe-se que era muito lida nas igrejas gregas e latinas; foi incluída na velha versão latina a, introduzida na lista do fragmento Muratori, citada e referida por Clemente de Alexandria e por Tertuliano e mais tarde por Orígenes, e desde o princípio fez parte do cânon cristão.


 Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis










1.1 Epístola de Judas








English - [KJV]




Español - [RV 1909]




Português - [JFA]


      ESBOÇO




I. SAUDAÇÃO E PROPÓSITO, vers. 1-4

1.1 Prefácio e Saudação, 1,2



       1.2 É Dever Cristão pelejar pela Fé, 3-4






II. EXEMPLOS DE PUNIÇÃO DOS ÍMPIOS, vers. 5-16


2.1 Juízos Passados de Deus contra Pessoas Más, 5-11






      2.2 Acusação Contra Falsos Cristãos, 12-16




III. A PROFECIA APOSTÓLICA – EXORTAÇÕES, vers. 17-
23

        3.1 Contraste entre Cristãos Falsos e Genuínos, 17-23





IV. DOXOLOGIA, vers. 24,25








 







ANÁLISE



A epístola geral de Judas foi escrita como advertência contra certos cristãos só de nome, que ameaçavam solapar e destruir a comunhão dos crentes por seu caráter e conduta imorais. Aqueles que seguissem tal caminho podiam estar certos do julgamento de Deus. De fato, o Antigo Testamento dá testemunho de seis juízos de Deus contra justamente esses pecados que aquelas pessoas agora praticavam (vers. 5-11). Como que para frisar o quanto estavam maduras para a ira de Deus, Judas adiciona uma descrição, em doze aspectos, sobre a culpa das mesmas (vers 12-16).

Em contraste com a atitude destruidora e mundana dos falsos mestres, os crentes devem demonstrar um amor construtivo e espiritual. Relembrando-se da misericórdia de Cristo para consigo, cumpria-lhes demonstrar misericórdia para com aqueles que estavam engolfados nesses males. Talvez assim alguns fossem salvos (vers. 19-23).

A bela doxologia (vers. 24 e 25) é, em especial, apropriada para os que sofrem sobe pesada tentação.


Em adição ao uso que fez do Antigo Testamento, Judas exibe conhecimento sobre a tradição judaica corrente. (As referências em Judas 9 e 14, embora não se encontrem no Antigo Testamento, se encontram em escritos judaicos daquela época). E epístola exibe uma particular e íntima relação com 2 Pedro, sendo possível que ambas tenham sido destinadas para o mesmo grupo de crentes. Embora certo número de eruditos acredite que 2 Pedro tenha lançado mão da epístola de Judas, é mais provável que 2 Pedro seja mais antiga do que esta. Os males preditos em 2 Pedro (2:1; 3:3) são descritos em Judas (vers 4,18,19) como coisas que sucederam de conformidade com a profecia apostólica já deixada a respeito da questão.



AUTOR



De acordo com a tradição, Judas é o irmão de Jesus (Mt 13:55), que só se tornou crente após a ressurreição de Cristo (Jo 7:5; At 1:14), e cujo irmão, Tiago, se tornou personagem liderante da Igreja primitiva (At 15:13; Gl 1:19). Isso está  de conformidade com a menção que Judas faz de Tiago (5:1), como se este fosse largamente conhecido e como se ele mesmo estivesse excluído do seio dos apóstolos. Dentro desse arcabouço, uma data entre 70 e 80 d.C. pode ser sugerida para essa epístola.




 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte dos Títulos:  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JUDE

Notes on  Jude




Notes on
Jude
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Introduction vv. 1-2

II. The purpose of this epistle vv. 3-4

III. Warnings against false teachers vv. 5-16

A. Previous failures vv. 5-7

1. The example of certain Israelites v. 5
2. The example of certain angels v. 6
3. The example of certain pagans v. 7

B. Present failures vv. 8-16

1. The nature of the error vv. 8-9
2. The seriousness of the error vv. 10-13
3. The consequences of the error vv. 14-16

IV. Exhortation to the faithful vv. 17-23

A. The reminder to remember the apostles' warning vv. 17-19

B. The positive instruction of the readers vv. 20-23


V. Conclusion vv. 24-25

















Atlas Bíblico







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