BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica Diária
de 10 a 20 de julho
Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão
Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Proverbs 2
1 My son, if thou wilt receive my words, and hide my commandments with thee;
2 So that thou incline thine ear unto wisdom, and apply thine heart to understanding;
3 Yea, if thou criest after knowledge, and liftest up thy voice for understanding;
4 If thou seekest her as silver, and searchest for her as for hid treasures;
5 Then shalt thou understand the fear of the LORD, and find the knowledge of God. [KJV]
Proverbios 2
1 HIJO mío, si tomares mis palabras, Y mis mandamientos guardares dentro de ti,
2 Haciendo estar atento tu oído á la sabiduría; Si inclinares tu corazón á la prudencia;
3 Si clamares á la inteligencia, Y á la prudencia dieres tu voz;
4 Si como á la plata la buscares, Y la escudriñares como á tesoros;
5 Entonces entenderás el temor de Jehová, Y hallarás el conocimiento de Dios. [RV 1909]
2 Haciendo estar atento tu oído á la sabiduría; Si inclinares tu corazón á la prudencia;
3 Si clamares á la inteligencia, Y á la prudencia dieres tu voz;
4 Si como á la plata la buscares, Y la escudriñares como á tesoros;
5 Entonces entenderás el temor de Jehová, Y hallarás el conocimiento de Dios. [RV 1909]
Provérbios 2
1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,
2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
3 e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. [JFA]
2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
3 e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. [JFA]
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
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JULY
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1º
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Proverbs
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Proverbs
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Proverbs
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Proverbs
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Proverbs
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Proverbs
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Ecclesiastes
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Ecclesiastes
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Song of Songs
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Isaiah
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Isaiah
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Isaiah
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Isaiah
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JULIO
El Antiguo Testamento
DIA
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LIBRO
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CAPÍTULO
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1º
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Salmos
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2
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Salmos
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3
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Salmos
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4
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Salmos
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5
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Salmos
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6
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Salmos
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7
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Salmos
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8
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Salmos
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9
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Salmos
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10
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Proverbios
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Proverbios
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Proverbios
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13
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Proverbios
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14
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Proverbios
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15
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Proverbios
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16
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Proverbios
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17
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Proverbios
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Eclesiastés
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Eclesiastés
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Cantares
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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JULHO
Velho Testamento
DIA
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LIVRO
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CAPÍTULO
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1º
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Salmos
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2
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Salmos
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Salmos
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Salmos
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Salmos
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Salmos
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Salmos
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Salmos
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Salmos
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Provérbios
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Provérbios
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Provérbios
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Provérbios
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Provérbios
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Provérbios
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Provérbios
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Eclesiastes
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Eclesiastes
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Cantares de Salomão
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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Isaías
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31
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Isaías
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ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudo Resumido dos Livros Poéticos
Autor: Pr David Alfred Zuhars Jr
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
O Livro de Provérbios - (The Book of Proverbs)com Vídeos em Português, Inglês e Espanhol
INTRODUÇÃO: Este livro não é apenas uma coletânea
de ditos populares, nem produto de especulação ou observação humana: mas é
fruto da sabedoria hebraica, que tem como princípio o temor de Deus e que,
meditando devotadamente, faz das verdades divinas objeto de sua contemplação,
estabelecendo normas para a vida diária dos filhos de Deus. Pelos antigos
eruditos israelitas e cristãos, este livro foi designado “Livro da Sabedoria”.
Em contraste com a sabedoria errônea do mundo, neste livro é apontada a
verdadeira fonte de toda sabedoria, a Sabedoria personificada, o próprio Filho
de Deus (cf cap 8, comp. João 14:6 e o que é dito do Verbo em João 1:1-18), como
também o caminho certo para a verdadeira sabedoria, a saber, a aceitação crente
e obediente da Palavra divina (cf o tema 1:7). (*)
TITULO E PRÓLOGO 1:1-6
Introdução
geral, 1:1-6 [JFA]
Uso
dos provérbios, 1:1-6
CATORZE PALAVRAS DE EXORTAÇÃO, 1:7-9:18
A
Riqueza obtida por Violência e o Aviso da Sabedoria, 1:7-19, 20-33
Temor do Senhor
Proverbs 1
7 The
fear of the LORD is the beginning of knowledge:
but fools despise wisdom and
instruction.
Proverbios 1
7 El principio de la sabiduría es el temor de
Jehová:
Los insensatos desprecian la sabiduría y la enseñanza.
Provérbios 1
7 O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Contra
as seduções dos pecadores, 1:7-19
Não
te deixes seduzir por pecadores, 1:7-19 [JFA]
7 Temor do Senhor. Não se trata de medo. Os filhos de Deus desconhecem o medo para com o seu Deus, mas respeitam-no de maneira tal como filhos respeitam a seus amados pais. O temor do Senhor é culto divino, é reverência, é atenção respeitosa, é confiança filial, é observância dos preceitos divinos em gratidão por sua misericórdia, para maior glória de seu nome. Princípio. É a base, a fonte; são chamados loucos os que desprezam o temor do Senhor.
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
O
convite e exortação da Sabedoria, 1:20-33 [JFA]
20 Sabedoria. A Sabedoria personificada que aqui fala é Cristo (cf Pv 8:22-31; Jo 14:6), que promete o seu Espírito (23), que é invocado (28), que ameaça os seus desprezadores e promete bem-abenturança aos que O ouvem (32 e 33, cf Mt 5:6).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
O
Tesouro da Sabedoria vinda de Deus para Discernir Caminhos Bons e Maus, 2:1-22
A
excelência da Sabedoria, 2:1-22
Sabedoria
(Wisdom)
Proverbs 2
6 For
the LORD giveth wisdom: out of his mouth cometh knowledge and understanding.
Proverbios 2
6 Porque Jehová da la sabiduría, Y de su boca
viene el conocimiento y la inteligencia.
Provérbios 2
6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua
boca vem o conhecimento e o entendimento.
Exortações
da sabedoria a obedecer ao SENHOR, 3:1-35
Deus
Honra os que O Honram, 3:1-10
Confia no Senhor
(Trust in the Lord)
Proverbs 3
5 Trust in the LORD with all thine heart; and
lean not unto thine own understanding.
6 In all thy ways acknowledge him, and he shall direct thy paths.
Proverbios 3
5 Fíate de Jehová de todo tu corazón, Y no
estribes en tu prudencia.
6 Reconócelo en todos tus caminos, Y él enderezará tus veredas.
Provérbios 3
5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não
te estribes no teu próprio entendimento.
6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas
veredas.
Uma Disciplina Preciosa, mais do que as Riquezas, 3:11-20
O
Caminho Certo e o Amor ao Próximo, 3:21-35
Exortação
a adquirir a Sabedoria e a apartar-se do caminho dos ímpios, 4:1-5:23 [JFA]
Exortação
Paternal, 4:1-27
A
Sabedoria como um Tesouro da Família, 4:1-9
A
Sabedoria e os Dois Caminhos, 4:10-19
A
Necessidade de Propósito Reto e Conduta Digna, 4:20-27
Advertência
contra a Lascívia, 5:1-23
O
Cuidado com a Concupiscência, 5:1-6
Concupiscência
versus Amor, 5:7-23
O
Cuidado com a Fiança, o ócio e o Engano, 6:1-19
Advertência
contra o servir de fiador, 6:1-5
Proverbs 6
6 Go to the ant, thou sluggard; consider her
ways, and be wise:
7 Which having no guide, overseer, or ruler,
8 Provideth her meat in the summer, and gathereth her food in the harvest.
9 How long wilt thou sleep, O sluggard? when wilt thou arise out of thy
sleep?
10 Yet a little sleep, a little slumber, a little folding of the hands to
sleep:
11 So shall thy poverty come as one that travelleth, and thy want as an
armed man.
Proverbios 6
6 Ve á la hormiga, oh perezoso Mira sus
caminos, y sé sabio;
7 La cual no teniendo capitán, Ni gobernador, ni señor,
8 Prepara en el verano su comida Y allega en el tiempo de la siega su
mantenimiento.
9 Perezoso, ¿hasta cuándo has de dormir? ¿Cuándo te levantarás de tu
sueño?
10 Un poco de sueño, un poco de dormitar, Y cruzar por un poco las manos
para reposo:
11 Así vendrá tu necesidad como caminante, Y tu pobreza como hombre de
escudo.
Provérbios 6
6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha
para os seus caminhos e sê sábio.
7 A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador,
8 prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
9 Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu
sono?
10 Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos,
para estar deitado,
11 assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade,
como um homem armado.
Advertência contra a maldade, 6:12-19
A
Loucura Crassa do Adultério, 6:20-35
Advertência
contra a mulher adúltera, 6:20-35
Uma
Parábola sobre a Castidade, 7:1-27
Mais
advertência contra a mulher adúltera, 7:1-27
A
Sabedoria é Retratada, 8:1-9:18
A
excelência da sabedoria, 8:1-21
A
excelência e justiça dos preceitos da Sabedoria, 8:1-21 [JFA]
A
eternidade da sabedoria, 8:22-36
A
Sabedoria existe desde a eternidade, 8:22-36 [JFA]
O
banquete da sabedoria, 9:1-12
O
Convite da mulher-loucura, 9:13-18
PROVÉRBIOS DE SALOMÃO E PALAVRAS DOS SÁBIOS, 10:1-29:27
Provérbios
acerca de Vários Assuntos, 10:1-22:16 [JFA]
A Sabedoria de Salomão, 10:1-22:16
O justo em contraste com o perverso, 10:1-22:16
(aparentemente bom)
Proverbs 14
12 There is a way which seemeth right unto a
man,
but the end thereof are the ways of death.
Proverbios 14
12 Hay camino que al hombre parece derecho;
Empero su fin son caminos de muerte.
Provébios 14
12 Há caminho que ao homem parece direito,
mas
o fim dele são os caminhos da morte.
Para o Céu - JESUS
12 Caminho. Os caminhos escolhidos pelos homens são enganosos. Roguemos, com o salmista, para que Deus nos guie em nossa vida (Sl 25:4 e 119:35). Quanto às outras religiões, também estes "caminhos" parecem direitos e confortáveis aos homens (cf v 13), mas o único Caminho do céu é o próprio Senhor Jesus Cristo (Jo 14:6).
Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova
Proverbs 14
23 In all labour there is profit:
but the talk
of the lips tendeth only to penury.
Proverbios 14
23 En toda labor hay fruto:
Mas la palabra de
los labios solamente empobrece.
Provérbios 14
23 Em todo trabalho há proveito,
mas a palavra
dos lábios só encaminha para a pobreza.
23 Meras palavras. Uma pessoa não é avaliada pelas palavras que diz acerca de si mesma, mas sim, pelos atos e atitudes que demonstra claramente na vida de todos os dias.
Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova
Breves
Discursos Morais do Sábio acerca de Vários Assuntos, 22:17-24:34 [JFA]
Palavras
dos Sábios, I – 22:17-24:22
Preceitos e admoestações, 22:17-24:22
Proverbs 23
26 My son, give
me thine heart,
and let thine eyes observe my ways.
Proverbios 23
26 Dame, hijo
mío, tu corazón,
Y miren tus ojos por mis caminos.
Provérbios 23
26 Dá-me, filho
meu, o teu coração,
e os teus olhos observem os meus caminhos.
26 Dá-me, filho meu. É a sabedoria personificada que nos atrai com palavras suaves: é Jesus Cristo que deseja todo o nosso ser. Não se contenta apenas com nossos lábios, mas quer nosso coração e toda a nossa confiança. Coração. Heb. lëbh. A raiz verbal significa "ganhar compreensão", "criar juízo". Menciona-se o coração físico em 2 Sm 18:14; o coração como o centro do corpo em Is 1:5; como força vital em Sl 73:26. O coração como centro das forças espirituais se menciona em Lm 3:41; como o íntimo da pessoa, em Jr 17:10. Emprega-se a palavra para indicar a percepção (Jr 4:9); o pensamento (Ec 2:20); a memória (Sl 31:12); e a consciência (Jó 27:6).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
ILUSTRAÇÃO
Adiar – Retardar o dia da Salvação –
Perigo de retardar
– Meu filho, dá-me teu coração – disse o
Senhor Jesus Cristo a um meninozinho.
–
Ainda não – disse o pequeno, distraído com um jogo de bola – quando crescer
mais, pensarei nisso.
–
Meu filho, dá-me o teu coração – disse o Senhor Jesus ao jovem.
–
Ainda não; vou agora aos meus negócios. Quando enriquecer, terei mais tempo
para cuidar do assunto.
–
Os negócios não prosperam.
–
Meu filho, dá-me teu coração.
–
Ainda não – volveu o homem de negócios – estou ocupado agora. Quando meus filhos
estiverem bem colocados, poderei pensar em religião.
–
Meu filho, dá-me teu coração.
–
Ainda não – exclamou – logo deixarei minhas atividades e nada terei mais a
fazer, senão ler e orar.
E
assim expirou. Adiou para outra ocasião o que deveria ter feito quando menino.
Morreu, portanto, como vivera: sem Deus e sem salvação.
Extraído.
ALMEIDA,
Natanael de Barros. Tesouro de Ilustrações. São Paulo: Vida Nova, 1964, p. 9.
Alcoolismo
Provérbios 24:20,30-35
Proverbs 23
30 They that tarry long at the wine; they that
go to seek mixed wine.
31 Look not thou upon the wine when it is red, when it giveth his colour
in the cup, when it moveth itself aright.
32 At the last it biteth like a serpent, and stingeth like an adder.
33 Thine eyes shall behold strange women, and thine heart shall utter
perverse things.
34 Yea, thou shalt be as he that lieth down in the midst of the sea, or as
he that lieth upon the top of a mast.
35 They have stricken me, shalt thou say, and I was not sick; they have
beaten me, and I felt it not: when shall I awake? I will seek it yet again.
Proverbios 23
30 Para los que se detienen mucho en el vino,
Para los que van buscando la mistura.
31 No mires al vino cuando rojea, Cuando resplandece su color en el vaso:
Entrase suavemente;
32 Mas al fin como serpiente morderá, Y como basilisco dará dolor:
33 Tus ojos mirarán las extrañas, Y tu corazón hablará perversidades.
34 Y serás como el que yace en medio de la mar, O como el que está en la
punta de un mastelero.
35 Y dirás: Hiriéronme, mas no me dolió; Azotáronme, mas no lo sentí;
Cuando despertare, aun lo tornaré á buscar.
Provérbios 23
30 Para os que se demoram perto do vinho, para
os que andam buscando bebida misturada.
31 Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece
no copo e se escoa suavemente.
32 No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará.
33 Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração
falará perversidades.
34 E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do
mastro
35 e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti;
quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez.
33 Os teus olhos. Sem dúvida, a cobiça dos olhos e esta perversidade dos lábios, são consequências do abuso de bebidas alcoólicas.
35 São palavras de um ébrio que não sente pancadas e dores, e só espera que passe esta embriaguez para poder se embebedar de novo.
Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova
Palavras dos Sábios, II – 24:23-34
Preceitos
e admoestações, 24:23-34
Outros
Provérbios de Salomão, que foram coligidos no tempo de Rei Ezequias, 25:1-29:27
[JFA]
A
Sabedoria de Salomão, Copiada pelos Homens de Ezequias, 25:1-29:27
Proverbs 27
5 Open rebuke is better than secret love.
6 Faithful are the wounds of a friend;
6 Faithful are the wounds of a friend;
but the kisses of an enemy are
deceitful.
Proverbios 27
5 Mejor es reprensión manifiesta Que amor
oculto.
6 Fieles son las heridas del que ama;
6 Fieles son las heridas del que ama;
Pero importunos los besos del que
aborrece.
Provébios 27
5 Melhor é a repreensão aberta
do que o amor
encoberto.
6 Fiéis são as feridas feitas pelo que ama,
6 Fiéis são as feridas feitas pelo que ama,
mas os beijos do que aborrece
são enganosos.
5 Repreensão franca. Quem corrige o erro de outra pessoa, se lhe revela como o melhor amigo. Amor. Heb 'ahãvãh, a palavra comum e não oral para descrever o amor, a afeição e o apelo em geral. O termo traduzido como "amor" em 14:22 é o heb hesedh que se traduz também por "misericórdia" (19:22) e "benignidade" (20:6), veja as notas. Significa bondade para os aflitos, amizade, boa vontade, abnegação, e graça. É palavra-chave na mensagem do profeta Oséias, que mediante sua experiência no lar, aprendeu que o amor de Deus busca o pecador e transforma-o pela disciplina até ser restaurada à plenitude da glória, Os 2:2-23; Rm 8:28-30.
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
(Friendship)
Proverbs 27
9 Ointment and perfume rejoice the heart:
so
doth the sweetness of a man's friend
by hearty counsel.
Proverbios 27
9 El ungüento y el perfume alegran el corazón:
Y el amigo al hombre
con el cordial consejo.
Provérbios 27
9 O óleo e o perfume alegram o coração;
assim
a doença do amigo,
com o conselho cordial.
Símiles e Lições Morais, 25:1-27:27
Provérbios
Antitéticos, 28:1-29:27
PALAVRAS DE AGUR, 30:1-33
As
Palavras de Agur, 30:1-33 [JFA]
Proverbs 30
8 Remove far from me vanity and lies:
give me
neither poverty nor riches;
feed me with food convenient for me:
9 Lest I be full, and deny thee, and say,
9 Lest I be full, and deny thee, and say,
Who is the LORD?
or lest I be
poor, and steal,
and take the name of my God in vain.
Proverbios 30
8 Vanidad y palabra mentirosa aparta de mí.
No
me des pobreza ni riquezas;
Manténme del pan que he menester;
9 No sea que me harte, y te niegue, y diga,
9 No sea que me harte, y te niegue, y diga,
¿Quién es Jehová?
O no sea que
siendo pobre, hurte,
Y blasfeme el nombre de mi Dios.
Provérbios 30
8 afasta de mim a vaidade e a palavra
mentirosa;
não me dês nem a pobreza nem a riqueza;
mantém-me do pão da minha
porção acostumada;
9 para que, porventura, de farto te não negue e diga:
9 para que, porventura, de farto te não negue e diga:
Quem é o SENHOR?
Ou
que, empobrecendo, venha a furtar
e lance mão do nome de Deus.
O
Poder de Deus, a Verdade e o Meio-Termo – e Contra a Calúnia, 30:1-10
Velhacos
e Devoradores – e contra a Desobediência aos Pais, 30:11-17
Quatro
Maravilhas – e contra a Adúltera, 30:18-20
Quatro
Coisas Intoleráveis, Quatro Coisas Sábias, Quatro Coisas Majestosas – e contra
a Contenda, 30:21-33
PALAVRAS DE LEMUEL, 31:1-9
Conselhos
para o rei Lemuel, 31:1-9
Os
conselhos que a mãe do rei Lemuel deu a seu filho [JFA]
A ESPOSA EXCELENTE, 31:10-31
O Louvor da Mulher Virtuosa, 31:10-31
10 Mulher virtuosa. Em contraste com a imoral, da qual antes foi tratada. Este poema (10-31) tão maravilhoso mostra uma dona de casa fiel a Deus nos seus afazeres diários. É a casa como a de Betânia, onde Jesus gostava de se hospedar (Lc 10:38-42; Jo 11:1-44).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
No livro de Provérbios a sabedoria
começa com Deus. Sua posição central é aceita em todas as suas páginas. Os
sábios, os retos, os justos e os piedosos são equiparados entre si. São aqueles
que conhecem o seu Deus e n’Ele confiam, e refletem isso através de uma conduta
reta e amorosa para com seus semelhantes, segundo princípios divinamente
aprovados. Os bons e os maus são ligados à recompensa e ao castigo, porque Deus
tem, em S, tanto o amor como a justiça, e, por conseguinte, promove o bem e
torna óbvio o mal.
Os padrões positivo e negativo do livro
de Provérbios fornecem um valioso teste para a conduta pessoal. Cristo
recomendou que os Seus discípulos fossem “prudentes como as serpentes...” (Mt
10:26). A sabedoria expressa no livro de Provérbios é a base, no Antigo
Testamento, para as muitas exortações práticas das epístolas do Novo
Testamento, fato esse verdadeiro, tanto no que respeita aos catorze discursos,
como no que tange à vasta série de instruções e observações vigorosas que
compõem a maior parte do livro, e que abordam muitos aspectos da vida diária.
AUTOR
Provérbios 1:1 e 2 apresentam Salomão
como autor principal; a passagem compreendida entre 10:1 e 22:16 é diretamente
sua. O primeiro grupo de “palavras dos sábios”, em 22:17-24:22 ele incorporou
(“meu conhecimento”, 22:17); e 24:23-34, provavelmente foram trechos
adicionados por ele, ou então pelos homens de Ezequias juntamente com a segunda
série maior de Salomão, isto é, os capítulos 25-29. Os discursos, capítulos
1-9, não são datados, mas havia precedentes orientais bastantes para a
possibilidade de Salomão tê-los pré-fixado como uma introdução para os
provérbios principais. Agur, Lemuel e a Esposa excelente são trechos de data
desconhecida, mas poderiam ter sido adicionados, quando muito, nos dias de
Ezequias, embora talvez tivessem-no sido em tempos posteriores a ele. Assim
sendo, a data mais antiga para o atual livro de Provérbios seria o reinado de
Ezequias, pouco depois de 700 a.C., ainda que talvez tenha sido compilado um
pouco mais tarde.
As considerações externas ao texto dão
apoio a um período entre o século X e o século VII a.C., data essa subentendida
pelas rubricas. A literatura proverbial escrita já era então antiga, no Oriente
Próximo; e estudos recentes (nem todos publicados) feitos sobre os contatos
linguísticos e o fundo literário das fontes cananita do norte (Ugarite),
egípcias, mesopotâmicas e hititas, igualmente parecem indicar uma data, para o
livro de Provérbios, dentro da primeira metade do primeiro milênio a.C.
ECLESIASTES
ECLESIASTES
INTRODUÇÃO: Segundo o auto testemunho do livro, só
Salomão pode ser considerado seu autor, se bem que não mencione seu nome. Porém
as indicações do livro com ele condizem: é filho de Davi (1:1), é rei de Israel
em Jerusalém (1:12); sobrepuja a todos em sabedoria (1:16-,17), é construtor de
grandes obras (2:4ss), etc. Corresponde este auto testemunho ao de outros
autores bíblicos (cf Jr 1:1; Am 1:1; Ne 1:1). A sinagoga e a antiga igreja
cristã nunca duvidaram da autoria de Salomão, a qual ultimamente, é contraditada
por teólogos modernos, cujos argumentos são facilmente refutados (mas compare a
opinião de W. G. Brown na introdução a Eclesiastes no apêndice).
Depois
de estabelecido o tema (1:2), o livro se acha dividido em quatro discursos (cap
1 e 2: 3-5; 6:1-8:15; 8:16-12:7) com uma conclusão (12:8-14), que apresentam a intenção
do autor e do livro, objetivo alcançado com inteiro êxito. Para um melhor
aproveitamento do estudo leias-se a conclusão antes da leitura do próprio
livro. Segundo a opinião dos antigos, Salomão escreveu esse livro em idade
avançada (11:9; 12:1-7) em Jerusalém. Seu propósito foi de remover o escândalo
por ele dado a todo o povo e perante todo o mundo (1 Rs 11) e advertir,
especialmente a juventude, contra as loucuras e pecados como os por ele
cometidos (cf a sua confissão 7:27-29). Mostra como chegou a reconhecer que
riquezas, honras, poder e sensualidade nada valem e só trazem as preocupações,
fadigas e aborrecimentos: “Vaidade de vaidades” (1:2 – 12:8)! – mas também
mostra que o homem pode muito bem desfrutar das dádivas concedidas por Deus,
sem entretanto apegar-se aos bens passageiros, pode viver no temor de Deus, em
obediência e amor à palavra divina sempre lembrando do futuro juízo e prestação
de contas no derradeiro dia (2:24; 3:13,17; 5:1-6,18; 11:1,29; 12:13 e 14).
Opinam alguns que Salomão teria escrito o livro Eclesiastes, a fim de nos dizer
o que devemos deixar de fazer, e o livro de Provérbios pra nos ensinar o que
devemos fazer (cf Ec 12:9-12), que parece se referir a Provérbios).
ESBOÇO
TEXTO, 1:1-3 – “Tudo é Vaidade”
O CANSATIVO CÍRCULO VICIOSO, 1:4-2:26
A Vaidade de Todas as Coisas
Terrestres, 1:4-18 [JFA]
Da Natureza, 1:4-11
A eterna mesmice, 1:4-11
Da Experiência, 1:12-18
A experiência do Pregador, 1:12-18
Os Prazeres e as Riquezas não dão
Felicidade, 2:1-26 [JFA]
Dos Prazeres, 2:1-11
A vaidade das possessões, 2:1-11
2:1 Eu te provarei. Ninguém melhor do que Salomão pôde provar a vaidade das posses, pois ninguém possuía tantas riquezas (1 Rs 10:14,21,27); reunia ele, em suas mãos grande poder; podia ele permitir-se todo o prazer que desejava, todavia não ficou satisfeito. Com seu pai, o fiel Davi, aprendeu como ser verdadeiramente feliz (Sl 16:11), e depois de procurar totalmente em outra parte (cf v 10), voltou aos caminhos de Deus (12:13,14; cf Pv 2:3-5; 3:15).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
O Sucessor de cada qual pode ser um Tolo, 2:12-23
A vaidade da sabedoria, 2:12-17
15 Vaidade. Esta palavra é chave para se entender este livro. No heb é hãvel, que significa "vapor", "sopro", "bolha", enfim, qualquer coisa quase invisível que logo desparece. Esta idéia de não ter substância real aplica-se aos ídolos (Jr 51:18) e aos que os adoram (Is 44:9). Sem valor também, sãos as proclamações dos falsos profetas (Ez 13:1-23) e até as melhores virtudes humanas quando comparadas com a retidão de Deus (Sl 39:5; 62:9). Tudo isto se chama "vaidade".
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
15 Vaidade. Esta palavra é chave para se entender este livro. No heb é hãvel, que significa "vapor", "sopro", "bolha", enfim, qualquer coisa quase invisível que logo desparece. Esta idéia de não ter substância real aplica-se aos ídolos (Jr 51:18) e aos que os adoram (Is 44:9). Sem valor também, sãos as proclamações dos falsos profetas (Ez 13:1-23) e até as melhores virtudes humanas quando comparadas com a retidão de Deus (Sl 39:5; 62:9). Tudo isto se chama "vaidade".
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
A vaidade do trabalho, 2:18-26
É Melhor desfrutar a sua própria Obra,
2:24-26
N.Hom. Contrariamente à opinião popularizada em nosso meio, o trabalho, longe de ser uma necessidade vergonhosa, é o único meio humano de obter, além do sustento necessário, o verdadeiro senso de satisfação (24). O desfrutar de privilégios depende da contribuição de cada um (2 Ts 3:10). A felicidade original de Adão no Éden, estava vinculada ao trabalho (Gn 2:15). Até o privilégio de trabalhar (ter um papel na vida e comprazer-se nisto) é uma graça concedida por Deus (24).
Nota Homilética da Bíblia Vida Nova
TEMPO E ETERNIDADE, 3:1-22
Há, para Todas as Coisas, um Tempo
Determinado por Deus, 3:1-22 [JFA]
Tempo para Tudo
Ecclesiastes 3
1 To every thing there is a season,
and a time
to every purpose under the heaven:
Eclesiastés 3
1 PARA todas las cosas hay sazón,
y todo lo
que se quiere debajo del cielo,
tiene su tiempo:
Eclesiastes 3
1 Tudo tem o seu tempo determinado,
e há tempo
para todo o propósito debaixo do céu:
Tempo para tudo, 3:1-8
A Eternidade, 3:9-15
O homem não conhece o seu tempo
determinado, 3:9-15
Ecclesiastes 3
11 He hath made every thing beautiful in his
time:
also he hath set the world in their heart,
so that no man can find out
the work that God maketh
from the beginning to the end.
Eclesiastés 3
11 Todo lo hizo hermoso en su tiempo:
y aun el
mundo dió en su corazón,
de tal manera que no alcance el hombre
la obra de Dios
desde el principio hasta el cabo.
Eclesiastes 3
11 Tudo fez formoso em seu tempo;
também pôs o
mundo no coração deles,
sem que o homem possa descobrir
a obra que Deus fez
desde o princípio até ao fim.
Semelhança aparente na Morte entre Homens
e Animais, 3:16-22
ECONOMIA POLÍTICA, 4:1-16
Os Males e as Tribulações da Vida,
4:1-16 [JFA]
Opressão é Deprimente, 4:1-6
O Companheirismo Ajuda, 4:7-12
Ecclesiastes 4
9 Two are better than one;
because they have a
good reward for their labour.
10 For if they fall, the one will lift up his fellow:
10 For if they fall, the one will lift up his fellow:
but woe to him that
is alone when he falleth;
for he hath not another to help him up.
11 Again, if two lie together, then they have heat:
11 Again, if two lie together, then they have heat:
but how can one be
warm alone?
12 And if one prevail against him,
12 And if one prevail against him,
two shall withstand him;
and a
threefold cord is not quickly broken.
Eclesiastés 4
9 Mejores son dos que uno;
porque tienen mejor
paga de su trabajo.
10 Porque si cayeren, el uno levantará á su compañero: mas ay del solo! que cuando cayere,
10 Porque si cayeren, el uno levantará á su compañero: mas ay del solo! que cuando cayere,
no habrá segundo que lo levante.
11 También si dos durmieren juntos,
11 También si dos durmieren juntos,
se calentarán; mas ¿cómo se calentará
uno solo?
12 Y si alguno prevaleciere contra el uno,
12 Y si alguno prevaleciere contra el uno,
dos estarán contra él;
y cordón
de tres dobleces no presto se rompe.
Eclesiastes 4
9 Melhor é serem dois do que um,
porque têm
melhor paga do seu trabalho.
10 Porque, se um cair,
10 Porque, se um cair,
o outro levanta o seu companheiro;
mas ai do que
estiver só; pois, caindo,
não haverá outro que o levante.
11 Também se dois dormirem juntos,
11 Também se dois dormirem juntos,
eles se aquentarão; mas um só como se
aquentará?
12 E, se alguém quiser prevalecer contra um,
12 E, se alguém quiser prevalecer contra um,
os dois lhe resistirão;
e o
cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
A Revolução pode Fracassar, 4:13-16
RELIGIÃO E VIDA, 5:1-6:12
Vários Conselhos Práticos, 5:1-20 [JFA]
A Adoração Reverente, 5:1-7
A loucura dos votos precipitados, 5:2-7
A Vaidade das Riquezas, 5:8-6:12
Ecclesiastes 5
10 He that loveth silver shall not be
satisfied with silver; nor he that loveth abundance with increase:
this is also
vanity.
Eclesiastés 5
10 El que ama el dinero, no se hartará de
dinero;
y el que ama el mucho tener, no sacará fruto.
También esto es vanidad.
Eclesiastes 5
10 O que amar o dinheiro nunca se fartará de
dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é
vaidade.
A Prosperidade se Acaba, 5:10-17
Portanto, Desfrutai o Trabalho, 5:18-20
É Lícito Desfrutar os Bens que Deus
deu, mas estes não podem satisfazer a Alma, 6:1-12 [JFA]
Desfrutai das Coisas Boas, 6:1-6
O Que é Bom para o Homem? 6:7-12
PALAVRAS SÁBIAS, 7:1-29
As Vantagens do Sofrimento, da
Paciência, e da Moderação, 7:1-29 [JFA]
Provérbios, 7:1-12
Breves Comentários, 7:12-22
A moderação em tudo é boa, 7:15-22
Desespero da Sabedoria Humana, 7:23-29
Avaliação da mulher enganosa, 7:23-29
OS REIS E O REI, 8:1-17
A Submissão diante do Rei, 8:1-9
Observai um Rei, 8:1-4
O Futuro é Incerto, 8:5-9
As Desigualdades na Vida, 8:10-17
O pecador não é logo castigado; o justo
vê-se muitas vezes em adversidade (8:11-17) [JFA]
Desfrutai vosso Labor, 8:11-15
Os Caminhos de Deus são Desconhecidos,
8:16,17
O ÚLTIMO INIMIGO, 9:1-16
A Morte parece ser a mesma para todos,
9:1-10
A Morte Silencia a Todos, 9:1-6
Portanto, Desfrutai a Vida, 9:7-10
Ecclesiastes 9
9 Live joyfully with the wife whom thou lovest
all the days of the life of thy vanity,
which he hath given thee under the sun,
all the days of thy vanity:
for that is thy portion in this life,
and in thy labour which thou takest under the sun.
Eclesiastés 9
9 Goza de la vida con la mujer que amas,
todos los días de la vida de tu vanidad,
que te son dados debajo del sol,
todos los días de tu vanidad;
porque esta es tu parte en la vida,
y en tu trabajo con que te afanas debajo del sol.
Eclesiastes 9
9 Goza a vida com a mulher que amas,
todos os dias de vida da tua vaidade;
os quais Deus te deu debaixo do sol,
todos os dias da tua vaidade;
porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.
Ecclesiastes 9
10 Whatsoever thy hand findeth to do,
do it
with thy might; for there is no work,
nor device, nor knowledge, nor wisdom,
in
the grave, whither thou goest.
Eclesiastés 9
10 Todo lo que te viniere á la mano para
hacer,
hazlo según tus fuerzas; porque en el sepulcro,
adonde tú vas,
no hay
obra, ni industria, ni ciencia, ni sabiduría.
Eclesiastes 9
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer,
faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há
obra, nem indústria,
nem ciência, nem sabedoria alguma.
A Sabedoria é muitas vezes mais Útil
aos Outros do que Aquele que a possui, 9:11-16 [JFA]
Trabalhos sem recompensa, 9:11-12
A Ocasião Chega, 9:11,12
A Sabedoria é melhor que o Poder,
9:13-16
Exemplo que ilustra esta verdade,
9:13-16
PALAVRAS MAIS SÁBIAS, 9:17-11:7
Provérbios e Comentários, 9:17-10:20
A Excelência da Sabedoria, 10:1-20
A loucura é a causa de muitas
desgraças, 10:1-20 [JFA]
Observações sobre os Negócios, 11:1-7
O procedimento do sábio, 11:1-7
Ecclesiastes 11
4 He that observeth the wind shall not sow;
and he that regardeth the clouds shall not reap.
Eclesiastés 11
4 El que al viento mira, no sembrará;
y el que
mira á las nubes, no segará.
Eclesiastes 11
4 Quem observa o vento nunca semeará,
e o que
olha para as nuvens nunca segará.
Ecclesiastes 11
5 As thou knowest not what is the way of the
spirit,
nor how the bones do grow
in the womb of her that is with child:
even
so thou knowest not the works of God
who maketh all.
Eclesiastés 11
5 Como tú no sabes cuál es el camino del
viento,
ó como se crían los huesos
en el vientre de la mujer preñada,
así
ignoras la obra de Dios,
el cual hace todas las cosas.
Eclesiastes 11
5 Assim como tu não sabes qual o caminho do
vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também
não sabes as obras de Deus,
que faz todas as coisas.
IDADE AVANÇADA, 11:8-12:7
Idade e Juventude, 11:8-10
9 Juventude. Deus não proíbe alegrias e prazeres, enquanto estes não contradizem seus mandamentos ou impede-nos de serví-Lo e ao nosso próximo. Sempre devemos nos lembrar do dia da prestação de contas (v 14)
Lembrai-vos de Deus antes da Velhice, 12:1-7
A mocidade deve preparar-se para a
velhice e para a morte [JFA]
Ecclesiastes 12
1 Remember now thy Creator
in the days of thy
youth,
while the evil days come not,
nor the years draw nigh,
when thou shalt
say,
I have no pleasure in them;
Eclesiastés 12
1 Y ACUÉRDATE de tu Criador
en los días de tu
juventud,
antes que vengan los malos días, y lleguen los años,
de los cuales
digas,
No tengo en ellos contentamiento;
Eclesiastes 12
1 Lembra-te do teu Criador
nos dias da tua
mocidade,
antes que venham os maus dias,
e cheguem os anos dos quais venhas a
dizer:
Não tenho neles contentamento;
12:1-8 É uma maravilhosa descrição da idade avançada com suas enfermidades (v 1 "anos", "Não tenho neles prazer"):
- falta de interesse e de ideais, fraqueza do corpo (2), dos braços, das pernas e das costas, dos dentes e das vistas (3),
- falta de assunto para falar, fraqueza da voz (4),
vertigens em lugares altos e tremor no caminho, cãs alvas - e falta de apetite (5).
Antes do v 6 devemos introduzir o começo de todo este parágrafo novamente: "Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que se rompa..."
Então está perto da hora da morte (poeticamente descrita no v 6). O corpo volta ao lugar de proveniência (Gn 3:19) e o espírito e a alma, a Deus que os deu (Gn 2:7). O fato de aqui não se tratar da ressurreição e da reunião entre o corpo e a alma no derradeiro dia, nada diz contra a fé, em Salomão, na eternidade da alma. O grande rei, aqui, diz em que estado, em que idade e porque ele escreveu o livro Eclesiastes, repetindo o temo (8).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
O TEXTO E O PREGADOR, 12:8-12
PIEDADE PRÁTICA EM VISTA DO JUÍZO,
12:13,14
Todo o Dever do Homem consiste em Temer
a Deus e em Guardar os Seus Mandamentos [JFA]
ANÁLISE
Quem é Eclesiastes? Esse termo
significa “homem da assembleia” isto é, ou o indivíduo que convoca uma
assembleia religiosa (Nm 10:7) ou alguém que é seu porta-voz, seu pregador.
Nosso porta-voz não era algum sacerdote munido da lei, nem um profeta munido da
palavra, mas um sábio munido do conselho (Jr 18:18), e muito de sua obra se
assemelha com o material do livro de Provérbios.
Baseando-se em 1:1 do livro mitos
inferem popularmente que tenha sido Salomão, o primeiro dos sábios de Israel
(12:9,11; cf 1 Rs 3:12; 4:29-34); pelo menos uma parte do livro é reputada com
um reflexo das experiências do sábio.
Contudo, pode-se perguntar se Salomão,
o terceiro rei de Israel, alguma vez na sua história poderia ter usado o tempo
passado para dizer “Fui rei em Jerusalém” (Vd nossa versão que por causa dessa
dificuldade traduz “venho sendo rei de Israel, em Jerusalém”). Poderia ele ter
confessado que a tentativa de ser sábio foi um fracasso: “mas a sabedoria
estava longe de mim” (7:23)? Sob seu eficiente governo teria ele descrito os
opressores como indivíduos cujo poder é irresistível (4:1; 5:8; 8:9; 10:5-7; cf
1 Rs 4:20,25)?
Quando é que esse Qoheleth (o único
nome que lhe é atribuído no hebraico “homem da assembleia”, o verdadeiro título
de seu ofício) escreveu? Evidentemente quando Israel gemia debaixo de opressores
estrangeiros (possivelmente os persas, entre 444 e 331 a.C., ainda que outros
prefiram dizer que teriam sido os gregos, esses opressores). O livro apócrifo
de Eclesiástico, de Jesus ben Siraque, escrito em cerca de 160 a.C., parece
citar a Eclesiastes como se fosse uma obra anterior a sua época.
Onde? Perto da casa de Deus (5:1), onde
os homens iam e vinham do lugar santo (8:10). O conhecimento sobre o mundo
exterior, conforme exibido no livro, poderia ter sido adquirido ali mesmo, em
Jerusalém.
Portanto, atribui-se o livro a quem?
Embora escrito no idioma hebraico, seus sinais distintamente israelitas são
poucos. O nome de aliança de Deus nunca é usado; Israel é mencionado apenas uma
vez. O autor, amante de provérbios, fala para os filhos dos homens (1:13, e
assim por diante), fala à humanidade. Salientando a loucura e as trevas do
homem natural, ele prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do
evangelho.
Por que um livro como esse foi
incorporado no cânon? Os rabinos disputavam a coerência do escritor, mas para eles
o livro já fazia parte de sua Bíblia. Não encontramos aqui um otimismo cego:
mais de uma vintena de prementes problemas desta vida são claramente vistos, de
modo a não permitir tal otimismo. Mas igualmente não há um pessimismo cínico,
pois o autor é um crente em um Deus reto (8:12,13, e noutros lugares). Aqui
encontramos um realismo de olhos abertos que enfrenta a diversão e a fúria, os triunfos
e as derrotas, o padrão de luz e sombra, tão somente para tirar a conclusão de
que as coisas como um todo são uma lufada de vento (1:2; 12:8; e assim por
diante), mas, paradoxalmente, a totalidade da vida humana deve consistir de
reverência e obediência a Deus, pois a Ele, finalmente, cada qual dará plena
prestação de contas (12:13,14).
CANTARES
CANTARES
DE SALOMÃO
INTRODUÇÃO: O hebraico chama este livro de Cântico
dos Cânticos, o mais sublime dos cantos. Cantares, nosso nome tradicional, não
assenta bem, pois o livro não é uma coletânea de cantigas ou cânticos, mas um
só canto uniforme. Este livro é um cântico nupcial, mas de cunho espiritual,
pois que ilustra a comunhão íntima entre o Senhor e sua Igreja e mostra como
Cristo, o Noivo celestial, ama entranhavelmente à sua noiva, a Igreja, sendo
este amor correspondido sinceramente (cf Ef 5:25-32) e, quando afastado, é
buscado com lamentações pesarosas até a nova e definitiva reunião. Também o
nome da noiva é simbólico, constituindo uma adaptação do nome de Salomão (“o
pacífico”, 1 Cr 22:9). Assim, Sulamita (6:13) possivelmente significa “a
pacífica”. (*)
1:1
Cântico dos cânticos. Das 1005
cantigas que Salomão cantou (1 Rs 4:32) esta foi a única inspirada e escolhida
por Deus para fazer parte do cânon. (*)
ESBOÇO
TÍTULO DO LIVRO, 1:1
A SULAMITA E SEU AMADO DELEITAM-SE UM
NO OUTRO, 1:2-2:7
Song of Solomon 2
1 I am the rose of Sharon, and the lily of the
valleys.
2 As the lily among thorns,
2 As the lily among thorns,
so is my love among the daughters.
Cantares 2
1 YO soy la rosa de Sarón, Y el lirio de los
valles.
2 Como el lirio entre las espinas,
2 Como el lirio entre las espinas,
Así es mi amiga entre las doncellas.
Cantares de Salomão
1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
2 Qual o lírio entre os espinhos,
2 Qual o lírio entre os espinhos,
tal é a minha amiga entre as filhas.
A Sulamita Anseia por seu Amado, 1:2,3
Encontram-se e Conversam, Expressando
Afeição Mútua, 1:4-2:6
AMOR PROFUNDO DA SULAMITA E DE SEU AMADO, 2:8-3:5
Song of Solomon 2
16 My beloved is mine, and I am his:
he
feedeth among the lilies.
Cantares 2
16 Mi amado es mío, y yo suya;
El apacienta
entre lirios.
Cantares de Salomão 2
16 O meu amado é meu, e eu sou dele;
ele
apascenta o seu rebanho entre os lírios.
1. Jesus my Lord will love me forever,
From Him no pow'r of evil can sever,
He gave His life to ransom my soul,
Now I belong to Him;
From Him no pow'r of evil can sever,
He gave His life to ransom my soul,
Now I belong to Him;
Chorus
Now I belong to Jesus, Jesus belongs to me,
Not for the years of time alone, But for eternity.
2. Once I was lost in sin's degradation,
Jesus came down to bring me salvation,
Lifted me up from sorrow and shame,
Now I belong to Him;
Jesus came down to bring me salvation,
Lifted me up from sorrow and shame,
Now I belong to Him;
3. Joy floods my soul for Jesus has saved me,
Freed me from sin that long had enslaved me,
His precious blood He gave to redeem,
Now I belong to Him;
Freed me from sin that long had enslaved me,
His precious blood He gave to redeem,
Now I belong to Him;
Português
1. Cristo, meu Mestre, sempre há de amar-me
e dEle o mal não pode afastar-me,
deu Sua vida p’ra me salvar,
e agora dEle sou.
e dEle o mal não pode afastar-me,
deu Sua vida p’ra me salvar,
e agora dEle sou.
Sou de Jesus, meu Mestre,
Cristo Jesus é meu,
Não só por dias que se vão,
mas para sempre, amém.
Cristo Jesus é meu,
Não só por dias que se vão,
mas para sempre, amém.
2. Perdido, afeito ao mal, degradado,
me concedeu perdão do pecado,
não ando triste, sou mui feliz
e agora dEle sou.
me concedeu perdão do pecado,
não ando triste, sou mui feliz
e agora dEle sou.
3. Eu canto de alegria, que salvo,
meu coração Jesus deixou alvo,
pois o Seu sangue purificou,
e agora dEle sou.
meu coração Jesus deixou alvo,
pois o Seu sangue purificou,
e agora dEle sou.
Ela se Deleita com a Visita e o Convite
dele, 2:8-17
O Primeiro Sonho da Sulamita, 3:1-4
O Primeiro Sonho da Sulamita, 3:1-4
Refrão Dirigido às Filhas de Jerusalém,
3:5
SOLENIZAÇÃO DO CASAMENTO DO PAR,
3:6-5:1
O Cortejo Nupcial – O Esposo exprime o seu amor pela Esposa [JFA]
Descrição do Cortejo, 3:6-11
O Noivo Canta os Louvores da noiva,
4:1-15
Cantares 4
1 Como és formosa, querida minha como és formosa!
Os teus olhos são como as das pombas,
e brilham através do teu véu.
Os teus cabelos são como o rebanho de cabras
que descem ondeantes do monte de Gileade.
7 Tu és toda formosa, querida minha,
e em ti não há defeito.
(BVN)
4:1 Cristo também tem prazer nas belezas da esposa, da Igreja, das quais Ele mesmo dotou-a (Sl 45:9; Ef 5:27; Ap 21:2). Gileade Cf Mq 7:14 e Nm 32:1, afamado por suas boas pastagens e, consequentemente, por seu gado.
7 Toda formosa. A formosura está nos olhos daquele que contempla dessa forma. Cristo mesmo cobre as imperfeições da nossa vida e das nossas obras, com a Sua perfeição e santidade; Ele, tanto quanto o Pai, nos vê, agora, completamente santos; somos vestidos do próprio Senhor Jesus Cristo (Ef 5:25-27; Gl 3:27).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
Song of Solomon 4
12 A garden inclosed is my sister,
my spouse;
a spring shut up, a fountain sealed.
Cantares 4
12 Huerto cerrado eres, mi hermana, esposa
mía;
Fuente cerrada, fuente sellada.
Cantares de Salomão 4
12 Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa
minha, manancial fechado, fonte selada.
Cantares 4
10 Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus unguentos do que toda sorte de especiarias!
12 Jardim fechado é tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada.
(BVN)
1O. Aroma. Manifesta-se o amor da Igreja por Cristo em ogras agradáveis a Ele, em frutos que tornam visível a fé como cheiro suave perante o mundo (Mt 5:14,16; Jo 13:35; Ef 2:10; Tt 2:14; Tg 2:17,18).
12 Fechado. A exclusividade do amor da noiva lembra como a verdadeira Igreja deve ter o coração fecahado contra tudo que porventura possa afastá-la do amor por Cristo e do amor para com aqueles que nEle crêem. Amor ao mundo é uma espécie de adultério espiritual (1 Jo 2:15-17; cf 2 Co 11:2). É igual à idolatria (cf 1 Jo 5:21; Ap 2:20).
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
Antecipação dos Deleites do Amor de Casados, 4:16-5:1
AUSÊNCIA TEMPORÁRIA SEGUIDA POR REUNIÃO
FELIZ, 5:2-8:4
A Esposa finge indiferença pelo Esposo,
mas segue-O imediatamente, busca-o e reconcilia-se com Ele (5:2-8:4) [JFA]
O Segundo Sonho da Sulamita, 5:2-8
Louvando-o perante Outros, Ela o
Reivindica como seu, 5:9-6:3
O Noivo Louva os Encantos da Noiva,
6:4-10
A Experiência da Sulamita no Pomar de
Castanheiras, 6:11-13
Ele Louva a Beleza Dela: Ela Expressa
Apaixonada Devoção, 7:1-8:3
Refrão Dirigido às Filhas de Jerusalém,
8:4
O NOIVO E A NOIVA FALAM SOBRE SEU
INTERMINÁVEL AMOR, 8:5-14
O Amor inalterável do Esposo para com a
Esposa, 8:5-14 [JFA]
como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme;
as suas brasas são brasas de fogo,
labaredas do SENHOR.
7 As muitas águas não poderiam apagar esse amor
nem os rios afogá-lo;
ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa
por este amor, certamente a desprezariam
Song of Solomon 8
6 Set me as a seal upon thine heart,
as a seal
upon thine arm:
for love is strong as death;
jealousy is cruel as the grave:
the coals thereof are coals of fire,
which hath a most vehement flame.
7 Many waters cannot quench love,
7 Many waters cannot quench love,
neither can the floods drown it:
if a
man would give all the substance of his house
for love, it would utterly be
contemned.
Cantares 8
6 Ponme como un sello sobre tu corazón,
como
una marca sobre tu brazo:
Porque fuerte es como la muerte el amor;
Duro como el
sepulcro el celo:
Sus brasas, brasas de fuego, Fuerte llama.
7 Las muchas aguas no podrán apagar el amor,
7 Las muchas aguas no podrán apagar el amor,
Ni lo ahogarán los ríos.
Si
diese el hombre toda la hacienda de su casa
por este amor, De cierto lo
menospreciaran.
Cantares de Salomão 8
6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme;
as suas brasas são brasas de fogo,
labaredas do SENHOR.
7 As muitas águas não poderiam apagar esse amor
nem os rios afogá-lo;
ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa
por este amor, certamente a desprezariam
O Invencível Poder do amor, 8:5-7
Relembrando as Palavras de seu Irmão,
Ela Frisa Suas Virtudes, 8:8-12
Despedidas Mútuas na Esperança de
Pronta Reunião, 8:13,14
ANÁLISE
O livro descreve o amor e o matrimônio
de Salomão (chamado de “o amado”) com uma jovem do interior do país (chamada de
“sulamita”). A obra consiste inteiramente de discursos, principalmente pela sulamita e por Salomão. Visto tratar-se
de poesia oriental antiga, difere completamente do modo em que um escritor
devoto da atualidade apresentaria as mesmas ideias básicas. Pinta a beleza de
uma amor puro entre um homem e uma mulher, que amadurece e se transforma em uma
imorredoura devoção mútua. A mensagem básica é a pureza e o caráter sagrado do
amor e do casamento – mensagem essa muito necessária em nossos dias de
casamentos desfeitos e de divórcios fáceis.
Ao mesmo tempo o cântico relembra-nos
que por detrás de todo amor humano puro, está o maior e mais profundo amor que
existe – o amor de Deus, que deu o Seu próprio Filho para redimir os pecadores,
e o amor do Filho de Deus, que sofreu e morreu por Sua Noiva, a Igreja. O livro
de Cantares não é uma alegoria nem um tipo, mas é uma parábola sobre o amor
divino, que é o pano de fundo e a fonte de todo o verdadeiro amor humano.
AUTOR
O título (1:1) indica que Salomão foi o
seu autor. Isso concorda perfeitamente com o conteúdo do livro, especialmente
com as descrições da natureza. Nenhum argumento convincente foi ainda apresentado
contra a autoria salomônica. Salomão foi rei de Israel em cerca de 973-933 a.C.
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA]
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
PROVERBS
Notes on
Proverbs
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Collection 1: Discourses on wisdom
chs. 1—9
A. Introduction to the book 1:1-7
1.
The title of the book 1:1
2.
The purpose of the book 1:2-6
3.
The thesis of the book 1:7
B.
Instruction for young people 1:8—8:36
1.
Warning against consorting with sinners 1:8-19
2.
Wisdom's appeal 1:20-33
3.
Wisdom as a treasure ch. 2
4.
Divine promises and human obligations 3:1-12
5.
The value of wisdom 3:13-35
6.
Teaching the love of wisdom 4:1-9
7.
The two paths 4:10-19
8.
The importance of persistence 4:20-27
9.
Warnings against unfaithfulness in marriage ch. 5
10.
Other dangerous temptations 6:1-19
11.
The guilt of adultery 6:20-35
12.
The lure of adultery ch. 7
13.
The function of wisdom ch. 8
C.
Wisdom and folly contrasted ch. 9
1.
Wisdom's feast 9:1-6
2.
The open or closed mind 9:7-12
3.
Folly's feast 9:13-18
II. Collection 2: Solomon's couplets
expressing wisdom 10:1—22:16
A.
The marks of wise living chs. 10—15
1.
Things that produce profit 10:1-14
2.
Things of true value 10:15-32
3.
Wise living in various contexts 11:1-15
4.
Wise investments 11:16-31
5.
The value of righteousness 12:1-12
6.
Avoiding trouble 12:13-28
7.
Fruits of wise living ch. 13
8.
Further advice for wise living chs. 14—15
B.
How to please God 16:1—22:16
1.
Trusting God ch. 16
2.
Peacemakers and troublemakers ch. 17
3.
Friendship and folly ch. 18
4.
Further advice for pleasing God 19:1—22:16
III. Collection 3: Thirty sayings of
the wise 22:17—24:22
A. Introduction to the 30 sayings 22:17-21
B.
The 30 sayings 22:22—24:22
IV. Collection 4: Six more sayings of
the wise 24:23-34
V. Collection 5: Solomon's maxims
expressing wisdom chs. 25—29
A. Introduction of the later Solomonic
collection 25:1
B.
Instructive analogies 25:2—27:22 8
1.
Wise and foolish conduct 25:2-28
2.
Fools and folly ch. 26
3.
Virtues and vices 27:1-22
C.
A discourse on prudence 27:23-27
D.
Instructive contrasts chs. 28—29
VI. Collection 6: The wisdom of Agur
ch. 30
A. The introduction of Agur 30:1
B.
Wisdom about God 30:2-9
C.
Wisdom about life 30:10-33
VII. Collection 7: The wisdom of Lemuel
ch. 31
A. The introduction of Lemuel 31:1
B.
The wise king 31:2-9
C.
The wise woman 31:10-31
ECCLESIASTES
Notes on
Ecclesiastes
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. The introductory affirmation 1:1-11
A. Title and theme 1:1-2
1.
The title 1:1
2.
The theme 1:2
B.
The futility of all human endeavor 1:3-11
1.
The vanity of work 1:3
2.
The illustrations from life 1:4-11
II. The futility of work 1:12—6:9
A. Personal observations 1:12—2:17
1.
Solomon's investigation of human achievement 1:12-15
2.
Solomon's evaluation of his investigation of human achievement
1:16-18
3.
Solomon's investigation of pleasure 2:1-11
4.
Solomon's evaluation of his investigation of pleasure 2:12-17
B.
General observations 2:18—6:9
1.
The outcome of labor 2:18-26
2.
Labor and divine providence 3:1—4:3
3.
The motivations of labor 4:4-16
4.
The perishable fruits of labor 5:1—6:9
III. The limitations of wisdom
6:10—11:6
A. God's sovereign foreordination of all
things 6:10-12
B.
God's inscrutable plan chs. 7—8
1.
Adversity and prosperity 7:1-14
2.
Righteousness and wickedness 7:15-27
3.
The value and limitations of wisdom ch. 8
C.
Man's ignorance of the future 9:1—11:6
1.
The future of the righteous on earth 9:1-10
2.
The future of the wise on earth 9:11—10:11
3.
The folly of criticism in view of the uncertain future 10:12-20
4.
Wise behavior in view of the uncertain future 11:1-6
IV. The way of wisdom 11:7—12:14
A. Joyous and responsible living 11:7—12:7
1.
Joyful living 11:7-10
2.
Responsible living 12:1-7
B.
The concluding summary 12:8-14
SONG OF SOLOMON
Notes on
Song of Solomon
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. The superscription 1:1
II. The courtship 1:2—3:5
A. The beginning of love 1:2-11
1.
Longing for the boyfriend 1:2-4
2.
The girl's insecurity 1:5-8
3.
Solomon's praise 1:9-11
B.
The growth of love 1:12—3:5
1.
Mutual admiration 1:12—2:7
2.
Increased longing 2:8-17
3.
The pain of separation 3:1-5
III. The wedding 3:6—5:1
A. The procession 3:6-11
B.
The consummation 4:1—5:1
1.
The bride's beauty 4:1-7
2.
The groom's request 4:8
3.
The bride's love 4:9-11
4.
The bride's purity 4:12-15
5.
The bride's surrender 4:16—5:1
IV. The maturing process 5:2—8:4
A. The problem of apathy 5:2—6:13
1.
Indifference and withdrawal 5:2-8
2. Renewed affection 5:9-16
3. Steps toward reconciliation 6:1-3
4. Restoration of intimacy 6:4-13
B. Communicating affection 7:1-10
1. The wife's charms 7:1-6
2. The husband's desires 7:7-9
3. The ultimate unity 7:10
C. The wife's initiative 7:11-13
D. Increased intimacy 8:1-4
V. The conclusion 8:5-7
VI. The epilogue 8:8-14
A. The past 8:8-12
B. The present 8:13-14
BIBLE ATLAS
(Atlas Bíblico)
Chapter 8
|
The Kingdom of David and Solomon
|
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051
|
||
051a
|
||
052
|
||
053
|
||
053a
|
||
053b
|
||
054
|
||
055
|
||
055a
|
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