BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
do dia 22 de setembro
Joel
Joel
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
|
SEPTEMBER
Old Testament
DAY
|
BOOK
|
CHAPTER
|
1º
|
Ezekiel
| |
2
|
Ezekiel
| |
3
|
Ezekiel
| |
4
|
Ezekiel
| |
5
|
Ezekiel
| |
6
|
Ezekiel
| |
7
|
Ezekiel
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8
|
Ezekiel
| |
9
|
Ezekiel
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10
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Ezekiel
| |
11
|
Ezekiel
| |
12
|
Ezekiel
| |
13
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Ezekiel
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14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
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Daniel
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18
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Daniel
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19
|
Daniel
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20
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Hosea
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21
|
Hosea
| |
22
|
Joel
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23
|
Amos
| |
24
|
Amos
Obadiah
|
|
25
|
Jonah
Micah
| |
26
|
Micah
| |
27
|
Nahum
Habakkuk
| |
28
|
Zephaniah
Haggai
| |
29
|
Zechariah
| |
30
|
Zechariah
|
SEPTIEMBRE
El Antiguo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oseas
| |
21
|
Oseas
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Abdias
| |
25
|
Jonás
Miqueas
| |
26
|
Miqueas
| |
27
|
Nahum
Habacuc
| |
28
|
Sofonías
Hageo
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
SETEMBRO
Velho Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oséias
| |
21
|
Oséias
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Obadias
|
|
25
|
Jonas
Miquéias
| |
26
|
Miquéias
| |
27
|
Naum
Habacuque
| |
28
|
Sofonias
Ageu
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos
Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.
ÍNDICE
LIVROS PROFÉTICOS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS
"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."
Palavra Prudente
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Tabela 1
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Tabela 1
Kings of ...
(Reis de...) |
Start
of reign
(Início do Reinado
|
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
|
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado (anos) |
Prophets to ...
(Profetas para...) | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Judah
(Judá)
|
Israel
|
Judah
(Judá)
|
Israel
| ||||
1. Rehoboam
|
931 BC
|
0
|
17
| ||||
1. Jeroboam
|
931 BC
|
0
|
22
|
(Ahijah)
| |||
2. Abijah
|
913 BC
|
18
|
3
| ||||
3. Asa
|
911 BC
|
20
|
41
| ||||
2. Nadab
|
910 BC
|
21
|
2
| ||||
3. Baasha
|
909 BC
|
22
|
24
|
(Jehu)
| |||
4. Elah
|
886 BC
|
45
|
2
| ||||
5. Zimri
|
885 BC
|
46
|
7 days
| ||||
6. Omri
|
885 BC
|
46
|
12
| ||||
7. Ahab
|
874 BC
|
57
|
22
|
(Elijah)
| |||
4. Jehoshaphat
|
870 BC
|
61
|
25
|
(Micaiah)
| |||
8. Ahaziah
|
853 BC
|
78
|
2
|
(Elisha)
| |||
9. Joram
|
852 BC
|
79
|
12
| ||||
5. Jehoram
|
848 BC
|
83
|
8
| ||||
6. Ahaziah
|
841 BC
|
90
|
1
| ||||
10. Jehu
|
841 BC
|
90
|
28
| ||||
7. Queen Athaliah
|
841 BC
|
90
|
6
| ||||
8. Joash
(Joás) |
835 BC
|
96
|
40
|
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese) | |||
11. Jehoahaz
|
814 BC
|
117
|
17
| ||||
12. Jehoash
|
798 BC
|
133
|
16
| ||||
9. Amaziah
|
796 BC
|
135
|
29
|
Jonah (to Nineveh) (approx)
| |||
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29
|
782 BC
|
149
|
41
|
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
| |||
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7;
2 Crônicas 26.1-23
|
767 BC
|
164
|
52
|
Isaiah (until Hezekiah)
| |||
14. Zechariah
|
753 BC
|
178
|
6 months
| ||||
15. Shallum
|
752 BC
|
179
|
1 month
| ||||
16. Menahem
|
752 BC
|
179
|
10
| ||||
17. Pekahiah
|
742 BC
|
189
|
2
| ||||
18. Pekah
|
740 BC
|
191
|
20
| ||||
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8
|
740 BC
|
191
|
16
|
Micah (until Hezekiah)
| |||
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27
|
732 BC
|
199
|
16
| ||||
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23) |
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
|
732 BC
|
199
|
9
| |||
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21;
2 Crônicas 29.1-32.33
|
716 BC
|
215
|
29
| ||||
14. Manasseh
|
687 BC
|
244
|
55
| ||||
15. Amon
|
642 BC
|
289
|
2
|
Nahum (to Nineveh) (approx)
| |||
16. Josiah
|
640 BC
|
291
|
31
|
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)
| |||
17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
|
609 BC
|
322
|
3 months
| ||||
18. Jehoiakim
|
609 BC
|
322
|
11
|
Habakkuk (approx)
| |||
19. Jehoiachin
|
597 BC
|
334
|
3 months
| ||||
20. Zedekiah
|
597 BC
|
334
|
11
| ||||
592 BC
|
339
|
Ezekiel,
Daniel
| |||||
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez) |
335
|
Obadiah (to Edom)
Obadias (para Edom) | |||||
520 BC
|
411
|
Haggai, Zechariah
| |||||
(Esther)
|
478 BC
|
453
| |||||
(Ezra)
|
458 BC
|
473
| |||||
(Nehemiah)
|
445 BC
|
486
| |||||
433 BC
|
498
|
Malachi
|
Nota: BC = a.C.
Judah (and Benjamin)
|
Israel (Ten Northern Tribes)
| ||||||||
King (Rei)
|
Reign (Reinado)
|
Character (Caráter)
|
Prophets (Profetas)
|
King
(Rei)
|
Reign
(Reinado)
|
Character (Caráter)
|
Prophets
| ||
1. Rehoboam
|
931-913
|
17 years
|
Bad
(Mau)
|
Shemaiah
|
1. Jeroboam I
|
931-910
|
22 years
|
Bad (Mau)
|
Abijah
|
2. Abijah
|
913-911
|
3 years
|
Bad
(Mau)
|
2. Nadab
|
910-909
|
2 years
|
Bad (Mau)
| ||
3. Asa
|
911-870
|
41 years
|
Good
(Bom)
|
3. Baasha
|
909-886
|
24 years
|
Bad
(Mau)
| ||
4. Elah
|
886-885
|
2 years
|
Bad
(Mau)
| ||||||
5. Zimri
|
885
|
7 days
|
Bad
(Mau)
| ||||||
6. Omri
|
885-874*
|
12 years
|
Bad
(Mau)
|
Elijah Micaiah
| |||||
4. Jehoshaphat
|
870-848*
|
25 years
|
Good
(Bom)
|
7. Ahab
|
874-853
|
22 years
|
Bad
(Mau)
| ||
5. Jehoram
|
848-841*
|
8 years
|
Bad
(Mau)
|
8. Ahaziah
|
853-852
|
2 years
|
Bad
(Mau)
| ||
6. Ahaziah
|
841
|
1 years
|
Bad
(Mau)
|
9. Joram
|
852-841
|
12 years
|
Bad
(Mau)
|
Elisha
| |
7. Athaliah
|
841-835
|
6 years
|
Bad
(Mau)
|
10. Jehu
|
841-814
|
28 years
|
Bad
(Mau)
| ||
8. Joash
|
835-796
|
40 years
|
Good
(Bom)
|
Joel
|
11. Jehoahaz
|
814-798
|
17 years
|
Bad
(Mau)
|
Jonah Amos Hosea
|
9. Amaziah
|
796-767
|
29 years
|
Good
(Bom)
|
12. Jehoash
|
798-782
|
16 years
|
Bad
(Mau)
| ||
10. Uzziah (Azariah)
|
767-740*
|
52 years
|
Good
(Bom)
|
Isaiah
Micah |
13. Jeroboam II
|
782-753*
|
41 years
|
Bad
(Mau)
| |
11. Jotham
|
740-732*
|
16 years
|
Good
(Bom)
|
14. Zechariah
|
753-752
|
6 mo
|
Bad
(Mau)
| ||
12. Ahaz
|
732-716
|
16 years
|
Bad (Bom)
|
15. Shallum
|
752
|
1 mo
|
Bad
(Mau)
| ||
13. Hezekiah
|
716-687
|
29 years
|
Good (Bom)
|
16. Menahem
|
752-742
|
10 years
|
Bad
(Mau)
| ||
14. Manasseh
|
687-642*
|
55 years
|
Nahum
Habakkuk Zephaniah |
17. Pekahiah
|
742-740
|
2 years
|
Bad
(Mau)
| ||
15. Amon
|
642-640
|
2 years
|
Bad
(Mau)
|
18. Pekah
|
740-732*
|
20 years
|
Bad
(Mau)
| ||
16. Josiah
|
640-608
|
31 years
|
Good
(Bom)
|
19. Hoshea
|
732-712
|
9 years
|
Bad
(Mau)
| ||
17. Jehoahaz
|
608
|
3 mo
|
Bad
(Mau)
|
722 BC Fall of Samaria to Assyria - (Queda de Samaria (Reino de Israel), para Assíria
| |||||
18. Jehoiakim
|
608-597
|
11 years
|
Bad
(Mau)
|
Daniel
Ezekiel Jeremiah |
* Co-regency
| ||||
19. Jehoiachin
|
597
|
3 mos
|
Bad
(Mau)
| ||||||
20. Zedekiah
|
597-586
|
11 years
|
Bad
(Mau)
| ||||||
Destruction of Jerusalem, 9th Av, 586 BC, Babylonian Captivity - (Destruição de Jerusalém no nono dia do mês Av, em 586 a.C, Cativeiro Babilônico)
|
The Last Five Kings of Judah - (Os Últimos Cinco Reis de Judá)
1. Josiah
Reigned 31 years (640-609 BC) - (Reinou 31 anos (640-609 a.C) | ||
2. Jehoahaz (Shallum)
Reigned 3 months (609 BC) Taken prisoner to Egypt by Pharaoh Neco
(Levado prisioneiro para
o Egito por Faraó Neco)
|
3. Jehoiakim (Eliakim)
Reigned 11 years
(609-598 BC)
Died in Jerusalem
(Morreu em Jerusalém)
|
5. Zedekiah
Reigned 11 years (597--586 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (Levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor)
|
4. Jehoichin (Jeconiah, Coniah)
Reigned 3 months (December 9, 598 - March 16, 597 BC) Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (with Ezekiel)
[ Levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor (com Ezequiel) ]
Fonte: http://ldolphin.org/kings.html (com adaptações)
|
Sobre o Ministério do Profeta JOEL
1) Joel. O nome significa “Jeová é Deus”. Pensa-se que este profeta ministrou na época quando o rei Joás era menor de idade, e Atalia era regente por usurpação (841-835 a.C., 2 Rs 11:1-3). De uma grande invasão de locustas vista pelo profeta, Joel conseguiu visualisar o que seria a invasão pelos exércitos inimigos. Como acontece com muitos profetas, a realidade atual e física e o futuro profético descrevem-se com uma só linguagem (Os 2:3n).
→Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
2) Pouco se sabe acerca de Joel. Acredita-se que profetizou durante o tempo de Joás, rei de Judá (II Reis, cap. 12)
→Fonte: “Através da Bíblia Livro por Livro”
3) Qual é data desta profecia?
Joel refere-se a uma profecia anterior no cap. 2.32, cujas palavras se encontram literalmente em Ob 17. Quem sabe se ele tinha em mente a passagem de Is 4.2,3, onde ocorrem as mesmas palavras e a mesma idéia!
Os comentadores em geral são de opinião que as profecias de Joel são anteriores ao reinado de Acaz. O lugar que este livro ocupa na ordem dos profetas menores, indica que a opinião corrente entre os que formaram o cânon, é que Joel começou a profetizar depois que Oséias havia iniciado a sua missão profética e antes de Amós ter começado a sua, isto é, durante o reinado de Uzias, rei de Judá, e enquanto Jeroboão ocupava o trono de Israel, Os 1.1; Am 1.1; 7.10.
→Fonte: Dicionário da Bíblia de John D. Davis
ESBOÇO
OUTLINE
https://www.preceptaustin.org/joel_commentaries
A Plague Destroys the Land (Joel 1:1-5)
The Vision of the Invading Army (Joel 1:6-2:27)
Future Judgment and Deliverance (Joel 2:28-3:21)
A Plague Destroys the Land (Joel 1:1-5)
The Vision of the Invading Army (Joel 1:6-2:27)
O DIA DO SENHOR VISTO COMO IMEDIATO: A INVASÃO DOS GAFANHOTOS, 1:1-20
A carestia causada pelo gafanhoto e pela seca, 1:1-20
Carestia e Seca
Joel 1
4 That which the palmerworm hath left hath the locust eaten; and that which the locust hath left hath the cankerworm eaten; and that which the cankerworm hath left hath the caterpiller eaten.
9 The meat offering and the drink offering is cut off from the house of the LORD; the priests, the LORD's ministers, mourn.
10 The field is wasted, the land mourneth; for the corn is wasted: the new wine is dried up, the oil languisheth.
10 The field is wasted, the land mourneth; for the corn is wasted: the new wine is dried up, the oil languisheth.
Joel 1
4 O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, o comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgão.
9 Foi cortada a oferta de manjar e a libação da Casa do SENHOR; os sacerdotes, servos do SENHOR, estão entristecidos.
10 O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta.
10 O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta.
Joel 1
11 Be ye ashamed, O ye husbandmen; howl, O ye vinedressers, for the wheat and for the barley; because the harvest of the field is perished.
12 The vine is dried up, and the fig tree languisheth; the pomegranate tree, the palm tree also, and the apple tree, even all the trees of the field, are withered: because joy is withered away from the sons of men.
12 The vine is dried up, and the fig tree languisheth; the pomegranate tree, the palm tree also, and the apple tree, even all the trees of the field, are withered: because joy is withered away from the sons of men.
Joel 1
11 Os lavradores se envergonham, os vinhateiros gemem sobre o trigo e sobre a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira, e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e a alegria se secou entre os filhos dos homens.
12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira, e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e a alegria se secou entre os filhos dos homens.
1:4 Gafanhoto. Das nove nomes usados para o gafanhoto
no texto hebraico do Antigo Testamento, quatro encontram-se aqui. A Palestina
teve experiências semelhantes e igualmente terríveis como as descritas aqui nos
anos 1915 e 1928.
1:9 Cortada. As nuvens de gafanhotos arruinaram a
colheita, interrompendo as ofertas diárias regulares (Êx 29:1-6; Nm 15:5-7;
28:7-9).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O DIA DO SENHOR VISTO COMO IMINENTE: A INVASÃO DA ASSÍRIA, 2:1-27
A Profecia de Futura Desolação, 2:1-11
Anúncio de Desolação
Joel 1:15 Alas for the day! for the day of the LORD is at hand, and as a destruction from the Almighty shall it come.
Joel 2:1 Blow ye the trumpet in Zion, and sound an alarm in my holy mountain: let all the inhabitants of the land tremble: for the day of the LORD cometh, for it is nigh at hand;
Joel 1:15 Ah! Aquele dia! Porque o dia do SENHOR está perto e virá como uma assolação do Todo-poderoso.
Joel 2:1 Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, ele está perto;
1:15 Dia do Senhor. Desde as épocas mais antigas do
pensamento dos israelitas, havia uma expectativa da intervenção de Deus de
maneira dramática e visível, na vida deste mundo. A idéia popular era que Deus,
naquele dia submeteria as nações da
terra ao povo de Israel, mesmo que os israelitas não estivessem cuidando de
viver perto de deus; mas Amós mostrou que a presença de Deus entre seu povo
desobediente seria um momento de julgamento (Am 5:18-20). Cf também Is 2:12-13;
Ez 13:5; Sf 1:7; Zc 14:1. A justiça e a soberania de Deus também virão em julgamento
sobre as nações, de um modo geral, naquele dia: Is 13:6,9; Jr 46:10; Jl 2:31;
3:14. No Novo Testamento o sentido do Dia
do Senhor revela-se plenamente na doutrina da segunda vinda de Jesus Cristo
(1 Co 1:8; 5:5; Fp 1:6; 2:16). Esse dia, de qualquer modo, significa socorro e
justificação para os que pertencem a Deus, e condenação para os que viverem
afastados de Deus.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A Exortação em Vista da Desolação, 2:12-17
O Povo é Exortado ao Arrependimento, 2:12-17
Exortação ao Arrependimento
Joel 2
12 Therefore also now, saith the LORD, turn ye even to me with all your heart, and with fasting, and with weeping, and with mourning:
13 And rend your heart, and not your garments, and turn unto the LORD your God: for he is gracious and merciful, slow to anger, and of great kindness, and repenteth him of the evil.
13 And rend your heart, and not your garments, and turn unto the LORD your God: for he is gracious and merciful, slow to anger, and of great kindness, and repenteth him of the evil.
Joel 2
12 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.
“Êxodo 32:14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.”
14 Se arrependeu. Mostrou Seu perdão, revelando que não ia destruir ao povo: do ponto de vista de Moisés, era com um voltar atrás da parte de Deus, e é uma demonstração do poder da oração.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Deus se Apieda e Promete Alívio, 2:18-27
Promessa de Alívio
2:18-20
Joel 2:20 But I will remove far off from you the northern army, and will drive him into a land barren and desolate, with his face toward the east sea, and his hinder part toward the utmost sea, and his stink shall come up, and his ill savour shall come up, because he hath done great things.
Joel 2:20 E aquele que é do Norte farei partir para longe de vós, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
Promessas de Bênçãos
2:21-27
Joel 2:23 Be glad then, ye children of Zion, and rejoice in the LORD your God: for he hath given you the former rain moderately, and he will cause to come down for you the rain, the former rain, and the latter rain in the first month.
Joel 2:23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.
2:20 O exército que vem do norte. A maior parte dos invasores de Israel
vieram, e virão do norte (cf Ez 38:6,15). Mar
oriental. O mar Morto (cf Ez 47:18). Mar
ocidental. O Mediterrâneo (cf Dt 11:24). Os gafanhotos que invadem a
Palestina são frequentemente levados pelos ventos fortes; este versículo
descreve a maneira das invasões de gafanhotos, mas as direções se referem a
movimentos humanos.
2:23 A chuva temporã e a serôdia. Havia sempre duas estações chuvosas na
Palestina, a primeira em outubro, eu preparava a terra para o cultivo, e a segunda
em abril, que dava às plantas a força necessária para produzir frutos que
amadurecem com o sol do verão. O contexto nos dá a entender que Deus já havia
interrompido esta sequência, mas que a restauraria na época da volta dos
israelitas à sua terra. Veja Lv 26:4; Dt 11:14,17; 1 Rs 8:35,36.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O DIA DO SENHOR VISTO COMO FUTURO: A INVASÃO FINAL, 2:28-3:21
Promessa do Derramamento do Espírito
O Espírito de Deus será Derramado, 2:28-32
Promessa
de Derramamento do Espírito
Joel 2
28 And it shall come to pass afterward, that I will pour out my spirit upon all flesh; and your sons and your daughters shall prophesy, your old men shall dream dreams, your young men shall see visions:
29 And also upon the servants and upon the handmaids in those days will I pour out my spirit.
32 And it shall come to pass, that whosoever shall call on the name of the LORD shall be delivered: for in mount Zion and inJerusalem shall be deliverance, as the LORD hath said, and in the remnant whom the LORD shall call.
29 And also upon the servants and upon the handmaids in those days will I pour out my spirit.
32 And it shall come to pass, that whosoever shall call on the name of the LORD shall be delivered: for in mount Zion and inJerusalem shall be deliverance, as the LORD hath said, and in the remnant whom the LORD shall call.
Joel 2
28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.
29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar.
O Cumprimento da Promessa
A descida do Espírito Santo
(Atos 2:1-36)
→ Referência Bíblica: Joel 2:28-32 com Atos 2:17-21
2:28 Depois. A expressão heb ‘sharê-khên, refere-se à época messiânica, e é equivalente à “nos
últimos dias’, conforme se interpreta em At 2:17. Refere-se à vinda de Jesus
Cristo (cf 1:15n).
2.32 Todo aquele que invocar o nome do
Senhor será salvo. A
plenitude do significado desta expressão vê-se no N.T., onde se lê que qualquer
pessoa que crê no Senhor Jesus Cristo já tem a salvação eterna (Rm 10:13; Jo
3:16). Os sobreviventes. O
verdadeiro remanescente de Israel; durante toda a história deste povo tem
havido aqueles que permaneceram fiéis ao Senhor no meio da incredulidade
nacional. Veja a promessa maravilhosa de sobreviventes que se voltarão para o
seu Messias, Jesus Cristo (Rm 11:26).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Os Juízos de Deus sobre as nações inimigas: Israel será restaurado, 3:1-21 [JFA)
Os juízos de Deus sobre as nações inimigas, 3:1-17
O Vale da Decisão, 3:1,2
O Vale da Decisão, 3:1,2
Os Juízos de Deus
O Vale da Decisão
Joel 3
1 For, behold, in those days, and in that time, when I shall bring again the captivity of Judah and Jerusalem,
2 I will also gather all nations, and will bring them down into the valley of Jehoshaphat, and will plead with them there for my people and for my heritage Israel, whom they have scattered among the nations, and parted my land.
Joel 3
1 Porquanto eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,
2 congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra.
2 congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra.
3:1 Naqueles dias. A época messiânica que se vislumbra
no futuro distante. Mudarei a sorte.
A volta dos judeus, em grande escala, para a Palestina pode ser um sinal de
proximidade da volta do Senhor à terra (Jr 29:14n).
3:2 Vale de Josafá. A planície do Armagedom. O nome
significa “Jeová julgou”, e só em Joel se emprega o mesmo para descrever este
vale (cf 3:12). Entrarei em Juízo. A
última guerra mundial nãomais sucederá para resolver quais nações ou homens
dominarão a terra; será uma questão de julgamento entre Deus e os homens. O
resultado terminará com o domínio de Jesus Cristo, plenamente Deus (cf 1 Co
15:25; 1 Tm 3:16).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A restauração de Israel, 3:18-21
Bênção sobre Israel após o julgamento, 3:18-21
Restauração de Israel
Joel 3:18 And it shall come to pass in that day, that the mountains shall drop down new wine, and the hills shall flow with milk, and all the rivers of Judah shall flow with waters, and a fountain shall come forth of the house of the LORD, and shall water the valley of Shittim.
Joel 3:18 E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e dos outeiros manará leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da Casa do SENHOR e regará o vale de Sitim.
3:18 O vale de Sitim. O vale profundo no qual se acha o mar
Morto.
Valley of Shittim: https://bibleatlas.org/valley_of_shittim.htm
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
Uma invasão de gafanhotos havia devastado a terra de Judá. Quando Joel, filho de Petuel, meditava sobre essa calamidade, a Palavra do Senhor veio a ele. Joel se transformou em um grande profeta, naquela catástrofe. O livro que traz o seu nome registra o sermão de Joel nessa ocasião.
O profeta descreve a praga em termos de um exército humano que, locomovendo-se sempre, deixa para trás a terra crestada (1:4-12; 2:2-10). Nesse ataque de insetos, Joel compreende que Deus estava operando. De fato, aquele era o exército de Deus (2:11), e o dia de sua invasão é o Dia do Senhor – o dia do julgamento de Deus contra um povo pecaminoso (1:14; 2:12-17).
Evidentemente o ministério de Joel foi mais bem sucedido do que o de muitos de outros profetas, pois a condescendência de Deus (2:18-27) indica que o povo se arrependeria. “Mas o exército que vem do norte (isto é, os gafanhotos), eu o removerei para longe de vós. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador...” (2:20,25). Essa é a certeza dada pelo profeta em nome de Deus.
O sermão de Joel, porém, ainda não estava terminado. Julgamentos mais severos aguardavam o mundo que não queria reconhecer a soberania de Deus nem aderir aos comuns padrões éticos das nações pagãs (3:2b-8). Deus concederá graciosamente o Seu santo Espírito a todo o Seu povo (2:28,29), mas as nações gentílicas serão julgadas e castigadas (3:1,2,9-16). Dessa ira é que o povo de Deus será livrado (2:32). Então Judá e Jerusalém tornar-se-ão maravilhosamente prósperos e serão eternamente bem-aventurados com a presença divina (3:18-21).
Nesses termos é que Joel expressou a esperança humana e a promessa divina de que Deus, soberano em Seu mundo, ainda fará com que Sua vontade seja feita na terra, assim como é feita no céu. Os reinos deste mundo se tornarão “de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap 11:15).
AUTOR
Sobre Joel, filho de Petuel, quase nada se conhece de definido. Joel significa “o Senhor é Deus”, e era um nome hebraico bem comum nos tempos do Antigo Testamento. As muitas referências de Joel a Jerusalém (1:14; 2:1,15,32; 3:1,6,16,17,20,21) parecem indicar que ele nasceu nessa cidade.
Não se pode precisar a data da praga de gafanhotos que forma o pano de fundo desse livro. As autoridades diferem muito em suas opiniões a respeito da data da obra, pois alguns argumentam em favor de uma data antiga (talvez durante o reinado de Joás, perto do término do nono século a.C.); outros, porém, preferem uma data pós-exílica. O fato de que a praga de gafanhotos é chamada de “dia do Senhor” (frase essa empregada em tempos posteriores para designar o dia do juízo final) e o fato de que o livro foi colocado perto do início dos Profetas Menores, parecem indicar que a data mais antiga é a mais provável. A mensagem do livro não está na dependência de sua data, e continua relevante para as atuais gerações.
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis, Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd & Através da Bíblia Livro por Livro
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA]
JOEL
Notes on Joel
Notes on
Joel
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Introduction 1:1
II. A past day of the Lord: a locust invasion 1:2-20
A. An initial appeal 1:2-4
B. A call to mourn 1:5-13
C. A call to repent 1:14
D. The significance of the plague 1:15-20
III. A near future day of the Lord: a human invasion 2:1-27
A. The invading army 2:1-11
1. The nearness of the army 2:1-2
2. The destructive power of the army 2:3-5
3. The relentlessness of the army 2:6-9
4. The invincibility of the army 2:10-11
B. A call to repentance 2:12-17
1. An appeal for private repentance 2:12-14
2. An appeal for public repentance 2:15-17
C. The possibility of forgiveness and restoration 2:18-27
1. The Lord's gracious response 2:18
2. The Lord's promise of blessing 2:19-27
IV. A far future day of the Lord: another human invasion and deliverance 2:28—3:21
A. Israel's spiritual renewal and deliverance 2:28-32
B. God's judgment on Israel's enemy nations 3:1-17
1. The announcement of judgment 3:1-8
2. The description of judgment 3:9-17
C. Israel's ultimate restoration 3:18-21
Notes on
Joel
Atlas Bíblico
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Chapter 9
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The Kingdoms of Israel and Judah
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Dicionários Bíblicos
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