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quinta-feira, 11 de setembro de 2014

09 - SEPTEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Parte 4a de 7)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
dos dias 23 e 24 de setembro
Amós & Obadias


EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 





reading the bible photo: The Bible with God'sLight from Above bible_light_above_hb.gif


Psalm 119
 111 Thy testimonies have I taken 
as an heritage for ever: 
for they are the rejoicing of my heart. 
112 I have inclined mine heart 
to perform thy statutes alway, even unto the end. 






Spain






reading the bible photo: The Bible with God'sLight from Above bible_light_above_hb.gif


Salmo 119
 111 Por heredad he tomado 
tus testimonios para siempre; 
Porque son el gozo de mi corazón.
112 Mi corazón incliné á poner por obra 
tus estatutos de continuo, hasta el fin.







Portugal








reading the bible photo: The Bible with God'sLight from Above bible_light_above_hb.gif


Salmo 119
111 Os teus testemunhos tenho eu tomado 
por herança para sempre, 
pois são o gozo do meu coração.
112 Inclinei o meu coração a guardar 
os teus estatutos, para sempre, até ao fim. 













CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
SEPTEMBER

Old Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Ezekiel
17 18 19
2
Ezekiel
20 21
3
Ezekiel
22 23
4
Ezekiel
24 25 26
5
Ezekiel
27 28
6
Ezekiel
29 30 31
7
Ezekiel
32 33
8
Ezekiel
34 35 36
9
Ezekiel
37 38
10
Ezekiel
39 40
11
Ezekiel
41 42 43
12
Ezekiel
44 45
13
Ezekiel
46 47 48
14
Daniel
1 2
15
Daniel
3 4
16
Daniel
5 6
17
Daniel
7 8
18
Daniel
9 10
19
Daniel
11 12
20
Hosea
1 2 3 4 5 6 7
21
Hosea
8 9 10 11 12 13 14
22
Joel
1 2 3
23
Amos
1 2 3 4 5
24
Amos 
Obadiah
Amos 6 7 8 9

25
Jonah 
Micah
Jonah  1 2 3 4
Micah  1 2
26
Micah
3 4 5 6 7
27
Nahum
Habakkuk
Nahum  1 2 3
Habakkuk  1 2 3
28
Zephaniah
Haggai
Zephaniah  1 2 3
Haggai  1 2
29
Zechariah
1 2 3 4 5 6
30
Zechariah
7 8 9 10
             


  

Spain


SEPTIEMBRE

El Antiguo Testamento


   

DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Ezequiel
17 18 19
2
Ezequiel
20 21
3
Ezequiel
22 23
4
Ezequiel
24 25 26
5
Ezequiel
27 28
6
Ezequiel
29 30 31
7
Ezequiel
32 33
8
Ezequiel
34 35 36
9
Ezequiel
37 38
10
Ezequiel
39 40
11
Ezequiel
41 42 43
12
Ezequiel
44 45
13
Ezequiel
46 47 48
14
Daniel
1 2
15
Daniel
3 4
16
Daniel
5 6
17
Daniel
7 8
18
Daniel
9 10
19
Daniel
11 12
20
Oseas
1 2 3 4 5 6 7
21
Oseas
8 9 10 11 12 13 14
22
Joel
1 2 3
23
Amós
1 2 3 4 5
24
Amós
Abdias
Amós 6 7 8 9
25
Jonás
Miqueas
Jonás  1 2 3 4
Miqueas 1 2
26
Miqueas
3 4 5 6 7
27
Nahum
Habacuc
Nahum  1 2 3
Habacuc  1 2 3
28
Sofonías
Hageo
Sofonías  1 2 3
Hageo 1 2
29
Zacarías
1 2 3 4 5 6
30
Zacarías
7 8 9 10






Portugal


SETEMBRO

Velho Testamento




DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Ezequiel
17 18 19
2
Ezequiel
20 21
3
Ezequiel
22 23
4
Ezequiel
24 25 26
5
Ezequiel
27 28
6
Ezequiel
29 30 31
7
Ezequiel
32 33
8
Ezequiel
34 35 36
9
Ezequiel
37 38
10
Ezequiel
39 40
11
Ezequiel
41 42 43
12
Ezequiel
44 45
13
Ezequiel
46 47 48
14
Daniel
1 2
15
Daniel
3 4
16
Daniel
5 6
17
Daniel
7 8
18
Daniel
9 10
19
Daniel
11 12
20
Oséias
1 2 3 4 5 6 7
21
Oséias
8 9 10 11 12 13 14
22
Joel
1 2 3
23
Amós
1 2 3 4 5
24
Amós
Obadias
Amós 6 7 8 9

25
Jonas
Miquéias
Jonas  1 2 3 4
Miquéias  1 2
26
Miquéias
3 4 5 6 7
27
Naum
Habacuque
Naum 1 2 3
Habacuque  1 2 3
28
Sofonias
Ageu
Sofonias  1 2 3
Ageu  1 2
29
Zacarías
1 2 3 4 5 6
30
Zacarías
7 8 9 10



ESTUDO BÍBLICO 
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO

Autor: Pr Forrest Keener





[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento




Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.



(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America







ESTUDO BÍBLICO 
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos

Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.





ÍNDICE

LIVROS PROFÉTICOS


[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS




"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.

Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."




Palavra Prudente
BrazilUnited States of America










O IMPÉRIO ASSÍRIO  
(The Assyrian Empire)

assyrian empire photo: Neo-Assyrian Empire EmpireAssyriaHR.jpg

A Queda de Samaria 
e o Cativeiro Assírio de Israel 
 (The  Fall of Samaria and the Assyrian Captivity of Israel)
722 a.C.

THE ASSYRIAN SIEGE OF SAMARIA IN 721 B.C. photo FALL_OF_SAMARIA_.jpg


















introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)


Reino Dividido
Israel & Judá
(Divided Kingdom - Israel & Judah)


Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)


Tabela 1

Kings of ...
(Reis de...)
Start
of reign
(Início do Reinado
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado
(anos)
Prophets to ...
(Profetas para...)
Judah
(Judá)
Israel
Judah
(Judá)
Israel
1. Rehoboam
931 BC
0
17
1. Jeroboam
931 BC
0
22
(Ahijah)
2. Abijah
913 BC
18
3
3. Asa
911 BC
20
41
2. Nadab
910 BC
21
2
3. Baasha
909 BC
22
24
(Jehu)
4. Elah
886 BC
45
2
5. Zimri
885 BC
46
7 days
6. Omri
885 BC
46
12
7. Ahab
874 BC
57
22
(Elijah)
4. Jehoshaphat
870 BC
61
25
(Micaiah)
8. Ahaziah
853 BC
78
2
(Elisha)
9. Joram
852 BC
79
12
5. Jehoram
848 BC
83
8
6. Ahaziah
841 BC
90
1
10. Jehu
841 BC
90
28
7. Queen Athaliah
841 BC
90
6
8. Joash
(Joás)
835 BC
96
40
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese)
11. Jehoahaz
814 BC
117
17
12. Jehoash
798 BC
133
16
9. Amaziah
796 BC
135
29
Jonah (to Nineveh) (approx)
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29

782 BC
149
41
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7; 
2 Crônicas 26.1-23

767 BC
164
52
Isaiah (until Hezekiah)

14. Zechariah
753 BC
178
6 months
15. Shallum
752 BC
179
1 month
16. Menahem
752 BC
179
10
17. Pekahiah
742 BC
189
2
18. Pekah
740 BC
191
20
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8

740 BC
191
16
Micah (until Hezekiah)
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27

732 BC
199
16
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23)
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
732 BC
199
9
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21; 
2 Crônicas 29.1-32.33

716 BC
215
29
14. Manasseh
687 BC
244
55
15. Amon
642 BC
289
2
Nahum (to Nineveh) (approx)
16. Josiah

640 BC
291
31
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)

17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
609 BC
322
3 months
18. Jehoiakim

609 BC
322
11
Habakkuk (approx)
19. Jehoiachin

597 BC
334
3 months
20. Zedekiah

597 BC
334
11
592 BC
339
Ezekiel,
Daniel
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez)
335
Obadiah (to Edom)
Obadias 
(para Edom)
520 BC
411
Haggai, Zechariah
(Esther)
478 BC
453
(Ezra)
458 BC
473
(Nehemiah)
445 BC
486
433 BC
498
Malachi

Nota: BC = a.C



Tabela 2


Judah (and Benjamin)
Israel (Ten Northern Tribes)
 King (Rei)
Reign (Reinado)
 Character (Caráter)
 Prophets (Profetas)
 King 
(Rei)
 Reign
(Reinado)
Character (Caráter)

Prophets
 1. Rehoboam
 931-913
 17 years
 Bad 
(Mau)
 Shemaiah
 1. Jeroboam I
 931-910
 22 years
 Bad (Mau)
 Abijah
 2. Abijah
 913-911
 3 years
 Bad 
(Mau)

 2. Nadab
 910-909
 2 years
 Bad (Mau)

 3. Asa
 911-870
 41 years
 Good 
(Bom)

 3. Baasha
 909-886
 24 years
 Bad 
(Mau)


 4. Elah
 886-885
 2 years
 Bad 
(Mau)

 5. Zimri
 885
 7 days
 Bad 
(Mau)

 6. Omri
 885-874*
 12 years
 Bad 
(Mau)
 Elijah  Micaiah
 4. Jehoshaphat
 870-848*
 25 years
 Good 
(Bom)

 7. Ahab
 874-853
 22 years
 Bad 
(Mau)
 5. Jehoram
 848-841*
 8 years
 Bad 
(Mau)

 8. Ahaziah
 853-852
 2 years
 Bad 
(Mau)

 6. Ahaziah
 841
 1 years
 Bad 
(Mau)

 9. Joram
 852-841
 12 years
 Bad 
(Mau)
 Elisha
 7. Athaliah
 841-835
 6 years
 Bad 
(Mau)

 10. Jehu
 841-814
 28 years
 Bad 
(Mau)

 8. Joash
 835-796
 40 years
 Good 
(Bom)
 Joel
 11. Jehoahaz
 814-798
 17 years
 Bad 
(Mau)
 Jonah  Amos  Hosea
 9. Amaziah
 796-767
 29 years
 Good 
(Bom)

 12. Jehoash
 798-782
 16 years
 Bad 
(Mau)
 10. Uzziah (Azariah)
 767-740*
 52 years
 Good 
(Bom)
 Isaiah
Micah
 13. Jeroboam II
 782-753*
 41 years
 Bad 
(Mau)
 11. Jotham
 740-732*
 16 years
 Good 
(Bom)
 14. Zechariah
 753-752
 6 mo
 Bad 
(Mau)

 12. Ahaz
 732-716
 16 years
 Bad (Bom)
 15. Shallum
 752
 1 mo
 Bad 
(Mau)

 13. Hezekiah
 716-687
 29 years
 Good (Bom)
 16. Menahem
 752-742
 10 years
 Bad 
(Mau)

 14. Manasseh
 687-642*
 55 years
 Nahum
Habakkuk
Zephaniah
 17. Pekahiah
 742-740
 2 years
 Bad 
(Mau)

 15. Amon
 642-640
 2 years
 Bad 
(Mau)
 18. Pekah
 740-732*
 20 years
 Bad 
(Mau)

 16. Josiah
 640-608
 31 years
 Good 
(Bom)
 19. Hoshea
 732-712
 9 years
 Bad 
(Mau)

 17. Jehoahaz
 608
 3 mo
 Bad 
(Mau)
722 BC Fall of Samaria to Assyria - (Queda de Samaria (Reino de Israel), para Assíria
 18. Jehoiakim
 608-597
 11 years
 Bad 
(Mau)
  Daniel
Ezekiel
Jeremiah
   * Co-regency
 19. Jehoiachin
 597
 3 mos
 Bad 
(Mau)
 20. Zedekiah
 597-586
 11 years
 Bad 
(Mau)
 Destruction of Jerusalem, 9th Av, 586 BC, Babylonian Captivity - (Destruição de Jerusalém no nono dia do mês Av, em 586 a.C, Cativeiro Babilônico)
The Last Five Kings of Judah - (Os Últimos Cinco Reis de Judá)
  1. Josiah
Reigned 31 years (640-609 BC) - (Reinou 31 anos (640-609 a.C)
 2. Jehoahaz (Shallum)
Reigned 3 months (609 BC)
Taken prisoner to Egypt by Pharaoh Neco 
(Levado prisioneiro para
o Egito por Faraó Neco)
 3. Jehoiakim (Eliakim)
Reigned 11 years 
(609-598 BC)
Died in Jerusalem 
(Morreu em Jerusalém)
 5. Zedekiah
Reigned 11 years (597--586 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (Levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor)
   4. Jehoichin (Jeconiah, Coniah)
Reigned 3 months (December 9, 598 - March 16, 597 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (with Ezekiel)
[ Levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor (com Ezequiel) ]

Fonte: http://ldolphin.org/kings.html (com adaptações)





1. Sobre o Ministério do Profeta  AMÓS

Tecoa - (Tekoa)




Amós 1
1 Palavras, que, em visão, vieram a Amós 
que era entre os pastores de Tecoa, 
a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, 
e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, 
dois anos antes do terremoto.
(BVN)






1) Amós. O nome é considerado como uma forma familiar de Amasias (cf 2 Cr 17:16). Profetizou entre 765 e 750 a.C., no norte, completando seu ministério uns dez anos antes de Isaías começar a profetizar no sul, em Judá. Não é, porém, o Amoz que se registra como o pai de Isaías (Is 1:1); o nome é diferente no heb.  Tecoa. Uma cidadezinha que se situava a 8Km ao sul de Belém, em Judá. A respeito de Israel. Isto foi escrito pouco antes do tempo em que as dez tribos do norte (Israel) fossem levadas ao cativeiro.

Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova


2) Amós, Fardo – Carregador de Fardos


Profeta natural de Tecoa, cidade da tribo de Judá, situada a cerca de 10 quilômetros ao sul da vila de Belém, Am 1.1. Pertencia à classe humilde do povo, e empregava-se no mister de pastor de ovelhas. Sendo habitador de Tecoa passava o tempo no deserto que se estendia para o oriente até o Mar Morto na guarda dos rebanhos. Nesta bravia região, ele se sustentava com o produto dos sicômoros existentes nas planícies próximas ao mar.

Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis


3) Amós era natural de Tecoa, situada cerca de seis milhas ao sul de Belém, habitada na sua maioria por pastores a cuja classe pertencia, sendo também um dos que recolhia figos silvestres.
Não foi ordenado oficialmente como profeta, nem tinha assistido à escola dos mesmos; seu único motivo para pregar foi uma chamada divina (7:14,15). Seu ministério foi especialmente às Dez Tribos, embora tivesse também uma mensagem para Judá e os países vizinhos. Profetizou durante os reinados de Uzias, rei de Judá (II Crôn. cap. 26) e de Jeroboão II, rei de Israel (II Reis 14:23-29), desde 60 até 80 anos antes do cativeiro das Dez Tribos.

Fonte: “Através da Bíblia Livro por Livro”









2. Sobre o Ministério do Profeta OBADIAS


 1) Obadias, Que adora a Jeová.

Nome de um dos profetas de Judá, Ob 1. Josefo é de opinião que este profeta é o mesmo Obadias, temente a Deus, que servia no palácio de Acabe, porém, o autor da profecia que tem este nome viveu, pelo menos, um século depois.

Acredita-se geralmente que pertence ao período caldeu, quando Jerusalém esteve alternadamente em poder do rei do Egito e do rei de Babilônia, e, finalmente, tomada por Nabucodonosor em 587 A.C., arrasada, e seus habitantes levados cativos para Babilônia. Esta opinião baseia-se na descrição que ele faz do estado calamitoso de Judá, 10.15, e da acusação feita a Edom pelas suas simpatias para com Babilônia, Sl 137.7, e das severas denunciações dos outros profetas do tempo contra Edom, Jr 49.7-22, Ez 25.12-14; cap. 35. 

A profecia pode ser muito anterior, porque: (I) Nenhuma alusão faz aos espantosos incidentes da tomada de Jerusalém, do incêndio do templo, da destruição dos muros da cidade e do cativeiro de seus habitantes. (II) A relação dos vv. 1-9 com Jeremias 49.7-22. É geralmente reconhecido que a unidade e o movimento de espírito de Obadias e a semelhança ente as duas passagens, indicam que Jeremias dependia de Obadias. (III) A atitude hostil de Edom já vinha de muito longe, Ez 35.5, e o mondo de sentir que Obadias manifesta contra ele, já o havia manifestado Amós um século antes da invasão dos caldeus, Am 1.6, 9, 11, 12; cp. Jl 3.19. (IV) As condições históricas e particulares que o profeta pressupõe sido saqueada várias vezes; invadida e devastada pelos árabes e filisteus no reinado de Jorão, 2 Cr 21.16,17; cp. Am 1.6, no reinado de Amazias, que matou a muitos edomitas. (...). 

(...) O livro, todavia, pode ter data aproximada ao tempo de Acaz. No tempo deste rei, grandes calamidades caíram sobre Judá: o rei de Damasco arrebatou os edomitas das mãos de Acaz; o rei de Israel levou suas armas até as portas de Jerusalém; os filisteus tomaram as cidades da planície de Judá; Acaz despojou o templo de seus tesouros para alcançar auxílio do rei da Assíria de que se fez vassalo, os israelitas também foram levados cativos, Ob 20; Am 1.6,9; cp. 1 Cr 5.26. Depois, os edomitas fizeram violências a seu irmão Jacó,  negaram-lhe auxílio e fizeram-se como um dos inimigos de Judá, 2 Cr 28.17; 2 Rs 16.6; Ob 10,11. O ano de 731 A.C., ou um pouco antes, no reinado de Acaz, quando Judá sofreu tão grande humilhação, foi tempo muito apropriado para Obadias proferir as condenações contra Edom, repreendê-lo por negar apoio a Judá e por suas hostilidades passadas e presentes, e por se alegrar com as misérias atuais de seu irmão, porquanto o tempo de seu castigo se avizinhava.


Fonte: Dicionário da Bíblia de John D. Davis



















I. AMÓS





English - [KJV]


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Español - [RV 1909]

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Português - [JFA]

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       ESBOÇO

 

Amos Commentaries & Sermons

https://www.preceptaustin.org/amos_commentaries

 

 Outline of Amos


I.  The Author and Theme of the Book,  Amos 1:1-2

II.  The Prophecies of Amos,  Amos 1:3-2:16

III.  The Sermons of Amos,  Amos 3:1-6:14

IV.  The Visions of Amos,  Amos 7:1-9:15




I.  The Author and Theme of the Book,  Amos 1:1-2

II.  The Prophecies of Amos,  Amos 1:3-2:16


PROFECIAS CONTRA AS NAÇÕES, 1:1-2:16

Título e Proclamação, 1:1,2




A Voz do Senhor como o Rugir do Leão








Amos 1:2 And he said, The LORD will roar from Zion, and utter his voice from Jerusalem; and the habitations of the shepherds shall mourn, and the top of Carmel shall wither. 


Amós 1:2 E disse: O SENHOR bramará de Sião e de Jerusalém dará a sua voz; nas habitações dos pastores haverá pranto, e secar-se-á o cume do Carmelo. 












Jerusalém


Monte Carmelo



1:2 Sião. Ou Jerusalém, a cidade onde se situava o templo de Deus. Carmelo. Uma bela montanha junto ao mar, extremamente abundante em pastagens, oliveiras e vinhedos, que aqui simbolizam a prosperidade.

A tonalidade da mensagem de Amós é estabelecida pela grande proclamação feita no início de sua profecia (1:2). De Sião a voz do Senhor, como rugir de um leão, será ouvida a proferir juízo.

 Fonte:  Bíblia Vida Nova








Acusação contra Nações Circunvizinhas, 1:3-2:3




Acusação contra Damasco


Acusação contra  a Philistia, Tiro, Edom,  Amom e Moabe






Amos1
9 Thus saith the LORD; For three transgressions of Tyrus, and for four, I will not turn away the punishment thereof; because they delivered up the whole captivity to Edom, and remembered not the brotherly covenant:
10 But I will send a fire on the wall of Tyrus, which shall devour the palaces thereof.  


Amós 1
9 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Tiro e por quatro, não retirarei o castigo, porque entregaram todos os cativos a Edom e não se lembraram da aliança dos irmãos.
10 Por isso, porei fogo ao muro de Tiro, e ele consumirá os seus palácios. 













1:3 A expressão “três ou quatro” significa “muitos e vários”. Damasco. Capital da Síria, poderoso reino ao norte de Israel. Trilharam a Gileade. Ver 2 Rs 13:7.

“2 Reis 13:7 porque, de todo o povo, não deixara a Jeoacaz mais que cinquenta cavaleiros, dez carros e dez mil homens de infantaria; porquanto o rei da Síria os tinha destruído e os tinha feito como o pó da eira.”


1:7 Fogo. Esta profecia cumpriu-se no reinado de Ezequias (2 Reis 18:8)


“2 Reis 18:8 Feriu os filisteus até Gaza e os seus termos, desde a torre dos atalaias até a cidade fortificada.”

 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Acusação contra Judá, 2:4,5




Acusação contra Israel, 2:6-16












Amos 2

4 Thus saith the LORD; For three transgressions of Judah, and for four, I will not turn away the punishment thereof; because they have despised the law of the LORD, and have not kept his commandments, and their lies caused them to err, after the which their fathers have walked:
5 But I will send a fire upon Judah, and it shall devour the palaces of Jerusalem.
6 Thus saith the LORD; For three transgressions of Israel, and for four, I will not turn away the punishment thereof; because they sold the righteous for silver, and the poor for a pair of shoes; 


Amós 2
4 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos; antes, se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.
5 Por isso, porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.
6 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos. 








TRÊS DISCURSOS CONTRA ISRAEL, 3:1-6:14

III.  The Sermons of Amos,  Amos 3:1-6:14

Declaração de Juízo, 3:1-15





Questionamentos
Amós 3:3-6






Amos 3:3 Can two walk together, except they be agreed? 


Amós 3:3 Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?  















Amos 3:6 Shall a trumpet be blown in the city, and the people not be afraid? shall there be evil in a city, and the LORD hath not done it? 


Amós 3:6 Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o SENHOR não o terá feito? 









A Voz do Senhor, 

rugindo como o leão







Amos 3:8 The lion hath roared, who will not fear? the Lord GOD hath spoken, who can but prophesy? 


Amós 3:8 Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor JEOVÁ, quem não profetizará? 






Exército Assírio






Amos 3:11 Therefore thus saith the Lord GOD; An adversary there shall be even round about the land; and he shall bring down thy strength from thee, and thy palaces shall be spoiled. 


Amós 3:11 Portanto, o Senhor JEOVÁ diz assim: Um inimigo surgirá, e cercará a tua terra, e derribará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados.  




Idolatria de Jeroboão I 







Amos 3:14 That in the day that I shall visit the transgressions of Israel upon him I will also visit the altars of Bethel: and the horns of the altar shall be cut off, and fall to the ground. 


Amós 3:14 No dia em que eu visitar as transgressões de Israel sobre ele, também visitarei os altares de Betel; e os chifres do altar serão cortados e cairão por terra. 













3:3-6 Estas perguntas simples demonstram que assim como a gente usa de lógica para perceber as verdades da vida natural, assim também, na vida espiritual, deve-se ver que a desgraça é o resultado do pecado.


A queda de Samaria e o cativeiro de Israel
(2 Reis 17:3-23)


3:11 Um inimigo. Os assírios, que cumpriram a profecia (cf 2 Rs 17:18)


3:14 Altares de Betel. Betel foi um centro de adoração de ídolos, depois que Jeroboão I havia colocado um bezerro de outro em Dã e outro em Betel (1 Reis 12:25-33). Foi para lá que Amós levou a mensagem.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Depravação de Israel, 4:1-13
               Ameaças contra as mulheres de Samaria, 4:1-3
               A cegueira espiritual de Israel, 4:4-13






Basã
(Bashan)






Amos 4:1 Hear this word, ye kine of Bashan, that are in the mountain of Samaria, which oppress the poor, which crush the needy, which say to their masters, Bring, and let us drink. 


Amós 4:1 Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados, que dizeis a seus senhores: Dai cá, e bebamos.













4:1 Vacas de Basã. Basã, região a leste do Jordão, era famosa por suas ricas pastagens e fino gado; os touros de Basã eram fortes de aspecto, Sl 22:12. Amós não estava falando somente aos “touros”, aos governantes e líderes da vida social e civil de Israel, mas também às esposas, que com suas exigências e ambições dispendiosas, estavam levando os maridos a praticar injustiças para satisfazer aos seus caprichos cobiçosos de obter mais e mais lucro e poder.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova



Lamentação pelo pecado e Condenação de Israel, 5:1-6:14

               Buscai a Deus, e vivei, 5:1-20

               Deus exige justiça, e não sacrifícios, 5:21-27












Amos 5:21 I hate, I despise your feast days, and I will not smell in your solemn assemblies. 

Amós 5:21 Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer. 











5:21 Desprezo as vossas festas. O povo de Israel mantivera a forma da adoração prescrita na lei, mas despojou-a do seu valor espiritual.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




A corrupção e a destruição de Israel, 6:1-14




Império Assírio 
(Assyrian Empire)





Amos 6:14 But, behold, I will raise up against you a nation, O house of Israel, saith the LORD the God of hosts; and they shall afflict you from the entering in of Hemath unto the river of the wilderness.


Amós 6:14 Pois eis que levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o SENHOR Deus dos Exércitos, a qual vos oprimirá, desde a entrada de Hamá até ao ribeiro da Arabá.
[BVN]

Amós 6:14 Porque eis que eu levantarei sobre vós, ó casa de Israel, um povo, diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, e oprimir-vos-á, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro da planície. [JFA]















14 Uma nação. O império da Assíria. A entrada de Hamate. Um desfile nas montanhas que marca o limite do norte do território de Israel. Arabá. Este ribeiro corre para o mar Morto; é o limite do sul do território de Israel, contíguo a Judá.

 Fonte:  Bíblia Vida Nova





CINCO VISÕES SIMBÓLICAS SOBRE A CONDIÇÃO DE ISRAEL, 7:1-9:10

IV.  The Visions of Amos,  Amos 7:1-9:15

A Visão do Gafanhoto, do Fogo e do Prumo, 7:1-9

Gafanhotos Devoradores, 7:1-3





A Visão do Gafanhoto









Chamas de Fogo, 7:4-6





A visão do Fogo








Amos 7:4 Thus hath the Lord GOD shewed unto me: and, behold, the Lord GOD called to contend by fire, and it devoured the great deep, and did eat up a part. 


Amós 7:4 Assim me mostrou o Senhor JEOVÁ: eis que o Senhor JEOVÁ clamava que queria contender por meio do fogo; e consumiu o grande abismo e também queria consumir a terra. 













4 Fogo. Aqui representa  a seca devastadora. Grande abismo. Representa a soma das águas naturais. Devorava a herança. A falta de chuva ameaçava destruir as ceifas.

 Fonte:  Bíblia Vida Nova






O Prumo, 7:7-9




A Visão do Prumo










Amos 7

7 Thus he shewed me: and, behold, the LORD stood upon a wall made by a plumbline, with a plumbline in his hand. 
8 And the LORD said unto me, Amos, what seest thou? And I said, A plumbline. Then said the LORD, Behold, I will set a plumbline in the midst of my people Israel: I will not again pass by them any more: 


Amós 7
7 Mostrou-me também assim: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão. 
8 E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então, disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele. 














7 Prumo. Esta linha perpendicular simboliza a avaliação de Deus da condição real do povo de Israel, e sua possibilidade de ficar em pé.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Interrupção de um Sacerdote, 7:10-17

       Amazias, sacerdote,  acusa Amós  de ser conspirador, 7:10-13

       AMÓS - Profecia para Amazias, 7:14-17



A Visão de um Cesto de Frutos, 8:1-3

A ruína de Israel está perto, 8:4-14

       Uma Fome da Palavra de Deus, 11-14






A Visão 

de um Cesto de Frutos







Amos 8

1 Thus hath the Lord GOD shewed unto me: and behold a basket of summer fruit. 
2 And he said, Amos, what seest thou? And I said, A basket of summer fruit. Then said the LORD unto me, The end is come upon my people of Israel; I will not again pass by them any more. 


Amós 8
1 O Senhor JEOVÁ assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão. 
2 E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então, o SENHOR me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; daqui por diante nunca mais passarei por ele. 














8:1 Frutos de verão. O heb qayiç, “verão”, forma um jogo de palavras com heb qêç “fim”. Assim como os frutos eram maduros, e o ano se findava, assim os pecados já estavam maduros, para pôr um fim à existência de Israel como nação.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Os Juízos de Deus são Inevitáveis, 9:1-10

O Senhor, do Altar Inflige o Castigo, 9:1-10



PROMESSAS DE RESTAURAÇÃO A ISRAEL, 9:11-15

          Restauração de Israel espiritual, 9:11-15






Promessas de Restauração





Amos 9

13 Behold, the days come, saith the LORD, that the plowman shall overtake the reaper, and the treader of grapes him that soweth seed; and the mountains shall drop sweet wine, and all the hills shall melt. 
14 And I will bring again the captivity of my people of Israel, and they shall build the waste cities, and inhabit them; and they shall plant vineyards, and drink the wine thereof; they shall also make gardens, and eat the fruit of them. 
15 And I will plant them upon their land, and they shall no more be pulled up out of their land which I have given them, saith the LORD thy God.


Amós 9
13 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
14 E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
15 E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR, teu Deus.













13 Vêm dias. Estas palavras sublimes do profeta apontam para um dia futuro no qual os judeus serão restaurados à sua própria terra. Será uma época de paz e de prosperidade nacionais (v 13), época de habitação permanente (v 14), será a hora da gloriosa restauração do povo escolhido, pelo poder do próprio Deus (v 15); o motivo da restauração será o mesmo motivo revelado quando Deus escolheu o povo de Israel: o Seu próprio amor e Sua misericórdia.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova







      ANÁLISE




A tonalidade da mensagem de Amós é estabelecida pela grande proclamação feita no início de sua profecia (1:2). De Sião a voz do Senhor, como rugir de um leão, será ouvida a proferir juízo. Por debaixo da película respeitável de prosperidade material. Amós desvenda a massa decadente de formalismo religioso e de corrupção espiritual (5:12,21). Ele salienta a total desconsideração para com os direitos e a personalidade humana (2:6), e destaca a deterioração da moralidade e da justiça social (2:7,8). O profeta tinha um remédio para a enfermidade que ameaçava a vida da nação. Que os homens buscassem ao Senhor, que se arrependessem e estabelecessem a justiça, e, assim, viveriam (5:14,15). Porém, para frisar a desesperadora situação do caso, Amós adverte que os responsáveis pelos males na terra não se “entristeciam” com o desastre iminente (6:6). Consequentemente, nada restaria para Israel senão a destruição (9:1-8). O Dia do Senhor não seria dia da vindicação de Israel, como algumas pessoas pensavam, mas antes, uma asseveração das reivindicações do caráter moral de Deus contra aqueles que  haviam repudiado. Somente quando isso fosse reconhecido é que seria estabelecido o resplendor do Reino Davídico. Mas aquele Dia era inevitável (9:11-15). A mensagem de Amós consiste principalmente de um “clamor pela justiça”.

      AUTOR



Nativo de Tecoa, lugar cerca de 19 quilômetros ao sul de Jerusalém, Amós fora um pastor e tratador de sicômoros (figos) (1:1, 7:14,15). Quando liderava o rebanho, a chamada de Deus ao ministério profético foi ouvida por ele, e, profetizou no reino do norte por um breve período, na segunda metade do reinado de Jeroboão II (785-744 a.C.), rei de Israel, e durante o reinado de Uzias (780-740), rei de Judá (1:1).





AMOS

Notes on Amos




Notes on
Amos
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Prologue 1:1-2

A. Introduction 1:1

B. Theme 1:2

II. Prophetic messages that Amos delivered 1:3—6:14

A. Oracles against nations 1:3—2:16

1. An oracle against Aram 1:3-5
2. An oracle against Philistia 1:6-8
3. An oracle against Phoenicia 1:9-10
4. An oracle against Edom 1:11-12
5. An oracle against Ammon 1:13-15
6. An oracle against Moab 2:1-3
7. An oracle against Judah 2:4-5
8. An oracle against Israel 2:6-16

B. Messages of judgment against Israel chs. 3—6

1. The first message on sins against God and man ch. 3
2. The second message on women, worship, and willfulness ch. 4
3. The third message on injustice 5:1-17
4. The fourth message on unacceptable worship 5:18-27
5. The fifth message on complacency and pride ch. 6

III. Visions that Amos saw chs. 7—9

A. Three short visions of impending judgment 7:1-9

1. The swarming locusts 7:1-3
2. The devouring fire 7:4-6
3. The plumb line 7:7-9

B. An intervening incident 7:10-17

1. The challenge 7:10-13
2. The response 7:14-17

C. Two more visions of impending judgment chs. 8—9

1. The basket of summer fruit ch. 8
         2. The Lord standing by the altar ch. 9 







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II. OBADIAS





English - [KJV]






Español - [RV 1909]





Português - [JFA]









       ESBOÇO

Obadiah Commentaries & Sermons

https://www.preceptaustin.org/obadiah_commentaries



Judgment Against Israel’s Brother

(Julgamento Contra o Irmão de Israel)

https://www.blueletterbible.org/Comm/guzik_david/StudyGuide2017-Oba/Oba-1.cfm

 


OS PECADOS E O CASTIGO DE EDOM, vers 1-14; Jr 49:14-16

Um oráculo do Senhor contra Edom, vers. 1-4






REINO DE EDOM
(Kingdom of Edom)


Os Pecados e o Castigo de Edom










Obadiah
2 Behold, I have made thee small among the heathen: thou art greatly despised. 
3 The pride of thine heart hath deceived thee, thou that dwellest in the clefts of the rock, whose habitation is high; that saith in his heart, Who shall bring me down to the ground? 
4 Though thou exalt thyself as the eagle, and though thou set thy nest among the stars, thence will I bring thee down, saith the LORD. 



Obadias
2 Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado. 
3 A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra? 
4 Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o SENHOR. 













Petra 
capital de Edom





3 Habitas nas fendas das rochas. Refere-se à capital de Edom, a grande cidade de pedra, esculpida na rocha sólida e por isto mesmo chamada Sela (“rocha” em hebraico) e Petra (“rocha” em latim). Alta morada. A maior parte de Edom era rochosa e alta; o que resta de Sela mostra quão seguros os edomitas podiam se sentir. Aliás, os vv 6 e 7 dão a entender que só uma traição podia abrir o caminho àquela fortaleza.




O horrendo cumprimento, vers. 5-9

O pecado de Esaú contra seu irmão Jacó, vers. 10-14




JACÓ
Siquém, Sucote
Gn 33:17,18

ESAÚ
Terra de Edom
Gn 36:8,9






Obadiah 10 For thy violence against thy brother Jacob shame shall cover thee, and thou shalt be cut off for ever. 


Obadias 10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre. 













Esaú. Pai de todos os edomitas, e irmão gêmeo de Jacó, ao qual odiava por causa da profecias que Esaú serviria a Jacó (Gn 25:23,30). Esta rivalidade contra Israel foi herdada pelos edomitas (2 Cr 21:8-17; Nm 20:14-22)


 Fonte:  Bíblia Vida Nova



A RESTAURAÇÃO E FELICIDAE DE ISRAEL, vers. 15-
21
O contexto mais lato: O Dia do Senhor, vers. 15-18




O Dia do Senhor




Obadiah 15 For the day of the LORD is near upon all the heathen: as thou hast done, it shall be done unto thee: thy reward shall return upon thine own head. 


Obadias 15 Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça. 












Dia do Senhor






15 O dia do Senhor. Heb yôm yehõwâh, o dia no qual Deus julga abertamente, publicamente, sem haver escape (Sf 1:14-18). Todos os “dias do Senhor” são apenas prelúdios do grande período final do julgamento, preeminentemente o Dia do Senhor descrito em Apocalipse, cap 6 até 20, que começa com o derramamento dos julgamentos sobre a terra, e tem por clímax a volta pessoal de Cristo, a destruição dos inimigos de Deus (Ap 19:11-21) e o estabelecimento do Seu reino (Ap 20:1-6).


 Fonte:  Bíblia Vida Nova



A Casa de Jacó “possuirá suas possessões”, vers. 19-21






      ANÁLISE


Este breve livro sintetiza o significado da relação entre Edom e Israel (Esaú e Jacó) na história da salvação, e ao assim fazer, revela certo aspecto do Dia do Senhor e do Reino de Deus.
Edom, a nação que descendia de Esaú, sempre se mostrou antagônica para com Israel, a despeito de serem irmãos como filhos de Isaque. Muitos profetas receberam a comissão de entregar mensagens de condenação contra Edom (Amós, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Malaquias), que frequentemente chamara a atenção para a atitude de auto-suficência e orgulho de Edom, como raiz de seu pecado. No seu livro, Obadias parece aproveitar uma profecia já existente de condenação contra Edom (vers. 1b-4 e frases dentro do vers. 5-9) talvez o mesmo oráculo que aparece em Jeremias 49:7-22 – e observa quão terrivelmente estava sendo cumprida e com que justa retribuição. Obadias, em seguida, relaciona essa condenação particular ao julgamento de todas as nações no iminente Dia do Senhor, quando o remanescente que houver escapada, em Israel, será no mesmo tempo a esfera da salvação e o instrumento do governo do Senhor sobre todas as nações.
Ainda que breve, essa profecia apresenta e ilustra as verdades fundamentais da revelação bíblica: o governo soberano de Deus, que será universalmente reconhecido (21); a eleição de Israel, o povo de Deus, visando sua bênção (17b), o qual será o forte braço de Deus no monte Sião; a culminação dos propósitos de Deus no “Dia do Senhor” que, apesar de trazer vindicação aos Seus e o desfrutamento apropriado da prometida terra de descanso, produzirá condenação contra o inimigo e opressor, do qual Edom é, neste caso, o tipo (15).
Embora o livro de Obadias seja apenas uma entre muitas outras declarações proféticas concernentes a Edom, é conveniente considerá-lo foco de todas as referências que o Antigo Testamento faz a Edom, visto que não é possível a um comentário dessa natureza tratar de quaisquer outras passagens com detalhes. Por conseguinte, alistamos aqui as principais referências EdomHistóricas: Gênesis 25 a 36 (Jacó e Esaú); Números 20:14-21; Deuteronômio 2:1-8 (o perído do Êxodo); 1 Samuel 14:27 (sob Saul); 2 Samuel 8:14 (sob Davi); 2 Reis 8:20-22 (sob Jeorão); 2 Crônicas 20:10-23 (sob Josafá); 2 Reis 14:7; 2 Crônicas 25:11-13 (sob Amazias); 2 Crônicas 28:17 (sob Acaz); Salmos 137:7; Lamentações 4:22 (queda de Jerusalém); Salmos 83:1-6 (geral). Proféticas. Isaías 11:14; 34; 63:1-6; Jeremias 49:7-22; Ezequiel 25:12-14; 35; Joel 3:19; Amós 1:11,12; Malaquias 1:2-5.


      AUTOR



Excetuando-se o seu nome (que não é incomum ao Antigo Testamento), nada se sabe sobre este livro, o mais curto do Antigo Testamento. Nem o período em que o mesmo foi escrito está determinado com qualquer certeza. Apesar de que alguns eruditos conservadores atribuem a profecia a algum tempo antes da queda de Jerusalém (586 a.C), a descrição da destruição da cidade, apresentada nos versículos 11 a 14, mais apropriadamente, cabe dentro da destruição ordenada por Nabucodonosor, a respeito da qual se sabe (por Sl 137:7; Ez 35:5; Lm 4:21, e assim por diante) que os edomitas participaram. Obadias parece haver, também, descito um desastre em Edom, subsequente à queda de Jerusalém (5-7). Provavelmente esse foi o primeiro doas ataques dos nabateus contra o monte Seir, que terminaram por desalojar os edomitas algum tempo entre os séculos sexto e quarto a.C. (comparar Mt 1:3,4). Nesse caso, a profecia de Obadias pertenceria ao período do exílio ou pouco depois do retorno dos exilados israelitas.




 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] 

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd





OBADIAH

Notes on Obadiah




Notes on
Obadiah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Edom's coming judgment vv. 1-9

A. The introduction to the oracle v. 1
B. The breaching of Edom's defenses vv. 2-4
C. The plundering of Edom's treasures vv. 5-7
D. The destruction of Edom's leadership vv. 8-9

II. Edom's crimes against Judah vv. 10-14

A. The statement of the charge v. 10
B. The explanation of the charge vv. 11-14

III. The restoration of Israel's sovereignty vv. 15-21

A. The judgment of Edom and the nations vv. 15-18
B. The occupation of Edom by Israel vv. 19-21







I. Title (1a)

II. Description of the scene of judgment (nations arise for battle, 1b)

III. Speech by the Judge (2-21)

A. Three sentences (2-9)

1. First sentence (2-4)
2. Second sentence (5-7)
3. Third sentence (8-9)

B. Three pronouncements of guilt (10-14)

1. First pronouncement (10)
2. Second pronouncement (11)
3. Third pronouncement (12-14)
C. Sentence on the nations (15-16)

D. Promise of restoration (17-21)







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