BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
dos dias 23 e 24 de setembro
Amós & Obadias
Amós & Obadias
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
|
SEPTEMBER
Old Testament
DAY
|
BOOK
|
CHAPTER
|
1º
|
Ezekiel
| |
2
|
Ezekiel
| |
3
|
Ezekiel
| |
4
|
Ezekiel
| |
5
|
Ezekiel
| |
6
|
Ezekiel
| |
7
|
Ezekiel
| |
8
|
Ezekiel
| |
9
|
Ezekiel
| |
10
|
Ezekiel
| |
11
|
Ezekiel
| |
12
|
Ezekiel
| |
13
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Ezekiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
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18
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Daniel
| |
19
|
Daniel
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20
|
Hosea
| |
21
|
Hosea
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amos
| |
24
|
Amos
Obadiah
|
|
25
|
Jonah
Micah
| |
26
|
Micah
| |
27
|
Nahum
Habakkuk
| |
28
|
Zephaniah
Haggai
| |
29
|
Zechariah
| |
30
|
Zechariah
|
SEPTIEMBRE
El Antiguo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oseas
| |
21
|
Oseas
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Abdias
| |
25
|
Jonás
Miqueas
| |
26
|
Miqueas
| |
27
|
Nahum
Habacuc
| |
28
|
Sofonías
Hageo
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
SETEMBRO
Velho Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oséias
| |
21
|
Oséias
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Obadias
|
|
25
|
Jonas
Miquéias
| |
26
|
Miquéias
| |
27
|
Naum
Habacuque
| |
28
|
Sofonias
Ageu
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos
Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.
ÍNDICE
LIVROS PROFÉTICOS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS
"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."
Palavra Prudente
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Tabela 1
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Tabela 1
Kings of ...
(Reis de...) |
Start
of reign
(Início do Reinado
|
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
|
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado (anos) |
Prophets to ...
(Profetas para...) | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Judah
(Judá)
|
Israel
|
Judah
(Judá)
|
Israel
| ||||
1. Rehoboam
|
931 BC
|
0
|
17
| ||||
1. Jeroboam
|
931 BC
|
0
|
22
|
(Ahijah)
| |||
2. Abijah
|
913 BC
|
18
|
3
| ||||
3. Asa
|
911 BC
|
20
|
41
| ||||
2. Nadab
|
910 BC
|
21
|
2
| ||||
3. Baasha
|
909 BC
|
22
|
24
|
(Jehu)
| |||
4. Elah
|
886 BC
|
45
|
2
| ||||
5. Zimri
|
885 BC
|
46
|
7 days
| ||||
6. Omri
|
885 BC
|
46
|
12
| ||||
7. Ahab
|
874 BC
|
57
|
22
|
(Elijah)
| |||
4. Jehoshaphat
|
870 BC
|
61
|
25
|
(Micaiah)
| |||
8. Ahaziah
|
853 BC
|
78
|
2
|
(Elisha)
| |||
9. Joram
|
852 BC
|
79
|
12
| ||||
5. Jehoram
|
848 BC
|
83
|
8
| ||||
6. Ahaziah
|
841 BC
|
90
|
1
| ||||
10. Jehu
|
841 BC
|
90
|
28
| ||||
7. Queen Athaliah
|
841 BC
|
90
|
6
| ||||
8. Joash
(Joás) |
835 BC
|
96
|
40
|
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese) | |||
11. Jehoahaz
|
814 BC
|
117
|
17
| ||||
12. Jehoash
|
798 BC
|
133
|
16
| ||||
9. Amaziah
|
796 BC
|
135
|
29
|
Jonah (to Nineveh) (approx)
| |||
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29
|
782 BC
|
149
|
41
|
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
| |||
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7;
2 Crônicas 26.1-23
|
767 BC
|
164
|
52
|
Isaiah (until Hezekiah)
| |||
14. Zechariah
|
753 BC
|
178
|
6 months
| ||||
15. Shallum
|
752 BC
|
179
|
1 month
| ||||
16. Menahem
|
752 BC
|
179
|
10
| ||||
17. Pekahiah
|
742 BC
|
189
|
2
| ||||
18. Pekah
|
740 BC
|
191
|
20
| ||||
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8
|
740 BC
|
191
|
16
|
Micah (until Hezekiah)
| |||
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27
|
732 BC
|
199
|
16
| ||||
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23) |
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
|
732 BC
|
199
|
9
| |||
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21;
2 Crônicas 29.1-32.33
|
716 BC
|
215
|
29
| ||||
14. Manasseh
|
687 BC
|
244
|
55
| ||||
15. Amon
|
642 BC
|
289
|
2
|
Nahum (to Nineveh) (approx)
| |||
16. Josiah
|
640 BC
|
291
|
31
|
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)
| |||
17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
|
609 BC
|
322
|
3 months
| ||||
18. Jehoiakim
|
609 BC
|
322
|
11
|
Habakkuk (approx)
| |||
19. Jehoiachin
|
597 BC
|
334
|
3 months
| ||||
20. Zedekiah
|
597 BC
|
334
|
11
| ||||
592 BC
|
339
|
Ezekiel,
Daniel
| |||||
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez) |
335
|
Obadiah (to Edom)
Obadias (para Edom) | |||||
520 BC
|
411
|
Haggai, Zechariah
| |||||
(Esther)
|
478 BC
|
453
| |||||
(Ezra)
|
458 BC
|
473
| |||||
(Nehemiah)
|
445 BC
|
486
| |||||
433 BC
|
498
|
Malachi
|
Nota: BC = a.C.
Judah (and Benjamin)
|
Israel (Ten Northern Tribes)
| ||||||||
King (Rei)
|
Reign (Reinado)
|
Character (Caráter)
|
Prophets (Profetas)
|
King
(Rei)
|
Reign
(Reinado)
|
Character (Caráter)
|
Prophets
| ||
1. Rehoboam
|
931-913
|
17 years
|
Bad
(Mau)
|
Shemaiah
|
1. Jeroboam I
|
931-910
|
22 years
|
Bad (Mau)
|
Abijah
|
2. Abijah
|
913-911
|
3 years
|
Bad
(Mau)
|
2. Nadab
|
910-909
|
2 years
|
Bad (Mau)
| ||
3. Asa
|
911-870
|
41 years
|
Good
(Bom)
|
3. Baasha
|
909-886
|
24 years
|
Bad
(Mau)
| ||
4. Elah
|
886-885
|
2 years
|
Bad
(Mau)
| ||||||
5. Zimri
|
885
|
7 days
|
Bad
(Mau)
| ||||||
6. Omri
|
885-874*
|
12 years
|
Bad
(Mau)
|
Elijah Micaiah
| |||||
4. Jehoshaphat
|
870-848*
|
25 years
|
Good
(Bom)
|
7. Ahab
|
874-853
|
22 years
|
Bad
(Mau)
| ||
5. Jehoram
|
848-841*
|
8 years
|
Bad
(Mau)
|
8. Ahaziah
|
853-852
|
2 years
|
Bad
(Mau)
| ||
6. Ahaziah
|
841
|
1 years
|
Bad
(Mau)
|
9. Joram
|
852-841
|
12 years
|
Bad
(Mau)
|
Elisha
| |
7. Athaliah
|
841-835
|
6 years
|
Bad
(Mau)
|
10. Jehu
|
841-814
|
28 years
|
Bad
(Mau)
| ||
8. Joash
|
835-796
|
40 years
|
Good
(Bom)
|
Joel
|
11. Jehoahaz
|
814-798
|
17 years
|
Bad
(Mau)
|
Jonah Amos Hosea
|
9. Amaziah
|
796-767
|
29 years
|
Good
(Bom)
|
12. Jehoash
|
798-782
|
16 years
|
Bad
(Mau)
| ||
10. Uzziah (Azariah)
|
767-740*
|
52 years
|
Good
(Bom)
|
Isaiah
Micah |
13. Jeroboam II
|
782-753*
|
41 years
|
Bad
(Mau)
| |
11. Jotham
|
740-732*
|
16 years
|
Good
(Bom)
|
14. Zechariah
|
753-752
|
6 mo
|
Bad
(Mau)
| ||
12. Ahaz
|
732-716
|
16 years
|
Bad (Bom)
|
15. Shallum
|
752
|
1 mo
|
Bad
(Mau)
| ||
13. Hezekiah
|
716-687
|
29 years
|
Good (Bom)
|
16. Menahem
|
752-742
|
10 years
|
Bad
(Mau)
| ||
14. Manasseh
|
687-642*
|
55 years
|
Nahum
Habakkuk Zephaniah |
17. Pekahiah
|
742-740
|
2 years
|
Bad
(Mau)
| ||
15. Amon
|
642-640
|
2 years
|
Bad
(Mau)
|
18. Pekah
|
740-732*
|
20 years
|
Bad
(Mau)
| ||
16. Josiah
|
640-608
|
31 years
|
Good
(Bom)
|
19. Hoshea
|
732-712
|
9 years
|
Bad
(Mau)
| ||
17. Jehoahaz
|
608
|
3 mo
|
Bad
(Mau)
|
722 BC Fall of Samaria to Assyria - (Queda de Samaria (Reino de Israel), para Assíria
| |||||
18. Jehoiakim
|
608-597
|
11 years
|
Bad
(Mau)
|
Daniel
Ezekiel Jeremiah |
* Co-regency
| ||||
19. Jehoiachin
|
597
|
3 mos
|
Bad
(Mau)
| ||||||
20. Zedekiah
|
597-586
|
11 years
|
Bad
(Mau)
| ||||||
Destruction of Jerusalem, 9th Av, 586 BC, Babylonian Captivity - (Destruição de Jerusalém no nono dia do mês Av, em 586 a.C, Cativeiro Babilônico)
|
The Last Five Kings of Judah - (Os Últimos Cinco Reis de Judá)
1. Josiah
Reigned 31 years (640-609 BC) - (Reinou 31 anos (640-609 a.C) | ||
2. Jehoahaz (Shallum)
Reigned 3 months (609 BC) Taken prisoner to Egypt by Pharaoh Neco
(Levado prisioneiro para
o Egito por Faraó Neco)
|
3. Jehoiakim (Eliakim)
Reigned 11 years
(609-598 BC)
Died in Jerusalem
(Morreu em Jerusalém)
|
5. Zedekiah
Reigned 11 years (597--586 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (Levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor)
|
4. Jehoichin (Jeconiah, Coniah)
Reigned 3 months (December 9, 598 - March 16, 597 BC) Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (with Ezekiel)
[ Levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor (com Ezequiel) ]
Fonte: http://ldolphin.org/kings.html (com adaptações)
|
Amós 1
1 Palavras, que, em visão, vieram a
Amós
que era entre os pastores de Tecoa,
a respeito de Israel, nos dias de
Uzias, rei de Judá,
e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel,
dois
anos antes do terremoto.
(BVN)
1) Amós. O nome é considerado como uma forma
familiar de Amasias (cf 2 Cr 17:16). Profetizou entre 765 e 750 a.C., no norte,
completando seu ministério uns dez anos antes de Isaías começar a profetizar no
sul, em Judá. Não é, porém, o Amoz que se registra como o pai de Isaías (Is 1:1);
o nome é diferente no heb. Tecoa. Uma cidadezinha que se situava a
8Km ao sul de Belém, em Judá. A respeito
de Israel. Isto foi escrito pouco antes do tempo em que as dez tribos do
norte (Israel) fossem levadas ao cativeiro.
→Fonte:
Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
2) Amós, Fardo – Carregador de Fardos
Profeta
natural de Tecoa, cidade da tribo de Judá, situada a cerca de 10 quilômetros ao
sul da vila de Belém, Am 1.1. Pertencia à classe humilde do povo, e
empregava-se no mister de pastor de ovelhas. Sendo habitador de Tecoa passava o
tempo no deserto que se estendia para o oriente até o Mar Morto na guarda dos
rebanhos. Nesta bravia região, ele se sustentava com o produto dos sicômoros
existentes nas planícies próximas ao mar.
→Fonte:
Dicionário da Bíblia John D. Davis
3) Amós era natural de Tecoa, situada cerca de
seis milhas ao sul de Belém, habitada na sua maioria por pastores a cuja classe
pertencia, sendo também um dos que recolhia figos silvestres.
Não
foi ordenado oficialmente como profeta, nem tinha assistido à escola dos
mesmos; seu único motivo para pregar foi uma chamada divina (7:14,15). Seu
ministério foi especialmente às Dez Tribos, embora tivesse também uma mensagem
para Judá e os países vizinhos. Profetizou durante os reinados de Uzias, rei de
Judá (II Crôn. cap. 26) e de Jeroboão II, rei de Israel (II Reis 14:23-29),
desde 60 até 80 anos antes do cativeiro das Dez Tribos.
→Fonte:
“Através da Bíblia Livro por Livro”
2. Sobre o Ministério do Profeta OBADIAS
→ 1)
Obadias, Que adora a Jeová.
Nome
de um dos profetas de Judá, Ob 1. Josefo é de opinião que este profeta é o
mesmo Obadias, temente a Deus, que servia no palácio de Acabe, porém, o autor
da profecia que tem este nome viveu, pelo menos, um século depois.
Acredita-se
geralmente que pertence ao período caldeu, quando Jerusalém esteve
alternadamente em poder do rei do Egito e do rei de Babilônia, e, finalmente,
tomada por Nabucodonosor em 587 A.C., arrasada, e seus habitantes levados
cativos para Babilônia. Esta opinião baseia-se na descrição que ele faz do
estado calamitoso de Judá, 10.15, e da acusação feita a Edom pelas suas
simpatias para com Babilônia, Sl 137.7, e das severas denunciações dos outros
profetas do tempo contra Edom, Jr 49.7-22, Ez 25.12-14; cap. 35.
A profecia
pode ser muito anterior, porque: (I) Nenhuma alusão faz aos espantosos
incidentes da tomada de Jerusalém, do incêndio do templo, da destruição dos
muros da cidade e do cativeiro de seus habitantes. (II) A relação dos vv. 1-9
com Jeremias 49.7-22. É geralmente reconhecido que a unidade e o movimento de
espírito de Obadias e a semelhança ente as duas passagens, indicam que Jeremias
dependia de Obadias. (III) A atitude hostil de Edom já vinha de muito longe, Ez
35.5, e o mondo de sentir que Obadias manifesta contra ele, já o havia
manifestado Amós um século antes da invasão dos caldeus, Am 1.6, 9, 11, 12; cp.
Jl 3.19. (IV) As condições históricas e particulares que o profeta pressupõe
sido saqueada várias vezes; invadida e devastada pelos árabes e filisteus no
reinado de Jorão, 2 Cr 21.16,17; cp. Am 1.6, no reinado de Amazias, que matou a
muitos edomitas. (...).
(...) O livro, todavia, pode ter data aproximada ao tempo de
Acaz. No tempo deste rei, grandes calamidades caíram sobre Judá: o rei de
Damasco arrebatou os edomitas das mãos de Acaz; o rei de Israel levou suas armas
até as portas de Jerusalém; os filisteus tomaram as cidades da planície de Judá;
Acaz despojou o templo de seus tesouros para alcançar auxílio do rei da Assíria
de que se fez vassalo, os israelitas também foram levados cativos, Ob 20; Am
1.6,9; cp. 1 Cr 5.26. Depois, os edomitas fizeram violências a seu irmão Jacó, negaram-lhe auxílio e fizeram-se como um dos
inimigos de Judá, 2 Cr 28.17; 2 Rs 16.6; Ob 10,11. O ano de 731 A.C., ou um
pouco antes, no reinado de Acaz, quando Judá sofreu tão grande humilhação, foi
tempo muito apropriado para Obadias proferir as condenações contra Edom,
repreendê-lo por negar apoio a Judá e por suas hostilidades passadas e
presentes, e por se alegrar com as misérias atuais de seu irmão, porquanto o
tempo de seu castigo se avizinhava.
→Fonte:
Dicionário da Bíblia de John D. Davis
I. AMÓS
ESBOÇO
Amos Commentaries & Sermons
https://www.preceptaustin.org/amos_commentaries
Outline of Amos
I. The Author
and Theme of the Book, Amos 1:1-2
II. The
Prophecies of Amos, Amos 1:3-2:16
III. The
Sermons of Amos, Amos 3:1-6:14
PROFECIAS
CONTRA AS NAÇÕES, 1:1-2:16
Título e Proclamação, 1:1,2
A Voz do Senhor como o Rugir do Leão
Amos
1:2 And he said, The LORD will roar from Zion, and utter his voice from Jerusalem;
and the habitations of the shepherds shall mourn, and the top of Carmel shall
wither.
Amós 1:2 E disse: O SENHOR bramará de Sião e de Jerusalém dará a sua voz; nas habitações dos pastores haverá pranto, e secar-se-á o cume do Carmelo.
1:2 Sião. Ou Jerusalém, a cidade onde se situava
o templo de Deus. Carmelo. Uma bela montanha junto ao mar, extremamente
abundante em pastagens, oliveiras e vinhedos, que aqui simbolizam a
prosperidade.
A
tonalidade da mensagem de Amós é estabelecida pela grande proclamação feita no
início de sua profecia (1:2). De Sião a voz do Senhor, como rugir de um leão,
será ouvida a proferir juízo.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Acusação contra Nações Circunvizinhas,
1:3-2:3
Acusação contra Damasco
Acusação contra a Philistia, Tiro, Edom, Amom e Moabe
Amos1
9 Thus
saith the LORD; For three transgressions of Tyrus, and for four, I will not
turn away the punishment thereof; because they delivered up the whole captivity
to Edom, and remembered not the brotherly covenant:
10 But
I will send a fire on the wall of Tyrus, which shall devour the palaces
thereof.
Amós 1
9 Assim
diz o SENHOR: Por três transgressões de Tiro e por quatro, não retirarei o
castigo, porque entregaram todos os cativos a Edom e não se lembraram da
aliança dos irmãos.
10 Por isso, porei fogo ao muro de Tiro, e ele consumirá os seus palácios.
10 Por isso, porei fogo ao muro de Tiro, e ele consumirá os seus palácios.
1:3
A expressão “três ou quatro” significa “muitos e vários”. Damasco. Capital da Síria, poderoso reino ao norte de Israel. Trilharam a Gileade. Ver 2 Rs 13:7.
“2 Reis 13:7 porque, de todo o povo, não deixara a Jeoacaz mais
que cinquenta cavaleiros, dez carros e dez mil homens de infantaria; porquanto
o rei da Síria os tinha destruído e os tinha feito como o pó da eira.”
1:7 Fogo. Esta profecia cumpriu-se no reinado
de Ezequias (2 Reis 18:8)
“2 Reis 18:8 Feriu os filisteus até Gaza e os seus termos, desde a
torre dos atalaias até a cidade fortificada.”
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Acusação contra Judá, 2:4,5
Acusação contra Israel, 2:6-16
Amos
2
4 Thus
saith the LORD; For three transgressions of Judah, and for four, I will
not turn away the punishment thereof; because they have despised the law of the
LORD, and have not kept his commandments, and their lies caused them to err,
after the which their fathers have walked:
5 But I will send a fire upon Judah, and it shall devour the palaces of Jerusalem.
6 Thus saith the LORD; For three transgressions of Israel, and for four, I will not turn away the punishment thereof; because they sold the righteous for silver, and the poor for a pair of shoes;
5 But I will send a fire upon Judah, and it shall devour the palaces of Jerusalem.
6 Thus saith the LORD; For three transgressions of Israel, and for four, I will not turn away the punishment thereof; because they sold the righteous for silver, and the poor for a pair of shoes;
Amós 2
4 Assim
diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o
castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos;
antes, se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram
seus pais.
5 Por isso, porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.
6 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos.
5 Por isso, porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.
6 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos.
TRÊS
DISCURSOS CONTRA ISRAEL, 3:1-6:14
III. The Sermons of Amos, Amos 3:1-6:14
Declaração de Juízo, 3:1-15
A Voz do Senhor,
rugindo como o leão
Amos
3:8 The lion hath roared, who will not fear? the Lord GOD hath spoken, who
can but prophesy?
Amós 3:8 Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor JEOVÁ, quem não profetizará?
Exército Assírio
Amos
3:11 Therefore thus saith the Lord GOD; An adversary there shall be even
round about the land; and he shall bring down thy strength from thee, and thy
palaces shall be spoiled.
Amós
3:11 Portanto, o Senhor JEOVÁ diz assim: Um inimigo surgirá, e cercará a
tua terra, e derribará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados.
Idolatria de Jeroboão I
Amos
3:14 That in the day that I shall visit the transgressions of Israel upon
him I will also visit the altars of Bethel: and the horns of the altar
shall be cut off, and fall to the ground.
Amós
3:14 No dia em que eu visitar as transgressões de Israel sobre ele, também
visitarei os altares de Betel; e os chifres do altar serão cortados e cairão
por terra.
3:3-6 Estas perguntas simples demonstram que
assim como a gente usa de lógica para perceber as verdades da vida natural,
assim também, na vida espiritual, deve-se ver que a desgraça é o resultado do
pecado.
A queda de Samaria e o cativeiro de Israel
(2 Reis 17:3-23)
3:11 Um inimigo. Os assírios, que cumpriram a profecia
(cf 2 Rs 17:18)
3:14 Altares de Betel. Betel foi um centro de adoração de
ídolos, depois que Jeroboão I havia colocado um bezerro de outro em Dã e outro
em Betel (1 Reis 12:25-33). Foi para lá que Amós levou a mensagem.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Depravação de Israel, 4:1-13
Ameaças contra as mulheres de Samaria, 4:1-3
A cegueira espiritual de Israel, 4:4-13
Basã
(Bashan)
Amos 4:1 Hear this word, ye kine of Bashan, that are in the mountain of Samaria, which oppress the poor, which crush the needy, which say to their masters, Bring, and let us drink.
Amós 4:1 Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados, que dizeis a seus senhores: Dai cá, e bebamos.
4:1 Vacas de Basã. Basã, região a leste do Jordão, era
famosa por suas ricas pastagens e fino gado; os touros de Basã eram fortes de
aspecto, Sl 22:12. Amós não estava falando somente aos “touros”, aos
governantes e líderes da vida social e civil de Israel, mas também às esposas,
que com suas exigências e ambições dispendiosas, estavam levando os maridos a
praticar injustiças para satisfazer aos seus caprichos cobiçosos de obter mais
e mais lucro e poder.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Lamentação pelo pecado e Condenação de Israel, 5:1-6:14
Buscai a Deus, e vivei, 5:1-20
Deus exige justiça, e não sacrifícios, 5:21-27
Amos 5:21 I hate, I despise your feast days, and I will not smell in your solemn assemblies.
Amós 5:21 Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer.
Amós 5:21 Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me dão nenhum prazer.
5:21 Desprezo as vossas festas. O povo de Israel mantivera a forma da
adoração prescrita na lei, mas despojou-a do seu valor espiritual.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A corrupção e a destruição de Israel, 6:1-14
Império Assírio
(Assyrian Empire)
Amos
6:14 But, behold, I will raise up against you a nation, O house of Israel,
saith the LORD the God of hosts; and they shall afflict you from the entering
in of Hemath unto the river of the wilderness.
Amós 6:14 Pois eis que levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o SENHOR Deus dos Exércitos, a qual vos oprimirá, desde a entrada de Hamá até ao ribeiro da Arabá. [BVN]
Amós 6:14 Porque eis que eu levantarei sobre vós, ó casa de Israel, um povo, diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, e oprimir-vos-á, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro da planície. [JFA]
14 Uma nação. O império da Assíria. A entrada de Hamate. Um desfile nas
montanhas que marca o limite do norte do território de Israel. Arabá. Este ribeiro corre para o mar
Morto; é o limite do sul do território de Israel, contíguo a Judá.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
CINCO
VISÕES SIMBÓLICAS SOBRE A CONDIÇÃO DE ISRAEL, 7:1-9:10
IV. The Visions of Amos, Amos 7:1-9:15
A Visão do Gafanhoto, do Fogo e do
Prumo, 7:1-9
Gafanhotos Devoradores, 7:1-3
Chamas de Fogo, 7:4-6
A visão do Fogo
Amos
7:4 Thus hath the Lord GOD shewed unto me: and, behold, the Lord GOD
called to contend by fire, and it devoured the great deep, and did eat up a
part.
Amós 7:4 Assim me mostrou o Senhor JEOVÁ: eis que o Senhor JEOVÁ clamava que queria contender por meio do fogo; e consumiu o grande abismo e também queria consumir a terra.
O Prumo, 7:7-9
A Visão do Prumo
Amos
7
7 Thus
he shewed me: and, behold, the LORD stood upon a wall made by a plumbline, with
a plumbline in his hand.
8 And the LORD said unto me, Amos, what seest thou? And I said, A
plumbline. Then said the LORD, Behold, I will set a plumbline in the midst of
my people Israel: I will not again pass by them any more:
Amós 7
7 Mostrou-me
também assim: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha
um prumo na sua mão.
8 E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então,
disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais
passarei por ele.
Interrupção de um Sacerdote, 7:10-17
Amazias, sacerdote, acusa Amós de ser conspirador, 7:10-13
AMÓS - Profecia para Amazias, 7:14-17
A Visão de um Cesto de Frutos, 8:1-3
A ruína de Israel está perto, 8:4-14
Uma Fome da Palavra de Deus, 11-14
A Visão
de um Cesto de Frutos
Amos
8
1 Thus
hath the Lord GOD shewed unto me: and behold a basket of summer fruit.
2 And he said, Amos, what seest thou? And I said, A basket of summer
fruit. Then said the LORD unto me, The end is come upon my people of Israel;
I will not again pass by them any more.
Amós
8
1 O
Senhor JEOVÁ assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.
2 E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então,
o SENHOR me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; daqui por diante nunca
mais passarei por ele.
8:1 Frutos de verão. O heb qayiç, “verão”, forma um jogo de palavras com heb qêç “fim”. Assim como os frutos eram
maduros, e o ano se findava, assim os pecados já estavam maduros, para pôr um
fim à existência de Israel como nação.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Os Juízos de Deus são Inevitáveis, 9:1-10
O Senhor, do Altar Inflige o Castigo, 9:1-10
PROMESSAS
DE RESTAURAÇÃO A ISRAEL, 9:11-15
Restauração de Israel espiritual, 9:11-15
Promessas de Restauração
Amos
9
13 Behold,
the days come, saith the LORD, that the plowman shall overtake the reaper, and
the treader of grapes him that soweth seed; and the mountains shall drop sweet
wine, and all the hills shall melt.
14 And I will bring again the captivity of my people of Israel, and
they shall build the waste cities, and inhabit them; and they shall plant
vineyards, and drink the wine thereof; they shall also make gardens, and eat
the fruit of them.
15 And I will plant them upon their land, and they shall no more be pulled
up out of their land which I have given them, saith the LORD thy God.
Amós 9
13 Eis
que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que
pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os
outeiros se derreterão.
14 E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
15 E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR, teu Deus.
14 E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
15 E os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR, teu Deus.
13 Vêm dias. Estas palavras sublimes do profeta
apontam para um dia futuro no qual os judeus serão restaurados à sua própria
terra. Será uma época de paz e de prosperidade nacionais (v 13), época de
habitação permanente (v 14), será a hora da gloriosa restauração do povo
escolhido, pelo poder do próprio Deus (v 15); o motivo da restauração será o
mesmo motivo revelado quando Deus escolheu o povo de Israel: o Seu próprio amor
e Sua misericórdia.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
A tonalidade da mensagem de Amós é
estabelecida pela grande proclamação feita no início de sua profecia (1:2). De
Sião a voz do Senhor, como rugir de um leão, será ouvida a proferir juízo. Por
debaixo da película respeitável de prosperidade material. Amós desvenda a massa
decadente de formalismo religioso e de corrupção espiritual (5:12,21). Ele
salienta a total desconsideração para com os direitos e a personalidade humana
(2:6), e destaca a deterioração da moralidade e da justiça social (2:7,8). O
profeta tinha um remédio para a enfermidade que ameaçava a vida da nação. Que
os homens buscassem ao Senhor, que se arrependessem e estabelecessem a justiça,
e, assim, viveriam (5:14,15). Porém, para frisar a desesperadora situação do
caso, Amós adverte que os responsáveis pelos males na terra não se
“entristeciam” com o desastre iminente (6:6). Consequentemente, nada restaria
para Israel senão a destruição (9:1-8). O Dia do Senhor não seria dia da
vindicação de Israel, como algumas pessoas pensavam, mas antes, uma asseveração
das reivindicações do caráter moral de Deus contra aqueles que haviam repudiado. Somente quando isso fosse
reconhecido é que seria estabelecido o resplendor do Reino Davídico. Mas aquele
Dia era inevitável (9:11-15). A mensagem de Amós consiste principalmente de um
“clamor pela justiça”.
AUTOR
Nativo de Tecoa, lugar cerca de 19
quilômetros ao sul de Jerusalém, Amós fora um pastor e tratador de sicômoros
(figos) (1:1, 7:14,15). Quando liderava o rebanho, a chamada de Deus ao
ministério profético foi ouvida por ele, e, profetizou no reino do norte por um
breve período, na segunda metade do reinado de Jeroboão II (785-744 a.C.), rei
de Israel, e durante o reinado de Uzias (780-740), rei de Judá (1:1).
AMOS
Notes on Amos
Notes on
Amos
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Prologue 1:1-2
A.
Introduction 1:1
B.
Theme 1:2
II. Prophetic messages that Amos
delivered 1:3—6:14
A.
Oracles against nations 1:3—2:16
1.
An oracle against Aram 1:3-5
2.
An oracle against Philistia 1:6-8
3.
An oracle against Phoenicia 1:9-10
4.
An oracle against Edom 1:11-12
5.
An oracle against Ammon 1:13-15
6.
An oracle against Moab 2:1-3
7.
An oracle against Judah 2:4-5
8.
An oracle against Israel 2:6-16
B.
Messages of judgment against Israel chs. 3—6
1.
The first message on sins against God and man ch. 3
2.
The second message on women, worship, and willfulness ch. 4
3.
The third message on injustice 5:1-17
4.
The fourth message on unacceptable worship 5:18-27
5.
The fifth message on complacency and pride ch. 6
III. Visions that Amos saw chs. 7—9
A.
Three short visions of impending judgment 7:1-9
1.
The swarming locusts 7:1-3
2.
The devouring fire 7:4-6
3.
The plumb line 7:7-9
B.
An intervening incident 7:10-17
1.
The challenge 7:10-13
2.
The response 7:14-17
C. Two more visions
of impending judgment chs. 8—9
1.
The basket of summer fruit ch. 8
2. The Lord standing by the altar ch. 9
Notes on
Amos
ESBOÇO
Obadiah Commentaries
& Sermons
https://www.preceptaustin.org/obadiah_commentaries
Judgment Against Israel’s Brother
(Julgamento Contra o Irmão de Israel)
https://www.blueletterbible.org/Comm/guzik_david/StudyGuide2017-Oba/Oba-1.cfm
OS PECADOS E O CASTIGO DE EDOM, vers
1-14; Jr 49:14-16
Um oráculo do Senhor contra Edom, vers.
1-4
REINO DE EDOM
(Kingdom of Edom)
Os Pecados e o Castigo de Edom
Obadiah
2 Behold,
I have made thee small among the heathen: thou art greatly despised.
3 The pride of thine heart hath deceived thee, thou that dwellest in the
clefts of the rock, whose habitation is high; that saith in his heart, Who
shall bring me down to the ground?
4 Though thou exalt thyself as the eagle, and though thou set thy nest
among the stars, thence will I bring thee down, saith the LORD.
Obadias
2 Eis
que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado.
3 A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das
rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?
4 Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali
te derribarei, diz o SENHOR.
3 Habitas nas fendas das rochas. Refere-se à capital de Edom, a grande
cidade de pedra, esculpida na rocha sólida e por isto mesmo chamada Sela (“rocha”
em hebraico) e Petra (“rocha” em latim). Alta
morada. A maior parte de Edom era rochosa e alta; o que resta de Sela
mostra quão seguros os edomitas podiam se sentir. Aliás, os vv 6 e 7 dão a
entender que só uma traição podia abrir o caminho àquela fortaleza.
O horrendo cumprimento, vers. 5-9
O pecado de Esaú contra seu irmão Jacó, vers. 10-14
A RESTAURAÇÃO E FELICIDAE DE ISRAEL, vers. 15-
21
21
O Dia do Senhor
Obadiah 15 For
the day of the LORD is near upon all the heathen: as thou hast done, it shall
be done unto thee: thy reward shall return upon thine own head.
Obadias
15 Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todas as nações; como tu
fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça.
Dia do Senhor
15 O dia do Senhor. Heb yôm yehõwâh, o dia no qual Deus julga abertamente, publicamente,
sem haver escape (Sf 1:14-18). Todos os “dias do Senhor” são apenas prelúdios
do grande período final do julgamento, preeminentemente o Dia do Senhor
descrito em Apocalipse, cap 6 até 20, que começa com o derramamento dos
julgamentos sobre a terra, e tem por clímax a volta pessoal de Cristo, a
destruição dos inimigos de Deus (Ap 19:11-21) e o estabelecimento do Seu reino
(Ap 20:1-6).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
AUTOR
Este breve livro sintetiza o significado da relação entre Edom e Israel (Esaú e Jacó) na história da salvação, e ao assim fazer, revela certo aspecto do Dia do Senhor e do Reino de Deus.
Edom, a nação que descendia de Esaú, sempre se mostrou antagônica para com Israel, a despeito de serem irmãos como filhos de Isaque. Muitos profetas receberam a comissão de entregar mensagens de condenação contra Edom (Amós, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Malaquias), que frequentemente chamara a atenção para a atitude de auto-suficência e orgulho de Edom, como raiz de seu pecado. No seu livro, Obadias parece aproveitar uma profecia já existente de condenação contra Edom (vers. 1b-4 e frases dentro do vers. 5-9) talvez o mesmo oráculo que aparece em Jeremias 49:7-22 – e observa quão terrivelmente estava sendo cumprida e com que justa retribuição. Obadias, em seguida, relaciona essa condenação particular ao julgamento de todas as nações no iminente Dia do Senhor, quando o remanescente que houver escapada, em Israel, será no mesmo tempo a esfera da salvação e o instrumento do governo do Senhor sobre todas as nações.
Ainda que breve, essa profecia apresenta e ilustra as verdades fundamentais da revelação bíblica: o governo soberano de Deus, que será universalmente reconhecido (21); a eleição de Israel, o povo de Deus, visando sua bênção (17b), o qual será o forte braço de Deus no monte Sião; a culminação dos propósitos de Deus no “Dia do Senhor” que, apesar de trazer vindicação aos Seus e o desfrutamento apropriado da prometida terra de descanso, produzirá condenação contra o inimigo e opressor, do qual Edom é, neste caso, o tipo (15).
Embora o livro de Obadias seja apenas uma entre muitas outras declarações proféticas concernentes a Edom, é conveniente considerá-lo foco de todas as referências que o Antigo Testamento faz a Edom, visto que não é possível a um comentário dessa natureza tratar de quaisquer outras passagens com detalhes. Por conseguinte, alistamos aqui as principais referências a Edom: Históricas: Gênesis 25 a 36 (Jacó e Esaú); Números 20:14-21; Deuteronômio 2:1-8 (o perído do Êxodo); 1 Samuel 14:27 (sob Saul); 2 Samuel 8:14 (sob Davi); 2 Reis 8:20-22 (sob Jeorão); 2 Crônicas 20:10-23 (sob Josafá); 2 Reis 14:7; 2 Crônicas 25:11-13 (sob Amazias); 2 Crônicas 28:17 (sob Acaz); Salmos 137:7; Lamentações 4:22 (queda de Jerusalém); Salmos 83:1-6 (geral). Proféticas. Isaías 11:14; 34; 63:1-6; Jeremias 49:7-22; Ezequiel 25:12-14; 35; Joel 3:19; Amós 1:11,12; Malaquias 1:2-5.
AUTOR
Excetuando-se o seu nome (que não é
incomum ao Antigo Testamento), nada se sabe sobre este livro, o mais curto do
Antigo Testamento. Nem o período em que o mesmo foi escrito está determinado
com qualquer certeza. Apesar de que alguns eruditos conservadores atribuem a
profecia a algum tempo antes da queda de Jerusalém (586 a.C), a descrição da
destruição da cidade, apresentada nos versículos 11 a 14, mais apropriadamente,
cabe dentro da destruição ordenada por Nabucodonosor, a respeito da qual se
sabe (por Sl 137:7; Ez 35:5; Lm 4:21, e assim por diante) que os edomitas
participaram. Obadias parece haver, também, descito um desastre em Edom,
subsequente à queda de Jerusalém (5-7). Provavelmente esse foi o primeiro doas
ataques dos nabateus contra o monte Seir, que terminaram por desalojar os
edomitas algum tempo entre os séculos sexto e quarto a.C. (comparar Mt 1:3,4).
Nesse caso, a profecia de Obadias pertenceria ao período do exílio ou pouco
depois do retorno dos exilados israelitas.
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis, Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA]
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
OBADIAH
Notes on Obadiah
Notes on
Obadiah
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Edom's coming judgment vv. 1-9
A. The introduction to the oracle v. 1
B. The breaching of Edom's defenses vv.
2-4
C. The plundering of Edom's treasures
vv. 5-7
D. The destruction of Edom's leadership
vv. 8-9
II. Edom's crimes against Judah vv.
10-14
A. The statement of the charge v. 10
B. The explanation of the charge vv.
11-14
III. The restoration of Israel's
sovereignty vv. 15-21
A. The judgment of Edom and the nations
vv. 15-18
B. The occupation of Edom by Israel vv.
19-21
I. Title (1a)
II. Description of the scene of
judgment (nations arise for battle, 1b)
III. Speech by the Judge (2-21)
A.
Three sentences (2-9)
1.
First sentence (2-4)
2.
Second sentence (5-7)
3.
Third sentence (8-9)
B.
Three pronouncements of guilt (10-14)
1.
First pronouncement (10)
2.
Second pronouncement (11)
3.
Third pronouncement (12-14)
C.
Sentence on the nations (15-16)
D.
Promise of restoration (17-21)
Notes on
Obadiah
Atlas Bíblico
(...)
Chapter 9
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The Kingdoms of Israel and Judah
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057
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057a
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057b
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058
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059
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060
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60a
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061
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061a
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061b
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062
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063
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064
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066
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068
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069
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069a
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070
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071
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Chapter 10
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Judah Alone amid
International Powers
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072
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072a
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073
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074
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075
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076
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077
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077a
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077b
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078
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Chapter 11
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The Babylonian
Exile
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079
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079a
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079b
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080
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