BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
dos dias 25 e 26 de setembro
Jonas & Miquéias
Jonas & Miquéias
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
|
SEPTEMBER
Old Testament
DAY
|
BOOK
|
CHAPTER
|
1º
|
Ezekiel
| |
2
|
Ezekiel
| |
3
|
Ezekiel
| |
4
|
Ezekiel
| |
5
|
Ezekiel
| |
6
|
Ezekiel
| |
7
|
Ezekiel
| |
8
|
Ezekiel
| |
9
|
Ezekiel
| |
10
|
Ezekiel
| |
11
|
Ezekiel
| |
12
|
Ezekiel
| |
13
|
Ezekiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Hosea
| |
21
|
Hosea
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amos
| |
24
|
Amos
Obadiah
|
|
25
|
Jonah
Micah
| |
26
|
Micah
| |
27
|
Nahum
Habakkuk
| |
28
|
Zephaniah
Haggai
| |
29
|
Zechariah
| |
30
|
Zechariah
|
SEPTIEMBRE
El Antiguo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oseas
| |
21
|
Oseas
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Abdias
| |
25
|
Jonás
Miqueas
| |
26
|
Miqueas
| |
27
|
Nahum
Habacuc
| |
28
|
Sofonías
Hageo
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
SETEMBRO
Velho Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oséias
| |
21
|
Oséias
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Obadias
|
|
25
|
Jonas
Miquéias
| |
26
|
Miquéias
| |
27
|
Naum
Habacuque
| |
28
|
Sofonias
Ageu
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos
Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.
ÍNDICE
LIVROS PROFÉTICOS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS
"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."
Palavra Prudente
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Kings of ...
(Reis de...) |
Start
of reign
(Início do Reinado
|
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
|
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado (anos) |
Prophets to ...
(Profetas para...) | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Judah
(Judá)
|
Israel
|
Judah
(Judá)
|
Israel
| ||||
1. Rehoboam
|
931 BC
|
0
|
17
| ||||
1. Jeroboam
|
931 BC
|
0
|
22
|
(Ahijah)
| |||
2. Abijah
|
913 BC
|
18
|
3
| ||||
3. Asa
|
911 BC
|
20
|
41
| ||||
2. Nadab
|
910 BC
|
21
|
2
| ||||
3. Baasha
|
909 BC
|
22
|
24
|
(Jehu)
| |||
4. Elah
|
886 BC
|
45
|
2
| ||||
5. Zimri
|
885 BC
|
46
|
7 days
| ||||
6. Omri
|
885 BC
|
46
|
12
| ||||
7. Ahab
|
874 BC
|
57
|
22
|
(Elijah)
| |||
4. Jehoshaphat
|
870 BC
|
61
|
25
|
(Micaiah)
| |||
8. Ahaziah
|
853 BC
|
78
|
2
|
(Elisha)
| |||
9. Joram
|
852 BC
|
79
|
12
| ||||
5. Jehoram
|
848 BC
|
83
|
8
| ||||
6. Ahaziah
|
841 BC
|
90
|
1
| ||||
10. Jehu
|
841 BC
|
90
|
28
| ||||
7. Queen Athaliah
|
841 BC
|
90
|
6
| ||||
8. Joash
(Joás) |
835 BC
|
96
|
40
|
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese) | |||
11. Jehoahaz
|
814 BC
|
117
|
17
| ||||
12. Jehoash
|
798 BC
|
133
|
16
| ||||
9. Amaziah
|
796 BC
|
135
|
29
|
Jonah (to Nineveh) (approx)
| |||
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29
|
782 BC
|
149
|
41
|
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
| |||
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7;
2 Crônicas 26.1-23
|
767 BC
|
164
|
52
|
Isaiah (until Hezekiah)
| |||
14. Zechariah
|
753 BC
|
178
|
6 months
| ||||
15. Shallum
|
752 BC
|
179
|
1 month
| ||||
16. Menahem
|
752 BC
|
179
|
10
| ||||
17. Pekahiah
|
742 BC
|
189
|
2
| ||||
18. Pekah
|
740 BC
|
191
|
20
| ||||
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8
|
740 BC
|
191
|
16
|
Micah (until Hezekiah)
Miquéias (até Ezequias) | |||
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27
|
732 BC
|
199
|
16
| ||||
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23) |
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
|
732 BC
|
199
|
9
| |||
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21;
2 Crônicas 29.1-32.33
|
716 BC
|
215
|
29
| ||||
14. Manasseh
|
687 BC
|
244
|
55
| ||||
15. Amon
|
642 BC
|
289
|
2
|
Nahum (to Nineveh) (approx)
| |||
16. Josiah
|
640 BC
|
291
|
31
|
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)
| |||
17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
|
609 BC
|
322
|
3 months
| ||||
18. Jehoiakim
|
609 BC
|
322
|
11
|
Habakkuk (approx)
| |||
19. Jehoiachin
|
597 BC
|
334
|
3 months
| ||||
20. Zedekiah
|
597 BC
|
334
|
11
| ||||
592 BC
|
339
|
Ezekiel,
Daniel
| |||||
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez) |
335
|
Obadiah (to Edom)
Obadias (para Edom) | |||||
520 BC
|
411
|
Haggai, Zechariah
| |||||
(Esther)
|
478 BC
|
453
| |||||
(Ezra)
|
458 BC
|
473
| |||||
(Nehemiah)
|
445 BC
|
486
| |||||
433 BC
|
498
|
Malachi
|
Nota: BC = a.C.
Nínive, capital da Assíria
NÍNIVE
Capital do Império da Assíria. Os
hebreus compunham toda a população que rodeava a cidade e ocupavam o distrito
na confluência do Tigre, e o Alto Zabe, sob a denominação de Nínive, a grande
cidade, Gn 10.11,12; Jn 1.2; 3.3; Judite 1.1. Nínive, na acepção mais restrita,
achava-se situada na margem oriental do Tigre, na foz do pequeno tributário,
hoje conhecido pelo nome de Khoer, 50
quilômetros acima da confluência do Zabe. Foi construída por gente de origem
babilônica, Gn 10.11. Tinha como divindade tutelar a deusa Istar, onde desde
tempos remotos possuía um templo. Este santuário prendeu a atenção de Sansiramã
no ano 1800 A.C., e tendo caído em decadência, foi reconstruído com grande
esplendor, por Asurubali no ano 1400 A.C. Assur, situada a 111 quilômetros ao
sul de Nínive, na margem fronteira do rio, havia servido de sede do governo,
mas Salmanasar, construiu um palácio em Nínive pelo ano 1300 A.C., e fez dela a
capital do império. (...) Os assírios eram grandes guerreiros e levavam para a
capital os despojos das naçções vencidas para lhes servir de adorno. (...)
→Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis
2) Nínive
Capital da Assíria, localizada no norte da Mesopotâmia na margem
oriental do rio Tigre. Jonas e Naum profetizaram ao povo de Nínive.
→Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
3) Nínive
→Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
3) Nínive
Capital do império Assírio (Gn 10:12),
ao nordeste da Palestina. Jonas tinha que pregar contra os seus pecados, que
eram tão grandes, que exigiam a intervenção divina (o modo de dizer isto é “subiram
até Deus”, embora seja óbvio que Deus sempre veja tudo).
→Fonte: Bíblia Vida Nova
1. Sobre o Ministério do Profeta JONAS
1) Jonas
Jonas, filho de Amitai. Este profeta viveu em Samaria durante o reinado de Jeroboão II (782-753 a.C.) quando Israel ainda não percebia que a Assíria estava prestes a destruí-la (cf Am 7:10, que mostra a tentativa de Amós em dar-lhe o alarme).
→Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
2) Jonas
JONAS, Pomba.
Nome de um dos profetas de Israel,
filho de Amitai, natural de Gate. Antes
de findar o reinado de Jeroboão II, profetizou que Israel recobraria os antigos
limites desde a entrada de Hamate até ao mar no deserto, 2 Rs 14.25; Jn 1.1.
(...)
2 Reis 14:25 Foi ele que restabeleceu
os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até o mar da Arabá, conforme a
palavra que o Senhor, Deus de Israel, falara por intermédio de seu servo Jonas
filho do profeta Amitai, de Gate-Hefer.
Jonas 1: 1 Ora veio a palavra do Senhor
a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
(...) O objetivo deste livro é mostrar
que a graça de Deus não se limitava a beneficiar os filhos de Abraão, e que os
gentios, conquanto ainda fora do alcance da lei, também poderiam participar dos
favores divinos. Além desta grande lição, o livro de Jonas oferece ilustrações
de grande valor espiritual. (...)
→Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis
3) Jonas
Gatehefer - (Gath-hepher)
Jonas era Galileu, da cidade de
Gatehefer, perto de Nazaré. Os fariseus no tempo de Cristo evidentemente não
repararam isso, quando disseram que jamais algum profeta veio da Galiléia
(7:52). Ministrou às Dez Tribos no reinado de Jeroboão II, durante o qual
profetizou referente à restauração de algum território israelita (II Reis
14:25-27). Quando terminou o ministério de Eliseu, começou o seu; Jesus mesmo
deu testemunho da existência da pessoa de Jonas, do seu livramento milagroso e
do seu ofício profético (Mat. 12:40).
→Fonte: “Através da Bíblia Livro por Livro”
Miquéias 1:1 Palavra do SENHOR,
que em visão veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias,
reis de Judá, sobre Samaria e Jerusalém. [BVN]
1) Miquéias
Nome de um profeta natural de Morasti (*),
cidade que parece ter pertencido a Judá, não distante de Gate, e que por algum
tempo serviu de dependência dos filisteus. Miquéias profetizou nos reinados de
Jotão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá, Miq 1.1; Jr 26.18. Começou,
portanto, a sua carreira, pouco depois do seu contemporâneo Oséias e também
depois de Isaías, cf. 1.1 com Is 1.1 e Oséias 1.1. (...).
(...) O livro de Miquéias é o sexto dos
profetas menores. Seu autor profetizou nos reinados de Jotão, de Acaz e de
Ezequias, 1.1. O seu conteúdo mostra que foi escrito depois dos reinados de
Onri e de Acabe, 6.16, no tempo em que a Assíria era potência temida pelos
israelitas, 5.5,6, e pelo menos, em parte, quando a Samaria e o reino do norte
ainda existiam, 1.6-14; porém, não se pode dizer quanto tempo antes da queda de
Samaria, foram proferidas as palavras contidas no cap, 1.5-7; porque, desde os
dias de Ozias e de Jotão, os profetas ainda estavam anunciando a queda de
Samaria, Os 1.6; 3.4; 5.9; Am 2.6; 3:12; 5.1-3,27; 6.1,7-11,14; Is 7.8,9; 8.4;
e a desolação de Judá, Os 5.10; Am 2.4; Is 6.1;11-13; 7.17-25. A alusão à queda
de Basã e Gileade poderá indicar um período mais distante do que 733-732 A.C.,
quando Tiglate-Pileser invadiu aquele território e levou cativos os seus
habitantes, Mq 7.14, onde a expressão “dias antigos” se refere à ocupação da
região de Israel, desde o tempo da conquista e daí para diante, cp. Os vv. 14 e
20. A profecia do cap. 3.12, foi anunciada durante o reinado de Ezequias, Jr
26.18, se bem que Miquéias poderia ter tratado do mesmo assunto algum tempo
antes.
As profecias de Miquéias, referem-se
especialmente a Judá, e são dirigidas ao povo do reino do sul, mas, nem por
isso, deixam de compreender todo o Israel, 1.1,5-7, 9-16. As transições
abruptas indicam que o livro é antes um sumário dos ensinos do profeta, do que
uma série continuada de discursos distintos. (...).
(*) Morasti, ou Moresete
→Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis
2) Miquéias
O nome significa “quem é como o Senhor?”
Era natural de Moresete-Gate (mencionada no v 14, do cap. 1), daí se chamar morastita. A época do seu ministério,
739-686 a.C., indica-se pelos nomes dos reis de Judá que se dão neste
versículo: Jotão, 739-731; Acaz, 731-715; Ezequias, 715-686. Na época deste profeta,
o “progresso” e a “civilização” tinham levado o povo a se esquecer das virtude
reais, entregando-se a uma competição comercial que reduziu a nada os menos
habilidosos, que nem ficavam com os pequenos terrenos que cada família tinha
recebido desde os tempos antigos. Novos métodos internacionais de desenvolvimento,
cultura, comércio e indústria se faziam acompanhar por novos pensamentos: a
idolatria das nações.
→Fonte: Bíblia Vida Nova
ESBOÇO
O PROFETA REBELDE, 1:1-17
Jonas, um profeta em Israel
A
Vocação de Jonas, a sua Fuga e o seu Castigo, 1:1-17
O
Senhor Chama, Jonas se Rebela, 1:1-3
A vocação de Jonas
Jonah
1
1 Now
the word of the LORD came unto Jonah the son of Amittai, saying,
2 Arise, go to Nineveh, that great city, and cry against it; for
their wickedness is come up before me.
Jonas 1
1 E
veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a
sua malícia subiu até mim.
A Fuga de Jonas
de Jope (Joppa)
Moderna Jafa - (Modern Jaffa)
para Tarsis (Tarshish)
Jonas
1:3 But Jonah rose up to flee unto Tarshish from the
presence of the LORD, and went down to Joppa; and he found a ship going to Tarshish:
so he paid the fare thereof, and went down into it, to go with them unto Tarshish from
the presence of the LORD.
Jonas 1:3 E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR.
1.3 Társis. Provavelmente uma cidade que
ficava no sul da Espanha, de onde os fenícios traziam o metal que ali se
refinava, em troca de outras mercadorias. A fuga de Jonas tinha por finalidade,
escapar de um incumbência difícil, e, talvez, evitar a conversão e a preservação
daquela nação que seria uma ameaça para Israel. Jope era realmente o porto marítimo mais acessível a Judá e a Israel:
de lá, Jonas pretendia ir ao lugar mais afastado de Nínive que ele conhecia.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O
Senhor Interpõe uma Tempestade, 1:4-6
A Grande Tempestade no Mar
Jonah
1
4 But
the LORD sent out a great wind into the sea, and there was a mighty tempest in
the sea, so that the ship was like to be broken.
5 Then the mariners were afraid, and cried every man unto his god, and
cast forth the wares that were in the ship into the sea, to lighten it of them.
But Jonah was gone down into the sides of the ship; and he lay, and
was fast asleep.
6 So the shipmaster came to him, and said unto him, What meanest thou, O
sleeper? arise, call upon thy God, if so be that God will think upon us, that
we perish not.
Jonas 1
4 Mas
o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade,
e o navio estava para quebrar-se.
5 Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono.
6 E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.
5 Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono.
6 E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.
Os Marinheiros Intervêm, 1:7-16
Jonah 1
Jonas 1
Jonah 1:17 Now the LORD had prepared a great fish to swallow up Jonah. And Jonah was in the belly of the fish three days and three nights.
Jonas 1:17 Deparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Jonas é lançado ao Mar
Jonah 1
7 And
they said every one to his fellow, Come, and let us cast lots, that we may know
for whose cause this evil is upon us. So they cast lots, and the lot fell upon Jonah.
8 Then said they unto him, Tell us, we pray thee, for whose cause this
evil is upon us; What is thine occupation? and whence comest thou? what is thy
country? and of what people art thou?
9 And he said unto them, I am an Hebrew; and I fear the LORD, the God of
heaven, which hath made the sea and the dry land.
10 Then were the men exceedingly afraid, and said unto him, Why hast thou
done this? For the men knew that he fled from the presence of the LORD, because
he had told them.
11 Then said they unto him, What shall we do unto thee, that the sea may
be calm unto us? for the sea wrought, and was tempestuous.
12 And he said unto them, Take me up, and cast me forth into the sea; so
shall the sea be calm unto you: for I know that for my sake this great tempest
is upon you.
15 So they took up Jonah, and cast him forth into the sea: and the
sea ceased from her raging.
Jonas 1
7 E
dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos
por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre
Jonas.
8 Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio
este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo
és tu?
9 E ele lhes disse: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez
o mar e a terra seca.
10 Então, os homens se encheram de grande temor e lhe disseram: Por que
fizeste tu isso? Pois sabiam os homens que fugia de diante do SENHOR, porque
ele lho tinha declarado.
11 E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se acalme? Por que o
mar se elevava e engrossava cada vez mais.
12 E ele lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará;
porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
15 E
levantaram Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.
1.9 Temo ao Senhor. A Bíblia fala de dois tipos e
temor: 1) Há o medo dos homens e das coisas, demonstrado pelos marinheiros no v
10; 2) Há o temor do Senhor, que é a piedade, o respeito para com as coisas
eternas, que traz consigo o ódio ao mal, Sl 19:9; Pv 1:7; 8:13. Este temor foi
demonstrado por Jonas de uma maneira bem, imperfeita, por causa da sua
desobediência (v 3) e se descontentamento (4:10-11).
1:12 Por minha causa. Jonas, a esta altura, já sabia que a
sua desobediência era a causa do problema (cf v 4 com Hb 12:6,11).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O
Senhor Envia um Grande Peixe, 1:17
Jonas é Tragado por um Grande Peixe
Jonah 1:17 Now the LORD had prepared a great fish to swallow up Jonah. And Jonah was in the belly of the fish three days and three nights.
Jonas 1:17 Deparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
é exemplo de grande peixe
1.17 Deparou...um grande peixe. Deus havia preparado um meio de
restaurar Jonas à vida, e levá-lo a cumprir sua missão. Note-se que não era uma
baleia (que não é um peixe, mas sim, um mamífero, e que aliás não tem garganta
de tamanho suficiente para tragar um homem). Este foi um dos muitos milagres
que sempre acompanharam a interferência divina na história humana, e das quais
a mensagem bíblica está repleta, foi mencionado pelo Senhor Jesus Cristo e por
Ele interpretado (Mt 12:39,40).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O PROFETA RESTAURADO,
2:1-3:10
A
Oração de Jonas no Ventre do Peixe, 2:1-10
Jonas Ora, 2:1-9
A Oração de Jonas
no Ventre do Peixe
Jonah 2
1 Then Jonah prayed
unto the LORD his God out of the fish's belly,
2 And said, I cried by reason of mine affliction unto the LORD, and he heard me; out of the belly of hell cried I, and thou heardest my voice.
2 And said, I cried by reason of mine affliction unto the LORD, and he heard me; out of the belly of hell cried I, and thou heardest my voice.
(...)
Jonas 2
1 E
orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
(...)
O
Senhor Livra a Jonas, 2:10
2:10 O peixe só restaurou Jonas à terra,
depois de em seu coração se ter restaurado o desejo de pôr em prática a sua
vocação missionária. Agora estava em condições físicas e espirituais para ouvir
a palavra do Senhor que lhe veio a segunda vez (3:1), uma palavra mansa que
oferecia uma segunda oportunidade. Foi perdoado da desobediência do passado,
havendo então uma verdadeira submissão da parte de Jonas.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Jonas
Obedece à Chamada, 3:1-4
Jonah 3
Jonas 3 3 E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.
Jonas vai a Nínive
Jonah 3
3 So Jonah arose, and went unto Nineveh, according to the word of the LORD. Now Nineveh was an exceeding great city of three days' journey.
Jonas 3
Jonas
Prega em Nínive, 3:1-4
O
Arrependimento dos Ninivitas, 3:5-10
O
Rei e os Súditos Ninivitas se Arrependem, 3:5-9
Os Ninivitas se Arrependem
Jonan 3
5 So
the people of Nineveh believed God, and proclaimed a fast, and put on
sackcloth, from the greatest of them even to the least of them.
6 For word came unto the king of Nineveh, and he arose from his
throne, and he laid his robe from him, and covered him with sackcloth, and sat in
ashes.
Jonas 3
5 E
os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de
panos de saco, desde o maior até ao menor.
6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza.
6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza.
3:5 Creram em Deus. Em primeiro lugar, acreditaram no aviso
que o profeta lhes trouxe, reconhecendo que seus caminhos não atiniam com uma
vida digna diante de Deus e que mereciam a destruição. Era o passo fundamental
da fé (cf Rm 10:17), assim como o arrependimento é o primeiro passo para a
aceitação do evangelho (Mc 1:15). Este arrependimento via-se entre os ninivitas
nos símbolos externos de proclamar um jejum e se vestir de saco (vestimenta
grosseira, pobre e desconfortável, feita de cabelo de cabritos, ou de crina).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O
Senhor Adia o Julgamento, 3:10
Adiamento do Juízo
por causa da Conversão
Jonas
3:10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e
Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.
O PROFETA SE RETIRA, 4:1-11
A Queixa de Jonas e a Resposta
de Deus, Cap. 4
O Descontentamento de Jonas,
4:1-5
O Descontentamento de Jonas
Adicionar legenda |
Jonah 4
Jonas 4
1 But
it displeased Jonah exceedingly, and he was very angry.
2 And he prayed unto the LORD, and said, I pray thee, O LORD, was not this
my saying, when I was yet in my country? Therefore I fled before unto Tarshish:
for I knew that thou art a gracious God, and merciful, slow to anger, and of
great kindness, and repentest thee of the evil.
Jonas 4
1 Mas
desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou todo ressentido.
2 E orou ao
SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha
terra? Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus
piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes
do mal.
4:1 Desgostou-se Jonas. Jonas preocupa-se com o fato de sua profecia não se ter cumprido, por causa do arrependimento dos ninivitas. Não sabia que até há júbilo diante dos anjos de Deus por um único pecador que se arrepende (Lc 15:10)
4:2 Que Deus é misericordioso até para com os gentios, Jonas já havia
entendido; o que estava fora da visão dele é que nada devia impedir que a mensagem
do amor de Deus fosse pregada até aos confins da terra, para que nada limitasse
o alcance da graça divina.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A Lição do Senhor, 4:6-11
Jonas Desagrada ao Senhor,
4:6-10
A Lição do Senhor
Jonah 4
6 And
the LORD God prepared a gourd, and made it to come up over Jonah, that it
might be a shadow over his head, to deliver him from his grief. So Jonah was
exceeding glad of the gourd.
7 But God prepared a worm when the morning rose the next day, and it smote
the gourd that it withered.
Jonas 4
6 E
fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas, para que
fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se
alegrou em extremo por causa da aboboreira.
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte, ao subir da alva, o qual
feriu a aboboreira, e esta se secou.
A Grande Misericórdia do SENHOR
Jonah 4
Jonas 4
10 Then
said the LORD, Thou hast had pity on the gourd, for the which thou hast not
laboured, neither madest it grow; which came up in a night, and perished in a
night:
11 And should not I spare Nineveh, that great city, wherein are more
than sixscore thousand persons that cannot discern between their right hand and
their left hand; and also much cattle?
Jonas 4
10 E
disse o SENHOR: Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a
fizeste crescer; que, em uma noite, nasceu e, em uma noite, pereceu;
11 e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão
mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão
direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
ANÁLISE
Devido ao seu conteúdo e espírito, o
livro de Jonas revela a universalidade e a compaixão da graça de Deus. Isso
fica indicado em 3:10 e é dito de modo geral em 4:11.
O livro é biográfico. Começa e termina
com o Senhor falando com Jonas. Em primeiro lugar, Jonas recebe uma comissão de
Julgamento; finalmente, o Senhor retrata a Sua misericórdia e compaixão. Entre
essas duas expressões do caráter do Senhor jaz a reação de Jonas à justiça e à
compaixão de Deus. Jonas recusou-se a aceitar a comissão do Senhor a fim de que
os pagãos não viessem a arrepender-se e Deus não viesse a mostrar misericórdia.
O coração magnânimo de Deus, perdoando os pagãos arrependidos, aparece em
violento contraste com o espírito estreito, cheio de preconceitos e indisposto
a perdoar, de Jonas.
AUTOR
Visto que o livro apresenta qualquer
asseveração sobre o seu autor, pode-se conjecturar razoavelmente que seu autor
foi o próprio Jonas. Ele é filho de Amitai (1:1), sendo indubitavelmente o mesmo filho de Amitai que profetizou durante o reinado de Jeroboão II (cf 2 Rs 14:25)
JONAH
Notes on Jonah
Notes on
Jonah
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. The disobedience of the prophet chs.
1—2
A. Jonah's attempt to flee from God
1:1-3
B. Jonah's lack of compassion 1:4-6
C. Jonah's failure to fear his
sovereign God 1:7-10
D. The sailors' compassion and fear of
God 1:11-16
E. Jonah's deliverance by God 1:17—2:1
F. Jonah's psalm of thanksgiving 2:2-9
G. Jonah's deliverance from the fish
2:10
II. The obedience of the prophet chs.
3—4
A. Jonah's proclamation to the
Ninevites 3:1-4
B. The Ninevites' repentance 3:5-10
C. Jonah's displeasure at God's mercy
4:1-4
D. God's rebuke of Jonah for his
attitude 4:5-9
E. God's compassion for those under His
judgment 4:10-11
The following outline
points out some of the parallels in the story nicely.29
I. A Hebrew sinner saved (1:1—2:10
[11])
A. Jonah's disobedience (1:1-3)
B. Jonah's punishment; heathen homage
(1:4-16)
C. Jonah's rescue (1:17—2:10 [2:1-11])
1. God's grace (1:17 [2:1])
2. Jonah's praise (2:1-9 [2-10])
3. God's last word (2:10 [11])
II. Heathen sinners saved (3:1—4:11)
A. Jonah's obedience (3:1-4)
B. Nineveh's repentance (3:5-9)
C. Jonah's rebuke (3:10—4:11)
1. God's grace (3:10)
2. Jonah's plaint (4:1-3)
3. God's last word (4:4-11)
29
Allen, p. 200. The verse numbers in brackets are those in the Hebrew text. See
also Robert B. Chisholm Jr., Handbook of the Prophets, pp. 408-9, for a similar
outline.
Notes on
Jonah
II. MIQUÉIAS
ESBOÇO
I. IDENTIFICAÇÃO, 1:1
Micah 1:1 The word of the LORD that came to Micah the Morasthite in the days of Jotham, Ahaz, and Hezekiah, kings of Judah, which he saw concerning Samaria and Jerusalem.
Miquéias 1:1 Palavra do SENHOR que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.
II. DENÚNCIA, Caps. 1-3
Repreensão Contra Samaria e Judá,
1:2-3:12
Ameaças contra Israel e Judá, 1:1-16
Ameaças
contra Israel & Judá
Micah 1
3 For,
behold, the LORD cometh forth out of his place, and will come down, and tread
upon the high places of the earth.
4 And the mountains shall be molten under him, and the valleys shall be
cleft, as wax before the fire, and as the waters that are poured down a steep
place.
5 For the transgression of Jacob is all this, and for the sins
of the house of Israel. What is the transgression of Jacob? is it notSamaria?
and what are the high places of Judah? are they not Jerusalem?
6 Therefore I will make Samaria as an heap of the field, and as
plantings of a vineyard: and I will pour down the stones thereof into the
valley, and I will discover the foundations thereof.
Miquéias 1
3 Porque
eis que o SENHOR sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da
terra.
4 E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam em um abismo.
5 Tudo isso por causa da prevaricação de Jacó e dos pecados da casa de Israel; qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?
6 Por isso, farei de Samaria um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas, e farei rebolar as suas pedras no vale, e descobrirei os seus fundamentos.
4 E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam em um abismo.
5 Tudo isso por causa da prevaricação de Jacó e dos pecados da casa de Israel; qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?
6 Por isso, farei de Samaria um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas, e farei rebolar as suas pedras no vale, e descobrirei os seus fundamentos.
1:5 Transgressão. Refere-se tanto à idolatria, como à
injustiça, das quais as duas capitais, Samaria e Jerusalém, se haviam tornado
centros; o abandono dos campos em busca da prosperidade urbana não tinha
produzido um tipo de vida condizente com a piedade e o amor.
1:6 Por isso farei. Os vários passos que levaram à destruição
final de Samaria, descrevem-se profeticamente nos vv 6-16, nos quais os nomes
das cidades são o roteiro normal de qualquer invasor. Foi de fato o caminho
seguido pelos assírios em 725 a.C. quando foram cercar Samaria, cuja destruição
foi a primeira do rei Sargom II, em 722, depois de cercarem-na os exércitos, de
seu pai, Salmaneser V. Esta é a invasão descrita em 2 Rs 17:1-18.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Ai dos opressores gananciosos, 2:1-5
Profecia Contra a Opressão
Micah 2
1 Woe
to them that devise iniquity, and work evil upon their beds! when the morning
is light, they practise it, because it is in the power of their hand.
2 And they covet fields, and take them by violence; and houses, and take
them away: so they oppress a man and his house, even a man and his heritage.
Miquéias 2
1 Ai
daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da
alva o praticam, porque está no poder da sua mão!
2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem
violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.
2:1 Maquinam o mal. O contexto sugere que o mal que está
sendo cogitado é um modo legalmente viável de extorquir os bens do pobre,
evitar os deveres cívicos e as exigências da consciência, de fazer grandes
negociatas com lucros injustos, e burlar as leis. O castigo divino, portanto, também vai ser “projetado”,
v 3.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Contra os falsos profetas, 2:6-11
Profecia Contra os Falsos Profetas
Micah 2:9 The women of my people have ye cast out from their pleasant houses; from their children have ye taken away my glory for ever.
Miquéias 2:9 Lançastes fora as mulheres do meu povo, da casa das suas delícias; dos seus meninos tirastes o meu louvor para sempre.
2:9. Os perseguidores eram rápidos em exigir a desapropriação e o
despejo dos pobres, também seriam desapropriados do favor divino, da sua
herança celestial (v 10). Tendo recusado a mensagem da Palavra de Deus,
evitando a misericórdia, não lhes haveria mais possibilidade de escutar nem
entender nada além das palavras dos bêbados (v 11).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O SENHOR congrega o restante de Israel,
2:12,13
Ameaças contra os chefes, sacerdotes e
falsos profetas, 3:1-12
Ameaças contra Chefes, Sacerdotes e Falsos Profetas
Micah 3:5 Thus saith the LORD concerning the prophets that make my people err, that bite with their teeth, and cry, Peace; and he that putteth not into their mouths, they even prepare war against him.
Miquéias 3:5 Assim diz o SENHOR contra os profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra.
Poder do Espírito do Senhor
Micah 3:8 But truly I am full of power by the spirit of the LORD, and of judgment, and of might, to declare unto Jacob his transgression, and to Israel his sin.
Miquéias 3:8 Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
3:5 Paz. Os cartomantes e adivinhadores “profetizam”
a felicidade para o cliente que lhes paga bem; assim também eram os falsos
profetas que, como os mendigos, amaldiçoam aos que nada lhes dão (cf v 11).
3:8 Estou cheio do poder. Ao contemplar a obra dos falsos
profetas, Miquéias, um aparte, proclama a natureza do verdadeiro profeta,
vocacionado por Deus, recebendo uma missão específica e poder para cumpri-la;
estas palavras, juntamente com Am 3:7,
definem a palavra “Profeta”. Pelo poder do Espírito Santo, Miquéias continua a
obra começada por Amós, uns vinte anos antes, reverberando a ganância, a
injustiça, a falta de caridade e a desobediência à vontade de Deus.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
III.
CONSOLAÇÃO, Caps. 4-7
A Esperança Consoladora de um Futuro
Remidor, 4:1-5:15
O anúncio do chamamento dos gentios,
4:1-5:1, Is 2.1-4
O nascimento do Messias e o seu reinado, 5:2-15
Profecia
sobre o Nascimento do Messias
em Belém Efrata
Miquéias 5:2 com Mateus 2:5.6
Micah 5:2 But thou, Bethlehem Ephratah, though thou be little among the thousands of Judah, yet out of thee shall he come forth unto me that is to be ruler in Israel; whose goings forth have been from of old, from everlasting.
Miquéias 5:2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
5:2 E tu,. Belém Efrata. A Belém próxima a Jerusalém, onde
nasceu Davi, rei iedal de Judá e de Israel, e onde haveria de nascer o Messias,
o Senhor Jesus Cristo (Mt 2:5-6). Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o
profeta é bem explícito em indicar o lugar desse acontecimento, dando-lhe seu
antigo nome aramaico Efrata, além do
nome hebraico Belém, ambos
significando “Casa de Pão”. Tanto a
divindade como a humanidade de Cristo são claramente apresentadas neste
versículo: como Homem, nasceu na estrebaria em Belém; como Deus, existia “desde
os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (cf Is 7:13-14; 9:6-7).
5:5 Este será a nossa paz. Cristo possibilitou a paz entre nós e
Deus quando derramou Seu sangue na Cruz (Ef
2:15-16); Ele é a nossa paz, (Ef 2:14); Ele traz paz ao coração, no novo
nascimento (Rm 5:1; Jo 14:27); na Sua volta, Ele trará paz para o mundo (Is
9:7; Sl 72:3,7).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Grande Questão do Senhor com Israel, 6:1-7:20
Deus e Seu povo em juízo, 6:1-8
Justiça - Misericórdia - Humildade
Micah 6:8 He hath shewed thee, O man, what is good; and what doth the LORD require of thee, but to do justly, and to love mercy, and to walk humbly with thy God?
Miquéis 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?
A injustiça terá seu castigo, 6:9-16
Acabe & Elias
I Reis 16:29 - 22:40
O mau Rei Acabe & Rainha Jezabel
(wicked King Ahab and Queen Jezebel)
Micah 6:16 For the statutes of Omri are kept, and all the works of the house of Ahab, and ye walk in their counsels; that I should make thee a desolation, and the inhabitants thereof an hissing: therefore ye shall bear the reproach of my people.
Miquéias 6:16 Porque se observam os estatutos de Onri e toda a obra da casa de Acabe, e vós andais nos conselhos deles; para que eu faça de ti uma desolação e dos seus habitantes um assobio; assim, trareis sobre vós o opróbrio do meu povo.
A corrupção moral de Israel, 7:1-7
Corrupção Moral
dentre as quais,
Conflitos no Lar
Micah 7:6 For the son dishonoureth the father, the daughter riseth up against her mother, the daughter in law against her mother in law; a man's enemies are the men of his own house.
Miquéias 7:6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora, contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.
Esperança em Deus
Micah 7:7 Therefore
I will look unto the LORD; I will wait for the God of my salvation: my God will
hear me.
Miquéias 7:7 Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
Miquéias 7:7 Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
7:7 Eu, porém, olharei para o Senhor. O profeta mesmo, continua a confiar em
deus, enquanto a nação, ao seu redor, incorre na prática do paganismo. Como
parte legítima do remanescente fiel, é ele que tem de interceder a favor da sua
nação, fazendo sua confissão e sua oração em conjunto com a nação pecaminosa
(vv 8-20).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O SENHOR se compadece de Israel, 7:8-20
A Compaixão Divina
Micah 7
18 Who
is a God like unto thee, that pardoneth iniquity, and passeth by the
transgression of the remnant of his heritage? he retaineth not his anger for
ever, because he delighteth in mercy.
19 He will turn again, he will have compassion upon us; he will subdue our iniquities; and thou wilt cast all their sins into the depths of the sea.
19 He will turn again, he will have compassion upon us; he will subdue our iniquities; and thou wilt cast all their sins into the depths of the sea.
Miquéias 7
19 Tornará a apiedar-se de nós, subjugará as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
7:19 Nas profundezas do mar. Esta expressão
simboliza um lugar de onde nada poderia voltar. Os pecados perdoados por Deus
nunca mais poderão nos acusar, por muito que Satanás assim o queira; seu
castigo, suas consequências eternas, até suas marcas no caráter, o próprio Deus
apaga pelo sacrifício de Cristo na Cruz (Rm 8:31-49).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
Os três primeiros capítulos da profecia de Miquéias apresentam os juízos do Senhor contra Judá e Israel, bem como a iminente condenação que aguardava aquelas nações. Os capítulos quarto e quinto oferecem consolação e esperança em vista da questão dos idas vindouros, quando a casa do Senhor será restabelecida sobre o monte de paz permanente; um remanescente regressará a Sião, libertado do cativeiro na Babilônia; um libertador proveniente de Belém fará o Seu remanescente justo ser uma bênção no globo; e a terra prometida será expurgada de sua idolatria e opressão. Os capítulos sexto e sétimo declaram o caminho da salvação por meio da analogia de uma grande questão em tribunal de lei: o Senhor é o querelante e Israel é o réu. Relembrando o Seu povo de como fora livrado do Egito, e falando-lhes sobre a natureza da verdadeira adoração, o Senhor deplora seus tesouros de iniquidade e opressão. Isso é seguido pela confissão de culpa por parte de Israel e por uma oração para que o Senhor volte para pastorear o Seu povo como anteriormente. Miquéias conclui seu livro com um jogo de palavras baseado na significação de seu próprio nome: “Quem é semelhante a Deus?” Somente Deus pode perdoar e mostrar compaixão ao povo com o qual estabelecera a Sua aliança.
AUTOR
Os três primeiros capítulos da profecia de Miquéias apresentam os juízos do Senhor contra Judá e Israel, bem como a iminente condenação que aguardava aquelas nações. Os capítulos quarto e quinto oferecem consolação e esperança em vista da questão dos idas vindouros, quando a casa do Senhor será restabelecida sobre o monte de paz permanente; um remanescente regressará a Sião, libertado do cativeiro na Babilônia; um libertador proveniente de Belém fará o Seu remanescente justo ser uma bênção no globo; e a terra prometida será expurgada de sua idolatria e opressão. Os capítulos sexto e sétimo declaram o caminho da salvação por meio da analogia de uma grande questão em tribunal de lei: o Senhor é o querelante e Israel é o réu. Relembrando o Seu povo de como fora livrado do Egito, e falando-lhes sobre a natureza da verdadeira adoração, o Senhor deplora seus tesouros de iniquidade e opressão. Isso é seguido pela confissão de culpa por parte de Israel e por uma oração para que o Senhor volte para pastorear o Seu povo como anteriormente. Miquéias conclui seu livro com um jogo de palavras baseado na significação de seu próprio nome: “Quem é semelhante a Deus?” Somente Deus pode perdoar e mostrar compaixão ao povo com o qual estabelecera a Sua aliança.
AUTOR
Miquéias refere-se a si mesmo como o “morastita”.
Era nativo de Moresete, perto de Gate, no norte da Filistia, cerca de trinta e
dois quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Provavelmente, fora aldeão fazendeiro.
Sua atividade como profeta cobre o reinado de três reis, desde aproximadamente 738 até 698 a.C. O nome de seu
pai não é mencionado, pelo que os eruditos concluem que sua família era de posição
insignificante e humilde. Miquéias é um mestre no uso que faz da poesia
hebraica. Ele defende a causa dos aldeões oprimidos contra os ricos arrogantes.
Seu apelo em favor da religião autêntica só é equiparada pelo apelo semelhante
de Tiago (cf 6:6-8 com Tg 1:27).
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis, Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e
Através da Bíblia Livro por Livro
Através da Bíblia Livro por Livro
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
MICAH
Notes on Micah
Notes on
Micah
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Heading 1:1
II. The first oracle: Israel's
impending judgment and future restoration 1:2—2:13
A. The judgment coming on Israel 1:2-7
B. Lamentation over the coming judgment
1:8-16
1. Micah's personal response 1:8-9
2. Micah's call for the people's
response 1:10-16
C. The sins of Judah 2:1-11
1. Sins of the wealthy 2:1-5
2. Sins of the false prophets and the
greedy 2:6-11
D. A prediction of future regathering
and leadership 2:12-13
III. The second oracle: the guilt of
Israel's leaders and her future hope chs. 3—5
A. Condemnation of Israel's leaders ch.
3
1. The guilt of Israel's civil leaders
3:1-4
2. The guilt of Israel's religious
leaders 3:5-8
3. The indictment of Israel's leaders
3:9-12
B. Blessing for Israel in the future
chs. 4—5
1. The exaltation of Zion 4:1-8
2. The might of Zion 4:9—5:1
3. The King of Zion 5:2-5a
4. The peace of Zion 5:5b-6
5. The vindication of Zion 5:7-9
6. The purification of Zion 5:10-15
IV. The third oracle: God's case
against Israel and the ultimate triumph of His kingdom chs. 6—7
A. The Lord's indictment against His
people 6:1-5
B. Micah's response for the Israelites
6:6-8
C. The Lord's sentence of judgment
6:9-16
1. Israel's sins 6:9-12
2. Israel's punishment 6:13-16
D. Micah's lament over his decadent
society 7:1-7
E. Micah's confidence in the Lord
7:8-20
1. Advice to the ungodly 7:8-13
2. Prayer for deliverance 7:14-17
3. Praise for forgiveness 7:18-20
Notes on
Micah
Atlas Bíblico
(...)
Chapter 9
|
The Kingdoms of Israel and Judah
| |
057
| ||
057a
| ||
057b
| ||
058
| ||
059
| ||
060
| ||
60a
| ||
061
| ||
061a
| ||
061b
| ||
062
| ||
063
| ||
064
| ||
065
| ||
066
| ||
067
| ||
068
| ||
069
| ||
069a
| ||
070
| ||
071
| ||
(...)
Dicionários Bíblicos
Pictures used with permission from
http://www.theglorystory.com
CLIPARTBEST.com
Visual Bible Alive
Nenhum comentário:
Postar um comentário