BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
dos dias 27 e 28 de setembro
Naum, Habacuque & Sofonias
Naum, Habacuque & Sofonias
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
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SEPTEMBER
Old Testament
DAY
|
BOOK
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CHAPTER
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1º
|
Ezekiel
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2
|
Ezekiel
| |
3
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Ezekiel
| |
4
|
Ezekiel
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5
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Ezekiel
| |
6
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Ezekiel
| |
7
|
Ezekiel
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8
|
Ezekiel
| |
9
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Ezekiel
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10
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Ezekiel
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11
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Ezekiel
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12
|
Ezekiel
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13
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Ezekiel
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14
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Daniel
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15
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Daniel
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16
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Daniel
| |
17
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Daniel
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18
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Daniel
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19
|
Daniel
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20
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Hosea
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21
|
Hosea
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22
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Joel
| |
23
|
Amos
| |
24
|
Amos
Obadiah
|
|
25
|
Jonah
Micah
| |
26
|
Micah
| |
27
|
Nahum
Habakkuk
| |
28
|
Zephaniah
Haggai
| |
29
|
Zechariah
| |
30
|
Zechariah
|
SEPTIEMBRE
El Antiguo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oseas
| |
21
|
Oseas
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Abdias
| |
25
|
Jonás
Miqueas
| |
26
|
Miqueas
| |
27
|
Nahum
Habacuc
| |
28
|
Sofonías
Hageo
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
SETEMBRO
Velho Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Ezequiel
| |
2
|
Ezequiel
| |
3
|
Ezequiel
| |
4
|
Ezequiel
| |
5
|
Ezequiel
| |
6
|
Ezequiel
| |
7
|
Ezequiel
| |
8
|
Ezequiel
| |
9
|
Ezequiel
| |
10
|
Ezequiel
| |
11
|
Ezequiel
| |
12
|
Ezequiel
| |
13
|
Ezequiel
| |
14
|
Daniel
| |
15
|
Daniel
| |
16
|
Daniel
| |
17
|
Daniel
| |
18
|
Daniel
| |
19
|
Daniel
| |
20
|
Oséias
| |
21
|
Oséias
| |
22
|
Joel
| |
23
|
Amós
| |
24
|
Amós
Obadias
|
|
25
|
Jonas
Miquéias
| |
26
|
Miquéias
| |
27
|
Naum
Habacuque
| |
28
|
Sofonias
Ageu
| |
29
|
Zacarías
| |
30
|
Zacarías
|
ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos
Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.
ÍNDICE
LIVROS PROFÉTICOS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS
"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."
Palavra Prudente
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Kings of ...
(Reis de...) |
Start
of reign
(Início do Reinado
|
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
|
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado (anos) |
Prophets to ...
(Profetas para...) | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Judah
(Judá)
|
Israel
|
Judah
(Judá)
|
Israel
| ||||
1. Rehoboam
|
931 BC
|
0
|
17
| ||||
1. Jeroboam
|
931 BC
|
0
|
22
|
(Ahijah)
| |||
2. Abijah
|
913 BC
|
18
|
3
| ||||
3. Asa
|
911 BC
|
20
|
41
| ||||
2. Nadab
|
910 BC
|
21
|
2
| ||||
3. Baasha
|
909 BC
|
22
|
24
|
(Jehu)
| |||
4. Elah
|
886 BC
|
45
|
2
| ||||
5. Zimri
|
885 BC
|
46
|
7 days
| ||||
6. Omri
|
885 BC
|
46
|
12
| ||||
7. Ahab
|
874 BC
|
57
|
22
|
(Elijah)
| |||
4. Jehoshaphat
|
870 BC
|
61
|
25
|
(Micaiah)
| |||
8. Ahaziah
|
853 BC
|
78
|
2
|
(Elisha)
| |||
9. Joram
|
852 BC
|
79
|
12
| ||||
5. Jehoram
|
848 BC
|
83
|
8
| ||||
6. Ahaziah
|
841 BC
|
90
|
1
| ||||
10. Jehu
|
841 BC
|
90
|
28
| ||||
7. Queen Athaliah
|
841 BC
|
90
|
6
| ||||
8. Joash
(Joás) |
835 BC
|
96
|
40
|
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese) | |||
11. Jehoahaz
|
814 BC
|
117
|
17
| ||||
12. Jehoash
|
798 BC
|
133
|
16
| ||||
9. Amaziah
|
796 BC
|
135
|
29
|
Jonah (to Nineveh) (approx)
| |||
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29
|
782 BC
|
149
|
41
|
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
| |||
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7;
2 Crônicas 26.1-23
|
767 BC
|
164
|
52
|
Isaiah (until Hezekiah)
| |||
14. Zechariah
|
753 BC
|
178
|
6 months
| ||||
15. Shallum
|
752 BC
|
179
|
1 month
| ||||
16. Menahem
|
752 BC
|
179
|
10
| ||||
17. Pekahiah
|
742 BC
|
189
|
2
| ||||
18. Pekah
|
740 BC
|
191
|
20
| ||||
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8
|
740 BC
|
191
|
16
|
Micah (until Hezekiah)
Miquéias (até Ezequias) | |||
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27
|
732 BC
|
199
|
16
| ||||
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23) |
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
|
732 BC
|
199
|
9
| |||
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21;
2 Crônicas 29.1-32.33
|
716 BC
|
215
|
29
| ||||
14. Manasseh
|
687 BC
|
244
|
55
| ||||
15. Amon
Amom 2 Reis 21:19-26 2 Crônicas 33:21-25 |
642 BC
|
289
|
2
|
Nahum (to Nineveh) (approx)
Naum (para Nínive) (aprox) | |||
16. Josiah
Josias 2 Reis 21:26-23:29 2 Crônicas 33:25-35:27 |
640 BC
|
291
|
31
|
Zephaniah,
(Sofonias)
Jeremiah (into exile)
| |||
17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
|
609 BC
|
322
|
3 months
| ||||
18. Jehoiakim
Jeoiaquim 2 Reis 23:36-24:24; 2 Crônicas 36:4-8 |
609 BC
|
322
|
11
|
Habakkuk (approx)
Habacuque (aprox) | |||
19. Jehoiachin
|
597 BC
|
334
|
3 months
| ||||
20. Zedekiah
|
597 BC
|
334
|
11
| ||||
592 BC
|
339
|
Ezekiel,
Daniel
| |||||
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez) |
335
|
Obadiah (to Edom)
Obadias (para Edom) | |||||
520 BC
|
411
|
Haggai, Zechariah
| |||||
(Esther)
|
478 BC
|
453
| |||||
(Ezra)
|
458 BC
|
473
| |||||
(Nehemiah)
|
445 BC
|
486
| |||||
433 BC
|
498
|
Malachi
|
Nota: BC = a.C.
1. Sobre o Ministério
do Profeta NAUM
2) Naum
Naum 1
1 Sentença contra Nínive.
Livro da visão de
Naum, o elcosita. [BVN]
1) Naum
Profeta israelita em Nínive ao tempo do
reinado de Manassés em Judá. Naum era de Elcos e escreveu o livro de Naum. Nada mais sabemos a seu
respeito. Jonas também foi profeta em Nínive.
→Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família
2) Naum
Profeta natural de Elcese, aldeia da
Palestina. Profetizou para a tribo de Judá, 1.15, e não para as dez que estavam
no cativeiro. O lugar que este livro ocupa na ordem dos profetas menores,
depois de Miquéias e antes de Habacuque e Sofonias, dá a entender que foi
escrito entre o princípio do reinado de Ezequias e o final do reinado de
Josias, Mq 1.1, Sf 1.1., porque este profeta faz referência à destruição de
Noamom (Tebas, Egito), 3.8-10, tomada pelos assírios em 664 A.C., e prediz a
queda de Nínive, 7, que ocorreu pelo ano 600. Tudo isto marca os limites do
tempo em que o livro foi elaborado, que vem a ser nos cinquenta e oito anos decorridos
entre os dois acontecimentos citados, quando o povo se achava consternado pelas
persistentes invasões dos assírios e pelo cativeiro de seu rei. O tema da profecia
é o peso de Nínive, 1.1. Insiste em declarar que Jeová é Deus zeloso e
vingador, que se arma de furor contra seus adversários e ao mesmo tempo serve
de baluarte para os que nele confiam, 2-8; acusa o povo de se mostrar
indiferente para com aqueles que falavam contra o senhor e que o aconselhavam a
abandonar o seu serviço, 9.11; declara firme o propósito que Deus tinha de livrar o seu povo, 12-14; e exorta-o a
permanecer fiel ao Senhor e às suas ordenanças, 15. Nestas bases, o profeta
passa a descrever a destruição das nações que estavam em oposição ao reino de
Deus; descreve o sítio da cidade, 2.1-10, e aproveita a ocasião para mostrar o
seu estado lastimável, semelhante a uma caverna de leões, 11-13. Voltando a
descrever o sítio, atribui as desgraças que Lea sobre à multidão de seus
crimes, 3.1-4. Aludindo a eles, o profeta faz uma comparação entre ela e uma prostituta,
castigada com vergonha e opróbrio, 5-7. Chama a atenção para No-Amom, Tebas, cujos habitantes sofreram o
cativeiro, sendo superior a Nínive, 8-10, e anuncia que esta cidade será
igualmente destruída, 11-19. Em Naum 3.8-10, a versão de Figueiredo traz Alexandre, o que é um grosseiro
anacronismo, onde se lê No-Amom, isto é, Tebas do Egito na V. B e em Almeida
(...)
→Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis
2. Sobre o Ministério
do Profeta HABACUQUE
Habacuque 1
1 Sentença revelada ao profeta Habacuque.
[BVN]
Habacuque
Profeta de Judá. Infere-se pela leitura
da sua oração no cap. 3, e pelo conteúdo do v. 19, que pertencia à tribo de
Levi, e que era um dos cantores do templo.
O livro de Habacuque é o oitavo dos
profetas menores. Contém:
1. Queixas sobre os trabalhos e
iniquidades dos ímpios a que Deus não havia prestado atenção, 1.2-4. Deus
responde dizendo: Eis aí vou eu suscitar os caldeus, essa nação cruel e veloz,
5-10, que, por sua vez também será punida, 11.
2. Uma segunda queixa: O reino de Deus,
na verdade, não perecerá, e os caldeus serão visitados pela justiça divina, 12,
porém subsiste ainda um problema moral: Deus responde: Os caldeus são altivos e
injustos, mas o justo vive pela fé, Hc 2.1-4. Bem compreendida esta verdade,
resolve o problema. A confiança que temos em que Deus castigará a iniquidade
dos ímpios, habilita o profeta a pronunciar os cinco ais contra as grandes
potências do mundo, pelas cinco formas de suas maldades, 5-20.
3. Oração de louvor, 3.1-19, em que,
depois de uma invocação e de uma petição para que Deus, na sua ira, se lembre
da sua misericórdia, o profeta descreve o aparecimento de Deus em glória e
majestade, enchendo de confusão a seus inimigos, 3-15, e manifesta a sua inteira
confiança em Deus, 16-19. (...)
→Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis
3. Sobre o Ministério
do Profeta SOFONIAS
Sofonias 1
1 Palavra do SENHOR que veio a Sofonias, filho de
Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de
Josias, filho de Amom, rei de Judá. [BVN]
Sofonias,
Jeová escondeu
Nome de um profeta, cujos descendentes
vêm da linhagem de Ezequias através de
quatro gerações, Sr 1.1. Este Ezequias é provavelmente o rei e a cuja origem
remota se refere. O profeta viveu e trabalhou em dias do rei Josias.
O livro de Sofonias é o nono dos
profetas menores. O tempo mencionado no primeiro v. é confirmado pela omissão
da palavra Gate, na enumeração, das cidades dos filisteus, 2.4, pela ausência
do nome de Nínive, ainda existente, 13, e pela falta de alusões aos caldeus. O
assunto fundamental da profecia é a grande soutrina do juízo universal.
1. Juizo universal semelhante ao
dilúvio em seus efeitos, 1.2,3; destruição da idolatria de Jerusalém, 4-6;
julgamento sobre os pecadores de Judá, como se o Senhor preparasse um grande
sacrifício, 7-13; será um dia de névoas e de torvelinho por casa da sua
iniquidade, 14-18.
2. Convite para o arrependimento, meio
único de escapar, 2.1,2, e de achar asilo no dia do furor do Senhor, 3,
reforçado pelas declarações de que o castigo de Deus cairia sobre as outras
nações por causa das suas maldades, 4-15. Jerusalém não escapará porque não se
arrependeu; o Senhor no meio dela fará justiça, 3.1-8.
3. Resultados benéficos que o juízo de
Deus produz. As nações voltarão para o Senhor, 9,10, as relíquias de Israel
confiarão no Senhor, e serão santas, 11-13, e o Senhor reinará glorioso como
rei no meio de seu povo, 14-18, trazendo-o do cativeiro e fazendo dele o
louv9or de todos os povos da terra, 19,20. Parece que esta profecia foi
enunciada antes da reforma religiosa inaugurada por Josias em 622 A.C., 2 Rs 22.3;
2 Cr 34.8 a cap. 35.19. Pode bem ser que fosse proferida nos anos prévios à
conquista de Nabucodonosor, Jr 25.3; 26.1-6,12,13,10; 2 Rs 23.32,37.
→Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis
ESBOÇO
A
Natureza de Deus, 1:2-6
Seu
Caráter na Administração da Justiça, 1:2,3
Seu
Caráter Ilustrado na Natureza, 1:4-6
Nahum 1
4 He rebuketh the sea, and maketh
it dry, and drieth up all the rivers: Bashan languisheth, and Carmel, and the
flower of Lebanon languisheth.
5 The mountains quake at him, and the hills melt, and the earth is burned at his presence, yea, the world, and all that dwell therein.
6 Who can stand before his indignation? and who can abide in the fierceness of his anger? his fury is poured out like fire, and the rocks are thrown down by him.
5 The mountains quake at him, and the hills melt, and the earth is burned at his presence, yea, the world, and all that dwell therein.
6 Who can stand before his indignation? and who can abide in the fierceness of his anger? his fury is poured out like fire, and the rocks are thrown down by him.
Naum 1
4 Ele repreende o mar, e o faz
secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano se
murcha.
5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se
levanta na sua presença, sim, o mundo e todos os que nele habitam.
6 Quem parará diante do seu furor? E quem subsistirá diante do ardor da
sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele
derribadas.
1:4-6 A soberania e o poder de Deus são
expostos.
1:6 A ira de Deus: 1) As razões: a)
orgulho; 2) crueldade; c) impenitência (cf todo o livro); 2) O remédio; a)
reconhecimento de Deus; b) confiança n’Ele (cf v 7)
N.Hom “A ira de Deus”:
1) É tardia (Êx 34:6-7; Ne 9:17b; Sl
103:8; Nj 4:2);
2) É certa (cf Jó 14:13; Sl 76:7; Na
1:6);
3) É justa (cf Lm 1:18; Rm 2:5,6; 3:5);
4) É evitável (cf Jo 3:14-18; Rm 8:1; 3:25)■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Nahum 1
7 The LORD is good, a strong hold
in the day of trouble; and he knoweth them that trust in him.
8 But with an overrunning flood he will make an utter end of the place
thereof, and darkness shall pursue his enemies.
Naum 1
7 O SENHOR é bom, uma fortaleza no
dia da angústia, e conhece os que confiam nele.
8 E com uma inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e
as trevas perseguirão os seus inimigos.
1:7 Isto deve ser continuamente lembrado,
enquanto você estudar este livro.
1:7,8 N.Hom. “Amigos e inimigos de Deus”:
1) Para Seus amigos, v 7, “bom... é
fortaleza no dia da angústia...”;
2) Para Seus inimigos, v 8. “Ele
acabará duma vez...”
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A
Destruição de Nínive, anunciada como parte do plano de Deus, 1:11-25; 2:2
Livramento
de Judá; 1:12,13,15; 2:2
Julgamento
contra a Assíria, 1:11,14
Nahum 1:11 There is one come out
of thee, that imagineth evil against the LORD, a wicked counsellor.
Naum 1:11 De ti saiu um que pensa mal contra o SENHOR, um conselheiro de Belial.
1:11 Refere-se a um dos reis assírios.
Muitos comentaristas pensam que se trata de Senaqueribe.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
II. O JULGAMENTO JUSTO DE JEOVÁ, Caps.
2,3
A
Destruição de Nínive será Completa, 2:1,3-13
Cerco
Bem Sucedido, 2:1,3-9
Desespero
do Povo, 2:10-13
Desolação
antes do Julgamento, 2:10-12
Julgamento
contra o Povo como Nação, 2:13
Assyrian Lion
Nahum 2
12 The lion did tear in pieces
enough for his whelps, and strangled for his lionesses, and filled his holes
with prey, and his dens with ravin.
13 Behold, I am against thee, saith the LORD of hosts, and I will burn her
chariots in the smoke, and the sword shall devour thy young lions: and I will
cut off thy prey from the earth, and the voice of thy messengers shall no more
be heard.
Naum 2
12 O leão arrebatava o que bastava
para os seus filhotes, e estrangulava a presa para as suas leoas, e enchia de
presas as suas cavernas e os seus covis, de rapina.
13 Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos, e queimarei na
fumaça os teus carros, e a espada devorará os teus leõezinhos, e arrancarei da
terra a tua presa, e não se ouvirá mais a voz dos teus embaixadores.
2:11-13 Nínive, a cidade que era tão orgulhosa,
forte, rica e independente de Deus, é reduzida a nada pelo Senhor dos Exércitos
e nunca mais reinará.
N. Hom. “Deus Julga a Nação Corrupta”.
1) Arrependeu-se (cf Jn 4) e voltou a
pecar mais.
2) A destruição de Nínive:
a) completa e final;
b) descrita em 2:1-3;
3) Advertência a Nínive:
a) deve haver confiança em Deus pelos
indivíduos de uma nação, 1:7;
b) deve haver arrependimento nacional
(cf Pv 14:34; Is 60:12; Sl 33:12).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Destruição
de Nínive, Causada pelo pecado, 3:1-18
Inevitabilidade
do Julgamento, 3:1-4
Nahum 3:4 Because of the multitude
of the whoredoms of the wellfavoured harlot, the mistress of witchcrafts, that
selleth nations through her whoredoms, and families through her witchcrafts.
Naum 3:4 por causa da multidão dos
pecados da mui graciosa meretriz, da mestra das feitiçarias, que vendeu os
povos com os seus deleites e as gerações com as suas feitiçarias.
Aniquilação
Nacional, 3:5-18
Nahum 3
5 Behold, I am against thee, saith the LORD of
hosts; and I will discover thy skirts upon thy face, and I will shew the
nations thy nakedness, and the kingdoms thy shame.
6 And I will cast abominable filth upon thee, and make thee vile, and will
set thee as a gazingstock.
7 And it shall come to pass, that all they that look upon thee shall flee
from thee, and say, Nineveh is laid waste: who will bemoan her?
whence shall I seek comforters for thee?
8 Art thou better than populous No, that was situate among the rivers,
that had the waters round about it, whose rampart was the sea, and her wall was
from the sea?
Naum 3
Naum 3
5 Eis que eu estou contra ti, diz
o SENHOR dos Exércitos, e te descobrirei na tua face, e às nações mostrarei a
tua nudez e aos reinos, a tua vergonha.
6 E lançarei sobre ti coisas abomináveis, e te envergonharei, e por-te-ei
como espetáculo.
7 E há de ser que todos os que te virem fugirão de ti e dirão: Nínive está
destruída; quem terá compaixão dela? Donde buscarei consoladores para ti?
8 És tu melhor do que Nô-Amom, que está situada entre os rios, cercada de
águas, tendo por esplanada o mar e ainda o mar, por muralha?
3:5-7 Nínive
comportou-se como uma meretriz e agora recebeu o castigo merecido o qual
consistia em expor-se em público, servindo de exemplo a nações e reinos,
enquanto o santo de Deus descobriu sua nudez e a expôs à vergonha.
3:8 Nô-Amom era uma cidade egípcia, conhecida como Tebas pelos gregos. Tebas
havia sido conquistada pelos assírios 51 anos antes desta profecia.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Poslúdio,
3:19
Nahum 3:19 There is no healing of thy bruise; thy wound is grievous: all that hear the bruit of thee shall clap the hands over thee: for upon whom hath not thy wickedness passed continually?
Naum 3:19 Não há cura para a tua ferida; a tua chaga é dolorosa; todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua malícia?
3:14-19 Todos os esforços de Nínive para
resistir ao ataque seriam em vão, porque Deus já havia decretado a sua queda.
Seu pecado tinha raízes profundas demais pra ser curada. Depois de muitas
oportunidades, ela não se arrependeu, nem buscou a misericórdia Divina. Agora
ela deveria receber Sua ira. Deixemos que nações e indivíduos observem e
aprendam com Nínive.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
Naum, um livro repleto de contrastes, descreve o poderoso imperialismo de uma despótica nação pagã e declara o triunfo final e certo da justiça e da soberania de Deus.
O motivo imediato dessa profecia foi a pressionante questão da justiça de Deus e de Sua fidelidade às Suas promessas. Uma poderosa nação, dotada com largas forças militares e riquezas econômicas, a Assíria, havia dominado os destinos das nações circunvizinhas, incluindo Judá. Cobrando um tributo opressivo e infligindo pesada escravidão, ela transformara a Judá, quase num estado vassalo. A fim de proteger-se, Judá havia entrado numa aliança com outras nações, abandonando a promessa de Deus de sustentar e proteger o Seu povo.
A vida nacional de Judá, por conseguinte, tornou-se tênue. Sua vida espiritual definhava, e sua segurança era constantemente posta em perigo pelas hordas assaltantes de Nínive. Levantou-se assim a questão: “Teria Deus se esquecido de Judá? Por que a ímpia Assíria prospera, enquanto nós sofremos? AS promessas de Deus são inúteis?” Judá sentia falta de uma resposta segura para essas perguntas, e grande desespero prevalecia na terra.
Subitamente a voz de Naum trovejou: “Nínive cairá. Deus preservará o Seu povo”. Sua profecia parecia incrível para aqueles dotados de limitada compreensão espiritual. Seu propósito era duplo: predizer a destruição de Nínive por causa do pecado; e mitigar a lastimável falta de esperança de Judá, assegurando-lhe que as promessas de Deus são verídicas. A profecia de Naum tem apenas um tema: Nínive cairá, Judá será vindicada.
Quanto ao estilo literário, o livro é, ao mesmo tempo, poético e profético, combinando uma vivida descrição simbólica com a direta franqueza da afirmação profética. O capítulo primeiro é, em primeiro lugar, um salmo, enquanto que os capítulos dois e três são proféticos.
A mensagem de Naum tem início com uma ousada declaração sobre a natureza de Deus, a premissa sobre a qual a profecia está baseada. “O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e reserva indignação para os seus inimigos” (1:2). Esse tema atravessa o livro. Visto que a Assíria havia pecado desconsiderando a Deus, seria completamente destruída. Judá mostrava-se infiel ao desconfiar de Deus e entrar em aliança com nações estrangeiras. Ficaria avisada pela condenação de Nínive.
A mensagem de Naum é pertinente para todas as eras. Aqueles que arrogantemente resistem a Deus e não confiam humildemente n’Ele, de que Ele proverá e cuidará deles, inevitavelmente experimentarão a Sua ira: mas aqueles que n’Ele depositam a sua confiança serão preservados em Seu amor.
AUTOR
Pouco se sabe a respeito de Naum à
parte desse pequeno livro. Em nenhuma outra porção das Escrituras ele é
mencionado, excetuando possivelmente a tabela genealógica de Lucas. Tudo quando
se sabe acerca dele é que ele vivia em Judá, provavelmente em Elcose, cuja
localização não pode ser determinada com certeza, e também que foi
contemporâneo de Jeremias. O nome “Naum” significa “consolação”, “cheio de
consolo”.
A data do livro é calculada conforme a
evidência interna e os fatos históricos conhecidos. Existem duas datas fixas,
entre as quais o livro deve ser situado. Naum se refere à captura de Tebas
(Nô-Amom, 3:8) e prediz a condenação de Nínive. Tebas caiu perante os assírios
em 661 a.C., pelo que, a obra, necessariamente, tem de ser situada algum tempo
entre aquela data e a queda subsequente de Nínive, em 612 a.C. (604, como data
alternada). Os melhores cálculos situam o livro em cerca de 620 a.C.
NAHUN
Notes on Nahun
Notes on
Nahum
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Heading 1:1
II. Nineveh's destruction declared
1:2-14
A.
The anger and goodness of Yahweh 1:2-8
B.
Yahweh's plans for Nineveh and Judah 1:9-14
1.
The consumption of Nineveh 1:9-11
2.
The liberation of Judah 1:12-13
3.
The termination of Nineveh 1:14
III. Nineveh's destruction described
1:15—3:19
A.
The sovereign justice of Yahweh 1:15—2:2
B.
Four descriptions of Nineveh's fall 2:3—3:19
1.
The first description of Nineveh's fall 2:3-7
2.
The second description of Nineveh's fall 2:8-13
3.
The third description of Nineveh's fall 3:1-7
4.
The fourth description of Nineveh's fall 3:8-19
Notes on
Nahun
ESBOÇO
I. O CONFLITO DA FÉ, Caps. 1,2
TÍTULO,
1:1
PROBLEMA:
DEUS AINDA NÃO JULGARA A DEPRAVAÇÃO
MORAL DE JUDÁ, 1:2-4
SOLUÇÃO
DE DEUS: OS CALDEUS JULGARÃO A JUDÉIA, 1:5-11
Habakkuk 1:5 Behold ye among the
heathen, and regard, and wonder marvellously: for I will work a work in your
days, which ye will not believe, though it be told you.
Habacuque 1:5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.
Habacuque 1:5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.
Exército Caldeu
Habakkuk 1:6 For, lo, I raise up
the Chaldeans, that bitter and hasty nation, which shall march through the
breadth of the land, to possess the dwellingplaces that are not theirs.
Habacuque 1:6 Porque eis que suscito os
caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para
possuir moradas não suas.
1:5-11 Resposta do Senhor à oração de
Habacuque.
1:5 O Senhor vai responder a oração de
Habacuque de maneira não conhecida ou imaginada por ele (cf At 13:40-41).
1:6 Deus irá levantar os caldeus para punir
o seu povo desobediente. Caldeus.
Uma tribo de semitas (também chamados babilônios), que ocupara a região entre a
Babilônia e o Golfo Pérsico. Fortificando-se, marchou contra os assírios cerca
do ano 630 a.C. Vinte e cinco anos mais tarde tinha conquistado a maior parte
do Oriente Próximo.
1:6-11 Os caldeus viriam a ser o instrumento
nas mãos de Senhor para julgar e humilhar tanto os judeus como as outras nações
que se esqueceram de Deus.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Deus Vê
Gênesis 16:33; Salmos 33:18; 34:15;
Provérbios 5:21; 15:3; Habacuque 1:13 ...
Habakkuk 1:13 Thou art of purer
eyes than to behold evil, and canst not look on iniquity: wherefore lookest
thou upon them that deal treacherously, and holdest thy tongue when the wicked
devoureth the man that is more righteous than he?
Habacuque 1:13 Tu és tão puro de olhos, que
não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para
os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é
mais justo do que ele?
O Justo viverá pela sua Fé
Habakkuk 2
2 And the LORD answered me, and
said, Write the vision, and make it plain upon tables, that he may run that
readeth it.
3 For the vision is yet for an appointed time, but at the end it shall
speak, and not lie: though it tarry, wait for it; because it will surely come,
it will not tarry.
4 Behold, his soul which is lifted up is not upright in him: but the just
shall live by his faith.
Habacuque 2
Habacuque 2
2 Então, o SENHOR me respondeu e
disse: Escreve a visão e torna -a bem legível sobre tábuas, para que a possa
ler o que correndo passa.
3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e
não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
4 Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé,
viverá.
(Clay Tablet from Mesopotamia)
2:1-4 O profeta esperando resposta do Senhor.
2:1 Não houve uma resposta imediata à
oração do profeta. Ele, no entanto, assume uma atitude de espera; vigilante,
sabe que a resposta de Deus haveria de vir.
N. Hom. A oração não respondida 1:2 – 2:20:
1) A oração, vv 1-4, para Deus
vindicar-se;
2) A resposta parcial, vv 5-11 (Deus
responderia mas não da maneira esperada);
3) O enigma (porque o Senhor iria
lançar de um povo sem Deus);
4) A paciência do profeta, 2:1 (ele
vigiaria e esperaria a resposta de Deus);
5) A manifestação de Deus, 2:2-20 (Ele
destruirá totalmente os Caldeus). Deus sempre responde as orações; algumas
vezes imediatamente, outras vezes não, mas sempre na hora certa. Cf Sl 27:14;
37:34.
2:2 Tábuas. Tijolos de argila, finos como tábua, ou
ardósia, eram usados na Babilônia (cf Is 8:1).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A
Condenação dos Caldeus é Certa: Cinco ais sobre os caldeus, 2:6-19
A Certeza
da retribuição, 2:6-8,15-17
A
Insensatez do Saque, 2:9-11
A Inutilidade
da Tirania, 2:12-14
O Crescimento do Reino de Deus, v 14
Habakkuk 2:14 For the earth shall be filled
with the knowledge of the glory of the LORD, as the waters cover the sea.
Habacuque 2:14 Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Habacuque 2:14 Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
LOUVOR AO SENHOR:
Cântico Espiritual “Ouve
Nossos Louvores
PRAISE THE LORD:
Spiritual Song "Hear Our
Praises" !
A Vaidade da Idolatria, 2:18,19
Habakkuk 2
18 What profiteth the graven image
that the maker thereof hath graven it; the molten image, and a teacher of lies,
that the maker of his work trusteth therein, to make dumb idols?
19 Woe unto him that saith to the wood, Awake; to the dumb stone, Arise,
it shall teach! Behold, it is laid over with gold and silver, and there is no
breath at all in the midst of it.
Habacuque 2
18 Que aproveitará a
imagem de escultura, que esculpiu o seu artífice? E a imagem de fundição, que
ensina a mentira, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?Habacuque 2
19 Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no meio dele não há espírito algum.
A Soberania do Senhor Controla, 2:20
Oração
Habakkuk 3:2 O LORD, I have heard
thy speech, and was afraid: O LORD, revive thy work in the midst of the years,
in the midst of the years make known; in wrath remember mercy.
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
Habacuque 3:2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
Cap 3 A oração de triunfo e a visão da obra
de Deus, através dos séculos.
3:2 Aviva a tua obra. Uma petição da parte de Habacuque
relativa à restauração do povo de Deus. No N.T. vemos quão grande é o interesse
de Deus pela Igreja, a noiva santificada e purificada “para a apresentar a si
mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga...” (Ef 5:26-27). O profeta almeja
uma nova manifestação de Deus como Ele se revelara no Êxodo. Na tua ira. O heb original pode indicar
“confusão”. Em todo o caos da história humana dependemos da misericórdia de
Deus. Só Ele sabe o fim das torrentes confusas.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Fé em meio às Tribulações
Habakkuk 3
17 Although the fig tree shall not
blossom, neither shall fruit be in the vines; the labour of the olive shall
fail, and the fields shall yield no meat; the flock shall be cut off from the
fold, and there shall be no herd in the stalls:
18 Yet I will rejoice in the LORD, I will joy in the God of my salvation.
Habacuque 3
18 Yet I will rejoice in the LORD, I will joy in the God of my salvation.
Habacuque 3
17 Porquanto, ainda que a figueira
não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos
não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais
não haja vacas,
18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha
salvação.
Habakkuk 3:19 The LORD God is my
strength, and he will make my feet like hinds' feet, and he will make me to
walk upon mine high places. To the chief singer on my stringed instruments.
Habacuque 3:19 JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de música.)
Habacuque 3:19 JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de música.)
ANÁLISE
O profeta-filósofo, Habacuque, sentia-se perturbado acerca da intensa impiedade de Judá. Mas, em contraste com seu contemporâneo, Jeremias, preocupava-se mais com a aparente relutância de Deus em julgar, do que com a falta de arrependimento do povo. Destruição, violência e desconsideração para com a lei de Deus floresciam desenfreadamente (1:1-4), a despeito dos ardentes apelos do profeta para a intervenção de Deus.
Deus replicou a Habacuque que ele não
teria de esperar por muito tempo para receber a resposta: os ferozes e
violentos caldeus (babilônios) seriam a vara que Deus usaria para castigar e
açoitar a Judá, perante os próprios olhos de Habacuque (1:5,6).
Em lugar de suspender a carga do
profeta, essa resposta a aumentou, pois Habacuque se viu a braços com um
segundo e mais complicado problema: Como é que Deus, cujos olhos são por demais
puros para contemplar o erro, ficaria impassível enquanto uma nação ímpia e
sedenta de sangue engolfaria um povo mais justo que ela (1:13)? E o profeta
procurou um lugar solitário para esperar pela resposta de Deus (2:1).
A resposta é dada numa das mais
grandiosas declarações das Escrituras: O justo viverá pela sua fé (ou
fidelidade). Os justos serão preservados no dia da tribulação, visto terem
dependido de Deus, pelo que também Deus podia depender deles. Retribuição
súbita e certa será a porção dos altivos invasores, que assim compreenderão a
inutilidade da tirania e a vaidade da idolatria (2:6-19). A resposta termina
com uma ordem de silêncio universal perante o soberano Senhor (2:20).
Sendo-lhe assegurado que a justiça
triunfará, o profeta eleva o seu coração uma oração para que Deus opere
novamente uma obra poderosa, conforme operara no Êxodo e no monte Sinai (3:2-15). Após
contemplar o majestático resplendor o Onipotente, Habacuque reafirma sua
confiança no Deus de sua salvação em uma das mais comoventes confissões das
Escrituras Sagradas (3:17-19).
AUTOR
Nada se sabe a respeito do profeta
Habacuque, a não ser as qualidades pessoais que podem ser discernidas em seu
escrito. Somente ele, nas Escrituras, recebe tal nome, que pode significar
“abraçado” mas que mais provavelmente se deriva do nome de uma planta. Várias datas,
de 700 a 300 a.C., têm sido sugeridas para a da compilação desse livro, mas o
período uma provável é aquele que medeia entre 605 a.C., a data da vitória de
Nabucodonosor sobre os egípcios, em Carquemis, na Síria, e 597 a.C., quando os
babilônios invadiram Judá.
HABAKKUK
Notes on Habakkuk
Notes on
Habakkuk
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Heading 1:1
II. Habakkuk's questions and Yahweh's
answers 1:2—2:20
A.
Habakkuk's question about Judah 1:2-4
B.
Yahweh's answer about Judah 1:5-11
C.
Habakkuk's question about Babylonia 1:12-17
D.
Yahweh's answer about Babylonia ch. 2
1.
The introduction to the answer 2:1-3
2.
The Lord's indictment of Babylon 2:4-5
3.
The Lord's sentence on Babylon 2:6-20
III. Habakkuk's hymn in praise of
Yahweh ch. 3
A.
The introduction to the hymn 3:1
B.
The prayer for revival 3:2
C.
The vision of God 3:3-15
1.
Yahweh's awesome appearance 3:3-7
2.
Yahweh's angry actions 3:8-15
D.
The commitment of faith 3:16-19a
E.
The concluding musical notation 3:19b
Notes on
Habakkuk
III. SOFONIAS
ESBOÇO
PROFECIA SOBRE OS JUÍZOS DE DEUS,
1:1-2:3
Genealogia
e Identidade do Profeta, 1:1
Zephaniah 1:1 The word of the LORD
which came unto Zephaniah the son of Cushi, the son of Gedaliah, the son of
Amariah, the son of Hizkiah, in the days of Josiah the son of Amon, king
of Judah.
Sofonias 1:1 Palavra do SENHOR
vinda a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de
Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.
Sf 1:1 Sofonias. Seu nome significa “Jeová escondeu”.
Sua genealogia é dada até quatro gerações passadas. Uma das razões disto, é
mostrar que ele era um descendente da realeza. Era um trineto do piedoso rei de
Judá, Ezequias. Ele era contemporâneo de Jeremias e Miquéias.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Jerusalém
Zephaniah 1
4 I will also stretch out mine
hand upon Judah, and upon all the inhabitants of Jerusalem; and I
will cut off the remnant of Baal from this place, and the name of the Chemarims
with the priests;
5 And them that worship the host of heaven upon the housetops; and them
that worship and that swear by the LORD, and that swear by Malcham;
6 And them that are turned back from the LORD; and those that have not
sought the LORD, nor enquired for him.
Sofonias 1
4 E estenderei a minha mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém e exterminarei deste lugar o resto de Baal e o nome dos quemarins com os sacerdotes;
5 e os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu; e os que se inclinam jurando ao SENHOR e juram por Malcã;
6 e os que deixam de andar em seguimento do SENHOR, e os que não buscam ao SENHOR, nem perguntam por ele.
1:4 “Baal”. Era o ídolo do deus dos fenícios e
cananitas. A palavra significa “senhor” ou “possuidor”. Práticas sensuais eram
ligadas à adoração deste deus. Quemarim é
o nome dado a sacerdotes idólatras que os reis de Judá estabeleceram pra
incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém (ver 2 Rs
23:5).
1:5 Milcom. Também chamado Moloque, o deus dos
amonitas (1 Rs 11:5,7,33; 2 Rs 23:13)
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Anúncio
sobre o Dia do Senhor, 1:7-9
O
Dia do Senhor, um Dia de “Ais”, 1:10-13
Zephaniah 1:7 Hold thy peace at
the presence of the Lord GOD: for the day of the LORD is at hand: for the LORD
hath prepared a sacrifice, he hath bid his guests.
Zephaniah 1:10 And it shall come
to pass in that day, saith the LORD, that there shall be the noise of a cry
from the fish gate, and an howling from the second, and a great crashing from
the hills.
Sofonias 1:7 Cala-te diante do Senhor
JEOVÁ, porque o dia do SENHOR está perto, porque o SENHOR preparou o sacrifício
e santificou os seus convidados.
Sofonias 1:10 E, naquele dia, diz
o SENHOR, far-se -á ouvir uma voz de clamor desde a Porta do Peixe, e um uivo
desde a segunda parte, e grande quebranto desde os outeiros.
1:7 Os convidados
de Deus são aqui, as nações estrangeiras a quem ele escolheu para ministrar a
punição. Elas são convidadas, como foram, a banquetear-se com a carne do
apóstata povo de Deus (Ellicott).
1:10 Porta do Peixe. Uma das portas de Jerusalém.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Zephaniah 1:15 That day is a day
of wrath, a day of trouble and distress, a day of wasteness and desolation, a
day of darkness and gloominess, a day of clouds and thick darkness,
Sofonias 1:15 Aquele dia é um dia
de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia
de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
1:14-18 O julgamento do Senhor é vividamente
descrito nestes versos. Entre todas as referências da Bíblia ao “Dia do Senhor”,
em nenhuma é descrita com mais detalhes do que aqui. É um dia de amargura, indignação, angústia, alvoroço,
desolação, escuridade, negrume, nuvens, densas trevas, trombeta e rebate. Aqui temos um dos protótipos
vétero-testamentários das visões apocalípticas, que são claramente definidas em
Zacarias, em Daniel e em Apocalipse.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Exortação ao Arrependimento,
2:1-3
Arrependimento
Zephaniah 2:3 Seek ye the LORD,
all ye meek of the earth, which have wrought his judgment; seek righteousness,
seek meekness: it may be ye shall be hid in the day of the LORD's anger.
Sofonias 2:3 Buscai o SENHOR, vós
todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça,
buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do SENHOR.
2:1-3 A chamada ao arrependimento. Em vista
da vinda do dia do Senhor, o apelo é feito às nações para se humilharem e se
arrependerem dos seus pecados.
2:2 o apelo para se humilharem diante de
Deus é um apelo urgente. Enquanto ainda há tempo! Quando o julgamento vier, a
oportunidade dada ao homem voará como a palha. Esta época de graça e apelo é
vista claramente em 2 Co 6:1-2. “Agora” é o tempo de Deus para a salvação.
2:3 N.Hom. Os abrigados da ira no Dia do Senhor:
1) Os que buscam ao Senhor no dia de
Sua graça (Is 55:6; 2 Co 6:1,2; Tg 4:8);
2) Os que fazem a Sua vontade (Jo
14:21; 1 Co 6:9-1; Ap 6:15-17);
3) Os justificados pela graça de Cristo
(Rm 5:1,2; 8:30-39);
4) Os que compartilham da mansidão de
Cristo (Mt 5:5).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O JULGAMENTO DE DEUS CONTRA AS NAÇÕES,
2:4-3:8
Anúncio
da Destruição da Filistia, 2:4-7
Moabe
e Amom serão Destruídas, 2:8-11
Julgamento
Universal, 2:12-15
Império Assírio
(Assyrian Empire)
Zephaniah 2:13 And he will stretch
out his hand against the north, and destroy Assyria; and will make Nineveh a
desolation, and dry like a wilderness.
Sofonias 2:13 Estenderá também a
sua mão contra o Norte e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma assolação,
terra seca como o deserto.
Zephaniah 3
1 Woe to her that is filthy and
polluted, to the oppressing city!
2 She obeyed not the voice; she received not correction; she trusted not in the LORD; she drew not near to her God.
3 Her princes within her are roaring lions; her judges are evening wolves; they gnaw not the bones till the morrow.
2 She obeyed not the voice; she received not correction; she trusted not in the LORD; she drew not near to her God.
3 Her princes within her are roaring lions; her judges are evening wolves; they gnaw not the bones till the morrow.
Sofonias 3
1 Ai da rebelde e manchada, da
cidade opressora!
2 Não ouve a voz, não aceita o castigo, não confia no SENHOR, nem se
aproximou do seu Deus.
3 Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são
lobos da tarde, que não deixam os ossos para o outro dia.
3:1-4 O profeta anuncia a corrupção e dureza
espiritual que caracterizam todas as classes de Jerusalém. Seus líderes,
juízes, profetas e sacerdotes eram todos corruptos e endurecidos.
3:2 Jerusalém não confia no Senhor, mas em
si mesma (cf 1:12) e não se aproxima de seu Deus, mas sim de Baal e de Milcom
(cf 1:4-6)
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
BÊNÇÃOS PROMETIDAS, 3:8-20
Joy - (Alegria)
Zephaniah 3:17 The LORD thy God in
the midst of thee is mighty; he will save, he will rejoice over thee with joy;
he will rest in his love, he will joy over thee with singing.
Zephaniah 3:20 At that time will I
bring you again, even in the time that I gather you: for I will make you a name
and a praise among all people of the earth, when I turn back your captivity
before your eyes, saith the LORD.
Sofonias 3:17 O SENHOR, teu Deus, está no
meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria;
calar-se -á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Sofonias 3:20 Naquele tempo, vos trarei,
naquele tempo, vos recolherei; certamente, vos darei um nome e um louvor entre
todos os povos da terra, quando reconduzir os vossos cativos diante dos vossos
olhos, diz o SENHOR.
3:14-17 N. Hom. O justo motivo para o Júbilo dos Filhos
de Deus:
1) A condenação afastada pela cruz de
Cristo (Rm 8:1; Cl 2:14,15);
2) Seu inimigo derrotado (Jo 12:31;
16:33; 1 Jo 5:18);
3) Seu Rei eterno habita no meio deles
(Jo 14:23);
4) Se Senhor deleita-se e mostra-lhes
continuamente Seu infinito amor renovado (Rm 8:38,39); 1 Jo 4:10).
Conclusão: Por que não demonstrar ao
mundo temeroso e triste o júbilo verdadeiro do crente?
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
AUTOR
Sofonias, um autêntico profeta do Senhor, enfrentou uma nação corrupta e ímpia, Judá. Embora identificado com o povo escolhido, tal nação não poderia subsistir, pois o Senhor é um Deus justo que não respeita pessoas. Bem para o nordeste ficava a poderosa Assíria, que haveria de ser usada pelo Senhor como Seu instrumento para produzir a destruição de Judá. Essa destruição seria um dia em que a justiça do Senhor seria vindicada. Seria realmente um Dia do Senhor.
Sofonias corretamente procurou inspirar temor em seus ouvintes no tocante àquele dia, e apela a que se arrependam. Ele salientou que através de tal julgamento a misericórdia será estendida àqueles a quem Deus realmente quisesse livrar. O remanescente puro, uma vez libertado, cantará os louvores do justo Senhor que habita em seu meio.
AUTOR
Essa pequena profecia afirma ser uma revelação dada a Sofonias, que profetizou depois da destruição de Israel, durante os dias de Josias. Provavelmente suas mensagens foram proferidas antes da reforma de Josias, pois pintam um povo desesperadamente pervertido e que não busca ao Senhor.
ZEPHANIAH
Notes on Zephaniah
Notes on
Zephaniah
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Heading 1:1
II. The day of Yahweh's judgment
1:2—3:8
A.
Judgment on the world 1:2-3
B.
Judgment on Judah 1:4—2:3
1.
The cause for Judah's judgment 1:4-6
2.
The course of Judah's judgment 1:7-13
3.
The imminence and horrors of Judah's judgment 1:14-18
4.
A call to repentance 2:1-3
C.
Judgment on Israel's neighbors 2:4-15
1.
Judgment coming on Philistia 2:4-7
2.
Judgment coming on Moab and Ammon 2:8-11
3.
Judgment coming on Ethiopia 2:12
4.
Judgment coming on Assyria 2:13-15
D.
Judgment on Jerusalem 3:1-7
E.
Judgment on all nations 3:8
III. The day of Yahweh's blessing
3:9-20
A.
The purification of the nations 3:9
B.
The transformation of Israel 3:10-20
1.
Israel's purification 3:10-13
2.
Israel's and Yahweh's rejoicing 3:14-17
3.
Israel's regathering 3:18-20
Notes on
Zephaniah
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis, Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e
Através da Bíblia Livro por Livro
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
Atlas Bíblico
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Chapter 9
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The Kingdoms of Israel and Judah
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057
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057a
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057b
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058
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059
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60a
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061
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061a
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061b
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066
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068
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069
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069a
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070
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071
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Chapter 10
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Judah Alone amid International Powers
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072
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072a
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073
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074
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075
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076
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077
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077a
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077b
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Dicionários Bíblicos
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