BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
dos dias 1º e 2 de outubro
Zacarias, Caps. 11-14 & Malaquias
Zacarias, Caps. 11-14 & Malaquias
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
2 Timothy 3
16 All scripture is given by
inspiration of God,
and is profitable for doctrine, for reproof, for
correction,
for instruction in righteousness:
17 That the man of God may be perfect,
17 That the man of God may be perfect,
throughly furnished unto all good
works.
2 Timoteo 3
16 Toda Escritura es inspirada
divinamente y útil para enseñar,
para redargüir, para corregir, para instituir
en justicia,
17 Para que el hombre de Dios sea perfecto,
17 Para que el hombre de Dios sea perfecto,
enteramente instruído para
toda buena obra.
2 Timóteo 3
16 Toda a Escritura divinamente
inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para
instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito,
17 Para que o homem de Deus seja perfeito,
e perfeitamente instruído para
toda a boa obra.
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
|
OCTOBER
Old Testament & New Testament
DAY
|
BOOK
|
CHAPTER
|
1º
|
Zechariah
|
|
2
|
Malachi
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|
3
|
Matthew
|
|
4
|
Matthew
|
|
5
|
Matthew
|
|
6
|
Matthew
|
|
7
|
Matthew
|
|
8
|
Matthew
|
|
9
|
Matthew
|
|
10
|
Matthew
|
|
11
|
Matthew
|
|
12
|
Matthew
|
|
13
|
Matthew
|
|
14
|
Mark
|
|
15
|
Mark
|
|
16
|
Mark
|
|
17
|
Mark
|
|
18
|
Mark
|
|
19
|
Mark
|
|
20
|
Mark
|
|
21
|
Luke
|
|
22
|
Luke
|
|
23
|
Luke
|
|
24
|
Luke
|
|
25
|
Luke
|
|
26
|
Luke
|
|
27
|
Luke
|
|
28
|
Luke
|
|
29
|
Luke
|
|
30
|
Luke
|
|
31
|
Luke
|
OCTUBRE
El Antiguo y el Nuevo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Zacarías
|
|
2
|
Malaquías
|
|
3
|
Mateo
|
|
4
|
Mateo
|
|
5
|
Mateo
|
|
6
|
Mateo
|
|
7
|
Mateo
|
|
8
|
Mateo
|
|
9
|
Mateo
|
|
10
|
Mateo
|
|
11
|
Mateo
|
|
12
|
Mateo
|
|
13
|
Mateo
|
|
14
|
Marcos
|
|
15
|
Marcos
|
|
16
|
Marcos
|
|
17
|
Marcos
|
|
18
|
Marcos
|
|
19
|
Marcos
|
|
20
|
Marcos
|
|
21
|
Lucas
|
|
22
|
Lucas
|
|
23
|
Lucas
|
|
24
|
Lucas
|
|
25
|
Lucas
|
|
26
|
Lucas
|
|
27
|
Lucas
|
|
28
|
Lucas
|
|
29
|
Lucas
|
|
30
|
Lucas
|
|
31
|
Lucas
|
OUTUBRO
Velho e Novo Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
Zacarias
|
|
2
|
Malaquias
|
|
3
|
Mateus
|
|
4
|
Mateus
|
|
5
|
Mateus
|
|
6
|
Mateus
|
|
7
|
Mateus
|
|
8
|
Mateus
|
|
9
|
Mateus
|
|
10
|
Mateus
|
|
11
|
Mateus
|
|
12
|
Mateus
|
|
13
|
Mateus
|
|
14
|
Marcos
|
|
15
|
Marcos
|
|
16
|
Marcos
|
|
17
|
Marcos
|
|
18
|
Marcos
|
|
19
|
Marcos
|
|
20
|
Marcos
|
|
21
|
Lucas
|
|
22
|
Lucas
|
|
23
|
Lucas
|
|
24
|
Lucas
|
|
25
|
Lucas
|
|
26
|
Lucas
|
|
27
|
Lucas
|
|
28
|
Lucas
|
|
29
|
Lucas
|
|
30
|
Lucas
|
|
31
|
Lucas
|
ESTUDO BÍBLICO
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO
Autor: Pr Forrest Keener
[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento
Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
(*) FONTE:
Palavra Prudente
ESTUDO BÍBLICO
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos
Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.
ÍNDICE
LIVROS PROFÉTICOS
Autor: David Alfred Zuhars, Jr., Pr
[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS
"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.
Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."
Palavra Prudente
1.1 Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
1.1 Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)
Kings of ...
(Reis de...) |
Start
of reign
(Início do Reinado
|
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
|
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado (anos) |
Prophets to ...
(Profetas para...) | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Judah
(Judá)
|
Israel
|
Judah
(Judá)
|
Israel
| ||||
1. Rehoboam
|
931 BC
|
0
|
17
| ||||
1. Jeroboam
|
931 BC
|
0
|
22
|
(Ahijah)
| |||
2. Abijah
|
913 BC
|
18
|
3
| ||||
3. Asa
|
911 BC
|
20
|
41
| ||||
2. Nadab
|
910 BC
|
21
|
2
| ||||
3. Baasha
|
909 BC
|
22
|
24
|
(Jehu)
| |||
4. Elah
|
886 BC
|
45
|
2
| ||||
5. Zimri
|
885 BC
|
46
|
7 days
| ||||
6. Omri
|
885 BC
|
46
|
12
| ||||
7. Ahab
|
874 BC
|
57
|
22
|
(Elijah)
| |||
4. Jehoshaphat
|
870 BC
|
61
|
25
|
(Micaiah)
| |||
8. Ahaziah
|
853 BC
|
78
|
2
|
(Elisha)
| |||
9. Joram
|
852 BC
|
79
|
12
| ||||
5. Jehoram
|
848 BC
|
83
|
8
| ||||
6. Ahaziah
|
841 BC
|
90
|
1
| ||||
10. Jehu
|
841 BC
|
90
|
28
| ||||
7. Queen Athaliah
|
841 BC
|
90
|
6
| ||||
8. Joash
(Joás) |
835 BC
|
96
|
40
|
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese) | |||
11. Jehoahaz
|
814 BC
|
117
|
17
| ||||
12. Jehoash
|
798 BC
|
133
|
16
| ||||
9. Amaziah
|
796 BC
|
135
|
29
|
Jonah (to Nineveh) (approx)
| |||
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29
|
782 BC
|
149
|
41
|
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
| |||
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7;
2 Crônicas 26.1-23
|
767 BC
|
164
|
52
|
Isaiah (until Hezekiah)
| |||
14. Zechariah
|
753 BC
|
178
|
6 months
| ||||
15. Shallum
|
752 BC
|
179
|
1 month
| ||||
16. Menahem
|
752 BC
|
179
|
10
| ||||
17. Pekahiah
|
742 BC
|
189
|
2
| ||||
18. Pekah
|
740 BC
|
191
|
20
| ||||
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8
|
740 BC
|
191
|
16
|
Micah (until Hezekiah)
Miquéias (até Ezequias) | |||
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27
|
732 BC
|
199
|
16
| ||||
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23) |
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
|
732 BC
|
199
|
9
| |||
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21;
2 Crônicas 29.1-32.33
|
716 BC
|
215
|
29
| ||||
14. Manasseh
|
687 BC
|
244
|
55
| ||||
15. Amon
|
642 BC
|
289
|
2
|
Nahum (to Nineveh) (approx)
| |||
16. Josiah
Josias (*) |
640 BC
|
291
|
31
|
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)
| |||
17. Jehoahaz
(Jeoacaz) (*)
|
609 BC
|
322
|
3 months
| ||||
18. Jehoiakim
(Jeoiaquim) (*) |
609 BC
|
322
|
11
|
Habakkuk (approx)
| |||
19. Jehoiachin
Joaquim (*) |
597 BC
|
334
|
3 months
| ||||
20. Zedekiah
Zedequias (*) |
597 BC
|
334
|
11
| ||||
592 BC
|
339
|
Ezekiel,
Daniel
| |||||
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez) |
335
|
Obadiah (to Edom)
Obadias (para Edom) | |||||
PERÍODO PÓS-EXÍLIO |
520 BC
|
411
| PERÍODO PÓS-EXÍLIO Haggai, (Ageu) Zechariah (Zacarias) | ||||
(Esther)
|
478 BC
|
453
| |||||
(Ezra)
(Esdras) |
458 BC
|
473
| |||||
(Nehemiah)
(Neemias) |
445 BC
|
486
| |||||
433 BC
|
498
|
Malachi
(Malaquias) |
Nota: BC = a.C.
1.2 O Exílio do Reino de Judá
(*) The Last Five Kings of Judah
(Os Últimos Cinco Reis de Judá)
1. Josiah
Reigned 31 years (640-609 BC) - (Josias reinou 31 anos (640-609 a.C) | ||
2. Jehoahaz (Shallum)
Reigned 3 months (609 BC) Taken prisoner to Egypt by Pharaoh Neco
Jeoacaz (Salum) reinou 3 meses (609 a.C) Foi levado prisioneiro
para o Egito por Faraó Neco
|
3. Jehoiakim (Eliakim)
Reigned 11 years
(609-598 BC)
Died in Jerusalem
(Jeoiaquim (Eliaquim) reinou 11 anos (609-598 a.C) Morreu em Jerusalém)
|
5. Zedekiah
Reigned 11 years (597--586 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar
(Zedequias reinou 11 anos (597-586 a.C.) Foi levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor)
|
4. Jehoichin (Jeconiah, Coniah) - (Joaquim - Jeconias, Conias)
Reigned 3 months (December 9, 598 - March 16, 597 BC) Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (with Ezekiel)
[ Reinou 3 meses (9 de Dezembro de 598 - 16 de Março de 597 a.C) Foi levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor (com Ezequiel) ]
Fonte: http://ldolphin.org/kings.html (com adaptações)
|
2. O Retorno dos Judeus Exilados
para Judá
ESDRAS
ESBOÇO
A VOLTA DOS EXILADOS DA BABILÔNIA PARA JERUSALÉM, 1:1-11
O Decreto de Ciro, 1:1-11
1:2-4 O decreto de Ciro, restaurando a nação de Israel juntamente com seu culto nacional, faz parte do seu decreto geral em prol de várias nações, como é definido no “Cilindro de Ciro”, uma descoberta arqueológica que confirma esta narrativa, antes duvidada.
Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova
REGISTRO DOS QUE REGRESSARAM, 2:1-70
A Lista dos que voltaram de Babilônia com Zorobabel, 2:1-70
EREÇÃO DO ALTAR E O ALICERCE DO TEMPLO, 3:1-13
É Levantado o Altar, 3:1-7
Lançados os Alicerces do Templo, 3:8-13
INTERRUPÇÃO DA OBRA POR CAUSA DA OPOSIÇÃO, 4:1-24
Os Inimigos fazem parar a Construção do Templo, 4:1-24
Os samaritanos acusam os judeus ao rei Artaxerxes, e a construção do templo é proibida (JFA)
RENOVAÇÃO DA OBRA E TÉRMINO DO TEMPLO, 5:1-6:22
As Exortações de Ageu e Zacarias, 5:1-5
Ageu e Zacarias exortam os judeus a continuarem a construção do templo (JFA)
Os Adversários consultam a Dario, 5:6-17
O Decreto de Dario, 6:1-12
Completado o Templo, 6:13-15
A Dedicação do Templo, 6:16-18
A Celebração da Páscoa, 6:19-22
(...)
3. Sobre os Profetas Zacarias & Malaquias
Sobre o Ministério do Profeta Zacarias
Zacarias 1:1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo:
1) Zacarias
2) Zacarias, Jeová se lembrou.
Profeta israelita contemporâneo de Zorobabel que escreveu o livro de Zacarias; filho de Berequias.
→Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família2) Zacarias, Jeová se lembrou.
Nome de um profeta, filho de Baraquias, e neto de Ado, Zc 1.1. Profetizou a princípio no segundo ano de Dario Histaspes, 520 A.C., 1.1.; Ed 4.14; 5.1. Foi contemporâneo de Zorobabel, governador da Judéia, de Jesus, sumo sacerdote e do profeta Ageu, Zc 3.1; 4.6; 6.11; Ed 5.1,2 e uniu-se a esse último para exortar os chefes do povo a reassumir a obra do templo do Senhor. É difícil acreditar que tivesse nascido em Babilônia, porque os exilados haviam regressado à Palestina havia apenas dezoito anos, e Zacarias começou a profetizar antes de ter 18 anos de idade. É quase certo pertencer à tribo de Levi, e semelhante a Jeremias e a Ezequiel, fosse profeta e sacerdote ao mesmo tempo; porque, segundo Neemias, Ne 12.1,4,7, Ado era chefe de uma família sacerdotal e um dos que haviam voltado do cativeiro com Zorobabel. Um dos descendentes de Ado, chamado Zacarias, foi chefe da casa sacerdotal de Ado, durante o pontificado do sumo sacerdote Joiaquim filho de Jesus, 10, 12.16. É verdade que a genealogia que se encontra no livro de Neemias, pode ser inteiramente distinta da genealogia a que pertence o profeta, não obstante se encontraram nela os mesmos nomes e na mesma ordem, porém a teoria que as identifica não tem a mínima confirmação.
1. Quando Ado chegou a ser chefe de uma família sacerdotal, é justo concluir que já fosse avançado em anos, quando regressou do cativeiro no ano 538 A.C. Zacarias, seu descendente, chegou à mesma posição na geração seguinte, o que significa haver atingido à mesma idade, no ano 520 A.C. para que se pudesse chamar moço. O profeta Zacarias é assim chamado (é verdade que por um anjo) no ano 520 A.C., Zc 2.4.
2. Admitindo que Baraquias, pai do profeta, fosse filho de Ado, e que morresse antes do ano 520, sem chegar a ser chefe de uma família, então, o profeta Zacarias teria ficado na linha seguinte da sucessão e por isso é que Esdras o chama filho de Ado, como seu sucessor e descendente. Mesmo que Baraquias fosse vivo, o seu nome podia ser omitido, porque só era necessário mencionar o nome do chefe da família a que pertencia, a fim de dar-lhe lugar entre as tribos de Israel. A suposição de haver morrido Baraquias, também deve explicar porque é que na geração posterior à volta do cativeiro, Zacarias aparece como chefe de família.
3. A teoria que dá o profeta como sacerdote, explica-se pela familiaridade que ele revela com as ideias e funções sacerdotais, caps. 3 e 4. A outra idéia é defendida por Kimchi. segundo ele o termo profeta que se encontra no cap. 1.1,7 refere-se a Ado. Esta teoria é falha de provas, mas nem por isso se deve desprezar, porque, entre o vidente Ado e o profeta Zacarias, decorre um período de quatro séculos.
→Fonte: Dicionário da Bíblia de John D. Davis
Sobre o Ministério do Profeta MALAQUIAS
Malaquias 1:1 Peso da palavra do
SENHOR contra Israel, pelo ministério de Malaquias.
1) Malaquias
MALAQUIAS, Meu mensageiro, ou mensageiro
de Jeová.
Nome de um profeta, escritor do último
livro do Antigo Testamento, Ml 1.1. Nada se conhece a seu respeito além do que
se lê no seu livro. De acordo com o significado do nome, 3.1, alguns supõem que
este nome de Malaquias, não é o próprio nome do escritor, e sim a designação de
um profeta, que talvez seja Esdras. Porém, como todos os onze profetas menores
que o precedem, tenham os seus nomes prefixados às suas traduções, é de supor
que assim seja com a profecia de Malaquias. Este livro pode dividir-se da
seguinte forma:
1. O amor de Deus para com Israel, escolhendo
Jacó em lugar de Esaú, 1.2-5, não foi devidamente reconhecido: (a) Os
sacerdotes e o povo, 6,14, desonraram a Deus, oferecendo-lhe pão imundo e
hóstias cegas e reses mancas e doentes, 6,14. Ameaças por se haverem apartado
das normas por Deus estabelecidas para as funções sacerdotais, 2.1-9. (b) O
povo contaminou a santificação do Senhor e se casou com a filha de um deus
estranho, 11, desprezando a mulher de sua puberdade, 14,16, e praticando atos
de violência, 2.10-17.
2. Juízo iminente. O anjo de Deus vai
preparar o caminho do Senhor, que virá ao seu templo, o mensageiro do Pacto
virá para purificar a Levi e visitar os que praticam o mal, 3.1-6; cp. Êx
23.20-23; Mt 11.10.
3. Chamar ao arrependimento; porque o
Senhor virá com bênçãos e juízos, reduzindo aos que não fazem distinção entre o
bem e o mal. Os que se voltarem de seus caminhos da maldade para Deus, serão o
seu pecúlio, porém, os maus serão feitos como cinza debaixo dos pés, 3.7 até
cap. 4.3. Exortações para observarem as leis de Moisés; anúncio sobre a vinda
de Elias para preparar o caminho do Senhor, antes da sua vinda, 4.4-6; Mt
17.10-13; Lc 1.17.
→Fonte: Dicionário da Bíblia de John D. Davis
I. ZACARIAS
ESBOÇO
(...)
III. VISÃO PROFÉTICA: PROMESSAS DE GLÓRIA, POR MEIO DA TRIBULAÇÃO (Caps. 9-14)
O REINO VINDOURO, 9:1-14:21
O Rei e Seu Reino, 9:1-11:3
Vem o Rei de Sião, 9:9-17
Deus abençoará Judá e Israel, 10:1 - 11:3
Dois Pastores, 11:4-17
A parábola do bom pastor, 11:4-14
A parábola do pastor insensato,
11:15-17
A parábola do bom pastor
Zechariah
11:7 And I will feed the flock of slaughter, even you, O poor of the
flock. And I took unto me two staves; the one I called Beauty, and the other I
called Bands; and I fed the flock.
Zacarias
11:7 E eu apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho;
e tomei para mim duas varas: a uma chamei Suavidade, e à outra chamei Laços; e
apascentei as ovelhas.
A parábola do pastor insensato
Zechariah
11:17 Woe to the idol shepherd that leaveth the flock! the sword shall be
upon his arm, and upon his right eye: his arm shall be clean dried up, and his
right eye shall be utterly darkened.
Zacarias 11:17 Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho; a espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.
11:7
A
primeira vara retrata a volta do favor de Deus para com o Seu povo. A segunda vara, a reunião em
irmandade de Judá e Efraim. Quando Deus quebrou a vara da graça (v 10), Judá foi abandonada à destruição nos
vv 1-6. A ordem dos acontecimentos deste capítulo seria:
1) A ira contra a terra (1-6), cumprida
na destruição de Jerusalém, depois da rejeição de Cristo (cf Lc 19.41-44);
2) A razão dessa ira na oposição e
rejeição de Cristo (7-14); o levantamento do pastor inútil, que talvez se identifique com a besta de Dn 7:8 e Ap
19:20, e sua posterior destruição (15-17).
11:10-11. O povo rejeitou a Deus, por isto
quebrou a vara “Graça”, e anulou a aliança que tinha com as nações. O restante
do povo santo reconheceu que isto era cumprimento da palavra do Senhor. Aponta
para os verdadeiros crentes em Cristo.
11:14
O segundo resultado da rejeição do
Pastor é indicado pela quebra da vara chamada União.
11:15
O profeta tendo representado o papel de Deus como Pastor é agora chamado para representar o insensato pastor.
11:17
O inútil e fraco pastor deixa e
negligencia o rebanho por algum tempo, mas o julgamento de Deus cairá sobre
ele. Parece que se trata do anti-cristo. Aquele que veio em nome do seu Pai foi
rejeitado. Agora se trata daquele que virá no seu próprio nome (Jo 5:43).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Jerusalém Atacada e Libertada, 12:1-9
A salvação de Jerusalém, 12:1-9
Jerusalém
Vale de Jezreel - (Armagedom)
Zechariah
12:8 In that day shall the LORD defend the inhabitants of Jerusalem;
and he that is feeble among them at that day shall be asDavid; and the house of David shall
be as God, as the angel of the LORD before them.
Zacarias 12:8 Naquele dia, o SENHOR amparará os habitantes de Jerusalém; e o que dentre eles tropeçar, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles.
■ ARMAGEDOM, Montanha de Magedo.
Nome
que se dá a um campo de batalha profético, onde os reis de toda a terra se
reunirão para uma batalha no grande dia do Deus Todo-poderoso, Ap. 16.16. Este
nome é uma evidente referência à sanguinolenta batalha travada perto da cidade
de Magedo, em que foram derrotados Sísera e os cananeus, e a outra batalha,
entre Acazias, rei de Judá e Jeú, Rei de Israel, em que Acazias perdeu a vida,
2 Rs 9.27. Finalmente, uma terceira batalha, em que o rei Josias foi morto, quando
saiu de encontro a Faraó Neco, rei do Egito, 2 Rs 23.29; Zc 12.11. A associação
histórica com as sangrentas batalhas de Magedo, levaram o profeta evangelista a
empregar um nome apropriado a descrever as futuras dores e o futuro triunfo do
povo de Deus.
→Fonte:
Dicionário da Bíblia John D. Davis
12:7-9 Restauração do povo escolhido a uma
posição de supremacia.
12:8 Naquele dia um poder quase sobrenatural será dado a Israel através
do Favor de Deus. Trata-se, evidentemente, do tempo da batalha de Armagedom (Ap
16:12-16).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Bênção Íntima Prometida, 12:10-14
O arrependimento dos habitantes de
Jerusalém, 12:10-14
Zechariah
12:11 In that day shall there be a great mourning in Jerusalem, as
the mourning of Hadadrimmon in the valley of Megiddon.
Zacarias 12:11 Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
Tríplice Purificação, 13:1-6
Eliminados os ídolos e os falsos
profetas, 13:1-6
Zechariah
13:1 In that day there shall be a fountain opened to the house of David and
to the inhabitants of Jerusalem for sin and for uncleanness.
Zacarias 13:1 Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, contra o pecado e contra a impureza.
JESUS CRISTO – Seu Sangue, Cruz, Sofrimento:
Hino (Port) “Fonte Divina”!
( JESUS CHRIST - His Blood, Cross, Suffering:
Hymn "There is a Fountain filled with
Blood")
https://gospelhymns.blogspot.com/2019/08/jesus-christ-his-blood-cross-suffering.html
13:1
O arrependimento descrito no cap. 12,
abre o caminho até à fonte do Calvário, para remover a impureza e conseguir o
perdão completo (Rm 11:26,27)
13:2
Evidência da conversão, demonstrada de
três maneiras:
1) Os ídolos serão eliminados;
2) Os falsos profetas removidos;
3) Os demônios expulsos de maneira que
não atuarão mais na terra. Provavelmente fala-se, aqui, em termos
de Milênio.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A Morte do Pastor, 13:7-9
Ferido o pastor de Deus, 13:7-9
Zechariah
13
6 And
one shall say unto him, What are these wounds in thine hands? Then he shall
answer, Those with which I was wounded in the house of my friends.
7 Awake, O sword, against my shepherd, and against the man that is my fellow, saith the LORD of hosts: smite the shepherd, and the sheep shall be scattered: and I will turn mine hand upon the little ones.
7 Awake, O sword, against my shepherd, and against the man that is my fellow, saith the LORD of hosts: smite the shepherd, and the sheep shall be scattered: and I will turn mine hand upon the little ones.
Zacarias 13
7 Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu
companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as
ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.
13:6 Provavelmente se refere ao tratamento do falso profeta. No
entanto, alguns comentaristas veem aqui uma profecia direta com respeito a
Cristo (cf NCB – Novo Comentário da Bíblia, p. 930).
13:7 com Mateus 26.31; Mc 14.27
Mateus
26:31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em
mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se
dispersarão.
13:7 (...) Esta passagem é aplicada no N.T. à dispersão dos discípulos antes da crucificação de Jesus. O homem que é meu companheiro. Esta palavra dá a entender que Cristo é o mais chegado a Jeová entre os homens. Significa parentesco imediato como irmão, sugerindo a relação na Trindade de compartilhar a natureza divina.
13:8,9 Dois terços. Pode se referir à grande tribulação quando o sofrimento do povo de Deus chegará a seu clímax, e mais do que a metade será dizimada (cf Mt 24:21,22). Este grande sofrimento será o meio de purificação dos sobreviventes que invocarão o nome do Senhor para receber sua salvação (cf Rm 10:9-13).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
O Dia do Senhor, 14:1-21
O juízo sobre Jerusalém e seus
opressores, 14:1-15
Zacarias
14
20 Naquele
dia, se gravará sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as
panelas na Casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.
21 E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão; e não haverá mais cananeu na Casa do SENHOR dos Exércitos, naquele dia.
21 E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão; e não haverá mais cananeu na Casa do SENHOR dos Exércitos, naquele dia.
14:20,21
Está em vista, neste trecho, o dia em
que Deus será realmente honrado com tudo o que os homens possuem. Nada deixará
de ser santificado, isto é, utilizado para a glória do Senhor, segundo a Sua
santa vontade. Quando a vida for inteiramente consagrada a Deus, não haverá
mais distinção entre o profano e o sagrado (cf Rm 12:1,2; Cl 3:17).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
Zacarias, contemporâneo mais jovem do profeta Ageu, atirou-se à mesma tarefa que ocupava o profeta Ageu, a de induzir o povo a reconstruir o templo. Sua mensagem escrita, forma um significativo elo entre os profetas anteriores, a cujo ministério ele se refere (1:6) e as fases posteriores da obra redentora de Deus, sobre a qual o seu livro presta tão eloquente testemunho. Dessa maneira, ele nos ajuda a olhar para o dia futuro, quando o completo Reino de Deus será estabelecido e a preencher nossa exultante expectativa a respeito daquele dia de tão rico conteúdo bíblico.
AUTOR
Apesar de que os oito primeiros capítulos do livro sejam atribuídos a Zacarias, em 520 a.C., a data dos capítulos 9-14 é largamente disputada, e mitos chegam a negar que Zacarias os tenha escrito. Alguns têm argumentado em favor de uma autoria anterior a Zacarias; outros têm defendido uma data posterior aos dias do profeta, sendo que este último ponto de vista é a posição dominante da atualidade. Certeza absoluta não é fácil de conseguir-se. Embora se devam reconhecer diferenças, a similaridade de atitude entre as duas partes do livro parece indicar a unidade de sua origem. Atribuir a segunda porção a tempos macedônicos por causa da referência à Grécia, em 9:13, é supor que Zacarias, como um verdadeiro profeta de Deus quem as coisas futuras eram reveladas, não poderia ter previsto a futura proeminência da Grécia. Além disso, Zacarias, que iniciou o seu ministério em 520 a.C., bem pode ter vivido o bastante para testemunhar as importantes vitórias dos gregos sobre os persas, em 490 e 480 a.C. Tais vitórias poderiam ter mostrado o futuro domínio grego.
ESBOÇO
Dr. J. Vernon McGee :: Outline for Malachi
O Amor de Deus por Israel, 1:1-5
Jacó (Israel) & Esaú (Edom)
Gênesis 25:27-35:28
Malachi
1
1 The
burden of the word of the LORD to Israel by Malachi.
2 I have loved you, saith the LORD. Yet ye say, Wherein hast thou loved us? Was not Esau Jacob's brother? saith the LORD: yet I loved Jacob,
3 And I hated Esau, and laid his mountains and his heritage waste for the dragons of the wilderness.
2 I have loved you, saith the LORD. Yet ye say, Wherein hast thou loved us? Was not Esau Jacob's brother? saith the LORD: yet I loved Jacob,
3 And I hated Esau, and laid his mountains and his heritage waste for the dragons of the wilderness.
Malaquias 1
1 Peso
da palavra do SENHOR contra Israel, pelo ministério de Malaquias.
2 Eu vos amei, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos amaste? Não foi Esaú irmão de Jacó? --disse o SENHOR; todavia amei a Jacó
3 e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos dragões do deserto.
2 Eu vos amei, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos amaste? Não foi Esaú irmão de Jacó? --disse o SENHOR; todavia amei a Jacó
3 e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos dragões do deserto.
1:1
Malaquias quer dizer, no heb “meu
mensageiro”. Este mensageiro do Senhor foi o último dos profetas do A.T. Sua
mensagem foi dirigida ao remanescente que voltara para a terra da Palestina,
depois dos 70 anos de cativeiro. A sentença
veio como consequência do pecado em que o povo havia caído uns cem anos
após a reconstrução de Jerusalém.
1:2
Eu vos tenho amado. Deus
afirma categoricamente Seu amor por Seu povo a despeito dos seus pecados. O
Senhor não deixa de amar ao pecador, ainda que odeie a todo e qualquer pecado. “Em
que nos tem amado?” Esta é a primeira entre dez perguntas que mostram o
espírito ingrato e rebelde do povo israelita (1:2,6,7,12,13; 2:13,17;
3:7,8,13).
1.3 Aborreci a Esaú. Deus amou e elegeu a Jacó pela Sua graça soberana. O uso da palavra aborreci provavelmente seria uma expressão peculiar do hebraico para indicar que Esaú (antepassado dos edomitas) não foi eleito (cf Rm 9:13).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
SACRIFÍCIOS INACEITÁVEIS
O SENHOR reprova os Sacerdotes
Ofertas Corruptas por
Sacerdotes Corruptos, 1:6-14
Malachi
1:14 But cursed be the deceiver, which hath in his flock a male, and
voweth, and sacrificeth unto the LORD a corrupt thing: for I am a great King,
saith the LORD of hosts, and my name is dreadful among the heathen.
Malaquias 1:14 Pois maldito seja o enganador, que, tendo animal no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR uma coisa vil; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome será tremendo entre as nações.
1:14
A lição deste capítulo é que Deus é
grande e santo. Ele deve ser servido e cultuado em espírito e em verdade (Jo
4:23,24).
N.Hom.
“Religião insincera e sem proveito” é
demonstrada:
1) Na ingratidão em face do amor
incontestável de Deus (2);
2) Na impertinência no culto,
oferecendo a Ele o que seja defeituoso e sem valor (9);
3) Em tomar por definida de antemão a
concessão do favor divino mesmo sem pedir (9);
4) Em ser indiferente em face da
grandeza de Deus (14b).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
OBRIGAÇÕES NÃO-OBSERVADAS
O Castigo dos Sacerdotes
Os Sacerdotes Negligenciam
o Pacto, 2:1-9
Malachi
2
5 My
covenant was with him of life and peace; and I gave them to him for the fear
wherewith he feared me, and was afraid before my name.
6 The law of truth was in his mouth, and iniquity was not found in his lips: he walked with me in peace and equity, and did turn many away from iniquity.
7 For the priest's lips should keep knowledge, and they should seek the law at his mouth: for he is the messenger of the LORD of hosts.
8 But ye are departed out of the way; ye have caused many to stumble at the law; ye have corrupted the covenant of Levi, saith the LORD of hosts.
6 The law of truth was in his mouth, and iniquity was not found in his lips: he walked with me in peace and equity, and did turn many away from iniquity.
7 For the priest's lips should keep knowledge, and they should seek the law at his mouth: for he is the messenger of the LORD of hosts.
8 But ye are departed out of the way; ye have caused many to stumble at the law; ye have corrupted the covenant of Levi, saith the LORD of hosts.
Malaquias 2
5 Meu
concerto com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que me temesse, e me
temeu e assombrou-se por causa do meu nome.
6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e apartou a muitos da iniquidade.
7 Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do SENHOR dos Exércitos.
8 Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei: corrompestes o concerto de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e apartou a muitos da iniquidade.
7 Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do SENHOR dos Exércitos.
8 Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei: corrompestes o concerto de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
2:5-7
N. Hom. Sete características
dum fiel mensageiro de Deus:
1) Possui a vida e a paz do Senhor (5a);
2) Teme ao Senhor (5b);
3) Tem a palavra de Deus sempre nos
seus lábios (6a);
4) O que fala não está contaminado com
o pecado (6b);
5) Anda com o Senhor (6c);
6) Conduz os pecadores para fora do
pecado, para a santidade (6d);
7) Prepara-se e procura a instrução do
Senhor para poder instruir o seu rebanho (cf 1 Tm 3:2; 2 Tm 2:14,15).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
MARIDOS INFIÉIS
Advertência Contra a
Infidelidade Conjugal
Repreensão contra a Idolatria e
o Divórcio, 2:10-16
DEUS-PAI, Criador
Malachi
2:10 Have we not all one father? hath not one God created us? why do we
deal treacherously every man against his brother, by profaning the covenant of
our fathers?
Malaquias 2:10 Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando o concerto de nossos pais?
DIVÓRCIO
Malachi
2:11 Judah hath dealt treacherously, and an abomination is committed
in Israel and in Jerusalem; for Judah hath profaned
the holiness of the LORD which he loved, and hath married the daughter of a
strange god.
Malachi
2:16 For the LORD, the God of Israel, saith that he hateth putting
away: for one covereth violence with his garment, saith the LORD of hosts:
therefore take heed to your spirit, that ye deal not treacherously.
Malaquias 2:11 Judá foi desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou a santidade do SENHOR, a qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho.
Malaquias 2:16 Porque
o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a
violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em
vosso espírito e não sejais desleais.
2:10
Pai. Deus era reconhecido como Pai daquele
povo (cf 1:6). Ele formou Israel e adotou-o como Seu filho (Êx. 4:22; Os 11:1).
No tempo de Cristo os judeus que rejeitaram o eterno Filho de Deus perderam o
direito de serem chamados filhos de Deus. Jesus
advertiu-os que eram, na realidade, filhos do diabo (Jo 8:44). Agora é preciso
que todos se tornem filhos de Deus, individualmente, pelo novo nascimento
(Jo 1:12), através da fé em Cristo. Como aqui a unidade e a paternidade de Deus
implicam na unidade e irmandade do povo escolhido, assim também acontece com a
Igreja (1 Jo 4:20).
2:11
O divorciar-se de esposas legítimas
para casar-se com mulheres idólatras da terra era uma abominação diante do
Senhor (cf Ne 13:23-27).
2:16
Deus odeia o divórcio porque é contra
seu plano para a família, cruel para a esposa rejeitada e injusto para os
filhos (cf Mt 19:3).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
A Vinda do Senhor
precedida pelo seu anjo
Isaiah
40:3 The voice of him that crieth in the wilderness, Prepare ye the way of
the LORD, make straight in the desert a highway for our God.
Malachi
3:1 Behold, I will send my messenger, and he shall prepare the way before
me: and the LORD, whom ye seek, shall suddenly come to his temple, even the
messenger of the covenant, whom ye delight in: behold, he shall come, saith the
LORD of hosts.
Isaías 40:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Malaquias
3:1 Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e,
de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do
concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
3:1
Meu mensageiro. Este
título e predição são aplicados a João Batista no N.T. (Mc 1:2 e paralelos). Anjo da Aliança. Só pode ser o Anjo de
Jeová, que é o próprio Senhor Jesus Cristo antes da encarnação. Este versículo
trata de sua primeira vinda. De repente
virá ao seu templo. Um dos motivos da vinda de Cristo foi a restauração dum
culto verdadeiro e aceitável a Deus. O templo contaminado pela avareza (Jo
2:13-22) não serve mais. Logo no ano 70 a.C. foi destruído (cf Jo 2:19,20). No
seu lugar, o Senhor Jesus oferece Seu próprio corpo como o sacrifício da nova
aliança. Agora a Igreja universal e verdadeira é o seu templo, o santuário do
Seu Espírito (cf 1 Co 6:19,20; Ef 2:20-22).
"Meu mensageiro": 3:1 com Isaías 40.3; Mateus 11.10; Marcos 1.2; Lucas 1.76; 7.27.
"Meu mensageiro": 3:1 com Isaías 40.3; Mateus 11.10; Marcos 1.2; Lucas 1.76; 7.27.
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
Deus é Imutável
Salmo 33:11; Malaquias 3:6; Hebreus 1:12
Malachi
3:6 For I am the LORD, I change not; therefore ye sons of Jacob are
not consumed.
Malaquias 3:6 Porque
eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Arrependimento & Conversão
(Isaías 55:7; Oséias 6:1; Zacarias 1:3; Malaquias 3:7...)
Malachi
3:7 Even from the days of your fathers ye are gone away from mine
ordinances, and have not kept them. Return unto me, and I will return unto you,
saith the LORD of hosts. But ye said, Wherein shall we return?
Malaquias 3:7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Dízimos
Malachi
3:10 Bring ye all the tithes into the storehouse, that there may be meat
in mine house, and prove me now herewith, saith the LORD of hosts, if I will
not open you the windows of heaven, and pour you out a blessing, that there
shall not be room enough to receive it.
Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
3:6 A pessoa e o plano de Deus são
imutáveis. Mesmo que alguns pequem, o plano de Deus não se frustra. Israel tem
parte nesse plano, embora mereça a destruição. Eleita pela graça, Israel é
preservada pela graça (Rm 11:5,15).
3:7
Tornai-vos para mim. Este é um
dos elementos básicos na conversão. Deus sempre responde ao verdadeiro
arrependimento pela salvação, restauração e bênção. Em que havemos de tornar? Não reconheceram a necessidade do
arrependimento.
3:10-12
N. Hom. Quatro bênçãos
prometidas ao dizimista:
1) Mantimento na casa do Senhor: não
faltarão meios para dar prosseguimento a Seu trabalho (10a);
2) Bênçãos imprevistas de natureza
espiritual (10b);
3) Produtividade nos campos e nos
negócios (11);
4) Reconhecimento das bênçãos divinas
por parte do mundo. Torna-se portanto, um bom testemunho.
No N.T., no entanto, somos chamados a
renunciar tudo por amor a Ele, que tudo entregou por nós (cf Rm 12:1; Lc
14:33).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ASSEVERAÇÕES SEM BASE
Retribuição Certa da Justiça,
3:13-4:3
A diferença entre o justo e o
perverso, 3:13-18
1. O Perverso
1.1 As palavras do perverso
Malaquias 3:13-15
Malachi
3
13 Your
words have been stout against me, saith the LORD. Yet ye say, What have we
spoken so much against thee?
14 Ye have said, It is vain to serve God: and what profit is it that we have kept his ordinance, and that we have walked mournfully before the LORD of hosts?
15 And now we call the proud happy; yea, they that work wickedness are set up; yea, they that tempt God are even delivered.
14 Ye have said, It is vain to serve God: and what profit is it that we have kept his ordinance, and that we have walked mournfully before the LORD of hosts?
15 And now we call the proud happy; yea, they that work wickedness are set up; yea, they that tempt God are even delivered.
Malaquias
3
13 As
vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que
temos falado contra ti?
14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.
14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.
2. O Justo
2.1 As palavras do justo
Salmo 34:9; Malaquias 3:16
Malachi 3:16 Then they that feared the LORD spake often one to another: and the LORD
hearkened, and heard it, and a book of remembrance was written before him for
them that feared the LORD, and that thought upon his name.
Malaquias 3:16 Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.
2.1.1 Os justos são para o Senhor,
particular tesouro
Malaquias 3:17,18
Malachi
3
17 And
they shall be mine, saith the LORD of hosts, in that day when I make up my
jewels; and I will spare them, as a man spareth his own son that serveth him.
18 Then shall ye return, and discern between the righteous and the wicked,
between him that serveth God and him that serveth him not.
Malaquias
3
17 E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei,
serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho
que o serve.
18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o
que serve a Deus e o que não o serve.
3:14,15
Registra-se o queixume daqueles que só
têm interesse e só dão valor às coisas terrestres. O espiritual é desprezado em
preferência às coisas materiais.
3:16-18
Estes versos respondem à reclamação
acima, “Inútil é servir a Deus” (14):
1) Existe uma maravilhosa comunhão
entre os que servem o Senhor (16a);
2) Deus está propondo um relatório
acerca das vidas dos servos consagrados a Ele (16b);
3) Quando o Senhor voltar galardoará a
Seus servos fiéis (cf Mt 25:21; v 17);
4) Os que seguem ao Senhor agora serão
juízes do mundo (1 Co 6:2, v 18).
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
DESPEDIDA
INESQUECÍVEL
O
Sol da Justiça e seu Precursor, 4:4-6
O Sol da Justiça
1. Jesus Cristo
Sol da Justiça
que destruirá alguns
Malachi
4:1 For, behold, the day cometh, that shall burn as an oven; and all the
proud, yea, and all that do wickedly, shall be stubble: and the day that cometh
shall burn them up, saith the LORD of hosts, that it shall leave them neither
root nor branch.
Malaquias
4:1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e
todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os
abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz
nem ramo.
2. Jesus Cristo
Sol da Justiça
que será benéfico para outros
Malachi
4:2 But unto you that fear my name shall the Sun of righteousness arise
with healing in his wings; and ye shall go forth, and grow up as calves of the
stall.
Malaquias
4:2 Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação
trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do
cevadouro.
3. O Precursor do Sol da Justiça
Zacarias 4:5 com Mateus 11:10-14 e paralelos
4:1 Arde como fornalha. Não se trata do inferno, mas do fogo destruidor que emanará de Cristo no dia da Sua vinda (Mt 3:11; Lc 3:16; 2 Ts 1:7,8; Ap 19:11,12).
4:2 O mesmo Sol que destrói alguns, traz
raios benéficos para outros. São símbolos do Messias, Jesus Cristo, que na Sua pessoa atua como salvador e como
juiz (Ap 6:16)
■ Fonte: Bíblia Vida Nova
ANÁLISE
Falando por Deus, Malaquias estava
colocado num dos mais significativos pontos divisórios da história. Profetas
tinham vindo e ido, mas a cultura em torno de Malaquias não parece refletir
qualquer impressão deixada pelos seus labores. Os sacerdotes eram corruptos
(1:6-2:9), e o povo, com algumas exceções, não era melhor (2:10-4:3). Mas Deus
continua no trono – soberano. Deus era o pai (1:6), o Senhor (1:6), um grande
Rei (1:14), o Governador celestial (subentendido em 1:8), o Doador das alianças
e mandamentos (2:5); 4:4). Na qualidade de Deus do juízo, Ele produzira a
condenação de Edom (1:3,4). Sua maldição repousava sobre os sacerdotes infiéis
(1:14; 2:2,39) e sobre aqueles que O haviam furtado (3:9). Ele extirparia
aqueles que se haviam casado com os pagãos (2:12). Haveria súbito julgamento
(2:17-3:5). O Dia do Senhor consumiria os ímpios (4:1-3).
Não obstante, na qualidade de Deus da
graça, Ele abençoaria o remanescente fiel,
pois uma história graciosa estava por detrás de Seu amor a Jacó (1:2), de Sua
aliança com Levi (2:4,5), de Sua paciência com os filhos de Jacó (3:6), de Sua
oferta àqueles que haviam sido mordomos infiéis (3:10), do livro da memória
(3:16), do surgimento do sol da justiça (4:2) e da prometida vinda de Elias
(4:5,6). O Dia do Senhor aproximava-se, dizia Malaquias. Seria um dia glorioso
para os justos (3:16,17; 4:2,3), mas seria um dia destrutivo pra os ímpios
(4:1,3). Apesar de tudo, entre essas linhas podem ser lidas as seguintes
palavras graciosas: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos,
pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel? (Ez 33:11).
AUTOR
É motivo de disputa se Malaquias é
realmente o nome de um indivíduo ou se significa antes “meu mensageiro” ou “meu
missionário”. Visto que todos os demais livros proféticos do Antigo Testamento
são autenticados pela presença dos nomes de seus respectivos autores, e visto
que o nome “Malaquias” é formado à semelhança de certos outros substantivos
próprios hebraicos, provavelmente esse era o nome do profeta que escreveu o
livro. Malaquias, provavelmente, foi escrito algum tempo no quarto de século
depois de 450 a.C., visto que reflete condições existentes nos dias da segunda
chegada de Neemias em Jerusalém, em 432 a.C.
(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis, Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e
Através da Bíblia Livro por Livro
Através da Bíblia Livro por Livro
2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
MALACHI
Notes on Malachi
Notes on
Malachi
2014 Edition
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable
Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition,
Adjunct Professor in Bible Exposition
OUTLINE
I. Heading 1:1
II. Oracle one: Yahweh's love for
Israel 1:2-5
III. Oracle two: The priests' illicit
practices and indifferent attitudes 1:6—2:9
A. The priests' sins 1:6-14
1. Disrespectful service 1:6-7
2. Disqualified sacrifices 1:8-10
3. Disdainful attitudes 1:11-14
B. The priests' warning 2:1-9
IV. Oracle three: The people's mixed
marriages and divorces 2:10-16
V. Oracle four: The problem of God's
justice 2:17—3:6
VI. Oracle five: The people's sin of
robbing God 3:7-12
VII. Oracle six: The arrogant and the
humble 3:13—4:3
A. The people's arrogance 3:13-15
B. The remnant's humility 3:16
C. The coming judgment of Israel
3:17—4:3
VIII. A concluding promise and warning
4:4-6
The second outline expresses the "hortatory
discourse" approach to Malachi advocated by Clendenen. In the notes that
follow, I have followed this second outline of the book.
I. Introduction 1:1
II. The priests exhorted not to
dishonor the Lord (the theological angle) 1:2—2:9
A. Positive motivation: the Lord's love
1:2-5
B. Situation: the priests' failure to
honor the Lord 1:6-9
C. Command: stop the pointless
offerings 1:10
D. Situation: the priests' worship
profaning the Lord's name 1:11-14
E. Negative motivation: the results of
disobedience 2:1-9
III. Judah exhorted to faithfulness
(the social angle) 2:10—3:6
A. Positive motivation: spiritual
kinship among Israel 2:10a
B. Situation: faithlessness against a
covenant member 2:10b-15a
C. Command: stop acting faithlessly
2:15b-16
D.
Situation: complaints of the Lord's injustice 2:17
E. Negative motivation: the coming
messenger of judgment 3:1-6
IV. Judah exhorted to return and
remember (the economic angle) 3:7—4:6
A. First command: return to the Lord
with tithes 3:7-10a
B. Positive motivation: future blessing
3:10b-12
C. Situation: complacency toward
serving the Lord 3:13-15
D. Motivation: the coming day 3:16—4:3
E. Second command: remember the Law
4:4-6
Atlas Bíblico
(...)
Chapter 12
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The Persian Period
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082
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083
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084
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085
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086
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086a
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(...)
Dicionários Bíblicos
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