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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

10 - OCTOBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 1 of 4)




BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
dos dias 1º e 2 de outubro
Zacarias, Caps. 11-14 & Malaquias

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 





2 Timothy 3

16 All scripture is given by inspiration of God, 
and is profitable for doctrine, for reproof, for correction, 
for instruction in righteousness:
17 That the man of God may be perfect, 
throughly furnished unto all good works.







Spain







2 Timoteo 3
16 Toda Escritura es inspirada divinamente y útil para enseñar, 
para redargüir, para corregir, para instituir en justicia,
17 Para que el hombre de Dios sea perfecto, 
enteramente instruído para toda buena obra.










Portugal









2 Timóteo 3
16 Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, 
e perfeitamente instruído para toda a boa obra.











CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
OCTOBER

Old Testament  & New Testament




DAY

BOOK

CHAPTER

Zechariah
11 12 13 14
2
Malachi
1 2 3 4
3
Matthew
1  2 3 4
4
Matthew
5 6
5
Matthew
7 8 9
6
Matthew
10 11 12
7
Matthew
13 14
8
Matthew
15 16 17
9
Matthew
18 19 20
10
Matthew
21 22
11
Matthew
23 24
12
Matthew
25 26
13
Matthew
27 28
14
Mark
1 2 3
15
Mark
4 5
16
Mark
6 7
17
Mark
8 9
18
Mark
10 11
19
Mark
12 13
20
Mark
14 15 16
21
Luke
1
22
Luke
2 3
23
Luke
4 5
24
Luke
6 7
25
Luke
8
26
Luke
9
27
Luke
10 11
28
Luke
12 13
29
Luke
14 15 16
30
Luke
17 18
31
Luke
19 20


       


  

Spain


OCTUBRE

El Antiguo  y el Nuevo Testamento


      

DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Zacarías
11 12 13 14
2
Malaquías
1 2 3 4
3
Mateo
1 2 3 4
4
Mateo
5 6
5
Mateo
7 8 9
6
Mateo
10 11 12
7
Mateo
13 14
8
Mateo
15 16 17
9
Mateo
18 19 20
10
Mateo
21 22
11
Mateo
23 24
12
Mateo
25 26
13
Mateo
27 28
14
Marcos
1 2 3
15
Marcos
4 5
16
Marcos
6 7
17
Marcos
8 9
18
Marcos
10 11
19
Marcos
12 13
20
Marcos
14 15 16
21
Lucas
1
22
Lucas
2 3
23
Lucas
4 5
24
Lucas
6 7
25
Lucas
8
26
Lucas
9
27
Lucas
10 11
28
Lucas
12 13
29
Lucas
14 15 16
30
Lucas
17 18
31
Lucas
19 20

  




Portugal


OUTUBRO

Velho e Novo Testamento
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Zacarias
11 12 13 14
2
Malaquias
1 2 3 4
3
Mateus
1 2 3 4
4
Mateus
5 6
5
Mateus
7 8 9
6
Mateus
10 11 12
7
Mateus
13 14
8
Mateus
15 16 17
9
Mateus
18 19 20
10
Mateus
21 22
11
Mateus
23 24
12
Mateus
25 26
13
Mateus
27 28
14
Marcos
1 2 3
15
Marcos
4 5
16
Marcos
6 7
17
Marcos
8 9
18
Marcos
10 11
19
Marcos
12 13
20
Marcos
14 15 16
21
Lucas
1
22
Lucas
2 3
23
Lucas
4 5
24
Lucas
6 7
25
Lucas
8
26
Lucas
9
27
Lucas
10 11
28
Lucas
12 13
29
Lucas
14 15 16
30
Lucas
17 18
31
Lucas
19 20
   



ESTUDO BÍBLICO 
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO

Autor: Pr Forrest Keener





[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento




Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.



(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America







ESTUDO BÍBLICO 
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos

Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.





ÍNDICE

LIVROS PROFÉTICOS


[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS




"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.

Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."




Palavra Prudente
BrazilUnited States of America















introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)


1. Reino Dividido
Israel & Judá
(Divided Kingdom - Israel & Judah)


1.1 Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)

Kings of ...
(Reis de...)
Start
of reign
(Início do Reinado
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado
(anos)
Prophets to ...
(Profetas para...)
Judah
(Judá)
Israel
Judah
(Judá)
Israel
1. Rehoboam
931 BC
0
17
1. Jeroboam
931 BC
0
22
(Ahijah)
2. Abijah
913 BC
18
3
3. Asa
911 BC
20
41
2. Nadab
910 BC
21
2
3. Baasha
909 BC
22
24
(Jehu)
4. Elah
886 BC
45
2
5. Zimri
885 BC
46
7 days
6. Omri
885 BC
46
12
7. Ahab
874 BC
57
22
(Elijah)
4. Jehoshaphat
870 BC
61
25
(Micaiah)
8. Ahaziah
853 BC
78
2
(Elisha)
9. Joram
852 BC
79
12
5. Jehoram
848 BC
83
8
6. Ahaziah
841 BC
90
1
10. Jehu
841 BC
90
28
7. Queen Athaliah
841 BC
90
6
8. Joash
(Joás)
835 BC
96
40
Joel (guesswork)
(suposição, hipótese)
11. Jehoahaz
814 BC
117
17
12. Jehoash
798 BC
133
16
9. Amaziah
796 BC
135
29
Jonah (to Nineveh) (approx)
13. Jeroboam II
Jeroboão II
2 Reis 14.23-29

782 BC
149
41
Amos,
Hosea (until Hezekiah)
(Oséias até Ezequias)
10. Uzziah (Azariah)
Uzias (ou Azarias)
2 Reis 15.1-7; 
2 Crônicas 26.1-23

767 BC
164
52
Isaiah (until Hezekiah)

14. Zechariah
753 BC
178
6 months
15. Shallum
752 BC
179
1 month
16. Menahem
752 BC
179
10
17. Pekahiah
742 BC
189
2
18. Pekah
740 BC
191
20
11. Jotham
Jotão
2 Reis 15.32-38; 2 Crônicas 27.1-8

740 BC
191
16
Micah (until Hezekiah)
Miquéias (até Ezequias)
12. Ahaz
Acaz
2 Reis 16.1-20; 2 Crônicas 28:1-27

732 BC
199
16
Queda de Samaria
(2 Reis 17:1-23)
19. Hoshea
(Oséias)
último rei do Reino de Israel
732 BC
199
9
13. Hezekiah
Ezequias
2 Reis 18.1-20.21; 
2 Crônicas 29.1-32.33

716 BC
215
29
14. Manasseh
687 BC
244
55
15. Amon
642 BC
289
2
Nahum (to Nineveh) (approx)
16. Josiah 
Josias (*)

640 BC
291
31
Zephaniah,
Jeremiah (into exile)

17. Jehoahaz
(Jeoacaz) (*)
609 BC
322
3 months
18. Jehoiakim
(Jeoiaquim) (*)

609 BC
322
11
Habakkuk (approx)
19. Jehoiachin
Joaquim (*)

597 BC
334
3 months
20. Zedekiah
Zedequias (*)

597 BC
334
11
592 BC
339
Ezekiel,
Daniel
587 BC (maybe)
587 a.C (talvez)
335
Obadiah (to Edom)
Obadias 
(para Edom)
PERÍODO PÓS-EXÍLIO
520 BC
411


PERÍODO PÓS-EXÍLIO
Haggai, 
(Ageu)
Zechariah
(Zacarias)
(Esther)
478 BC
453
(Ezra)
(Esdras)
458 BC
473
(Nehemiah)
(Neemias)
445 BC
486
433 BC
498
Malachi
(Malaquias)

Nota: BC = a.C




1.2 O Exílio do Reino de Judá 


(*) The Last Five Kings of Judah 

(Os Últimos Cinco Reis de Judá)

  1. Josiah
Reigned 31 years (640-609 BC) - (Josias reinou 31 anos (640-609 a.C)
 2. Jehoahaz (Shallum)
Reigned 3 months (609 BC)
Taken prisoner to Egypt by Pharaoh Neco 

Jeoacaz (Salum) reinou 3 meses (609 a.C) Foi levado prisioneiro 
para o Egito por Faraó Neco
 3. Jehoiakim (Eliakim)
Reigned 11 years 
(609-598 BC)
Died in Jerusalem 

(Jeoiaquim (Eliaquim) reinou 11 anos (609-598 a.C) Morreu em Jerusalém)

5. Zedekiah
Reigned 11 years (597--586 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar 

(Zedequias reinou 11 anos (597-586 a.C.) Foi levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor)
  
 4. Jehoichin (Jeconiah, Coniah) - (Joaquim - Jeconias, Conias)

Reigned 3 months (December 9, 598 - March 16, 597 BC)
Taken prisoner to Babylon by Nebuchadnezzar (with Ezekiel)

[ Reinou 3 meses (9 de Dezembro de 598 - 16 de Março de 597 a.C) Foi levado prisioneiro para Babilônia por Nabucodonosor (com Ezequiel) ]

Fonte: http://ldolphin.org/kings.html (com adaptações)




2. O Retorno dos Judeus Exilados 
para Judá





ESDRAS





Ezra


Chapter:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10




Esdras


Capítulo:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10





Esdras


Capítulo:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10





ESBOÇO

A VOLTA DOS EXILADOS DA BABILÔNIA PARA JERUSALÉM, 1:1-11




O Decreto de Ciro, 1:1-11






O CILINDRO DE CIRO


cyrus cylinder photo: Cyrus Cylinder Cyrus_cilinder.jpg



1:2-4 O decreto de Ciro, restaurando a nação de Israel juntamente com seu culto nacional,  faz parte do seu decreto geral em prol de várias nações, como é definido no “Cilindro de Ciro”, uma descoberta arqueológica que confirma esta narrativa, antes duvidada.


Fonte: Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova



REGISTRO DOS QUE REGRESSARAM, 2:1-70

A Lista dos que voltaram de Babilônia com Zorobabel, 2:1-70


EREÇÃO DO ALTAR E O ALICERCE DO TEMPLO, 3:1-13

É Levantado o Altar, 3:1-7
Lançados os Alicerces do Templo, 3:8-13

INTERRUPÇÃO DA OBRA POR CAUSA DA OPOSIÇÃO, 4:1-24

Os Inimigos fazem parar a Construção do Templo, 4:1-24

Os samaritanos acusam os judeus ao rei Artaxerxes, e a construção do templo é proibida (JFA)


RENOVAÇÃO DA OBRA E TÉRMINO DO TEMPLO, 5:1-6:22

As Exortações de Ageu e Zacarias, 5:1-5

Ageu e Zacarias exortam os judeus a continuarem a construção do templo (JFA)

Os Adversários consultam a Dario, 5:6-17
O Decreto de Dario, 6:1-12
Completado o Templo, 6:13-15
A Dedicação do Templo, 6:16-18
A Celebração da Páscoa, 6:19-22

(...)








3. Sobre os Profetas Zacarias & Malaquias
  




Sobre o Ministério do Profeta  Zacarias






Zacarias 1:1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo:






1) Zacarias



Profeta israelita contemporâneo de Zorobabel que escreveu o livro de Zacarias; filho de Berequias.

Fonte:  Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família



2) Zacarias,  Jeová se lembrou.


Nome de um profeta, filho de Baraquias, e neto de Ado, Zc 1.1. Profetizou a princípio no segundo ano de Dario Histaspes, 520 A.C., 1.1.; Ed 4.14; 5.1. Foi contemporâneo de Zorobabel, governador da Judéia, de Jesus, sumo sacerdote e do profeta Ageu, Zc 3.1; 4.6; 6.11; Ed 5.1,2 e uniu-se a esse último para exortar os chefes do povo a reassumir a obra do templo do Senhor. É difícil acreditar que tivesse nascido em Babilônia, porque os exilados haviam regressado à Palestina havia apenas dezoito anos, e Zacarias começou a profetizar antes de ter 18 anos de idade. É quase certo pertencer à tribo de Levi, e semelhante a Jeremias e a Ezequiel, fosse profeta e sacerdote ao mesmo tempo; porque, segundo Neemias, Ne 12.1,4,7, Ado era chefe de uma família sacerdotal e um dos que haviam voltado do cativeiro com Zorobabel. Um dos descendentes de Ado, chamado Zacarias, foi chefe da casa sacerdotal de Ado, durante o pontificado do sumo sacerdote Joiaquim filho de Jesus, 10, 12.16. É verdade que a genealogia que se encontra no livro de Neemias, pode ser inteiramente distinta da genealogia a que pertence o profeta, não obstante se encontraram nela os mesmos nomes e na mesma ordem, porém a teoria que as identifica não tem a mínima confirmação.

1. Quando Ado chegou a ser chefe de uma família sacerdotal, é justo concluir que já fosse avançado em anos, quando regressou do cativeiro no ano 538 A.C. Zacarias, seu descendente, chegou à mesma posição na geração seguinte, o que significa haver atingido à mesma idade, no ano 520 A.C. para que se pudesse chamar moço. O profeta Zacarias é assim chamado (é verdade que por um anjo) no ano 520 A.C., Zc 2.4.

2. Admitindo que Baraquias, pai do profeta, fosse filho de Ado, e que morresse antes do ano 520, sem chegar a ser chefe de uma família, então, o profeta Zacarias teria ficado na linha seguinte da sucessão e por isso é que Esdras o chama filho de Ado, como seu sucessor e descendente. Mesmo que  Baraquias fosse vivo, o seu nome podia ser omitido, porque só era necessário mencionar o nome do chefe da família a que pertencia, a fim de dar-lhe lugar entre as tribos de Israel. A suposição de haver morrido Baraquias, também deve explicar porque é que na geração posterior à volta do cativeiro, Zacarias aparece como chefe de família.

3. A teoria que dá o profeta como sacerdote, explica-se pela familiaridade que ele revela com as ideias e funções sacerdotais, caps. 3 e 4. A outra idéia é defendida por Kimchi. segundo ele o termo profeta que se encontra no cap. 1.1,7 refere-se a Ado. Esta teoria é falha de provas, mas nem por isso se deve desprezar, porque, entre o vidente Ado e o profeta Zacarias, decorre um período de quatro séculos.


Fonte:  Dicionário da Bíblia de John D. Davis












Sobre o Ministério do Profeta MALAQUIAS






Malaquias 1:1 Peso da palavra do SENHOR contra Israel, pelo ministério de Malaquias.






1) Malaquias



MALAQUIAS, Meu mensageiro, ou mensageiro de Jeová.

Nome de um profeta, escritor do último livro do Antigo Testamento, Ml 1.1. Nada se conhece a seu respeito além do que se lê no seu livro. De acordo com o significado do nome, 3.1, alguns supõem que este nome de Malaquias, não é o próprio nome do escritor, e sim a designação de um profeta, que talvez seja Esdras. Porém, como todos os onze profetas menores que o precedem, tenham os seus nomes prefixados às suas traduções, é de supor que assim seja com a profecia de Malaquias. Este livro pode dividir-se da seguinte forma:

1. O amor de Deus para com Israel, escolhendo Jacó em lugar de Esaú, 1.2-5, não foi devidamente reconhecido: (a) Os sacerdotes e o povo, 6,14, desonraram a Deus, oferecendo-lhe pão imundo e hóstias cegas e reses mancas e doentes, 6,14. Ameaças por se haverem apartado das normas por Deus estabelecidas para as funções sacerdotais, 2.1-9. (b) O povo contaminou a santificação do Senhor e se casou com a filha de um deus estranho, 11, desprezando a mulher de sua puberdade, 14,16, e praticando atos de violência, 2.10-17.

2. Juízo iminente. O anjo de Deus vai preparar o caminho do Senhor, que virá ao seu templo, o mensageiro do Pacto virá para purificar a Levi e visitar os que praticam o mal, 3.1-6; cp. Êx 23.20-23; Mt 11.10.

3. Chamar ao arrependimento; porque o Senhor virá com bênçãos e juízos, reduzindo aos que não fazem distinção entre o bem e o mal. Os que se voltarem de seus caminhos da maldade para Deus, serão o seu pecúlio, porém, os maus serão feitos como cinza debaixo dos pés, 3.7 até cap. 4.3. Exortações para observarem as leis de Moisés; anúncio sobre a vinda de Elias para preparar o caminho do Senhor, antes da sua vinda, 4.4-6; Mt 17.10-13; Lc 1.17.

No tempo desta profecia, o povo judeu não tinha rei, era regido por um governador, Ml 1.8, talvez um persa, nomeado pelo imperador, Ne 5.14. O templo que Zorobabel havia levantado estava em pé, e também o altar; ofereciam-se sacrifícios com dantes, 1.7-10, concluindo, pois, que Malaquias foi posterior a Ageu e Zacarias. Porém, as manifestações de nova vida religiosa, que irrompeu logo depois da volta do cativeiro de Babilônia, de que tinha resultado a reconstrução do templo e das fortificações da cidade, tiveram tempo suficiente para se expandir. Sacerdotes e levitas haviam-se corr0mpido. A data deste livro, segundo Vitringa, é 420 e segundo Davidson, 460-450, A.C.


Fonte:  Dicionário da Bíblia de John D. Davis






















I. ZACARIAS

Caps. 11 - 14





English - [KJV]


 11  12  13  14






Español - [RV 1909]

 11  12  13  14





Português - [JFA]

 11  12  13  14








      ESBOÇO


              (...)

III. VISÃO PROFÉTICA: PROMESSAS DE GLÓRIA, POR MEIO DA TRIBULAÇÃO (Caps. 9-14)
O REINO VINDOURO, 9:1-14:21
O Rei e Seu Reino, 9:1-11:3
   O castigo de diversos povos, 9:1-8
   Vem o Rei de Sião, 9:9-17
   Deus abençoará Judá e Israel, 10:1 - 11:3



Dois Pastores, 11:4-17

A parábola do bom pastor, 11:4-14

A parábola do pastor insensato, 11:15-17





A parábola do bom pastor









Zechariah 11:7 And I will feed the flock of slaughter, even you, O poor of the flock. And I took unto me two staves; the one I called Beauty, and the other I called Bands; and I fed the flock. 



Zacarias 11:7 E eu apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho; e tomei para mim duas varas: a uma chamei Suavidade, e à outra chamei Laços; e apascentei as ovelhas. 





A parábola do pastor insensato








Zechariah 11:17 Woe to the idol shepherd that leaveth the flock! the sword shall be upon his arm, and upon his right eye: his arm shall be clean dried up, and his right eye shall be utterly darkened.


Zacarias 11:17 Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho; a espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.















11:7 A primeira vara retrata a volta do favor de Deus para com  o Seu povo. A segunda vara, a reunião em irmandade de Judá e Efraim. Quando Deus quebrou a vara da graça  (v 10), Judá foi abandonada à destruição nos vv 1-6. A ordem dos acontecimentos deste capítulo seria:

1) A ira contra a terra (1-6), cumprida na destruição de Jerusalém, depois da rejeição de Cristo (cf Lc 19.41-44);

2) A razão dessa ira na oposição e rejeição de Cristo (7-14); o levantamento do pastor inútil, que talvez se identifique com a besta de Dn 7:8 e Ap 19:20, e sua posterior destruição (15-17).

11:10-11. O povo rejeitou a Deus, por isto quebrou a vara “Graça”, e anulou a aliança que tinha com as nações. O restante do povo santo reconheceu que isto era cumprimento da palavra do Senhor. Aponta para os verdadeiros crentes em Cristo.

11:14 O segundo resultado da rejeição do Pastor é indicado pela quebra da vara chamada União.

11:15 O profeta tendo representado o papel de Deus como Pastor é agora chamado para representar o insensato pastor.

11:17 O inútil e fraco pastor deixa e negligencia o rebanho por algum tempo, mas o julgamento de Deus cairá sobre ele. Parece que se trata do anti-cristo. Aquele que veio em nome do seu Pai foi rejeitado. Agora se trata daquele que virá no seu próprio nome (Jo 5:43).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Jerusalém Atacada e Libertada, 12:1-9

A salvação de Jerusalém, 12:1-9



Jerusalém



Vale de Jezreel - (Armagedom)







Zechariah 12:8 In that day shall the LORD defend the inhabitants of Jerusalem; and he that is feeble among them at that day shall be asDavid; and the house of David shall be as God, as the angel of the LORD before them. 


Zacarias 12:8 Naquele dia, o SENHOR amparará os habitantes de Jerusalém; e o que dentre eles tropeçar, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles. 













ARMAGEDOM, Montanha de Magedo.

Nome que se dá a um campo de batalha profético, onde os reis de toda a terra se reunirão para uma batalha no grande dia do Deus Todo-poderoso, Ap. 16.16. Este nome é uma evidente referência à sanguinolenta batalha travada perto da cidade de Magedo, em que foram derrotados Sísera e os cananeus, e a outra batalha, entre Acazias, rei de Judá e Jeú, Rei de Israel, em que Acazias perdeu a vida, 2 Rs 9.27. Finalmente, uma terceira batalha, em que o rei Josias foi morto, quando saiu de encontro a Faraó Neco, rei do Egito, 2 Rs 23.29; Zc 12.11. A associação histórica com as sangrentas batalhas de Magedo, levaram o profeta evangelista a empregar um nome apropriado a descrever as futuras dores e o futuro triunfo do povo de Deus.

Fonte: Dicionário da Bíblia John D. Davis

12:7-9 Restauração do povo escolhido a uma posição de supremacia.

12:8 Naquele dia um poder quase sobrenatural será dado a Israel através do Favor de Deus. Trata-se, evidentemente, do tempo da batalha de Armagedom (Ap 16:12-16).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova



                  Bênção Íntima Prometida, 12:10-14

O arrependimento dos habitantes de Jerusalém, 12:10-14










Zechariah 12:11 In that day shall there be a great mourning in Jerusalem, as the mourning of Hadadrimmon in the valley of Megiddon. 


Zacarias 12:11 Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. 








                 Tríplice Purificação, 13:1-6
                 
                    Eliminados os ídolos e os falsos profetas, 13:1-6














Zechariah 13:1 In that day there shall be a fountain opened to the house of David and to the inhabitants of Jerusalem for sin and for uncleanness. 


Zacarias 13:1 Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, contra o pecado e contra a impureza. 










JESUS CRISTO – Seu Sangue, Cruz, Sofrimento:

Hino (Port) “Fonte Divina”!

JESUS CHRIST - His Blood, Cross, Suffering:

Hymn "There is a Fountain filled with Blood")

https://gospelhymns.blogspot.com/2019/08/jesus-christ-his-blood-cross-suffering.html














13:1 O arrependimento descrito no cap. 12, abre o caminho até à fonte do Calvário, para remover a impureza e conseguir o perdão completo (Rm 11:26,27)

13:2 Evidência da conversão, demonstrada de três maneiras:

1) Os ídolos serão eliminados;

2) Os falsos profetas removidos;

3) Os demônios expulsos de maneira que não atuarão mais na terra. Provavelmente fala-se, aqui, em termos de Milênio.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




                  A Morte do Pastor, 13:7-9

                           Ferido o pastor de Deus, 13:7-9












Zechariah 13

6 And one shall say unto him, What are these wounds in thine hands? Then he shall answer, Those with which I was wounded in the house of my friends.
7 Awake, O sword, against my shepherd, and against the man that is my fellow, saith the LORD of hosts: smite the shepherd, and the sheep shall be scattered: and I will turn mine hand upon the little ones. 


Zacarias 13
6 E, se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos?, dirá ele: São as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.
7 Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos. 














13:6 Provavelmente se refere ao tratamento do falso profeta. No entanto, alguns comentaristas veem aqui uma profecia direta com respeito a Cristo (cf NCB – Novo Comentário da Bíblia, p. 930).


13:7 com Mateus 26.31; Mc 14.27


Mateus 26:31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. 


13:7 (...) Esta passagem é aplicada no N.T. à dispersão dos discípulos antes da crucificação de Jesus. O homem que é meu companheiro. Esta palavra dá a entender que Cristo é o mais chegado a Jeová entre os homens. Significa parentesco imediato como irmão, sugerindo a relação na Trindade de compartilhar a natureza divina.

13:8,9 Dois terços. Pode se referir à grande tribulação quando o sofrimento do povo de Deus chegará a seu clímax, e mais do que a metade será dizimada (cf Mt 24:21,22). Este grande sofrimento será o meio de purificação dos sobreviventes que invocarão o nome do Senhor para receber sua salvação (cf Rm 10:9-13).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova





                     O Dia do Senhor, 14:1-21
                                         
                         O juízo sobre Jerusalém e seus opressores, 14:1-15





















Zechariah 14:9 And the LORD shall be king over all the earth: in that day shall there be one LORD, and his name one. 


Zacarias 14:9 E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome. 













14:9 Rei sobre a terra. A petição na oração de Cristo se cumprirá (Mt 6:10; cf Dn 2:44,45; 7:27; Lc 1:31-33; 1 Co 15:24).

 Fonte:  Bíblia Vida Nova



                       
                         A glória futura da cidade de Deus, 14:16-21














Zacarias 14

20 Naquele dia, se gravará sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na Casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.
21 E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão; e não haverá mais cananeu na Casa do SENHOR dos Exércitos, naquele dia.













14:20,21 Está em vista, neste trecho, o dia em que Deus será realmente honrado com tudo o que os homens possuem. Nada deixará de ser santificado, isto é, utilizado para a glória do Senhor, segundo a Sua santa vontade. Quando a vida for inteiramente consagrada a Deus, não haverá mais distinção entre o profano e o sagrado (cf Rm 12:1,2; Cl 3:17).


 Fonte:  Bíblia Vida Nova





    
      ANÁLISE



Zacarias, contemporâneo mais jovem do profeta Ageu, atirou-se à mesma tarefa que ocupava o profeta Ageu, a de induzir o povo a reconstruir o templo. Sua mensagem escrita, forma um significativo elo entre os profetas anteriores, a cujo ministério ele se refere (1:6) e as fases posteriores da obra redentora de Deus, sobre a qual o seu livro presta tão eloquente testemunho. Dessa maneira, ele nos ajuda a olhar para o dia futuro, quando o completo Reino de Deus será estabelecido e a preencher nossa exultante expectativa a respeito daquele dia de tão rico conteúdo bíblico.


      AUTOR



Apesar de que os oito primeiros capítulos do livro sejam atribuídos a Zacarias, em 520 a.C., a data dos capítulos 9-14 é largamente disputada, e mitos chegam a negar que Zacarias os tenha escrito. Alguns têm argumentado em favor de uma autoria anterior a Zacarias; outros têm defendido uma data posterior aos dias do profeta, sendo que este último ponto de vista é a posição dominante da atualidade. Certeza absoluta não é fácil de conseguir-se. Embora se devam reconhecer diferenças, a similaridade de atitude entre as duas partes do livro parece indicar a unidade de sua origem. Atribuir a segunda porção a tempos macedônicos por causa da referência à Grécia, em 9:13, é supor que Zacarias, como um verdadeiro profeta de Deus quem as coisas futuras eram reveladas, não poderia ter previsto a futura proeminência da Grécia. Além disso, Zacarias, que iniciou o seu ministério em 520 a.C., bem pode ter vivido o bastante para testemunhar as importantes vitórias dos gregos sobre os persas, em 490 e 480 a.C. Tais vitórias poderiam ter mostrado o futuro domínio grego.










II. MALAQUIAS







English - [KJV]


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Español - [RV 1909]

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Português - [JFA]


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      ESBOÇO


 
  AMOR INEGÁVEL





    O Amor de Deus por Israel, 1:1-5





Jacó (Israel) & Esaú (Edom)
Gênesis 25:27-35:28






Malachi 1

1 The burden of the word of the LORD to Israel by Malachi.
2 I have loved you, saith the LORD. Yet ye say, Wherein hast thou loved us? Was not Esau Jacob's brother? saith the LORD: yet I loved Jacob,
3 And I hated Esau, and laid his mountains and his heritage waste for the dragons of the wilderness. 


Malaquias 1
1 Peso da palavra do SENHOR contra Israel, pelo ministério de Malaquias.
2 Eu vos amei, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos amaste? Não foi Esaú irmão de Jacó? --disse o SENHOR; todavia amei a Jacó
3 e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos dragões do deserto. 













1:1 Malaquias quer dizer, no heb “meu mensageiro”. Este mensageiro do Senhor foi o último dos profetas do A.T. Sua mensagem foi dirigida ao remanescente que voltara para a terra da Palestina, depois dos 70 anos de cativeiro. A sentença veio como consequência do pecado em que o povo havia caído uns cem anos após a reconstrução de Jerusalém.

1:2 Eu vos tenho amado. Deus afirma categoricamente Seu amor por Seu povo a despeito dos seus pecados. O Senhor não deixa de amar ao pecador, ainda que odeie a todo e qualquer pecado. “Em que nos tem amado?” Esta é a primeira entre dez perguntas que mostram o espírito ingrato e rebelde do povo israelita (1:2,6,7,12,13; 2:13,17; 3:7,8,13).



1.3 Aborreci a Esaú. Deus amou e elegeu a Jacó pela Sua graça soberana. O uso da palavra aborreci provavelmente seria uma expressão peculiar do hebraico para indicar que Esaú (antepassado dos edomitas) não foi eleito (cf Rm 9:13).


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




SACRIFÍCIOS INACEITÁVEIS

O SENHOR reprova os Sacerdotes

Ofertas Corruptas por Sacerdotes Corruptos, 1:6-14








Malachi 1:14 But cursed be the deceiver, which hath in his flock a male, and voweth, and sacrificeth unto the LORD a corrupt thing: for I am a great King, saith the LORD of hosts, and my name is dreadful among the heathen.


Malaquias 1:14 Pois maldito seja o enganador, que, tendo animal no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR uma coisa vil; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome será tremendo entre as nações.













1:14 A lição deste capítulo é que Deus é grande e santo. Ele deve ser servido e cultuado em espírito e em verdade (Jo 4:23,24).

N.Hom. “Religião insincera e sem proveito” é demonstrada:

1) Na ingratidão em face do amor incontestável de Deus (2);

2) Na impertinência no culto, oferecendo a Ele o que seja defeituoso e sem valor (9);

3) Em tomar por definida de antemão a concessão do favor divino mesmo sem pedir (9);

4) Em ser indiferente em face da grandeza de Deus (14b).




 Fonte:  Bíblia Vida Nova




OBRIGAÇÕES NÃO-OBSERVADAS

     O Castigo dos Sacerdotes

               Os Sacerdotes Negligenciam o Pacto, 2:1-9     
    











Malachi 2
5 My covenant was with him of life and peace; and I gave them to him for the fear wherewith he feared me, and was afraid before my name.
6 The law of truth was in his mouth, and iniquity was not found in his lips: he walked with me in peace and equity, and did turn many away from iniquity.
7 For the priest's lips should keep knowledge, and they should seek the law at his mouth: for he is the messenger of the LORD of hosts.
8 But ye are departed out of the way; ye have caused many to stumble at the law; ye have corrupted the covenant of Levi, saith the LORD of hosts. 


Malaquias 2
5 Meu concerto com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que me temesse, e me temeu e assombrou-se por causa do meu nome.
6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e apartou a muitos da iniquidade.
7 Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do SENHOR dos Exércitos.
8 Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei: corrompestes o concerto de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos. 















2:5-7 N. Hom. Sete características dum fiel mensageiro de Deus:

1) Possui a vida e a paz do Senhor (5a);

2) Teme ao Senhor (5b);

3) Tem a palavra de Deus sempre nos seus lábios (6a);

4) O que fala não está contaminado com o pecado (6b);

5) Anda com o Senhor (6c);

6) Conduz os pecadores para fora do pecado, para a santidade (6d);

7) Prepara-se e procura a instrução do Senhor para poder instruir o seu rebanho (cf 1 Tm 3:2; 2 Tm 2:14,15).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova





 MARIDOS INFIÉIS

Advertência Contra a Infidelidade Conjugal

Repreensão contra a Idolatria e o Divórcio, 2:10-16




DEUS-PAI, Criador






Malachi 2:10 Have we not all one father? hath not one God created us? why do we deal treacherously every man against his brother, by profaning the covenant of our fathers? 


Malaquias 2:10 Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando o concerto de nossos pais? 




DIVÓRCIO








Malachi 2:11 Judah hath dealt treacherously, and an abomination is committed in Israel and in Jerusalem; for Judah hath profaned the holiness of the LORD which he loved, and hath married the daughter of a strange god.



Malachi 2:16 For the LORD, the God of Israel, saith that he hateth putting away: for one covereth violence with his garment, saith the LORD of hosts: therefore take heed to your spirit, that ye deal not treacherously. 



Malaquias 2:11 Judá foi desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou a santidade do SENHOR, a qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. 

Malaquias 2:16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais. 














2:10 Pai. Deus era reconhecido como Pai daquele povo (cf 1:6). Ele formou Israel e adotou-o como Seu filho (Êx. 4:22; Os 11:1). No tempo de Cristo os judeus que rejeitaram o eterno Filho de Deus perderam o direito de serem chamados filhos de Deus. Jesus advertiu-os que eram, na realidade, filhos do diabo (Jo 8:44). Agora é preciso que todos se tornem filhos de Deus, individualmente, pelo novo nascimento (Jo 1:12), através da fé em Cristo. Como aqui a unidade e a paternidade de Deus implicam na unidade e irmandade do povo escolhido, assim também acontece com a Igreja (1 Jo 4:20).

2:11 O divorciar-se de esposas legítimas para casar-se com mulheres idólatras da terra era uma abominação diante do Senhor (cf Ne 13:23-27).

2:16 Deus odeia o divórcio porque é contra seu plano para a família, cruel para a esposa rejeitada e injusto para os filhos (cf Mt 19:3).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova



      
       JULGAMENTO INESPERADO

           A Vinda do SENHOR

A vinda do SENHOR, precedida pelo seu  anjo, 2:17-3:5



            
                  



A Vinda do Senhor 

precedida pelo seu anjo





Isaiah 40:3 The voice of him that crieth in the wilderness, Prepare ye the way of the LORD, make straight in the desert a highway for our God. 


Malachi 3:1 Behold, I will send my messenger, and he shall prepare the way before me: and the LORD, whom ye seek, shall suddenly come to his temple, even the messenger of the covenant, whom ye delight in: behold, he shall come, saith the LORD of hosts. 



Isaías 40:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 

Malaquias 3:1 Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos. 












3:1 Meu mensageiro. Este título e predição são aplicados a João Batista no N.T. (Mc 1:2 e paralelos). Anjo da Aliança. Só pode ser o Anjo de Jeová, que é o próprio Senhor Jesus Cristo antes da encarnação. Este versículo trata de sua primeira vinda. De repente virá ao seu templo. Um dos motivos da vinda de Cristo foi a restauração dum culto verdadeiro e aceitável a Deus. O templo contaminado pela avareza (Jo 2:13-22) não serve mais. Logo no ano 70 a.C. foi destruído (cf Jo 2:19,20). No seu lugar, o Senhor Jesus oferece Seu próprio corpo como o sacrifício da nova aliança. Agora a Igreja universal e verdadeira é o seu templo, o santuário do Seu Espírito (cf 1 Co 6:19,20; Ef 2:20-22).


 "Meu mensageiro":  3:1 com Isaías 40.3; Mateus 11.10; Marcos 1.2; Lucas 1.76; 7.27.



 Fonte:  Bíblia Vida Nova




BÊNÇÃO SEM MEDIDA

O Roubo no Tocante aos Dízimos





Promessa de Deus sobre a Entrega dos Dízimos, 3:6-12




Deus é Imutável
Salmo 33:11; Malaquias 3:6; Hebreus 1:12





Malachi 3:6 For I am the LORD, I change not; therefore ye sons of Jacob are not consumed. 



Malaquias 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 





Arrependimento & Conversão
(Isaías 55:7; Oséias 6:1; Zacarias 1:3; Malaquias 3:7...)







Malachi 3:7 Even from the days of your fathers ye are gone away from mine ordinances, and have not kept them. Return unto me, and I will return unto you, saith the LORD of hosts. But ye said, Wherein shall we return?  


Malaquias 3:7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 





Dízimos







Malachi 3:10 Bring ye all the tithes into the storehouse, that there may be meat in mine house, and prove me now herewith, saith the LORD of hosts, if I will not open you the windows of heaven, and pour you out a blessing, that there shall not be room enough to receive it. 


Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. 













3:6 A pessoa e o plano de Deus são imutáveis. Mesmo que alguns pequem, o plano de Deus não se frustra. Israel tem parte nesse plano, embora mereça a destruição. Eleita pela graça, Israel é preservada pela graça (Rm 11:5,15).

3:7 Tornai-vos para mim. Este é um dos elementos básicos na conversão. Deus sempre responde ao verdadeiro arrependimento pela salvação, restauração e bênção. Em que havemos de tornar? Não reconheceram a necessidade do arrependimento.

3:10-12 N. Hom. Quatro bênçãos prometidas ao dizimista:

1) Mantimento na casa do Senhor: não faltarão meios para dar prosseguimento a Seu trabalho (10a);

2) Bênçãos imprevistas de natureza espiritual (10b);

3) Produtividade nos campos e nos negócios (11);

4) Reconhecimento das bênçãos divinas por parte do mundo. Torna-se portanto, um bom testemunho.

No N.T., no entanto, somos chamados a renunciar tudo por amor a Ele, que tudo entregou por nós (cf Rm 12:1; Lc 14:33).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova




ASSEVERAÇÕES SEM BASE

Retribuição Certa da Justiça, 3:13-4:3

A diferença entre o justo e o perverso, 3:13-18




1. O Perverso

1.1 As palavras do perverso
Malaquias 3:13-15







Malachi 3
13 Your words have been stout against me, saith the LORD. Yet ye say, What have we spoken so much against thee?
14 Ye have said, It is vain to serve God: and what profit is it that we have kept his ordinance, and that we have walked mournfully before the LORD of hosts?
15 And now we call the proud happy; yea, they that work wickedness are set up; yea, they that tempt God are even delivered. 



Malaquias 3

13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; sim, eles tentam ao SENHOR e escapam. 






2. O Justo

2.1 As palavras do justo 
Salmo 34:9; Malaquias 3:16





Malachi 3:16 Then they that feared the LORD spake often one to another: and the LORD hearkened, and heard it, and a book of remembrance was written before him for them that feared the LORD, and that thought upon his name.



Malaquias 3:16 Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. 



2.1.1 Os justos são para o Senhor, 
particular tesouro
Malaquias 3:17,18






Malachi 3
17 And they shall be mine, saith the LORD of hosts, in that day when I make up my jewels; and I will spare them, as a man spareth his own son that serveth him. 
18 Then shall ye return, and discern between the righteous and the wicked, between him that serveth God and him that serveth him not.



Malaquias 3
17 E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. 
18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.














3:14,15 Registra-se o queixume daqueles que só têm interesse e só dão valor às coisas terrestres. O espiritual é desprezado em preferência às coisas materiais.

3:16-18 Estes versos respondem à reclamação acima, “Inútil é servir a Deus” (14):

1) Existe uma maravilhosa comunhão entre os que servem o Senhor (16a);
2) Deus está propondo um relatório acerca das vidas dos servos consagrados a Ele (16b);
3) Quando o Senhor voltar galardoará a Seus servos fiéis (cf Mt 25:21; v 17);
4) Os que seguem ao Senhor agora serão juízes do mundo (1 Co 6:2, v 18).




 Fonte:  Bíblia Vida Nova



  
DESPEDIDA INESQUECÍVEL

O Sol da Justiça e seu Precursor, 4:4-6
                         



O Sol da Justiça


1. Jesus Cristo  
Sol da Justiça 
que destruirá alguns






Malachi 4:1 For, behold, the day cometh, that shall burn as an oven; and all the proud, yea, and all that do wickedly, shall be stubble: and the day that cometh shall burn them up, saith the LORD of hosts, that it shall leave them neither root nor branch. 


Malaquias 4:1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.





2. Jesus Cristo
 Sol da Justiça 
que será benéfico para outros








Malachi 4:2 But unto you that fear my name shall the Sun of righteousness arise with healing in his wings; and ye shall go forth, and grow up as calves of the stall. 


Malaquias 4:2 Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro. 





3. O Precursor do Sol da Justiça
Zacarias 4:5 com Mateus 11:10-14 e paralelos
  











4:1 Arde como fornalha. Não se trata do inferno, mas do fogo destruidor que emanará de Cristo no dia da Sua vinda (Mt 3:11; Lc 3:16; 2 Ts 1:7,8; Ap 19:11,12).

4:2 O mesmo Sol que destrói alguns, traz raios benéficos para outros. São símbolos do Messias, Jesus Cristo, que na Sua pessoa atua como salvador e como juiz (Ap 6:16)

Elias João, o Batista: 4:5 com Mateus 11.10-14; 17.10-13; Marcos 9.11-13; Lucas 7.17; João 1.21. 



 Fonte:  Bíblia Vida Nova





    
      ANÁLISE


Falando por Deus, Malaquias estava colocado num dos mais significativos pontos divisórios da história. Profetas tinham vindo e ido, mas a cultura em torno de Malaquias não parece refletir qualquer impressão deixada pelos seus labores. Os sacerdotes eram corruptos (1:6-2:9), e o povo, com algumas exceções, não era melhor (2:10-4:3). Mas Deus continua no trono – soberano. Deus era o pai (1:6), o Senhor (1:6), um grande Rei (1:14), o Governador celestial (subentendido em 1:8), o Doador das alianças e mandamentos (2:5); 4:4). Na qualidade de Deus do juízo, Ele produzira a condenação de Edom (1:3,4). Sua maldição repousava sobre os sacerdotes infiéis (1:14; 2:2,39) e sobre aqueles que O haviam furtado (3:9). Ele extirparia aqueles que se haviam casado com os pagãos (2:12). Haveria súbito julgamento (2:17-3:5). O Dia do Senhor consumiria os ímpios (4:1-3).

Não obstante, na qualidade de Deus da graça, Ele abençoaria o remanescente  fiel, pois uma história graciosa estava por detrás de Seu amor a Jacó (1:2), de Sua aliança com Levi (2:4,5), de Sua paciência com os filhos de Jacó (3:6), de Sua oferta àqueles que haviam sido mordomos infiéis (3:10), do livro da memória (3:16), do surgimento do sol da justiça (4:2) e da prometida vinda de Elias (4:5,6). O Dia do Senhor aproximava-se, dizia Malaquias. Seria um dia glorioso para os justos (3:16,17; 4:2,3), mas seria um dia destrutivo pra os ímpios (4:1,3). Apesar de tudo, entre essas linhas podem ser lidas as seguintes palavras graciosas: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel? (Ez 33:11).


      AUTOR


É motivo de disputa se Malaquias é realmente o nome de um indivíduo ou se significa antes “meu mensageiro” ou “meu missionário”. Visto que todos os demais livros proféticos do Antigo Testamento são autenticados pela presença dos nomes de seus respectivos autores, e visto que o nome “Malaquias” é formado à semelhança de certos outros substantivos próprios hebraicos, provavelmente esse era o nome do profeta que escreveu o livro. Malaquias, provavelmente, foi escrito algum tempo no quarto de século depois de 450 a.C., visto que reflete condições existentes nos dias da segunda chegada de Neemias em Jerusalém, em 432 a.C.





 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família, Bible Encyclopedia

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







MALACHI

Notes on Malachi




Notes on
Malachi
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. Heading 1:1

II. Oracle one: Yahweh's love for Israel 1:2-5

III. Oracle two: The priests' illicit practices and indifferent attitudes 1:6—2:9

A. The priests' sins 1:6-14

1. Disrespectful service 1:6-7
2. Disqualified sacrifices 1:8-10
3. Disdainful attitudes 1:11-14

B. The priests' warning 2:1-9

IV. Oracle three: The people's mixed marriages and divorces 2:10-16

V. Oracle four: The problem of God's justice 2:17—3:6

VI. Oracle five: The people's sin of robbing God 3:7-12

VII. Oracle six: The arrogant and the humble 3:13—4:3

A. The people's arrogance 3:13-15

B. The remnant's humility 3:16

C. The coming judgment of Israel 3:17—4:3


VIII. A concluding promise and warning 4:4-6 





The second outline expresses the "hortatory discourse" approach to Malachi advocated by Clendenen. In the notes that follow, I have followed this second outline of the book.

I. Introduction 1:1

II. The priests exhorted not to dishonor the Lord (the theological angle) 1:2—2:9

A. Positive motivation: the Lord's love 1:2-5
B. Situation: the priests' failure to honor the Lord 1:6-9
C. Command: stop the pointless offerings 1:10
D. Situation: the priests' worship profaning the Lord's name 1:11-14
E. Negative motivation: the results of disobedience 2:1-9

III. Judah exhorted to faithfulness (the social angle) 2:10—3:6

A. Positive motivation: spiritual kinship among Israel 2:10a
B. Situation: faithlessness against a covenant member 2:10b-15a
C. Command: stop acting faithlessly 2:15b-16
 D. Situation: complaints of the Lord's injustice 2:17
E. Negative motivation: the coming messenger of judgment 3:1-6

IV. Judah exhorted to return and remember (the economic angle) 3:7—4:6

A. First command: return to the Lord with tithes 3:7-10a
B. Positive motivation: future blessing 3:10b-12
C. Situation: complacency toward serving the Lord 3:13-15
D. Motivation: the coming day 3:16—4:3
E. Second command: remember the Law 4:4-6







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