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quinta-feira, 2 de outubro de 2014

10 - OCTOBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portugue - (Parte 2A de 4)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
referente aos dias 4 e 5 de outubro
MATEUS, 5:1 - 7:29

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 





2 Timothy 3
16 All scripture is given by inspiration of God, 
and is profitable for doctrine, for reproof, for correction, 
for instruction in righteousness:
17 That the man of God may be perfect, 
throughly furnished unto all good works.






Spain







2 Timoteo 3
16 Toda Escritura es inspirada divinamente y útil para enseñar, 
para redargüir, para corregir, para instituir en justicia,
17 Para que el hombre de Dios sea perfecto, 
enteramente instruído para toda buena obra.









Portugal







2 Timóteo 3
16 Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, 
e perfeitamente instruído para toda a boa obra.











CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
OCTOBER

Old Testament & New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Zechariah
11 12 13 14
2
Malachi
1 2 3 4
3
Matthew
1  2 3 4
4
Matthew
5 6
5
Matthew
7 8 9
6
Matthew
10 11 12
7
Matthew
13 14
8
Matthew
15 16 17
9
Matthew
18 19 20
10
Matthew
21 22
11
Matthew
23 24
12
Matthew
25 26
13
Matthew
27 28
14
Mark
1 2 3
15
Mark
4 5
16
Mark
6 7
17
Mark
8 9
18
Mark
10 11
19
Mark
12 13
20
Mark
14 15 16
21
Luke
1
22
Luke
2 3
23
Luke
4 5
24
Luke
6 7
25
Luke
8
26
Luke
9
27
Luke
10 11
28
Luke
12 13
29
Luke
14 15 16
30
Luke
17 18
31
Luke
19 20


       


  

Spain


OCTUBRE

El Antiguo y Nuevo Testamento

      

DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Zacarías
11 12 13 14
2
Malaquías
1 2 3 4
3
Mateo
1 2 3 4
4
Mateo
5 6
5
Mateo
7 8 9
6
Mateo
10 11 12
7
Mateo
13 14
8
Mateo
15 16 17
9
Mateo
18 19 20
10
Mateo
21 22
11
Mateo
23 24
12
Mateo
25 26
13
Mateo
27 28
14
Marcos
1 2 3
15
Marcos
4 5
16
Marcos
6 7
17
Marcos
8 9
18
Marcos
10 11
19
Marcos
12 13
20
Marcos
14 15 16
21
Lucas
1
22
Lucas
2 3
23
Lucas
4 5
24
Lucas
6 7
25
Lucas
8
26
Lucas
9
27
Lucas
10 11
28
Lucas
12 13
29
Lucas
14 15 16
30
Lucas
17 18
31
Lucas
19 20

  




Portugal


OUTUBRO

Velho Testamento - até dia 2 de outubro
Novo Testamento - a partir de 3 de outubro
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Zacarias
11 12 13 14
2
Malaquias
1 2 3 4
3
Mateus
1 2 3 4
4
Mateus
5 6
5
Mateus
7 8 9
6
Mateus
10 11 12
7
Mateus
13 14
8
Mateus
15 16 17
9
Mateus
18 19 20
10
Mateus
21 22
11
Mateus
23 24
12
Mateus
25 26
13
Mateus
27 28
14
Marcos
1 2 3
15
Marcos
4 5
16
Marcos
6 7
17
Marcos
8 9
18
Marcos
10 11
19
Marcos
12 13
20
Marcos
14 15 16
21
Lucas
1
22
Lucas
2 3
23
Lucas
4 5
24
Lucas
6 7
25
Lucas
8
26
Lucas
9
27
Lucas
10 11
28
Lucas
12 13
29
Lucas
14 15 16
30
Lucas
17 18
31
Lucas
19 20
   













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America






1.3 Mapa Bíblico


1.3.1 Palestina no Tempo do Novo Testamento





II. Mateus
  




2.1 Sobre MATEUS



MATEUS, O N.T. grego diz Maththaios ou Matthahios, derivado do hebreu Mattithyahdom de Jeová.

Nome de um publicano, ou cobrador de impostos ao serviço do governo romano ou do rei Herodes, estabelecido em Cafarnaum. Estando assentado no telônio, Jesus o chamou para segui-lo como discípulo. Este, levantando-se, o foi seguindo, Mt 9.9; Mc 2.14; Lc 5.27. Mais tarde foi contado entre os doze apóstolos, Mt 10.2; Mc 3.18; Lc 6.15. Nestes dois últimos evangelhos é denominado Levi, filho de Alfeu. Era comum entre os judeus usarem dois nomes, por isso, é provável que ele se chamasse a princípio pelos dois nomes, ou que o nome de Mateus lhe fosse dado depois da sua conversão, como aconteceu com Simão que se ficou chamando Pedro.
Nas listas dos apóstolos figura sempre com o nome de Mateus, pelo qual também é conhecido o primeiro evangelho. O fato de Jesus receber em sua companhia um publicano, evidentemente animou a outros das classes desprezíveis a segui-lo e com isso aumentou o ódio dos fariseus contra Jesus. Vê-se isto por ocasião do banquete que Mateus deu a Jesus, logo após a sua conversão, quando muitos publicanos e pecadores ali compareceram, provocando a crítica dos fariseus, aos quais Jesus deu famosa resposta: “Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”, Mt 9.10-13; Mc 2.15-17; Lc 5.29-32. Mateus não diz que o banquete foi em sua casa. Mt 9.10, porém, Mac 2.15, e Lc 5.29, o dizem. Este último ainda acrescenta: “e lhe deu um grande banquete.” Alguns identificam Alfeu, pai de Mateus, com o pai de Tiago Menor. Porém, os nomes de Mateus e de Tiago não aparecem juntos nas listas apostólicas, como os outros pares de irmãos. Esta identificação deve ser rejeitada. Mateus, finalmente, aparece entre os apóstolos depois da ressurreição de Cristo, At 1.13. Nada mais o Novo Testamento diz a seu respeito. Afirma a tradição que ele pregou o evangelho aos judeus, o que parece provável, em vista da feição peculiar de seu evangelho. (...)


Fonte:  Dicionário da Bíblia de John D. Davis























MATEUS

5:1 - 7:29


Justiça do Reino




English - [KJV]

5 6 7





Español - [RV 1909]

5 6 7





Português - [JFA]

5 6 7






SERMÃO DO MONTE
5:1 – 7:29



      ESBOÇO


(...)


DISCURSO I: JUSTIÇA DO REINO, 5.1-7.29

Mapa: “O Ministério de Jesus 
ao redor do Mar da Galiléia” 
(Mateus 5 – 7; 9.1-9:

As Bem-Aventuranças, 5.1-16















As bem-aventuranças, 5.1-12; Lc 6.20-23
Os discípulos, o sal da terra, 5.13; Mc 9.49,50; Lc 14.34,35
Os discípulos, a luz do mundo, 5.14-16





Bem-aventuranças
Mateus 5:1-12












Matthew 5:8 Blessed are the pure in heart: for they shall see God. 

Matthew 5:9 Blessed are the peacemakers: for they shall be called the children of God. 


Mateus 5:8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;  











Sal & Luz















Matthew 5
13 Ye are the salt of the earth: but if the salt have lost his savour, wherewith shall it be salted? it is thenceforth good for nothing, but to be cast out, and to be trodden under foot of men.
14 Ye are the light of the world. A city that is set on an hill cannot be hid.
15 Neither do men light a candle, and put it under a bushel, but on a candlestick; and it giveth light unto all that are in the house.
16 Let your light so shine before men, that they may see your good works, and glorify your Father which is in heaven. 


Mateus 5
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há-de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 
 









1) SEGURANÇA E ALEGRIA DA SALVAÇÃO:

Hino (Port) “Bendita Luz”

[ ASSURANCE AND JOY OF SALVATION:

Hymn "There Is Sunshine in My Soul" ]

 






2) ADORAÇÃO E LOUVOR

[ WORSHIP AND PRAISE:

Sunshine in My Soul - (Bendita Luz - Grande Gozo) ]







3) DEUS É LUZ !

[ GOD IS LIGHT !

- (Isaiah 9:1,2; Matthew 4:14-16; John 8:12; 1 John 1:5...)

- Hymn: "Heavenly Sunlight" (Port) “Brilho Celeste” ]

 





 

4) EVANGELISMO, MISSÕES

– Jesus Cristo, a Luz do Mundo (João 8:12)

– Envia a tua Luz ! (Salmo 43:3)

[ EVANGELISM, MISSIONS

- Jesus Christ, the Light of the World (John 8:12)

- Send the Light ! (Psalm 43:3) ]











 



5:3-12 Bem aventurados. Gr makarios, “feliz”, “abençoado”. É a felicidade do coração que está em paz com Deus, e estende-se aos seguintes: 1) Humildes de espírito, os verdadeiros humildes, não sendo a simples falta de bens materiais que produz a humildade; 2) Os que choram, lamentando seus próprios pecados; 3) Os mansos, que se dobram à vontade de Deus; 4) Fome e sede justiça, é o que têm os que buscam a santidade que vem de Deus; 5) Os misericordiosos, que se compadecem do seu próximo; 6) Os limpos de coração, têm uma santidade no íntimo; 7) Os pacificadores, têm paz com Deus e a semeiam; 8) Os perseguidos, que sofrem qualquer sacrifício para permanecer dentro da vontade de Cristo.


5:13-14  A influência e a responsabilidade do cristão neste mundo: o sal preserva e dá sabor, a luz brilha e se opõe às trevas.

N.Hom. Lugares onde nossa luz não deve ficar:
1) Debaixo do alqueire (*), 5:15
2) Debaixo da cama, Mc l4:21;
3) Debaixo do vaso, Lc 8:16;
4) Em qualquer lugar escondido, Lc 11:23.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova


(*) “Debaixo do alqueire”, ou, “debaixo de uma vasilha”, ou “debaixo de um cesto”. Alqueire: (...) Recipiente com capacidade de um alqueire (1), us. para medição de quantidade de grãos de cereais: “passante já de duas horas de espera, surgiu o comerciante com escassa ração de milho no fundo de um alqueire” (João da Silva Correia, Farândola, p. 50). (cf o Dicionário Aurélio)




O Caráter da Justiça do Reino, 5.17-48

       Jesus não veio revogar a lei, mas cumprir, 5.17-20




Jesus completa o que foi dito aos antigos:






Do homicídio, 5.21-26
Do adultério, 5.27-32
Dos juramentos, 5.33-37
Da vingança, 5.38-42, Lc 6.27-30

Do amor ao próximo, 5.43-48; Lc 6.32-36; Lv 19.18







Amor ao próximo










Levítico 19:18 Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.


Mateus 5
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo.
44 Eu, porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bem-dizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;  











 


5:21-22 Não matarás. Os judeus valorizavam a letra da lei que proibia eliminar-se a vida humana (Êx 20.13). Jesus, revelando a vontade de Deus, porém proibiu o ódio e a vingança que já é assassínio  no coração (cf 23-26)

5:27-28 Não adulterarás. Adulterar, para o judeu, observando-se a letra de Êx 20:14, seria deitar-se com a mulher o seu próximo. Para Jesus, é isto e ainda algo mais. Atendendo ao espírito da lei e à disposição do coração que leva a cobiçar uma mulher, declara que pensamento impuro é adultério, embora não se pratique o ato.

5:33-34 Não jurarás falso. Cf Lv 19:12; Êx 20:7; Dt 5:34. O juramento era permitido no A.T., mas Jesus querendo que toda palavra nossa seja pura e inabalável (37), proíbe o juramento.

5:43 Odiarás o teu inimigo. Esta expressão pertence à tradição popular dos judeus, e não ao A.T. Os judeus consideravam que só outros judeus (e prosélitos, ver Lv 19:33-44) eram vizinhos. Mas Jesus ensinou o amor para com todos, considerando-os além disto o sinal pelo qual o mundo reconheceria os filhos do Pai Celestial (Jo 13:35).



5:48 Perfeitos. Jesus aponta para a absoluta perfeição do amor de deus como alvo do crente (cf 1 Pe 1:15,16). Não se debate a possibilidade filosófica do absoluto amor perfeito na terra: quem pertence a Cristo, pratica a verdadeira piedade (1 Jo 1:6-10), e já tem sua absoluta garantia de transformação final (1 Jo 3:2).


 Fonte:  Bíblia Vida Nova


A Prática da Justiça do Reino, 6.1-7:12


Da prática da justiça, 6.1
Como se deve dar esmolas, 6.2-4

Como se deve orar, 6.5-8




                A oração dominical, 6.9-15; Lc 11.2-4







    Como jejuar, 6.16-18
    Os tesouros no céu, 6.19-21




    A luz e as trevas, 6.22,23; Lc 11.33-36
    Os dois senhores, 6.24


  
        A ansiosa solicitude pela vida, 6.25-34; Lc 12.22-31











O Juízo temerário é proibido, 7.1-5; Lc 6.37,38,41,42
Não deis o que é santo aos cães, 7.6

Jesus incita a orar, 7.7-12; Lc 11.9-13





Oração



       
  



Matthew 6
9 After this manner therefore pray ye: Our Father which art in heaven, Hallowed be thy name. 

10 Thy kingdom come. Thy will be done in earth, as it is in heaven. 

11 Give us this day our daily bread. 
12 And forgive us our debts, as we forgive our debtors. 
13 And lead us not into temptation, but deliver us from evil: For thine is the kingdom, and the power, and the glory, for ever. Amen. 



Mateus 6
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 

10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 

11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 

13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.  

  








Jejum











Matthew 6:16 Moreover when ye fast, be not, as the hypocrites, of a sad countenance: for they disfigure their faces, that they may appear unto men to fast. Verily I say unto you, They have their reward. 


Mateus 6:16 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 











Tesouros no Céu






Compartilhando Boas Novas
Mateus 6:19,20 com Lucas 16:9





Matthew 6
19 Lay not up for yourselves treasures upon earth, where moth and rust doth corrupt, and where thieves break through and steal: 

20 But lay up for yourselves treasures in heaven, where neither moth nor rust doth corrupt, and where thieves do not break through nor steal: 



Mateus 6
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 











Olho











Matthew 6
22 The light of the body is the eye: if therefore thine eye be single, thy whole body shall be full of light. 

23 But if thine eye be evil, thy whole body shall be full of darkness. If therefore the light that is in thee be darkness, how great is that darkness! 


Mateus 6
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!  





















Matthew 6:24 No man can serve two masters: for either he will hate the one, and love the other; or else he will hold to the one, and despise the other. Ye cannot serve God and mammon. 

Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon.  











Ansiedade









 Matthew 6:26 Behold the fowls of the air: for they sow not, neither do they reap, nor gather into barns; yet your heavenly Father feedeth them. Are ye not much better than they? 

Mateus 6:26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?  













Matthew 6
28 And why take ye thought for raiment? Consider the lilies of the field, how they grow; they toil not, neither do they spin: 

29 And yet I say unto you, That even Solomon in all his glory was not arrayed like one of these. 



Mateus 6
28 E, quanto ao vestido, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  










Matthew 6
33 But seek ye first the kingdom of God, and his righteousness; and all these things shall be added unto you. 
34 Take therefore no thought for the morrow: for the morrow shall take thought for the things of itself. Sufficient unto the day is the evil thereof.


Mateus 6
33 Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

34 Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 








CONFORTO EM TRIBULAÇÕES

 COMFORT IN TRIALS –

Hymn: "I Know Who Holds Tomorrow"

- (Nada Sei Sobre o Futuro)

https://gospelhymns.blogspot.com/2009/04/i-know-who-holds-tomorrow-nada-sei.html





 

2) CONFIANÇA EM DEUS 

 Não se Preocupe !

TRUST IN GOD - Do Not Worry !

Hymn 

"My Father Watches Over Me"

& Sermon

(Matthew 6:25-34; 

Luke 12:22-34)

https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/07/trust-in-god-do-not-worry-hymn-my.html

 







Julgamento















Matthew 7
1 Judge not, that ye be not judged. 

2 For with what judgment ye judge, ye shall be judged: and with what measure ye mete, it shall be measured to you again. 

3 And why beholdest thou the mote that is in thy brother's eye, but considerest not the beam that is in thine own eye? 


Mateus 7
1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 

2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão-de medir a vós. 

3 E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 












Petição













  




Matthew 7:7 Ask, and it shall be given you; seek, and ye shall find; knock, and it shall be opened unto you:  

Matthew 7
9 Or what man is there of you, whom if his son ask bread, will he give him a stone?
10 Or if he ask a fish, will he give him a serpent? 

Matthew 7:12 Therefore all things whatsoever ye would that men should do to you, do ye even so to them: for this is the law and the prophets.




Mateus 7:7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 


Mateus 7
9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 





Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. 















 



6:1 Guardai-vos de exercer. Jesus não condena as esmolas (2-4); nem a oração (5-8) e nem o jejum (16-18). Não devem estes porém, ser aproveitados para demonstrações públicas, pois a humildade, e não o orgulho, é a base da comunhão com Deus. Jesus venceu a grande batalha contra Satanás com jejum (4:2) e recomendou-o aos Seus discípulos durante Sua ausência, (9:15) reconhecendo-o como útil para se enfrentar ao diabo (17:21).

6:9 Pai nosso Cf Lc 11:2n. Nome. O pensamento hebraico não distinguia claramente entre o nome e a pessoa. Santificar o nome de Deus, implica em viver duma maneira tal que Sua Santidade se manifeste em Seus filhos.

6:13 Deixes cair (peirasmos “tentação” ou “teste”). A tentação, que do ponto de vista do diabo deve derrotar-nos, do ponto de vida de Deus, deve fortalecer-nos (Lc 22:32). Jesus deixa bem claro que a vitória somente se consegue  vigiando e orando (26:41; 1 Co 10:13). Mal. O original pode ser igualmente bem traduzido por “maligno”, i.e. o diabo.

6:16 Hipócrita. Gr hupokritës, significava originalmente “ator”, aquele que finge ser alguém. Jesus frisa o fingimento religioso, a busca do louvor dos homens por causa da religiosidade externa. O jejum não é condenado se tiver como alvo o aproximar-se de Deus e a negação de si mesmo.


6:19 Tesouros. Gr thësauros, “tesouraria”. Trata-se de armazenar para si mesmo valores materiais além do necessário (1 Tm 6:6-10). Estes, por sua vez, vem a dominar seu próprio dono, e a deixar desamparados os necessitados. Traça. Parte dos tesouros orientais consistia-se de valiosos tecidos e vestidos. Escavam. Passando pela parede de tijolos de barro e de terra.


6:20 Tesouros no céu ajuntam-se somente convertendo pecadores que viverão eternamente (cf Lc 16:9n).

6:22 Olhos. A luz na qual vivemos é captada pelos olhos, nosso vínculo com o mundo visível; sem eles, o mundo nos seria escuridão. Nossa visão espiritual é nosso vínculo com a eternidade.


6:24 Riquezas. Gr mamõn, transliteração da palavra aramaica que significa “riqueza”, mas que Jesus aqui está dando como nome pessoal, como se fosse um ídolo pagão (o que, na prática, tende a ser, pois sua busca exige uma dedicação igual àquela que uma religião exige).

6:33 Buscai primeiro. Jesus mostra a verdadeira escala de valores: o corpo vale mais do que seu vestuário, a vida vale mais do que a comida que a sustenta (vv 23-32), e acima destas coisas terrenas está a comunhão espiritual com Deus. Quem dá a Deus a posição central em sua vida, gozará do Seu cuidado onipotente e eterno (Rm 8:32).

7:1 Não julgueis. Não se proíbe o uso de critérios sãos. O que é proibido é o espírito de crítica, que aumenta o erro alheio.


7:3 Argueiro. O cisco que representa o pecado alheio, e que pode cegar (v 22), não é de nossa responsabilidade corrigir, uma vez que nossos pecados são como uma trave nos impedindo de ver.

7:7 As três expressões, em conjunto, ensinam claramente qual é a disposição amorosa de Deus no que diz respeito a atender às orações (cf Jo 14:13-14).

7:9 Um encorajamento à oração, destinado àqueles que imaginam que Deus não responderá, ou mesmo atendendo, não concederá a bênção especificamente pedida. Pedra. Semelhante aos pães orientais, redondos e achatados. Cobra. Semelhante à enguia, que é comestível.


7:12 Este versículo, originário de Jesus, chama-se “a regra áurea”. Aqui Jesus se ocupa com o nosso procedimento diário: devemos agir somente em amor (1 Co 13:4-8), cedendo ao próximo o que buscamos para nosso próprio bem. Longe de pagar o mal com o mal, devemos fazer o bem a todos. Foi assim que Deus responde à rebelião dos homens oferecendo-lhes a salvação pela graça (Ef 2:8,9).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova


A Escolha do Reino, 7.13-27

      As duas estradas, 7.13,14; Lc 13.24
       Os falsos profetas, 7.15-23
       Os dois fundamentos, 7.24-27, Lc 6.46-49


  





Jesus Cristo, 

a Porta para o Céu
João 10:7-9






A Porta Estreita e a Porta Larga






Matthew 7
13 Enter ye in at the strait gate: for wide is the gate, and broad is the way, that leadeth to destruction, and many there be which go in thereat:
14 Because strait is the gate, and narrow is the way, which leadeth unto life, and few there be that find it. 


Mateus 7
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 









Os Falsos Profetas









Matthew 7
15 Beware of false prophets, which come to you in sheep's clothing, but inwardly they are ravening wolves.
16 Ye shall know them by their fruits. Do men gather grapes of thorns, or figs of thistles? 

Mateus 7
15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 






Os Dois Fundamentos


A Casa edificada sobre Rocha  




A Casa sobre edificada sobre a Areia








Matthew 7
24 Therefore whosoever heareth these sayings of mine, and doeth them, I will liken him unto a wise man, which built his house upon a rock:
25 And the rain descended, and the floods came, and the winds blew, and beat upon that house; and it fell not: for it was founded upon a rock.
26 And every one that heareth these sayings of mine, and doeth them not, shall be likened unto a foolish man, which built his house upon the sand:
27 And the rain descended, and the floods came, and the winds blew, and beat upon that house; and it fell: and great was the fall of it. 



Mateus 7
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 












SEGURANÇA E ALEGRIA DA SALVAÇÃO

[ ASSURANCE AND JOY OF SALVATION:

Hymn "My Hope Is Built" - The Solid Rock (Firmeza) ]

 










 



7:13-14 Porta estreita. Jesus chama o caminho para o céu de “porta estreita” ou “caminho apertado”, não porque de Deus tivesse falta de generosidade de querer salva a todos (2 Pe 3:9), mas porque na prática muito poucas pessoas renunciam ao eu-próprio para procurar a Deus. A figura dos dois caminhos tem sido comum em muitos pensamentos religiosos, desde a época de Sócrates (400 a.C.). Destaca-se em dois livros cristãos do primeiro século d.C., no Didaché e na espístola de Barnabé.


7:15 Acautelai-vos. Não devemos nos impressionar com as vestes (práticas religiosas) dos falsos profetas (v 15), nem com aquilo que dizem (21), nem com aquilo que fazem (22); devem ser julgados apenas pelo critério de Jesus, pelos frutos espirituais se é que realmente os produzem, cf Gl 5:22-23. A marca dos falsos profetas é o interesse egoísta, ao contrário do Bom Pastor que ama as ovelhas (Jo 10:11-13). No tempo do N.T. vieram na forma de judaizantes ou de gnósticos, que se deduz de 2 Co 11:13; 1 Jo 4:1; 1 Tm 4:1.


7:24-27 A conclusão do Sermão do Monte:

1) Aquele que ouve a palavra de Jesus e pratica, é como o homem sábio que edificou a casa (sua vida e suas atividades) sobre a rocha (Cristo), resistindo assim à ação devastadora do tempo e da eternidade: as provações, tentações e o julgamento;

2) O que ouve a palavra de Jesus e não a pratica, é como um insensato que constrói a casa da sua vida sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama, da popularidade, os quais como a areia não resistem à ação demolidora do juízo final.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova





O Modo do Ensino de Jesus, 7.28,29

O fim do sermão do monte, 7.28,29








Matthew 7
28 And it came to pass, when Jesus had ended these sayings, the people were astonished at his doctrine:
29 For he taught them as one having authority, and not as the scribes.


Mateus 7
28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.











 



7:29 Autoridade. Autoridade cívica e religiosa é justamente o que os escribas tinham, mas a palavra gr exousia, também significa “poder sobrenatural” é o que o evangelho tem, 1 Co 2:4-5.

“1 Coríntios 2
4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder;
5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”




 Fonte:  Bíblia Vida Nova




      ANÁLISE



O propósito do evangelho de Mateus foi o de testificar que Jesus era o Messias da promessa do Antigo Testamento, e que a Sua missão messiânica consistia em trazer o Reino de Deus até os homens. Esses dois temas – o caráter messiânico de Jesus e a presença do Reino de Deus – estão inseparavelmente ligados, e cada qual inclui um “mistério” – um novo desvendamento do divino propósito remidor (vd Rm 16:25,26).
O mistério da missão messiânica é que antes do Messias vir como o celeste Filho do Homem, entre as nuvens do céu, a fim de estabelecer o Reino sobre a terra inteira, terá primeiramente de vir em humildade entre os homens na qualidade de Servo sofredor com a finalidade de morrer. Esse era um ensino desconhecido para os judeus do primeiro século de nossa era. Para o crente de hoje, entretanto, o capítulo 53 de Isaías prediz claramente os sofrimentos do Messias. Não obstante, o Messias não é chamado por nome nessa passagem, e o contexto (Is 48:20; 49:3) especificamente apresenta a Israel como Servo de Deus. Não é para surpreender, portanto, que os judeus não tivessem compreendido que Isaías 53 era trecho que se referisse ao Messias. Os judeus aguardavam então um Messias vindo em poder e vitória, e o Antigo Testamento, verdadeiramente, prometia um tal Messias.
O Filho de Davi é um Rei divino que governará o Reino messiânico (Is 9 e 11; Jr 33), quando todo pecado e mal será tirado e quando a paz e a justiça prevalecerão. O Filho do Homem é um ser celestial a Quem será entregue o governo de todas as nações e reinos da terra. O Antigo Testamento não indica como esses dois conceitos proféticos, do Rei Davídico e do celestial Filho do Homem, estão relacionados entre si, ou como qualquer deles pode ser identificado com o Servo Sofredor do capítulo 53 de Isaías. Por conseguinte, os judeus do primeiro século esperavam por um Messias Davídico conquistador ou por um Filho do Homem celestial, e não por um humilde Servo do Senhor que haveria de sofrer e morrer. O mistério messiânico – o novo desvendamento do propósito divino – é que o celestial Filho do Homem deve primeiramente sofrer e morrer em cumprimento de Sua missão redentora e messiânica na qualidade de Servo sofredor, antes de vir em poder e grande glória.

O mistério do Reino é semelhante e está intimamente associado com o mistério messiânico. O segundo capítulo de Daniel descreve a vinda do Reino de Deus em traços vividos, em termos da destruição de todo poder que fizer resistência a Deus e se opuser à vontade divina. O Reino virá em poder, varrendo à sua frente todo o mal e todo império hostil, transformando a terra e inaugurando uma nova ordem universal de perfeita paz e retidão. Entretanto, Jesus não ofereceu tal Reino de imenso poder. Por conseguinte, tanto a Sua mensagem como a Sua pessoa foram inteiramente incompreendidas pelos Seus contemporâneos, incluindo os Seus discípulos. Ele era filho de um carpinteiro; Sua família era conhecida em Nazaré; Ele parecia pouco mais do que um rabino judaico. Suas palavras eram feitos gentis de bondade e amor, e no entanto afirmava que em Suas palavras e ações, bem como em Sua Pessoa, o Reino de Deus se tinha aproximado. Todavia, os reinos dos homens e do mundo não foram perturbados, e o odiado domínio de Roma sobre o povo terreno de Deus não era desafiado. Como é que esse poderia ser o Reino de Deus se não partia pelo meio todos os demais reinos e não os pulverizava? Mas a nova revelação sobre o divino propósito é que o Reino haveria de vir em poder espiritual, antes de vir em glória.




      AUTOR


A tradição do segundo século de nossa era atribui o Primeiro Evangelho ao apóstolo Mateus.







 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







MATHEW

Notes on Matthew




Notes on
Matthew
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. The introduction of the King 1:1—4:11

A. The King's genealogy 1:1-17

B. The King's birth 1:18-25

C. The King's childhood ch 2

1. The prophecy about Bethlehem 2:1-12
2. The prophecies about Egypt 2:13-18
3. The prophecies about Nazareth 2:19-23

D. The King's preparation 3:1—4:11

1. Jesus' forerunner 3:1-12
2. Jesus' baptism 3:13-17
3. Jesus' temptation 4:1-11

II. The authority of the King 4:12—7:29

A. The beginning of Jesus' ministry 4:12-25

1. The setting of Jesus' ministry 4:12-16
2. Jesus' essential message 4:17
3. The call of four disciples 4:18-22
4. A summary of Jesus' ministry 4:23-25

B. Jesus' revelations concerning participation in His kingdom chs. 5—7

1. The setting of the Sermon on the Mount 5:1-2
2. The subjects of Jesus' kingdom 5:3-16
3. The importance of true righteousness 5:17—7:12
4. The false alternatives 7:13-27
5. The response of the audience 7:28-29

III. The manifestation of the King 8:1—11:1

A. Demonstrations of the King's power 8:1—9:34

1. Jesus' ability to heal 8:1-17
2. Jesus' authority over His disciples 8:18-22
3. Jesus' supernatural power 8:23—9:8
4. Jesus' authority over His critics 9:9-17
5. Jesus' ability to restore 9:18-34

B. Declarations of the King's presence 9:35—11:1

1. Jesus' compassion 9:35-38
2. Jesus' commissioning of 12 disciples 10:1-4
3. Jesus' charge concerning His apostles' mission 10:5-42
4. Jesus' continuation of His work 11:1

IV. The opposition to the King 11:2—13:53

A. Evidences of Israel's opposition to Jesus 11:2-30

1. Questions from the King's forerunner 11:2-19
2. Indifference to the King's message 11:20-24
3. The King's invitation to the repentant 11:25-30

B. Specific instances of Israel's rejection of Jesus ch. 12

1. Conflict over Sabbath observance 12:1-21
2. Conflict over Jesus' power 12:22-37
3. Conflict over Jesus' sign 12:38-45
4. Conflict over Jesus' kin 12:46-50

C. Adaptations because of Israel's rejection of Jesus 13:1-53

1. The setting 13:1-3a
2. Parables addressed to the multitudes 13:3b-33
3. The function of these parables 13:34-43
4. Parables addressed to the disciples 13:44-52
5. The departure 13:53
V. The reactions of the King 13:54—19:2

A. Opposition, instruction, and healing 13:54—16:12

1. The opposition of the Nazarenes and Romans 13:54—14:12
2. The withdrawal to Bethsaida 14:13-33
3. The public ministry at Gennesaret 14:34-36
4. The opposition of the Pharisees and scribes 15:1-20
5. The withdrawal to Tyre and Sidon 15:21-28
6. The public ministry to Gentiles 15:29-39
7. The opposition of the Pharisees and Sadducees 16:1-12

B. Jesus' instruction of His disciples around Galilee 16:13—19:2

1. Instruction about the King's person 16:13-17
2. Instruction about the King's program 16:18—17:13
3. Instruction about the King's principles 17:14-27
4. Instruction about the King's personal representatives ch. 18
5. The transition from Galilee to Judea 19:1-2

VI. The official presentation and rejection of the King 19:3—25:46

A. Jesus' instruction of His disciples around Judea 19:3—20:34

1. Instruction about marriage 19:3-12
2. Instruction about childlikeness 19:13-15
3. Instruction about wealth 19:16—20:16
4. Instruction about Jesus' passion 20:17-19
5. Instruction about serving 20:20-28
6. An illustration of illumination 20:29-34

B. Jesus' presentation of Himself to Israel as her King 21:1-17

1. Jesus' preparation for the presentation 21:1-7
2. Jesus' entrance into Jerusalem 21:8-11
3. Jesus' entrance into the temple 21:12-17

C. Israel's rejection of her King 21:18—22:46

1. The sign of Jesus' rejection of Israel 21:18-22
2. Rejection by the chief priests and the elders 21:23—22:14
3. Rejection by the Pharisees and the Herodians 22:15-22
4. Rejection by the Sadducees 22:23-33
5. Rejection by the Pharisees 22:34-46

D. The King's rejection of Israel ch. 23

1. Jesus' admonition of the multitudes and His disciples 23:1-12
2. Jesus' indictment of the scribes and the Pharisees 23:13-36
3. Jesus' lamentation over Jerusalem 23:37-39

E. The King's revelations concerning the future chs. 24—25

1. The setting of the Olivet Discourse 24:1-3
2. Jesus' warning about deception 24:4-6 2014
3. Jesus' general description of the future 24:7-14
4. The abomination of desolation 24:15-22
5. The second coming of the King 24:23-31
6. The responsibilities of disciples 24:32—25:30
7. The King's judgment of the nations 25:31-46

VII. The crucifixion and resurrection of the King chs. 26—28

A. The King's crucifixion chs. 26—27

1. Preparations for Jesus' crucifixion 26:1-46
2. The arrest of Jesus 26:47-56
3. The trials of Jesus 26:57—27:26
4. The crucifixion of Jesus 27:27-56
5. The burial of Jesus 27:57-66

B. The King's resurrection ch. 28

1. The empty tomb 28:1-7
2. Jesus' appearance to the women 28:8-10
3. The attempted cover-up 28:11-15

4. The King's final instructions to His disciples 28:16-20











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