Google Translate

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

12 - DECEMBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Part 13 of 20)



BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
referente ao dia 21 de dezembro

Tiago

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 




Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation, 
and the sword of the Spirit, which is the word of God: 






Spain




Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu; 
que es la palabra de Dios; 








Portugal




Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação, 
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
DECEMBER

New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

1 Corinthians
12 13 14
2
1 Corinthians
15 16
3
2 Corinthians
1 2 3 4
4
2 Corinthians
5 6 7 8
5
2 Corinthians
9 10 11 12 13
6
Galatians
1 2 3 4 5 6
7
Ephesians
1 2 3
8
Ephesians
4 5 6
9
Philippians
1 2 3 4
10
Colossians
1 2 3 4
11
1 Thessalonians
1 2 3 4 5
12
2 Thessalonians
1 2 3
13
1 Timothy
1 2 3
14
1 Timothy
4 5 6
15
2 Timothy


16

Titus/Philemon

Titus  1 2 3

17
Hebrews
1 2 3 4 5
18
Hebrews
6 7 8 9
19
Hebrews
10 11
20
Hebrews
12 13
21
James
1 2 3 4 5
22
1 Peter
1 2 3 4 5
23
2 Peter
1 2 3
24
1 John
1 2 3 4 5



25



2 John, 3 John, Jude 



26
Revelation
1 2 3
27
Revelation
4 5 6 7 8
28
Revelation
9 10 11 12
29
Revelation
13 14 15 16
30
Revelation
17 18 19
31
Revelation
20 21 22
       


  

Spain


DICIEMBRE

Nuevo Testamento





DIA

LIBRO

CAPÍTULO

1 Corintios
12 13 14
2
1 Corintios
15 16
3
2 Corintios
1 2 3 4
4
2 Corintios
5 6 7 8
5
2 Corintios
9 10 11 12 13
6
Gálatas
1 2 3 4 5 6
7
Efesios
1 2 3
8
Efesios
4 5 6
9
Filipenses
1 2 3 4
10
Colosenses
1 2 3 4
11
1 Tesalonicenses
1 2 3 4 5
12
2 Tesalonicenses
1 2 3
13
1 Timoteo
1 2 3 4
14
1 Timoteo
5 6
15
2 Timoteo
1 2 3 4

16

Tito/Filemón

Tito 1 2 3

17
Hebreos
1 2 3 4 5
18
Hebreos
6 7 8 9
19
Hebreos
10 11
20
Hebreos
12 13
21
Santiago
1 2 3 4 5
22
1 Pedro
1 2 3 4 5
23
2 Pedro
1 2 3
24
1 Juan
1  2 3 4 5


25


2 Juan, 3 Juan, Judas


26
Apocalipsis
1 2 3
27
Apocalipsis
4 5 6 7 8
28
Apocalipsis
9 10 11 12
29
Apocalipsis
13 14 15 16
30
Apocalipsis
17 18 19
31
Apocalipsis
20 21 22
      
  




Portugal


DEZEMBRO

Novo Testamento
   



DIA

LIVRO

CAPÍTULO

1 Coríntios
12 13 14
2
1 Coríntios
15 16
3
2 Coríntios
1 2 3 4
4
2 Coríntios
5 6 7 8
5
2 Coríntios
9 10 11 12 13
6
Gálatas
1 2 3 4 5 6
7
Efésios
1 2 3
8
Efésios
4 5 6
9
Filipenses
1 2 3 4
10
Colossenses
1 2 3 4
11
1 Tessalonicenses
1 2 3 4 5
12
2 Tessalonicenses
1 2 3
13
1 Timóteo
1 2 3 4
14
1 Timóteo
5 6
15
2 Timóteo
1 2 3 4

16

Tito/Filemon

Tito 1 2 3

17
Hebreus
1 2 3 4 5
18
Hebreus
6 7 8 9
19
Hebreus
10 11
20
Hebreus
12 13
21
Tiago
1 2 3 4 5
22
1 Pedro
1 2 3 4 5
23
2 Pedro
1 2 3
24
1 João
1 2 3 4 5


25


2 John, 3 John, Judas


26
Apocalipse
1 2 3
27
Apocalipse
4 5 6 7 8
28
Apocalipse
9 10 11 12
29
Apocalipse
13 14 15 16
30
Apocalipse
17 18 19
31
Apocalipse
20 21 22
    













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America










I. TIAGO





Tiago (1)

Meio-irmão de Jesus e autor do livro de Tiago. Este Tiago não cria na mensagem do seu irmão até que ele morresse e ressuscitasse. Ele fez um importante discurso em Jerusalém bem no início da igreja; esse discurso está registrado em Atos 15.13-21.

Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família


Tiago (2)  forma da palavra Jacó

Tiago, irmão do Senhor, Mt 13.55; Mc 6.3; Gl 1.19, figura saliente na igreja de Jerusalém, nos tempos apostólicos, At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.9,12. Este Tiago é mencionado nominalmente duas vezes nos evangelhos, Mt 13.55; Mc 6.3, mas os traços gerais de sua vida, só os poderemos encontrar nas relações com as notícias sobre “os irmãos do senhor” que constituem classe distinta, tanto em vida do Senhor, quando ainda não criam nele, Jo 7.5, como depois da sua ressurreição, quando se encontram no meio dos discípulos em Jerusalém, At. 1.14. As exatas relações destes “irmãos” com o Senhor jesus, têm dado lugar a muita discussão. Alguns identificam-nos com os filhos de Alfeu, seus primos irmãos. Pensam outros que estes irmãos do Senhor vêm a ser filhos de José, por um primeiro casamento. Como eles aparecem sempre em companhia de Maria, morando com ela e acompanhando-a em viagens e mantendo relações tão íntimas, não é para se duvidar que eles sejam realmente seus filhos e verdadeiros irmãos de Jesus, Mt 12.46,47; Lc 8.19; Jo 2.12. Como o nome de Tiago é o primeiro que aparece na enumeração dos irmãos de Jesus, é de supor que fosse ele o mais velho, Mt 13.55; Mc 6.3. É provável que ele tenha participado da descrença de seus irmãos, Jo 7.5, e sem dúvida também dos cuidados pela segurança de sua vida, Mc 3.31. Quando e de que modo se operou a sua mudança em servo de Cristo, não sabemos, At. 1.14; Tg 1.1. Quem sabe se ele se converteu em virtude de uma revelação especial como foi a do apóstolo Paulo!, 1 Co 15.7. Desde o início da igreja de Jerusalém que o nome de Tiago aparece à sua frente, At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.9,12.

Quando, pelo ano 40, Paulo visitou Jerusalém, depois de convertido, declara haver estado com Tiago, sinal evidente de que ele estava à testa da igreja, Gl 1.19. Há uma referência em At 12.17 e outra em 21.18, pelas quais se vê que este discípulo continuava em destaque nos anos 44 e 58 respectivamente. A leitura do v. 6 do cap. 15 dá-nos a entender em que consistia a sua preeminência. Não sendo apóstolo, é lícito pensar que ele era o presidente da corporação presbiterial da igreja de Jerusalém e pastor dela. O seu nome aparece nesta qualidade, como se depreende das seguintes passagens: Gl 2.12; At 12.17; 15.13; 21.18. Os visitantes que iam a Jerusalém dirigiam-se em primeiro lugar a ele, 12.17; 21.18; Gl 1.19; 2.9. A suja posição na igreja serviu muito para facilitar a passagem dos judeus para o Cristianismo. Os fundamentos de sua fé aliavam-se perfeitamente com as idéias de Paulo como se evidencia pela leitura de Gl 2.9; At 15.13; 21.20. Em ambas as passagens citadas, ele fala também em favor da consciência cristã dos judeus convertidos. Como Paulo, fazia-se tudo para todos, era judeu com os judeus para ganhar os judeus. O emprego de seu nome pelos judaizantes, Gl 2.12; Lit. Clementina, e a admiração que havia por ele entre os judeus, a ponto de o apelidarem de “justo”, tem explicação neste traço de seu caráter, Euzébio, H. E. 2.23. A última vez que o Novo Testamento se refere a ele, é em At 21.18, onde se diz que o apóstolo Paulo havia ido à sua casa em Jerusalém, A. D. 58. A história profana, contudo, informa que ele sofreu o martírio por ocasião do motim dos judeus no interregno entre a morte de Festo e a nomeação de sue sucessor, A.D. 62, Antig 20.9,1; Euzébio, H.E. 2.23.


Fonte: Dicionário da Bíblia John Davis


Epístola de Tiago (1)


Vigésimo livro do Novo Testamento e segundo das epístolas gerais; carta de Tiago, meio-irmão de Jesus, aos cristãos judeus ao redor do mundo. O livro de Tiago mostra o que é ser um cristão. Foi escrita por volta do ano 49 A.D.

Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família


Epístola de Tiago (2)

Esta epístola, que se atribui a Tiago, apóstolo, descreve o seu autor como simples servo de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, no cap. 1.1. É natural atribuí-la a Tiago, irmão do Senhor, como parece indicar a sua linguagem. Esta epístola tem o perfume das primitivas era do Cristianismo. A igreja ainda tem a denominação de sinagoga, congresso ou reunião, 2.2. Os crentes em Cristo são designados pelo nome das doze tribos dispersas, 1.1, sem distinções entre judeus e gentios. Os pecados a que ela se refere e os erros que ela corrige, são plantas do solo judaico. Não se vê nela nenhum traço das controvérsias que já na sexta década do primeiro século da era cristã, convulsionavam a igreja de Cristo. Pode-se atribuir-lhe a data de 45 A.D. e considerá-la como sendo o mais antigo documento dos escritos do N. Testamento. Foi dirigida às doze tribos dispersas, ou da dispersão, 1.1, isto é, não dos judeus dispersos, e nem mesmo dirigida a toda a Igreja Cristã, no sentido de Israel espiritual, mas provavelmente aos cristãos, 2.1, 5,7; 5.7, que se achavam entre os judeus dispersos, nome que, tecnicamente, se dava aos judeus que habitavam fora da Terra Santa, Jo 7.35; cf 2 Mac 1.27. O objetivo desta carta era corrigir os erros e condenar os pecados a que estavam sujeitos os primitivos judeus convertidos ao Cristianismo, e animar os crentes a sofrer as provações a que estavam expostos.

Depois da saudação, 1.1, Tiago, em primeiro lugar, consola os leitores e exorta-os a permanecerem firmes, assinalando ao mesmo tempo as causas que originam a apostasia, 1.2-21. Procede em seguida admoestá-los contra as falsas demonstrações de religião, explicando em que consiste a verdadeira fé, 1.22-27, quais são soe fitos que ele produz, sobre o pecado da distinção de pessoas, 2.1-13 e de que modo se evidencia uma fé verdadeira, 2.14-26. Exortações contra a presunção espiritual, e contra a profanação do exercício ministerial e a falsa sabedoria, 3.1-18; reprova as contendas, 2.1-12; os juízo temerários, 4.13 até 5.6. A epístola termina com exortações à paciência nos sofrimentos, 5.7-12, e à oração como recurso dos crentes em todas as circunstâncias, 13-18, juntando uma declaração sobre os gozos e bons resultados do trabalho cristão, 19,20.

A feição literária da epístola é muito elevada. Foi escrita em grego correto que só poderá ser comparado à pureza de Lucas, elevando-se acima dos demais escritores do N. Testamento. O seu estilo assemelha-se muito aos dois profetas hebreus. Contém mais imagens tiradas da natureza do que todas as epístolas de Paulo, relembrando deste modo a maneira dos ensinos de nosso Senhor, com os quais apresenta numerosos paralelos. O tom e os assuntos de que trata são muito próprios aos tempos e às pessoas a quem se dirige. A secção que trata da fé e das obras, 2.14-26. Tem sido mal interpretada por muitos, julgando ser uma polêmica contra a doutrina de Paulo sobre a justificação pela fé, ou, pelo menos, um corretivo às falsas idéias sobre aquela doutrina. É realmente a reprovação de uma falsa noção judaica que afirmava ser necessário para a salvação, um entendimento completo das coisas divinas. Tiago, do mesmo modo que Paulo, afirma que o instrumento da salvação é a fé, 2.22,23; e Paulo, com a mesma firmeza de Tiago, insiste em que a única fé salvadora é a fé que se manifesta por obras, Gl 5.6.

Está evidentemente provado que esta epístola era lida na igreja primitiva em tempos muito remotos. Não obstante isso, Orígenes, escrevendo no princípio do terceiro século, é o primeiro escritor que a cita nominalmente. Houve um período durante o qual os escritores latinos pouco a citavam. Lutero, não encontrando completa harmonia entre esta epístola e os escritos de Paulo, pronunciou-se indiscretamente a seu respeito. Historicamente é reconhecida como parte integrante do cânon sagrado.



Fonte: Dicionário da Bíblia John Davis
















1.1 Epístola de Tiago



WordProject



English - [KJV]

1 2 3 4 5




Español - [RV 1909]

1 2 3 4 5




Português - [JFA]

1 2 3 4 5





      ESBOÇO




O PROPÓSITO DE DEUS SOBRE O PROGRESSO DO CRENTE
 NA RELIGIÃO PURA, 1.1-27











A Tentação que Edifica: o Teste Auxiliador e Malefício, 1.1-12

Saudação Apostólica, 1.1
O Teste que deve ser Recebido com Alegria, 1.2
Deus usa-o, visando a Santidade de Caráter, 1.3
Exige Obediência ao Espírito, 1.4
As Constância Subentende uma Sabedoria Dada pelo Espírito de Deus:  a
 Verdadeira e a Falsa Sabedoria, 1.5
A Falta dessa Fé Revela Duplicidade de Vida: o Eu Carnal e o Eu Espiritual, 1.8
Os de Humilde Condição devem Congratular-se com esse Teste: a Confiança
 Verdadeira e a Falsa, 1.9-11
A Importância-Chave da Atitude Pessoal no Teste, 1.12

A Tentação que Destrói: Teste Útil e Maléfico, 1.13-16

Deus não Impele ao mal, 1.13
Desejo Egoísta – Força Sedutora da Tentação, 1.14-16

Deus – o Principal Bem do Crente: Confiança Verdadeira e Falsa, 1.17,18

O Originador de Toda Bênção, 1.17
Sua Obra Redentora – Evidência de Seu Amor, 1.18

Exortação Consequente sobre a Santidade Pessoal, 1.19-27

Exigida a Probidade de Coração: a Sabedoria Verdadeira e a Falsa, 1.19-21
A Probidade de Coração Resulta da Justiça Prática: Fé Verdadeira e Falsa, 
1.22-27



TESTES DA RELIGIÃO PURA, 2.1 – 5.20









Teste da Parcialidade Egoística: A Verdadeira e a Falsa Confiança; o Eu Carnal e o
 Eu Espiritual, 2.1-13

Teste da Fé Operante pelo Amor: a Fé Verdadeira e a Falsa, 2.14-26

Teste do Amor como Modo de Vida: a Sabedoria Verdadeira e a Falsa, 3.1-18

Teste da Facção Egoísta: o Eu Carnal e o Eu Espiritual, 4.1-12

Teste da Vida Dirigida pelo Eu: a Confiança Verdadeira e a Falsa, 4.13-17

Teste da Caridade na Aquisição e na Mordomia das Riquezas:
 a Confiança  Verdadeira e a Falsa, 5.1-16

Teste da Paciência sob a Opressão: o Teste Útil e o Maléfico, 5.7-11

Teste da Restrição aos Compromissos: a Confiança Verdadeira e a Falsa, 5.12


Teste da Oração que Prevalece: a Confiança Verdadeira e a Falsa, 5.13-20



ANÁLISE




Escrevendo de modo extremamente parecido, em estilo, com a literatura de sabedoria do Antigo Testamento, ainda que com evidentes premissas cristãs, Tiago apresenta por tema a “religião pura” (1:27), a religião do divino amor experimentado ao coração. Ele mostra que a religião pura é testada pelas provas e tentações nos féis, que assim testam o que é carnal e egoísta. Esses testes positivos e negativos da religião pura revelam contrastantes qualidades espirituais e carnais. Por exemplo, há repetições sobre a tentação útil e a tentação maléfica (teste), sobre a sabedoria verdadeira e a sabedoria falsa, sobre a fé verdadeira e a fé falsa, sobre o eu carnal e o eu espiritual, e sobre a confiança verdadeira e a confiança falsa. Esses contrastes são sugeridos parenteticamente, onde ocorrem.

A epístola é claramente cristã pelo fato que reconhece as reivindicações de Cristo (1:1; 2:1-7), que faz referência à Segunda Vinda (1:12; 5:7,8), que fala sobre a regeneração pessoal mediante a fé (1:18,21), fazendo relembrar o ensino da chamada “literatura de sabedoria” do Antigo Testamento, conforme o encontramos nos livros de Jó. Provérbios e Eclesiastes e em alguns dos Salmos. Isso põe o bem e o mal em confronto, e se refere basicamente ao tema da “religião pura” e da religião falsa.

O autor tinha  em mete os crentes fiéis que são um exemplo da “religião pura”, que passam sob teste e provação. A esses ele encoraja. Mas Tiago também tem em vista os indivíduos mais carnais e egoístas, cuja conduta mostra que têm falhado perante o teste da “religião pura”. A esses ele repreende. Porém, por toda a epístola, a verdadeira religião do coração, quer conforme é testada nas vidas dos fiéis, quer conforme um desmascaramento e juízo contra as vidas dos indivíduos carnais, é o tema deste livro.


Tiago faz repetido uso do paradoxo ao asseverar a superioridade dos valores espirituais, tão comumente despercebidos. Assim é que Tiago fala sobre duas espécies de fé, duas espécies de sabedoria, duas espécies de tentação, duas espécies de confiança, duas espécies de “eu”. Isso será notado conforme ocorrer o desenvolvimento do tema. Tiago se mostra prático e livre de embaraços teológicos, em sua ênfase. Seu primeiro capítulo, que fala sobre o programa de Deus de santificação real na vida do crente, introduz e apresenta em miniatura os tópicos que são tratados de modo mais completo nos capítulos restantes.



AUTOR


Na epístola, encontramos a declaração que se trata de um escrito de Tiago. Três indivíduos com esse nome são mencionados no Novo Testamento. Entretanto, Tiago, filho de José e Maria, e portanto, irmão do Senhor Jesus, tem sido creditado pela Igreja Cristã como autor dessa epístola. Tiago, em seu ensino, exibe notável semelhança com nosso Senhor. Uma comparação entre essa epístola e o Sermão do Monte revela pelo menos doze claros paralelismos. Escolhido como moderador da igreja de Jerusalém, após o Pentecoste, Tiago deu à sua epístola um ar de autoridade sem presunção. Sem apresentar qualquer apologia, seus 108 versículos contêm cinquenta e quatro mandamentos.




 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte dos Títulos:  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







JAMES

Notes on James




Notes on
James
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable

Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE

I. Introduction 1:1

II. Trials and true religion 1:2-27

A. The value of trials 1:2-11

1. The proper attitude toward trials 1:2
2. The end product of trials 1:3-4
3. Help in adopting this attitude 1:5-8
4. The larger view of circumstances 1:9-11

B. The options in trials 1:12-18

1. The ultimate end of trials 1:12
2. The source of temptation 1:13-14
3. The progress of temptation 1:15
4. The goodness of God 1:16-18

C. The proper response to trials 1:19-27

1. The improper response 1:19-20
2. The essential response 1:21
3. The complete response 1:22-25
4. The external behavior 1:26-27

III. Partiality and vital faith ch. 2

A. The problem of favoritism 2:1-13

1. The negative command 2:1
2. The present improper practice 2:2-4
3. The inconsistency of favoritism 2:5-7
4. The Christian's duty 2:8-9
5. The importance of partiality 2:10-11
6. The implication of our own judgment 2:12-13

B. The importance of vital faith 2:14-26

1. James' assertion 2:14
2. James' illustration 2:15-16
3. James' restatement of his point 2:17
4. An objection 2:18
5. James' rebuttal 2:19-23
6. James' final argument 2:24-26

IV. Speech and divine wisdom ch. 3

A. Controlling the tongue 3:1-12

1. The negative warning 3:1
2. The reason for the warning 3:2
3. Examples of the danger 3:3-8
4. The uncontrollable nature of the tongue 3:7-8
5. The inconsistency of the tongue 3:9-12

B. Controlling the mind 3:13-18

1. The importance of humility 3:13
2. The importance of graciousness 3:14-16
3. The importance of loving peace 3:17-18

V. Conflicts and humble submission ch. 4

A. Interpersonal and inner personal tensions 4:1-10

1. The source of conflict 4:1
2. The explanation of the conflict 4:2-3
3. The nature of the choice 4:4-5
4. The resources to choose right 4:6-10

B. Self-exaltation 4:11-12

C. Self-reliance 4:13-17

1. The self-centered person 4:13-16
2. The concluding exhortation 4:17

VI. Money and patient endurance 5:1-18

A. Warnings for the rich 5:1-6

1. The introduction of the problem 5:1
2. The corrosive effect of wealth 5:2-3
3. The misuse of wealth 5:4-6

B. The proper attitude 5:7-12

1. The exhortation to be patient 5:7-9
2. Examples of endurance 5:10-11
3. The evidence of patience 5:12

C. The proper action 5:13-18

1. The way of release 5:13
2. The prescription for help 5:14-16
3. The power of prayer 5:17-18


VII. The way back to living by faith 5:19-20















Dicionários Bíblicos



search photo: search search.gif












ISBE Main Index:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


The ISBE is part of  SwordSearcher Bible Software.


















 










Photobucket.png


Visual Bible Alive

Nenhum comentário:

Postar um comentário