BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO
Estudos Bíblicos
&
Leitura Bíblica
referente ao dia 21 de dezembro
Tiago
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS
Ephesians 6:17 And take the helmet of salvation,
and the sword of the Spirit, which is the word of God:
Efesios 6:17 Y tomad el yelmo de salud, y la espada del Espíritu;
que es la palabra de Dios;
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação,
e espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português
(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese
WordProject
Audio Bibles
|
DECEMBER
New Testament
DAY
|
BOOK
|
CHAPTER
|
1º
|
1 Corinthians
| |
2
|
1 Corinthians
| |
3
|
2 Corinthians
| |
4
|
2 Corinthians
| |
5
|
2 Corinthians
| |
6
|
Galatians
| |
7
|
Ephesians
| |
8
|
Ephesians
| |
9
|
Philippians
| |
10
|
Colossians
| |
11
|
1 Thessalonians
| |
12
|
2 Thessalonians
| |
13
|
1 Timothy
| |
14
|
1 Timothy
| |
15
|
2 Timothy
| |
16
|
Titus/Philemon
| |
17
|
Hebrews
| |
18
|
Hebrews
| |
19
|
Hebrews
| |
20
|
Hebrews
| |
21
|
James
| |
22
|
1 Peter
| |
23
|
2 Peter
| |
24
|
1 John
| |
25
|
2 John, 3 John, Jude
| |
26
|
Revelation
| |
27
|
Revelation
| |
28
|
Revelation
| |
29
|
Revelation
| |
30
|
Revelation
| |
31
|
Revelation
|
DICIEMBRE
Nuevo Testamento
DIA
|
LIBRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
1 Corintios
| |
2
|
1 Corintios
| |
3
|
2 Corintios
| |
4
|
2 Corintios
| |
5
|
2 Corintios
| |
6
|
Gálatas
| |
7
|
Efesios
| |
8
|
Efesios
| |
9
|
Filipenses
| |
10
|
Colosenses
| |
11
|
1 Tesalonicenses
| |
12
|
2 Tesalonicenses
| |
13
|
1 Timoteo
| |
14
|
1 Timoteo
| |
15
|
2 Timoteo
| |
16
|
Tito/Filemón
| |
17
|
Hebreos
| |
18
|
Hebreos
| |
19
|
Hebreos
| |
20
|
Hebreos
| |
21
|
Santiago
| |
22
|
1 Pedro
| |
23
|
2 Pedro
| |
24
|
1 Juan
| |
25
|
2 Juan, 3 Juan, Judas
| |
26
|
Apocalipsis
| |
27
|
Apocalipsis
| |
28
|
Apocalipsis
| |
29
|
Apocalipsis
| |
30
|
Apocalipsis
| |
31
|
Apocalipsis
|
DEZEMBRO
Novo Testamento
DIA
|
LIVRO
|
CAPÍTULO
|
1º
|
1 Coríntios
| |
2
|
1 Coríntios
| |
3
|
2 Coríntios
| |
4
|
2 Coríntios
| |
5
|
2 Coríntios
| |
6
|
Gálatas
| |
7
|
Efésios
| |
8
|
Efésios
| |
9
|
Filipenses
| |
10
|
Colossenses
| |
11
|
1 Tessalonicenses
| |
12
|
2 Tessalonicenses
| |
13
|
1 Timóteo
| |
14
|
1 Timóteo
| |
15
|
2 Timóteo
| |
16
|
Tito/Filemon
| |
17
|
Hebreus
| |
18
|
Hebreus
| |
19
|
Hebreus
| |
20
|
Hebreus
| |
21
|
Tiago
| |
22
|
1 Pedro
| |
23
|
2 Pedro
| |
24
|
1 João
| |
25
|
2 John, 3 John, Judas
| |
26
|
Apocalipse
| |
27
|
Apocalipse
| |
28
|
Apocalipse
| |
29
|
Apocalipse
| |
30
|
Apocalipse
| |
31
|
Apocalipse
|
(Introdução)
Tiago (1)
Meio-irmão de Jesus e autor do livro de Tiago. Este Tiago não cria na
mensagem do seu irmão até que ele morresse e ressuscitasse. Ele fez um
importante discurso em Jerusalém bem no início da igreja; esse discurso está
registrado em Atos 15.13-21.
→Fonte: Dicionário
Bíblico Ilustrado para a Família
Tiago (2) forma da palavra Jacó
Tiago, irmão do Senhor, Mt 13.55; Mc
6.3; Gl 1.19, figura saliente na igreja de Jerusalém, nos tempos apostólicos,
At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.9,12. Este Tiago é mencionado nominalmente
duas vezes nos evangelhos, Mt 13.55; Mc 6.3, mas os traços gerais de sua vida,
só os poderemos encontrar nas relações com as notícias sobre “os irmãos do
senhor” que constituem classe distinta, tanto em vida do Senhor, quando ainda
não criam nele, Jo 7.5, como depois da sua ressurreição, quando se encontram no
meio dos discípulos em Jerusalém, At. 1.14. As exatas relações destes “irmãos”
com o Senhor jesus, têm dado lugar a muita discussão. Alguns identificam-nos
com os filhos de Alfeu, seus primos irmãos. Pensam outros que estes irmãos do
Senhor vêm a ser filhos de José, por um primeiro casamento. Como eles aparecem
sempre em companhia de Maria, morando com ela e acompanhando-a em viagens e
mantendo relações tão íntimas, não é para se duvidar que eles sejam realmente
seus filhos e verdadeiros irmãos de Jesus, Mt 12.46,47; Lc 8.19; Jo 2.12. Como
o nome de Tiago é o primeiro que aparece na enumeração dos irmãos de Jesus, é
de supor que fosse ele o mais velho, Mt 13.55; Mc 6.3. É provável que ele tenha
participado da descrença de seus irmãos, Jo 7.5, e sem dúvida também dos cuidados
pela segurança de sua vida, Mc 3.31. Quando e de que modo se operou a sua mudança
em servo de Cristo, não sabemos, At. 1.14; Tg 1.1. Quem sabe se ele se
converteu em virtude de uma revelação especial como foi a do apóstolo Paulo!, 1
Co 15.7. Desde o início da igreja de Jerusalém que o nome de Tiago aparece à
sua frente, At 12.17; 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.9,12.
Quando, pelo ano 40, Paulo visitou
Jerusalém, depois de convertido, declara haver estado com Tiago, sinal evidente
de que ele estava à testa da igreja, Gl 1.19. Há uma referência em At 12.17 e
outra em 21.18, pelas quais se vê que este discípulo continuava em destaque nos
anos 44 e 58 respectivamente. A leitura do v. 6 do cap. 15 dá-nos a entender em
que consistia a sua preeminência. Não sendo apóstolo, é lícito pensar que ele
era o presidente da corporação presbiterial da igreja de Jerusalém e pastor
dela. O seu nome aparece nesta qualidade, como se depreende das seguintes passagens:
Gl 2.12; At 12.17; 15.13; 21.18. Os visitantes que iam a Jerusalém dirigiam-se
em primeiro lugar a ele, 12.17; 21.18; Gl 1.19; 2.9. A suja posição na igreja
serviu muito para facilitar a passagem dos judeus para o Cristianismo. Os
fundamentos de sua fé aliavam-se perfeitamente com as idéias de Paulo como se
evidencia pela leitura de Gl 2.9; At 15.13; 21.20. Em ambas as passagens
citadas, ele fala também em favor da consciência cristã dos judeus convertidos.
Como Paulo, fazia-se tudo para todos, era judeu com os judeus para ganhar os
judeus. O emprego de seu nome pelos judaizantes, Gl 2.12; Lit. Clementina, e a
admiração que havia por ele entre os judeus, a ponto de o apelidarem de “justo”,
tem explicação neste traço de seu caráter, Euzébio, H. E. 2.23. A última vez
que o Novo Testamento se refere a ele, é em At 21.18, onde se diz que o
apóstolo Paulo havia ido à sua casa em Jerusalém, A. D. 58. A história profana,
contudo, informa que ele sofreu o martírio por ocasião do motim dos judeus no
interregno entre a morte de Festo e a nomeação de sue sucessor, A.D. 62, Antig
20.9,1; Euzébio, H.E. 2.23.
→Fonte: Dicionário da
Bíblia John Davis
Epístola de Tiago (1)
Vigésimo
livro do Novo Testamento e segundo das epístolas
gerais; carta de Tiago, meio-irmão de Jesus, aos cristãos judeus ao redor
do mundo. O livro de Tiago mostra o que é ser um cristão. Foi escrita por volta
do ano 49 A.D.
→Fonte: Dicionário
Bíblico Ilustrado para a Família
Epístola de Tiago (2)
Esta epístola, que se atribui a Tiago,
apóstolo, descreve o seu autor como simples servo de Deus e de nosso Senhor Jesus
Cristo, no cap. 1.1. É natural atribuí-la a Tiago, irmão do Senhor, como parece
indicar a sua linguagem. Esta epístola tem o perfume das primitivas era do
Cristianismo. A igreja ainda tem a denominação de sinagoga, congresso ou
reunião, 2.2. Os crentes em Cristo são designados pelo nome das doze tribos
dispersas, 1.1, sem distinções entre judeus e gentios. Os pecados a que ela se
refere e os erros que ela corrige, são plantas do solo judaico. Não se vê nela
nenhum traço das controvérsias que já na sexta década do primeiro século da era
cristã, convulsionavam a igreja de Cristo. Pode-se atribuir-lhe a data de 45
A.D. e considerá-la como sendo o mais antigo documento dos escritos do N.
Testamento. Foi dirigida às doze tribos dispersas, ou da dispersão, 1.1, isto
é, não dos judeus dispersos, e nem mesmo dirigida a toda a Igreja Cristã, no
sentido de Israel espiritual, mas provavelmente aos cristãos, 2.1, 5,7; 5.7,
que se achavam entre os judeus dispersos, nome que, tecnicamente, se dava aos
judeus que habitavam fora da Terra Santa, Jo 7.35; cf 2 Mac 1.27. O objetivo
desta carta era corrigir os erros e condenar os pecados a que estavam sujeitos
os primitivos judeus convertidos ao Cristianismo, e animar os crentes a sofrer
as provações a que estavam expostos.
Depois da saudação, 1.1, Tiago, em
primeiro lugar, consola os leitores e exorta-os a permanecerem firmes,
assinalando ao mesmo tempo as causas que originam a apostasia, 1.2-21. Procede
em seguida admoestá-los contra as falsas demonstrações de religião, explicando
em que consiste a verdadeira fé, 1.22-27, quais são soe fitos que ele produz,
sobre o pecado da distinção de pessoas, 2.1-13 e de que modo se evidencia uma
fé verdadeira, 2.14-26. Exortações contra a presunção espiritual, e contra a
profanação do exercício ministerial e a falsa sabedoria, 3.1-18; reprova as
contendas, 2.1-12; os juízo temerários, 4.13 até 5.6. A epístola termina com
exortações à paciência nos sofrimentos, 5.7-12, e à oração como recurso dos
crentes em todas as circunstâncias, 13-18, juntando uma declaração sobre os
gozos e bons resultados do trabalho cristão, 19,20.
A feição literária da epístola é muito elevada.
Foi escrita em grego correto que só poderá ser comparado à pureza de Lucas,
elevando-se acima dos demais escritores do N. Testamento. O seu estilo
assemelha-se muito aos dois profetas hebreus. Contém mais imagens tiradas da
natureza do que todas as epístolas de Paulo, relembrando deste modo a maneira
dos ensinos de nosso Senhor, com os quais apresenta numerosos paralelos. O tom
e os assuntos de que trata são muito próprios aos tempos e às pessoas a quem se
dirige. A secção que trata da fé e das obras, 2.14-26. Tem sido mal
interpretada por muitos, julgando ser uma polêmica contra a doutrina de Paulo
sobre a justificação pela fé, ou, pelo menos, um corretivo às falsas idéias
sobre aquela doutrina. É realmente a reprovação de uma falsa noção judaica que
afirmava ser necessário para a salvação, um entendimento completo das coisas
divinas. Tiago, do mesmo modo que Paulo, afirma que o instrumento da salvação é
a fé, 2.22,23; e Paulo, com a mesma firmeza de Tiago, insiste em que a única fé
salvadora é a fé que se manifesta por obras, Gl 5.6.
Está evidentemente provado que esta
epístola era lida na igreja primitiva em tempos muito remotos. Não obstante isso,
Orígenes, escrevendo no princípio do terceiro século, é o primeiro escritor que
a cita nominalmente. Houve um período durante o qual os escritores latinos pouco
a citavam. Lutero, não encontrando completa harmonia entre esta epístola e os
escritos de Paulo, pronunciou-se indiscretamente a seu respeito. Historicamente
é reconhecida como parte integrante do cânon sagrado.
→Fonte: Dicionário da
Bíblia John Davis
1.1 Epístola de Tiago
WordProject
ESBOÇO
O PROPÓSITO DE DEUS SOBRE O PROGRESSO
DO CRENTE
NA RELIGIÃO PURA, 1.1-27
A Tentação que Edifica: o Teste
Auxiliador e Malefício, 1.1-12
Saudação Apostólica, 1.1
O Teste que deve ser Recebido com
Alegria, 1.2
Deus usa-o, visando a Santidade de
Caráter, 1.3
Exige Obediência ao Espírito, 1.4
As Constância Subentende uma Sabedoria
Dada pelo Espírito de Deus: a
Verdadeira
e a Falsa Sabedoria, 1.5
A Falta dessa Fé Revela Duplicidade de
Vida: o Eu Carnal e o Eu Espiritual, 1.8
Os de Humilde Condição devem
Congratular-se com esse Teste: a Confiança
Verdadeira e a Falsa, 1.9-11
A Importância-Chave da Atitude Pessoal
no Teste, 1.12
A Tentação que Destrói: Teste Útil e
Maléfico, 1.13-16
Deus não Impele ao mal, 1.13
Desejo Egoísta – Força Sedutora da
Tentação, 1.14-16
Deus – o Principal Bem do Crente:
Confiança Verdadeira e Falsa, 1.17,18
O Originador de Toda Bênção, 1.17
Sua Obra Redentora – Evidência de Seu Amor,
1.18
Exortação Consequente sobre a Santidade
Pessoal, 1.19-27
Exigida a Probidade de Coração: a
Sabedoria Verdadeira e a Falsa, 1.19-21
A Probidade de Coração Resulta da
Justiça Prática: Fé Verdadeira e Falsa,
1.22-27
TESTES DA RELIGIÃO PURA, 2.1 – 5.20
Teste da Parcialidade Egoística: A
Verdadeira e a Falsa Confiança; o Eu Carnal e o
Eu Espiritual, 2.1-13
Teste da Fé Operante pelo Amor: a Fé
Verdadeira e a Falsa, 2.14-26
Teste do Amor como Modo de Vida: a
Sabedoria Verdadeira e a Falsa, 3.1-18
Teste da Facção Egoísta: o Eu Carnal e
o Eu Espiritual, 4.1-12
Teste da Vida Dirigida pelo Eu: a
Confiança Verdadeira e a Falsa, 4.13-17
Teste da Caridade na Aquisição e na
Mordomia das Riquezas:
a Confiança Verdadeira e a Falsa, 5.1-16
Teste da Paciência sob a Opressão: o
Teste Útil e o Maléfico, 5.7-11
Teste da Restrição aos Compromissos: a
Confiança Verdadeira e a Falsa, 5.12
Teste da Oração que Prevalece: a
Confiança Verdadeira e a Falsa, 5.13-20