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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

10 - OCTOBER - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese) - (Part 2H of4)

  


BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica 
referente aos dias 12 e 13 de outubro
MATEUS, 26:1 - 28:20

EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS




United Kingdom 





2 Timothy 3
16 All scripture is given by inspiration of God, 
and is profitable for doctrine, for reproof, for correction, 
for instruction in righteousness:
17 That the man of God may be perfect, 
throughly furnished unto all good works.






Spain







2 Timoteo 3
16 Toda Escritura es inspirada divinamente y útil para enseñar, 
para redargüir, para corregir, para instituir en justicia,
17 Para que el hombre de Dios sea perfecto, 
enteramente instruído para toda buena obra.









Portugal







2 Timóteo 3
16 Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, 
e perfeitamente instruído para toda a boa obra.











CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
OCTOBER

Old Testament & New Testament 




DAY

BOOK

CHAPTER

Zechariah
11 12 13 14
2
Malachi
1 2 3 4
3
Matthew
1  2 3 4
4
Matthew
5 6
5
Matthew
7 8 9
6
Matthew
10 11 12
7
Matthew
13 14
8
Matthew
15 16 17
9
Matthew
18 19 20
10
Matthew
21 22
11
Matthew
23 24
12
Matthew
25 26
13
Matthew
27 28
14
Mark
1 2 3
15
Mark
4 5
16
Mark
6 7
17
Mark
8 9
18
Mark
10 11
19
Mark
12 13
20
Mark
14 15 16
21
Luke
1
22
Luke
2 3
23
Luke
4 5
24
Luke
6 7
25
Luke
8
26
Luke
9
27
Luke
10 11
28
Luke
12 13
29
Luke
14 15 16
30
Luke
17 18
31
Luke
19 20


       


  

Spain


OCTUBRE

El Antiguo y Nuevo Testamento

      

DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Zacarías
11 12 13 14
2
Malaquías
1 2 3 4
3
Mateo
1 2 3 4
4
Mateo
5 6
5
Mateo
7 8 9
6
Mateo
10 11 12
7
Mateo
13 14
8
Mateo
15 16 17
9
Mateo
18 19 20
10
Mateo
21 22
11
Mateo
23 24
12
Mateo
25 26
13
Mateo
27 28
14
Marcos
1 2 3
15
Marcos
4 5
16
Marcos
6 7
17
Marcos
8 9
18
Marcos
10 11
19
Marcos
12 13
20
Marcos
14 15 16
21
Lucas
1
22
Lucas
2 3
23
Lucas
4 5
24
Lucas
6 7
25
Lucas
8
26
Lucas
9
27
Lucas
10 11
28
Lucas
12 13
29
Lucas
14 15 16
30
Lucas
17 18
31
Lucas
19 20

  




Portugal


OUTUBRO

Velho Testamento - até dia 2 de outubro
Novo Testamento - a partir de 3 de outubro
   


DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Zacarias
11 12 13 14
2
Malaquias
1 2 3 4
3
Mateus
1 2 3 4
4
Mateus
5 6
5
Mateus
7 8 9
6
Mateus
10 11 12
7
Mateus
13 14
8
Mateus
15 16 17
9
Mateus
18 19 20
10
Mateus
21 22
11
Mateus
23 24
12
Mateus
25 26
13
Mateus
27 28
14
Marcos
1 2 3
15
Marcos
4 5
16
Marcos
6 7
17
Marcos
8 9
18
Marcos
10 11
19
Marcos
12 13
20
Marcos
14 15 16
21
Lucas
1
22
Lucas
2 3
23
Lucas
4 5
24
Lucas
6 7
25
Lucas
8
26
Lucas
9
27
Lucas
10 11
28
Lucas
12 13
29
Lucas
14 15 16
30
Lucas
17 18
31
Lucas
19 20
   













introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)



I. Estudos Bíblicos




(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America






1.3 Mapa Bíblico

1.3.1 Palestina no Tempo do Novo Testamento





II. Mateus
  




2.1 Sobre MATEUS



MATEUS, O N.T. grego diz Maththaios ou Matthahios, derivado do hebreu Mattithyahdom de Jeová.

Nome de um publicano, ou cobrador de impostos ao serviço do governo romano ou do rei Herodes, estabelecido em Cafarnaum. Estando assentado no telônio, Jesus o chamou para segui-lo como discípulo. Este, levantando-se, o foi seguindo, Mt 9.9; Mc 2.14; Lc 5.27. Mais tarde foi contado entre os doze apóstolos, Mt 10.2; Mc 3.18; Lc 6.15. Nestes dois últimos evangelhos é denominado Levi, filho de Alfeu. Era comum entre os judeus usarem dois nomes, por isso, é provável que ele se chamasse a princípio pelos dois nomes, ou que o nome de Mateus lhe fosse dado depois da sua conversão, como aconteceu com Simão que se ficou chamando Pedro.
Nas listas dos apóstolos figura sempre com o nome de Mateus, pelo qual também é conhecido o primeiro evangelho. O fato de Jesus receber em sua companhia um publicano, evidentemente animou a outros das classes desprezíveis a segui-lo e com isso aumentou o ódio dos fariseus contra Jesus. Vê-se isto por ocasião do banquete que Mateus deu a Jesus, logo após a sua conversão, quando muitos publicanos e pecadores ali compareceram, provocando a crítica dos fariseus, aos quais Jesus deu famosa resposta: “Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”, Mt 9.10-13; Mc 2.15-17; Lc 5.29-32. Mateus não diz que o banquete foi em sua casa. Mt 9.10, porém, Mac 2.15, e Lc 5.29, o dizem. Este último ainda acrescenta: “e lhe deu um grande banquete.” Alguns identificam Alfeu, pai de Mateus, com o pai de Tiago Menor. Porém, os nomes de Mateus e de Tiago não aparecem juntos nas listas apostólicas, como os outros pares de irmãos. Esta identificação deve ser rejeitada. Mateus, finalmente, aparece entre os apóstolos depois da ressurreição de Cristo, At 1.13. Nada mais o Novo Testamento diz a seu respeito. Afirma a tradição que ele pregou o evangelho aos judeus, o que parece provável, em vista da feição peculiar de seu evangelho. (...)


Fonte:  Dicionário da Bíblia de John D. Davis























MATEUS

26:1 - 28:20


A Paixão e a Ressurreição do Rei




English - [KJV]

 26  27  28




Español - [RV 1909]

26  27  28





Português - [JFA]


 26 27 28






 

Matthew Commentaries & Sermons

https://www.preceptaustin.org/matthew_commentaries

 



      ESBOÇO


A PAIXÃO DO REI, 26.1-27.66

Mapa: “A Semana da Paixão em Jerusalém”: https://gregoryblvdcoc.org/Bible%20Maps/113.jpg

Trama para Trair a Jesus, 26.1-16

O plano para tirar a vida de Jesus, 26.1-5; Mc 14.1,2; Lc 22.1,2; Jo 11.45-53
Jesus ungido em Betânia, 26.6-13; Mc 14.3-9; Jo 12.1-8
O pacto da traição, 26.14-16; Mc 14.10,11; Lc 22.3-6




O Plano para tirar a Vida de Jesus
26:1-5










Matthew 26

1 And it came to pass, when Jesus had finished all these sayings, he said unto his disciples,
2 Ye know that after two days is the feast of the passover, and the Son of man is betrayed to be crucified.
3 Then assembled together the chief priests, and the scribes, and the elders of the people, unto the palace of the high priest, who was called Caiaphas,
4 And consulted that they might take Jesus by subtilty, and kill him.
5 But they said, Not on the feast day, lest there be an uproar among the people. 


Mateus 26
1 E ACONTECEU que, quando Jesus concluiu todos estes discursos, disse aos seus discípulos:
2 Bem sabeis que daqui a dois dias é a Páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado.
3 Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifaz,
4 E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem.
5 Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo. 






Jesus ungido em Betânia
26:6-13









Matthew 26

10 When Jesus understood it, he said unto them, Why trouble ye the woman? for she hath wrought a good work upon me.
11 For ye have the poor always with you; but me ye have not always.
12 For in that she hath poured this ointment on my body, she did it for my burial.
13 Verily I say unto you, Wheresoever this gospel shall be preached in the whole world, there shall also this, that this woman hath done, be told for a memorial of her. 


Mateus 26
10 Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Porque afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo.
11 Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.
12 Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu enterramento.
13 Em verdade vos digo que, onde quer que este Evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua. 









O Pacto da Traição
26:14-16


30 silver coins photo 28054q00.jpg







Matthew 26

14 Then one of the twelve, called Judas Iscariot, went unto the chief priests,
15 And said unto them, What will ye give me, and I will deliver him unto you? And they covenanted with him for thirty pieces of silver.


Mateus 26
14 Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
15 E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, 












 

26:8 Aqui os discípulos são incentivados por Judas (Jo 12:4), os quais se indignam por causa do custo material da homenagem prestada por Maria. No caso da pecadora, foram os fariseus que ficaram indignados porque Jesus deixou que a mulher se aproximasse dEle (Lc 7:39)

26:15 Trinta moedas. O valor legal do resgate de uma vida humana, o preço de um escravo. Se a moeda era o estáter (17:27), seria um total equivalente a 120 dias de mão-de-obra.

 Fonte:  Bíblia Vida Nova




A Última Ceia, 26.17-30

Os discípulos preparam a páscoa, 26.17-19; Mc 14.12-16; Lc 22.7-13
O traidor é indicado, 26.20-25; Mc 14.17-21; Lc 22.21-23; Jo 13.21-30
A ceia do Senhor, 26.26-30; Mc 14.22-26; Lc 22.14-20; 1 Co 11.23-26




Os Discípulos Preparam a Páscoa
26:17-19


Pães asmos

Cordeiro pascal









Matthew 26

17 Now the first day of the feast of unleavened bread the disciples came to Jesus, saying unto him, Where wilt thou that we prepare for thee to eat the passover?
18 And he said, Go into the city to such a man, and say unto him, The Master saith, My time is at hand; I will keep the passover at thy house with my disciples.
19 And the disciples did as Jesus had appointed them; and they made ready the passover. 


Mateus 26
17 E, no primeiro dia da festa dos pães asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?
18 E ele disse: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. 








A Última Páscoa, a Ceia do Senhor 

O Traidor é Indicado
26:20-30












Matthew 26

24 The Son of man goeth as it is written of him: but woe unto that man by whom the Son of man is betrayed! it had been good for that man if he had not been born.
25 Then Judas, which betrayed him, answered and said, Master, is it I? He said unto him, Thou hast said. 


Mateus 26
24 Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
25 E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. 


















Matthew 26

26 And as they were eating, Jesus took bread, and blessed it, and brake it, and gave it to the disciples, and said, Take, eat; this is my body.
27 And he took the cup, and gave thanks, and gave it to them, saying, Drink ye all of it;
28 For this is my blood of the new testament, which is shed for many for the remission of sins.
29 But I say unto you, I will not drink henceforth of this fruit of the vine, until that day when I drink it new with you in my Father's kingdom. 


Mateus 26
26 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 E, tomando o cálix, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. 
29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. 














 


26:17 Pães asmos. Na época de Páscoa, celebravam-se sete dias de pães asmo (sem fermento), em memória da saída apressada do Egito, quando não se podia preparar pães para a viagem, e os israelitas levaram consigo a massa antes que levedasse (Êx 12:34). Durante esta época, removia-se qualquer sinal de levedura das casas, sinal de purificação da podridão do pecado (cf 16:6). A duração da festa era do dia 14 de Nisã até ao dia 21 (Êx 12:18), datas que, em nosso calendário, coincidem às vezes com março, às vezes com abril, segundo se observa até hoje com a data da Páscoa.

26:19 Prepararam. Imolaram o cordeiro conforme a prescrição da lei (Êx 12:1-11)

26:20 A tarde. O fim da quarta-feira e o começo da quinta. Jesus ia celebrar a Páscoa com Seus discípulos com um dia de antecedência, pois no dia oficial do feriado religioso nacional da Páscoa, Ele mesmo estaria sendo retirado, morto, da Cruz, o Cordeiro de Deus imolado.

26:21-25 Jesus não era vítima involuntária, tomado de surpresa pelas circunstâncias. Era um sacrifício deliberadamente oferecido. Decerto que a resposta dada a Judas foi feita tão silenciosamente, que os outros discípulos não ouviram, para não impedirem a traição.

26:26 Jesus ofereceu pão sem fermento e vinho comum, para serem símbolos e representações, apenas, aquilo que Ele é para Seus seguidores e daquilo que fez em prol dos homens. A ceia deve continuar a ser celebrada como memorial (Lc 22:19), até à segunda vinda de Cristo (1 Co 11:26). Todos os discípulos são convidados a participar tanto do pão como do vinho.


26:28 Aliança. A primeira aliança foi estabelecida pelo sangue aspergido de animais sacrificados (cf Hb 9:19ss). A nova aliança tornou-se válida através do sangue vertido do Filho de Deus (Hb 8:7-13).



 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Acontecimentos no Getsêmani, 26.31-56

Pedro é avisado, 26.31-35; Mc 4.27-31; Lc 22.31-34; Jo 13.36-38
Jesus no Getsêmani, 26.36-46; Mc 14.32-42; Lc 22.40-46
Jesus é preso, 26.47-56; Mc 14.43-50; Lc 22.47-52; Jo 18.2-11




Pedro é avisado
26:31-35






Zechariah 13:7 Awake, O sword, against my shepherd, and against the man that is my fellow, saith the LORD of hosts: smite the shepherd, and the sheep shall be scattered: and I will turn mine hand upon the little ones. 

Matthew 26

31 Then saith Jesus unto them, All ye shall be offended because of me this night: for it is written, I will smite the shepherd, and the sheep of the flock shall be scattered abroad.
32 But after I am risen again, I will go before you into Galilee. 



Zacarias 13:7 Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos. 

Mateus 26
31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. 
32 Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. 
















Matthew 26

33 Peter answered and said unto him, Though all men shall be offended because of thee, yet will I never be offended.
34 Jesus said unto him, Verily I say unto thee, That this night, before the cock crow, thou shalt deny me thrice. 


Mateus 26
33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 








Jesus no Getsêmani
26:36-46

Jardim do Getsêmani, em Israel









Matthew 26:39 And he went a little farther, and fell on his face, and prayed, saying, O my Father, if it be possible, let this cup pass from me: nevertheless not as I will, but as thou wilt. 

Mateus 26:39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálix; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.




















Matthew 26

40 And he cometh unto the disciples, and findeth them asleep, and saith unto Peter, What, could ye not watch with me one hour?
41 Watch and pray, that ye enter not into temptation: the spirit indeed is willing, but the flesh is weak. 


Mateus 26
40 E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. 










Jesus é preso
26:47-56











Matthew 26
47 And while he yet spake, lo, Judas, one of the twelve, came, and with him a great multitude with swords and staves, from the chief priests and elders of the people.
48 Now he that betrayed him gave them a sign, saying, Whomsoever I shall kiss, that same is he: hold him fast.
49 And forthwith he came to Jesus, and said, Hail, master; and kissed him. 


Mateus 26
47 E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.
48 E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.
49 E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo Rabi. E beijou-o. 














Engl 



 26 


vv. 51-53 


Esp 



 26 


vv. 51-53 


Port



 26 


vv. 51-53 

 

 









 


26:36 Getsêmani. O nome significa “lagar do azeite”, situado no monte das Oliveiras, bem interpretado pelo nome “Jardim das Oliveiras”.

26:39 Cálice. Não de bênção, mas de sofrimento, estendido a Jesus pelo plano estabelecido pelo próprio Deus. Isto é ser imolado em prol dos pecadores e para salvação deles.

26:47 Judas tinha recebido uma escolta da fortaleza romana de Antônia, originalmente construída por Herodes, ao norte do templo. Veio bem equipado com armas e com lanternas (mesmo na época da luz cheia), pois temia os poderes sobrenaturais de Jesus, que aliás só tinham sido empregados pra o benefício de outros e não de si mesmo.

26:50 N. Hom. Jesus amou a Judas Iscariotes, chamando-o de amigo. Amou também os Seus colegas algozes (Lc 23:34. Amou os pecadores (Lc 15:1-2). Amou o mundo (Jo 3:16). Este amor quer nos transforma a vida.



 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Os Julgamentos, 26.57-27:26

Jesus perante o Sinédrio, 26.57-68; Mc 14.53-65; Lc 22.66-71; Jo 18.19-24
Pedro nega a Jesus, 26.69-75. Mc 14.66-72; Lc 22.55-62; Jo 18.15-18,25-27
Jesus entregue a Pilatos, 27.1-2; Mc 15.1; Lc 23.1,2; Jo 18.38-32
O suicídio de Judas, 27.3-10
Jesus perante Pilatos, 27:11-26; Mc 15.1-15; Lc 23.3-5; Jo 18.33-40




Jesus perante o Sinédrio
26:57-68








Engl 



 26 


v. 57 


Esp 



 26 


v. 57


Port



 26 


v. 57

 




Pedro nega a Jesus
26:69-75










Matthew 26

74 Then began he to curse and to swear, saying, I know not the man. And immediately the cock crew.
75 And Peter remembered the word of Jesus, which said unto him, Before the cock crow, thou shalt deny me thrice. And he went out, and wept bitterly.


Mateus 26
74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.







Jesus entregue a Pilatos
27:1,2





Engl 



 27 


v. 2


Esp 



 27

 


v. 2


Port



27 


v. 2 

 





O suicídio de Judas
27:3-10






Engl 



27 


v. 5


Esp 



 27

 


v. 5


Port



 27 


v. 5 

 





Jesus perante Pilatos
27:11-26










Engl 



27 


vv. 22-26


Esp 



 27

 


vv. 22-26


Port



 27


vv. 22-26

 









 




26:57 Caifás. Jo 18:13 diz que, em primeiro lugar, Jesus foi conduzido a Anás, sogro de Caifás, devido ao fato de os judeus consideram-no sumo sacerdote, mesmo, depois de as autoridades civis terem nomeado Caifás, contrariamente à lei.

26:59-68 O julgamento do Sinédrio (O Supremo Concílio dos judeus, composto dos sumos sacerdotes dos saduceus, dos fariseus e dos escribas). No caso de Jesus, a reunião era ilícita por ter sido feita à noite (27: cf NDB, pg. 1536). Os 72 membros do Sinédrio precisavam de testemunhas, mas no fim só acharam duas que torceram as palavras de Jesus (v 61). Jesus nada respondeu às acusações absurdas (v 62), mas rompeu o silêncio pra confirmar ser o Messias, quando o sumo sacerdote O instigou a um juramento (v 63). Isto (dizer ser o Messias) era considerado blasfêmia para os judeus, e passível de morte (vv 65-66), pois Jesus estava igualando-se a Deus. Os judeus nem sequer levaram em conta a hipótese de que Jesus falara a pura verdade, sendo, portanto, totalmente inocente do crime pelo qual foi crucificado. Jesus, uma vez condenado, foi exposto ao escárnio dos membros do Sinédrio, uma situação totalmente ilícita.

26:75 N. Hom. Os erros preliminares de Pedro:

1) Demasiada auto-confiança (v 33);

2) Desobediência da ordem de Jesus para vigiar e orar (vv 40-44);

3) Esquecimento da palavra de Jesus (v 75, cf 34).

Conclusão: O tropeço na vida cristã é consequência de erros anteriores.

27:1 Em conselho. Não para julgar o caso, mas para “legalizar” uma decisão ilícita, tomada no decurso da noite.

27:2 Entregaram. Este veio a ser o dia da crucificação de Cristo, tido tradicionalmente como sexta-feira, mas que bem podia ter sido quinta-feira, seguindo-se a cronologia dada acima, e que daria os três dias da permanência de Jesus na sepultura, embora a expressão “três dias” pudesse muito bem ser calculada, desde sexta-feira à tarde até a manhã de domingo, o que seria o cômputo tradicional. Lc 23:54 – 24:1 apóia este último cálculo.

27:5 O triste fim do pecador que não quis o caminho do arrependimento.

27:15-26 Pilatos, vendo que Jesus era inocente, que os sacerdotes tinham entregue por inveja, e sendo advertido pela visão de sua esposa, queria libertá-lo. Pilatos sentiu, com certeza, que o povo prevaleceria contra os sacerdotes, e que pediria a libertação deste pregador de amor e médico dos aflitos. Por isso publicamente ofereceu a absolvição tradicional a Jesus. Mas o povo, atiçado pelos sacerdotes, sendo pela sedição que Barrabás continuaria a provocar contra os romanos, exigiu que aquela absolvição se estendesse a Barrabás e não a Jesus. Então Jesus, já antes da Sua morte, veio a ser Aquele cujo sofrimento liberta o pecador, neste caso um assassino e insurreicionista. O povo assumiu a responsabilidade da morte de Cristo, e Pilatos “lavou as mãos” para não ser acusado de acudir um inimigo de Roma, que é o que os sacerdotes hipocritamente ameaçavam fazer (Jo 19.12).

27:26 Açoitado. Esta tortura infligia-se com flagelos de couro pesado com pontas de chumbo ou de osso, e o único limite imposto ao algoz romano era o limite da sua própria crueldade. Os judeus, por sua vez, só usavam açoites, em um máximo de quarenta golpes, estipulado legalmente.


 Fonte:  Bíblia Vida Nova




Crucificação e Sepultamento, 27.27-66

Jesus entregue aos soldados, 27.27-31; Mc 15.16-20; Jo 19.1-3
Simão leva a cruz do Senhor, 27:32; Mc 15.21; Lc 23.26-31; Jo 19.16b-17
A crucificação, 27.33-44; Mc 15.22-32; Lc 23.32-43; Jo 19.18-24
A morte de Jesus, 27.45-56; Mc 15.33-41; Lc 23.44-49; Jo 19.28-30
O sepultamento de Jesus, 27.57-61; Mc 15.42-47; Lc 23.50-56; Jo 19.38-42
A guarda do sepulcro, 27.62-66



Jesus entregue aos Soldados
27:27-31





Simão leva a Cruz do Senhor
27:32








Engl 



27   


vv. 31,32


Esp 



 27

 


vv. 31,32


Port



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vv. 31,32

 





A Crucificação
27:33-44



















Matthew 27:37 And set up over his head his accusation written, THIS IS JESUS THE KING OF THE JEWS. 

Mateus 27:37 E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.






A Morte de Jesus
27:45-56








Matthew 27

50 Jesus, when he had cried again with a loud voice, yielded up the ghost.
51 And, behold, the veil of the temple was rent in twain from the top to the bottom; and the earth did quake, and the rocks rent; 

Mateus 27
50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras, 










O Sepultamento de Jesus 
27:57-61









Engl 



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vv. 57-61


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vv. 57-61


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vv. 57-61

 






A Guarda do Sepulcro
27:62-66






Engl 



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vv. 62-66


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Port



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vv. 62-66

 









 



27:27-31 Estes ultrajes que Jesus sofreu, com tanta tortura e zombaria não podiam ser impostos por uma corte de romanos, que tinham um disciplina forte. Sugere-se que eram sírios, que agora aproveitaria a ocasião para dar asas às suas inimizades tradicionais com israelitas. O manto, a coroa, e o caniço eram pobres substitutos do apanágio de um rei. Jesus sofreu as piores torturas imagináveis.

27:33 Gólgota. Tradução latina de nome aramaico da nossa palavra Calvário. Um monte fora dos muros de Jerusalém, que visto de longe se assemelha a uma caveira humana. Sua localização mantém-se incerta.




27:35-44 Jesus, cravado no madeiro, foi erguido entre o céu e a terra como sinal de vergonha e horror, com uma acusação escrita em três línguas. Posto entre dois salteadores, foi escarnecido por três grupos distintos: “pecadores ignorantes”, “pecadores religiosos” e “pecadores condenados”. Os mais culpados sempre eram religiosos que conheciam as Escrituras, mas não reconheciam Jesus em Sua morte cumprindo as profecias messiânicas (cf Sl 22). Jesus morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras (1 Co 15:3).

27:45 Jesus foi crucificado às 9 horas da manhã (a terceira hora dos judeus, contada desde o nascer do Sol). Às 12 horas houve trevas sobre a terra. Às 15 horas Jesus expirou. As frases que Jesus proferiu durante estas seis horas, registram-se num total de sete na seguinte ordem: 1) Lc 23:34; 2) Jo 19:26-27; 3) Lc 23:43; 4) Mt 27:46; 5) Jo 19:28; 6) Jo 19:30; 7) Lc 23:46.



27:52 O véu do santuário. A cortina que dividia o santuário do Santo dos Santos, para onde ninguém podia penetrar senão o sumo sacerdote, e este só no dia da expiação. O acontecimento seria uma tragédia para os judeus, mas simbólico para os crentes: em Cristo está abolida toda e qualquer separação entre o adorador e seu Deus (Jo 14:6).

27:57-66  O sepultamento de Jesus. Aos cuidados de José de Arimatéia e de Nicodemos, ambos membros do Sinédrio (Jo 19:38-39), que trataram das formalidades civis, das despesas, e do túmulo, que pertencia a José de Arimatéia e que ficava no monte Calvário (Jo 19:4). As autoridades civis e religiosas, para evitar qualquer história que pudesse surgir sobre um Mestre ressurreto, violaram o sábado para tomarem as providências necessárias para evitar que o túmulo fosse violado e corpo roubado.






 Fonte:  Bíblia Vida Nova



A RESSURREIÇÃO, 28.1-20

As Mulheres e o Anjo, 28.1-10
A ressurreição de Jesus. Seu aparecimento às mulheres, 28.1-10

O Falso Testemunho dos Guardas, 28.11-15
Os judeus subornam os guardas, 28.11-15

A Ascensão, 28:16-20
Jesus aparece aos discípulos na Galiléia, 28.16,17
A Grande Comissão, 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.44-49





A Ressurreição de Jesus 
28:1-10







Mateus 28:6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. 









O Falso Testemunho dos Guardas
28:11-15






Engl 



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vv. 11-15


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vv. 11-15


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vv. 11-15

 





Jesus  aparece aos seus discípulos na Galiléia
28:16,17






Engl 



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vv. 16,17


Esp 



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vv. 16,17


Port



 28 


vv. 16,17





A Grande Comissão
28:18-20













Matthew 28

18 And Jesus came and spake unto them, saying, All power is given unto me in heaven and in earth.
19 Go ye therefore, and teach all nations, baptizing them in the name of the Father, and of the Son, and of the Holy Ghost:
20 Teaching them to observe all things whatsoever I have commanded you: and, lo, I am with you alway, even unto the end of the world. Amen.


Mateus 28
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo;
20 Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.













 


28:1 No domingo de madrugada, verificou-se o milagre da ressurreição, da vitória sobre a morte pela intervenção divina. Várias evidências apontam para a hipótese que o túmulo descoberto numa escavação arqueológica do General Christian Gordon é o túmulo autêntico, pela sua situação interna, pelos remanescentes de um templo pagão que um imperador romano erigiu ali, segundo os historiadores antigos. Viu-se ainda, vestígios de alterações para acomodar o corpo de Jesus, maior do que o de José de Arimatéia que, segundo a tradição, era de baixa estatura O quarto escavado na rocha tinha dois túmulos, dos quais, só um tinha sido ocupado, sem, porém, haver o mínimo vestígio de restos mortais.

28:13-15. A burla dos judeus. Agostinho propõe o seguinte argumento: “dormindo ou acordados: Se acordados, por que deixaram alguém roubar o corpo de Jesus: E se dormindo: como poderiam declarar que foram os discípulos que furtaram o corpo de Jesus?” Em ambas as circunstâncias seriam condenados à morte, se não fosse o interesse dos líderes, em encobrir o fato da intervenção divina.

28:16-20 Um grande encontro. Foi marcado por Jesus na Galiléia, e os discípulos viram-no e O adoraram. Alicerçados no poder eterno que Jesus detém e que prometeu exercer em prol da Sua obra na qual seus servos participam, os discípulos receberam a incumbência de evangelizar o mundo. Sua missão consistia em levar as almas à conversão, batizarem os convertidos para fazerem parte da Igreja de Cristo, e ensiná-los a viver segundo Seus ensinamentos e no Seu poder, sentindo Sua presença espiritual acompanhando cada um dos Seus. A promessa da continuada presença divina é a chave de ouro que encerrará vários livros da Bíblia (cf Êx 40:38; Ez 48:35; Ap 22:20). Jesus, dep0is de ressuscitar, apareceu a várias pessoas em várias ocasiões: 1) A Madalena, Jo 20:11-18; 2) às mulheres, Mt 28:9-10; 3) Aos dois discípulos, no caminho de Emaús, Lc 24:13-33; 4) A Pedro, Lc 24:34-35; 5) Aos dez discípulos no cenáculo, Jo 20:19; 6) Aso onze discípulos no cenáculo, Jo 20:24-29; 7) Aos sete discípulos na Galiléia, Jo 21:24-29; 8) Aos onze no monte, na Galiléia, Mt 28:16-17; 9) A Tiago, 1 Co 15:7; 10) A uma multidão no Monte das Oliveiras, Lc 24:44-49; 11) A Paulo, At 9:3-8.




 Fonte:  Bíblia Vida Nova










Jesus Ressuscitou, Aleluia !





Music: "Llan­fair" Robert Williams


• English


1. Jesus Christ is risen today, Alleluia!
Our triumphant holy day, Alleluia!
Who did once, upon the cross, Alleluia!
Suffer to redeem our loss, Alleluia!

2. Hymns of praise then let us sing, Alleluia!
Unto Christ, our heavenly King, Alleluia!
Who endured the cross and grave, Alleluia!
Sinners to redeem and save, Alleluia!

3. But the pains which He endured, Alleluia!
Our salvation hath procured, Alleluia!
Now above the sky He’s king, Alleluia!
Where the angels ever sing, Alleluia!

4. Sing we to our God above, Alleluia!
Praise eternal as His love, Alleluia!
Praise Him, all you heavenly host, Alleluia!
Father, Son, and Holy Ghost, Alleluia!


• Português


□ Hinário Evangélico

041 - A Ressurreição de Jesus



1. Cristo já ressuscitou; aleluia!
Sobre a morte triunfou; aleluia!
Tudo consumado está; aleluia!
Salvação de graça dá; aleluia!

2. Sobre a cruz Jesus sofreu; aleluia!
E por nós ali morreu; aleluia!
Mas agora vivo está; aleluia!
Para sempre reinará; aleluia!

3. Gratos hinos hoje erguei; aleluia!
A Jesus, o grande Rei; aleluia!
Ele à morte quis baixar; aleluia!
Pecadores resgatar; aleluia!






I. JESUS CRISTO: Uma Breve História de Jesus – (JESUS CHRIST: A Short Story of Jesus)

 

1.1 JESUS CHRIST THE DIVINE MASTER - [ Matthew 4:23; 5:1 – 7:29; Mark 6:34; Luke 4:15; 5:3; John 3:2; 7:14; 8:2 (*) ] and Sermons in English, Spanish & Portuguese

https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2017/01/jesus-christ-divine-master-matthew-423.html

1.2 JESUS CHRIST - His Ministry: "Tell Me the Story of Jesus" - (“Love Paid the Ransom for Me”)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/12/jesus-christ-his-ministry-tell-me-story.html


1.3 THE STORY OF JESUS: His Birth, Ministry, Death and Resurrection / Jesus Christ, Our Victory Over Death ! (Hymn & Sermons)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/11/the-story-of-jesus-his-birth-ministry.html



1.4 JESUS CHRIST - The Stories of Jesus: The Ministry of Jesus Christ Begins - The Passion & Resurrection of Christ  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2017/06/jesus-christ-stories-of-jesus-ministry.html



1.5 JESUS CHRIST - A Short Story of Jesus Christ: His Birth, Ministry, Suffering & Death, Resurrection, Ascension and Return  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/05/jesus-christ-short-story-of-jesus.html


1.6 JESUS CHRIST - His Ministry: "Tell Me the Story of Jesus" - (“Love Paid the Ransom for Me”)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/12/jesus-christ-his-ministry-tell-me-story.html



1.7 THE STORY OF JESUS: His Birth, Ministry, Death and Resurrection / Jesus Christ, Our Victory Over Death ! (Hymn & Sermons)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/11/the-story-of-jesus-his-birth-ministry.html

1.8 JESUS CHRIST - A Short Story of Jesus Christ: His Birth, Ministry, Suffering & Death, Resurrection, Ascension and Return  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/05/jesus-christ-short-story-of-jesus.html

 

II. JESUS CRISTO: Seu Sofrimento Vicário e Morte – (JESUS CHRIST: His Vicarious Suffering and Death)

2.1 JESUS CHRIST - The Lamb of God: He is Our Passover Lamb ! - (Exodus 12:3-11 with John 1:29) and Isaiah 53:7; 1 Corinthians 5:7-8; 1 Peter 1:18,19; 2:24; Revelation 7:14...)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/02/jesus-christ-lamb-of-god-he-is-our.html

 

2.2 JESUS CHRIST - Passion and Death: Lamb of God - (Cordeiro de Deus)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/04/lamb-of-god-cordeiro-de-deus.html

 

2.3 THE PASSION OF THE CHRIST: The Crucifixion [ (Matthew 27:27-66, Mark 15:16-47, Luke 23:26-56, John 19:16-42) - (Song: "Without His Cross")  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2019/04/the-passion-of-christ-crucifixion.html

 

2.4 JESUS CHRIST - His Blood, Cross, Suffering: Hymn "There is a Fountain filled with Blood"  https://gospelhymns.blogspot.com/2019/08/jesus-christ-his-blood-cross-suffering.html

 

2.5 JESUS CHRIST - His Birth, Ministry, Suffering, Death, Resurrection, Ascension & Return: Hymn "One Day" - (Daniel 7:13,14; Matthew 1:18-25; 24:17-44; Luke 2:1-7; Hebrews 9:28; Revelation 1:7; 22:20...)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2017/01/jesus-christ-his-return-one-day-daniel.html

 

2.6 JESUS CHRIST - His Blood, Cross, Suffering: Hymn "At Calvary" & Sermons in English, Spanish and Portuguese  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/09/jesus-christ-his-blood-cross-suffering.html

 

2.7 JESUS CHRIST - His Vicarious Suffering: Glorying in the Cross (with Commentaries, Sermons & Hymn "The Old Rugged Cross" )  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/03/jesus-christ-his-vicarious-suffering.html

 

2.8 JESUS CHRIST - His Blood, Cross, Suffering: Himny "Blessed Redeemer" - (Meu Redentor)  https://gospelhymns.blogspot.com/2008/08/blessed-redeemer-meu-redentor.html

 

2.9 JESUS CHRIST - His Vicarious Suffering: Hymn "If That Isn't Love" - (Se Isto Não É Amor)  https://gospelhymns.blogspot.com/2008/06/se-isto-no-amor-if-that-isns-love_02.html

 

2.10 PRAISE OF THE LORD – His Suffering – (Zechariah 13:7; Matthew 26:56) – Hymn "Alone" & Sermons  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2017/07/praise-of-lord-his-suffering-zechariah.html

 

III. SALVAÇÃO – (SALVATION)

 3.1 SALVATION - Jesus Christ is My Savior: He Died for Me - He Died for Us - (Matthew 20:28; John 15:13; Romans 5:6-11; Galatians 2:20; 1 Peter 3:18; 1 John 3:16 ...) with Hymns and Sermons in English, Spanish & Portuguese  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/11/salvation-jesus-christ-is-my-savior-he.html

 

3.2 SALVATION - Jesus Christ: His Birth, Ministry, Death and Resurrection / The Plan of Salvation  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2018/12/salvation-jesus-saves-birth-ministry.html

 

IV.REDENÇÃO/SALVAÇÃO ((REDEMPTION/SALVATION)

 4.1 REDEMPTION: The Redemption is Costly (Psalm 49:6-9) - Jesus Christ Paid Our Debt of Sin - The Old Account Was Settled ! (Isaiah 53:5; Colossians 2:14; 1 Peter 1:18,19... with Sermon & Hymn)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2019/10/redemption-redemption-is-costly-psalm.html

 

4.2 JESUS CHRIST - Our Redeemer: His Suffering & Death: Hymn: Nailed to the Cross - "There was One who was Willing to Die"  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2019/02/jesus-christ-our-redeemer-his-suffering.html

 

4.3 REDEMPTION IN CHRIST: There is Power in the Blood - (O Poder do Sangue - ¿Quieres ser Salvo?)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/06/there-is-power-in-blood-o-poder-do.html

 

4.4 THE REDEEMER - His Blood: Hymn "Are You Washed In The Blood?" - (Estás Limpo No Sangue? - ¿Has Hallado en Cristo?)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/04/are-you-washed-in-blood-estas-limpo.html

 

4.5 JESUS CHRIST - His Love and Grace: Hymn "Jesus Paid it All" - (Jesus Pagou Tudo)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/03/jesus-paid-it-all-jesus-pagou-tudo.html

 

4.6 JESUS CHRIST - His Blood, Cross, Suffering: Himny "Blessed Redeemer" - (Meu Redentor)  https://gospelhymns.blogspot.com/2008/08/blessed-redeemer-meu-redentor.html

 

4.7 JESUS CHRIST - His Love: Hymn: "Amazing Love" (And Can It Be That I Should Gain?) - (Quem Pode o Seu Amor Contar?)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/03/and-can-it-be-that-i-should-gain-quem.html

 

4.8 ASSURANCE AND JOY OF SALVATION – Redeemed by the Blood: "Hymn "Redeemed" & Commentary "The Precious Blood of Christ" by Dr. W. A. Criswell  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/06/assurance-and-joy-of-salvation-redeemed.html



IV. TESTEMUNHO – (TESTIMONY)

 4.1 TESTIMONY: Jesus Christ Takes Our Sins Away: Hymn "He Took My Sins Away"  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/02/testimony-jesus-christ-takes-our-sins.html

 

4.2 TESTIMONY - Redeemed by the Blood / Praise and Thanksgiving: Sermon & Hymns  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/05/testimony-redeemed-by-blood-praise-and.html

 

4.3 GOD IS LOVE - The Love of Jesus: Commentary & Hymn "My Saviour's Love" - (Luke 22:41-44; John 3:16; 15:9-15; Romans 5:8; Ephesians 2:4; 5:2; Galatians 2:20; 1 John 4:8,16...)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/02/god-is-love-love-of-jesus-commentary.html

 

4.4 GOD IS LIGHT - Light and Darkness / Sin, Confession and Forgiveness: The Blood of Jesus Takes My Sins Away (First Epistle of John, Chapter 1)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/02/god-is-light-light-and-darkness-sin.html

 

4.5 SIN, CONFESSION & FORGIVENESS - The Blood of Jesus Takes My Sins Away - (1 John 1:7) - Hymn "Yes, I Know !"  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/02/sin-confession-forgiven-blood-of-jesus.html



V. CONCLUSÃO – (CONCLUSION)

 

A)               [ JESUS CRISTO: Seu Nascimento, Ministério, Morte, Ressurreição, Ascensão e Retorno – (JESUS CHRIST: His Birth, Ministry, Death, Resurrection, Ascension and Return) ]

 

 5.1 THE STORY OF JESUS: His Birth, Ministry, Death and Resurrection / Jesus Christ, Our Victory Over Death ! (Hymn & Sermons)

https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/11/the-story-of-jesus-his-birth-ministry.html



5.2 JESUS CHRIST - The Stories of Jesus: The Ministry of Jesus Christ Begins - The Passion & Resurrection of Christ  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2017/06/jesus-christ-stories-of-jesus-ministry.html

  

5.3 JESUS CHRIST - A Short Story of Jesus Christ: His Birth, Ministry, Suffering & Death, Resurrection, Ascension and Return  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/05/jesus-christ-short-story-of-jesus.html



5.4 THE STORY OF JESUS: His Birth, Ministry, Death and Resurrection / Jesus Christ, Our Victory Over Death ! (Hymn & Sermons)  https://mensagensbiblicas-biblicalmessages.blogspot.com/2016/11/the-story-of-jesus-his-birth-ministry.html

 5.5 SECOND COMING OF CHRIST: Hymn "One Day !" - (Um Dia !)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/04/one-day-um-dia.html

 

B) LOUVOR AO SENHOR – (PRAISE TO THE LORD)

  5.6 PRAISE THE LORD: Spiritual Song "Lord I Lift Your Name on High" - (Senhor Eu Elevo Teu Nome nas Alturas)  https://gospelhymns.blogspot.com/2009/03/lord-i-lift-your-name-on-high-senhor-eu.html

 





   
      ANÁLISE



O propósito do evangelho de Mateus foi o de testificar que Jesus era o Messias da promessa do Antigo Testamento, e que a Sua missão messiânica consistia em trazer o Reino de Deus até os homens. Esses dois temas – o caráter messiânico de Jesus e a presença do Reino de Deus – estão inseparavelmente ligados, e cada qual inclui um “mistério” – um novo desvendamento do divino propósito remidor (vd Rm 16:25,26).
O mistério da missão messiânica é que antes do Messias vir como o celeste Filho do Homem, entre as nuvens do céu, a fim de estabelecer o Reino sobre a terra inteira, terá primeiramente de vir em humildade entre os homens na qualidade de Servo sofredor com a finalidade de morrer. Esse era um ensino desconhecido para os judeus do primeiro século de nossa era. Para o crente de hoje, entretanto, o capítulo 53 de Isaías prediz claramente os sofrimentos do Messias. Não obstante, o Messias não é chamado por nome nessa passagem, e o contexto (Is 48:20; 49:3) especificamente apresenta a Israel como Servo de Deus. Não é para surpreender, portanto, que os judeus não tivessem compreendido que Isaías 53 era trecho que se referisse ao Messias. Os judeus aguardavam então um Messias vindo em poder e vitória, e o Antigo Testamento, verdadeiramente, prometia um tal Messias.
O Filho de Davi é um Rei divino que governará o Reino messiânico (Is 9 e 11; Jr 33), quando todo pecado e mal será tirado e quando a paz e a justiça prevalecerão. O Filho do Homem é um ser celestial a Quem será entregue o governo de todas as nações e reinos da terra. O Antigo Testamento não indica como esses dois conceitos proféticos, do Rei Davídico e do celestial Filho do Homem, estão relacionados entre si, ou como qualquer deles pode ser identificado com o Servo Sofredor do capítulo 53 de Isaías. Por conseguinte, os judeus do primeiro século esperavam por um Messias Davídico conquistador ou por um Filho do Homem celestial, e não por um humilde Servo do Senhor que haveria de sofrer e morrer. O mistério messiânico – o novo desvendamento do propósito divino – é que o celestial Filho do Homem deve primeiramente sofrer e morrer em cumprimento de Sua missão redentora e messiânica na qualidade de Servo sofredor, antes de vir em poder e grande glória.

O mistério do Reino é semelhante e está intimamente associado com o mistério messiânico. O segundo capítulo de Daniel descreve a vinda do Reino de Deus em traços vividos, em termos da destruição de todo poder que fizer resistência a Deus e se opuser à vontade divina. O Reino virá em poder, varrendo à sua frente todo o mal e todo império hostil, transformando a terra e inaugurando uma nova ordem universal de perfeita paz e retidão. Entretanto, Jesus não ofereceu tal Reino de imenso poder. Por conseguinte, tanto a Sua mensagem como a Sua pessoa foram inteiramente incompreendidas pelos Seus contemporâneos, incluindo os Seus discípulos. Ele era filho de um carpinteiro; Sua família era conhecida em Nazaré; Ele parecia pouco mais do que um rabino judaico. Suas palavras eram feitos gentis de bondade e amor, e no entanto afirmava que em Suas palavras e ações, bem como em Sua Pessoa, o Reino de Deus se tinha aproximado. Todavia, os reinos dos homens e do mundo não foram perturbados, e o odiado domínio de Roma sobre o povo terreno de Deus não era desafiado. Como é que esse poderia ser o Reino de Deus se não partia pelo meio todos os demais reinos e não os pulverizava? Mas a nova revelação sobre o divino propósito é que o Reino haveria de vir em poder espiritual, antes de vir em glória.


      AUTOR


A tradição do segundo século de nossa era atribui o Primeiro Evangelho ao apóstolo Mateus.




 (*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova, Dicionário da Bíblia John D. Davis,                        

        1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
            a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
            b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] e 
                  Através da Bíblia Livro por Livro  

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd







MATHEW

Notes on Matthew




Notes on
Matthew
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE


I. The introduction of the King 1:1—4:11

A. The King's genealogy 1:1-17

B. The King's birth 1:18-25

C. The King's childhood ch 2

1. The prophecy about Bethlehem 2:1-12
2. The prophecies about Egypt 2:13-18
3. The prophecies about Nazareth 2:19-23

D. The King's preparation 3:1—4:11

1. Jesus' forerunner 3:1-12
2. Jesus' baptism 3:13-17
3. Jesus' temptation 4:1-11

II. The authority of the King 4:12—7:29

A. The beginning of Jesus' ministry 4:12-25

1. The setting of Jesus' ministry 4:12-16
2. Jesus' essential message 4:17
3. The call of four disciples 4:18-22
4. A summary of Jesus' ministry 4:23-25

B. Jesus' revelations concerning participation in His kingdom chs. 5—7

1. The setting of the Sermon on the Mount 5:1-2
2. The subjects of Jesus' kingdom 5:3-16
3. The importance of true righteousness 5:17—7:12
4. The false alternatives 7:13-27
5. The response of the audience 7:28-29

III. The manifestation of the King 8:1—11:1

A. Demonstrations of the King's power 8:1—9:34

1. Jesus' ability to heal 8:1-17
2. Jesus' authority over His disciples 8:18-22
3. Jesus' supernatural power 8:23—9:8
4. Jesus' authority over His critics 9:9-17
5. Jesus' ability to restore 9:18-34

B. Declarations of the King's presence 9:35—11:1

1. Jesus' compassion 9:35-38
2. Jesus' commissioning of 12 disciples 10:1-4
3. Jesus' charge concerning His apostles' mission 10:5-42
4. Jesus' continuation of His work 11:1

IV. The opposition to the King 11:2—13:53

A. Evidences of Israel's opposition to Jesus 11:2-30

1. Questions from the King's forerunner 11:2-19
2. Indifference to the King's message 11:20-24
3. The King's invitation to the repentant 11:25-30

B. Specific instances of Israel's rejection of Jesus ch. 12

1. Conflict over Sabbath observance 12:1-21
2. Conflict over Jesus' power 12:22-37
3. Conflict over Jesus' sign 12:38-45
4. Conflict over Jesus' kin 12:46-50

C. Adaptations because of Israel's rejection of Jesus 13:1-53

1. The setting 13:1-3a
2. Parables addressed to the multitudes 13:3b-33
3. The function of these parables 13:34-43
4. Parables addressed to the disciples 13:44-52
5. The departure 13:53
V. The reactions of the King 13:54—19:2

A. Opposition, instruction, and healing 13:54—16:12

1. The opposition of the Nazarenes and Romans 13:54—14:12
2. The withdrawal to Bethsaida 14:13-33
3. The public ministry at Gennesaret 14:34-36
4. The opposition of the Pharisees and scribes 15:1-20
5. The withdrawal to Tyre and Sidon 15:21-28
6. The public ministry to Gentiles 15:29-39
7. The opposition of the Pharisees and Sadducees 16:1-12

B. Jesus' instruction of His disciples around Galilee 16:13—19:2

1. Instruction about the King's person 16:13-17
2. Instruction about the King's program 16:18—17:13
3. Instruction about the King's principles 17:14-27
4. Instruction about the King's personal representatives ch. 18
5. The transition from Galilee to Judea 19:1-2

VI. The official presentation and rejection of the King 19:3—25:46

A. Jesus' instruction of His disciples around Judea 19:3—20:34

1. Instruction about marriage 19:3-12
2. Instruction about childlikeness 19:13-15
3. Instruction about wealth 19:16—20:16
4. Instruction about Jesus' passion 20:17-19
5. Instruction about serving 20:20-28
6. An illustration of illumination 20:29-34

B. Jesus' presentation of Himself to Israel as her King 21:1-17

1. Jesus' preparation for the presentation 21:1-7
2. Jesus' entrance into Jerusalem 21:8-11
3. Jesus' entrance into the temple 21:12-17

C. Israel's rejection of her King 21:18—22:46

1. The sign of Jesus' rejection of Israel 21:18-22
2. Rejection by the chief priests and the elders 21:23—22:14
3. Rejection by the Pharisees and the Herodians 22:15-22
4. Rejection by the Sadducees 22:23-33
5. Rejection by the Pharisees 22:34-46

D. The King's rejection of Israel ch. 23

1. Jesus' admonition of the multitudes and His disciples 23:1-12
2. Jesus' indictment of the scribes and the Pharisees 23:13-36
3. Jesus' lamentation over Jerusalem 23:37-39

E. The King's revelations concerning the future chs. 24—25

1. The setting of the Olivet Discourse 24:1-3
2. Jesus' warning about deception 24:4-6 2014
3. Jesus' general description of the future 24:7-14
4. The abomination of desolation 24:15-22
5. The second coming of the King 24:23-31
6. The responsibilities of disciples 24:32—25:30
7. The King's judgment of the nations 25:31-46

VII. The crucifixion and resurrection of the King chs. 26—28

A. The King's crucifixion chs. 26—27

1. Preparations for Jesus' crucifixion 26:1-46
2. The arrest of Jesus 26:47-56
3. The trials of Jesus 26:57—27:26
4. The crucifixion of Jesus 27:27-56
5. The burial of Jesus 27:57-66

B. The King's resurrection ch. 28

1. The empty tomb 28:1-7
2. Jesus' appearance to the women 28:8-10
3. The attempted cover-up 28:11-15

4. The King's final instructions to His disciples 28:16-20











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